Texto sobre Egocentrismo

Cerca de 154 texto sobre Egocentrismo

⁠O modo ter baseia-se em relacionamentos possessivos. O si-mesmo é enxergado como um eu que tem esposa, casa, carro, emprego, até um corpo. Uma vez que o eu tem um corpo é o ego, o modo ter representa uma posição egocêntrica. Este modo desenvolveu-se a partir da propriedade privada, do poder e do lucro, dependendo destes fatores. Seu foco incide sobre o indivíduo ao invés de sobre a comunidade. O modo ser, por outro lado, fundamenta-se no amar, no dar, e em relacionamentos compartilhados. Neste modo, a medida do si-mesmo não é dada em termos do que a pessoa possui, mas sim em termos do quanto ela dá ou ama. No modo ser, a pessoa encotra sua identidade através de sua responsabilidade para com a comunidade.

Alexander Lowen
Medo da vida: Caminhos da realização pessoal pela vitória sobre o medo. São Paulo: Summus, 2022.
...Mais
Inserida por MarcioAAC

O ser humano vive em uma cápsula que ecoa. Socializamos conosco o tempo todo. No final das contas tudo o que somos e fazemos retorna a nós mesmos, porque somos os únicos participantes de nossas próprias ações. Vivemos para nos agradar. São várias pessoas convivendo entre si, presas em sua própria caixa, preocupando-se com a própria estima, religião, consciência. Acho que de todos os seres vivos, somos os mais sozinhos. Nos preenchemos com o grande EU ao nosso redor.Somos os melhores, pena que as plantas com sua pequinesa, fazem melhor do que nós o seus trabalhos individuais, que muito para todos, tediosos. Elas ganham o sol, sentem o vento e cuida de cada parte da raiz, caule e células e resultam em algo que nós sem, não existiríamos. O oxigênio. Elas mais do que nós, sabe conviver consigo mesmo e se domar. Se dominar não é egocentrismo, é o mais puro altruísmo, pois uma vez equilibrados conseguimos conviver com outros. O Ecossistema (natureza,menos humana) não se elimina,porque são inteligentes o suficiente para viver em harmonia. Cada uma faz a sua parte SEMPRE. Nada nessa vida faz mais sentido do que sabermos conviver conosco,ou seja, nada nessa vida faz mais sentido do que saber e aprender todos os dias incansavelmente a real natureza de se conviver e respeitar. Tudo o que existe depois, é consequência de nosso controle, seja espiritual ou mental (dêem os nomes). Será mesmo que estamos indo para o caminho certo? Será mesmo que temos essa evolução toda, ou vivemos por aí sendo escravos de nossa própria necessidade narcísica?!

Inserida por Morisson

Não julgue o seu valor pelo os outros, a relatividade lhe confundirá, não julgue seu valor por você mesmo, a deformidade da alma pelo "si mesmo" que deve ser negado em Cristo pode tornar-lo narcisista e auto suficiente fazendo-o negar a existência de Deus e a necessidade do sacrifício de Jesus ou lhe alto vitimizar fazendo perceber-se indigno do alcance da graça salvífica do O Cristo.

Inserida por renerbrito

⁠Há pessoas que estão sempre querendo tirar o que é seu, tentando passar na sua frente, mesmo quando você está fazendo algo que não é de interesse delas. Essas pessoas insistem em se meter na sua vida apenas para ter o prazer de pensar que vão te "superar". Como diria a personagem de humor Filó: "Ooohh, Coitado(a)!".

Inserida por Lamartyne-cms

⁠"Vivemos em um cenário onde ser visto parece ser inconsistente de existir, mas é nesse vazio da superexposição que nos perdemos, criando personas que nos distanciam de nossas desvantagens, enquanto a ansiedade de ser o melhor nunca desaparece, nos tornando reféns de uma identidade que não é nossa." – Dan Mena.

Inserida por danmena

⁠"Quando somos consumidos pela necessidade de agradar, a nossa própria essência começa a se diluir, como se cada expressão de nossa individualidade fosse submetida a uma avaliação constante, nos tornando espectadores de nossas próprias vidas, enquanto outros nos observam de suas telas." – Dan Mena.

Inserida por danmena

‪Em tempos de egos tão fortemente unânimes, vale ressaltar para seu narcismo que o interesse dos outros na sua aparência não é admiração de uma peculiaridade e sim a apropriação de um recurso para promover o prazer sem os custos da conquista. Esse “interesse” é o supremo WO do 5x1‬!

Inserida por jucsom

⁠O Narcisista pensa ser mais importante do que realmente é, possui a necessidade de ser admirado ou copiado, todo narcisista, acredita que deve ser tratado de forma especial, embora na prática todo narcisista é um marido ruim, pai ruim, chefe ruim, amigo ruim, é um covarde que usa sua posição como arma, além de ser capaz de tirar proveito dos próprios filhos, pois ele é de fato perverso, que sente prazer em mentir, enganar e subjugar em todas as areas da vida.

Inserida por Astgh

⁠É certo que algumas recomendações podem até possuir valor elucidativo e por vezes preventivo, mas na sua grande maioria, despidas de fundamentos, de estruturas lógicas, de bases legais, normalmente expedidas com uma enorme carga de cabotinismo institucional, fruto de contorcionismos exegéticos de quem aprecia um bom tipo anatômico de narcisismo institucional.

⁠A verdadeira sabedoria vem da maturidade adquirida com o transcorrer do tempo; a ilusão ficou para trás; a hipocrisia cede lugar para a realidade; a vaidade pelo poder logo se torna algo vazio e ridículo; ninguém consegue esconder mais a maquiagem do narcisismo pela imundície do poder; o tempo passa e com ele as novas descobertas de um mundo imaginário e surreal

Inserida por JBP2023

⁠Aprendi na academia e não faz muito tempo que o modelo adotado no Brasil tem essência acusatória. Há quem investiga; há quem acusa; há quem defende; e há quem julga. Ao que parece tudo isso foi reforçado com advento da Lei 13.964, de 2019, que introduziu o artigo 3º-A do CPP. Mas ao que parece investigar causa néctar e furor, satisfaz a concupiscência; todo mundo quer investigar; assim, o modelo consuetudinário é corrompido em nome da exuberância do narcisismo fantasioso.

Inserida por JBP2023

⁠Em um relacionamento com um narcisista não há harmonia, não há equilíbrio e, consequentemente não há paz. Aliás, com um narcisista é impossível ter um relacionamento. A presença dele é o bastante para você não relaxar, não respirar direito e pisar sobre ovos da hora que acorda até a hora de dormir. Ao lado de um narcisista nosso cérebro vive em alerta constante porque sabe que ele está sempre à espreita esperando um movimento nosso em falso para nos punir. O narcisista nos pune por tudo. Se fizermos, ele nos pune e se não fizermos também. Se falarmos, ele nos pune, mas se não falarmos também. Como para ele o nosso comportamento é sempre inadequado, ele nos critica por tudo, absolutamente tudo, porque nos criticar também é uma forma de punição. O narcisista não é só manipulador, ele é vingativo também. Um pequeno arranhão no ego dele, já é motivo suficiente para se vingar e nos punir para o resto da vida. Viver com um narcisista é uma espécie de tortura porque o simples fato de respirarmos faz barulho suficiente para acordar a ira dele.

Inserida por ednafrigato

⁠O narcisista usa várias formas de manipulação com suas vítimas. A mais comum é atribuir a elas a culpa pelo comportamento desrespeitoso dele. Não pense que poderia ter sido diferente se a tua reação à falta de respeito dele tivesse sido outra. Independente do que você faça, ele vai sempre dar um jeito de culpar você. Não se engane: O narcisista é como um dado viciado. Não importa quantas vezes você o jogue, o resultado vai ser sempre o mesmo.

Inserida por ednafrigato

⁠Como um filósofo que analisa há décadas o mundo, compreendo que o transtorno narcisista é uma disfunção inerente ao ser humano que já é mau, no entanto, isso é intensificado ainda mais pela sociedade capitalista liberal e pelo Imperialismo, por meio do individualismo burguês. Sendo assim, é algo que devemos aceitar que existe, já que as únicas formas do mesmo ser extirpado completamente seria uma sociedade sem classes, com um Transumanismo aplicado totalmente numa sociedade do comunismo, ou através de um apocalipse cristão. Portanto, não tenham ilusões.

Inserida por celioazevedo