Texto sobre Amizade Masculina

Cerca de 4816 texto sobre Amizade Masculina

⁠Certa vez
estive tão triste
que me vi só
e pensei:
Todos meus amigos me deixaram...
A tristeza profunda
é como uma nuvem negra que cobre cada raio de sol do seu dia. Enfim;
Quando a tristeza passou
Vi que meus amigos todos estavam à minha volta
onde sempre estiveram
e que as pessoas que me deram costas na verdade nunca fizeram parte da minha vida.

Existe um ciclo afetivo que determina um prazo até que estejamos prontos para nos relacionar novamente com aqueles que um dia amamos. Esse ciclo estabelece um período de tempo em que temos que nos curar e sermos capazes de direcionar nosso afeto, nosso carinho e nossas boas lembranças para um novo tipo de relação: a amizade.

Foi Domingos de Oliveira que disse: “Aqueles que se amaram muito um dia têm que permanecer amigos para sempre, senão o mundo fica cruel demais“. Não há crueldade maior que nunca mais trocar algumas palavras com aqueles que um dia amamos. Não há insensatez maior do que acreditar que não é possível olhar para trás com ternura e afeição, sem um pingo de má intenção. Não há incoerência maior que imaginar que o amor não possa se transformar numa amizade real e desprovida de recaídas.

Por alguma razão seguimos em frente por caminhos distintos, mas isso não significa que colocamos uma pedra em cima do que fomos ou do que vivemos. Carregamos em nós retalhos de nossas vivências e vestígios de nossas experiências afetivas.

Aqueles que um dia se amaram muito jamais poderão agir como meros desconhecidos. Depois que a poeira baixa e as feridas cicatrizam, ainda resta a possibilidade da amizade. Não como um prêmio de consolação, e sim com a certeza de que é possível usufruir desse vínculo de uma outra maneira, muitas vezes bem melhor.

Por mais doloroso que tenha sido o fim, um dia deixará de doer. E sentiremos falta da pessoa não como objeto da nossa paixão e sim como alguém que queríamos sempre por perto. Tornar possível a amizade com quem um dia amamos é um gesto de amor próprio.

A tristeza pelo fim de uma relação amorosa pode ser amenizada pela esperança de um dia nos tornarmos amigos. Pela possibilidade de um dia voltarmos a nos encontrar de uma forma mais suave, sem o medo de ser abandonado, sem a insegurança da paixão, sem as cobranças e exigências de uma relação. Talvez isso amenize a dor do fim. Talvez isso possa ser o combustível para termos paciência com o tempo e as demoras. Talvez isso nos permita ver a vida como um ciclo de finais e recomeços😊

Mar e Ana...


Principiastes em meu abandono
Ornada de amenas e sãs intenções
Trazendo em si, um “tantin” de sonho
Machadiano olhar e certezas de bem


Viestes a mim, exercer seu grato ofício
Capitã capaz, hábil a conduzir meu navegar
Na frágil nau que acolhe o eu de meu ser
Ás em desfazer amarras, nós, abrir porões


Entre intentos e obrigações, fio eu
Em suas sinceras falas, há um apelo
Confiar na quilha que corta as ondas
Que nos conduzirão ao norte, fulgor de sua fé


Em parceria recíproca, confiança em alta dose
Nos dias passantes, me peguei resoluto
A flutuar em rota aludida, silenciosa mente
Na crisma da cura, joia rara, luz de sua gnose

⁠Hoje quero escrever um texto para uma pessoa incrível: você! Vivemos num mundo em que tudo é corrido e são raros os momentos nos quais podemos parar, olhar para alguém e reconhecer as suas qualidades.

Eu penso muitas vezes em toda a sabedoria, bondade e gentileza e trouxe para a minha vida. Você é uma pessoa como poucas, nunca se esqueça que o seu coração é de ouro e merece tudo de bom que existe!


Olhe bem pra quem você é e sorria ao saber que cada detalhe da sua personalidade foi escrito por muito mais pessoas que só você. Quem te derrubou, quem te levantou, quem te destruiu, quem te motivou. Todas as pessoas que passam na sua vida moldam um pouco de quem você é. Agradeça essas pessoas, boas ou ruins. Valorize as boas, aprenda a ver quem não for. Essa é minha sorte, fique para quem for...

⁠Hoje eu sei que não é a distância que separa as pessoas, mas sim a frieza, a falta de atenção, a indiferença e o "tanto faz".
Isso é o que forma um grande abismo entre as pessoas.
Ainda assim, tenhoamizades da juventude que perduram sobre tudo isso.
Mesmo que fiquemos dez anos sem nos ver ou mesmo nos falar, parece que nos despedimos há 10 minutos.
Já existem outras amizades que são convenientes durante algum tempo, mas percebemos que depende do cenário em que vivemos. e depois que esse convívio termina, começa a deterioração no sentido do "tanto faz".
Faz parte da natureza humana.
Somos egoístas e egocêntricos.
Alguns demais, outros de menos.
Dependendo disso, podemos ter uma valeta ou um abismo entre nós.
O ponto principal dessa história é medir a sua capacidade para encurtar a distância entre o sacrifício e a indiferença: É muito mais fácil atravessar uma valeta para recuperar uma amizade, mas aquele que consegue atravessar um abismo pelo mesmo motivo é digno de registro.
Quanto maior o sacrifício, maior a chance de se estabelecer uma amizade que perdure através da distância e do tempo.
Eu mesmo não sou muito sociável e reconheço isso. É a minha natureza.
Ainda assim, possuo amigos fiéis, que me conhecem e entendem meu estilo de vida e meu espaço.
Amigos não julgam. Eles apoiam e me aceitam como sou.
Garanto que cada um deles atravessou um grande abismo para serem meus amigos.
Eu não sou tão rígido com o grau de dificuldade para chegar até a mim, mas sou extremamente exigente quanto a viver em paz.
Amigo que causa muito barulho por nada é muito chato e me impele a começar a cavar uma valeta...

⁠╔══❝Quando o vento do Norte seu corpo tocar… o sinta pois nele meu forte abraço lhe envio deste lado do mar.
Quando o sol seu rosto levemente tocar… é nele que meu beijo amigável para você irá estar.
Quando a lua lá do céu a terra iluminar… sorria, pois no coração de alguém você tem lugar. ❞══╝
Tc.23102023/211

⁠Amigos

Amigos são anjos que estão sempre ao nosso lado, mesmo à distância. São aqueles que compartilham nossa alegria e reduzem nossa tristeza. São aqueles que se calam na hora certa e nos contam tudo nesse silêncio... São aqueles que nos aceitam não pelo o que temos, mas pelo o que somos. Amigo é aquele que sempre vai lembrar de você, mesmo com o passar do tempo, sempre terá suas emoções, piadas, momentos no coração, amigos, irmãos, parceiros de conversa. Obrigado, amigo!

⁠Você é uma estrela, mesmo que pequena comparada à imensidão do universo, tem um brilho enorme. Você ilumina a minha vida e me guia na escuridão. É um ponto de luz que me faz feliz, me dá esperança, me acolhe, me ajuda, me fortalece, me completa...

Você é uma estrela. Uma estrela cadente, que veio de repente em minha vida e a iluminou, a tornou boa, a tornou feliz, você trouxe vida a minha vida, obrigada.

Você é uma estrela, está ali por mim o tempo todo, mesmo que eu não confira, sei que todos os dias, você estará ao meu lado. Você conforta a minha vida. Mesmo que não te veja sempre, sinto sua presença, iluminando meus dias, me trazendo conforto, preenchendo o vazio, que não sinto mais desde o dia que te conheci.

Você é uma estrela, e por mais que existam diversas estrelas no céu, você tem um brilho imenso, único e especial, que ilumina a todos que estão a sua volta apenas com a sua presença.


Você é uma estrela, uma estrela em supernova, que mesmo ao seu fim, brilhou, brilhou muito.

Você agora é realmente uma estrela, que se foi. Que mesmo no céu, acompanhada de várias outras estrelas, para mim, você foi, é e será para sempre, a mais brilhante de todas.


O teu beijo me vicia, seu olhar me
prende, e o toque surpreende.
Teu canto me encanta e
hipnotiza, verdadeira sintonia, como Ariel na maresia.
Conexão verdadeira é essa nossa, na alegria, na calma, na mente e também alma.
Em outras vidas eu te buscaria, dimensões, planetas e até universos, pois amor igual ao nosso tem seu próprio multiverso.

⁠Aquela pessoa que nunca esquece de te desejar felicidade no seu aniversário nem sempre possui uma amizade verdadeira contigo.

Às vezes, isso se resume a um protocolo motivado por sua utilidade, uma questão de oportunidade.

Acredito que o tempo é o melhor parâmetro para definir uma amizade verdadeira.

Tudo é muito relativo.

Portanto, é essencial observar "o conjunto da obra", ou seja, analisar o todo antes de definir algo.

⁠⁠⁠⁠ENTREVISTA: Etapa 01 - Quadro de pergunta 03

- Qual sua posição no mundo? Porque estamos aqui?

- Pelo fato de sermos mesquinhos, eu não diria que tenho uma posição. A dor que sinto é a mesma de milhares. Não quero ser lembrado! Não fiz nada de interessante para sê-lo. Não quero afunilar a dor que é estar no mundo!

Sempre digo que, 'a vida é uma ilusão'. Um berçário de vida e de mortes que acontecem todos os dias. Quantos amigos já se foram, bons amigos. Estar aqui nessa prisão (mundo) é saber que um dia a morte nos será necessária, novos ou velhas almas. Sempre me pergunto da finalidade de estarmos aqui todos os dias, durante anos, vivendo situações nas quais não desejaríamos. Engolindo tantos sapos, aprendendo com a dor, com o choro. Aprendendo com os reflexos que ficam atormentando a pele, a mente, a semente.

Não tenho posição, nada fiz por merecê-lo. Estar aqui nesse mundo de Meu Deus é desgastante. Se vale a pena? Eu diria que não. Como disse um filósofo da antiguidade, viver o oposto tem uma contrapartida muito doída. Vejo pessoas sorrindo, mas no fundo só enxergo dor. O oposto das dores são os sorrisos que sempre acabam ao amanhecer. Estar aqui, é um pedido que não nos foi feito.

--- Risomar Sírley da Silva ---

⁠Fácil seria se teus olhos fossem escuros, e não reluzisses a cor do castanho, assim não desejaria olhar.
Mais fácil ainda seria se teu toque fosse a fogo, e me queimasse, ao invés de vir me incendiar.
Queria que teu sorriso, teu cabelo e teu corpo fossem imperfeitos, para eu não conseguir mais olhar, desculpa, perdi de novo, é impossível não notar.
Quanto mais preciso da tua amizade, mais preciso te beijar, e ontem fui dormir com saudade, minha mente foi quadro do seu sussurrar.
Me diz bem baixinho, só em meu ouvido, te quero de novo, sem nada, com sede no olhar.
Me sacia e me toma, não precisa ser perfeito, só preciso da gente, no nosso infinito, lá dentro que vamos morar...

⁠As amizades normalmente são construídas em bases iguais, em sentimentos iguais ou quando as características de uma pessoa são muito parecidas com as nossas.
E por que isso ocorre? A resposta:
É mais fácil lidarmos com pessoas que concordam com nossos gostos e ideias do que saber lidar com quem tem algumas diferenças que talvez não lhe agradem.

⁠o amor é uma loucura
as vezes ele te machuca
as vezes ele te cura
as vezes só queremos paz
as vezes só queremos amizade
mas sempre vem alguém com maldade
as vezes vc acha alguém perfeito
mas lá vem a sociedade com preconceito
talvez demore uma eternidade
para as pessoas pararem de julgar uma sexualidade

⁠Vivemos em mundo onde tudo se dissolve em desinteresse, mas se a gente for seletivo e souber olhar com profundidade e delicadeza, ainda há quem valha a pena. Ainda é possível escolher alguém legal para estar ao nosso lado. Ainda é possível escolher uma boa família de amigos com pessoas verdadeiras e honestas...

- Valorize se encontrar!

⁠Ser amigo é conversar,
é gargalhar, é apoiar,
e também brigar.
É torcer para brilhar
Em caminhos que conquistar!
É dar lição e ensinar,
e também abençoar.
Ser amigo é um elo de afinidades
que se liga sempre uma amizade de verdade.
Ser amigo é ser irmão,
Um irmão de coração!

Liddy Viana©️✍

⁠Eu, aprendendo com a vida:

Aprendi que nem todos ao meu lado, são meus "amigos";
Aprendi que muitos desses "amigos", só o são enquanto eu tive algo a oferecer-lhes;
Aprendi que quando eles se afastaram de mim, me fizeram um bem;
Aprendi que "amigos" são especiais e poucos;
Aprendi que enquanto aprendo, vou vivendo melhor!

⁠A Flor que eu nunca esqueci


Oh lindo dia!
Dia lindo para se andar em um campo colher uma flor e levar para meu amor, o sol está quente, batendo na gente
inspirando um dia cercado de amor, amor esse que me bate a lembrança
de quando eu era criança
e perdi a esperança de ter você, minha flor.
Hoje o passado me trás um recado diante do campo cercado de flor.

Oh meu amor! Hoje eu cresci e por ti eu vim, te trago essa flor como prova de amor.
Te selo no peito,
meu eterno amor.

Esse amor que me domina
E tira minha mágoa, minha dor
A flor e seu amor, me contamina
Deixa o coração com cheiro e sabor.

E é esse o encanto de quem ama.
Não importa o tipo do amor.
Ele conquista mesmo quando se deita ou quando se levanta.

Precisamos dele. Nos faz amar
E assim podemos nos alimentar
De sua vida, de sua luz.
E de seus olhos que me assistem
Que me atraem e imploram,
para que a minha flor possa te salvar.
Pois o poder do amor da flor só
funciona quando se tem alguém
Para amar.

E você é quem amo
E não me importa qual tipo de amor
que vamos nos encaixar
Eu só sei te amar.


----- FIM----


Baseado na história de amor entre duas crianças de seis anos que estudavam na mesma escola e na mesma sala.
Hoje eles tem nove anos , ela mora no Rio de Janeiro e ele em São Paulo. O destino dos dois só o tempo pode dizer

"Aos meus amigos"
Vocês tão poucos e únicos que cabem nos dedos de uma mão, agradeço pelos muitos nãos que recebi nos momentos em que esse advérbio era a melhor opção. A distância imposta nestes anos, não consome o que sinto por vocês, pelo contrário, melhora os bons momentos, quando juntos estamos e o hiato temporal ao qual estamos expostos, em nada nos afeta.
Um dia, se for nosso merecimento, sentaremos ao redor da velha mesa e lá recordaremos das histórias que forjaram nossas vidas. E no final desta jornada, quando descansarmos, quem ainda na estrada estiver, prometa não chorar, mas sim combinar a próxima rodada.