Texto Sábios
Devemos ser sábios e persistentes como a água que desce a montanha e nos caminhos mais estreitos e tortuosos aumentará sua velocidade e quando se encontra diante de um obstáculo buscará sempre um caminho alternativo, mas quando não encontra alternativa encara o obstáculo de frente e cautelosamente ganha volume e força para superá-lo e seguir sua jornada. Nessa jornada se unirá a outros rios, que também descem a montanha ganhando mais força pra chegar ao seu destino final e aprende em sua jornada que é na queda que a água produz energia, e ainda sim segue seu caminho.
Ao envelhecer tornamo-nos mais sábios e lentamente dá-mos conta de tudo que é supérfluo, assim como um relógio de 3 mil euros dá a mesma hora que um relógio de 30 euros; uma carteira de 300 euros carrega o mesmo dinheiro e documentos que uma de 3 euros; a solidão de uma casa de 30 metros quadrados ou de 300 é a mesma. Espero que um dia percebas que a tua felicidade interna não vem das coisas materiais no mundo. Não importa se viajas em primeira classe ou económica, morreras na mesma se o avião cair. Espero que percebas quando se tem amigos e irmãos, com quem falar, rir e cantar, isso é felicidade verdadeira.
Sábio foi o homem que escolheu o silêncio como forma discução. O silêncio é o argumento dos sábios. Certas coisas não valem as palavras, ou até mesmo os gritos. Certas coisas são tão insignificantes que não valem um espaço no pensamento, nem mesmo um pouco de raiva. Como uma crítica mal feita, mal elaborada. Certas coisas não valem o esforço de uma atitude drástica. Sábio é aquele que escolhe o silêncio como arma. Na madrugada gelada o silêncio é o cobertor dos mendigos. Na tarde chuvosa o silêncio é som da leitura. O silêncio é uma oração, um credo, um amém. O silêncio é desespero, é calmaria, é tempestade, é garoa; O silêncio é o livro dos sábios, é o prefossor da criança psicopata e o amigo do escritor romancista. O silêncio é a guerra interna que acontece dentro de mim.
Vários problemas, às vezes, acontecem em nossas vidas e temos que ser sábios em sua administração, assim, em relação a eles, devemos nos comportar como o malabarista que, ao lançar seus malabares, se preocupa mais com aquele que está em sua mão, enquanto os demais ficam suspensos no ar. Afinal, como já dizia o poeta, a gente leva da vida, apenas a vida que a gente leva! (Pedro Marcos)
Fofoqueiros x invejosos
🦋 Nada mais são que seres infelizes camuflados em suas amarguras e frustrações.
A sociedade está construída à base de relações de poder onde as fofocas e rumores são verdadeiras armas,exterminando a verdade,destruindo as belas amizades... A verdade manipuladas são úteis para muitas pessoas, pois conseguem se posicionar e acreditam obter benefícios.
É necessário que sejamos pessoas inteligentes que agem como barreira, que freiam a maldade. A informação falsa é como um incêndio que sempre almeja queimar alguém,para se igualar,comparar,sentir alívio....
Muitas vezes,as fofocas são difundidas quando há alguém que deseja adquirir notoriedade às nossas custas.
Em qualquer situação,o dialogo é a melhor solução.Temos que ser transparentes para não alimentar este tipo de atitude e não espalhar o vírus do rumor... As más línguas sempre irão existir,por isso devemos sempre lembrar que:fofocas são para as pessoas INFERIORES, e a informação para os SÁBIOS!😇
Por que os velhos são mais sábios.
A sabedoria humana atinge o seu ápice justamente quando outras aptidões do cérebro começam a diminuir.
Entenda essa aparente contradição.
A sabedoria é uma forma de processamento mental muito avançada, que atinge seu auge apenas na velhice – justamente a época em que a capacidade do nosso cérebro começa a diminuir.
A velhice é sempre vista como uma época de declínio, mas ela pode trazer novas habilidades muito poderosas.
Mas o que é a sabedoria, afinal de contas?
Simplificando, é a capacidade de ‘saber’ a solução de um problema complicado ou inesperado de maneira praticamente instantânea e sem esforço mental.
É também a capacidade de conseguir antecipar eventos que costumam pegar as pessoas desprevenidas.
Mais do que simplesmente saber reconhecer uma situação de crise, por exemplo, o mecanismo da sabedoria permite enxergar formas de resolvê-la, mesmo que a pessoa nunca tenha atravessado uma situação igual.
A chave para esse processo, é a nossa capacidade de identificar padrões.
Ao ver uma cadeira, por exemplo, somos capazes de identificar que aquilo é uma cadeira sem precisar ter visto todos os tipos e modelos de cadeiras que existem no mundo. Isso é possível porque criamos um modelo mental da cadeira genérica, com todas as suas características comuns, que é ativado quando vemos algum objeto que se encaixa na descrição. Isso funciona também com situações e na resolução de problemas.
A habilidade de reconhecer semelhanças entre problemas aparentemente novos e outros já resolvidos é o que se define como competência.
Quanto maior o número de experiências e padrões acumulados por uma pessoa competente, maior a sua experiência num determinado campo.
À medida que as relações entre os diversos padrões vão sendo processadas pelo cérebro, elas vão formando redes de neurônios chamadas de “atratoras”. São “circuitos” de memórias relacionadas que contam com diversas maneiras de ser ativados.
Quando você vê o rosto de uma pessoa, ativa a rede atratora que relaciona várias outras coisas que você sabe sobre ela. A sabedoria, então, seria consequência de uma grande quantidade de redes atratoras no cérebro da pessoa e tanto elas quanto os padrões levam tempo para serem acumulados em quantidade suficiente para resolver problemas de maneira rápida e eficiente. Por causa disso, o envelhecimento acaba sendo o preço da sabedoria.
Quando somos jovens, a maior parte do nosso poder de processamento é empregada em tentar entender o mundo e as situações com as quais nos confrontamos.
Esse poder diminui com a idade. Em contrapartida, a maioria dos problemas que surgem pode ser resolvida com base na comparação com os padrões que foram acumulados. Isso demanda muito menos trabalho do nosso cérebro do que tentar entender uma situação completamente nova.
A forma como a memória começa a falhar com a idade também tem um papel importante. Por fim, o início do declínio mental costuma coincidir com a aposentadoria, época em que os desafios do dia a dia diminuem consideravelmente.
Somando tudo isso, fica fácil perceber que, na prática, a sabedoria trata-se mais de uma troca do que de uma supercapacidade e é dessa forma que ela precisa ser encarada. Em outras palavras, não como o ápice do nosso processamento mental, mas como um mecanismo biológico para compensar a queda de capacidades como a concentração e a aquisição de novos conhecimentos.
Experiência acumulada
Apesar de inevitável, o declínio mental é gradual em pessoas que não têm doenças degenerativas, com o mal de Alzheimer. Isso significa que é possível aproveitar bem as vantagens que a sabedoria traz. Há diversas tarefas mentais nos quais os idosos têm resultados tão bons quanto os de pessoas mais jovens, diz a neuropsicóloga. Basta não considerar o tempo gasto, que nos idosos tende a ser maior. Grandes empresas multinacionais costumam entregar o comando para profissionais na faixa dos 50 anos, que estão num ponto de equilíbrio entre velocidade de processamento e experiência acumulada
No fundo, talvez seja a experiência e a sabedoria que nos permitam viver 60, 70, 80 ou mais anos. Somos uma das poucas espécies cuja vida vai além do período reprodutivo. Qual seria a importância de um indivíduo que, do ponto de vista biológico, não tem mais nada para contribuir para a perpetuação da sua espécie? Uma possibilidade é que os mais velhos contribuam de uma maneira crítica para a sobrevivência da espécie por outros meios – particularmente na transmissão do seu conhecimento acumulado para as gerações mais novas por meios culturais, como a linguagem.
Assim como nem todos os idosos apresentam demências graves, nem todos atingirão a sabedoria. Embora o potencial de certas pessoas seja maior que o de outras, é preciso desenvolvê-lo. Expor-se constantemente a novos desafios mentais é um ingrediente muito importante. Sem o acúmulo de experiências que alimentam a biblioteca de padrões, mesmo a mais analítica das mentes não conseguiria chegar à sabedoria. A sabedoria, escreveu o filósofo grego Sócrates, começa com a vontade de saber.
Auge e declínio
Apesar de a velhice ser um pré-requisito para a sabedoria, isso não quer dizer que ela seja uma época de ouro para a mente. O cérebro humano segue algumas fases de desenvolvimento bem distintas, e o envelhecimento não é a mais gentil delas. A primeira fase é a do desenvolvimento, que em geral dura até os 30 anos de idade. Depois se segue uma fase de maturidade e estabilidade, em que a prioridade passa a ser o uso do que foi aprendido.
A partir dos 40 anos, começamos a perder neurônios. A capacidade de adquirir novos conhecimentos diminui e a velocidade de processamento do cérebro também vai caindo. A visão e a audição também podem começar a falhar, o que dificulta a concentração. Taxas elevadas de colesterol, mesmo abaixo do que as necessárias para causar um derrame ou um ataque cardíaco, são capazes de provocar microderrames, que podem lesar áreas do cérebro. Por último, há o risco de se desenvolver o mal de Alzheimer, que afeta a memória e acelera os efeitos do envelhecimento.
Podemos não ser mais tão mentalmente capazes na velhice, mas as necessidades também tendem a diminuir. O início do declínio mental costuma ser acompanhado pela aposentadoria, quando passamos a ser menos exigidos mentalmente. Mas isso não deve ser desculpa para pararmos de usar nosso cérebro: quanto mais o exercitamos, mais resistente ele se torna aos efeitos do envelhecimento.
Malhação mental
Manter a mente ativa é a melhor forma de retardar o aparecimento de problemas típicos da idade.
Outros animais também aprendem a identificar padrões, mas a capacidade é limitada. Humanos, em contrapartida, conseguem armazenar conhecimentos de várias formas e transmiti-los através das gerações.
Essa é um resumo feito por mim, de um longo e excelente texto de Carlos Nasser que traz menção a diversos colaboradores e pode ser lido na íntegra no link http://super.abril.com.br/…/por-que-os-velhos-sao-mais-sabi…
Se o tempo não tem gosto, pq tão amargo?
Se não tem cor, nem forma, pq tão feio?
Se é tão rápido, pq tão lento?
Se é sempre tão preciso, pq tão perdido?
Se é o futuro, pq o presente?
Se é o passado, pq passou?
Tempo.
Quem é você afinal?
Tá roubando, ou tá me dando?
Me criando, ou me matando?
Tempo,
Não sei quem é você,
Mas você poderia ser mais legal.
Você só anda e tem a companhia de pessoas que escolhestes. Deus não escolherá por ti.
Ele permite que a decisão seja sua...e as consequências tbm.
Conselhos que servem para todos nós, desde as crianças aos anciãos.
Deus te abençoe.
Andrea Tavares
O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.
Pv 13: 20
A dúvida é o trunfo dos sábios
Eis um mundo de belezas,
Contemplo de sorriso nos lábios.
Deus me livre das certezas,
A dúvida é o trunfo dos sábios.
Quem se veste de razão,
Ecoa estupidez no brado.
Nutre em si ingrata paixão,
Ou apatia de um conformado.
Quem se veste de desespero,
Do seu sofrer faz alardes.
Pela vida falta esmero,
Pessimismo dos covardes.
Quem se veste de esperança,
Alegra corações e mentes.
Tem a alma de criança,
E o otimismo dos valentes.
embalado pelas batidas do coração...
que feliz derrama de si o vinho da arte ...
luz das estrelas..
brilho do olhar da amada...
alegria dos anjos...
deleite dos sabios ...
deixa o beijo de meus versos
seu coração beijar...
e saberá como os anjos..
o mistério do cintilar das estrelas...
do calor do Sol...
e do amor que a Lua lhe dedica...
Poesia pra esperar a chuva
Jeran Del'Luna - Gypsy Heart
O silêncio é a arma secreta dos sábios
Atitude de um ser humano inteligente
Quem fala pouco, pensa mais
Quem fica calado não tem o que explicar
Quando falamos o que sentimos,
Seremos amados ou odiados
O silêncio guarda muitas dores
Devemos falar o que sentimos só para quem
pode ajudar
O silêncio deixa dúvidas
Muitas vezes vivemos calados
Falamos ao ter a solução
Nenhum ser humano penetra nossos
pensamentos
O silêncio resolve mais que fala
Muitas vezes dói mais
Muitas vezes resolve tudo
É certeza de sabedoria.
Seremos sábios quando conseguirmos seguir como o leito de um rio. Observe como ele segue tranquilamente o seu curso sem perder a serenidade, mesmo nos trechos em que sofre a turbulência de uma correnteza. Suas águas correm em paz, pois entenderam que semear a vida é seu destino e missão.
_ Eneida Cristinna
"Amigos... Ah, amigos.
Muitos são sábios outros são loucos.
Muitos engraçados e outros tristonhos.
Muitos são verdadeiros, e os que não são não são seus amigos de verdade.
Muitos são pedras já outros são águas.
Muitos são chatos, mas essa é a graça, a graça de se divertir com aquele chato.
Amigos chatos até certo ponto são seres engraçados.
A alegria de ser feliz não existe, pois o ser feliz vive na alegria."
Filtro ON
Até o mais sábio dos sábios pode cometer uma tolice. Da mesma forma o mais tolo dos tolos pode ser, em alguma circunstância, extremamente sábio.
Dar atenção a todos, absorver aquilo que lhe cabe, aceitar a opinião oposta e não criar conflito com ninguém. Precisamos desse filtro.
Dizem os sábios só os tolos se precipitam
Mas não posso deixar de me apaixonar por você
Devo ficar
Seria um pecado
Se eu não posso ajudar a cair no amor com você ...
Como um rio flui certamente para o mar
Querida assim vai
Algumas coisas são destinadas a ser
Pegue minha mão, pegue minha vida inteira também
Pois eu não posso evitar de me apaixonar por você ...
Como um rio flui certamente para o mar
Querida assim vai
Algumas coisas são destinadas a ser
Pegue minha mão, pegue minha vida inteira também
Pois eu não posso evitar de me apaixonar por você
Pois eu não posso evitar de me apaixonar por você ..
Dizem os sábios: uma MULHER é capaz de calar uma multidão com seu silêncio, provocar uma TEMPESTADE num copo d'água e derreter um CORAÇÃO com seu jeito de ser.
Consegue SORRIR diante da dor e demonstrar sua coragem perante o MEDO. Mesmo sem batom, sabe dizer EU TE AMO com toda a intensidade do vermelho, e ainda, diante das pedras usar o seu SALTO ALTO!
Porque o coração de uma mulher não BATE, ele toca MÚSICA. Ele encanta. E independente do ritmo, tem dias de samba, de rock de reggae... Pois seu coração sempre sussurra uma canção OUSADA, diferente, mas com uma linda melodia!!
Profecia do Silêncio I
Vejo nas estrelas a procura que atravessa séculos
vêem-se sábios, santos, filósofos, poetas e profetas
à procura de paz no ocidente e no oriente
Escuto a palavra dos sábios, a canção dos poetas
a voz dos filósofos, a luz e o som do silêncio
Ouço passos em direção ao novo caminho
que atravessa todos os continentes, e que levam
à procura de alimento vital para a arte da alma
novos códigos e segredos essenciais sobre a vida
Escuto a palavra dos sábios, a canção dos poetas
a voz dos filósofos, o choro das mães das crianças
o som do martelo da nova sentença que está vindo
Escuto o som do silêncio
Antes da grande palavra de Deus
Escuto a palavra dos poetas, a voz dos filósofos
o choro das mães, a ira forte dos inocentes
o riso das crianças, o som do martelo da sentença
da nova lei dos homens
Escuto o som da grande primeira palavra de Deus:
E façam-se novas terras, mundos, e uma nova humanidade!
Poéticas
Ana Deva's Garjan*
Artforum Renaissance
"DENTRO DE MIM, ENCONTRO UM SILÊNCIO...DIZIAM VELHOS SÁBIOS QUE O SILÊNCIO PODERIA DIZER MUITAS COISAS, E HOJE ME ENCONTREI DE CARA COM ELE E COMEÇO A SENTIR QUE TORMENTO É SENTIR O SILÊNCIO.
ENSURDECEDOR O BARULHO QUE ELE CAUSA,TRAZ COSIGO UM ENORME VONTADE DE GRITAR,MAIS COMO ESTOU SURDA E MUDA ISSO JAMAIS SERÁ POSSÍVEL..."
Pobres são aquelas pessoas que não têm sequer por quem chorar.
Sábios são os que usam sua sabedoria como fonte de orientação a outras pessoas.
A inveja é muitas vezes a principal arma dos hipócritas e incapacitados.
Antes de querer ser dono do mundo o homem deve aprender a ser dono dele mesmo.
OS SÁBIOS NÃO SABEM FALAR
Algumas vezes nos surpreendemos ao conversar com alguém. Talvez essa pessoa seja o padeiro que passa todos os dias pela rua. O vizinho que só te observa, esperando desesperadamente por um... BOM DIA!
Isso acontece o tempo inteiro e passa despercebido pela nova geração que venera a exclusão social. Desprezando o afeto, por medo de se aproximar.
Não julgue pela aparência, postura, ato ou pelo medo.
Se aproxime, converse. Essa pessoa que vê todos os dias e não puxa uma conversa, pode ter uma história incrível para te contar.
Só um lembrete: os sábios não sabem falar!