Texto sobre Educação

Cerca de 1219 texto sobre Educação

Não bata só saber é preciso agir, todos sabem que a educação rompe barreiras e muda o mundo e as pessoas, mudar o mundo e mudar as pessoas são processos interligados, no Século XXI, numa sociedade que utiliza cada vez ma...is as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis, mais justos, produtivos e sustentáveis para todos e todas. Uma educação emancipadora se faz através da formação para a consciência crítica e para a desalienação. "Educar para um outro mundo possível é educar para a qualidade humana para além do capital"

Inserida por AdrianaSL

Eu gosto da educação. É porque é verdadeiro. É onde posso me renovar, me reconstruir diariamente, onde eu posso exercitar meus conhecimentos, minha criatividade. Professor é artista, é autor, é ator, é cantor. Tem professor que canta, que dança, que brinca, que agita, que corre, que dá saltos, que é feliz. Pedras no caminho, há aos montes. Como em toda estrada. Como na estrada para o lazer, para as férias, para a igreja, para onde for. O problema é com a sociedade, não é com a educação. É com a falta desta, as falhas nesta. Acredito que quem não é feliz em educação talvez seja porque não encontrou ainda seu caminho ou porque a própria sociedade o cansou. Ou ainda talvez, em alguns raros casos, seja porque não o seria em profissão nenhuma.

Inserida por EmiliodeFreitas

As vezes é preciso ser muito fria com certas pessoas, elas não têm limites ou é falta de educação mesmo? alguém que se submete a passar por outra pessoa só pra adentrar na vida da gente, isso é mais que pobre, pequeno, falta de auto estima, fraqueza de moral, deficiência de caráter, nossa com tantos adjetivos essas pessoas deveriam se matar, porque não tem nada de adjetivos bons, pois não há nada pior que gente estúpida.

Inserida por beladonilo

Em matéria de educação os governantes têm algo a comemorar. Pois nunca, antes, na história desse país, as pessoas escreveram tanto como estão escrevendo agora. É a magia das redes sociais. Os governantes só não perceberam, ainda, que a maioria dessas pessoas está com problemas de alfabetização.

Inserida por SuzanaPedroso

A educação é um meio aonde devemos abrir nossas mentes, o professor, deve ser um nobre agricultor, ensinar a cultivar as boas andanças, sem esquecer o seu passado e mostrar que o estudo da condição humana, fará-o conhecer-lhe a si mesmo, provar-se-ão de gozação dos ditos ínfimas, mas aonde tudo se caminha, quase tudo tem seu pântano.

Inserida por WillOliveira

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum;

Inserida por gabronny

A criminalidade é uma consequência do desequilíbrio familiar e da falta de educação do povo, além de outras causas, consideradas psíquicas. E, quanto mais gente desocupada, mais problema social para o Estado. As penitenciárias não devem ser apenas locais de confinamento, deixando o homem de cabeça vazia e inútil. Devem ser verdadeiras escolas de reabilitação e socialização, seja nas cidades ou no campo; locais de educação, ensino e oficinas de trabalho e, a pena deve ser sempre um castigo imposto e aplicado pelo Estado, e todo apenado, portanto, deve contribuir para pagar a sua pena com trabalhos para a sociedade e para dar rendas ao Estado, seja qual for o crime.O apenado só deve deixar a penitenciária quando concluir a sua pena e, se tiver efetivamente reabilitado

Inserida por adelmar

Educar o homem hoje é uma das mais difíceis tarefas da humanidade. A verdadeira educação consiste na organização da família, ou seja, na família organizada; na sua capacidade de gerar filhos responsavelmente e dar-lhes a devida assistência educacional, com os bons exemplos dos pais. Hoje, infelizmente, são poucas as famílias ainda devidamente organizadas e tementes a Deus, que se preocupam com a educação dos filhos. Além disso, o mundo evoluiu bastante, no que concerne ao aumento populacional, a tal ponto, que as nações não conseguem mais acompanhar a sua evolução. Por outro lado, para completar o retrocesso, a anarquia e a deteoração das famílias, temos hoje os modernos meios de comunicação: a televisão e a internet, que infernizam os nossos lares. Os nossos filhos hoje educam-se mais por esses meios de comunicação. Verdadeiras escolas de prostituição e de criminalidade dentro dos nossos lares.

Inserida por adelmar

"Que venham dias, tardes e noites melhores. Que respeito não seja raridade e que a educação seja voluntária. Que os pedidos de licença, desculpa, obrigada, por favor, gratidão, sejam automáticos e livres de exigências. Que todos leiam mais livros num mundo recheado de muitas vontades e pouquíssimos esforços. Que possamos sentir sempre o cheiro agradável do verde que eleva e o som dos pássaros que exalta. Que venham muitos feriados, dias de sol, dias de chuva e ventos à flor da pele. Que surjam muitas primaveras, e que o afeto encantador do amor alheio que nos rodeia, seja uma constante em nossas vidas. Enfim, que sejamos merecedores de abraços acolhedores, sorrisos devastadores, conforto exuberante e muitas massagens nos pés." Adamaris Elias

Inserida por adamaris

O problema da educação reside em seu sequestro, eficientemente orquestrado. Acontece que a educação foi arrancada de seu habitat natural; foi levada dos campos abertos da vida e trancafiada nas salas tediosas das escolas e universidades. E no cativeiro em que foi confinada, a educação se encontra docilmente amarrada e de olhos vendados. A instituição tornou-se sua portadora, porta-voz e cão-guia. É ela quem produz as máscaras do baile social. Não importa o que um formigueiro pode ensinar; não importa a matemática sublime das estrelas. O que importa é o pedaço de papel que fará de você um aceito no mundo. Pois no fim você é só um numero entre os números mesmo, uma letra, um visto no canto da folha.

Inserida por AndreAnacoreta

"Eles não querem que seus filhos recebam educação. Eles não querem que você pense muito. É por isso que em todo o mundo tem se proliferado o entretenimento, a mídia, os programas de TV, os parques de diversões, as drogas, o álcool e todo tipo de entretenimento que possa manter a mente humana ocupada para que você não atrapalhe o caminho dos mais importantes por pensar demais. É bom que você acorde e entenda que tem gente manobrando a sua vida sem que você ao menos se dê conta disso."

Inserida por VicenteNeto10

Uma "educação popular pelo Estado" é totalmente rejeitável. Determinar por uma lei geral os meios das escolas primárias, a qualificação do pessoal docente, os ramos de ensino, etc, e, como acontece nos Estados Unidos, supervisionar por inspetores do Estado o cumprimento destas prescrições legais, é algo totalmente diferente de nomear o Estado educador do povo!

Inserida por andre_levy

Nas salas de aula ao professor é dado esse desafio, nossa educação é através do exemplo, da vivência. Assim educamos e somos educados em nossos dia a dia. É impossível para os alunos compreender o valor de uma cultura sem vivência-lá. O aluno deve primeiramente compreender que ela não está afastada geograficamente, que ela não vive apenas em um lugar e que ela se transforma, não é imutável e sim viva. Ela não é uma cultura, mais muitas culturas e que não somos um povo, mais muitos povos.

Inserida por aratykyra

Na educação, os melhores pedagogos nos recomendam a trabalhar os 'descritores" e os "distratores" com os alunos, louvado sejam! Todavia, por que é tão difícil aprender com minhas crônicas, se ali estão os erros da escola? E eu, cheio de boas intensões! Ou melhor, trabalho nelas os "distratores" do trabalho escolar. E se aprendemos com os nossos erros, por que temos tanto medo de errar? Ou ainda seja só vergonha dos erros, pois muitos estão de plantão para nos condenar.

Inserida por Kllawdessy

Eu não sei o que leram os da secretaria da educação, quando dividiram o ensino de Língua Portuguesa em: Redação e Gramática. Aí eu perguntei o que o Leonardo da Vinci achava disso: "Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece." Então entendi por que o professor de Redação se opõe ao de Gramática e vice-versa! kkkk Eu já estava convencido de que quando fragmenta, enfraquece! Mas...

Inserida por Kllawdessy

Seja gentil, mas não permita que te usem abusando da tua delicadeza, da tua educação, da tua espontaneidade sempre pronto a ajudar aos que precisam. Não seja capacho de ninguém, tem muita gente mal acostumada que gosta de se aproveitar das pessoas e das situações. Se liga, presta bastante atenção em quem vive a tua volta. Pense nisso!!

Inserida por Yarauchoabarreto1505

Muitos confundem sinceridade com falta de educação. O problema é que ser sincero com algumas pessoas, somente aparentando ser mal educado mesmo, pois nunca vão entender outra forma de se expressar. Não adianta dizer que não. Quantas vezes você simplesmente não escutou uma sinceridade e prestou atenção numa falta de educação? Seria mais simples se as pessoas acreditassem e vivessem que a sinceridade, por pior que possa parecer, é a única opção em certos casos.

Inserida por swamipaatrashankara

A objetividade da educação deve estar centrada na formação de livre pensadores , e não meros profissionais para o mercado de trabalho . Antes de formar o profissional , deve-se primeiro formar o cidadão..cidadão q pensa e reflita sobre o meio em q esta inserido . Q não aceite ser enganado , manipulado e escravo de um sistema politico corrupto . Q exija seus direitos assim como são exigidos seus deveres . Q não se deixe influenciar facilmente por idéias , ideologias , crendices etc...

Inserida por Honoriojunior

Uma educação que não é capaz de revelar progressivamente o sentido do ato de se esforçar para aprender também não é capaz de revelar um sentido de vida mais humano. Assim, ao invés de colaborarmos com a realização da vocação “para humanização”, podemos reforçar as tendências da desumanização.

Inserida por pedro_paulo_soares

“A idéia de que a educação é um direito é uma das mais esquisitas que já passaram pela mente humana. É só a repetição obsessiva que lhe dá alguma credibilidade. Que é um direito, afinal? É uma obrigação que alguém tem para com você. Amputado da obrigação que impõe a um terceiro, o direito não tem substância nenhuma. É como dizer que as crianças têm direito à alimentação sem que ninguém tenha a obrigação de alimentá-las. A palavra 'direito' é apenas um modo eufemístico de designar a obrigação dos outros.”

Inserida por LEandRO_ALissON