Texto sobre Respeito
O homem de sucesso é o que viveu bem, riu muitas vezes e amou bastante; que conquistou o respeito dos homens inteligentes e o amor das crianças; que galgou uma posição respeitada e cumpriu suas tarefas; que deixou este mundo melhor do que encontrou, ao contribuir com uma flor mais bonita, um poema perfeito ou uma alma resgatada; que jamais deixou de apreciar a beleza do mundo ou falhou em expressá-la; que buscou o melhor nos outros e deu o melhor de si; aquele cuja vida foi uma inspiração; cuja memória foi uma bênção.
Nota: Trecho do ensaio de Bessie Stanley, que costuma ser erroneamente atribuído a Ralph Waldo Emerson.
...MaisGosto de quem olha nos olhos, de quem se interessa pelo o que não lhe diz respeito, de quem se preocupa pelo o que não é de seu direito. Em tempos em que quase ninguém é empático, só mesmo agradecendo àqueles que sem muito esforço percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos imobiliza, e apesar da urgência do dia a dia conseguem nos dedicar um pouco de tempo, e que sem desculpas de alguma maneira, sempre insistem conosco.
Em sua célebre oração fúnebre, testemunhou o santo Bispo a respeito do imperador Teodósio a quem impôs severa penitência por crime cometido: "Eu amava este varão, porque lhe agradavam mais as repreensões que as adulações. Como Imperador, não se envergonhou da penitência pública, e depois chorou seu pecado todos os dias que lhe restaram".
A opinião oportunista a respeito "do ponto máximo" é um contrabando ideológico trazido para o seio do movimento revolucionário pela pequena-burguesia, historicamente vacilante e covarde. Devemos repeli-la, juntamente com todos os vícios pequeno-burgueses como o liberalismo, o amoralismo e outros que tanto têm contribuído para o enfraquecimento da revolução brasileira. (1972)
É preciso maturidade e respeito aos comentários diversos. Posso não concordar e emitir minha opinião, e devo estar pronto a receber a crítica diversa da opinião a qual emiti, se participo ativamente de uma rede social aberta, logo, devo ter plena ciência que receberei críticas, apoio, desprezo, ou seja, as reações serão imprevisíveis, pois não existe ser humano unanime, perfeito, pleno em sabedoria e conhecimento, mas existe uma condição que todos nós podemos alcançar, respeitar a opinião divergente, e mantermos tão somente no embate das ideias. Coisa chata é querer controlar o comportamento do semelhante, dizer o que ele deve ou não compartilhar. Se não há satisfação com respectivas ideias, posso emitir minha opinião, se assim for possível, do contrário, apenas ignorar e deixar que o tal desfrute da liberdade que tem. Mas não é assim que se sucede, há sempre os que querem exercer o domínio, e quando não conseguem, escolhem o caminho da inimizade.
Sou católico há 68 anos (com intervalos de indiferença) e, depois de tudo o que aprendi a respeito, embora saiba defender perfeitamente o catolicismo contra a militância ateística e contra os inimigos do cristianismo em geral não me considero qualificado para defendê-lo com argumentos teológicos adequados numa polêmica com protestantes. Prefiro deixar isso para quando eu estiver mais crescidinho, e sugiro que meus alunos façam o mesmo.
Podemos negociar ? Sim,no que diz respeito a numerais. Só não me venha negociar com a graça, porque já é de graça,mas não abusa, porque senão vira Abuso e se há exploração e distorção não vem do Santo ou seja não é GRAÇA. Pode ser favor e favorecer,mas não faz por merecer o que nos presenteado por Cristo Jesus.
Uma pessoa que se fez tão pequeno para tornar os pequenos em grande pessoas, merece meu respeito Jesus era um pequenino fragilizado naquela multidão de romanos com sangue nos olhos, mais mesmo assim não se entregou foi até o fim com sua proposta, qualquer um que tive se em seu lugar teria falhado nesta missão, mais o grande mestre não, até as últimas consequências ele foi,e o que ele nos deixou? Uma linda lição de amor superação e alto controle das emoções.....
Respeito - tratar as pessoas como se fossem importantes , e coloca-las muito acima de nós . Devemos valorizar as pessoas , pois são humanos não coisas , as coisas compramos usamos e jogamos fora. Como fazer isso com humanos? - Não dá né, devemos amar, valorizar, respeitar, olhar nos olhos e dizer. - Eu te respeito pois tu és humano como eu, e te respeitarei como quero que me respeitem . Te valorizarei de humano para humano.
E podemos pensar que realmente amamos Outro ser humano, quando nasce em nós o sentimento de respeito, admiração, paciência, perdão. Quando a felicidade do outro torna-se mais importante pra nós, até mesmo que a nossa felicidade. Quando conseguimos querer, que o Outro se de bem, que progrida, e que seja bem sucedido. Quando conseguimos perdoar toda arrogância inerente a humanidade que há em nós. E assim em amando o Outro, deixamos de pensar e se importar conosco, priorizando a felicidade do nosso irmão.
Para aquele que se sente indignado a respeito da dor do outro, é muito complexo e difícil compreender que o outro possa perdoar. Por vezes a pessoa que fica indignada, coloca a vítima como se ela fosse o agressor, e exige que ela peça uma reparação. Isso não é amor o nome disso, a meu ver, é vingança. Nina Lee Magalhães
A tolerância é uma linha tênue entre a convicção, o respeito e o amor. Apenas a convicção e o amor ao próximo, fazem o indivíduo ultrapassar a linha do respeito e tentar converter o outro às suas ideias. Só o respeito, é nobre, mas não é suficiente para a rica troca de ideias. Talvez, o ideal, seja o equilíbrio entre estas três características.
Profissionalismo: comportamento do indivíduo em respeito ao seu trabalho e quem dele é afetado ao qual não é apenas medido monetariamente em capital de alto nível. Em outras palavras, não é porque seu salário é medíocre que seu trabalho é insignificante. Faça bem feito como se fosse o melhor salário do mundo ou não faça.
É tão difícil, para mim, aceitar a opinião dos outros. Não por uma questão de respeito, pois isso eu tenho, entendo as diferenças e apoio totalmente o seu direito de expôr e defender elas, mas por uma questão de sentimento. Porque eu penso tão "à frente" de algumas pessoas, que eu não consigo entender esse pensamento antiquado, preconceituoso, arcaico.
Quem te quer por perto, te trata bem, te cuida, expressa amor, carinho, respeito, ternura..... quem te faz sofrer, chorar, não te ama. Não aceite compartilhar a sua vida com quem não te merece. Respeite-se, ame-se, valorize-se, amor próprio é importante em todas as situações. Se você passa por um momento assim, liberte-se, tenha forças, dignidade e ponha um ponto final. A vida é muito bela para ser desperdiçada, o mundo continua girando apesar dos seus problemas, e Deus prossegue agindo. Faca a sua parte, corra em busca da felicidade!!
Eu não tolero as diferentes religiões, eu RESPEITO, existe uma diferença entre os dois termos, a tolerância tem um limite, o respeito não, nem sempre quem tolera respeita. Eu sou cristão sim, mas o que me faz melhor do que um candomblecista, um umbandista, kardecista, muçulmano e etc? Nada, nada me faz melhor do que ninguém, apenas seguimos caminhos diferentes para chegar ao sagrado, e o sagrado não é propriedade de nenhuma religião. Deus está além e acima das religiões, e ser cristão não me torna vip para Deus. Respeito também os ateus, não sou melhor do que eles por ser religioso, caráter não tem religião, e sou sincero, aqui no face já fui atacado por religiosos. mas NUNCA fui atacado por NENHUM ateu. Respeito é a palavra chave para uma humanidade evoluída, sem respeito é impossível alcançar a paz e a harmonia. Por um mundo de respeito entre todos e todas, por um mundo sem barreiras, por um mundo em que ninguém seja morto(a), apedrejado(a), ou atacado(a) por sua religião, ou por não ter religião!
"Delicadeza não se ensina, é diferente do respeito. Delicadeza é temperamento, não se obtém com a idade, não é uma promoção da sensibilidade, não vem com a educação ou com a imitação dos pais. Delicadeza é um defeito maravilhoso, uma entrega irreversível. É uma loucura do bem, uma paranóia sadia. Oferecer mais do que foi pedido, oferecer-se à toa. Sucumbo diante da delicadeza: a delicadeza é gentileza refinada."
Hoje em dia os relacionamentos estão cada vez mais rasos e digo a respeito de todas as relações, sejam elas de namorados, pais e filhos, amigos, irmãos... Os filhos mal falam com seus pais, os namoros terminam a todo momento e se troca o status do Facebook como se troca de roupa. Amizades se abalam por qualquer coisa e temos que viver como se estivéssemos pisando em ovos caso queiramos que ela dure. Vivemos um tempo em que não existe verdade, se você está triste, tira uma foto sorrindo e posta nas redes sociais, afinal nos acostumamos a fingir; fingir o tempo todo, fingir que estamos bem, fingir que não nos importamos, fingir que gostamos, fingir que amamos e já não conseguimos reconhecer o amor! O mundo está cada dia mais quente e as pessoas cada vez mais frias!
E tenho dito, maturidade é aprender a ter respeito ao próximo, aprender que a vida é feita de diversidade e nem sempre estará ao seu gosto, nem sempre elas irão lhe beneficiar, mais você terá que aprender lhe dar com todas as situações, precisará saber a hora de entrar e a hora de sair sem machucar ninguém!
Algo que me atrai muito na leitura é a possibilidade de se absorver coisas muito íntimas a respeito dos personagens, do momento, do lugar. Coisas muito subjetivas: pensamentos, pequenas impressões, movimentos... Conclusões. E é algo que se diferencia do audiovisual, por exemplo. Ao contrário deste, na leitura é possível passar semanas em um único momento, deleitando-o dia após dia, e este passa a fazer parte dos momentos vividos por quem lê, influenciando-o e contribuindo para a criação de uma nova visão de mundo. É uma possibilidade de se entender melhor outras formas de se viver e absorver novos pontos de vista.