Texto sobre Educação
Roubar, não resta dúvida, é um crime, e é próprio de quem não tem nenhuma educação. Mas como a maioria das coisas que faz quem não tem nenhuma educação, é desculpável dependendo das circunstâncias. Roubar não é desculpável, por exemplo, se a pessoa está num museu, resolve que um determinado quadro ficaria melhor em sua casa e simplesmente leva o quadro para casa. Mas se a pessoa está morrendo de fome e não tem outro meio de conseguir dinheiro, é desculpável que ela leve o quadro para casa e o coma.
Uma sociedade verdadeiramente transformada surge quando cada indivíduo valoriza a ética e a educação cívica como pilares fundamentais. Ao promovermos a consciência ética e o respeito mútuo, estamos construindo uma comunidade mais justa, inclusiva e harmoniosa, onde prevalecem a empatia, a cooperação e a responsabilidade coletiva. A mudança começa com cada um de nós, e é por meio da educação ética e cívica que podemos moldar um futuro mais promissor para todos, onde a solidariedade e o bem comum prevaleçam sobre interesses individuais.
21/03/2024
Pra ser sincero eu não espero de você mais que educação
Beijos sem paixão crimes sem castigo aperto de mãos
Apenas bons amigos
Pra ser sincero eu não espero que você minta
Não se sinta capaz de enganar
Quem não engana a si mesmo
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos
Pra ser sincero eu não espero de vc mais que educação
Beijos sem paixão crimes sem castigo
Aperto de mãos apenas bons amigos
Pra ser sincero não espero que vc me perdoe
Por ter perdido a calma
Por ter vendido a alma ao diabo
Um dia desses num desses encontros casuais
Talvez a gente se encontre
Talvez a gente encontre explicação
Um dia desses num desses encontros casuais
Talvez eu diga minha amiga
Pra ser sincero prazer em vê-la
Até mais
Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não dexam suspeitos
Educação Pós-Moderna
Celular toca...
- Paulinho, meu filho, acorda e vai estudar!
- Estou estudando, Mãe...
- Paulinho, estou vendo pela webcam que você está deitado dormindo, levanta!
- Ah... Mãe... já estudei muito hoje, só um cochilo...
- Paulinho, acompanhei seu dia pelo Twitter e a única coisa que você não fez foi estudar. Por falar nisso, o que significa a postagem “com a Carlinha no meu quarto” às 14:15h?
- Mãe, a Carlinha é da escola e veio aqui tirar umas dúvidas minhas para a prova de amanhã.
- É mesmo Paulinho? Será que essa Carlinha é a mesma das suas novas fotos no Facebook, da noite “frenética” de ontem, que você me disse que ia passar estudando na casa do Jorginho? Até onde sei, sua prova amanhã é de matemática e não anatomia!
- Paulinho, se eu receber mais um scrap de sua professora pelo Orkut, vou ter que enviar um email formal a diretoria de sua escola com as evidências dos “porquês” de suas notas baixas.
- Mas, Mãe..... eu....
- Paulinho, não tem mas, nem mais... Tô vendo aqui pelo GPS do seu pai que ele estará em casa em poucos minutos e vamos ter uma conversinha, viu mocinho? Assim que ele colocar os pés em casa, te mando um torpedo e quero você imediatamente aqui na sala.
A modernidade chegou para trazer, transparência, conectividade, controle e gestão em qualquer aplicação!
Pode alguém fazer-se artista tão só pela educação especializada em uma existência?
A perfeição técnica, individual de um artista, bem como as suas mais notáveis características, não constituem a resultante das atividades de uma vida, mas de experiências seculares na Terra e na esfera espiritual, porquanto o gênio, em qualquer sentido, nas manifestações artísticas mais diversas, é a síntese profunda de vidas numerosas, em que a perseverança e o esforço se casaram para as mais brilhantes florações da espontaneidade.
"Sei de certos pedantes malucos que tergiversaram, sustentando que educação não é instrução e que de maneira alguma se ensina com uso de autoridade. Apresentam o processo não como algo que venha de fora, do professor, mas como algo que parte completamente de dentro da criança. Educação, dizem eles, é uma palavra latina que significa sacar ou extrair as faculdades dormentes de cada um. Em algum lugar das profundezas da alma infantil moraria um desejo primordial de aprender a acentuação da língua grega ou de manter os colarinhos limpos. O professor não faria mais que libertar delicada e docilmente esse desígnio aprisionado. O recém-nascido já traria selados em si a data da batalha de Bannockburn e os segredos de como comer aspargos. O educador não faria mais que instigar a criança a pôr para fora seu imperceptível amor pelas longas divisões e extrair dela sua preferência levemente velada por pudim de leite em relação às tortas.
O educador que extrai é tão arbitrário e coercitivo quanto o instrutor que incute, pois aquele extrai o que melhor lhe parece, decide o que deve e o que não deve ser desenvolvido na criança. Suponho que não extraia a descuidada faculdade da falsificação. Não extrai –ao menos até agora –um tímido talento para a tortura. O único resultado de toda essa pomposa e precisa distinção entre o educador e o instrutor é que o instrutor empurra para onde quiser e o educador puxa de onde quiser. A violência intelectual feita à criatura empurrada é exatamente a mesma feita àquela puxada. Portanto, devemos agora aceitar a responsabilidade desta violência intelectual. A educação é violenta porque é criativa. É criativa porque é humana. É tão implacável quanto tocar violino; tão dogmática quanto fazer uma pintura; tão brutal quanto construir uma casa. Resumindo, é o que toda ação humana é, uma interferência na vida e no crescimento. Depois disso, torna-se uma questão trivial e até mesmo jocosa saber se esse tremendo atormentador que é o Homem artista insere coisas em nós, como um boticário, ou extrai coisas de nós, como um dentista.
Todos os educadores são terminantemente dogmáticos e autoritários. Não há como ter educação livre, pois, se se deixa uma criança livre, não é possível educá-la".
Educação e Respeito
Hoje fiquei a refletir em como certos valores estão mudados em nossa sociedade, em como já não mais se educa para o respeito. É o filho que não respeita e não deve obediência a seus pais, casais que não respeita o compromisso existente entre eles, empregado que não cumprem suas obrigações... (poderia citar vários exemplos).
Respeito sempre foi e sempre será o centro da moralidade. É muito complexo, pois, impulsiona todas as ações de relações entre os homens, todas “respeitosas”, mas em dimensões muito diferentes.
É comum associar respeito à ideia de submissão. Isso acontece quando se diz que alguma pessoa obedece incondicionalmente à outra. Não esqueçamos que tal submissão pode vir do medo.
Respeita-se o mais forte, o mais poderoso, não porque mereça, mas simplesmente porque detêm o poder.
Quem já não ouviu as seguintes expressões:
“Sabe com quem está falando?”
“Quem você pensa que é?”
“Eu sou mais que você, portanto, respeita-me.”
É claro que muitas vezes a dignidade humana é ferida porque não há reciprocidade. O ideal seria a igualdade. Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar; trata-se de respeito mútuo. Isso faz toda diferença!
A nossa sociedade ensina que “não devemos levar desaforo para casa”, ou ainda, “bateu levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam o momento certo para se vingar. Levam anos curtindo raiva, ódio e ressentimentos, gastando tempo e energia, buscando meios de destruir a vida de alguém. Que desperdício!
Há ainda aqueles que se destacam por divulgar a maldade. E, em tempos atuais isso se torna mais fácil, por intermédio das redes sociais. É de livre acesso esmiuçar a imagem alheia e fazer uso desta imagem para algo impróprio.
Há muitas inverdades e são tão bem colocadas, tão bem disfarçadas e por ser tão repetidas descaracteriza a verdade.
Devemos agir corretamente, sem ódio, sem vingança. Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo com “coisinhas” sem importância.
A maldade corrói a alma do maldoso. Quem comete injustiça e age com maldade já sofre pela ausência da bondade. Agem desta forma talvez por não ter sido educado adequadamente para o respeito.
Respeito! Como isso é importante. Respeitar o espaço do outro. Respeitar as ideias e a história de cada pessoa. Compreender que Deus nos fez único, e por isso somos completamente diferentes uns dos outros.
Precisamos nos reeducar no respeito. Com palavras, quando necessário; e com exemplos, isso sempre!
Pais precisam dar bons exemplos a seus filhos, caso contrário vão ensinando antivalores aos filhos (pais fofoqueiros ensina a criança fazer fofoca; pais mentirosos ensina a criança mentir).
Não se faz com que a pessoa respeite, maltratando-a. Não se ensina um filho com espancamentos e agressividade. Não se educa com berros e palavrões. Não se ama com agressões físicas e morais. A autoridade com simplicidade e respeito ganha muito mais significado.
Alguns pais têm deixado de dar aos filhos educação religiosa, e também negligenciado sua instrução escolar.
Nem uma nem outra devia ter sido esquecida.
A mente das crianças é ativa, e, caso não seja empregada em trabalho físico, ou ocupada no estudo, estará exposta às más influências.
É pecado os pais permitirem que seus filhos cresçam na ignorância.
Defeito mesmo é carregar ódio no peito. É falta de educação. É gente arrogante, que não reconhece seu erro e volta atrás com um simples pedido de desculpa.
Defeito mesmo é gente que só enxerga o que bem interessa.
É língua ferina. É ser infiel. É rotular, invejar, bajular.
É não saber perdoar. É se achar demais, comportando-se como se tivesse um rei na barriga, não dano a mínima importância para o problema do próximo.
Agora me diga, por que tudo isso? Esqueces que somos pó e do pó voltaremos?
Gente assim “defeituosa” só faz o mundo continuar do jeitinho que ele está: Rico de amor por interesse e pessoas ocas, pobres de Espírito.
Dias difíceis!
Estamos vivendo dias de crise nosso país, na educação, saúde aumento de produtos desemprego crescendo disparadamente. Você ágora deve estar pensando é o fim não tem mais jeito. Então a Palavra de Deus fala sobre algumas coisas que vão acontecer no fim dos tempos. Vão acontecer guerras e desastres naturais, surgirão falsos mestres, alguns abandonarão a fé, alguns cristãos vão morrer pelo Evangelho, etc...Se você tem orado e entregou seus caminhos para Deus, você não precisa se preocupar. Continue seguindo em frente pela fé confiando no Senhor Jesus. Ele é a nossa fortaleza , nosso socorro em todas as horas da nossa vida . Jamais deixe de buscar ao SENHOR . Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5-5
Um país justo, limpo, sem corrupção, sem crimes, com educação, moralidade, sem violência, totalmente perfeito...
Esse País, INFELIZMENTE, não é o Brasil,
Esse País, INFELIZMENTE, não existe,
Esse País, INFELIZMENTE, é imaginário,
Esse País, INFELIZMENTE, é o que terão em mente como imagem de perfeição, mas, nem sequer mexerão um dedo para que ele aconteça.
INFELIZMENTE, enquanto o pensamento egoísta e materialista imperar na vida das pessoas, esse país é apenas mais um pensamento de um simples idiota que vive vagando por aí em busca de solução.
REFLEXÃO
Grosseria, falta de educação, estupidez, me diga qual a utilidade disso? Educação é algo que vem de berço, isso só prova o seu mal caráter, e a educação que recebeu. Como agir nesses casos com pessoas assim ? Apenas ficar em silêncio e deixar a pessoa vomitar suas misérias. Cada um da o seu Melhor, aquilo que tem. Se for isso que a pessoa tem receba em silêncio, um dia Deus dará a essa pessoa a libertação.
CERTA vez Madre Teresa de Calcutá saiu para pedir alimento para os seus Filhos, ao chegar em uma mercearia o dono Escarrou em suas mãos abertas, e ela então respondeu: O que é para mim o Sr. Já deu, agora o Sr. poderia dar algo para meus filhos ? Aprendemos muito com essa resposta.
Sempre que você estiver a conversar com alguém, não se preocupe com os desvios de caráter delas, apenas Ame e espere em silêncio sua libertação.
ESCOLA
Um local que era pra ser de aprendizado e educação: Se tornou um lugar de negatividade e agressão.
Que era pra ser um local de apoio e compreensão: Se tornou um lugar de julgamentos e solidão.
Alunos deixam seus lápis sempre apontados, Iguais aos seus dedos que apontam e julgam o garoto que tem um jeito mais afeminado.
Seus branquinhos apagam e escondem os borrões do seu caderno inteiro, Igual a aquela menina que todo dia esconde suas feridas e cicatrizes de dor,tristeza e desespero.
Suas borrachas fazem com que todos erros de sua folha desapareça, Igual a menina que se enche de maquiagem,Alisa o cabelo,perde peso correndo todo dia na esteira, Tudo isso pra não ser humilhada e se encaixar na prisão chamada "Padrão de beleza", E mesmo assim a insuficiência bate na sua consciência e suas lágrimas assim como sua alto estima caem sobre a mesa.
Todos dias lidamos com: Xingamentos, Preconceitos e agressão e as únicas portas que se abrem pra nós através disso: São drogas,suicídio e depressão
Isso não é o conto de fadas, Não é a Disney, Muito menos imaginação, Essa é a realidade, Esse é o caos, Bem-vindo a escola irmão!
“O saber não nos torna melhores nem mais felizes.”
Mas a educação pode ajudar a nos tornarmos melhores, se não mais felizes, e nos ensinar a assumir a parte prosaica e viver a parte poética de nossas vidas.
(Extraído do livro em PDF: A CABEÇA BEM-FEITA – Edgar Morin – Página 10 – EDITORA BERTRAND BRASIL LTDA.)
Eu guardo pra mim o que deveria jogar na cara de muita gente, a mais absoluta verdade.
A educação fala mais alto, até porque, certos tipos de pessoas não valem uma palavra jogada ao vento. De certo, sua ignorância encobrem seus olhos da verdade, pessoas assim, merecem o desprezo do silencio, porque são constituídas de tamanha ignorância e mediocridade que seriam incapazes de entender o que quero expressar...
Gostaria de ver um mundo em que a educação tivesse por objetivo antes a liberdade mental do que o encarceramento do espírito dos jovens numa rígida armadura de dogmas, que tem em vista protegê-los, através da vida, contra os dardos das provas imparciais. O mundo precisa de corações e de cérebros francos,
e não é mediante sistemas rígidos, quer sejam velhos ou novos, que isso pode ser conseguido.
[Bertrand Russell in: Porque não sou cristão - Prefácio]
Nós estamos em um Estado criminoso que sabota a saúde, a educação, dominado por empresas, que mantém um sistema escravagista. Na minha opinião a gente nunca viveu em uma democracia. Isso aqui nunca foi uma democracia."
Enquanto isso, continuamos assistindo a dança das marionetes, o esgrimir de mentiras e falsidades pro público, velho procedimento da farsa política na simulação de uma democracia falsa, controlada e dominada por um punhado de parasitas podres de ricos que se escondem atrás dos seus bonecos - que existem apenas pra dar a impressão de que a população tem escolha, uma mentira que começa a ser desvendada, muito aos poucos pra minha vontade.
AUTOCONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
Todos aqui já tiveram acessos de tristeza ou desespero de origem desconhecida. Todo mundo já teve isso. Ora, se existe algo na tua própria alma que você não sabe de onde veio, existe, portanto, um conteúdo que é estranho a você. Ou seja, a tua alma é tão conhecida quanto uma cidade onde você acaba de desembarcar pela primeira vez. Você está perdido dentro de si mesmo. A tua alma é o instrumento pelo qual você conhece o mundo, mas se você a desconhece dessa maneira, quantos metros você espera avançar no caminho do conhecimento antes de ter limpado as lentes com as quais você vai olhar para este mundo? Uma certa limpidez de alma, um certo conhecimento do indivíduo por si mesmo, de modo que ele saiba de onde vêm suas emoções, de onde vêm seus desejos e o que o compõe efetivamente por dentro, são condições sine qua non da verdadeira educação. Não existe educação sem o efetivo autoconhecimento. Mas se num curso universitário de filosofia você levantar esse problema, dirão: 'Se você quer autoconhecimento que vá procurar um padre ou um psicanalista, pois nós estamos aqui para estudar filosofia'. Mas que raio de filosofia é essa que não se preocupa em saber se a alma do sujeito está habilitada para ela? Que raio de ensino é esse que não cumpre a condição da maturidade que Aristóteles e Platão colocam como condição básica para o estudo da filosofia? O que eu quero dizer é que ao longo dos tempos a noção de educação foi sendo perdida. Ela é conservada hoje apenas em núcleos muito limitados, em grupos de pessoas que sabem e continuam cultivando o seu verdadeiro sentido. Mas o ensino de massas, público e privado, não está dando às pessoas senão um grosseiro simulacro de educação.
Dai ao teu filho fortuna ao invés de educação e, quando partires, tudo o que conseguistes será dissipado. Dai ao teu filho educação ao invés de fortuna e, quando partires, tudo o que conseguistes será multiplicado."
"Quem dera os homens, devido aos seus limites, não agredissem o semelhante. Até porque, aquele nada tem haver com os seus baixos níveis de capacidade e inteligência."
"No momento em que o homem encantar-se com o canto dos pássaros, com a beleza de uma flor, com a magnitude de uma floresta, com a imensidão do mar, com o infinito universo, terá ele encontrado o real valor da vida, o caminho que o levará ao verdadeiro sentido de sua existência."
"O que temos hoje é fruto do que plantamos ontem; o que teremos no amanhã será fruto do que plantarmos hoje."
"Quem eleva o valor de outrem a um nível superior ao próprio, geralmente são aqueles que tendem a serem alienados, a serem submissos. Se, no mesmo sentido, seguirem o caminho da paixão, certamente terão eles um sentimento de perda no momento de uma separação, pois valorizam mais o que possui do que a si próprio."
"É quando passamos por dificuldades que observamos o quanto Deus é importante em nossas vidas. No entanto, é quando a poeira assenta, a fumaça se dissipa e ficamos em equilíbrio material, que erramos ao esquecer nosso Deus e só retornar a lembrá-lo nos momentos de novas atribulações."
"Da mesma forma que nenhum ser humano consegue fitar os olhos em direção ao sol do meio-dia, a pessoa de má índole também jamais conseguirá olhar nos olhos dos homens de bem. E o pior de tudo é que, mesmo sentindo vergonha dos seus atos, continua a praticá-los."
"É na intensa escuridão que enxergamos o brilho das estrelas. É justamente nessa escuridão que verificamos qual dessas estrelas, que nos circundam, brilhará mais forte e, gratuitamente, nos oferecerá a luz tão necessitada."
"As idéias do homem surgem assim como as flores num belo bosque. As flores, renascendo regadas pela chuva, pelo chovisco, pela brisa; as idéias do homem, renascendo regadas pelo conhecimento, fruto do estudo, da dedicação."
"Infeliz do homem e de sua alma que pregar as trevas ao invés da luz."
"Não haverá mal que não se dissipe, que não se extinga, que não seja derrotado, se houver persistência na confiança em nosso Deus."
"Coloqueis vós uma única gota de água no oceano e seu volume aumentará. Tireis vós uma única esperança ou uma fração da dignidade do semelhante e vosso espírito diminuirá, se distanciando gradativamente daqueles de níveis mais elevados."
"Aprendeis vós a distinguir os sorrisos, pois muitos deles são motivados pela tristeza e indignação causadas aos nossos semelhantes."
"O pensamento difere de pessoa para pessoa. No entanto o caminho da vida é um só, traçado por Deus: o nascimento, o crescimento e a morte. Destarte, guardai os conselhos de teu pai; pois, certamente, em determinada época, passarás pela mesma trilha em que ele passou. Se apreenderes tais ensinamentos, te servirão de escudo e de alicerce, pois terás o conhecimento, enquanto que ele tivera apenas a coragem."
"O tempo e o valor são incógnitas sempre em evidência; o que hoje não tem valia, outrora talvez tenha tido; o que hoje não é importante nem valioso, no amanhã talvez tenha um valor incalculável. Devemos fazer do tempo um aliado, pois ele nos dará maturidade para avaliarmos com sabedoria todos os eventos do nosso viver.
EDUCAÇÃO
Educação é moralização
Modelagem, acoplagem
É realização. Reciprocidade!
Educação é saber viver
É sempre estar a procurar
Um alvo a seguir e um algo ao que adorar
Educação não só ensinar é retirar algo que está
Dentro de uma alma a descansar
É acordar!
Educação não é só instrução, mais ainda... É acompanhar
Doando exemplos, ser exemplo
Vivendo e conjugando o verbo Amar.
Educação, sobretudo é... Viver em sociedade
Dividir, resistir separar e unir
Educação é persistir é amar sem desistir
E estar no mundo... Cada qual com a sua parte
Educação é Humildade.
- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- Mensagens de Reflexão sobre Educação
- Textos sobre Educação Rubem Alves
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação