Texto sobre Sonhos
Sonhos sonhados no início da nossa caminhada...
Podem ou não ser concretizados...
Dependerá sempre de nós, sabermos desatar os nós
que nos prendem a certos conceitos...
Osculos e amplexos,
Marcial
SONHOS DA JUVENTUDE
Marcial Salaverry
Algo que podemos constatar à medida que o tempo vai passando é que muitos de nossos sonhos vão ficando pelo caminho, e então chegamos à conclusão de como a juventude é povoada de sonhos, pois quando jovens, sempre projetamos mil coisas para o futuro. Cursar uma faculdade. Seguir uma carreira. Ser artista famoso. Um grande futebolista. Uma viagem para a África. Ou então, o mais prosaico de todos, ser um simples milionário...
Sempre temos algum ídolo no qual procuramos nos espelhar, e sempre projetamos grandes coisas. Não nos contentamos com coisas pequenas. Já nos imaginamos como o top dos tops, e assim, nossos ideais são pessoas que conseguiram fama e fortuna. E, dentro da lógica, é lícito pensar que, se eles conseguiram, nós também o conseguiremos, mas vamos descobrindo que o caminho é pleno de dificuldades, que nem sempre conseguimos superar, por vezes pelas dificuldades naturais, quando escolhemos algo que realmente desde o início já sabíamos que seria quase impossível. Isso geralmente acontece quando não fazemos um planejamento consciente, pois devemos ter em mente que o impossível sempre é mais difícil de ser conseguido. Vamos procurar pensar melhor em nossos projetos, procurando atingir objetivos mais elevados, por etapas. Um degrau de cada vez. A afoiteza em pular etapas pode ser prejudicial.
Mas também, muitas vezes o que nos atrapalha, é o espírito de comodismo, pois sempre ficamos esperando que alguém nos apresente, que alguém nos ajude, que alguém, enfim, faça as coisas por nós, sempre dependendo de ter o famoso QI (quem indica...). Muitas vezes, nossos pais tem sua parcela de culpa, por nos ter facilitado demais o caminho, dando-nos já o peixe frito, ao invés de nos ensinar a pescar.
Essa política de “facilitação de caminho”, acaba se revelando nociva, pois acaba tirando o espírito de luta que sempre deve nortear nosso caminho. Quase sempre, é adotada por comodismo, pois acaba sendo mais fácil deixar tudo pronto, do que perder tempo ensinando como as coisas são feitas. Esse é o problema, pois quando precisar arregaçar as mangas e ir à luta, o infeliz está desmotivado, e sempre estará esperando que alguém lhe “quebre aquele galho”, e nem sempre saberá se safar de uma situação que poderia ser de fácil solução.
É muito importante saber cavar nossas trincheiras para melhor nos defender das vicissitudes da vida. É muito importante termos uma noção exata de nossas reais possibilidades, para que assim possamos definir nossos parâmetros, e assim podemos ir em busca de nossos sonhos, após os termos planejado, e vê-los com boa possibilidade de sua realização.
Mark Twain, nos deixou uma mensagem maravilhosa sobre esse tema. Ei-la:
"Nunca afaste os seus sonhos. Porque se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir."
É exatamente por isso que deveremos mensurar nossos sonhos, traçando objetivos palpáveis, para não nos vermos na contingência de um dia simplesmente abandona-los. Devemos evitar a frustração que fatalmente ocorre, quando os vemos ir água abaixo, simplesmente porque não soubemos analisa-los em seu início. Foi depois, após termos envidado nossos melhores esforços nesse sentido, que vemos nossos sonhos ruírem, e ficamos procurando culpados para um erro que foi nosso, pois nem sempre conseguimos atinar com o real fato de termos sido nossos próprios algozes.
Quando realmente desejamos fazer alguma coisa, devemos ir até o fim nessa tentativa. Se por um caminho não chegamos lá, há que se tentar outro, e mais outro. Aliás, parece que quanto mais difícil for a realização de nosso sonho, mais sabor ele terá.
E como é gostoso chegar-se a um objetivo, olhar para trás, e ver quantos obstáculos conseguimos superar. Como uma crônica que li “em alguma parte”, que compara essa emoção com a mesma sensação que deve sentir o rio quando deságua no mar, e vê todas as curvas, obstáculos e cachoeiras que teve de ultrapassar para chegar lá...
O principal, é saber o que desejamos, planejar o caminho, e ter a força de vontade para superar eventuais obstáculos e, principalmente, saber saborear como vitória, cada degrau superado nessa caminhada.
Pronto, alcançamos nossos objetivos, e agora, que tal procurar novas metas? Afinal, ainda estamos vivos e temos ainda muito tempo pela frente. Temos uma vida para ser vivida.
E para bem vive-la, nada melhor do que procurarmos fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...
Pequeno Pássaro
"Pequeno que sou
Trago aqui um monte de sonhos gigantes
Desenhados de música
E um horizonte inteiro pra caminhar sorrindo
Pássaro que queria ser
Voei só por respeitar meus limites
Acreditei nas borboletas e fui o amigo mais querido das flores
Cantei pra entender e aceitar todas as tristezas da conta
Menino que sou amava descolorir as palavras com cores de cor bonita
Pequeno que ainda quero ser, quero a pureza pra sempre e a alma inteira de sol
Pássaro que sou, agradeço pela vida plena
E a chance da mesma ser mais uma vez canção
E pela asa, pelo pé, coragem e coração"
Menina mulher
Sou uma menina mulher
Que sonha em conhecer o mundo.
Voar e meus sonhos realizar.
Pobre de mim...
Não conheço nada
Vejo apenas uma luz lá no fim do túnel.
Vou seguir...
Mesmo na dor eu vou seguir.
Sei que não será fácil
É preciso ter sonhos
E saber ser feliz.
Quero apenas viver.
Sonhar e rabiscar.
Nos meus rabiscos quero ver pessoas sonhar.
Quando eu tocar alguém com meus rabiscos.
A vida já valeu viver.
Essa será a minha glória.
Ver alguém feliz com o que eu gosto de escrever.
Vou seguir sempre assim
Nunca vou deixar de sonhar e sorrir.
Aqui vive uma menina mulher.
Tentando realizar seus sonhos e vontades e desejos.
Com lágrimas e sorrisos.
Eu vou voar e tudo realizar.
Meire Perola Santos
02/04/2015
Hora 17:51
Ela chorou, se esvaziou de planos, metas, sonhos, se tornou ausência de si mesma, escreveu suas lágrimas no diário (desistindo de torná-las futuros motivos de muitos sorrisos).
Quando percebeu, o tempo não era mais o mesmo, nem pertencia ao seu eu. E ela mesma se perguntou: o que fiz além de ausentar-me? Nada. Sabe, nada adianta ficar chorando, mudando apenas as lágrimas de direção. Nada, absolutamente nada irá mudar. Não adianta sofrer, se a dor desse sentimento não lhe causar atitude de querer amadurecer, de enfrentar os teus medos, mesmo que chorando, mas enfrentá-los.
AMOR E SONHO
Profª Lourdes Duarte
Andei de mãos dadas na imensidão dos sonhos
Sentir o vento morno do sol, livre e faceira
Acariciando meu corpo, era tão real,
Senti teu olhar,
Me desnudando por inteira
Seguindo o sonho fui adiante
Sem tua mão forte largar,
Na esperança que saíste do sonho
E viesse pra sempre comigo me amar!
Pois traz aos meus dias felicidade
Não queria esquecer um só detalhe
Deste sonho, o mais lindo que já sonhei
Tão real que Minha alma incandescia
Como uma chama de um amor
Que meu coração invade.
Minha alma, de sonhar-te, anda perdida
Pois seu amor, a sua ternura, foi apenas um sonho
Um amor que faz-me pensar em ti sem cessar
Um amor que me dá mais razões de sonhar
Na esperança de uma doce realidade.
SONHOS QUE FORAM SONHADOS
Marcial Salaverry
Se temos algum sonho em nossa vida, não devemos dele desistir, salvo se após tudo tentar, ele se mostrar realmente inexequível, mas, mesmo assim, nunca devemos deixar de sonhar. Se um não deu certo, a outro podemos nos dedicar.
Todos nós possuimos algum tipo de sonho, seja grande ou seja pequeno o seu objetivo, mas sempre será um sonho, um desejo secreto que por vezes está lá no fundo do baú.
Por vezes não percebemos, mas um sonho nasce em nosso coração, dando mais motivação à nossa vida, estimulando-nos a continuar nossa caminhada.
Na realidade, estamos sempre procurando realizar algum sonho, satisfazer um desejo, por menor que seja.
Por vezes desanimamos, achando que não conseguiremos realizá-lo, porque parece inexequivel, estando muito distante de nós, ou que não temos capacidade para tanto.
Não podemos duvidar de nossas possibilidades, pois se não acreditarmos em nossos sonhos, fatalmente os perderemos.
Não podemos deixá-los envelhecerem no "baú dos projetos", caso contrário não conseguiremos mais realizá-los, o que poderá ser conseguido apenas pela luta, pelo nosso esforço e nossa persistência, ainda que tudo leve a pensar que não será possível.
Para não desistir de um sonho, temos que buscar forças em nosso interior.
Temos que acreditar em nossas possibilidades, se realmente desejarmos realizá-lo, e se desejamos do fundo do coração.
Vamos acreditar na beleza de nossos sonhos e na capacidade de realizá-los.
Apenas isso poderá nos empurrar para diante, fazendo-nos sentir o imenso prazer que é ver nosso sonho realizado, apesar de todas as contrariedades que eventualmente encontrarmos pelo caminho.
E no rádio canções
Ouço
Vem teu cheiro
Teu olhar
Bate de frente
Trazendo sonhos
Desejos
Quero risos
Beijos escondidos
Na tua boca me afogar
Com você rolar na praia
Dançar no mar !
Me jogar sem medo
Sem palavras
Mergulhar no teu ouvido
Segredos
Viver o proibido
Amar !
Quero tudo
Agora
Com jeitinho
De mansinho
Cair na tua cama
Brincar
Chamego Gostoso
Dengo
Ficar no teu colo
Colar !
27/05/2017
Fique sozinho só você e o universo
que maravilhas espetaculares começaram a acontecer.
sonhos pareceram tão fáceis de realiza-los que pareceram realidade.
más para aquele que tem mente aberta o universo parecerá um filme que nunca acaba e nunca perde a graça.
más aquele que tem mente fechada a realidade parecerá mais fácil que sonhos
e o universo parecerá um cofre com um kilômetro de paredes de aço e dois kilômetros de paredes de diamantes, sem valor algum, que não valem a pena a ser minerado.
Construímos expectativa em cima de esperança, esperança em cima de sonhos.! ai acordamos e vemos a esperança voar, a expectativa se acabar, o sonho se vai ,e voltamos a viver na mesma realidade, dura
sofrida que a vida oferece, sem pensar se iremos sofrer pelo que se acabou.infelizmente esta e a realidade de quem sonhou com o que mais queria.!!
O Amor.!!
Alguém que vale a pena é alguém com quem se dividem os sonhos, as lutas e as pequenas singularidades do quotidiano.
Alguém que vale a pena é alguém que nos faz sorrir e se esforça por isso, que abraça forte, que nos valoriza e que respeita a nossa liberdade, que se orgulha de cada vitória mínima, que nos desafia e incita, que nos protege e defende, que nos dá atenção gratuita para caminhar conosco na mesma estrada e na mesma direção.
Alguém que vale a pena é alguém que nos fortalece, que faz despertar o melhor que existe em nós, que nos fala sobre o que não sabemos e nos ensina o que não aprendemos, que nos surpreende com um chocolate, uma flor e um beijo roubado, que nos ajuda com um café quentinho, com um ”como foi o teu dia?” ou com um “vai correr tudo bem”.
Alguém que vale a pena é alguém com quem às vezes se discute – porque o que importa é fazer dar certo – que nos faz chorar somente de alegria, que fica um pouquinho mais nas suas ausências e que regressa com um cafuné nas suas chegadas.
Alguém que vale a pena é alguém que não nos julga e que respeita o nosso silêncio, que nos guia para a ausência de medos, que nos aceita como somos e que nos revela para sermos ainda mais, de mansinho, aos pouquinhos, sem magoar, rindo e chorando, tropeçando e levantando, alguém que confia e acredita em nós.
Alguém que vale a pena é alguém que respeita e valoriza as nossas amigas, a nossa necessidade da família e de algumas horas apenas com as mesmas.
Alguém que vale a pena é alguém que não nos destrói e que não permite a promoção do nosso desmantelamento.
Alguém que vale a pena é alguém de quem sentimos orgulho e admiração, alguém que a gente conserva sempre dentro do peito, que amamos e valorizamos, sem necessidade de mais ninguém ou de coisa alguma, numa convivência diária, presente, e sem receio pelo futuro.
Alguém que vale a pena é alguém que nunca - mas nunca - desiste de nós.
PENSAMENTOS E SONHOS DE VIDA
Marcio Souza. 26.05.17
Cerro-me os olhos em sonhos e pensamentos,
Sonhos de esperanças, iguais a tantos sonhadores,
Suaves sonhos, iguais as suaves brisas dos ventos,
Meus sonhos de vida, meus sonhos de amores.
Meus pensamentos flutuam como amenos cantos,
Dos meus momentos felizes dos tempos atrás,
Dos momentos presentes que me enchem de encantos,
E que transbordam minh’alma de amor e de paz.
Mas o tempo passou, só ficaram saudades,
De uma época feliz e que não existe mais,
O que ficou é passado, é a razão da verdade,
Mas sonhar o que é bom, nunca é sonhar por demais.
Cerro-me os olhos em sonhos e pensamentos,
Procurando esquecer sofrimentos e tormentos,
Esquecer as malícias e as amargas maldades,
Deleto as velhas tristezas, deixo rolar felicidades.
E nesse sonho da vida, flutuo-me no espaço,
Sou um corpo sofrido pelo tempo e o cansaço,
Mas estarei sempre em paz e de bem comigo,
Pois nos meus sonhos eu separo o joio do trigo.
Por favor, não me acordem, deixem-me um pouco sonhar.
Entre meus lençóis e o aconchegante cobertor,
Viajar pelo céu entre as estrelas e o luar,
Os meus sonhos de vida, de esperanças e amor.
Quem não sonha não vive, não tem ilusão,
Não importam os sonhos, medidas ou tamanhos,
Todos são balsamo da alma e do coração,
Pois a vida é uma mistura de realidade e de sonhos.
Sonhos sempre são sonhos, são esperanças vividas.
São aspirações ou anseios, são avisos ou recados,
São fantasias ou desejos, são quimeras da vida,
Mesmo nas utopias dos meus sonos, prefiro sonhar acordado.
Márcio Souza
(Direitos autorais reservados)
♥ NOSSA DANÇA ♥
Quero dançar com você,
No rítmo dos sonhos,
Da alegria,
Da fantasia,
Da paixão...
Quero dançar com você,
No doce rítmo
Da harmonia,
Da felicidade,
Do amor,
Do prazer.
Quero dançar com você,
No louco rítmo
De meus devaneios,
De todos nossos anseios,
Na melodia da paixão.
Quero dançar com você,
No rítmo de nossa Vida...
Enfim,nessa dança
Seremos apenas
EU & VOCÊ ♥
Por:♥ ELIANE SOUTO ♥
Em: 05 Janeiro 2016
Direitos Autorais Preservados@
PELOS SONHOS ANÔNIMOS
Clamo hoje pelos sonhos esquecidos
Os mais desejados e sempre dilema
Os que no ter não foram pertencidos
Nem citados ao menos num poema
Pouco lembrados e incompreendidos
Solitários que até nos causam pena
Nos fazendo chorar nos fados vividos
Falidos entre o prazer e a dor suprema
Assim perdidos nos traços da história
Desistidos e tão poucos na memória
Criando ilusões do tempo já passados
Clamo que revividos possam ter vitória
Que assim possam ter e ser divisória
Hoje, no fazer, para serem realizados
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, maio
Cerrado goiano
Delírios
Me fale de você
Me diga dos seus sonhos
E do que você fez
Em todos esses anos
Se você está feliz
Se valeu a pena
Se algo aconteceu
Que até você condena
Me fale de você
Sobre aqueles tempos
Se a troca de olhares
Ainda está em seu pensamento
Me fale dos delírios
Da sua juventude
Do quanto você ama
E se acesa ainda esta a chama
Me fale de você
Das coisas no presente
E de como você vê
Esse quadro em sua mente
É fácil abraçar, enlaçar, tocar o corpo...
Difícil é adentrar nos sonhos do outro
É sorrir apenas por ver o sol a iluminar o rosto do ser amado
( Ainda que não sejas este sol)
É desistir dos próprios sonhos para vê-lo sonhar
( Mesmo que ao lado de outro alguém)
... Em outra vida.
Em outro lugar.
Beijar a boca é fácil,
difícil é tocar a alma com a sublimidade do amor.
ENQUANTO NÃO VENS
...E enquanto não vens
eu sonho os sonhos mais lindos
eu sorvo tua saliva mais doce
eu faço amor contigo mil vezes.
Enquanto não vens
eu já afaguei teus cabelos
eu já beijei o teu rosto
eu já senti o teu gosto
eu já provei do teu desejo
e
nele me saciei.
...E como não vieste
Como eu bem sabia que não virias
eu tomei a liberdade
de fazer das minhas vontades,
a tua vontade
em poesia.
18 anos
Queria ter menos sapatos e ter mais chão para pisar
Queria ter menos metas e mais sonhos para sonhar
Queria ter mais tempo, só para ver o tempo passar.
Queria ter mais amigos, para a qualquer hora poder abraçar.
Queria não ter juízo para rir de tudo o que se falar.
Queria não estar certa, em saber que esse tempo não vai voltar.
Mas estou, por isso esse verso não é para mim e sim é para vocês,
Para dizer que 18 anos só se vive uma vez.
Os sonhos valem mais que o ouro
O ano começou, novas esperanças, novo lugar…
As aulas também…
Conheci você… Foi rápido!
Você mudou meu jeito de ser.
Eu acordava cedo só para te ver.
No inicio não levei a sério.
Você conheceu minha rotina.
E eu conheci a sua.
Você me enfeitiçou.
E um dia, você me beijou.
O tempo passou, o tempo voou.
E tudo parecia tão fácil.
Você foi insistente.
Ligava-me todo dia.
Tão simples, tão livre.
Tão novo, tão especial.
Eu te observava na janela.
Eu estudava, para as provas.
Ouvia os seus desejos, suas esperanças.
Éramos tão próximos. Muito próximos.
O tempo voou, o tempo passou.
Eu estudava…
O tempo passava.
Eu me apaixonava.
Estava se destruindo sem perceber.
Sinto muito.
O tempo passou, o tempo voou.
E a cada ano era…
…mais difícil de te esquecer.
Você se mudou, eu também me mudei…
E o nosso amor acabou.
É isso
Foi só isso que esse calor
Praticou.
…Para sempre memória.
Tenho guardado em mim todos os desejos e sonhos de alguém que ama intensamente. Covardemente também, confesso. Afinal, o que poderia eu fazer? Não posso enfeitiçar seu coração, não posso lhe roubar um beijo destes lindos lábios, não posso bater à sua porta implorando teu calor. Não posso fazer nada senão sonhar.
Só lhe peço uma coisa: não me odeie nunca! Nunca se irrite com a forma covarde com a qual eu te amo. Nunca se canse de ler as besteiras que eu mando. Nunca rejeite meu sentimento. Nunca se canse do meu estranho amor.
Lágrimas na chuva
Meus sonhos e desejos são com você.
Em meu coração fica o nosso amor.
A paixão do nosso amor supera a dor.
Que passamos quando não estamos juntos.
Ela cresce mais forte, como estamos juntos.
Eu sempre quero estar com você.
Eu nunca deixarei você.
Estaremos sempre juntos.
Meus sonhos são com você.
Minha alma esta em paz.
Sabendo que seu amor e para mim.
Eu nunca vou parar de pensar em você.
Você é meu amor que me mantém a cada dia.
Você tem meu coração.
Não vou te prejudicar e nunca o deixarei sozinho.
Espero que você saiba o quanto.
Eu realmente amo você.
Eu preciso deixar o tempo dizer.
Se você realmente quer meu coração.
Que você me mostre o paraíso.
E tão difícil saber se você aceita ou não o meu coração.