Texto sobre Felicidade
O segredo da felicidade é não se iludir.
A ilusão paralisa, impede de ver óbvio
já que estando iludido,
vem também a certeza de que já chegou la.
A vida não é um conto de fadas.
Príncipe, princesa são coisinhas que inventaram
para preencher vazios dos fazem de conta.
Mais vale uma realidade onde se busca, e encontra algo.
A vida, a verdade ,deixa rastros,vertigens.
Já a ilusão te leva tudo.
_________________
18/08/ de 2020
trago flores
e com elas a felicidade
e também a alegria
e o perfume do dia
a todos que se encantam
a todos os amigos
que levam o amor no coração
aproveitem seu dia
é final de semana
o descanso emana
uma positiva energia
agradeça e sorria!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Trago flores
E meus sentimentos
Meu ombro amigo
Meu aperto de mão
Meu sorriso de felicidade
Meus ouvidos para te escutar
Meu olhar de compaixão
Meu colo para te ninar
Meu abraço fraterno
Meus beijos na sua alma!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Seja no amor ou na amizade, só é possível encontrar a felicidade
quando houver sinceridade e reciprocidade no sentimento...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COM TOTAL SINCERIDADE NO AMOR
Marcial Salaverry
Mesmo considerando que se trata de algo quase em extinção, é preciso que se diga que a sinceridade é exigível em todo e qualquer tipo de relacionamento. Seja comercial, seja de amizade, e principalmente no amor.
Existe apenas um tipo de relacionamento onde a sinceridade é artigo perfeitamente descartável... É na política. Se alguém me apontar um político sincero, estarei diante de um mentiroso, pois as artimanhas políticas não permitem que haja alguém que queira ter uma conduta correta. Porém, meu objetivo não é deslindar as tramóias sórdidas que envolvem as maquinações tão normais entre políticos corruptos (será que existe algum que não o seja?), mas sim falar do relacionamento que exige uma sinceridade total e completa, O AMOR.
Um de meus alunos favoritos, um certo poetinha chamado Vinícius de Morais (alguém já ouviu falar dele? É um menino de futuro...), escreveu assim sobre o assunto:
" Falar ao coração não é jogar com as palavras.
É olhar dentro dele com olhos de sentimento.
Não é dizer "eu te amo" com a voz.
É dizer "eu te amo" com o próprio amor".
Lindas demais essas palavras... Obrigado poetinha, por mais esta jóia literária, e nosso querido Vinicius é um Mestre no assunto, com certeza...
Vinícius disse tudo. Quando se está falando de amor com alguém, estamos jogando com os sentimentos, que é a coisa mais sagrada da alma humana, e nesse caso, é preciso realmente falar com alma e coração, e não apenas com a voz...
A frase “eu te amo”, está simbolizando todo o amor que deve existir num relacionamento sincero. Não é simplesmente dizer “eu te amo”, é tudo o que implica no ato de se declarar amor ao parceiro (a). Sempre deve haver sinceridade.
Podemos espezinhar alguém fisicamente, podemos até machucar o corpo, porque isso tem conserto. Agora espezinhar os sentimentos de outra pessoa, é algo muito cruel. Por vezes causa danos irreversíveis. Pessoas entram “em parafuso” por causa disso.
Existem diversas situações em que se pode dizer “eu te amo”, sem que esteja envolvido o Amor propriamente dito, é quando falamos de nosso amor para uma filha, para um filho, para um pai, para um amigo muito íntimo. É amor de outro tipo, é amizade, e também só deve ser dito com sinceridade, eis que são situações que não aceitam mentiras.
"Eu te amo", dito docemente, olhos nos olhos, sinceramente, é o ponto máximo, são as palavras que todos almejam ouvir estando ao lado da pessoa amada. Convenhamos que pode levar ao êxtase, à entrega total. Nesse momento, crianças, é indispensável que haja sinceridade. É indispensável que esse “Eu te amo”, seja dito com coração, com a alma. Se não houver a certeza plena, vale mais a pena dizer “Gosto de você”, tenho muita amizade, aprecio sua companhia, mas não é o Amor...
Mesmo que seja um amor de momento, uma aventura fugaz, tem que estar sentindo realmente que, seja amor, seja só paixão, ou apenas desejo, é algo sincero.
Já vi muitos relacionamentos terminarem, simplesmente porque descobriram que não se amam mais. Não se amam mais, ou nunca se amaram? O amor não acaba assim. O amor sempre permanece. Simplesmente acharam que se amavam e de repente quebrou o encanto, e descobriram a inutilidade de permanecerem juntos.
O triste, é quando um dos lados continua amando, e sofre muito quando descobre que o outro quis apenas se divertir às suas custas. O sentimento de frustração é muito forte. Foi por causa de casos assim, que o poetinha recomendou dizer-se “Eu te amo”, com a voz do amor, ficando claro que não devemos brincar com os sentimentos alheios...
Pode-se dizer eu te amo com o sentido de amizade, mas essa amizade deve ser real mesmo. Uma pessoa amiga saberá interpretar esse eu te amo, como uma declaração de carinho. E também nesses casos, deve ser dito com a “voz do amor”, já que amizade é um tipo de amor que também exige reciprocidade, e que pode se transformar em amor-amor também, sendo algo que depende do desenvolvimento das relações entre ambos.
Bem crianças, com toda a sinceridade da amizade que sempre tive, desejo a todos UM LINDO DIA, esperando de coração, que seja repetido a cada dia de vida...
A tão procurada felicidade só será encontrada com alguma sabedoria, pois ela é seletiva e só te aceitará se tiveres o que oferecer.
Ela não surge do nada, você terá que aduba-la para que ela floresça. Comece por afastar tudo que for negativo e querer muito este sentimento para si, acreditando sempre nesta realidade. Tem aqueles que conseguem ser feliz beneficiando alguém com o mínimo que tiver, ao passo que outros, mesmo com sua opulência não sentem prazer nisto. Na companhia dos pessimistas, você terá seus motivos felizes sugados e sem forças de reação.
Fique sempre em harmonia equilibrando o que diz, com aquilo que faz.
Não se entristeça pelas lagrimas roladas, serão elas que irão realçar sua felicidade, pois, sem conheceres o lado infeliz o outro não existirá.
Agradeça sempre o que te agrada, pois onde mora a gratidão também reside a felicidade. Até a falta de sonhos realizados será um grande incentivo para continuares feliz, pois que ânimo teria se nada mais tivesse a conquistar?
A partir do momento que sentir alegria na alegria dos outros, estarás no auge da felicidade e ela ainda será multiplicada. E não se esqueça, renove e alimente tal sentimento, pois não existe maior infelicidade para alguém do que para aquele que já foi feliz.
(teorilang)
Não ficarei na insistência.
É a felicidade é o status.
Enquanto tu presta conta, irei vivendo a ser feliz.
É ruim o negócio de ficar te implorando por pedaços de qualquer coisa que pense ser amor.
Quando uma pessoa tem tantas desculpas para estar com outra que lhe quer tanto, é sinal claro e evidente que a tal outra pessoa não tem e nem será alguém que de ti terá zelo e atenção.
A minha motivação está sendo substituída pela razão e o bom senso.
É um querer bem sem ter ninguém.
Um jugo desigual de sonssem enredo.
O que era está se recolhendo.
Nada é uma forma de amor igualitaria a dor de deixar ir.
O que faço agora?
Não houve ternura,
Apenas uma loucura!
Não sei dizer por quanto tempo será, tudo que sei dizer e que é gostoso.
São duas forças nessa guerrilha,
Quero porque quero!
Afaste porque não é para você!
Não me fere assim,
É o meu coração
A muito que se prendeu
A esperar por ti
Esta é nosso última oportunidade,
depois nunca mais.
Apenas metade de almas gêmeas a vagar.
Não posso mais te pegar pelas mão,
O tempo passa.
Tudo passa.
Tenho que ir, já é hora de ir.
Deixo minha lágrima em teus lábios,
Saberás então do amor que um dia teve e deixou morre!
São sentimentos em forma de poema.
Felicidade é só uma escolha
Aquilo que dizemos e o modo como dizemos, cada palavra e cada gesto ou comunica, ou desintegra. E é bem necessário pararmos para analisar como estamos ecoando no cosmos. Se nossas palavras e gestos são de generosidade, misericórdia, alegria e ânimo, isso ressoará e se expandirá como aquelas ondas circulares que vemos quando jogamos uma pedra na água. Estaremos nos comunicando, e podemos aqui definir a comunicação como amor. O amor é pura comunicação!
Mas se nossas palavras e gestos forem negativos, pesados, cheios de rancor, a onda também acontece e infelizmente também se expande. Porém, isso não pode ser chamado de comunicação, pois é o seu avesso. Gera divisão, destruição, choro e sofrimento que se repete e se prolonga em cada nova onda. É a "palavração" e gesticulação do mau. Também reverbera pelos ares e causa um dano pavoroso. Mas jamais pode ser chamado de comunicação; é o que há de mais distante dela; é a sua negação.
Ser feliz é o anseio mais profundo de todo homem e de toda mulher em qualquer idade de sua existência. Só que essa felicidade não é uma realidade a ser procurada, encontrada; é uma realidade que se constrói. Cada pessoa irá contribuir a favor dessa construção ou contra. É sempre uma escolha e escolha feita todos os dias, frente a cada um que encontramos em casa, no trabalho, nas ruas, e em todo e qualquer lugar em que estejamos.
Todos queremos um lar aconchegante, um ambiente de trabalho harmonioso, amizades duradouras, amores para a vida inteira, e histórias reais com o viveram felizes para sempre; mas é mesmo necessário cada um fazer a sua parte no enredo. A felicidade é uma construção que tem por argamassa as palavras e por tijolos e vigas, os gestos. E nesses tijolos e vigas, todas as expressões corporais e faciais; e todos os olhares. E nessa argamassa, toda entonação, pausas e intensidades que acompanham as palavras.
Podemos escolher nossos gestos. Podemos escolher nossas palavras. Podemos nos aplicar ao que fazemos com amor e dedicação. Podemos olhar para as pessoas com empatia. Podemos ser melhores do que temos sido. Podemos fazer as coisas de uma forma melhor do que temos feito. É só fazer uma revisão sincera de nós mesmos para constatar que isso é verdade sim. E se assim é, também é verdade que se podemos, isso é uma escolha.
Está em nosso poder ecoar o bem e a felicidade. É claro que esse é o desejo! Todavia, para que os desejos se tornem realidade são necessárias atitudes, boa vontade. Vontade: aquela disposição de espírito para o agir; aquela energia que nos firma nas decisões, aquele empenho em se conquistar aquilo em que acreditamos... Está em nosso poder. A escolha é nossa! O material de trabalho para essa construção, para esse empreendimento, já o temos. O convite agora é: Mãos à obra!
Discurso da felicidade
Meu peito está aqui a arder!
A felicidade veio me visitar.
Quero aproveitá-la em cada segundo,
Sei que suas visitas são plenas, todavia, rápidas.
Veio a mim hoje, que grata surpresa.
É tão bem-vinda! Poderia aqui se instalar!
Foi o que sugeri a ela.
Mas ela bem se explicou...
Se me demoro,
Corro o risco de você não me perceber,
Não me dar atenção,
Não agradecer a minha presença.
Bom mesmo é chegar e você fazer festa
Como, aliás, está fazendo agora.
Sou Felicidade
E também me alegro, também fico feliz.
O que me alegra é o seu regozijo quando me avista ainda ao longe
E durante todo o tempo em que permaneço junto a você.
De que valeria eu, Felicidade,
Se me entristecesse?
Rejubile-se sim com minha presença!
Desfrute de todas as venturas que lhe oferto.
Demonstre gratidão enquanto me experimenta
E esperança quando eu não estiver tão perto.
De quando em quando, sempre voltarei
Logo estarei aqui novamente.
Mas atente-se: você tem amor, você tem amigos, ama e é amada.
Então, nos intervalos que lhe concedo, entenda-se feliz.
Entro na floresta
Vou em busca
Da felicidade
Utopia
Pode ser
Mas deixo marcas
Por onde passo
Deixo o perfume
Levo comigo
Um pouco de tudo
E de todos
Eu encontrei o lobo mau
E partilhei
A sua fome era:
Fome de quê?
Fome de comida
Fome de carinho
Fome de afeto
Fome de compreensão
Fome de amizade
Fome de rejeição
Fome de tudo
Por isso era mau
Agora é meu protetor
Ele me defende
E eu também o defendo
Mesmo ele sendo fera
Ela me sente
Ele me cheira
Ele me confiou sua amizade
Agora está tatuado em mim
Sinto um vazio
Tão grande
Estou desprovida
De sentimentos
Estou vazia
Não sinto
Amor
Felicidade
Raiva
Ódio
Estou vazia
Esses sentimentos
Não habitam
E nem fazem morada no meu ser
Somente um grande
E enorme vazio
E isso não é ruim
Chega a ser muito bom
Sou livre
Livrei me da angústia
Livrei me da dor
Tudo passou
Tudo acabou
Agora
Ela chegou
Com lápis, caneta e papel na mão
Já não sinto o vazio
Preencho com palavras
Felicidade...
" Para conquistarmos a veraz, ansiada felicidade, conscientizo - me que preservando num propósito com disposição, persistência e equilíbrio, nossas lutas, obstáculos, inevitáveis atribulações, farão com que qualquer que seja o resultado, já é uma conquista, um grande passo para alcança - lá"
"Há um paraíso esquecido dentro de ti.
Busque-o! A felicidade é uma questão de persistência!
Há essência sagrada em teu coração.
Encontre-a! É a força divina que faz sua morada!
Há um Deus que te abençoa e ilumina.
Siga-O! É a luz e o caminho para ser feliz!
Ubiratan Oliveira de Souza.
O que importa mesmo é ser feliz, independente de pessoas ou coisas!
Não condicione sua felicidade a nada que não seja você! Foque no que importa, procure, construa formas e mecanismos que te faça sentir bem e feliz consigo mesmo!
Só é possível contribuir com a felicidade alheia se você estiver feliz!
Felicidade Camuflada
Cansaço lastimável,
Mal insistente,
Sorriso deveras deprimente e incoerente,
Memória irrevogável,
Dor essa um tanto inquestionável,
Estranha sina essa minha,
Em querer falar um bocado sobre o amor,
Deitada sobre a grama,
Entediada com as mentiras profanas,
Parece que vive nadando em meio a lama,
Será que se é feliz, quem tem fama?
Ou só se é feliz, quem na verdade não ama?
Já sabe, se for pr'aquela festa,
Faz aquele favor,
E nem, me chama!
Escrito em 08/09/2020
Amor solitário
O imensa solidão saía ao mundo em busca da felicidade,traz de volta o amor que se perdeu por maldade...
Venha de volta felicidade nesse peito vazio de saudade, lembrança imersas no quarto ,a espera do amor que se foi de verdade...
Triste 😔 na esperança que regresse com muita alegria, sorriso no rosto ,olhos a brilhar ,êxtase no tocar volte feliz nos meus braços a ansiar...
Licia Madeira
E para o dia de hoje gostaria de exteriorizar um sentimento de alegria e felicidade que não dá pra ser medido.
Então tente entender o que é ser grato a Deus por sabermos que na maioria das vezes estaremos sozinhos pra enfrentarmos as situações que a vida nos impõe mas que isso nos torna mais fortes e melhores a cada dia. E quando pudermos ter pessoas ao nosso redor para nos apoiar seremos como uma dinamite diante dos obstáculos.
Quarentena e as flores
A quarentena nos permite refletir sobre a felicidade que temos com a família, com o trabalho e nas pequenas coisas. Talvez a saudade esteja doendo mais do que a incerteza, mas quem sabe vamos aprender a olhar melhor as flores que tivemos, as que temos e sonhar com as que ainda teremos em nosso jardim.
A felicidade.
A felicidade é o amor próprio!
A felicidade é ser digno a si mesmo!
A felicidade é o simples sorriso contagiante!
A felicidade é encontrar a mesma felicidade em outro lugar!
A felicidade são os gritos e os saltos de uma batida!
A felicidade é você acreditar no seu potential acima de tudo!
Felicidade
Corri em direção a liberdade
Encontrei no meio de tanta solidão
um lar
Alguém que pensei que tinha amor para me dar.
Por muito tempo sozinho eu estava
E então deixei-me levar pelo
momento
E sem nem pensar no que eu sentia realmente por dentro...
Sozinho, eu me sentia sozinho
E com o “falso amor" ao meu redor minha ingenuidade era a maior.
Um lar eu ganhei
Carinho eu tive, amor.. isso eu não sei
Com o tempo a empolgação foi se esfriando
Minhas brincadeiras já eram ignoradas
Minha forma de ter atenção já incomodava
E eu pensei que talvez eu não seja mais o querido da casa
Talvez eu seja agora um incômodo
Um erro
Uma escolha do calor do momento
“Não devíamos ter o adotado"
Era isso que eu ouvia pela casa
E talvez minha presença ali
Agora não era mais necessitada
O animal fofinho
Agora conhecido com o chatinho
Já estava dando trabalho
Mas tudo que eu queria era ser amado
E por um tempo eu pensei que teria isso, mas agora vejo que eu fui deixado de lado.
Aquele animal que foi adotado agora sendo levado para um lugar desconhecido, vendado
Sendo ali abandonado por alguém que ele amou incondicionalmente por ser adotado escolhido entre muitos para ter um lar
Um lugar onde morar
Alguém para poder amar
E alegria a todos poder dar.
Mas agora vendo ele se afastarem me pedindo para ficar naquele lugar, e nem me falaram que seria meu novo lar.
Ali chorando eu fiquei pensando que iriam voltar
Para me levar para casa
Meu lar
O lugar em que eu pensei que sempre iria ficar
Mas agora vejo que a solidão comigo está
Sozinho ali, vejo a noite chegar, os dias passarem, a fome me dominar
E chegou então um momento que não consegui mais gritar
Gritar por ajuda
Me levem de volta para meu lar
E sinto que ninguém irá me ajudar
Pois deixei mais uma vez me enganar
Em pensar que alguém comigo queria ficar
Então espero toda essa dor cessar
E todas as noites a morte vem me visitar
Falando que com ela eu posso ficar
Então deixei a morte me levar
E espero desta vez não me enganar.
_Não abandone os animais_
Estar sozinho parece ser normal
Foi-se o tempo em que havia felicidade
Momentos inesquecíveis para se recordar
Mas hoje a tristeza é a única a se lembrar.
Os dias passam sem serem notados
O tempo passa a não ser importante
Pessoas se tornam mais frias
E o mundo se torna menos interessante.
A morte passa a ser uma opção
E a vida passa a ser uma questão
Em que você deixa em nulo
Ou acha uma solução
Mas isso só depende de você
Se vai querer ou não
Viver num mundo sem felicidade
E no meio de tanta solidão.