Textos
O DESPERTAR
Talvez seja essa a tarefa de maior relevância na vida, despertar para a consciência que se deve conhecer e vencer a si mesmo, podando as imperfeições para que as qualidades já existentes possam fluir no palco da própria existência. Os instrumentos, o tempo e os meios de consegui-lo é o próprio Homem inserido dentro de suas próprias possibilidades, seja ele rei ou plebeu, rico ou pobre, cristãos ou ateus, preto ou branco. Vários caminhos conduzindo a um só objetivo.
Ouviste o que foi dito: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
A morte só é a mudança de um plano para o outro.
A essência, a consciência que anima o corpo físico passa a vivência então outra realidade dentro desse vasta universo, nos seus diversos níveis vibracional.
O corpo físico depois que deixa de ser animado por esse, volta a natureza para se juntar a outros elementos da terra responsáveis por manter a vida orgânica sempre em movimento.
é meditar, acalmar os pensamentos, direcioná-los a um só ponto.
Como dizia os sábios da antiguidade, é "esvaziar o copo."
Isso permite sintonizar os pensamentos em altas vibrações, alternando os movimentos frenéticos ao qual é submetido a todos os instantes, estabelecendo assim uma nova conexão.
É pedir amor, sabedoria, força, coragem, compreensão e paciência nas horas mais difíceis.
Sabe aquele momento onde não há mais recursos, em que a vida se está por um fio e a dor sufocante e você no grito do fundo da Alma diz: Meu Deus, me ajude, eu não aguento mais!
Pois meus irmãos, resumindo, orar está acima de qualquer religião ou Credo, orar é uma necessidade humana.
PENSE FORA DA CAIXA
Pensar fora da caixa é enxergar além dos conhecimentos já vigentes. É estar além e a frente de forma a contribuí com o novo, o inusitado.
É a busca de recursos para entender o mundo sob uma outra perspectiva.
É fugir do comodismo de uma receita pronta para ser consumida e imposta por uma sociedade egoísta, corrupta e autoritária.
Viver aprendizados, é viver a vida!
Alguém disse: Algumas vezes, a melhor coisa a fazer, é ignorar as consequências e não se arrepender.
Nem sempre se está bem.
Muitos conflitos temos dentro de nós.
Temos muitos medos.
Mesmo assim, não estando bem, tendo conflitos, situações e coisas que não estão acontecendo como gostaríamos, e pendências para resolver, tudo isso são aprendizados.
Perceber, e o que fazer com os aprendizados determina que se não tentar é como desistir, é como deixar de saber como seria,.
Vivenciar, experienciar os aprendizados, e seguir, isso é viver.
Ame a si, esse é o melhor aprendizado para poder amar o outro.
Tenha gratidão por tudo!
O poder da vontade que muitos chamam de fé, nada mais é do que a capacidade de querer, desejar tão profundamente a ponto de mover forças internas que exteriorizadas atingem o seu objetivo.
É aquela que desenvolvida a um pequeníssimo potencial, comparado ao tamanho de um grão de mostarda, como dizia Jesus, será capaz de mover "montanhas."
É real e ao mesmo tempo muito triste ver que a incompreensão humana superou uma época de quando éramos considerados selvagens.
Avançamos em todos os Campos do conhecimento humano, mas não em igual proporção no que diz respeito a moralidade.
"EU MATEI O MEU IRMÃO, POR RANCOR NO MEU CORAÇÃO."
O Homem ainda não compreendeu que ele é uma metade do mundo à sua volta.
Não adianta colocar um disco com músicas ruim em vários aparelhos.
A transformação é de dentro para fora.
A mente funciona como um gravador de todas as nossas ações tanto no bem, como no mau. Essas vão se refletir nos vários momentos da vida, independente das vestimentas que iremos fazer uso ao longo das eternidades.
As vezes a vida nos coloca em situações difíceis e por mais que mudemos de lugar, sempre há alguma coisa que nos estimula sentimentos contrários daqueles que queremos cultivar.
Foram muitos os momentos no trabalho, na família, nos diversos grupos sociais, em que houveram situações que me levaram ao desequilíbrio Interno.
Hoje em vez de vivenciar-las, passei a ser um telespectador, observando-as de um outro contexto, silenciando, respirando e pedindo ao universo que me traga compreensão para que eu possa sair cada dia mais ileso dessas tempestades diárias.
O APRISIONAMENTO DO HOMEM DENTRO DO PRÓPRIO HOMEM
O aprisionamento só cessa a partir do momento que você extrai os espinhos da maldade, poda os maus hábitos, cultiva os bons sentimentos para ir florescendo a vida por onde quer que passe, gerando frutos para que todos possam se contagiar com a nova pessoa que se tornaste e consequentemente produzidos outras sementes que irão geminar por outros lugares levando a todos a boa nova do renascimento dentro de suas próprias possibilidades de Ser.
Deus é perfeito e sempre vai nos colocar dentro de contextos para que possamos sempre alçar o objetivo de unir-nos a ele através da nossa mudança de postura em relação a vida e assim reajustamos o que ficou em débito em outra ocasião.
Nos perdemos de Deus devido a nossa falta de sensibilidade de perceber, de entender o que foi proposto para cada um de nós nessa escola vida.
ENSINAR E EDUCAR
Olhando sobre outro prisma, no que diz respeito a construção da personalidade humana, ENSINAR é conduzir o ser para que ele possa desenvolver em si as habilidades nele já existentes.
As diversas matérias, didaticamente falando, são meios de acionar as engrenagens dentro do ambiente cognitivo do próprio homem para que ele possa fruir dentro de suas próprias
capacidades.
Já a educação é um desafio, envolve o desenvolvimento dos mecanismo de compreensão, sensibilidade, percepção, empatia, resiliência, direitos e deveres para que tudo possa manter-se em equilíbrio em uma multidão de diversidades de seres humanos de pensamentos e comportamentos diferentes.
A DÁDIVA DA VIDA
Nada passa desapercebido, tudo é orquestrado milimetricamente pelo universo, com força magnética a favor de que tudo ocorra nas melhores circunstâncias, mesmo e apesar das escolhas, dos deslizes, dos equívocos, da dor e do sofrimento, tudo se ajusta para retomar o caminho de volta em direção ao que é bom e belo, que alimenta e enriquece a ALMA de júbilos.
Olhando nesse momento lá atrás, poxa! Não é que tudo deu certo, tudo ocorreu como deveria ser para que nós tivéssemos aqui nesse momento da vida.
Muitas vezes o tempo e o espaço para que as coisas aconteçam requer mudanças de paradigmas, um olhar diferente do mundo que nos cerca.
Nada estar submetido aos nossos desejos, tudo acontecendo da maneira exata para que você possa evoluir. Quando tentar fugir disso, vem a dor e o sofrimento causadas pelos equívocos cometidos devido a falta de sensibilidade em perceber o que a vida tem a nos propor.
PARODIANDO UM HINO
Que braseiro que fornalha,
nem um pão nem atenção.
Por falta dágua pedi e rogo,
com um pouquinho de oração.
-
Nesse mundo sacro são
Quanta gente pé no chão
Mesmo em plena inundação
Se tu visse, se apaixonasse, mas pela arca, da salvação.
-
Minha sina me assassina
Lá do meio do sertão
Se tu-em mim morresse
Não tinha eu mais, porque sofrer, da solidão
Da alma mais aguerrida
Passada por muita guerra sofrida
De antemão a vida querida
Como um sopro desaparece
No melhor canto da sua ala
Aladas tais quais satélites
Na órbita de seu próprio espírito
Sempre pensando e agindo
No âmbito de sua ciência
De se conhecer melhor
Para escolher o canto
Por onde vive a passagem
Para outro mundo espiritual
Que a alma se materializa
Sem ser apenas uma imagem
Virtual
Sendo mais que penas do passado
Sendo, aí, o atual.
Sabe aqueles dias que você derramou a ultima gota do caldo de sapos que você engoliu na vida?
Sabe quando vem a tona todas as lembranças de fracasso,de coisas deixadas de fazer,de escolhas erradas.
E você não quer nenhum coach hipócrita tentando lacrar em cima da sua fragilidade?
Ou o coach resiliente tentando enfiar goela abaixo que a vida é assim mesmo e você não é a única,mas você sabe disso mas não é questão em si?
é só um grande cansaço,é só um grande basta, era só pedindo um momento para respirar.era só um desabafo sem julgamentos.
Como não é fácil ser Alice.
Como não é fácil! Não é fácil! Não é fácil ser Alice!Não é fácil ser Alice...
Porque tudo tem que ser tão difícil?Porque a vida não pode ser simplesmente justa para todos os que habitam nela? Porque você não consegue praticar o que você prega? Porque, não é fácil ser Alice... Não é fácil oscilar entre um senso de justiça enorme e um maior ainda sentimento de incapacidade! Não é fácil sentir que não foi querida, sentir que não foi amada, dar tudo de si e não ser o suficiente, continuar tentando na esperança de receber o que só você, só você Alice, sabe dar. Só você Alice, sabe o sentimento enorme que você carrega no peito. Só você, Alice, sabe quantas vezes tentou, só você, Alice, sabe o quanto foi vítima, o quanto sofreu, o quanto tentaram te re moldar e te transformar em outra Alice que você não é! Você não é! E mesmo que você queira ser diferente, mesmo que você tente, você não consegue ser diferente porque algo dentro de você sempre fala mais alto! Você sempre se cansa de lutar, mas você nunca, jamais, desistiu da luta! Só você sabe o que você é! Só você sabe o que tem dentro do seu coração, o que te move, que te transborda! Porque ignorar tudo que você é? Porque acreditar em falácias? Porque...
"Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com a vela despedaçada."
Sêneca
O TIMONEIRO, A NAVEGAÇÃO, A VELA DESPEDAÇADA são apenas ilustrações para dizer que na vida, mesmo diante das percas, da dor, da tristeza, da desilusão e do coração despedaçado, sempre haverá forças para aqueles que se dispõem a continuar seguindo em frente, e assim não se deixar afundar em meio às turbulências que as vezes a vida nos impõe.
A deriva muitos provavelmente se encontram, mas não poderão continuar assim por muito tempo. As vezes a vida nos ajuda colocando em nossos caminhos os ventos da boa amizade, da boa base familiar, das aparentes coincidências e do restabelecimento da lucidez, nos levando a um porto seguro para a restauração de nossas energias, para reformulação de novas idéias para que posteriormente possamos seguir novamente rumo ao nosso próprio destino.
Conhecer é semelhante a explorar um terreno onde encontrarás bastante obstáculos: pedras, lixos, animais de diversas formas, mas se você continuar a escavar, és que encontrarás a pedra preciosa.
Depois dessa experiência, poderá usar o crivo da razão para escolha dos conhecimentos que servirão para construção do seu saber.
Tudo é aprendizagem no mundo, agora como você irá distinguir o que é bom ou não para você dependerá de sua perspicácia.