Texto sobre o Passado

Cerca de 4397 texto sobre o Passado

Dia frio já passado
Agora tardinha aqui no sul
As galinhas do terreiro empoleiradas
Fraquinha no horizonte a lua que conhece minha história
Dá o primeiro ar da graça, linda e leve
Um silencio absurdo
Aqui longe, bem longe observando as rodinhas de chimarrão
A cuia vai e volta no trocar das mãos
Risos e conversas ao vento
Enrolado até o pescoço divago nas lembranças
Saudade dos tempos de ciranda
Pique esconde e outras brincadeiras mais
Na distancia desse tempo ficou o que era bom
Ficou o que era doce
Sentindo o sabor da esperança
Vendo a alegria das crianças
Juntinhas cantando , rodando e sonhando...

Inserida por Jherecardoso

Ano passado, na festa de despedida de uma amiga, ouvia calada e com atenção seu dolorido discurso sobre o quanto ela se preocupava com a decisão de ir embora. Dizia se preocupar com a saudade antecipada da família, com a tristeza em deixar um amor pra trás e com a dor de se afastar dos amigos. Ela iria embora para Londres com tantas incertezas sobre cá e lá, que o intercâmbio mais parecia uma sentença ao exílio.

Dentre dicas e conselhos reconfortantes de outras amigas, lembro-me de interromper a discussão de forma mais fria e prática do que gostaria:

“Quando você estiver dentro daquele avião, olhar pra baixo e ver todas estas dúvidas e desculpas do tamanho de formigas, voltamos a falar. E você vai entrar naquele avião, nem que eu mesma te coloque nele.”

Ela engoliu seco e balançou a cabeça afirmativa.

Penso que na época poderia ter adoçado o conselho. Mas fato é que a minha certeza era irredutível, tudo que ela precisava era perspectiva. Olhar a situação de outro ângulo, de cima, e ver seus dilemas e problemas como quem olha o mundo de um avião. Óbvio, eu não tirei essa experiência da cartola. Eu, como ela, já havia sido a garota atormentada pelas dúvidas de partir, deixando tudo pra trás rumo ao desconhecido. Hoje sei que o medo nada mais era do que fruto da minha (nossa) obsessão em medir ações e ser assertiva. E foi só com o tempo e com as chances que me dei que descobri que não há nada mais libertador e esclarecedor do que o bom e velho tiro no escuro.

Hoje a minha amiga não tem mais dúvida. Celebra a vida que ela criou pra ela mesma lá na terra da rainha, onde eu mesma descobri tanto sobre minha própria realeza. Ironicamente – e também assim como eu – ela aprendeu que é preciso (e vai querer) muitas vezes uma certa distancia do ninho. Aprendeu que nem todo amor arrebatador é amor pra vida inteira. Que os amigos, aqueles de verdade, podem até estar longe, mas nunca distantes. Hoje ela chama o antigo exílio de lar, e adora pegar um avião rumo ao desconhecido. Outras, como eu, e como ela, fizeram o mesmo. Todas entenderam que era preciso ir embora.

É preciso ir embora.

Ir embora é importante para que você entenda que você não é tão importante assim, que a vida segue, com ou sem você por perto. Pessoas nascem, morrem, casam, separam e resolvem os problemas que antes você acreditava só você resolver. É chocante e libertador – ninguém precisa de você pra seguir vivendo. Nem sua mãe, nem seu pai, nem seu ex-patrão, nem sua pegada, nem ninguém. Parece besteira, mas a maioria de nós tem uma noção bem distorcida da importância do próprio umbigo – novidade para quem sofre deste mal: ninguém é insubstituível ou imprescindível. Lide com isso.

É preciso ir embora.

Ir embora é importante para que você veja que você é muito importante sim! Seja por 2 minutos, seja por 2 anos, quem sente sua falta não sente menos ou mais porque você foi embora – apenas sente por mais tempo! O sentimento não muda. Algumas pessoas nunca vão esquecer do seu aniversario, você estando aqui ou na Austrália. Esse papo de “que saudades de você, vamos nos ver uma hora” é politicagem. Quem sente sua falta vai sempre sentir e agir. E não se preocupe, pois o filtro é natural. Vai ter sempre aquele seleto e especial grupo que vai terminar a frase “Que saudade de você…” com “por isso tô te mandando esse áudio”; ou “porque tá tocando a nossa música” ou “então comprei uma passagem” ou ainda “desce agora que tô passando aí”.

Então vá embora. Vá embora do trabalho que te atormenta. Daquela relação que você sabe não vai dar certo. Vá embora “da galera” que está presente quando convém. Vá embora da casa dos teus pais. Do teu país. Da sala. Vá embora. Por minutos, por anos ou pra vida. Se ausente, nem que seja pra encontrar com você mesmo. Quanto voltar – e se voltar – vai ver as coisas de outra perspectiva, lá de cima do avião.

As desculpas e pré-ocupações sempre vão existir. Basta você decidir encarar as mesmas como elas realmente são – do tamanho de formigas.

Inserida por JacqueLobo

REVIRANDO UM PASSADO


Não me sinto uma poetisa
Mais gosto de escrever tudo o que sinto
Mesmo sem rima, só depende do clima
Já pensei que estava apaixonada pelo poeta
E na realidade me apaixonei pelos poemas
Os poemas mexiam comigo
Quando os lia saia fora de mim
Voava me imaginando em cada poema
E o poeta continuava
Poetando aqui, poetando ali
E quando percebia alguém apaixonada
Voava poetando em outras paisagens
Seus poemas a todas ele dedicou
Mais seu coração a nenhuma ele deixou
Poeta e poetisa não mentem
Apenas escrevem o que sentem
LáFeOli

Inserida por LaFeOli

Uma vez me disseram que quem vive de passado é museu,as vezes as pessoas também vivem de passado...mas isso não quer dizer que elas são um museu,elas só tem que aceitar o que acabou.
Isso já aconteceu comigo,um fantasma do passado voltou na minha vida vivendo totalmente no que já acabou a tempo.

Inserida por cozza-viihh

Se passado fosse bom seria presente,foi você quem desistiu de tudo? Não se apegue ao passado,ele é bom mas as vezes destrói,uma pessoa presa ao passado é incapaz de viver o futuro que o aguarda.
Fria? Rude? Grossa? Foi por decepção que ela se tornou isso,sua culpa...Você fez promessas a ela,ela boba acreditou e você só apenas iludiu ela,uma hora você será iludido igual iludiu ela.
Ela não vinga,mas quer viver o suficiente para ver você iludido,aprenda uma coisa...Mulher machucada é capaz de tudo.
Seu sorriso me alucina,só de lembrar dele eu sorrio...Você voltou depois de 4 anos e porque? Que motivo você voltou? Acho que sou incapaz de entender mas seus amigos estão me irritando...sabe eu não sou sua "mina" talvez eu fui,mas não sou mais então...cala seus amigos ou eu mesma calo.

Inserida por cozza-viihh

Cura...

É difícil se isolar do passado sem com ele se reconciliar, seguir adiante carregando densas lembranças, muitas das vezes registradas de formas equivocadas em função da idade, da inexperiência ou do medo, beira à impossibilidade, ainda que inconscientemente.
Algumas pessoas (nós mesmos) e suas ações, permanecem em nosso íntimo e teimam em reclamar quando pensamos tê-las esquecido.
Ainda que difícil, quase insuportável, remexer em feridas ainda abertas é uma forma de cura, isso só é possível quando nos dispusermos a admitir que é preciso parar, voltar para poder seguir adiante, mais confiantes e seguros, sem medo de errar.

Inserida por pauloafonsobarros57

Pedaços da minha vida...

Olho-me no espelho... O tempo passou..
A juventude ficou no passado... As rugas teimam
Em riscar a minha pele...
Só meu coração permanece jovem... Apaixonado
Criança...
Lembro-me dos dias de minha infância...

Mas mesmo assim ainda sou eu... Esta figura
Que me parece encantada ao lembrar felizes dias
De uma juventude perdida!

Pedaços de minha vida que
As lembranças machucam... E não me deixam respirar...
Está tudo numa névoa... Meus dias de primavera
E mesmo assim doem demais em meu peito... E trás esta gota
Ardente...Teimosa no canto do meu olhar...

O passado é uma musica... Uma canção...
Que adoraria poder canta-la em versos qual a melodia que escuto
Com tanta emoção...!

Agora sou apenas a poesia que escrevo...ou talvez a saudade
De dias tão felizes que tive!

Inserida por celinavasques

Deus faz nova todas as coisas!

Sim, é importante olhar para o passado para aprendermos com nossos erros e acertos, mas mais importante ainda é não viver no passado.

O passado passou e Deus te deu o hoje como presente!

Você está pronto para uma nova caminhada, para uma nova história!

Olhe para trás, aprenda, e por favor NÃO COMETA OS MESMOS ERROS!

Inserida por FeQueCre

Decidiu não mais se sentir só.
Jogou ao vento as cinzas do passado,
Tirou o pó dos sentimentos mortos,
Tirou da bolsa a maquiagem em forma de sorrisos,
Alimentou-se de amor próprio,
Caminhou sem deixar de perceber belezas em volta,
Cabeça erguida,
Olhos atentos.
Resolveu não se deixar jogada,
Resolveu ser mais atenta a ela mesma,
Se criticou menos,
Se elogiou mais,
Descobriu que o q diziam,
Não era por obrigação o que ela deveria ser.
Caminhou, e, apesar das pedras,
Carregava não mais o peso dos outros,
Mas sim, a esperança ,
de um dia enfim,
poder voar

Inserida por MARCELOVICO

as vezes, coisas do passado veem ao futuro para tentar nos derrubar.
mas mostramos a elas que somos mais fortes e com dificuldades vamos superar.
com determinação e força vamos a diante.
e nossa vida será lapidada como um diamante.
porque o amor é assim:
quanto mais um casal se ama mais inveja se levantam para ver o relacionamento chegar ao fim.
mas lutam em vão
pois com o poder do amor, todas barreiras e dificuldades veem ao chão.....

Inserida por henrriquep

Eu vou carregando meu fardo e agradecendo a Deus a força que me rege. Por vezes retrocedo ao passado e em meio as minhas reflexões, percebo que a mágoa entristece o coração
e que as pessoas nos magoam com a nossa permissão. Deveras a falta de amor próprio causa inércia, não medimos a doação mesmo machucando o nosso coração.

Inserida por RoselyAndreassa

Eu vejo o passado como um senhorzinho que chega devagarinho , questionando e ponderando sobre os aprendizados por nos vivênciados. As lembranças que chegam da nossa infância a liberdade era presente nos pés descalços e nas roupas surradas. Mesmo com poucos brinquedos dava-se um jeito para o entretenimento. Hoje somos crianças crescidas, birrentas e descontentes com a vida, correndo atrás da felicidade, por vezes enaltecendo a vaidade. Felicidade é um estado de espírito, é a fraternidade e doação.O amor na simplicidade, a
.gratidão pela benção da vida, a alegria de viver.

Inserida por RoselyAndreassa

Lembre do passado e pense no futuro!
É a vida é cheia de surpresas, no entanto, o passado é uma das coisas que afeta muito o futuro, pois se algo bom te aconteceu no passado, o bom é você lembrar, e ter sempre por perto aquilo que te fez tão bem.
Mas se algo te feriu, te entristeceu, a questão é, lembrar ou esquecer?
Na verdade lembrar do passado é algo importante, pois se os erros estavam sobre nós, devemos concerta cada um, para poder pensar no futuro, pois não podemos deixar um erro do passado estragar o nosso futuro.
Lembre-se, se erramos lá atrás,
Deus nos corrige, para podermos enfrentar as viradas da vida!

Inserida por tarcisio29custodio

O Tempo

Lembre-se o tempo nada apaga, mas Deus alivia a dor do passado!
O tempo não muda sua história, mas Deus transforma suas lutas Todas em Vitórias!
Lembre-se não é só simplesmente com o tempo que você aprende, mas é Deus que te ensina!
Pois haverá um tempo para todas as coisas, disso é certo, mas o tempo de ser feliz é com Deus, porque na verdade o tempo é Deus!
Sem Deus não há tempo, então seja sábio, e lembre-se, quando for pensar em resolver as coisas no tempo, pense primeiro, o seu tempo é Deus!

Inserida por tarcisio29custodio

Libertação

Disputo o portal estreito
com um passado rejeito
que insiste em me acompanhar.
Consegui soltar as algemas
que os teus estratagemas,
com atitudes pequenas
me fizeram suportar.
Penei por anos e anos,
sofri muitos desenganos…

Agora tenho outros planos,
não posso te carregar!

Inserida por deniseavila

Eu viajo no tempo , passado , presente, futuro em um só lugar ..
Eu estou distante , onde ninguém pode me encontrar..
Eu quero você do meu lado para me acompanhar, e descobrimos que juntos conseguimos suportar toda essa dor que a vida nos dá.
Mas isso é passageiro sei que vai passar...
E eu sei que é sim, ao seu lado que eu quero e sempre quis estar.

Inserida por Rafylla

DESPERTANDO

De repente, você desperta e é levada ao passado! Hoje estou profundamente saudosa! Com certeza os acontecimentos fizeram isso comigo! Vivi cada década de minha vida, com toda a força e impulso que ela exigia..de mim! Os riscos eram medidos com a capacidade que eu tinha de enfrentar! Confesso que deixei de aproveitar situações por puro comodismo; outras, por não ter espírito aventureiro! Arrependimento? Nem pensar...apenas, cautelosa demais! Custava abrir mão do meu "eu", da maneira como eu queria as coisas! Adorava três detalhes que ajudaram a dosar a mulher que sou hoje: Beleza, Elegância e.. Glamour! Seria muito bom se fossem obrigatórios! Futilidade? Não! Apenas acessórios de remate para uma base já existente de bons valores e obrigatórios princípios! Apenas, o saber usar e aplicar sem maiores danos! Simples assim.. pode acreditar!

Inserida por SoninhaBB

Alegrias
Que vivem no passado
São simplesmente
Alegrias tardias
São coisas que a gente não via
Sentia sem sentir
o dia que passa
Simples assim
Não as víamos reluzindo
Enquanto nos sorriam
À luz de cada dia
Alegrias futuras
Não passam de esperança
É confiar em receber uma graça
É não viver a alegria deste dia
Alegrias presentes
Estas sim
Essas são felicidade pura
Alegrar se com o dia que corre
É colher fruta madura
Ser feliz é compreender
Que nem sempre o infeliz
É aquele que morre

Inserida por edsonricardopaiva

Que sois o tempo sois vós apenas...
Sois apenas a dor então sois o passado.
E assim como uma espécie raramente ocorre.
Em alguns casos no futuro o descompasso...
Literalmente em uma centenas de vezes
Repetindo o horizonte...
complexo da eternidade...
Simplesmente por uma questão dos direitos
A bem ordem natural de tudo...
Em teoria mas tristeza está na realidade...
Disfunções extremas nas estrelas...
Mesmo em cada ato representado
O tempo tesouro perdido na gravidade...
Muito mais que buraco negro se a morte
De uma estrela e de um universo...
Representa uma fração da criação...
Por intermédio dos astros e estrelas...
Somos conduzidos numa escuridão
Sem limites para sonhar entre as quais
Fomos pequenos grupos de constelações...
Na escuridão dos nossos patrimônios
Que o seja nossas vidas ou pensamentos...
Desejos e prazeres no estado mais puro
da humanidade pois assim a eternidade
torno-se um pingo imensidão do futuro,
mesmo na escuridão de nossas almas
solitárias no vasto manto da escuridão
do universo cru negro sem vida...
Nessa escuridão de nossas vidas...
Tão ausente da natureza da luz...
Numa superfície clandestina do horizonte...
Esquecido por causa disso ou daquilo...
Por mais que somos ou vamos ser...
Brandamente na ondas estáticas
Dos tais sentimentos famintos pela vida.
Numa continuidade infinita
Falhamos e erramos
continuamos ate ser o ideal.
nada escapa do campo gravitacional
a luz puxada para o buraco negro como um paixão,
desmedida reatada pelo tempo refratário luz...
num aspecto científico poético
no caos dos sentimentos assim espalhados pelo universo.

Inserida por celsonadilo

...foi quando o céu foi fechado,
...refletindo um passado reservado,
...era jovem velho e bastardo,
...la de baixo viu o povo alienado,
...aguniado, apressado e ferido,
...estava cheio de ódio e ungido,
...no perigo e preso na corrente,
...seu grande irmão o bateu de frente,
...ja agonizando e fardado a derrota,
...faz 1000 anos que ele bate a sua porta,
...no mais alto furor do trovão,
...a furia adormecida cravou seu caixão,
...o bater das asas do gavião,
...era negro e pairava na solidão,
...e no rungido do leão faminto,
...ele virou lenda no choro distinto.

Inserida por Ricardosilvestresoul