Texto sobre Pobreza

Cerca de 268 texto sobre Pobreza

⁠Igreja de gente pobre, ricos não querem estar. Igreja de gente rica, os pobres são vistos com um outro olhar. Em meio a tudo isso, você como Igreja seja rico da graça de Deus e pobre na malícia, pois o reino de Deus não é comida, bebidas ou riquezas materiais, mas justiça e paz. Lá não há dor e os ladrões não se multiplicam.

Inserida por PrJoseNildoLima

⁠Se a sua riqueza fosse definida pela quantidade de emoções bonitas que sentiu, pela quantidade de corações que tocou em um abraço, pelas vezes que sentiu a presença de Deus em sua vida. Se a sua riqueza fosse definida pela quantidade de vezes que você deixou o serviço de lado para brincar com seu filho, pela quantidade de abraços que deu em seus pais. Se a sua riqueza fosse definida pelas viagens que proporcionou a si mesmo, pelas vezes que acolheu um amigo ao invés de julgar. Se a sua riqueza fosse definida pelas vezes que riu de si mesmo e sentiu a barriga doer de tanto gargalhar. Se a sua riqueza fosse definida pela quantidade de vezes que perdoou, principalmente a si mesma. Se a sua riqueza fosse definida pelas vezes que seus olhos brilharam diante da poesia da vida. Se sua riqueza fosse definida pela quantidade de suspiros, de olhares de amor, de gestos de paz, de atitudes de respeito que teve. Se a sua riqueza fosse definida pela gratidão às incontáveis preciosidades que você não precisa pagar para ter. Se a sua riqueza fosse definida pela saúde que você e sua família desfruta. Se a sua riqueza fosse definida pela sua superação de limites, pelas suas conquistas e vitórias independente de serem grandes ou não. Se sua riqueza fosse definida pelo bem que você fez ao próximo e por todas as vezes que se negou a compactuar com a injustiça. Se a sua riqueza fosse definida pela saudade que as pessoas que passam por sua vida levam, pelas pegadas de luz que deixa em seu caminho não pelo oposto disso tudo, você seria uma pessoa pobre ou rica?

Inserida por ednafrigato

⁠A triste realidade da corrupção se revela cruelmente quando uma minoria detém vastas fortunas enquanto milhões sobrevivem com migalhas, lutando diariamente contra a fome, a falta de educação e a ausência de cuidados de saúde. É um mundo onde o poder está concentrado nas mãos de poucos, deixando a grande massa à mercê da miséria e da desesperança.

Inserida por ericalexdelsin

⁠Todo reinado será pobre quando o seu povo vive na mais absoluta miséria, mas são opulentos seus governantes, magistrados e políticos. Todavia, muito rico é o reino onde seu povo é rico e seus governantes, magistrados e políticos, recebem justa remuneração pelos bons serviços que prestam ao seu reino e a seu povo.

Inserida por MauricioCCantelli

⁠O verdadeiro mendigo é aquele que perdeu a capacidade de amar, de sentir paz, de sentir Deus no coração. Mendicância verdadeira é a falta de autoconhecimento, é não sentir-se parte do todo, é não andar de acordo com as leis da vida, é não ter a sabedoria como companheira, é esquecer que a leveza é a sensação inadiável, é saber que nada aqui nos pertence. A verdadeira riqueza se encontra aqui dentro de nós.

Inserida por AlquimiaPsi

⁠Gastar milhões em festas em municípios pequenos e pobres, que sobrevivem de FPM e com tantas carências e deficiências em seus serviços essenciais públicos - é tripudiar das dores do povo e suas necessidades básicas. É descaso com a coisa pública e irresponsabilidade administrativa em seu grau mais elevado. Comemorem os loucos. Eu, não.

Inserida por ElmarNeto

O homem moderno crê experimentalmente ora neste, ora ⁠naquele valor, para depois abandoná-lo; o círculo de valores superados e abandonados está sempre se ampliando; cada vez mais é possível perceber o vazio e a pobreza de valores; o movimento é irrefreável. (...) A história que estou relatando é a dos dois próximos séculos.

Friedrich Nietzsche
Fragmentos Póstumos apud REALE, G. O saber dos antigos. Terapia para os tempos atuais. São Paulo: Loyola, 1999, p.7.
...Mais
Inserida por malhoudo

Amor, sobretudo entre homem e mulher, é quando é concedido participar um pouco mais. Poucos querem o amor verdadeiro, porque o amor é a grande desilusão de tudo o mais. E poucos suportam perder todas as outras ilusões. Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor. E não é prêmio, por isso não envaidece.

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica Atualidade do ovo e da galinha (II).

...Mais
Inserida por pensador