Texto sobre Sonhos
Buscando a Felicidade
Sempre desejamos encontrar com a felicidade. Queremos realizar sonhos que atendam nossas expectativas, por isso, quando encontramos o não da vida debatemos com a frustração.
Queremos saber o sentido da vida, nos frustramos porque não achamos a resposta. Queremos mudar o mundo, nos decepcionamos porque o mundo segue o curso de sua história. É como procurar o navio pelo rastro. Consolamo-nos com as analogias que coincidem com a realidade do desfecho da complexidade dos problemas humanos.
Esta situação imprevisível causa em nós um sentimento desanimador. Manter a vida satisfatória é um exercício que não é natural. Para se alcançar a excelência é necessária uma ação sobrenatural. Se você quer viver uma realidade de conforto, terá que trabalhar e economizar, saber investir seu dinheiro. Tudo isso gera um esforço que não é da natureza. Se algo tem que ser explicado ou construído, torná-se uma realidade artificial.
A grande realidade verdadeira e pura é a natureza, que com simplicidade sem esforço alcança a excelência de alcançar seus objetivos. O pássaro, por exemplo, voa sem precisar calcular o percurso e as resistências de suas asas. A orquídea veste os mais belos vestidos com cores que encantam os olhos de todos.
Criamos uma realidade de conforto e sofistificação, onde tudo depende do esforço sobrenatural.
O homem não contenta com a realidade que possui. Neste caso, somos todos invejosos, pois, queremos a capacidade do mergulho dos peixes, o vôo dos pássaros, o colorido das flores, a força do rinoceronte, a beleza do resplandecer do sol.
Nesta busca frenética da excelência, perdemos o rumo da felicidade. Se buscarmos os momentos felizes no bolso de nossa memória, encontraremos as coisas simples e não as grandes e desgastantes conquistas. Encontraremos o dia que brincamos na chuva. O abraço do filho em um momento inesperado. O gol que fizemos com pés descalços na rua. O doce momento de carinho da mãe.
Não quero sofrer pelo que não tenho e nem pelo futuro incógnito. Quero alimentar minha felicidade de coisas simples que são lembradas pelos meus sentidos. O cheiro da chuva, do doce, do perfume e das cores que me fazem lembrar que eu sou feliz.
O mundo tem seu caminho. O meu é desconhecido. O momento do agora é o maior presente que podemos contemplar. Às vezes a vida é como um jardim paradisíaco. Em outros momentos a paisagem se modifica e tudo fica escuro e assustador. Somente a chama da esperança pode nos manter caminhando para o futuro incerto. Muitos dizem que a felicidade não existe. Acham que ela é um sonho dos homens que não acordam. Desanimados deixam de construir o castelo de sua felicidade.
Nossa vida deve ser um caminho de duas vias, aonde, os amigos vão e vem. Um caminho sem muralhas, sem pedágio. Nesta estrada da existência com certeza aparecerão os buracos. Um caminho sem deformação que não necessita de reparos não é usado com freqüência. Somente aqueles que o levam a destinos que tem a mercadoria felicidade são os mais freqüentados.
A cicatriz da alma faz lembrar uma história. Um livro de páginas em branco não tem lembrança. O sentimento são as páginas da alma que guardam a lembrança dos rascunhos de nossa existência. Que elas sejam boas ou más. O importante é ter história para contar. Ter motivos para chorar.
Viver sem lembranças é morrer. Morremos quando deixamos nossa frustração ser maior que nossa procura. Vou me frustrar, mas, continuarei sonhando e lembrando os momentos mais felizes que vivi. Hoje sonho com minha velhice, onde, lembrarei das dores e das alegrias do hoje.
A felicidade é um estado de espírito. Para que tenha valor ela deve ser desejada nos momentos de aflição. Felicidade constante perde o sabor e se torna melancolia. Essa combinação de aflição, medo, saudade é a receita que da o sabor da felicidade. Você descobrirá que o sabor é variado. O nascer de uma criança compensa a perda de um amigo. A beleza do nascer do sol substitui a ausência da lua. Tudo vai mudar. Essa é a única certeza que podemos ter. Como diz Roberto Carlos “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu senti”.
As metas podem ser alcançadas, mas, dificilmente serão mantidas. Os objetivos mudam de escala. As metas alcançadas perdem o valor. Perceberá que a felicidade não estava lá.
Nada poderá nos trazer felicidade. Ela está dentro de cada um, basta usá-la. Cada um ao seu modo. Brincando, trabalhando , descansando, ou seja, do modo que preferir. Felicidade não é conseqüência dos objetivos alcançados, mas, os objetivos alcançados são conseqüências do seu estado de felicidade.
O bom ânimo alegra o ambiente. Contagia, constrói e influência. Estas palavras não são novidade para ninguém, porém, esquecemos dos conceitos básicos da vida e perdemos o rumo de ser feliz.
Nós somos felizes. Portando não existe busca da felicidade e sim o uso. Muitos continuarão buscando, enquanto outros a estarão usando, independente da realidade do nosso trabalho, de nossos sonhos, de nossos estudos.
Para usá-la devemos ter a capacidade de nos adaptar com o meio. As circunstancias mudam constantemente. Não adianta reclamar. Temos que ter a capacidade de se adaptar às mudanças da vida. Entenda que sucesso e felicidade não é a mesma coisa. Sucesso é conseguir o que desejamos. Felicidade é amar aquilo que conseguimos.
Nerivaldo leite da Silva 02\02\2009.
Luzes a se apagar, atolado e perdido.
Na escuridão se foram, sonhos, risos e festas.
Habita o pesadelo, o medo de estar só.
Coração traidor, que veio te afundar.
No colo do ego, um convite a decadencia.
Hoje já sabe que precisa de alguém.
A verdade é tão simples então abra os olhos,
Precisa de colírio, precisa enxergar.
Quando se cansar, desta solidão
E acreditar, que tudo não passou
De um engano.
Tem que decidir, cair ou vencer.
Não dá pra viver, num pesadelo
Um sonho bom.
Acorda desse sono mais deixe se encontrar.
Em conciencia ouça a voz de Deus
Te chamar.
Ontem vc fez parte dos meus maiores sonhos. Hoje vc faz parte da minha melhor realidade...Tudo aconteceu como um sonho, mas tenho muito medo que seja um sonho e que tudo acabe quando abrir os olhos, q ja acabou né
o que eu mais quero é ter vc em meus braços, pra que todos os dias eu possa provar o doce sabor da sua boca. que pode parecer grande entre as coisas humanas pode ser insignificante diante do amor que sinto por voc;;;.
Existi pessoas que convivem anos conosco e pouco representam. Outras, ao contrário, surgem em nosso caminho e sem que se espere gravam o nome em nossa existência. Vc é esta pessoa.
Nem todas as palavras do mundo conseguirão exprimir o que sinto por vc; nem todos os segundos de inúmeras horas serão suficientes para estar ao seu lado...Vc me faz feliz mesmo quando a vida me faz triste...
Talvez tenha sido por um olhar…Talvez por um sorriso…Talvez tenha sido por aquelas palavras ou talvez aquele instante com vc…
hoje sei que à muito te esperava..
hà muito tempo sonhava com você..
o via em meus sonhos..
sem saber que seria você dono de meu coraçao
imaginava como seria o dia de nosso encontro..
seriamos felizes e nada nos separaria..
..
bom, felizes somos, mas infelizmente temos q nos separar,
eu vou embora, e qndo o inverno chegar aqui estarei novamente..
e antes q ele termine, a separaçao se fara presente,
mas nao por muito tempo, pois antes que a primavera acabe
eu voltarei
e nosso amor perdurara todo o verão
e assim veremos a estaçao mais bela do ano
passar..
por muito assim sera nossa vida meses juntos meses separados
até que chegue, o dia em que poderemos ver o outono, o inverno, a primavera e o verao
sem termos que nos distânciar..
Ao jovem, cabe projetar perspectivas positivas, esperanças e
sonhos para o futuro.
Ao idoso, resta recordar.
Viver do passado, das lembranças, das conquistas e derrotas.
Sonhar é preciso, mas como a realidade nem sempre é
otimista,
ele é levado a sonhar, pelo menos, com uma boa morte...
Disfarce
Para um dia comum um medo inevitável
Dias coloridos, sonhos apagados.
Às vezes é difícil, tomamos tombo e temos que respirar ao mesmo tempo, tão profundo que perdemos o sentido da vida.
Ai é o momento que percebemos o que fizeram com gente.
A vida vira inferno o tempo vira nada.
Mas a energia flui e você se levanta.
A vida te espera.
Não disfarce suas fraquezas, com sorriso e gentileza
Não mascare seu caráter com atitudes, inevitável.
Querer ser você disfarçada de alguém.
Alguém que você não existe.
Disfarce.
Disfarce seus soluços e suas lagrimas
Disfarce seus impulsos, que destrói.
Só não disfarce sua face que não mente.
Seus gestos que são contundentes.
Sua lagrima.
Um dia que pra você jamais será comum.
Não dá para disfarçar a dúvida
De quem esta ao meu lado.
Meu amado ou para me usar.
Seria medo da alegria ou dúvida de pagar.
Disfarce o quanto dá.
Disfarce e somente assim.
Nunca saberá que sinônimo do amor é o amar
Edson Rufo
Olhar feito canção ...
Com seu sorriso de menino travesso,
Entre meus sonhos brincou
Me fez de abrigo todo seu sentir
E de minha vida toda, meu amor...
E hoje diante de você, todo meu pensar,
colorido de flores, arco-íris e amores...
Viram rima de poesias,
feito melodia que me ouve...
Assisto seu olhar feito canção
que acalenta minh'alma,
Faz o amanhecer em seu sorriso
e traduz o sol de todo um verão...
Onde foram parar meus sonhos de criança
Onde estão os castelos de areia que construí
O meu príncipe, as bonecas que eram minhas filhas
E as casinhas que montei
Tudo era ao mesmo tempo tão fantasioso e tão real
E hoje a realidade não tem fantasia , só tem a memória dos meus tempos de criança
Porque não dá mais tempo pra brincar
A não ser batalhar para conseguir o que não é de areia, mas que o tempo e o vento podem levar
Ando sozinha
Precisando de um colo, de um ombro, de um par
Pois não encontro minha raiz
Para eu me agarrar
Deixe-me chorar até cansar
Quem sabe assim eu descubra que parte de mim fui eu que fiz
E quanto de mim é areia e foi construída pelo vento e pelas ondas...
Sonhos
Sonho acordada e dou asas à imaginação, viajo pra longe, mesmo sem tirar meus pés do chão.
Sonho dormindo e, neste caso, minha alma parece me acompanhar.
Algumas vezes me lembro dos sonhos que tive durante o sono, logo quando acordo. Tudo reaparece de uma maneira tão nítida, que sou capaz de relatar os mínimos detalhes. As cenas ora são refeitas a partir do que vivi, ora são construídas a partir dos meus desejos.
Hoje me encontro ainda em transe, por ter vivido uma cena que foi construída nos meus sonhos. De tão desejada e esperada, tenho a sensação que a cena continua sonho e não realidade! Doido isso né? Acho que preciso de um beliscão!
Ao mesmo tempo é como se a cena vivida fosse uma bolinha de sabão: vejo-a, mas tenho receio de tocá-la e acabar por estourá-la e ela voltar a ser sonho... Aí não faço nada em direção a bolinha de sabão, fico sem ação, inerte: passo a ocupar o lugar de expectadora e não de protagonista.
Mas como continuar apenas olhando a bolinha de sabão? Não, não. Preciso tocá-la, mesmo que ela estoure!
Senão, acabo sonhando muito e dormindo no ponto...
Não quero deixar de sonhar
eu preciso sonhar
Quero sempre todos
os mais loucos sonhos
Quero as fantasias
todos os seus mistérios
Quero fazer parte
da sobriedade da insanidade
Não quero descobrir tuas verdades
Ver tuas mentiras não quero
Não quero a realidade
Quero-te aqui nos meus sonhos
No meu mais lindo sonho
No meu cego amor por ti
Onde sou feliz
Sorriso de passagem
Não é hora
de ir embora
Na bagagem,
não cabem
Os sonhos
que ainda não vivi
seu sorriso é a passagem
minha alma a estação
mas não há viagem
se nossa estrada
não está pronta
ainda não!
Vou te levar
Para onde a vida nos levar
E viver um grande amor
Quero que venha onde eu vá
Quero ir onde você for
E viver um grande amor
Se não estão prontas
As nossas malas
E se não há estrada
Vamos criar asas
E voar
Pra viver
Um grande amor
Vejo que os grandes sonhos
Tornaram-se canções incompletas,
Que os grandes momentos da vida
Tornaram-se frágeis.
Quando o sol se põe
As nuvens se escondem,
E as estrelas começam a aparecer,
Como se fosse um truque bem feito.
Mas nada que acontece,
Mesmo no inverno ou no verão,
É um truque bem feito.
Muitas vezes precisamos chorar,
Para sentir a falta do sorriso.
Precisamos cair
Para sentir a falta da confiança.
Muitas vezes é necessário
Vermos o que não queremos,
Para então entender o que está acontecendo.
Precisamos sofrer por alguns dias
Para viver os que restarem com alegria.
Tudo que sentimos, vemos e tocamos,
Era exatamente para estar ali, ao nosso alcance.
Como ver as estrelas,
Se antes não vermos o sol se pôr e as nuvens se esconderem.
Como se sentir completo, se para nos completar
É necessário muita coisa acontecer.
"Os passos da vida"
Era apenas o início de toda uma noite
Com sonhos não programados
Com quarto banhado a luar
E sapatos jogados no canto
Me perdi na falta do sono
Te busquei em alguma estrela
Mas caí de novo no sono
Desperto pelo sol já quente
Banhei-me na tua ausência
Era suor , lágrimas e sangue!
Calcei trocado os sapatos
Mas nada mais me incomodava
Apenas percebi trocados
Os passos que dei na vida!
Prisioneiro de meus Sonhos
A chuva caindo no Horizonte...
Cores que envolvem teu céu
Este teu reflexo incessante
Possível causa de minha loucura...
Luta cruel e insana
Tua voz envolve-me incosciêntemente
Sinto seu calor em meu corpo
Teu aroma chega trazido pelo vento
São emoções que não consigo entender...
Busco a tranqüilidade
Viajando em meus pensamentos
Voando em busca de teu encontro
Assim me sinto completo...
Mas o tempo passa como em um pestanejar
E vejo que nossa vida é só um sonho
Você para mim é mais que um desejo
És a mulher que mantém meu coração
Como um pobre prisioneiro nesta ilusão
De tê-la a meu lado e viver esta paixão....
Os Sonhos
Sonhar é não saber se vai acontecer!
Sonhar com um grande amor,
È sentir total prazer,
Por isso me faça um favor!
Não deixe seu sonho escapar,
Por eles siga em frente,
Nunca se deixe levar,
Por um pensamento inexperiente!
Nunca deixe de sonhar!
Pense antes de agir,
Como você irá chegar,
Fazer a realidade existir!
Na sua vida seja influente!
Sempre ande por bons caminhos,
Faça as pessoas contentes,
Vire uma rosa em vez de espinhos!
Nunca faça humilhação,
Não faça ninguém entristecer,
Isso é uma condição,
Que a vida nos coloca a aprender!
O sonho ninguém pode pegar!
Os sonhos só poderão ver,
Mas o que acontece se não lutar,
O sonho não irá acontecer!
Só assim poderá chegar a algum lugar,
Seja uma pessoa muito importante!
E assim irá realizar,
O que você busca a todo instante!
Paixão Sombria
Doce alma dos meus sonhos
A realidades nos separa
Mais os pensamentos nos une
Alma que carrega meu coração negro
Volte para mim e devolva-o
Pois a sua saudade me toma sem fim
quando a noite vem
O silêncio traz o som de sua voz
A sutileza de seus lábios que me fazem falta
É tudo que me amargura
O aroma do seu cheiro vem como a brisa
Que brinca comigo e te desenhado a minha frente
Fecho os meus olhos e te sinto tão perto
São frações de segundos
Quem me dera...
Dera eu voltar no tempo ter você novamente
E trazer o passado para nosso presente
NEBLINAS
Quando me derramo em sonhos
Apenas percebo ausências que nunca as tive
Busco tocar com as mãos, sombras, cores e amores
Em quase nada relembro você a não ser em lentidões
Tenho manchas em todo o corpo, em cores difíceis de pincelar
Meu amar se tornou rebelde, e meu sorriso apenas espelho
Remarco os preços do passado e liquido tudo sem entradas
Desmancho as estantes das lembranças, recolho o lixo das mágoas
E torno a buscar o travesseiro caído ao chão.
Recosto nele os pés e me abraço a novos tormentos!
Solidão!!!
E em novo sonho me torno barqueiro só pra te levar.
Sem nada no silêncio da incerteza,
Nos encontramos partindo para a outra margem.
Longe!!!!!
Onde ninguém vê quanta ternura, quanto carinho, abraços e beijos.
Porque desaparece o barco,sob a neblina de todo sonho .
Jaak Bosmans 5-5-2008
“A vιdα me ensιnou,
α correr αtrás dos meus sonhos
e σbjetιvos, quαnto as pessoas,
deιxo-αs lιvres!
Eu fαço e αbuso dα felιcιdαde
є não desιsιto dos meus sonhos,
o mundo está nαs mãos dαqueles
que tem corαgem de sonhαr
e cσrrer o rιsco dє vιver seus sonhos.”
Vem Luar ...
Vem luar, ultrapassa a fronteira das nuvens e trás de volta o meu sonhar ..., sonhos que perdi ao longo do meu caminhar.
Vem luar, carregando, arrastando o meu sorriso que deixei por instantes, nas margens do rio que fiquei a descansar.
Vem luar, busca, resgata a minha infância que não lembro ter vivido, pois fiquei adulta sem menos esperar.
Vem luar, reencontra o brilho dos meus olhos, que já não vejo as cores das borboletas e nem o pôr-do-sol que pode me encantar.
Vem luar, trás de volta o meu amor, o amor da minha vida, que hoje me deixou a sonhar.
Vem luar, devolve minha ilusão pra que um dia eu possa volta a amar!
SOMENTE ENVELHECEMOS QUANDO ABANDONAMOS NOSSOS SONHOS
SONHAR ainda é o melhor remédio
contra as rugas e a tristeza.
Enquanto você é capaz de sonhar.
A vida vai revelando cores e sabores
que você nem imagina.
Não há plastica melhor
do que o sonho !
Sonhando a alma é jovem
e sonhando o corpo recebe mensagens
positivas e
"se esquece "
de que o tempo
está....
passando.