Texto sobre Sentimentos
Acabei encontrando recentemente esta pena no meu quarto, certamente, algum pássaro apareceu quando eu não estava, entretanto, posso imaginar que talvez seja o indício de que na minha ausência, um anjo veio, uma mulher intensa, de asas belas e grandiosas, lindos cabelos, traços distintos, presença que infelizmente não pôde esperar, saiu às pressas e deixou para mim, mesmo sem querer, esta lembrança tão singular.
Consigo visualizar claramente toda a cena, imagino ela sendo de uma realidade alternativa, em uma outra galáxia, de um céu incrível, que havia se perdido e buscava com o afinco o caminho de volta para casa, uma busca incansável, não é à toa que não pôde ficar, deveria estar muito preocupada, algo muito inusitado como se de alguma forma os nossos mundos estivessem conectados.
Não sei por qual razão de ela ter vindo parar aqui, provavelmente, nem ela saiba, mas espero que ela tenha conseguido voltar para o seu mundo e se um dia vier aqui novamente, que eu possa estar presente para recebê-la de um jeito bastante agradável ao ponto de ela querer visitar-me outras vezes para avivar a minha realidade por meio de sentimentos veementes e deslumbramentos inevitáveis.
Particularidade de um acontecimento marcante, imaginado, resultante do meu imaginário fértil e da minha mente poética, ambos facilmente provocados, ainda que por uma imagem profusamente singela por esta apresentar uma simplicidade admirável que possui um rico detalhamento, assim, alguns dos meus versos são criados, pensamentos motivados pela imaginação, uma inspiração com significado.
O Tempo é Rei.
Verás pessoas sendo para outras o que não foram para ti assim como também verás estas mesmas pessoas sofrendo por atitudes que não tiveram de ti, elas não irão valorizar quem tu és assim como serão desvalorizadas por outras pessoas, passarão por situações que jamais fizestes elas passarem, buscarão soluções para circunstâncias que tu às livrara e lembrarão que suas emoções lhes iludiram, silenciosamente clamarão por socorro e tu as escutará e acharás formas de ajudá-las, por vezes irão te procurar e tu? Tu se disponibilizará pois és que é e elas saberão que estarás alí, pois quem é de verdade não precisa provar que é, basta apenas ser e estar e as atitudes delas embora lhe afaste, não muda quem tu és.
Tenhamos cuidado, sentimentos são relativos e emoções são superficiais, devemos escolher pessoas pela contribuição que elas dão para nossas vidas, pelo bem que elas nos fazem, pela paz que elas nos trazem, pessoas que somente te bajulam e te agradam nelas não contém verdade, escolha pessoas que repreende seus erros, que pontuam suas falhas, que pune seus crimes, que lhes desagradaram com a sinceridade ao invés lhes agradarem com falácias ilusórias somente para lhe manter por perto mas que também não lhes negam apoio, ombro, cuidado e não lhes abandona no caminho, lhes estendem as mãos, quem realmente gosta e ama a sua vida irá lhe guiar por caminhos retos, verdadeiros e louváveis , por vezes haverão dores, frustrações, insatisfações e tristezas afinal de contas, é difícil fazer o que é certo quando o que queremos nos parece mais atrativo e agradável, mas acredite, essas pessoas sabem aonde a natureza humana podem vos levar, pessoas maduras que foram forjadas pelas dores, frustrações e más escolhas sabem aonde não devem ir, o que não devem fazer e o que não devem ser, a sabedoria vem do ouvir e ouvir com atenção, não esperem que a vida lhes ensinem da pior forma que o amor é racional e age segundo a razão, o amor não aceita tudo mas antes rejeita o mal, o amor é disciplina, correção, repreensão e justiça, quem te ama não te livrará das consequências das suas escolhas, mas estará do seu lado para dividir o fardo, quem te ama não irá permitir que saia impune das suas ações, mas lhes tratarão com respeito e dignidade para que seja sempre o menos doloroso possível, por vezes sofrerão suas dores quando lhes forem insuportáveis, um conselho, não machuquem estas pessoas, pois num belo dia a vida irá jogar na sua face que alguém te amou e tu por infantilidade emocional escolheu viver o prazer físico ao invés da satisfação da alma, no mais, sejamos racionais.
Ricardo Correia Lima.
@rcl_nina // _entaoeupensei_
Lágrimas quentes, dias frios,
Formigamento interno.
Apatia em meio à multidão,
Ninguém é tão real.
Quão absurda é essa conexão?
Seu olhar, um projétil disparado,
Meu coração, o alvo acertado.
Quanto tempo leva para riscar um passado?
Quão desajustados estamos nesta dimensão?
Posso te excluir da minha história,
Mas se o faço, é por autoproteção.
Já pensou tanto em alguém, que os encontros se tornam apenas uma continuação da conversa?
As lembranças preenchem os contornos, tomam vida, marcam presença, prosas mentais diversas.
Usam as expectativas e receios como cordas vocais e simulam todo tipo de interação.
Parece um sonho lúcido, uma alucinação leve e continua ou um love platô, remédio diário conhecido para a boa imaginação, daqueles que se toma com café preto.
Quando se encontram de fato, como um adolescente na primeira vez, queimam várias etapas e o diálogo, afinal, você já estava o dia todo em mim, como não sabe sobre isso ou aquilo, ou 'aquiloutro'?
Sente preguiça por repetir, até porque, não importa o assunto que trás e sim contemplar o que vê, desfrutar o que vem.
Para se encher novamente, e dar novos contornos...
Por favor, sente-se. Café?
Eu queria a certeza do meu caminho.
A paz de um abraço sincero.
Eu queria de volta o sorriso de criança.
A alegria de um viver, sem conhecer ou entender.
Eu queria ser mais do que sou.
E menos do que já fui.
Eu queria ser feito apenas de coisas boas.
Mas, sou tão humano que me assusto.
Eu queria apenas boas palavras, bons sonhos, boas lembranças...
Mas tenho em mim de tudo um pouco.
Eu queria ter apenas a certeza de um amor tranquilo.
Mas o que tenho são as incertezas de uma vida.
Porque são nos erros que eu me encontro.
São nos acertos que eu me calo.
E, é essa a vida que eu escolhi para mim.
O tempo
E quando você se foi o tempo não resistiu e parou de caminhar, resolveu dolosamente ficar estacionado nas sombras daquilo que foi bom, que foi mágico.
Em cima do arrependimento e baseado na falta do saber controlar o direito de te amar deixei cair na roda dos ventos o meu humor, a verdade sobre nós e tudo aquilo que era mais puro e plural.
Nessa melhor fase da minha vida haviam planos, eu conseguia ter a sensibilidade de capturar teus pensamentos e sabia cuidar dos nossos melhores dias em segredo.
O que me resta é capturar as nossas lembranças com leveza e transforma-las em uma declaração de amor todos os dias ao pôr-do-sol para ver se o tempo resisti e me responde se ainda terei o direito de ama-la novamente.
Um dos grandes dilemas que o ser humano pode vivenciar é encontrar-se entre lutar por um determinado objetivo ou cultivar o amor-próprio, aceitando o risco de que seus sentimentos autênticos sejam interpretados como um mero desejo trivial, ao compreender que o mais sensato é não persistir diante de uma negativa enfática.
Carta ao Irmão:
Irmão sinto tanto sua falta, e hoje escrevo para te dizer.
Antes que seja tarde, antes que não haja mais tempo, antes que a vida nesse mundo acabe, antes que seja um adeus...
Já está chegando a hora de partir e tenho refletido e pensado sobre nós, será que ainda vale a pena mantermos essa distância?
Lembro de quando éramos crianças, de quando passávamos o dia todo juntos e não queríamos desgrudar nem para tomar banho.
Compartilhávamos os mesmos brinquedos, dividíamos a última fatia do bolo e medíamos no copo para ver se a quantidade de suco era a mesma para os dois.
Quantas lembranças daquele tempo de criança, de quando apenas brincávamos e não havia preocupações. As diferenças se resolviam com um abraço, afinal, precisávamos um do outro para brincar E que chato era fazer isso sozinho.
Com o passar dos anos nós crescemos e mudamos de opinião ou não concordávamos mais em tudo e um abraço passou a não ser suficiente para fazer as pazes...
Sabe que quando crescemos perdemos a inocência, ficamos com vergonha de demonstrar o que sentimos e olha, se eu pudesse hoje, te chamava para brincarmos juntos, como naqueles velhos tempos de criança.
Mas hoje a idade está avançada e o corpo não responde como antes, mas se ainda posso te pedir alguma coisa, quero que me perdoe pelas brigas e desentendimentos, pelos anos que deixamos de estar unidos, apesar de sempre termos sido irmãos.
Essa palavra irmão é tão forte, que pena não soubemos aproveitar o melhor que ela podia nos proporcionar.
Se ainda resta um pouco de tempo, que as diferenças fiquem para trás, se ainda resta um amanhã, que possamos nos encontrar hoje.
Quero te olhar nos olhos, irmão! Quero um abraço apertado e sim quero aproveitar o pouco do amanhã que houver.
Ainda dá tempo, ainda há amor em mim... Te amo!
EU ESCOLHI VOCÊ!
A vida é feita de escolhas, desde as mais simples e mecânicas do dia a dia até aquelas que são capazes de mudar nossa vida para sempre.
O amor não é uma escolha. Ele vem sem pedir licença, ocupa nosso coração, nossa mente e nossas emoções.
Quando percebemos, é tarde demais e é preciso escolher. Se você teve a sorte de encontrar um amor tranquilo e que desperta o melhor de você, comemore essa escolha:
EU COMEMORO!
EU ESCOLHI VOCÊ!
A vida é bela, só depende de você.
A vida é escola, a vida te vigia, te observa, te bate, até a hora que você entenda que é você mesmo a causa das lições, você é o único responsável, portanto, se quer parar de apanhar da vida, compreenda que mais vale a humildade que o orgulho que, aliás, é o pior dos sentimentos, pai de todas as desavenças, inimigo da esperança, portanto, melhor aceitar que estás aqui para aprender e quanto mais rápido isso entender mais rápido verá, como a vida é bela!
A. Cardoso
Dia do Psicólogo
Hoje é dia do profissional
Que cuida da nossa saúde mental
Que não deixa à mente se abater
E o nosso corpo adoecer
Todos temos medos e aflições
Que bom que existe a terapia
Desse processo tiramos lições
Através da psicologia
Psicólogo hoje é seu dia
Nosso respeito e reconhecimento
Você muitas vezes nos guia
No controle dos nossos próprios sentimentos
Dia dos Filhos - Para minha filha Giovana
Antes de ter você eu não imaginava
Que poderia haver um amor como esse
Que surgiu quando Deus permitiu que você crescesse
No meu ventre você se desenvolvia
Um misto de sentimentos tomava conta de mim
Como pode um ser tão pequeno mexer com nossas emoções assim?
E então chegou a hora de você nascer
Esse momento é o mais emocionante
E senti o maior amor do mundo naquele instante
Uma bebê tão linda e perfeita
Um misto de sensações e sentimentos
Tomou conta de mim um turbilhão de pensamentos
A partir daquele dia
Você se tornou o que tenho de mais valioso
O maior dos meus bens, o mais lindo tesouro
Você me fez mãe
E de filha pude te chamar
Uma benção divina poder te amar
Filha hoje eu quero que saiba
Que daria a vida para te ver bem
Amor maior que esse não tem
Do que adianta palavras bonitas?!
Se no fim, não vai ser nós....
Ainda todos os dias, lembro-me de sua risada,
Ecoando de maneira pura, como uma perfume que preenche uma sala.....
A lua que olhava-mos de minha janela,
Hoje brilha como um sorriso a me consumir
Lembrando-me intensamente das noites que perdi lhe vendo dormir.....
Hoje nada mais me encanta .....
Você era tudo que eu sonhava,
Hoje sonho, talvez ridiculamente,
Tentando esquecer que lhe amava.
Ouvi, de um sábio poeta, "amor quando é amor não definha, e até o final das eras há de aumentar"....
Mas se o que aqui eu digo foi um erro?!
Assim provarei do gosto amargo do engano....
Por fim eu nunca terei escrito ?!
Ou nunca ninguém terá amado?!
Você, no meu mais puro sentimento relutante,
Calei-me, em silêncio como os pássaros em dias chuvosos,
Não porque me faltam palavras,
Mas, pela primeira vez diante da forma como me via,
Eu não queria ser o poeta,
Mas sim,
A poesia.....
Em uma tarde silenciosa, onde os raios dourados do sol dançavam suavemente pelas cortinas entreabertas, eu me encontrava perdido em minhas lembranças. Os ecos do passado ecoavam em minha mente, cada riso, cada lágrima, cada momento compartilhado contigo.
Meus olhos se perdiam no horizonte, buscando a calmaria que só a lembrança do seu sorriso me trazia. Era como se você ainda estivesse ali, entre as sombras suaves da tarde, sussurrando palavras de conforto e promessas de eternidade.
Eu me via envolto em uma mistura de amor e dor, uma sinfonia de sentimentos que parecia nunca ter fim. Cada batida do meu coração era um eco do passado, uma melodia que só nós dois conhecíamos.
Seu sorriso, eternizado em minha alma, era a luz que me guiava através das sombras da saudade. Mesmo na ausência física, você permanecia viva dentro de mim, como uma chama que nunca se apaga.
E assim, na quietude da tarde, eu descobria que o verdadeiro amor transcende o tempo e o espaço, deixando uma marca indelével no meu coração. Seu sorriso, seu amor, sua presença, seriam para sempre minha fonte de inspiração, minha razão de ser. E assim, eu seguia adiante, carregando comigo a esperança de que, onde quer que estejamos, nossos destinos estão entrelaçados para sempre.
Alma poética
Quem seria o poeta se não falasse da vida?
De que serviria seus lamentos e suas alegrias?
O poeta é a caneta de sentimentos,
Sua tinta são seus pensamentos.
Por ventura poderia
O poeta parar de amar, pensar e agir?
Por ventura poderia o poeta não ter implementos?
Quem sabe a poesia exista
na alma cheia de avarias.
Quem dera o poeta soubesse o valor.
O valor de cada palavra escrita sobre sua alma.
O valor de seus sentimentos sobre a folha,
sobre suas escolhas que vão além da dor.
Por Aqui
Por aqui se foram
Por aqui vieram
Por aqui trouxeram seu sustento
Por aqui saíram para se divertir
Por aqui os outros iam e vinham
Por aqui todos passavam
Por aqui recebiam os amigos
Por aqui buscaram sabedoria
Por aqui caçaram e pescaram
Por aqui lamentaram seus mortos
Por aqui viveram enquanto viveram
Por aqui foram levados quando morreram
Lealdade de uma decisão
Parece que o amor traz consigo muitas alegrias, e somos nós quem nos encarregamos do sofrimento. Toda condição para amar é uma estrada para sofrer. Se rejeita, machuca e maltrata o amor, até mesmo pelo desafio de conhecer o limite do outro, entretanto, poucos aceitam o desafio de amar com o equilíbrio de quem deseja o bem, estando ou não em uma relação. Há quem entre na nossa vida sem trazer nada, mas ao sair acaba levando muito; e há quem venha para nos devolver aquilo que não tirou, sem esperar recompensa ou gratidão. Eu acredito, há muito tempo, que o amor não é um sentimento, mas uma prática que, como tal, necessita de encorajamento e disciplina, em síntese; da lealdade de uma decisão.
O homem sente por sentir vontade
E quem me dera um dia ver-me diferente, encontrando sentido além das razões por trás da mente, sendo coração que pulsa apressadamente, apenas por saber que é verdade. E se é verdade, dou-te tudo o que encontrar no caminho do meu eu; do apego à solidão, que habita nessa imensa vastidão desconhecida, à medida dosada da paixão.
Sabe àquele momento gratificante que nos traz satisfação? Sim este mesmo. Transforme-o nos seus melhores sentimentos. Priorize cada detalhe dos bons acontecimentos. Pois, são eles que mantém nos vivos. Extraia o máximo de vantagens, principalmente quando em ótima companhia.
APROVEITE! 😉
Na existência, os padrões comportamentais atuam como grilhões invisíveis, moldando e muitas vezes limitando a experiência humana. Essas repetições automáticas, frequentemente adotadas inconscientemente, tornam-se as grades que aprisionam a autenticidade e o potencial de cada indivíduo.
Esses padrões, muitas vezes enraizados na cultura, na educação e nas experiências passadas, agem como espinhos que ferem a expansão da consciência. Ao condicionar respostas automáticas, impedem a exploração de novos horizontes emocionais e limitam a percepção de possibilidades.
Essa repetição de comportamentos limitantes cria um ciclo vicioso, alimentando sentimentos de baixa frequência. A autoestima é corroída, enquanto a sensação de inadequação e insatisfação se torna constante. Esses padrões, como sombras persistentes, obscurecem a luz interior, impedindo a expressão plena do ser.
No entanto, ao lançar luz sobre esses padrões comportamentais, abre-se uma janela de oportunidade para a transformação. Reconhecer as amarras que envolvem é o primeiro passo para quebrar os grilhões. A conscientização se tornam aliada poderosa na quebra desses padrões, permitindo a liberação de sentimentos de baixa frequência.
Desafiar os padrões comportamentais limitadores exige coragem e auto-reflexão. A busca por novas respostas, a exploração de territórios desconhecidos emocionais e a adoção de práticas que nutrem a positividade são fundamentais para romper com as correntes que aprisionam o potencial humano.
Em um mundo vasto de possibilidades, é imperativo transcender os padrões comportamentais condicionados, liberando-se para experiências mais ricas e elevadas. A transformação interior, guiada pela consciência, desenha um novo horizonte onde sentimentos de baixa frequência cedem lugar à ressonância de uma existência mais plena e gratificante.
- Relacionados
- Textos de Sentimentos
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 53 frases de mágoa para expressar seus sentimentos
- Mensagens para Missa de Sétimo Dia para expressar sentimentos
- Frases sobre música que traduzem sentimentos em notas