Texto sobre Educação
Sua falsidade é insondável...
Minha educação suplantou...
Sua hipocrisia é intragável...
Minha esperança hesitou...
Seu dualismo é notável...
Meu coração precipitou...
Seu gostar é instável...
Minha paciência esgotou...
Diferenciar-nos, se tornou palpável...
Aí que tudo embucetou.
O CIRCO CHAMADO ELEIÇÃO
O CIRCO TÁ MONTADO
VAMOS APRESENTAR OS PALHAÇOS?
EDUCAÇÃO
SAÚDE
SEGURANÇA
CORRUPÇÃO
VAI TER CAMAROTE E PULEIRO
VAI TER ILUSIONISTA DO POVÃO.
VAMOS ASSISTIR O ESPETÁCULO COM PRECISÃO
RESPEITÁVEL PÚBLICO APRESENTO OS MÁGICOS?
MENSALÃO
CUEÇÃO
SUNGÃO
PETROLEÃO
E CORRUPÇÃO
AONDE A MÁGICA É A POPULAÇÃO QUE QUER VER A ILUSÃO?
DESSES POLÍTICOS BUNDÃO, SEM NOÇÃO QUE SÓ PENSAM EM CORRUPÇÃO
SEM SAÚDE
SEM EDUCAÇÃO
SEM HOSPITAL
SEM REMÉDIO
SEM SEGURANÇA
E TUDO ENROLAÇÃO E PALHAÇADA CIDADÃO
SOU PALHAÇO DO CIRCO SEM FUTURO
A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO
UTILIZADA NA ROMA ANTIGA
CONTINUA MUITO ATUAL HOJE
AS ELEIÇÕES CIRCENCE ESTÁ CADA MAIS EM VOGA
COM TANTO PÃO E CIRCO
NÃO E DE ADMIRAR EM QUEM O POVO VAI VOTAR
VOTA NAQUELE QUE MAIS ESPETÁCULO PROPICIAR
QUE FAZ PROMESSAS DE MAIS PAO A OFERTA
O GOVERNO PROMOVE LUTAS DE GLADIADORES
E O PALHAÇO MANCO RINDO DO PALHAÇO COXO
E O PALHAÇO SUJO FALANDO DO PALHAÇO MAL LAVADO
ANOS SE PASSARAM E O CONCEITO DO PÃO E CIRCO CONTINUA VIVO
CONTUDO COM OUTROS ELEMENTOS: BOLSA FAMÍLIA E FUTEBOL
E EM MEIO A TANTA EMOÇÃO DO ELEITOR EM VOTAR, EU ME PERGUNTO:
GREVES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS, SITUAÇÃO PRECÁRIA, DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA
HOSPITAIS, CPI DO CUEÇÃO, MENSALÃO, PETROLEÃO, ANÃO, CASO DEMÓSTENES, DESINDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS E TANTOS OUTROS ASSUNTOS RELEVANTES, ONDE ESTÃO?
SERÁ QUE OS LEÕES DOS CIRCOS ANTIGOS E OS PÃES DO GOVERNO E OUTROS DEVORARAM?
O CIRCO E O MESMO SO MUDAM OS PALHAÇOS!
VERDADES
País sem fome, sem miséria e sem mistério
Onde a saúde e a educação são levadas a sério
Escola em excesso hospitais pra todo mundo
Onde só existe pessoas honestas e nada de vagabundo
Crianças denovo obedecendo os pais
não tem mais preconceito somos todos iguais
Sem moradores de rua passando fome e frio
Sem animais abandonados com o estomago vazio
Sem desmatamento e sem poluição
Sem marginal, estuprador, assassino e ladrão
Pobre e rico estudando no mesmo colégio
Pobre em hospital particular ja pensou que privilégio?
Ja pensou um brasil lindo e verde como um jardim?
A única verdade nessa música é que todos queriam um país assim..
Egoístas?
Filhos são egoístas. Você os cria, os dá o que comer, onde dormir os dá educação e eles não os deixa se quer entrar em suas vidas assim como você deixou-os entrar. São egoístas, pois não te permitem viver um pouco da vida deles com eles. Afinal, a vida é deles, não é? E pior, um dia, eles ainda querem ir embora, embora da sua casa. E ai amigo, já era. Vão seguir seus caminhos e você percebe que você não passa de um mero mortal cuja missão foi criar os filhos de Deus. De Deus não, da Vida. Os filhos que você cuidou, que você amamentou, que você educou, são na verdade, da Vida. E às vezes, nem isso. O importante é lembrar que você fez o melhor. Os educou, ensinou o certo, o errado. E é isso que eles levam consigo que venha dos pais. ‘’Só isso?!’’ Sim, só. Mas lembre-se que também os ensinou que não devem ser egoístas. Não fique se culpando. É algo, digamos, natural. Eles precisam disso. Talvez egoísmo não seja a palavra certa. Privacidade? Não tenho certeza. Talvez LIBERDADE.
Educação Parte 1
Caros Amigos
Como havia informado na pequena explanação anterior, tentarei aprofundar cada uma das áreas de responsabilidade da administração pública neste artigo e seguintes.
Aqui tenho por objetivo esclarecer algumas idéias na área de educação. Possivelmente muitos dos tópicos causarão estranheza ou até não concordância por parte dos amigos. Mas temos que ser realistas e aceitar o fato que a educação é paga com o dinheiro arrecadado através do pagamento de impostos por todos os membros da sociedade e que os membros da mesma sociedade esperam que este dinheiro seja bem utilizado trazendo o retorno necessário e suficiente para todos os membros que a compõem.
Assim antes de mais nada temos que compreender que a educação é parte de um processo de formação de um cidadão, mas de modo algum é todo o processo de formação.
O que a sociedade espera de um bom cidadão?
Podemos responder que consideramos um bom cidadão aquele que em sua idade adulta:
a) Possui sanidade, estabilidade emocional, maturidade.
b) Possui cultura
c) Possui educação
Analisando os três itens em detalhes podemos observar que o item a) é o mais importante pois sem ele não podemos desenvolver de modo satisfatório os demais itens.
Mas na formação de um cidadão sadio, estável emocionalmente e maduro a maior influência é originária da família que é a célula básica da sociedade. E quando falamos em família, pressupomos a presença da mãe nos primeiros 10 ou 12 anos de formação da criança. Não é possível formarmos um bom cidadão sem a presença da mãe nos primeiros anos de formação. Podemos até abrir exceção e dizer que aceitamos a presença da mãe no período vespertino e noturno e que a liberamos para trabalhar no período matutino, mas não mais que isto.
Assim no período matutino a criança poderá ficar em uma creche ou escola infantil. Mas a criança terá a segurança da mãe nas demais horas do dia.
Apoiando esta tese temos a situação da Coréia do Sul e Estados Unidos, onde a força de trabalho está diminuindo em função da saída do mercado de trabalho das mães quando tem o primeiro filho.
Ou seja estas mães já trabalharam e compuseram a força de trabalho quando mais jovens, mas quando nasce o primeiro filho se retiram do mercado de trabalho para melhor poder educar a criança que é seu maior bem.
No caso da Coréia do Sul 64% da mulheres em idade produtiva não trabalham. Nos Estados Unidos a situação esta caminhando rapidamente para os mesmos números.
Realizando uma análise financeira para pessoas da classe média que não usam o sistema público de educação, ou seja não usam as creches disponibilizadas pelo Estado, é mais econômico a mãe permanecer em casa educando seus filhos e filhas do que arcar com todas as despesas geradas pelo custo da creche, pessoa para cuidar dos afazeres domésticos etc. Mas muito mais que economia, o fator segurança proporcionado pela presença da mãe criará uma criança que mais tarde possuirá sanidade, estabilidade emocional e maturidade.
Educação Parte 2
Uma situação já extremamente bem analisada e que surpreendeu a todos os estudiosos do assunto é a da cidade de New York que possui a menor taxa de criminalidade entre todas as metrópoles do mundo.
Quando o prefeito Rudolph Giuliani implementou a política de tolerância zero na área de segurança e a criminalidade se reduziu a taxas com valores menores que 50% comparando com as melhores metrópoles do mundo e que por mais estranho que nos pareça resultou em um número de presidiários 50% menores que a média mundial per capita, todos os especialistas se dedicaram a estudar como conseguir estes resultados, já que lá esta política tinha conseguido tão bons resultados.
Então surgiu o fator que tinha causado tal resultado. 14 anos antes da aplicação da política de tolerância zero na área de segurança, o Estado de New York tinha alterado em sua constituição o item referente ao aborto, tornando o aborto livre e custeado pelo sistema público de saúde.
Este tinha sido o grande fator que resultou em tão bons resultados.
De modo nenhum estamos aqui apoiando a adoção de tal prática.
Mas estamos apenas demonstrando o fato das crianças que vieram ao mundo no Estado de New York depois daquela data, vieram por que era o desejo de suas mães, e elas se preocuparam em lhe dar amor e carinho durante os primeiros anos de vida.
Analisando agora o fator cultura, vemos que este fator embora possa ser melhorado com a educação, tem sua maior raiz na educação familiar.
Quando falamos em cultura, estamos abrangendo uma área ampla onde incluímos hábitos de higiene, hábitos de comportamento, linguajar, modos de vestir, respeito e bons costumes no tratamento com os semelhantes principalmente os de maior hierarquia e de mais idade, respeito às obrigações de suas funções no mercado de trabalho incluindo assiduidade, pontualidade e respeito aos superiores. Aqui obviamente estão também os comportamentos com relação aos professores, médicos, policiais, pais, avós, leis de trânsito, leis ambientais, etc.
Uma grande tragédia em nosso país é que embora a educação não esteja atingindo seus objetivos como comprovaram as estatísticas publicadas na primeira semana de Maio, o fator cultura é o que mais preocupa. Todos os especialistas nas áreas de segurança, educação, treinamento, mercado de trabalho etc. concordam que sempre é possível educar um cidadão, senão em todos os seus aspectos mas pelo menos nos pontos necessários para que ele possa exercer suas funções no mercado de trabalho, mas que é praticamente impossível mudar sua cultura. Neste momento a crise cultural no Brasil traz muito mais preocupações do que a crise educacional. Devido a múltiplos fatores o país criou uma geração onde o fator cultural deixa muito a desejar. Segundo alguns mais pessimistas temos uma geração perdida.
Educação Parte 3
Analisando o aspecto educação propriamente dito, podemos já de inicio observar que embora praticamente todos os países do mundo pratiquem a seqüência 8+4, ou seja 8 anos de educação fundamental e 4 anos de educação de nível médio, o país resolveu adotar o regime de 9+3, e pior do que isto, o nono ano de ensino fundamental foi criado no inicio do curso. Ou seja a criança inicia seu curso fundamental um ano antes quando realiza-se a comparação com os demais países.
O problema existente era justamente no final do ensino médio, que formava os adolescentes um ano antes, resultando em jovens que não tinham maturidade para realizar sua escolha de carreira para o ensino superior. E pior liberando os jovens que não prosseguiam em seus estudos das obrigações escolares, sem capacidade de entrarem no mercado de trabalho.
Isto ocorreu por que o aumento de um ano no ensino médio oneraria os cofres dos Estados, enquanto o aumento de um ano no ensino fundamental oneraria os cofres dos municípios. Além disto iniciando um ano antes, liberaria vagas nas creches que também eram providas pelos municípios, ou seja não haveria aumentos de gastos, talvez até diminuição, pois uma vaga em creche é mais custosa que uma vaga no ensino fundamental.
Como os governadores possuem maior influência no Congresso e no Ministério de Educação, assim foi feito.
Deste modo as escolas fundamentais recebem crianças com necessidades didáticas e de supervisão muito maiores em uma estrutura não preparada para esta faixa etária.
E o problema dos adolescentes sem maturidade para escolher uma carreira universitária ou preparados para entrar no mercado de trabalho continua.
Outro fator que prejudica o bom desempenho do sistema educacional é a falta do fator meritocrático. Ou seja as crianças são aprovados de um ano para o seguinte sem avaliações com notas de corte. Este comportamento do sistema tira o estresse inerente ao processo educacional, que é necessário para gerar o esforço necessário para a aprendizagem. Por outro lado também tira o fator motivacional, que os bons resultados proporcionam, para aqueles que estão com maior interesse no aprendizado.
Obviamente que o fator cultural tratado no item anterior também prejudica pois a assiduidade, pontualidade, respeito ao ambiente e aos professores estão em falta.
O método didático, incluindo aqui a distribuição dos conteúdos ao longo dos vários anos, necessita ser completamente reformulado.
Com exceção de alguns bons estabelecimentos de ensino em geral suportados por alguma entidade religiosa que possuem, talvez por que nunca mudaram um bom método didático, os demais estabelecimentos de ensino seguem um método didático que necessita ser totalmente modificado.
Neste ponto pergunta-se porque os livros didáticos não podem ser sempre os mesmos ano após ano, afinal a criança na mesma sala no ano seguinte não é a mesma criança do ano anterior. Por que temos que trocar e manter uma quantidade imensa de livros didáticos, a maioria de qualidade duvidosa e com conteúdos errôneos na sua seqüência de aprendizado?
Pais nascem com uma "corda" imaginária que deve ser utilizada na educação dos filhos.
Há momentos de afrouxar, de puxar para si. E assim deve ser em todos os momentos, sucessivamente.
Porque haverá o momento de soltar, mas quando acontecer, ele deverá estar com ela na mão para também saber o momento certo de fazer a devida utilização.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA BANCO DO BRASIL
Com mais de 45 anos de experiência em educação empresarial, o Banco do Brasil oferece treinamentos a seus funcionários nas modalidades presencial e à distância, em diversas mídias. O objetivo principal é dar suporte às estratégias da organização. A Universidade Corporativa, oferece, também, algumas opções de aprendizagem para o público, socializando o conhecimento produzido pela Empresa .Escolhi esta empresa para falar sobre a educação corporativa pois trabalho na mesma. Bem , esta empresa investe pesado em treinamento e desenvolvimento , até mesmo a faculdade que faço tem 80% de investimento feito por ela, ainda há a oportunidade de pós graduação que também a empresa proporciona para os seus funcionários. Ainda existem cursos feito online , presenciais e no próprio ambiente de trabalho. Todas as horas gastas com treinamentos são devidamente cadastradas no histórico funcional do colaborador e que são utilizadas para posteriores avaliações de desempenho e sendo parte do processo seletivo para promoções. O que se espera dentro da corporação é que o funcionário seja agente de seu aperfeiçoamento , tendo crescimento profissional e atingindo um alto grau de capacitação técnica que lhe proporcione trabalhar com tranquilidade , pois saber é poder. Dentro do processo de capacitação na empresa existe também as certificações profissionais internas, duas vezes ao ano os colaboradores são encaminhados a testes certificativos , feitos por empresa privada terceirizada e reconhecida pelo MEC. Tudo isto para que o Banco do Brasil esteja entre as melhores empresas do Brasil e do mundo para se trabalhar, pois uma empresa que investe em treinamento e desenvolvimento continuado sabe que o melhor para ela são os seus funcionários, depois os seus clientes e acionistas e a responsabilidade socioambiental.
Respeito ao semelhante e a sociedade como um todo, educação continuada, aperfeiçoamento funcional gerando mudança de comportamento e contagiando a sociedade. Os clientes tem visto o valor agregado , o tratamento e respeito com os colaboradores, tudo espelha o nível alto de satisfação , graças a educação.
Se o governo federal investir mais em educação teremos menos crimes nas ruas, se seguir o exemplo de países que outrora estavam destruídos pelas guerras mas investiram em educação e mudaram o rumo de suas historias, seremos uma potência mundial a longo prazo. O interessante é que o Banco do Brasil é do Brasil, mas está espalhado por este mundo afora através de várias agências que, estão nas principais capitais mundiais. É claro que não é fácil para as empresas investirem em educação corporativa sem um planejamento adequado , sem mensurar o gasto que será necessário empregar para atingir patamares desejados de desenvolvimento intelectual corporativo. Mas com o passar do tempo , e com a globalização , as empresas saberão que o caminho do conhecimento é o mais indicado para o crescimento empresarial.
FRANQUEZA x EDUCAÇÃO
Há uma linha muito tênue entre a franqueza e a falta de educação.Algumas colocações menos inteligentes e insensatas poderão magoar as pessoas de nosso relacionamento.
Assim, cuidado às respostas ou opiniões, porque as palavras ditas, não poderão ser apagadas com borrachas.
É caminho sem volta!
Um segundo efeito da educação e do controle dos instintos é a capacidade de apreciação estética. Quem já praticou por tempo suficiente uma arte clássica sabe que, para captar todas as qualidades estéticas de um objeto de arte, o nível de controle dos instintos é incalculável. Ao olhar um objeto que o impressiona esteticamente ao máximo, um instinto não educado imediatamente se volta para as sensações de prazer causadas e perde o objeto.
Como quando se ouve uma música que é muito tocante: se os instintos não forem treinados, a atenção desvia-se da música para os sentimentos de prazer; se for uma obra excelente, somente o sujeito com os instintos altamente treinados é capaz de assimilá-la como um todo; outro sujeito no primeiro movimento já está olhando pra si mesmo e não está mais olhando para o objeto.
Educação Social no Brasil
Atualmente é fato que a Nação brasileira não se encontra nos melhores patamares dos assim definidos índices sociais, como taxas de analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil ou renda per capta. Mas não devemos imaginar serem estes resultados estanques. Talvez o que ocorra seja o aflorar de diversas conseqüências a partir de poucas causas fundamentais. Entre estas merece especial reconhecimento o quesito educação, cujo déficit tem despejado conseqüências desastrosas sobre a população.
Um nível educacional baixo é causa direta de elevadas taxas de desemprego, aumento das populações marginalizadas, seja em ruas ou em favelas, aumento das filas em hospitais públicos, altos níveis de analfabetismo, corrupção e fome, diversas formas de violência, assim como outros elementos que carregam uma conotação negativa, contribuindo, por exemplo, para a descrença da população civil em geral. Enfim, o que se observa é um deterioramento geral da qualidade de vida. Torna-se fácil inferir a causa disto ao assumir que a educação é um ponto-chave no desenvolvimento social. E boa indicação disto é que todos os países que apresentam baixos níveis de escolaridade mostram altos níveis de desemprego.
Outro tema que se presta à análise da função educacional no país é o recente programa de inclusão social implementado pelo governo federal, definindo um sistema de cotas para garantir o acesso de alunos do ensino público, negros e índios ao ensino superior. Percebe-se uma clara violência social, pois o que se inclui com este sistema é o adulto já formado, ou melhor, desinformado e com deficiências desde seu ensino fundamental. A verdadeira inclusão social deve se fazer sentir já a partir do início da formação da massa social pensante, formadora de opinião e que um dia irá exercer seu direito ao voto. Assim o cidadão se torna também um gerenciador de seu próprio país. Assim se faz cidadania.
Neste exemplo se percebe que a educação é utilizada como um método de controle de massas, ou seja, deliberadamente a educação é sonegada.
Logo se pode cogitar que na medida em que a educação contribui para a redução de todos os índices negativos, como analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil, entre outros, ela se mostra importante. No entanto, ao reconhecer o aumento destes mesmos índices negativos em nossa sociedade, principalmente quanto ao recrudescimento da escolaridade brasileira, vemos que a educação pode ser algo mais que importante: prioritário.
O preconceito e pra gente que viveram distante
da educação
Os preconceituoso são eles que fazem deste
Mundo imundo
Eles vivem sem saber a sua existência
Vamos ensinar eles, dizer-lhes que esta e a terra
o único planeta vivo, onde DEUS meteu as sua
criaturas fez elas diferentes de face, físico, e cor
DEUS fez-nos diferente do outro, mais iguais em
seus olhos,
Nós diferenciamos a Cor da pele
pra nós existe Branco Preto Russo Albino e fim
pra ele não existe diferença, somos todos
da mesma Cor
que pena, pensando que pleno neste século xxi
alguem que vivi carregando este nome tão vulgar
(PRECONCEITUOSO )
Se você é cria de uma boa Educação,incentive o hábito da leitura.
Basta que divulgues uma frase que enalteça algumas das inúmeras qualidades da leitura,pois sem ela muitos não seriam capazes se quer de ferir o português tão gravemente ao postarem frases frisando distintas qualidades da cultura de sua terra natal (nada contra,mas nossa gramática,esta, tem penado...) Se for para sofrer, que seja por um motivo justo,que o eduque.O português aguenta,a leitura agradece e a nação só engrandece. Tânia Sousa.
Fresta de luz "Educação"
Se observo, aguço algo.
Observo mais...
Meus sentidos dizem, vá em frente.
Tento entender o que ele pede.
Quanta inquietação!
Inconscientemente sei o que é.
Tenho que observar mais!
Observo, tem coisas lá!
Se tem, posso conhecer!
Conhecendo, ficarei atento.
Pois, com certeza tem mais.
É uma fresta de luz.
Vou entrar sem medo!
Vou aprender e saber o que é.
Nossa! Quanta coisa.
Como não observei antes?!
Tudo tão perto e tão claro.
Uma fresta de luz mudou tudo.
Observei, conheci e aprendi.
Será que fui relapso?!
Não! Não! Não!
O botão de acender a luz, não estava no meu alcance.
Ufa!!! Foi muito bom observar e matar a curiosidade.
Agora se apagarem a luz, acennndo!
Era isto que meu inconsciente guardava.
Com tudo claro, acabou a inquietação.
Posso observar e conhecer tudo que quiser.
Tenho que espalhar a novidade!!!
A luz é pra todos...
Consegui ver onde está!
E não vou deixar de contar.
Não tinha segredo é nem era bicho!
Simplesmente alguns queriam dominar.
Segredo?! Somente alcançar o botão.
Contei pra todo mundo!!!
O botão, é a luz da educação.
Aprendi! Acabou inquietação.
Por Rica Almada
Educação é mesmo importante?
Para ser professor o brasileiro tem que estudar muito, e esse estudo e responsabilidade ainda vão muito além pois trata-se dos formadores da base de uma nação.
Para ser advogado, entender e interpretar as leis, completar uma especialização, não basta só a conclusão de anos de estudo, ainda tem a temida prova da OAB.
Para ser médico é quase uma vida em anos de estudo que se dividem entre exaustivas aulas de teoria e prática.
Para ser concursado no Brasil você tem que provar por A mais B que tem todas as exigências à vaga exigida, seja ensino aprovado pelo MEC, fundamental, médio, técnico, superior, especializações, experiência na área, enfim uma infinidade de requisitos.
E não querendo nem entrar no mérito da aprovação, pois são processos seletivos cruéis para ingressar nessas disputadas carreiras.
Contudo para ser legislador no Brasil, sim, ser um político que vai criar leis que atendam aos professores, médicos, advogados, concursados, ao brasileiro em geral, o sujeito precisa apenas comprovar que sabe "ler e escrever".
Nível superior não dá superioridade a ninguém, fato, mas dá uma base. Que base um político que sabe apenas "ler e escrever" tem para criar uma lei enquanto outros estudam anos para apenas interpretá-la?
Por que ninguém pode ser professor, advogado, médico, concursado sem no mínimo ter estudado muito para a carreira desejada, mas para a carreira política, uma carreira decisiva para a vida de milhões, você tem que apenas comprovar que sabe "ler e escrever"?
Se educação é mesmo tão importante por que o exemplo não vem dos próprios, então, representantes do povo?
Enquanto isso com tantos assuntos complexos para serem tratados basta olhar o caos que é o Brasil, pessoas morrendo e câmaras, assembleias e prefeituras com políticos votando proposta sobre nome de rua.
Pais e mães.
Não se anulem, não se ausentem nem terceirizem totalmente a criação e educação de vossos filhos.
Não permitam que eles sintam-se órfãos de pais e mães vivos.
E nunca se esqueçam,
que os jardins e ervas daninhas que florirão amanhã;
dependerão das semeaduras do hoje.
P.S
Você pode até achar que é falácia, que é empáfia e assim como eu nem entender.
Mas é Deus por meu intermédio;
falando para você.
Nascemos … morremos
Sorrimos … sofremos
É assim que crescemos …
Resultamos do meio … educação
Mundo constantemente em evolução
Que nos modela conforme ação
Que nos magoa sem razão
Aperfeiçoa nossa adaptação
Esta sociedade que nos obriga …
Com ou sem moral corrompida
Somos marionetas nesta vida …
Há padrões a seguir … por quem?
Toda gente manda em alguém …
Esta sociedade com razão ou sem …
Somos comandados …
Nesta vida somos moldados …
Por atenção te elogiei, por educação me elogiou.
Por afeto te presenteei, por educação me presenteou.
Por sinceridade te sorri, por educação acenou.
Por cumplicidade te liguei, por educação me atendeu.
Por saudade te mandei mensagem,por educação apenas leu.
Por amor próprio me afastei.
EDUCAÇÃO MOLA PROPULSORA
Educação não tem preço, mas tem investimento e retorno certo. É dever do Estado promovê-la se realmente quer banir a ignorância. Na história, nenhuma nação elevou os padrões de vida sem priorizar a educação, que é mola propulsora. Observem a Coreia do Sul, a Finlândia, a Irlanda, o Chile e a Espanha, só para citar alguns exemplos.
A educação pública gratuita da Coreia do Sul é uma das melhores do mundo. A Coreia do Sul na década de 50 era um país na penúria. Compreendeu que educação é mola propulsora, e assumiu o compromisso com seriedade. Hoje, cresce integralmente e se encontra em situação de destaque.
O Pisa é um programa com a maior credibilidade na avaliação educacional do mundo. O alemão Andreas Schleicher é o responsável, e diz que a situação do Brasil é trágica, não somente em função do resultado da avaliação, mas por constatação ‘in loco’ nas escolas brasileiras. Diz ainda que o Brasil precisa urgentemente seguir o exemplo de outros países para sair de situação tão vexatória. Entre 57 países, o Brasil ocupa os últimos lugares em todas as disciplinas.
Com frequência ouvimos falar leviandades, tais como: “o jardim japonês, o aquário, a reforma dos estádios etc. serão obras de primeiro mundo”, subestimando a inteligência de muitos. Por que não se diz que os países desenvolvidos têm Cambridge, Yale, MIT, Oxford, Harvard? Por que não falamos em educação de primeiro mundo e investimos nas universidades e escolas?
Anseiam por equipamentos de primeiro mundo com um povo de terceiro mundo. Talvez seja o que queiram, pois o 'estandarte do sanatório geral' continuará passando, como diz Chico Buarque em sua canção. Será uma decisão inteligente? Não acho! Valorizam demais paixões inconsequentes sem fazer uma análise profunda da realidade, que está aos nossos olhos e só não vê quem não quer.
Por que não se constrói também escolas de primeiro mundo? Será que só os apreciadores do jardim japonês, os frequentadores dos estádios, os futuros usuários do aquário etc. terão direito ao conforto, enquanto nossos jovens estudantes são submetidos à humilhação de falsas escolas?
Assim como se propôs em um dos estádios de Fortaleza, que tal demolir as escolas públicas sem condições de segurança, sem estruturas confiáveis, e que não obedeçam às normas técnicas e determinações do MEC? Proponho que usem parte dos recursos próprios, e tentem uma Parceria Público-Privada para a recuperação dessas escolas, da mesma maneira que dizem fazer com outras obras.
De que adianta o jardim japonês, o aquário, arrojados estádios etc., se estarão inseridos no contexto da ignorância, da violência, da doença, da marginalidade e da miséria? Tal desenvolvimento não tem sustentabilidade, pois não passa de percepção ilusória, equivocada. Somente através da educação é que se conquista melhor distribuição de renda, se qualifica jovens para o trabalho, se desperta a criatividade para a solução de problemas e se eleva a consciência.
Não é minha intenção desqualificar o jardim japonês, o aquário e a reforma de estádios, mas é para que se tenha a compreensão de que o desenvolvimento não se resume apenas a fantasias. É preciso ter responsabilidade, pois a vida está nos cobrando nova percepção.
As leis do mercado, isoladas, não são suficientes para solucionar os graves problemas sociais. Não se melhora qualidade de vida com o reducionismo do mercado. Nesse caso o que acontece é concentração de renda e aumento excessivo da pobreza.
Considera-se a educação como efeito do desenvolvimento econômico-financeiro, mas é o contrário. Educação é a causa do desenvolvimento sustentável, pois envolve aspectos sociais, pessoais e ambientais. A maior crise não é econômico-financeira, mas é de visão e de valores. Quando mudarem a visão reducionista para a integral, todos se beneficiarão, e a educação é mola propulsora nesse processo de desenvolvimento.
- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- Textos de Paulo Freire que resumem suas ideias pedagógicas
- Mensagens de Reflexão sobre Educação
- Textos de reflexão sobre a vida
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação