Texto sobre Amor Próprio
Amor-próprio não é sobre sentir-se bela, é sobre sentir-se sua, dona do seu nariz, sonhadora do seu destino. É sobre respeitar a si mesma: se olhar com carinho, colocar-se em primeiro lugar e ser o centro da própria atenção. Amor-próprio é saber poupar-se quando preciso e quando não for, transborda. Amor-próprio é ser o amor da sua vida.
A maior prova de amor próprio que você pode se dar, é desisti daquilo que você tem certeza que te fará mal.Só vale a pena amar alguém que estará disposto à te amar com a mesma intensidade. Caso contrário, amar sozinho é perda de tempo, é perda de vida. Perder tempo com aquilo que não te acrescenta em nada é a maior prova de burrice que existe. Olhe ao seu redor e veja quantas pessoas incríveis, e você aí se fechando pro mundo. Acorda pra vida enquanto ela não se fecha pra você!
É a sua capacidade de identificar a necessidade de si em sua vida, do seu amor-próprio; de discernir a dificuldade de integrar esse aspecto seu que aspira sempre à aprovação exterior e ao amor dos outros; bem como de perceber a resistência em aceitar que ele já existe e sempre existiu; que prenunciará o seu estado de completude interior, com a posterior predisposição a atrair o amor das pessoas à sua volta.
Muita gente dando o que não tem. E haja vazio e falta de amor-próprio. Haja silêncio depois que a música para de tocar. Haja solidão depois que os "amigos" vão embora. Haja arrependimento e tristeza e vergonha. E haja Deus pra consertar, sarar, restaurar e devolver aquilo que nós entregamos a gentinha-sem-importância, quando não tínhamos nem para nós mesmos. Mas haja Deus sobre tudo, porque Ele é o Único que ainda vê solução pra meio mundo que anda arrebentado. Eu, sinceramente, já teria desistido de muita gente. Mas Deus vem e me fala que algumas pessoas ainda valem à pena. Yahweh!
O problema é que as vezes as pessoas esquecem do amor próprio e coloca a culpa no amor de um alguém, quer ser amada? Primeiro se olha no espelho e se ama por inteiro e depois ama alguém. É que costumamos ofender a quem de nada é culpado na historia, quando apontamos o dedo para alguém três deles estão apontados para nós.
E há alguns de nós que abrem mão do amor proprio pra amar alguém. Abrem mão da personalidade, das vontades, da opinião. E se anulam pensando amar o Outro, isso não é amar. Se não nos respeitamos não nos valorizamos, não nos amamos primeiro, viramos apenas o capacho do outro. E Eu vejo que para Amar alguém é preciso admirar antes, e quem admirará uma pessoa que se anula em nome do amor?... isso não é amar é sim o caminho do sofrimento, da derrota e humilhação pessoal. Que nos amemos.
Falta de amor próprio,é você mendigar amor de alguém,e ainda viver correndo atrás, acreditando que não vai conseguir,é perda de tempo sendo infeliz a toa,com tanta vida na frente te esperando para ser feliz,então recomece com uma história de amor consigo mesma,e irá se surpreender com as mudanças,mas vá com calma e seja muito feliz.
Amor próprio é algo que todos nós devemos ter, devemos ficar satisfeito com aquilo que temos e com aquilo que ainda iremos ter, amor próprio é bater no peito e dizer eu posso, eu quero e eu consigo, amor próprio é deixar críticas de lado, ma fé de lado, deixar todo aquele “mundo” que diz que você não vai conseguir, amor próprio é respirar fundo e tentar outra vez, amor próprio é fazer o que nos agrada e não o que agrada o próximo.
"Quando a fé perdeu a sua energia, a falta de amor próprio mesclado a dificuldade em expor sentimentos, dissolveram os meus desejos e desintegraram os meus sonhos; Eu me roubei, sem antes me permitir acreditar e convencer cheio de soberba; Eu era um mágico que encantava multidões, a maior estrela em um espetáculo de dor onde fui punhal e sangue; Eu fui um mero ladrão."
É tão difícil ter amor próprio e isso é justo o que eu quero,eu não entendo porque tudo na minha vida tem quer dar errado,eu tento fazer o certo e quando eu acho que finalmente consegui vem um e acaba com meu dia, faz um tempo que eu sinto uma dor horrível aqui dentro de mim e essa dor a cada dia que passa só piora e eu não sei mais o que fazer.
Amor próprio não me isola. Está longe de ser cadeado que tranca o acesso ao outro. Jamais me impede de abrir o coração e acolher o que é de verdade, ele me prepara para isso. Me ajuda a criar critérios ministrando certa seletividade. Quando eu só penso mim, só faço por mim, e me torno inacessível, só estou sendo egoísta. Valorizar a singularidade não é ser individualista. Pensar em mim não é sinônimo de "ignorar o próximo". Enquanto mais eu me amo, mais sou capaz de dilatar os espaços internos para fazer caber quem chega com reta intenção. A figura de quem se ama, não é a ilha, mas a ponte. Não são os braços feridos que se cruzam, são os que se abrem. Precisaria de honestidade para nomear corretamente.
Desejo-te amor próprio, vida leve, pés descalços e um lindo por do sol. Desejo todos os dias "gentes" verdadeiras ao seu lado, que reconheçam tua essência. Desejo-te uma ventania de coisas boas, pra desarrumar teu cabelo, balançar teu vestido e sacudir tua vida no melhor sentido. Desejo-te que DEUS cuide sempre de você!
*Onde foi parar o seu amor próprio? Por que faz questão de ficar com alguém que não quer você? Se a pessoa se afasta, te evita, é porque não gosta de você, portanto não merece o seu amor nem o seu interesse por ela. Ponha sua autoestima em ação, se ame, se goste, se respeite e pare de correr atrás de quem não te quer. Não vale a pena se humilhar por alguém que te despreza, te esnoba e rejeita, isso só trará sofrimentos desnecessários a você. A vida continua, tudo passa, crie coragem e erga-se, corra atrás sim, mas em busca da sua felicidade!! Nada nem ninguém é insubstituível. Fica a reflexão!! *
Desapego... Amor-próprio... Alimentar o que não é recíproco só causa sofrimento, e a cada tropeço aprendemos e nos fortalecemos cada vez mais! Embora isso sejam fases da vida, não podemos nunca deixar de acreditar que em algum lugar existe alguém de verdade, que mereça todo o nosso amor, carinho, respeito e fidelidade, e que fará tudo valer a pena, pois ambos estarão em sintonia, com o mesmo propósito, decididos a amar, e tomando o amor como uma decisão, assim o farão enquanto vida tiverem!
Para o ano que está chegando eu não peço nada além de AMOR. Quero amor próprio, que as pessoas se amem por dentro, se respeitem mais, se dêem mais valor. Quero amor pelo próximo, que as pessoas não enganem, não mintam e nem machuquem ninguém, que tenham mais respeito com os sentimentos dos outros. Quero amor á dois, chega dessa pegação, beijar por beijar, quero ter alguém que cuide de mim e quero cuidar de alguém, quero que todos encontrem a sua metade da laranja, a tampa da panela, o chinelo para o pé cansado, ou como preferirem, quero que eu, você e todos sintam e vivam o verbo AMAR. Quero amor pela natureza, que as pessoas não maltratem os animais, não desmatem, não poluam, que amem mais o nosso planeta. Quero amor pela vida, que todos vivam intensamente cada segundo, que riam, chorem, brinquem, briguem, caiam, levantem, sejam feliz e jamais desistam dos sonhos que se tem. Se tivermos amor dentro do coração a paz vem como consequência.
É necessário ter amor-próprio para ser diferente das outras e é por isso que pergunto: alguém aí nasceu pra ser fracassado? Eu nasci pra ser a melhor! E é por isso que tudo acontece assim. As pessoas que eu tenho já me completam e me fazem muito bem. Eu não preciso de mais nada e nem de mais ninguém! Nos meus momentos mais difíceis quem tá do meu lado são os meus amigos e minha família, e é por isso que só faço questão por eles. Pois, com um abraço, um olhar, um sorriso, uma palavra, mesmo sem perceber... São eles que fazem com que eu me sinta bem melhor. Só tenho a agradecer trazerem de volta o meu sorriso, que eu tinha deixado perdido no meio do caminho. Aquela fase horrível que eu estava já passou, eu sou uma nova pessoa. Eu desabei, desabafei e agora eu tô dando a volta por cima!
É essa guerra incessante entre a carência e o amor próprio que nos leva a insistir em relações que não nos fazem bem. É possível ficar carente sem deixar o amor próprio de lado. É ele que vai te conduzir a tomar decisões prudentes e não forçar a barra, deixar as coisas acontecerem naturalmente. A carência, muitas vezes nos impede de enxergar nossos limites, cria ilusões e acaba nos tornando inconveniente, precipitando sentimentos que não existem. Muitas vezes, não estamos apaixonadas, estamos carentes. Muitas vezes, ele não está tão afim como pensamos ou o tempo dele é outro. Ele quer deixar rolar, mas nós, queremos saber logo no que vai dar. A nossa busca quando estivermos carentes, não deve ser de uma companhia, e sim, a busca da harmonia perfeita entre a carência e o amor próprio.
Pra começar a praticar o DESAPEGO é preciso ter amor próprio, em primeiro lugar. Em seguida, vivendo, buscando e aceitando pra si o AMOR em sua plenitude. Não se contentar com pouco é uma forma de se impor e afastar de si os que nos reservam migalhas. Desta forma, acredito eu, que atraímos o verdadeiro amor. E pra que não o percamos de vista, entra aí o desapego, que nada mais é do que o amor incondicional...
"Quando o nosso amor-próprio está saudavelmente em dia, não aceitamos nenhum tipo de sentimento que seja inferior ao que sentimos por nós mesmos, pois um patamar respeitável que acabe sendo atingido faz com que não nos permitemos implorar por migalhas; assim, não vamos querer do outro o que ele não vá sentir por nós. De fato, quando nos bastamos, entendemos que não precisamos da outra metade, pois já somos totalmente inteiros. Precisamos mesmo é de alguém para somar sonhos, desejos, dividir uma vida em comum juntos. Bem como, se ambos desejarem, de comum acordo, compartilhar seus "excessos", que tornam uma relação bem intensa ao ser vivida! Portanto, olhe para si, ame-se, cuide do seu interior e exterior, aprenda também a aceitar suas imperfeições - já que ninguém é perfeito, enfim - e assim estará pronto para amar alguém de verdade, de forma justa, sem obrigar o outro a preencher seus vazios. Se for para viver um amor, que seja simplesmente por amar - também - um outro alguém e não por alguma intenção (frustração?) camuflada, que você 'vende' para si e para o outro que seja puramente amor. Seja sempre sincero com seus sentimentos e de forma mais serena e madura, compreenda-os melhor, e tudo fluirá de forma espontânea e verdadeira. E é isso que realmente objetivamos na vida, um amor digno... ou será que não?"
Quanto tempo perdido, quanta falta de amor próprio, quanta hipocrisia, o que você deseja realmente mulher? amor ou bens materiais? verdades ou mentiras? afagos ou falsidade? pois é!!! não é fácil a escolha, quando não se sabe amar, não há escolhas, quando não se sabe o que quer, somos escolhidas, do que adianta casar sem amor? amar sem afeto? não faça isso mulher! se ame acima de tudo, ame a si mesma, depois o próximo se tiver algum, seja inteira com você, uma dica para você que se sente um nada! mergulhe bem fundo dentro de você e se descubra, tenho certeza que vai achar um tesouro escondido lá, há tempo que não se vê não é mesmo? então, esse tesouro é você mesma mulher! se ame!!!