Texto sobre Comunicação
Apesar do face, das redes sociais, watsapp (ou zapzap..),
o e-mail, ainda é meio de comunicação,
basta sabe-lo usar convenientemente, e não perde sua utilidade...
Ainda mais, em tempos de distanciamento...
Ósculos e amplexos
Marcial
NO DISTANCIAMENTO, E-MAIL É MEIO DE COMUNICAÇÃO
Marcial Salaverry
Embora muitos o acreditem superado com o surgimento do boom das redes sociais, e do face, e o dominio que os celulares vem exercendo, o e-mail ainda está por demais arraigado em nossos usos e costumes, e como tem criado muitas palavras, ou meios de se escrever palavras existentes, tais como “emaillação”, ou seja, o ato de se passar e-mails. É compreensível que tal palavra exista,assim como muitos outros termos postcomputadoriais, tais como "vc", "rss", kkk :)). Sabemo-la útil e necessária. Então, consideremo-la inventada, assim como podemos chamar uma comunicação via e-mail, como "uma comunicação “emaillatória”.
Li uma mensagem que me foi passada por meu guru L’Inconnu, que diz simplesmente:
"Enviar uma carta é um bom meio de ir a algum lugar sem mover nada, a não ser o coração"
Como isto foi lido há muito tempo, vamos modernizar um pouco, trocando "carta" por "e-mail", pois precisamos nos situar na época atual, quando a comunicação epistolar, foi substituida pela "emaillatória..."
Embora existam aqueles que fazem mau uso dos e-mails, os chamados hackers e viróticos, podemos realmente considerar que enviar um e-mail é comunicar-se com o coração, sempre abrindo a possibilidade de uma nova amizade, pois no momento em que enviamos um e-mail, automaticamente abrimos nosso endereço, propiciando uma resposta, pois sempre consta o endereço do remetente, embora muita gente goste de se divertir inventando apelidos (também chamados "nicks"), e criando um sem numero de endereços falsos, sabe-se lá com que intenções. Embora existam "n" motivos para usar codinomes (ou nicks), acho que o uso do nome real é mostra cabal da inexistencia de segundas intenções.
Embora alguns usem endereços forjados, vamos considerar apenas quem pretende dar um uso adequado para os benefícios da tecnologia, e apenas deseja comunicar-se com facilidade, procurando desenvolver seu circulo de amizades, e esses sempre se comunicam abertamente. Não podemos nos esquecer de que as redes sociais também podem uma influencia nefasta, assim como o mau uso dos celulares, eis que tudo na vida tem mais de um lado, ou seja, o lado bom, o mau, e o "mais ou menos..."
Convenhamos que a "emaillação" é uma maneira altamente prática de se comunicar, pois em poucos segundos conseguimos nos contatar com qualquer parte do mundo, e tudo isso sem ter o estafante trabalho de comprar um envelope, escrever uma carta (dizem que datilografar é ou era falta de educação), colocá-la dentro do envelope, enfrentar uma fila no correio para postar a bendita carta, que, com muita boa vontade “correial”, tem a possibilidade de ser lida (se chegar), apenas alguns dias, ou semanas após, se não houver nenhuma greve de carteiros...E um e-mail em segundos corre o mundo.E ainda podemos escrever para muitas pessoas ao mesmo tempo, em partes as mais distantes do mundo. Realmente fantástico...
Com as emaillações, sentamos na cadeira (alguns dizem que sentam no computador, o que não aconselho.), batuca no teclado, clica "enviar" e pronto já tá lá, e se o destinatário estiver com o OutLook aberto, lê no ato. Se quiser, pode responder imediatamente, dependendo do que recebeu... e a vantagem que o email oferece sobre as redes sociais, é que mesmo não estando on line, o email fica na caixa de entrada, aguardando a chegada para a consequente resposta...
Com todas essas facilidades, podemos concluir que "emaillar" é um real ato de amizade, e é por isso que entendo que ao receber um e-mail, devemos responde-lo, mesmo que seja só para dizer "oi. Recebi. Gostei (ou não)." Assim, estarão devolvendo o gesto de amizade. Amizade, não se esqueçam, não é coisa para ser jogada fora. Concordam? Apenas é preciso analisar quando é algo que "pede" uma resposta, ou se a resposta está implícita. Claro, que nem todos podem responder a todos os emails recebidos todos os dias... Assim, pelo menos de vez em quando, pode-se dar um "Alô Amigo"... Bom senso deve imperar.
Reconheço que não é todo o mundo que gosta de escrever muito, mas nesse caso, um "oi" de vez em quando, não arranca pedaço do dedo. Nem que seja para pedir que não escreva mais. Mas sempre é bom escrever.
Nos velhos tempos pré-computadorais, eu sempre tive a maior preguiça para escrever cartas, e foi apenas quando morava no Congo, é que escrevia longas cartas para a patota toda. Mas gastei o estoque todo lá. Fiquei um bom tempo, sem pensar em escrever. Sei que algumas pessoas acham que deveria ter continuado assim. Mas, por certas razões comecei a faze-lo e peguei gosto pela coisa. E vai ser meio difícil parar, pelo menos enquanto os dedos continuarem obedecendo aos comandos do cérebro (tenho, sim, e funciona... acho, ainda mais que, depois de uma queda feia,fizeram uma ressonancia, e acharam o cérebro lá...).
Depois desta defesa ao bom uso do e-mail, espero que todos tenham UM LINDO DIA, e possam confirmar que gostam de viver um lindo dia, a cada dia de vida...
ÉPOCA
Uma época sem igual.
Quando longe estava
Uma carta era enviada,
A comunicação era difícil
Encontros quando possível.
Mas a ligação entre as pessoas não era superficial.
Era uma época sem igual.
Os amores eram de longas datas
Felicidade sim, mesmo sem nada,
Isso porque a felicidade nunca foi baseada nas riquezas.
Pessoas de bom coração, sem frieza.
Quanta beleza!
Muita coisa mudou, aquilo que inovou, não aproximou.
Amigos?
Quem fala mais nisso...?
Números, sorrisos sem verdade.
Oh quanta saudade!
Manipulou os sentimentos antigos,
Quando todos reunidos,
Vamos! Guarde uma foto como lembrança!
Hoje tem aquela cobrança, sair na foto perfeita
Mas quanta bobeira!
É tão bom vê fotos antigas
De quando saímos desajeitados.
Naquele abraço apertado.
Sei que tudo mudou
Mas, em mim isso não acabou.
Tenho que me adaptar, pois meu coração tem saudade daquilo que se tornou banal.
Uma imensa saudade dessa época sem igual!
Uma língua é um jogo de palavras. Em uma comunicação há sempre uma intenção comunicativa por trás. Nenhuma fala é em vão.
Dependendo do que se fala o leitor é distanciado ou aproximado.
Devemos prestar muita atenção na fala humana.
E nunca acreditar em números. Eles, geralmente, mentem.
Produtividade...
Porque, realmente, muitos “gênios da comunicação” falam ou escrevem demais, mas não dizem praticamente nada que seja de imediato objetivamente inteligível e profícuo para os seus interlocutores pessoais ou leitores.
Assim sendo, e será que eu mesmo não venho escrevendo um tantinho demais, nesta minha quase já natural prolixidade textual, muitas vezes dando também de dez a zero na concisão e na produtiva objetividade?!?
Sei que devo buscar melhorar nisso também...
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
"A COMUNICAÇÃO NOSSA DE CADA DIA"
Fernando kabral
19/03/2024
Sabemos disso, a maioria dos usuários daa redes sociais, principalmente o WhatsApp, não se comunicam, ocupa um espaço nos grupos, não conversam simultaneamente, não participam. Se comportam como se estivessem século passado, muito antes da criação do telefone, pior, "são aqueles que visualizam e não respondem", não "compreendem" que as conversas virtuais é um caminho natural e precisamos continuar nos comunicando em rede de internet. É o caminho que temos que seguir. Se estamos nas redes sociais, temos que manter as comunicações no mínimo saudável, ter-mos em mente que as máquinas frias e calculistas que nos separam, foram criadas para nos servir, não vivemos robóticamente, somos seres humanos, temos empatia.
#comunicacaovisual #google
#hashtag #fernandokabral
#whatsapp #telegram #facebook #instagram #twitter #discord
A vida de uma pessoa surda é repleta de desafios, especialmente quando a comunicação em Libras não está presente em seu ambiente. Desde da idade iniciais, esses pessoas enfrentam obstáculos significativo, à falta de acesso à lingua de sinais e à comunicação eficaz com o mundo ao seu redor.
Imagine crescer em um mundo onde as palavras são sons incompreensíveis, onde expressar seus pensamentos, sentimentos e necessidades é uma luta diária. Para muitos surdos, a falta de comunicação em Libras significa isolamento, incompreensão e desprezo.
Na infância, a ausência de uma lingua visual e acessível pode dificultar o aprendizado, o desenvolvimento emocional e social. Muitos surdos enfrentam dificuldades na escola, onde a comunicação é predominantemente auditiva, e lutam para acompanhar o currículo acadêmico e estabelecer conexões significativas com seus colegas.
À medida que crescem, os desafios persistem. Encontrar emprego pode ser uma tarefa árdua, pois muitos locais de trabalho não oferecem suporte adequado para pessoas surdas. A barreira da comunicação pode levar à discriminação no local de trabalho e limitar as oportunidades de carreira.
Além disso, questões de saúde mental também podem surgir devido ao isolamento social, à falta de compreensão e ao estigma associado à surdez. Muitos surdos enfrentam problemas de autoestima e depressão devido à falta de aceitação e apoio da sociedade.
No entanto, apesar desses desafios, a resiliência e a determinação das pessoas surdas são inspiradoras. Muitos buscam ativamente meios de superar as barreiras impostas pela falta de comunicação em Libras, procurando comunidades surdas, aprendendo a lingua de sinais e advogando por seus direitos.
É fundamental reconhecer a importância da comunicação em Libras e promover sua inclusão em todos os aspectos da vida. Ao fazê-lo, podemos ajudar a criar um mundo mais acessível, inclusivo e acolhedor para as pessoas surdas, permitindo que elas vivam suas vidas plenamente e alcancem seu potencial máximo. Iza lira
Ser professora de Libras é compartilhar o dom da comunicação, que vai além das palavras. É inspirar, ensinar e conectar corações por meio dos sinais. Que minha paixão por ensinar essa língua incrível continue a transformar vidas, abrindo portas para a inclusão e a compreensão. Meu trabalho é uma luz que ilumina o caminho daqueles que muitas vezes são silenciados pela falta de comunicação. Peço a Deus sempre que eu continue sendo essa ponte entre os mundos, porque cada gesto que ensino traz mais conhecimento. igualdade e amor ao universo das pessoas surdas.
Iza lira
Todos estes valores são espirituais e
deveriam estar expressos em nossa alma para comunicação da espiritualidade- São estes : - 1. O afeto ou afeição 2.O cuidado
3. A compreensão 3. O entendimento
4. A tolerância 5. A sinceridade 6. A compaixão 7. A esperança 8. O domínio próprio 9 . A confiança....
Tudo que é bom verdadeiramente não podemos expressar através de palavras ...
Comunicação é interação entre uns e outros e leva a uma maior proximidade na união, uma das maiores promessas do senhor é coligação e quem está ao serviço do seu irmão encontra descanso bênçãos e sua salvação num galardão que não advém do terrestre , mas que provém do Celeste.
Até amanhã.
Palavras não ditas, feridas abertas
Na ausência de comunicação, dor incerta
Criamos monstros onde não há verdade
Por falta de diálogo, nossa realidade
A psicóloga sábia nos alerta
Sobre o peso da falta de conversa certa
Mergulhamos em ilusões sem fundamento
Por não dar voz ao nosso sentimento
Falar, explicar, comunicar é preciso
Para desfazer o engano, o prejuízo
Conversar é curar, é esclarecer
É trazer à luz o que nos faz sofrer
Então que as palavras encontrem seu lugar
Que a comunicação seja nosso pilar
Pois só assim poderemos entender
E viver em paz, sem se perder
No dicionário, o silêncio traduz-se na ausência de ruído ou comunicação.
Na vida, o silêncio pode ter vários significados, nomeadamente, cansaço, frustração, desilusão, desespero.
Para mim, o silêncio é apenas uma forma de manter a serenidade, uma tentativa de procurar e maximizar a concentração.
Desliga-te do barulho social, porque à partida o silêncio, não desestabiliza.
16-10-2022
FEEDBACK
Um dos grandes desafios para quem vive e trabalha com comunicação em rede é lidar com os feedbacks, ou melhor, a falta deles.
Procuro sempre responder cordialmente a todos e todas que interagem com os conteúdos que publico, mas é desanimador quando as pessoas visualizam e não respondem. Isso pode nos fazer sentir que nosso trabalho não tem valor.
Sabemos que esse é um hábito comum, inclusive entre os progressistas de esquerda, e ele pode minar o ânimo de quem está na linha de frente. Mas seguimos firmes, renovando nossas forças a cada dia para continuar o trabalho.
Um simples "OK", um meme, ou um "obrigado" podem fazer uma grande diferença. Esses pequenos gestos nos motivam, nos dão energia para continuar, especialmente para aqueles que ocupam lugares de liderança ou são militantes com uma longa trajetória na política.
"Visualizar sem responder pode deixar a pessoa esperando."
Um "OK" já é suficiente para nos mostrar que estamos no caminho certo. Nada justifica visualizar e não responder. Se não pode responder na hora, tente não abrir a mensagem para não esquecer depois, como infelizmente acontece na maioria das vezes. Quem enviou a mensagem certamente não esquecerá.
Obrigado 🚩🚩🚩🚩
Fernando kabral
#educaçãovirtual
#fernandokabral13
Vida de advogado.
Advogado deve ter habilidades de comunicação, ser estudioso, cordial, respeitoso, corajoso, combativo, sincero, criativo e resiliente.
Advogado tem que ter uma enciclopédia em sua mente.
Ter um raciocínio de 120 km por hora.
Tem que ter persuasão.
Tem que ter uma inteligência emocional.
Ser advogado é lutar pelos direitos dos clientes, mesmo que as chances sejam mínimas.
O direito do cliente só se encerra após esgotar todos os recursos.
Problemas de comunicação e relacionamentos pessoal
Toda confusão mental e problemas relacionado a comportamento e relacionamentos que tive, em família Amigos e colegas de trabalho,o que mas Atrapalha são estes fatores , pensar de mais no outro e esquecer de você, não falar o que pensar com medo do julgamento do outro ,falta de posionamento, não impor limites, falta de Autoridade, não se colar no lugar do outro,não saber falar não, não saber encerrar ciclos , não se colar como prioridade,não saber se posicionar na vida ,falta de iniciativa por conta própria.
Esses fatores tem ser trabalhos dia a dia para evoluir a sua vida.
"A comunicação é uma ferramenta poderosa que nos conecta com os outros, mas não se trata apenas de falar o que pensamos. Trata-se de ouvir verdadeiramente e entender o que os outros têm a dizer. Em um mundo onde todos querem ser ouvidos, é essencial reconhecer o valor de escuta activa.
Quando nos envolvemos em conversas, geralmente nos concentramos em expressar nossos próprios pensamentos e opiniões. No entanto, a verdadeira mágica acontece quando damos um passo para trás e ouvimos genuinamente o que os outros estão dizendo. É por meio da escuta ativa que obtemos uma compreensão mais profunda de diferentes perspectivas, experiências e emoções.
Ao ouvir ativamente, mostramos respeito e empatia pelos outros. Criamos um espaço seguro para eles se expressarem, sabendo que suas palavras estão sendo ouvidas e valorizadas. Isso não apenas fortalece nossos relacionamentos, mas também promove um senso de confiança e abertura.
Compreender que as pessoas falam não apenas com suas palavras, mas também com sua linguagem corporal e tom é crucial. Isso nos permite captar pistas e nuances sutis que podem não ser explicitamente expressas. Ao prestar atenção a esses sinais não verbais, podemos obter uma compreensão mais abrangente da mensagem que está sendo transmitida.
Além disso, a escuta ativa promove a resolução eficaz de problemas e resolução de conflitos. Quando realmente entendemos o que os outros estão dizendo, podemos trabalhar juntos para encontrar um terreno comum e alcançar soluções mutuamente benéficas. Isso nos ajuda a evitar mal-entendidos, suposições e conflitos desnecessários que muitas vezes surgem da falta de comunicação.
Em um mundo cada vez mais interconectado, a capacidade de ouvir e entender nunca foi tão importante. Isso nos permite preencher lacunas, construir conexões fortes e promover um senso de unidade entre diversos indivíduos. Ao abraçar o poder da escuta ativa, podemos criar uma sociedade mais harmoniosa e inclusiva.
Então, vamos lembrar que falar é bom, mas ouvir é melhor ainda. Vamos nos esforçar para entender verdadeiramente o que os outros estão dizendo e, ao fazer isso, vamos promover um mundo onde a voz de todos seja ouvida e valorizada”.
A comunicação é um aspecto fundamental da interação humana. Todos nós sabemos que falar é essencial, mas e se disséssemos que ouvir é ainda mais importante? É verdade! Ao se envolver em uma conversa, é crucial não apenas ouvir as palavras ditas, mas também entender verdadeiramente a pessoa por trás delas. Ao fazer um esforço consciente para compreender os pensamentos e emoções daqueles que estamos ouvindo, podemos promover conexões mais profundas e construir relacionamentos mais fortes.
Ouvir vai além de simplesmente ouvir palavras; envolve prestar ativamente atenção à mensagem do orador e tentar compreender sua perspectiva. É estar presente no momento e mostrar interesse genuíno no que a outra pessoa tem a dizer. Ao fazer isso, podemos obter insights valiosos, ampliar nossos horizontes e expandir nosso conhecimento.
Compreender quem estamos ouvindo é igualmente importante. Cada indivíduo tem um passado único, experiências e crenças que moldam seus pensamentos e opiniões. Ao reservar um tempo para compreender a perspectiva deles, podemos promover a empatia e criar um ambiente de respeito e compreensão mútuos.
Depois de entendermos verdadeiramente a pessoa que estamos ouvindo, podemos responder de maneira significativa e ponderada. Não se trata apenas de esperar nossa vez de falar; trata-se de se engajar em um diálogo genuíno. Ao ouvir e entender ativamente, podemos contribuir para uma conversa mais produtiva e enriquecedora.
Lembre-se, a comunicação é uma via de mão dupla. Embora falar seja importante, é ouvindo que nos conectamos verdadeiramente com os outros. Então, vamos nos esforçar não apenas para falar, mas também para ouvir com atenção, entender a pessoa por trás das palavras e nos envolver em conversas significativas. Ao fazer isso, podemos promover relacionamentos mais fortes, obter novas perspectivas e criar um mundo mais harmonioso.
Comunicação
Comunicação é um comportamento com intenção, produzido com um fim. Com intenção de transmitir uma mensagem (verbal e não verbal), que tem um sinal que é transmitido através de um canal, que passa pelo recetor até ao emissor.
Podemos refletir sobre nós mesmos. Nossos pensamentos fluem, temos vários pensamentos durante todo tempo.
No entanto ao refletir profundamente sobre nós mesmos no nosso íntimo, essa reflexão denomina-se introspecção.
A extrospecção são reflexões de plurais biológicos e inanimados.
Para identificar esses seres e matérias, é necessário utilizar os sentidos que são mais do que 5, mas deles faz a diferença principalmente a visão, que capta a imagem de seres vivos e matérias-primas, essa imagem é captada pelos olhos, que é refletida pelos sinais de luz, por sua vez vai para uma das partes do cérebro e as secreções químicas produzem a imagem, que é captada pelos olhos e recebem estímulos. Dizem: “ Que os olhos falam” Mas há quem viva sem eles e se expresse e reconheça as imagens, porque foram ensinados.
Ex: Quando piscamos um olho estamos a confirmar alguma coisa, quando estamos a querer conquistar uma rapariga piscamos um olho, quando estamos alegres os olhos brilham, quando estamos tristes os olhos ficam mais vagos, etc. Captamos emoções através das várias artes, por exemplo: teatro, o cinema, da leitura, da dança, da fotografia, pintura. a música, também ,nos relacionamentos com pares, nas águas, na terra.
E temos as mãos que tem o sentido do tacto que ao tocar também podemos provocar emoções, como receber. As mãos são fundamentais para executar inúmeras tarefas.
Ao utilizar os nossos sentidos como os recetores dos músculos podemos comunicar:
A fala permite-nos transmitir o que o foi captado pela visão e audição
A fala surgiu na Era paleolítica onde trocavam palavras entre eles. Que são os primeiros homo sapiens sapiens.
Considera-se fala a utilização de palavras.
Na Era neolítica os homens já criavam gado, já pescavam, teve-se a necessidade de contar os animais e marcavam nas grutas imagens dos animais provavelmente para os contar.
Mais tarde começou-se a comunicar por sinais de fumo.
Os primeiros euroglifes surgiram na Mesopotania, de seguida foi no Egipto e Depois na China.
A comunicação pode ser subentendida.
Quando estamos a comunicar com outra pessoa ou com um grupo e as pessoas têm os mesmos pensamentos que nós, estamos na mesma linha de pensamentos. Isto quer dizer que muitas pessoas comunicam entre elas dizem: ele está dizer o que eu estou a pensar, ou dizem como é que advinhas-te.
“A conversar é que nos entendemos”
Devemos dominar o diálogo defendendo o nosso ponto de vista, através da arte de falar argumentando os nossos pontos de vista, em diálogo com quem estamos a comunicar, com conversação e com argumentos para atingir os objetivos que pretendemos.
O equilíbrio só se atinge quando se encontra a satisfação de ambas as partes, por parte de um entendimento entre ambos.
Aceitando os pontos de vista que defendem suas ideias como verdadeiras, entrando num conflito positivo verbal com interesse de chegar a consenso.
As ideias que se estabelecem podem ser por negociação.com método, de raciocínio para atingir um ponto comum que nos satisfaça.
Por exemplo se aceitarmos a os contrários sobre o ponto de vista de Hegel, em que a positividade de uma ideia se realiza através da negação dessa mesma ideia, ou seja, da dialética entre tese antítese que vai originar uma síntese. Por outras palavras a verdade por meio de da oposição dos contrários, até uma conciliação de ideias, dando, assim à frase a conversar é que agente se entende.
Por exemplo a teoria de Hegel da retórica das ideias da dialética quer dizer que temos raciocínios diferentes entre pessoas. Por exemplo eu acredito em Deus e outra pessoa poderá não acreditar. Num debate das contrariedades ambas a partes terão que chegar a um consenso usando o seu argumento respeitando a ideia de cada um.
" Que dizes tu , ó filho dos Deuses ?
Procurai por comunicação , mas não tendes êxito... pois os anseio da alma vos ilude , com promessas frágeis .
Deitai o orgulho por terra , para construir bases que promovam resultados .
Enganando-se em suas intenções , o inesperado espreita na fronteira , esperando o momento oportuno de se lançar por meio das brechas maus ajustadas das interligações feitas ...
Enquanto o oculto resguardar o que convém , as frustrações serão maiores que o realizar , alastrando a instabilidade existente ,,
Quando você não for correspondido por mensagem, ligação ou qualquer outra forma de comunicação... Isso pode ser uma rejeição da tal pessoa... não se ache rejeitado...
Eu mesmo apenas não ah procuro más, pois tem muitas pessoas magníficas por aí que adorariam a minha companhia e sem contar que odeio incomodar terceiros. 😉
O Gênio
O gênio, que com seu corpo existe uma comunicação quase que instantânea, dado o entrelaçamento quântico, que jaz um, e do ser que é vindo do não ser. O gênio, simetria assustadoramente perfeita, supersimetria. Gritos retumbam e clamam o seu nome, quase que como uma prece, dizendo, como pode? Um só homem... O gênio, que desafia o impossível, e que sai vitorioso dessa batalha. O gênio que se comunica com tudo o que tem, e que da melhor forma, faz o que deve ser feito. O gênio que muitas vezes se confunde com o herói, o gênio que proclama com a sua própria existência, o que há de mais sagrado no mundo, a vida; o gênio que com o próprio ser provido de uma diferenciação tremenda, trás o impacto estético de admiração sublime, a certeza imensa de uma verdade que é. O gênio que se revela um pelo que faz, que jaz um com ela. O gênio é alguém que faz algo de uma forma única, e da melhor forma possível. Ao ouvir novamente o que me é nítido não ser somente uma música e um vídeo, ao me ver, mais uma vez, tocado por algo que não me é tão nítido, na aparente antítese; lágrimas. O gênio, o ser, a outra lógica, que porém, tão óbvia, mas tão difícil a sua visualização. A experiência que a muito tempo me tomava, retorna novamente, quase que em uníssono, com acontecimentos recentes. A vida que me parece ser algo a mais, e o verdadeiro humanismo, provindo, derivado mais que contido e que em somatória nunca chega ao todo. Palavras que aparentemente me faltam, e eu opto por simplesmente me deixar levar com a dança. Comentários, vicissitudes, elogios a escândalos de admiração, bibliografias e apaixonamentos por um ser, ou ser algo, do qual pouquíssimo se conhece. E a surpresa, ao vim algo que nunca se espera. Os gênios que me baseio para essa pequena elaboração, são o da nova arena romana, que dessa vez não reflete o escárnio e a grandeza de quem a assiste, e sim a pequenez de quando a imensidão toca um homem e então os olhos comuns nada podem fazer além de ficarem boquiabertos. O gênio não é indivíduo, o gênio é o ser, por isso, não tem nome. O gênio é uma projeção de uma dimensão muito maior, que como em um subespaço vetorial, reflete distorções que não podem ser feitas com o espaço. O gênio é aquele que dita pontos e vírgulas, apenas com sua reticências. O gênio é aquele que diz, retira, acrescenta, e deixa de ser, medíocre. O gênio não é pessoa, o gênio é mensageiro, por isso a figura alada ao gênio é o Hermes. O gênio transcende tempo-espaço, e sempre trás a mesma mensagem, de que é possível. O gênio não te cobra nada, você se cobra ao ver um gênio. O gênio não é visto, é intuído, pois como que quase tudo em um gênio é deparar-se, assim o é quem o conhece. O gênio é um instrumento entre o mais sagrado do mundo, e o mais profano. O gênio é a comunicação perfeita entre os céus e a terra. O gênio não é matéria de estudo, o gênio é matéria assim como a tua. O gênio é matéria da tua, com um pequeno acréscimo. O gênio não pede, e não obriga, o gênio sempre é a terceira opção não vista. Quando se pensa que entenderam os gênios, ele mostra novamente que ele não pode ser reduzido a essas 3 dimensões Euclidianas, ou que não pode si reduzir as 4, dado espaço-tempo, haja visto o conflito com a mecânica quântica. O gênio nunca diz algo, ele grita, ao mesmo tempo que ressoam em uníssono, gritos brandos, e cochichos altos. O gênio não é diferenciação por mistura, o gênio não é solução, o gênio antecede o soluto e o solvente, ao mesmo tempo que não é os átomos. Talvez o gênio não seja o que antecede, digo, a priori, talvez o gênio seja o que não é dito, pois é desejado que se cale. O génio talvez seja apenas aquele que não se rendeu, e que talvez por isso, te cause incômodo. O gênio não é partes, e nem o todo de fato, pois as séries são em síntese, somar o infinito, vide o "paradoxo" de Zenão. O 1 nunca se alcança, por isso, o gênio sempre está em busca, e é justamente dessa busca, que o confundem. A somatória das séries sempre levaria a pequenos restos, e esses pequenos restos sempre é o humano demasiado humano no gênio. A insegurança, o medo, faz com que o gênio duvide de si mesmo, e que se pergunte, O que devo mesmo fazer? Mas que depois de um tempo, ao observar outros gênios, retorne aos ombros de gigantes e retome, sua trajetória. O gênio também é caminho, ele não é a soma perfeita, as operações perfeitas de fato não existem. Perfeição é uma palavra, mas que se apresentado ao gênio, faz com que seus olhos brilhem, ou caiam em lágrimas. O gênio as vezes é covarde, mas a única certeza é que é as vezes. Do gênio mais uma vez _ o gênio não é egoísta ou coletivista, pois o antônimo do coletivismo não é o egoísmo, e sim o individualismo _ não cabe redução. O gênio não se acha pronto, dado o seu tamanho criticismo. O gênio também é disciplina, e não apenas paixão. O gênio é sentar na cadeira e decidir continuar, mesmo com tanta dor no coração. O gênio é persistência, persistir, palavra que cai tão bem ao gênio. Progressão que muitas vezes não vista, faz com que o gênio, muitas vezes, ache que continua o mesmo e que em colapso e contorções, caia em lágrimas, ao se deparar com sua pequenez, diante da imensidão. O gênio se afasta da mediocridade, e chora ao cerrar os dentes, quando percebe que ainda se encontra nela. O gênio é lágrimas, gritos, puxões de cabelo, o gênio muitas vezes é desistir em desespero, é desacreditar, o gênio não é o produto feito, a solução de uma equação, o gênio é o processo, e o processo, é o que faz o gênio. Quem chega no outro lado? Quem está disposto a ir até o fim, por vários motivos, porém, com um em especial, uma constante, que é, A Vontade do/ para /o Sublime. O gênio é caminho em contínuo aperfeiçoamento, pois o gênio não é o final, acabado, pronto, provido desse nosso desejo imundo de morbidez, o gênio não se aposenta das suas atividades, ele e ela são um, para um algo maior, daí a vontade e ela meu amigo, nunca cessa. O gênio é alguém que decidiu aceitar, continuar, não reclamar. O gênio é aquele que aceitou o caminho. O gênio representa o caminho. O gênio é a janela do caminho e representa o possível que é o caminho. O gênio é a concretude da aceitação de uma vontade transcendente e inerente. O gênio é certeza da supracitada vontade, derivada das suas obras. Eu ainda poderia dissertar muito mais sobre o gênio e o assunto assim mesmo não se esgotaria e mesmo isso, reflete a natureza do gênio.