Texto sobre Importância da Vida
O importante é SER...
Cada fase de nossa vida é realmente muito curiosa. Oscilamos muito!
Muitas vezes queremos ficar sozinhos, outras vezes falamos muito, temos medo de tomar decisões e enfrentar a vida, decidir-se por algo ou por alguém.
E o certo é que a vida segue seu curso e não podemos ficar parados, é preciso avançar, caminhar, mexer-se, tomar atitudes que nos movam para os nossos sonhos e desejos.
Mas há algo em tudo isso que nos faz sempre olhar para fora de nós.
O mundo ao nosso redor nos envolve de tal forma que nos diz o que fazer, como ser, o que vestir, o que ter, etc. Se não agimos conforme os padrões previstos pela sociedade, temos a impressão de não sermos aceitos e, é aí que entra o poder da interioridade.
“Ser capaz de olhar para dentro de si com um olhar generoso, otimista, criativo é um grande dom”... (Hélcio Alvim)
Viver em sociedade supõe, sim, ser aceito, o que não significa render-se às exigências, tantas vezes, absurdas.
A interioridade precisa ser cultivada...
Os estímulos que recebemos diariamente são quase sempre para que nos voltemos para fora de nós mesmos. O que não significa que tudo seja um mal em si. Precisamos criar espaços para que, mesmo que por alguns momentos, nos voltemos para dentro, nos amemos do jeito que somos, nos perdoemos.
Em uma entrevista com o grande cirurgião plástico Ivo Pitanguy.. fizeram-lhe a seguinte pergunta: “O senhor é um grande cirurgião e já realizou milhares de cirurgias plásticas nos outros. Por que nunca sujeitou-se a fazer uma cirurgia plástica? - Porque só faz cirurgia plástica quem não se tolera. Eu me tolero”.
Olhar para dentro de si, amar-se e, ao mesmo tempo, ir amando, é um bom exercício que nos ajudará a abrir-nos aos outros. A interioridade é mais um caminho que facilitará a convivência com quem nos cerca. E, nesta convivência madura, vamos crescendo interiormente...
Há tesouros, dentro de nós, que não são comidos pelas traças nem levados pelo tempo...
Importante é ser!!!
Não existe nada mais doloroso do que empurrar alguém que a gente ama pra fora da nossa vida.
Pra que essa pessoa seja muito mais feliz.
eu só espero que no meio de todo seu caminho alguém aprenda a te amar, que olhe nos teus olhos e veja a pessoa incrível que você sempre foi.
Sim, menti… minto pra você todas as vezes que digo pra você ir embora, pra você ser feliz com outro alguém, pra você me esquecer, que não te amo… Mentir também é difícil, mas foi essa a forma que encontrei pra afastar você de mim, pois todas as vezes que te vejo eu desmorono, eu penso em te roubar pra mim.
Acredite, você será mais feliz, fizemos escolhas difíceis. Pode parecer que fui embora, mas eu permanecerei aqui e quando vier o fim tanto eu quanto você estaremos mais fortes.Eu só não quero te fazer chorar e não quero me machucar mais ainda… porque dói, e não sei controlar essa dor ao te ver nos braços de outro alguém.
As páginas da nossa vida serão escritas a cada novo dia que se inicia. Uns, escreverão muitas delas, outros porém nem sequer preencherão uma.
O importante é pensar positivo, e excluir toda e qualquer negatividade existente. O interessante não é a quantidade de páginas, mas sim o conteúdo do texto!
O importante que se repete
Na vida, podemos dizer que existe dois tipos de momentos, os momentos únicos, e os momentos que se repetem. Quando pensamos nos momentos únicos, vem à mente as conversas, os abraços, um cheiro de algum perfume, uma música, um pegar nas mãos cheio de emoção, um olhar, um beijo inesquecível; momentos únicos, são aqueles quase não planejados, você pode até esquecê-los conscientemente, mas eles ficarão para sempre no seu subconsciente. E os momentos que se repetem? Ah! Esse momento aparentemente não acontece, mas há algo que um dia ou outro há de se repetir, o sol radiante nascendo numa linda manhã, a lua com todo o seu encanto, cercada de estrelas mostrando toda a perfeição; as nuvens paradas, com formas, ou passageiras, o cair da chuva molhando toda a terra, a brisa suave que refresca o rosto, o cantar dos pássaros, e por fim o importante que se repete, que é a oportunidade que temos de agradecer a Deus pela dadiva da vida, de perdoar quem nos ofendeu, de amar, e de tentar ser feliz.
Se formos sábio o bastante, iremos parar para pensar o que estamos fazendo, e começar a planejar aquilo que realmente gostamos. Porque nunca saberemos se teremos outras oportunidades. Um exemplo, poderia ser como agimos diante das situações, a forma que lidamos com mundo é que demonstra quem somos, à medida que vamos tentando aperfeiçoar, usando técnicas, pensando nos detalhes, treinando, se necessário repetindo, com o tempo, aprendemos a agir de forma espontânea, sem ser forçado, ou que dirá rotineiro, porque o que vivemos hoje é único, e ninguém poderá vive-lo por nós, pois os momentos existem para isso, para sermos livres, para realmente desejar aprender, tendo a consciência de que já temos a verdade dentro de si, mas que basta apenas despertá-la.
O importante é ser feliz, nessa vida irás encontrar pessoas de todos os jeitos; aquelas que irão te chamar atenção pelo que são outras pelo que fazem.
Não adianta passar a vida inteira buscando patrimônio de milhões se no caminho perde as pessoas que te levaram até alí; não adianta depois que alcançar o sucesso, dar as costas pra quem sempre teve ao seu lado; Nos tornamos pobres quando temos apenas a riqueza do dinheiro, que saibamos enriquecermos de amor, enriquecermos na alma; que não nos passe despercebido um olhar sincero, que em nossa caminhada mesmo com tão pouco, não nos esqueçamos de ajudar a quem mais precisa.
Ajudar, não é apenas financeiramente; quando paramos para ouvir o outro, também estamos o ajudando.
Já parou pra pensar, se ninguém pusessem a te ouvir? O tão angustiante se tornaria tua vida? Ouvir, é; e sempre será a forma mais nobre de dizer a alguém: "Eu me importo".
Mas claro, o importante é ser feliz; alguém que escute e diz: "o importante é ser feliz". Alguém que fale de si mesmo quando "damos ouvidos" e diz: o importante é ouvir, antes de ir!
Quanto mais eu vivo, percebo o impacto de uma atitude na vida. ATITUDE, pra mim é mais importante do que os fatos. A única coisa que podemos fazer, é FAZER! Com nossa ATITUDE. Quanto mais eu vivo, percebo o impacto de uma atitude na vida. ATITUDE, pra mim é mais importante do que os fatos. A única coisa que podemos fazer, é FAZER! Com nossa ATITUDE. Eu estou convencido que a vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% como eu reajo.
Então, está em minhas mãos...nós somos os únicos responsáveis por nossas atitudes.
"A vida imita o processo do vento, no sentido de soprar forte e fraco, subir e descer, ir e voltar, em um momento é imprescindível em outro nem tanto; assim, as vicissitudes da realidade atreladas as peculiaridades dos indivíduos, dissociará o importante do fútil, dando continuidade ao processo evolutivo do homem".
Inácio Filho (Mauro)
Ao longo da vida enfrentamos inúmeras adversidades, e cabe a nós permitirmos que elas nos ensinem ou que nos contaminem de amarguras e tristezas. Não dê importância demais aos conflitos, às vaidades, aos rancores, às mágoas sem que mereçam, pois, às vezes, deixamos de dar o minimo de atenção às pessoas e suas dores por acreditarmos que os outros não importam. De uma forma ou de outra as experiências vivenciais nos mostram aprendizados que podem nos melhorar, mas certos egoísmos nos prendem à realidades que criamos somente para não dar razão ao outro, e reconhecer nossa arrogância. A postura de se importar com as pessoas nos sugere uma forma de bondade que supera a indiferença e preenche vazios que nos angustiam, e olhar para as necessidades do outro não significa que será recíproco, pois não se trata de uma troca ou uma expectativa, se trata de maturidade, de desprendimento, renúncias é doação. Quem escolhe viver nos dramas das suas mediocridades jamais fará algo importante para si e para os outros, pois se perde dedicando tempo para maldizer quem está se esforçando para fazer. Procure não se importar à exaustão com tantos problemas, encontre a medida de cada um, e pratique a bondade para as pessoas, pois corações bons e mentes em paz não dão espaços para sofrimentos. Existem diferentes maneiras de importâncias em nossa vida que nos permitem progredir em todos os sentidos, e compreender as razões que se manifestam a favor das boas e cativantes mudanças é descobrir que podemos permitir que as pessoas que amamos recebam o conforto de nossos abraços e sorrisos, que aproveitem o tempo e a coragem de nossas decisões, que se sintam importantes e amadas em nossas vidas, e saibam que não há prioridade maior do que elas.
John Pablo de La Mancha
Se você está lendo isso, é porque
embarcou nesta grande roda- gigante
chamada VIDA, então curta muito,
deixe o vento desarrumar os teus cabelos
na subida, e não tenha medo do frio
na barriga, que na descida sentirá.
O importante é não pisar
em ninguém, quando por cima está... Lembre-se
que a roda vai girar...E quem estiver embaixo,
um dia por cima estará.
Hoje eu quero pedir a uma pessoa muito importante em minha vida que ela faça para mim a mesma coisa que eu fizer em outra vida hoje eu quero pedir a uma pessoa muito querida que ela me ajude a ser uma pessoa com luz de harmonia e vida hoje eu quero falar por uma pessoa muito importante que ela continue todos os dias com esse esplendor retumbante hoje eu quero ser feito de gesso da cabeça aos pés e que você permaneça assim em outras vezes para que eu possa cada vez mais continuar essa prosa e que sempre seja não importa aonde esteja a ser feita de gelo para que derreta não importa quando seja essa parte do bolo até só ficar a cereja e que pra sempre seja feito o que foi dado como certo para que sempre cada ser obtenha o sucesso!
E mais vezes quero estar em você se precisar e agora é só isso precisamos encerrar
O importante é o que virá.
Agitando minha alma peregrina.
E me pergunto, como ficará
aquele a quem a vida ensina?
Minha alma adormeceu cansada.
Acordou esvaziada...
Acreditou-se enganada...
Não sei se sou feliz ou sou um nada.
O importante é o que virá.
Reencontros, novos amores...
O que em minha vida entrará?
Alegrias ou dissabores?
Serei eu resistente
ao que o destino me reserva?
Ou serei de novo inconsequente
que nem o amor conserva?
O importante é o que virá.
Os falsos amores, os falsos amigos...
Não, falsidade não mais entrará...
Descarto os sofrimentos antigos.
Serei uma guerreira que resiste?
O sucesso apenas bastará?
O destino outra vez insiste
em deixar-me a Deus dará...
O importante é o que virá.
Sou uma heroína, venço qualquer batalha.
A vida me cobrará,
se tudo o que fiz foi bandalha.
Durante anos, este foi meu mundo.
Vivi, sofri muita altercação.
Sei que chorei, cheguei ao fundo...
Desci até o submundo,
mas fui feliz no Rotação.
O importante é o que virá.
É nisso que pensarei agora.
O amanhã, é esperar...
Vamos viver a nossa hora.
Mais importante do que continuar a acreditar
É fazer de nossos princípios nosso Sol
E em torno deles confiar
Que uma consiência leve será o farol
Nos guiando no mar da vida
Desde a partida
A alma leve será o fruto de nossos esforços
Mesmo que às vezes não consigamos suportar sóbrios
Quem nos julga
Nunca nos viram chorar
Há de ser cômico
Há de ser irônico
Com as lágrimas de quem se opunham
Nosso jardim regar
Faça tudo o que quiser
Mas lembre-se que o Sol renascerá.
Não deixe o tédio ou angústia te dominar.
O mundo está fechando
Mas vamos continuar marchando
Até que os ventos da mudança além do infinito
Deixem explícito
O que há de vir
Vamos aguardar...aguardar até o momento
Que o tempo nos servir
Redigindo Neurônios
VAMOS SIM, APRENDER COM A VIDA
É importante aprender a viver a vida,
como ela merece ser vivida...
Sofrer por bobagens, ninguém merece...
Ósculos e amplexos,
Marcial
VAMOS SIM, APRENDER COM A VIDA
Marcial Salaverry
Um fato é incontestável. Como estou escrevendo e você está lendo, ambos estamos vivos, Então o melhor que temos a fazer, como a vida está aí para ser vivida, é vive-la bem vivida.
E o que seria viver a vida bem vivida? Seria, simplesmente, vive-la, aproveitando todas as lições que ela nos oferece, através de nossos erros e acertos.
Descobri mais uma das pérolas escritas pelo famoso L’Inconnu.
"A vida existe para fazer aprender e desfrutar.
Quanto mais você aprende, mais pode fazer, quanto mais você faz, mais pode aprender.
Participe de sua própria vida."
Efetivamente, é muito importante saber extrair tudo o que a vida pode nos oferecer.
Se no passado, erros cometemos, deveremos conscientizar-nos de que foram realmente erros, e evitarmo-los para o futuro. Repetir um erro, conscientemente, já será teimosia exagerada, e porque não dizer, muita burrice.
Contudo, é importante saber analisar situações, pois muitas vezes o que não deu certo hoje, poderá, com algumas modificações dar certo amanhã. São pequenas coisas que vamos aprendendo com a vida.
Grandes lições nos são proporcionadas pela experiência dos mais velhos, pois, por sua vivência, sempre poderão nos ofertar algo, seja certo ou errado. Compete-nos discernir se o que nos dizem será exequível ou não. Se deveremos ou não absorver sua experiência. Mas ouvi-los, sempre será interessante. Mesmo que seja para rejeitar, pois sempre serão novas lições que servirão para aumentar nosso cabedal de conhecimentos. Não se pode é radicalizar, com a idéia de que “sua experiência não serve para mim”. Serve sim, nem que seja para não a utilizar, mas sempre é bom conhecer.
Da mesma maneira que vejo muitas pessoas desprezarem as opiniões dos jovens, sob o velho chavão de que “já sei o suficiente, para aprender com os jovens, pois nenhuma experiência eles poderão me passar” é uma idéia mal posicionada, pois sempre temos algo que aprender e ensinar com e para todos, sejam jovens, idosos ou velhos. Ninguém detém o conhecimento absoluto.
Isso se chama “participação na vida”. E é muito importante dela participarmos efetivamente, seja passando nossos conhecimentos, seja absorvendo conhecimentos alheios.
Jamais poderemos nos julgar detentores de todos os conhecimentos, e que não estamos precisando saber de mais nada, pois tudo sabemos e tudo conhecemos. Isto não existe. Sempre algo teremos para aprender, a cada novo dia em que estivermos vivendo. Desde que estejamos participando ativamente do ciclo de vida.
Até mesmo quando nos reportarmos a acertos do passado, visando uma utilização dessa experiência bem sucedida, deveremos ter o discernimento para adequar a coisa à situação presente, pois nem sempre uma experiência bem sucedida pode ser reutilizada. Não podemos nos esquecer de que tudo evolui no mundo, provocando sensíveis alterações a cada momento. Daí a necessidade de sempre procurar estar atento, aprendendo algo de novo, aumentando assim suas possibilidades. Olhos e ouvidos sempre abertos.
Sem desprezar os bancos escolares, penso que a maior fonte de conhecimentos está na Escola da Vida. E é nessa escola que precisamos ser diplomados. E essa escola nos ensina a história do que já vivemos, para podermos “ler” nossos erros e acertos. Ensina-nos a geografia de nosso corpo, para conhecer exatamente os limites, e saber como cuidar dele. Ensina-nos a matemática, que nos permitirá subtrair as coisas erradas, somar as boas, multiplicar e dividir nossos conhecimentos. Ensina-nos a química de nossos sentimentos, para saber como devemos tratar as pessoas. Ensina-nos a linguagem, para que nos possamos comunicar adequadamente. Ensina-nos a filosofia da vida, para aprender a vive-la corretamente.
Enfim, é uma Escola completa. Basta saber cursá-la. E como é importante aproveitar tudo o que ela nos ensina.
Como bom aluno que sou, desejo que todos saibam aproveitar bem as aulas que são ministradas pelo professor Amigão, podendo assim fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
A VIDA é muito importante. Muito curta e cheia de risco que é preciso correr.
Qual graça terá se todos os dias forem iguais, sem barreiras à serem transpassadas, obstáculos à superar, objetivos à conquistar?
Se algo não deu certo, tente outra vez, estás VIVO(A), não acabou ainda.
Se cansou de tentar algo por várias vezes... e não deu certo, estás VIVO(A), há outras opções, não desista.
"Não se apoie ou dependa muito dos outros, faça VOCÊ a sua história. "
Nossa vida é tão passageira que nem damos conta de como é importante cada segundo vivido.
Vivemos maior parte do tempo desfrutando de uma má qualidade de vida, depositando no 'amanhã' todas nossas expectativas de dias melhores.
Pra muitos, este amanhã não tem chegado!
Deus, ao nos criar, deu-nos o livre arbítrio.
Isso significa muita coisa em nossa vida.
Significa que posso escolher...
Significa que posso mudar situações...
Significa que posso sair da zona de conforto e confrontar os medos...os traumas...as barreiras...as dificuldades!
Escolha mudar aquilo que está errado na vida...
Escolha lutar ao invés de ficar esperando que tudo caia do céu...
Escolha ser melhor e ver lado melhor das pessoas.
Escolha ser "menos" pra ser "mais" na vida de outros...
A vida é feita de escolhas.
Viva seus dias com qualidade?
Viva o hoje pois o amanhã não nos pertence!
OUÇA MINHA HISTÓRIA *
Ouça minha história,
Como se ela fosse importante,
Ofereço-lhe minha memória,
A alma temerosa, relutante...
Ouça minha história,
Vou lhe falar do quanto já sofri,
Dos amores que amei,
Das vezes em que quase morri,
Das lágrimas que chorei;
E de como enfim, sobrevivi.
Ouça minha história,
Tantos erros cometidos,
Numa luta inglória,
Palavras ditas em vão, momentos perdidos,
Em tão curta trajetória...
Ouça minha história,
Onde a felicidade também teve lugar,
Verões luminosos, inesquecíveis,
Beijos cálidos á luz do luar,
Risos francos, audíveis,
Muitos sonhos para sonhar...
Ouça minha história,
Sei que não ouvirá nada de novo,
Falo de uma vida de derrota e vitória,
A vida simples de alguém do povo.
*Poema participante do Coletivo Declame Para Drummond 2012
"Aprender a velejar é preciso"
Já a um tempo, achei importante a conexão verdadeira com o meu EU, nada que não ressoe mais comigo, quero em minha vida.
Sei que nem sempre isso será possível, ou até nítido aos meus olhos, e ao meu sentir, mas confio no Universo e no poder da atração, tudo isso me faz cada vez mais consciente no meu observar, observar o que estou sentindo e vibrando, observar quem se aproxima e quem se distância, e aí observo o quão magnífico é esta lei quando utilizada conscientemente.
Hoje, nesta fase em que me encontro, sei o quanto é importante este sentir, que se ao sentir uma dúvida, um alerta sobre alguma situação ou pessoa, este deve ser levado muito em consideração, as coisas boas vem em leveza, tranquilidade, sem desatinos e medos, elas fluem com serenidade em uma conexão tranquila, sem a dúvida em relação ao caminho. São ondas de sentimentos bons, de calmaria, com um sorriso no canto da boca e o coração em paz, sem a preocupação de qual máscara tenho que usar, de qual a peça devo jogar.
Hoje sei e aprendi que o que chega como vendaval no início pode ser energético e estimulante, mas que ao passar do tempo, a única coisa que poderá ser proporcionada é o crescimento de uma ou várias dores, passa destruindo tudo e não nos sobrando quase nada.
Hoje talvez eu não espere mais nada, apesar de todas as lições que aprendi, hoje acredito que a oportunidade de as colocar em prática, pode nunca mais me rondar, e se isso realmente assim for, eu também compreenderei e aceitarei como mais uma lição, e contemplarei as viagens que eu mesma posso me proporcionar.
Não tenho mais a disposição para enfrentar as furias de uma tempestade em alto mar, meu barquinho hoje só observa, onde lá se sabe ser um cais seguro, tranquilo, disposto a acolher e ancorar, mar revolto nenhum me causa mais o sentimento de desafio e aventuranças, mar revolto não me faz mais morada, foi se a época das ilusões, minha mente e meu corpo são meus Templos Sagrados, assim me vejo, e assim vejo a um outro.
Hoje aprendi a navegar, e o leme que comando, sei bem pra onde nunca mais levar, pq aprendi tbm que no final das contas, a maioria das pessoas não buscam pela a paz, pq só aprenderam com a competição, que é preciso sempre estarem prontas para guerrear, mais cedo ou mais tarde, até conseguirem se tornar, dois estranhos inimigos.
Celebra-se é um ato importante em nossas vidas, admirar nossas conquistas, nossas vitórias! Como estou feliz com a maturidade que esse ano me trouxe e com autoconhecimento que busquei e continuarei a buscar.
Me trouxe mais noção, mais leveza, dignidade e silêncio, este silêncio da preocupação com a validação e julgamento dos outros para comigo em minha mente.
Comecei a aceitar mais as diferenças e a me impôr com palavras diante dos outros mostrando que eu não preciso pensar igual. Descobri em mim um ser diferente, que reflete e não aceita as coisas prontas e acabadas, mudando em mim muitas coisas que tinha como valores.
Foi um ano de muitas lágrimas, mas também de muitas risadas. Me vesti de um riso frouxo, mas verdadeiro. Buscando a alegria mesmo tendo momentos de depressão.
Consegui ouvir opniões diferentes sem julgar ou ter discussões, apenas querendo saber mais sobre a opinião, a cultura do outro.
Um dos melhores momentos é quando me vi dando risadas dos meus próprios erros e deslizes, nesse momento eu vi que estava conseguindo ter mais leveza em minha alma, fazendo com que minha conexão com Deus aumentasse de forma surpreendente.
Obtive muitas graças e proteções de Deus em minha vida louvando a Deus sempre e buscando fazer orações em momentos que precisava de consolo.
Em alguns momentos quando quando estava triste anotei todas as minhas vitórias e conquistas, mostrando para mim o quanto já consegui, em momentos que pessoas só queriam me colocar para baixo.
Uma das melhores coisas que fiz, foi ser transparente diante dos meus problemas de saúde para com os outros. Ouve pessoas que julgaram, mais as pessoas de bom coração a ajudar foram sempre maiores.
A vida
A vida passa rápido, não tão rápido quanto dizem. Mas, sim ela passa! O importante é saber viver os segundos que temos de vida e entender que as oportunidades não podem ser perdidas.
Saber que a vida foi criada simplesmente para ser vivida.
Devemos viver, intensamente, incansavelmente e agradecer constantemente por essa oportunidade. Ora pois, se você está agora lendo esse verso, deve elevar suas mãos em direção ao céu e agradecer por essa oportunidade. Faça isso com sinceridade, com vontade, ciente de que essa gratidão tem poder e mais tarde tudo isso vai voltar até você. Mas, faça isso logo, faça isso agora, pois dizem que a vida é curta e logo esse momento vai embora.
Não importa o tamanho da sua estrada,
o importante é voce não desistir de caminhar.
Vá sozinho, vá descalço, mas não pare.
Se não tiver o que levar, aproveite a leveza dos braços livres, comece uma coleção de coisas bonitas que encontrar pelo caminho.
Ouça os pássaros, os morcegos... É tudo uma questão de afinidade rs...
Se não tiver alguém para caminhar ao seu lado, aproveite o silêncio.
Medite no seu valor,
Medite no final da sua estrada...
Medite no seu sorriso ao final desse trajeto e guarde no peito somente o que for importante.
Só não pare!