Texto sobre o Passado

Cerca de 4397 texto sobre o Passado

Vamos tentar entender os conceitos da Páscoa,
e a diferença em como era no passado, e como
está sendo vivida no presente.
Vamos aproveitar que está chegando, e assim
não custa deixar um lembrete do real significado da Páscoa...
Osculos e amplexos

VAMOS ENTENDER O REAL SIGNIFICADO DA PÁSCOA
Marcial Salaverry

Na verdade, parece ser meio desgradável falar nisso, mas as atribulações da chamada "vida moderna", e a grande capacidade de marketing, conseguiram transformar a outrora tradição da Páscoa, num dia eminentemente comercial, e assim, a Páscoa transformou-se, de uma festividade religiosa, para um feriado comercial.

Para tirar a dúvida, basta perguntar a qualquer criança o que é a Páscoa, e com certeza, de cada 10, pelo menos 12 saberão dizer que é o dia de ganhar presentes, e, principalmente, dia de comer muito, mas muito chocolate, possivelmente até conseguir uma bela dor de barriga, e dessa maneira, as antigas tradições a respeito da Páscoa estão sendo pouco a pouco esquecidas.
As famílias mais se preocupam com o Almoço de Páscoa, do que com o real significado da data.

Na verdade, ao invés de comer e beber tudo o que tem direito, e mais alguma coisa, deveriam aproveitar a reunião familiar para acertar diferenças porventura existentes, procurar no real significado da Páscoa, a meditação, o diálogo em paz. E, principalmente, a harmonia e o perdão, pregados por Cristo.

Atualmente o comércio conseguiu transformar TAMBÉM a Páscoa numa festa comercial. Estimula-se a troca de presentes. Por que troca de presentes na Páscoa? Na verdade, para se comemorar a Ressurreição, o importante seria procurar a Paz, o Amor, a Amizade, a Confraternização, o Perdão, jamais a comilança desenfreada, e a troca de presentes, eis que com essa idéia comercial, mais se acentuam as diferenças sociais, contrariando os reais preceitos cristãos.

Lembrar o que realmente vem a ser a Semana Santa não deve ser necessário, já que todos devem, pelo menos conhecer a saga do martírio de Jesus e sua Ressurreição, apenas o que se pode lamentar é o esquecimento das reais tradições e a consequente transformação em mais um feriado comercial, portanto, seria necessário que se fizesse uma reconscientização do verdadeiro significado dessa data.

Não haveria a necessidade de se abandonar os novos conceitos que já estão muito arraigados. Mas que apenas nos voltássemos um pouco mais para os verdadeiros significados da data, que procurássemos pensar mais no espírito do que na matéria, e que pelo menos agora, na Páscoa, fizéssemos uma tentativa de atingir os ideais de Paz, Amor, Compreensão e, principalmente, Perdão.

Claro que não é somente na Páscoa que devemos ter esses pensamentos. Eles deveriam fazer parte de nosso dia a dia. Mas da maneira como o mundo se apresenta, isso é pura utopia. Em tese, a Páscoa poderia ser um pretexto para que ao menos se falasse nisso.

O mundo inteiro está em pé de guerra. Se não é guerra fratricida entre irmãos de raça, é guerra religiosa (é o cúmulo, guerreia-se em nome de Deus). Ou então é guerra nas cidades, (com a violência das ruas, vive-se em pé de guerra). Em nosso dia a dia, estamos sempre assistindo cenas de uma violência inaudita. Ultimamente, a maldade humana tem se esmerado em demonstrações de autêntica barbárie...
Enfim, assim caminha a humanidade, querendo apressar seu fim...

Pelo menos, então, no recesso de nossos lares, vamos procurar essa comunhão espiritual, ao menos nestes dias, procuremos esquecer a violência externa, e, com muita paz no coração, vamos fazer vibrações de amor para todos.
Convoco os amigos e amigas internautas a um aperto de mãos simbólico. Imaginemos ouvir a música de Lennon, e com muito Amor, muita Paz no coração, prestemos nossa homenagem a Jesus.
E com esse ideal em meu coração, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA, e que esta Páscoa possa ser o símbolo de um renascimento de humanidade...
Podemos nos lembrar durante todo este ano, procurando fixar bem em nosso coração essa idéia de LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR, algo extremamente necessário para viver bem...Pelo menos tentar podemos...

Inserida por Marcial1Salaverry

Inspiro no passado e expiro no futu... não, no passado também!
O futuro não existe.
O tempo está limitado pela sensação de um suposto presente...
que acabou de passar!
O presente não existe.
A cada instante, sou apenas o resultado de um passado assimilado
e insistente.
Permito-me conceber um futuro e me concedo um presente.
Mas, ao abrir esse presente, lá encontro o passado, eternamente.
Estranhamente, a vida acontece dentro do presente, ainda embalado.
O passado são apenas as memórias dos presentes que abri.
O futuro será consequência, quando se transformar em passado.
E foi o passado certamente a causa, mesmo sendo a consequência...
O que é fato é que o ato que causa a consequência vive no presente,
eternamente.

Inserida por SandraBoveto

Sede de viver sede de pensar
O passado nos faz acordar
E regressar para as velhas montanhas
E para os corcovado das emoções

Afinal somos curvos como chuva das monções
Somos delimitados como sede que não se mata
Como um vôo sem pouso
Somos um destino sem fim e um fim sem começo

E é isso que nós amedronta
Nem sempre sabemos o que somos
Mas descobrir pode tirar o sentido
Da vida, dos contos de fada

Somo júrias de paz
Razão do raio que causa chamas
E da dor que aquece nossos nervos

Mas ainda não sabemos o calor da nossa essência
O sabor de tal efervescência
Que arrepia e mata cada fio de cabelo
Afinal o que somos?

Senão passos que morrem cada vez mais
A cada dia
Somos a doença que nos torna fracos
Mas somos a cura que nos faz renascer
Somos a sombra de toda ignorância
Mas somos o fruto do pensar e crescer.

Somos as histórias perdidas
Somos sonhos realizados
E nem toda a esperança dos poetas
Pode hibernar nossos instintos

A humanidade que se perde
Encontra o novo cada vez mais longe
Vai e faz o grito da fúria
Rogue e torture todos os teus medos

Mas são os medos que nos fazem ir em frente
São os medos que criam as coragens
E os covardes não sentem medo
Ou o sentem demais.

Cale-se, enriqueça-te dos seios dos rios
Atravesse os mares com teus dedos
Sussurre no ouvido da flor
Faça júrias de fé
Ou injúrias de amor
Mas não esqueça de quem é.

Inserida por davi_de_jesus

RETROSPECTIVA

Em meio ao desespero só desejava voltar ao passado e acertar, mas não posso, pois ele já não existe mais. Tudo é tão evidente, tenho certeza, posso ver sentir que já consegui.
Minha cabeça dói e não quero fazer nada a não ser esperar. Nunca duvidei, nem se quer por um instante que a conquista é minha, porém agora preciso ter fé. Não em mim, pois sou a única em quem posso confiar, mas naquele que é o responsável pelo o que sou. Sempre fui convicta que existem sim, pessoas melhores. Costumam dizer que: “todos são iguais”. Bendito paradoxo que me mantém na razão a qual me orgulho.
Meus olhos se abriram e me levantei da inércia que havia me tomado por minutos, num ser que abomino: “os fracos”. Um dia me perguntaram, qual era o meu maior temor e lhe respondi: Sentir medo. Expliquei que se sentir impotente me afasta do que sou, por isso, antes que esse mal me aflija, eu me levanto faço o que tiver que fazer, desde que os meus princípios não se percam e olho para o céu, meu reflexo no espelho é o motivo pelo qual o admiro.

Inserida por EmilyBertoli

Becos sem saída

A vida nos impõe certas coisas desde o século passado, desde que o mundo é mundo, desde o tempo em que a disciplina lá de casa era a peia.
A sociedade nos diz que é triste viver sozinho, que não é legal viver num quartinho simples e cheio de livros, que o mundo é mais amplo e que as alternativas, as melhores alternativas é tudo que envolve grana, riqueza, família feliz e amamentação, nessa última parte eu concordo.
A gente vai vivendo a vida depressa demais, a gente se pergunta se tem tempo para se acalmar, curar as feridas abertas, surpreender a si mesma. Às vezes tudo parece nublado, tudo é muito eterno para um mundo de passagem, a gente não precisa viver como outras pessoas, a gente pode e deve aceitar nossas falhas e limitações, a gente pode melhorar e até gostar da nossa trajetória.
Nossa história é única nessa terra, a gente não pode ter uma vida como se fosse viver eternamente, temos que encaixar felicidade mesmo que não esteja mar de rosa, temos que ter plenitude sem dinheiro, segurança sem um amor, aprender as lições que a vida nos oferece sem a dor da existência.
Quando há dúvidas... precisamos seguir, quando há conflitos... precisamos seguir, quando de repente a gente recebe um e-mail dizendo: 'olha, não dá mais'... precisamos seguir, quando não tenho dinheiro para a matrícula na academia de ginástica... precisamos seguir.
A gente vai achando relacionamentos ruins como essenciais, a gente quer reconquistar de qualquer jeito porque no fundo achamos que a culpa foi nossa, a gente larga emprego, muda de ramo, desiste fácil de tudo que sonhou a vida inteira para que ele volte.
Quando percebi o beco sem saída, dei meia volta, ele não tem saída para frente, mas tem saída para trás. Adaptei-me exclusivamente a minha própria companhia, resolvi viajar por vinte dias, conheci lugares e pessoas geniais, controlei minha ansiedade de estar longe de casa e dos bichos.
Eu me sentia mais culta e mais vivida, eu estava falando mais alto que de costume, ele nem se importou, nem deu sinal de vida, nem se incomodou com as minhas fotos realmente felizes no instagram.
Sempre que alguma coisa ruim me acontece: corto o cabelo, é tão fácil mudar estilo, dar uma repaginada no visual, se achar linda e pronta para outra, essa parte de pronta para outra eu apertei no pause, vamos esperar um pouquinho, não sou tão forte quanto as minhas palavras acham que sou.
O tempo passou, um belo dia eu acordei me sentindo bonita, entendida que nascemos e morremos sós, depois de tantos natais, depois de conhecer novas maneiras de ser feliz, aprendi a me amar, passei a compreender meu mundo, minhas falhas, a importância das dores, aprendi a chorar e respeitar meu espaço, minha vida, meu eu.
Talvez eu diga o que já disse antes, talvez tenha vencido a ilusão, talvez o amor me aperfeiçoe, talvez o raio de sol que tanto eu aprecie entre pela fresta da janela, ilumine o que tiver que iluminar e basta isso para que eu possa diminuir a distância do discernimento que ninguém é feliz o tempo todo, que cada dia é um recomeço.

Inserida por Arcise

Páscoa libertação.

Voltemos ao passado
recordemos a presença de Jesus,
e suas palavras de perdão e
amor ao próximo.
Desta maneira, vamos libertar
essa velha criatura que em nós habita,
e nos renovarmos, fazendo nascer
um novo homem, e seu novo caminhar.
Comemoremos a Páscoa,
não a dos ovos de chocolate, mas a da
liberdade interna, a do surgimento de
uma nova criatura, transformada
interiormente em um ser que valoriza mais a vida,
e tem a certeza da imortalidade do seu espírito

Roldão Aires

Membro da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

A vida tem seus propósitos

A vida é cheia de altos e baixos, erros e acertos, presente, passado e futuro, cada um com um propósito no alto você chega quando consegue realizar todos os seus objetivos sem precisar passar por cima de ninguém, no baixo é da onde todos nós começamos​ e poucos saem, no passado é onde as memorias ficam guardadas, no presente é onde aprendemos com as memorias passadas para que os erros do passado não seja cometidos no futuro, nesse momento vivo o presente com um peso do passado que vai durar por um tempo no meu futuro, onde terei que começar novamente de baixo para quando chegar no alto ter você ao meu lado para juntas comemorarmos aquela amizade que foi danificada no passado. Te adoro muito nega chata e Linda. E não vou desistir dá sua amizade porque sei que vale a pena e é isso que não me deixa desistir de você.

Inserida por SimoneFranca

AH PRIMEIRA TELA

Paixão ah primeira tela
se fosse ontem... Lá no passado
seria amor, ao primeiro olhar
... Olhar que desencadearia,
o infinito de amor dobrado.

Mas hoje...
Nessa hera da computação
a paixão vem pela tela
aquele primeiro olhar ao vídeo
um Crick um ampliar
é o amp's de um grande amar.

Antonio Montes

Inserida por Amontesfnunes

Tato.
Quem sabe um dia, após toda a tempestade ter passado, quando não puderem ouvir mais minha voz e nem verem mais meu corpo, quando somente o misto de tristeza e saudade permanecer em seus corações, se realmente sentirem algo pelo que eu representei, dali para frente todas as questões levantadas não mais serão respondidas, pois o que vocês deveriam ter entendido até ali, não se revelou por sua inteira ignorância e falta de tato emocional!

Inserida por Samirsjs

Olhando pelo retrovisor da minha vida, eu vejo o meu passado ficando para trás. Sigo em frente percorrendo a estrada rumo ao desconhecido, sem GPS ou placas que indiquem para onde estou indo.
Não tenho em minhas mãos o volante desse veículo, nem ao menos sei aonde fica o freio de mão para pará-lo.
Não importa em qual direção eu siga, seja para esquerda ou seja para a direita, a direção sempre será a mesma, para a frente; pois esse veículo não possui marcha à ré e a estrada não tem retorno ou uma rotatória, para que eu venha a andar em círculos.
Nessa estrada do destino existem buracos, subidas e ladeiras, pelo qual o veículo da vida passa sem parar ou reduzir a velocidade de seus segundos.

Inserida por EternoRomantico

Seguir enfrente e nunca parar, olhando para o futuro e não largando meu passado essência, coração voltando a bater, tudo de ruim apagado, essa sou eu e ninguém na terra pode me mudar.
Devo tudo a Deus, observo as estrelas, me amo mais ainda me importo com todos ao meu redor, sou humana choro, sangro e sorrio, sou alma amor e sinto raiva, sou essência da terra, do fogo, da água e do ar, sou tudo, sou a vida.

Inserida por NFKapone

O que define as leis da vida é complexo, a busca pelo amanhã e a regressão ao passado, corroem o presente, esse conflito entre momentos torna-se um ciclo vicioso, aquilo que te fez rir, também pode te fazer chorar, o limite entre a tristeza e a felicidade é uma linha tênue, o que seria tudo afinal ?
a não ser uma série de coisas em sua mente, os extremos são coexistentes, a vida é um aprendizado para um algo maior.

Inserida por Marioolavo

JOGO CHULO

Isso, como é bem demonstrado nas atitudes e frieza de comportamento, é passado e ninguém por aí tem o interesse de modificar; está muito pro 'deixa estar, preciso remoer as más lembranças do não ocorrido mas muito difamado'.
Nada mais posso fazer do que já foi feito e conseguido. Se o melhor é fantasiar pra viver mais confortávelmente, no socialmente correto, que assim seja.
A ingratidão e descaso sempre fizeram parte deste jogo inventado e chulo.

Inserida por SoninhaBB

Da janela relembro e vivo
Do passado trago dias
Jogo na cama...
Escrevo letras
Canto
Vejo fotos, revivo fatos.
No caminho que já fui
Volto
E sinto...
O que perdi
O que busquei
O que não tive, nem encontrei...
Tudo longe
Distante, já nem sei
Se ainda sou, se serei !
Tardes
Versos, vinhos...
Vou, sigo caminhos !
Um olhar
Risos dados
Em vão.
Coraçao sofrido
Doído
Sem juízo.
Tudo perdido
Não vivido...
Jogado ao chão !

Inserida por LeoniaTeixeira

As vozes de meu silêncio...


Meu silêncio é tomado de vozes
Algumas se dão a refletir o passado
O presente e até o que pode reservar o futuro
Vagam, divagam, cantam, sorriem e choram


No meu silêncio é que encontro tempo
De me ouvir e pensar no que fui, no que fiz
Pelos amigos, pelos desconhecidos
Por infelizes que desejei-os vê-los felizes


O silêncio que me vem
É o mesmo que a todos toma
Não sei quanto ao outros
Mas o meu é dado aos reclames


A cada tempo passado em silêncio
A paz que há em mim se incomoda
Com os mil penares falantes febris
Ao que os escuta atento e junto lamenta


Não reconheço todas as vozes
Que preenchem meu silêncio
Mas, se nele estão, há de haver razões
Então, as ouço, em meio às orações

Inserida por mucio_bruck

►Confiança

No passado eu me dei mal por confiar em alguém
Então o sofrimento me ensinou a não confiar em ninguém
Mas isso não significa que devo me esconder,
Devo fazer o que me faz sentir bem
Eu ainda tenho muito o que viver, muito o que aprender
Não posso me isolar sempre quando alguém me magoar
Posso chorar, tentar aceitar, mas não posso me distanciar
Esse tipo de ação a longo prazo vai me afetar
No presente pode se apresentar como algo sem muita importância
Mas depois terá uma relevância inimaginável.

Eu me magoei muito, eu contei muito
E infelizmente foi um grande descuido
Acreditei cegamente na frase "Eu te ajudo"
Mas as consequências surgiram no futuro
E agora sou perseguido, e estou profundamente arrependido
Cheguei uma vez em um ponto de estar quase desistindo
E encarar o meu erro todo dia, como um preso detido refletindo seu delito
Hoje só consigo pensar em como fui facilmente iludido.

Recentemente escutei que devo confiar apenas em mim
Discordo, pois as vezes eu mesmo me perco
Mas não há quem diga que existe outro jeito,
Então leio meus erros logo após escrevê-los em forma de textos.

Confiei, fui idiota?
Hoje? Nada mudou, ainda abro minha porta.

Inserida por AteopPensador

A vida
O passado e um filme
Que mostra a vida real
E assim presume
Passado e presente leal

A beleza da vida
E o bem mais precioso
Não é beleza física
Ser feliz é um bem valioso

A vida vista de dentro
E uma tragédia
Pra outros e uma comedia
Quando da vida não me lembro

Aprender a sorrir com a vida
Pra mostrar mesmo a você
Que apesar da lida
Você e muito mais doce

Inserida por eli_ferreira

Dedo

Com a ponta do dedo Jesus escreveu no chão diante de uma multidão. No passado muitos homens desenharam na terra mapas, caminhos, escreveram nomes, deram aulas e outras coisas. Sempre serviu para apoiar, pegar, tocar, apresentar ou apontar algo. Atualmente o dedo tem uma importância fundamental com a tecnologia um exemplo, é o celular você pode com um simples toque ligar para pessoas, copiar um texto, colar, bater fotos e enviar, remeter mensagens e documentos.

Com esse mesmo órgão pode ligar aparelhos e navegar pelo mundo virtual, pesquisando, depositando dinheiro e vendo contas. Outro exemplo, em caixas eletrônicos por meio das digitais ou teclando fazendo depósitos, pagando faturas e retirando valores; sem falar no momento de saldar as despesas em estabelecimentos com os cartões de créditos que você precisa digitar. Hoje tudo isto é fato. Há 50 anos quem imaginaria que essas coisas poderiam ser feitas nos dias atuais? E que nas próximas décadas ele poderá fazer mais?

Inserida por EliasTorres

Falo tudo o que sinto sem magoas do passado...
Por mais que sinta um grande amor... tudo o que sinto é um grande amor.
Não importa o que seja não importa que meras palavras não te digam nada....
Mesmo que não vejas digo-te aqui no presente para que no futuro me lembre o que disse, mesmo que a minha mente esteja embriagada com vinho, com whisky com rum porque eu, somente sóbrio não te consigo dizer....
Posso ter dado 100 mas queria ter dado 1000, porque por amor fazemos tudo e fazia novamente tudo igual por ti.
Não preciso que gostem só preciso de me exprimir para deitar para fora a angustia de querer e não poder ter...
Sinto-me um franco por ter saído, por ter sido derrotado por ter deixado morrer um sonho que para mim tinha mais do que apenas ilustrações...
Mesmo que a tristeza seja a felicidade de outros, sinto-me triste mas ao mesmo tempo sinto-me feliz por saber que o que sinto é verdadeiro e que o melhor sou eu porque sou verdadeiro e porque o meu olhar não tem amantes.
Escolhemos por vezes caminhos que não queremos, e mesmo nesses caminhos olhamos para trás para vermos se somos acompanhados ou se seguimos sozinhos.
Podem perguntar então se não querias porque escolheste assim??
Porque por vezes como qualquer ser humano dizemos coisas que não queremos coisas do momento...
Mas quando dizemos, talvez magoe... talvez seja a primeira e a ultima coisa que dizemos e não passa mais dai.
Se eu pudesse ter uma chance, se eu pudesse ser um pouco mais do que isto seria mais que uma palavra, secava as lágrimas que eu não sequei
mudava as respostas que quando querias e eu não dei eu sei que vales mais e é esse mais que ainda procuro não sei se o tenho mas mantenho esperanças no futuro.

Inserida por NunoBak

Trago em minh'alma
um passado frio e dolorido
de muitos espinhos
gemidos e saudades
Arrepios eram meus silêncios
ansiando felicidade.

Cacos quebrados
Tecidos descosturados
Pés machucados
Olhos tristes
Viço enfraquecido
Dias solitários ...

Mas nem por isso
me permiti ao infame
descompasso
Me aprumei
Me libertei
Me reassumi
Me vesti de fortaleza...

Por mais que o passado
me ponha num mar de desalinho
Meu coração não é menino
E não anseia mais
vagar por entre correnteza,
Mesmo o tempo
por vezes sendo tão arredio ....
Aqui eu mando!

E se quer saber?
Hoje subo
danço
e encanto com alma de borboleta .

Inserida por Paulamonteiro