Texto Reflexivo sobre a Vida
Lembranças...
Foram momentos inesquecíveis que pouco duraram em minha vida, por isso nunca perdi a verdadeira ternura e a esperança de voltar a sentir;
Os sabores perdidos em qual quer canto do meu coração são experimento de um amor que criou asas e voou para um dia voltar para que eu possa cuidar com mais carinho e atenção;
Por tanto eu não sei quando estarei pronto para reviver a tal felicidade nem como recomeçará, porém de uma coisa tenho absoluta certeza que me deixarei levar pela audácia da ternura;
Existem momentos na vida que deve-se parar e olhar para si próprios, deixar de olhar para os lados, porquanto que a chave que abre a porta na qual residem as respostas para nossos questionamentos, encontra-se em nós mesmos e não no mundo.
Por isso é necessário parar, pensar e refletir sobre as escolhas, posicionamentos, ideias e etc., visto que as coisas do mundo são criações humanas, de maneira que tanto podemos desconstruir paradigmas, como simplesmente continuar propagando ideologias preconcebidas.
Deste modo, acredita-se que através de uma postura na qual o sujeito se coloca em questão, problematizando sobre suas atitudes frente a existência, poderá encontrar um terreno fértil para que o inédito surja. contudo, para que isto seja possível tem-se que fazer uso daquilo que torna o homem singular em relação as demais coisas existentes no mundo: o fato de ser humano, que transcende a concepção de estar no mundo, posto que ser humano é agir neste mundo de modo que o sujeito transtorma-se e é transformado pelo espaço no qual está inserido, porque somente assim poderá concluir que sua existência tem sentido, não só para si mas também para outros seres humanos.
A vida é uma linda caixinha de surpresa que nos reserva momentos quentes, frios, coloridos ou não...de alguns recebemos rosas de outros desilusão.
Tem aqueles que nos fazem voar nos sonhos e viver a paixão.
A sanfona toca saudade o relógio marca a solidão.
Como um balão me encho de esperança vestida de ilusão.
O tempo marca o seu próprio tempo e me leva em voô como passaros para o mundo de devaneios , versos, prosas e canção.
No coração guardo segrêdos de um amor em vão, um amor que se fez palhaço, me fez criança de botas, chapéu e em meio á tudo isso fui levada a um céu de estrelas com sabor de mel.
Por fim como um cão sem dono, sem rumo e seu endereço ensinou-me que o amor pode te levar ás nuvens ou te deixar no chão.
E mais, que o amor é um jogo perigoso que nem todos sabem jogar.
Um perde e o outro ganha , um sorri e o outra chora, vai sempre machucar.
Portanto se prepare para as supresas que a vida lhe reservar !
Tem momentos em que você decide e diz, eu quero deixar essa vida chata, sem graça, de sufocos, de obrigações, quero viver algo novo, quero viver algo que eu nunca vivi ! Eu quero mudar, e sei que sou capaz de mudar, basta querer... E o momento é esse, se não for agora, não será nunca mais! Quero viver, viver e deixar pra lá todo esse medo, essas dúvidas, essas coisas que me prendem a um passado que não vale a pena estar presa, porque por mais que não esteja nem aí pro passado, algo me prende a ele de alguma forma, e como já dizem " Quem vive de passado é museu."
Mudar, mais sem mudar o caráter ... muito menos a essência.
Há momentos em nossa vida
Em que somos tomados pela emoção
Ignoramos o que esta ao nosso lado
Queremos apenas sentir essa vontade
Sabemos que por motivos maiores
Jamais poderemos ali estar
Mesmos assim saímos do nosso “eu”
Contemplado essa tão padecente vontade
Nossos sonhos tocam
Onde jamais poderemos alcançar
No entanto, essa força é maior que nós
Fazendo nos flutuar nesse tão doce perfume
A realidade é algo cruel
Que nos desfalece de nossos anseios
Dizendo a nós que não somos capazes
Que o caminho sempre será espinhoso
Mas eu acredito em meus sonhos
Pois enquanto houver vida
Enquanto houver esperança
Sempre haverá uma chance...
Momentos
É engraçado como a vida nos faz grandes surpresas. Pessoas as quais nunca imaginávamos que entrariam em nossas vidas, simplesmente aparecem como se fossem um sonho, nos proporcionam momentos únicos, compartilham perdas, sonhos, vitórias, projetos de vida, risadas e com apenas um simples olhar entende o que o outro quer dizer. Mas infelizmente, sonhos não são eternos, uma hora acordamos e temos que enfrentar a realidade.
O que fica são apenas as lembranças, deixando nossas vidas mais agradáveis. Pois os sonhos, por mais que não sejam realizados, devemos ficar felizes por um dia terem feito parte de nossa mente.
Sabemos que em meio aos desafios da vida, sempre haverá momentos em que somos encorajados a superar nossos próprios limites. É como se a voz da coragem nos sussurrasse ao ouvido: 'Vai lá e mostra a tua força!' É nesse instante que nos garantimos com essa oportunidade de enfrentar nossos medos e inseguranças, e descobrimos a força que reside dentro de nós.
Essa força interior pode ser uma chama suave, queimar calmamente em nosso ser, mas é capaz de se transformar em um poder inabalável quando devidamente alimentado. É um tesouro escondido, muitas vezes desconhecido até para nós mesmos. No entanto, quando os desafios se erguem em nosso caminho, é a hora perfeita para buscarmos esse potencial adormecido.
Mostrar a nossa força não significa apenas triunfar sobre bloqueios externos, mas também enfrentar nossos conflitos internos e dúvidas pessoais. É reconhecer nossas fraquezas e transformá-las em oportunidades de crescimento. É aprender com as quedas e levantar com mais estratégias.
É verdade que nem sempre a jornada será fácil. Haverá momentos de cansaço, ansiedade e até desânimo. Mas é nesses momentos que devemos lembrar a voz encorajadora que ecoa dentro de nós: 'Vai lá e mostra a tua força!'
Enquanto seguimos em frente, podemos encontrar aliados em nossos amigos, familiares e em todos aqueles que nos apoiam incondicionalmente. Juntos, construímos uma rede de apoio que nos ajuda a erguer quando precisamos e celebrar nossas vitórias.
A vida é uma aventura repleta de desafios e oportunidades. À medida que continuamos a caminhar, é importante lembrar que a força não está apenas nos músculos, mas também na mente e no coração. Acreditar em nós mesmos e nos nossos sonhos é o primeiro passo para superar qualquer adversidade que surja em nosso caminho.
Portanto, quando a voz da coragem sussurrar novamente, vamos acolhê-la e seguir o seu conselho com coragem e confiança. Vamos lá mostrar a nossa força, abraçar a vida com ousadia e fazer o melhor dela. Pois é nos desafios que encontramos as maiores oportunidades de crescimento e realização.
As bênçãos de Deus na nossa vida estão em momentos e coisas que, muitas vezes, não paramos para pensar. Ele cuida de cada detalhe e proporciona aquilo que precisamos, no momento certo. A benção de Deus não é apenas o que Ele dá, também é o que tira!Ele vai alcançar você, honrar ! confia!
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
A vida é cheia de altos e baixos, mas é nesses momentos que aprendemos e crescemos. É nesses momentos que devemos procurar as lições que Deus está nos ensinando, buscando Sua orientação para que possamos superar cada desafio que se apresenta.
No final das contas, toda dificuldade, por mais intensa que seja, nos conduz a um novo começo. Através da nossa confiança em Deus, encontramos a coragem para enfrentar cada batalha e, eventualmente, voltar a sorrir.
- Edna Andrade
A vida é feita de momentos. Houve épocas que tinha incontáveis amigos, hoje posso contar nos dedos. Sempre fui leal e guardo com carinho cada momento. A vida passa, somos todos imperfeitos, mas só fica realmente quem te ama e te valoriza da forma que você é. Despedidas doem, mas valorize quem continua com você na caminhada …
No passar da minha vida tive grandes momentos agradáveis , senti na pele as tristezas ,mas consegui superar com grande vitória meu caminho percorrido ,por isso deixo essas palavras escritas ,lute vença ,pois a vida tem tudo que se pode viver de bom , é só procurar um caminho a seguir , deixando para trás tudo que foi ruim .
Viva uma vida feliz!!
Invista no hoje todos os dias, o amanhã já se foi.
Por querer sempre mais a pessoa acaba se esquecendo de viver os momentos que a vida lhe proporciona.
Dá para ser feliz com o seu presente, mas é necessário querer a felicidade que está sendo ofertada.
A mala está pronta, só não se deu conta disso.
Tudo é passageiro.
Mensagem de Islene Souza
Dar valor aos momentos
& irmão
Tudo nessa vida passa Então viva seus melhores momentos é aproveite cada segundo porque amanhã
amanhã, amanhã Talvez não vai Estar como antes
Você não vai poder abraçar
aquela pessoa que você ama
você não vai poder dizer "eu te amo "pra quela coroa que você diz que é sua mãe
Dar um Abraço no seu velho que você diz que é seu pai
é quem sabe até não poder amar sua namorada.
é dize que a ama é irmão uma hora tudo isso vai acabar uma hora esse mundo nós vamos deichar aaaessa alma vai vagar lá pro céu é quem vai ficar, só apenas vai chorar
só apenas vai chorar é
triste eu sei
mais essa é a realidade. eu sei é triste mais essa é a realidade e Irmão
dar valor a cada momento qui ,você passa aquí na terra
Que Deus te abençoe sempre Que te ilumine è te enche de bênçãos
Tua vida
essa letra é Pra mexer com você Pra tocar no seu coração
VIVA Seu melhor momento abrace os seus pais
Abrace Seu Irmão sua namorada é ate sua mulher não desista não
mantenha de pé a sua féviva a cada momento Como se Fosse o último
Por que não se sabe o dia que você vai deixar todos em vão
é vai lá pro ceu feito um anjo é vai lá pro ceu Feito um anjo
e todos aqui que ficar aqui na terra Vão chorar ,vão chorar
mais você não mais vai tá mais você não mais vai tá mais você não mais vai tá
é todos que aqui ficar
vão chorar
vão chorar
Aprendemos em certos momentos da vida a nos adaptar e aprender com tudo e em todas as situações a nossa volta.
Não, é algo que nos seja obrigado e nem imposto por ninguém. É algo tão natural que acontece pelo fato de aceitar que devemos crescer a cada dia para amadurecermos em todos os sentidos, formas e maneiras. Para que realmente possamos entender de uma forma transparente todos os meus porquês.
Quando você resiste, luta e foge; de toda a direção ou o caminho que sempre te leva a voltar ao mesmo lugar. Não é porque nada que você faz dá certo e sim, você reconhecer que não pode fazer nada que você vê os outros fazendo, conseguindo e até conquistando ser igual em sua vida.
Você difere de qualquer pessoa no universo. Você possui sua identidade própria, DNA que descreve e define você, você foi escolhido entre milhares no ventre de sua mãe por Deus para nascer. Não tinha que ser outro e sim você.
Quando você aceita tudo o que você viveu, passou e teve de enfrentar na vida até chegar aqui.Reconhece que você realmente não tem como fugir e nem se esconder mais do seu propósito com Deus. Aceita entregando tudo nas mãos dEle não se importando com nada o que venha vivenciar daqui para frente. Confesso que é uma atitude maior e bem profunda ao ponto de você sentir ecoar dentro de você tão forte que tudo em você se estremesse e arrepia.
Aqui estou depois que realmente decidi e optei em me entregar de verdade a Deus e aceitar o que tem para mim. Hoje entendo com mais clareza a passagem sobre a escolha de Davi para ser rei de Israel, foi escolhido pelo próprio Deus, como um homem segundo o Seu coração.
Davi ainda era um adolescente quando fora consagrado pelo profeta Samuel na casa do seu pai Jessé diante dos seus 7 irmãos mais velhos e aos olhos do profeta maiores e de boa aparência.
E Deus escolhe Davi o menor que estava cuidando das ovelhas e que para muitos é até para ele mesmo não poderia ser ninguém. Falo isso baseado em nossas vidas ninguém quando se é jovem, quer ser isolado em afazeres e responsabilidades, não poder ir brincar ou sair com os colegas e nem estar com eles fazendo artes.
Mas ali estava aquele jovem a quem Deus escolheu para assumir um Reino que era imenso e reconhecido em toda à terra pelo Deus único e poderoso que está nação cultuava.
E vemos com o passar do tempo que Davi não assumiu o Reino ainda que tenha sido escolhido por Deus. Teve que adquirir e obter suas experiências; teve que aprender de um jeito difícil, mas bem de perto para não cometer erros que o seu antecessor cometera.
Aprendeu a ser obediente, a servir, a lutar, a fugir em vez de querer matar quando necessário, para evitar tomar nada a força e fora do tempo. Aprendeu a se esconder, simultaneamente, salvar, ajudar e lutar quando via outros que precisavam de sua ajuda e seu socorro. Aprendeu a ser misericordioso tendo quem o perseguir em suas mãos. Porque ainda reconhecia quem era a autoridade, quem estava acima da sua vida. Assim se passaram uns anos desde a escolha lá atrás, quando era um menino cuidando da ovelha e agora um homem forjado pelas experiências que teve de adquirir a cada dia e fugindo para manter-se em vida. Tudo isso porque Deus viu em Davi o que não viu em ninguém. Não foi um homem perfeito por Deus ter o escolhido, mas, reconhecia seus erros e se arrependia de uma forma tão profunda que Deus o perdoava. Sim, perdoava não o matando, mas, as consequências de todos os pecados, Deus os trouxe a luz para corrigir e ensinar não só a ele, mas a mim e a você que tudo tem os seus porquês de estar acontecendo e não dando certo em algumas áreas.
Então não se julgue incapaz, não se condene antes da hora, não amaldiçoe se amanhã. Fecha os seus olhos e ore a Deus em secreto em seus pensamentos, desabafar com Ele falando abertamente só para Ele te ouvir dentro de você o que tem que fazer, como tem que fazer ou simplesmente o que você não deve fazer.
Ele como seu Pai e Deus vai te direcionar e impulsionar a sua vida de uma forma que ela ganhe tanto sentido. Ao ponto de incomodar algumas pessoas e até aqueles que você nem imaginava.
A sua importância ela é sentida e notada na sua ausência até por aqueles que não gostam de você e te invejam; não pelo que você tem e sim pelo que você é.
Ricardo Baeta.
Não há o que perdoar, ninguém fez nada de errado. Apenas estávamos em momentos diferentes de vida.
Hoje eu consigo ver que criei expectativas demais em relação a você. Então, foi difícil para mim entender que a culpa não foi sua, nem minha.
Éramos jovens e queríamos aproveitar o melhor da vida...gostei de você desde a primeira vez que te vi.
Mas a verdade é que não era para ser. E é por isso que preciso deixar você ir. Encerrar de vez essa história.
Ao entender que você fez parte do meu passado e não voltará mais, me sinto livre para seguir em frente. Eu me sinto livre para abandonar tudo aquilo que me prende para trás.
Há momentos na vida da gente tão detalhados que parecem que foram escritos.
Não acredito em destino mas se eu tiver a oportunidade de viver mais uma vida e nessa vida eu tiver na chance de rever você por mais pequeno que esse momento for já sei que a minha nova existência valeu a pena.
Talvez eu precise de uma nova vida mesmo para tentar agradecer por ter te encontrado nessa pois uma vida apenas não é o suficiente.
Você é a razão dos meus sonhos mais loucos dos meus sorrisos bobos, do brilho no meu olhar.
Coincidências;
Há momentos na vida em que tudo parece acontecer por uma razão maior, como se o universo conspirasse a nosso favor. São as coincidências, esses encontros inesperados que nos fazem sentir que há algo maior que rege nossas vidas.
Para Clarice Lispector, as coincidências eram uma forma de conexão com a vida. Ela acreditava que o universo falava conosco através delas, nos mostrando que tudo está interligado e que, por mais que pareça aleatório, tudo tem um propósito.
Já Fernando Pessoa via as coincidências como um mistério a ser desvendado. Para ele, esses encontros fortuitos eram sinais de que há algo além do que podemos entender, um universo paralelo que se comunica com o nosso através desses sinais.
Ambos concordavam que as coincidências eram uma forma de magia, de trazer à tona o inexplicável e o imprevisível em nossas vidas. Elas nos fazem sentir vivos, conectados com o mundo e com algo maior que nós mesmos.
E quando essas coincidências envolvem o meio ambiente, a natureza, o amor, a saudade e a falta, elas se tornam ainda mais poderosas. É como se o universo nos lembrasse de que estamos ligados a tudo o que nos rodeia, que somos parte integrante da natureza e que o amor, mesmo na ausência, nunca nos deixa verdadeiramente sozinhos.
Por isso, devemos estar sempre atentos às coincidências, aos encontros fortuitos, aos sinais que o universo nos envia. Eles podem ser a chave para desvendar mistérios, para encontrar a felicidade e para nos conectarmos com a essência da vida.
Na vida, enfrentamos dias nublados, momentos em que o brilho do sol parece ofuscado e obscurecido pelas nuvens que se acumulam no horizonte. São períodos em que a desesperança parece dominar, e o caminho à frente parece turvo e desafiador. No entanto, é justamente nestas horas que a esperança revela sua verdadeira essência.
Assim como o sol persiste além das nuvens, a esperança permanece presente em nosso âmago, mesmo quando tudo parece sombrio. Ela é uma força resiliente, capaz de iluminar as partes mais escuras de nossa jornada. Ainda que não possamos ver claramente o horizonte, a esperança nos convida a acreditar que dias melhores estão por vir.
Nos dias nublados, a esperança se revela como um raio de sol que atravessa as nuvens, lembrando-nos de que, mesmo diante das adversidades, há sempre uma luz que nos guia rumo a um futuro melhor.
Na jornada da vida, todos nós nos deparamos com desafios que parecem intransponíveis, momentos em que somos testados até o limite de nossas forças físicas e emocionais. São tempos em que a escuridão parece envolver nossos corações, tornando difícil enxergar qualquer raio de esperança à nossa frente.
No entanto, é importante lembrar que somos seres incrivelmente resilientes e capazes de encontrar a luz mesmo nas situações mais difíceis. A superação de momentos difíceis começa com a aceitação de que a adversidade faz parte da vida e que é normal enfrentar desafios.
O primeiro passo para superar é permitir-se sentir as emoções que surgem durante esses períodos turbulentos. Chorar, sentir medo, raiva ou tristeza são reações naturais e saudáveis, pois nos ajudam a processar o que estamos enfrentando. É fundamental não reprimir esses sentimentos, mas sim aceitá-los como parte de quem somos.
Em seguida, é crucial buscar o apoio daqueles que nos amam e compreendem. Confiar em amigos, familiares ou profissionais pode nos fornecer um ombro amigo e um ouvido atento para desabafar nossos pensamentos e emoções, além de obter orientação sobre as suas próprias experiências.
A autoconfiança é uma aliada importante durante a superação. Lembrar-se de suas conquistas passadas, de momentos em que você superou dificuldades, pode fortalecer sua perspectiva de que também pode superar o desafio atual. Acreditar em si mesmo é meio caminho andado rumo à vitória.
Outro ponto importante é manter a perspectiva e focar no presente. Olhar para o passado pode ensinar lições importantes, mas se fixar nele pode gerar remorsos e arrependimentos. O mesmo acontece com o futuro: preocupar-se demasiadamente com o que está por vir pode gerar ansiedade. A chave está em concentrar-se no agora e no que pode ser feito para seguir em frente.
Por mais complicado que seja tentar, buscar oportunidades de crescimento em meio à adversidade pode ser uma forma de transformar momentos difíceis em passos para o progresso. É como a natureza, que se renova após uma tempestade. Ao enfrentar os desafios de frente e aprender com eles, podemos emergir mais fortes, mais sábios e mais resilientes.
Em meio aos desafios que a vida nos apresenta, há momentos em que nossos caminhos parecem áridos e desolados. Enfrentar obstáculos, enfrentar dificuldades pode ser uma experiência avassaladora, e é nesses momentos que a empatia emerge como um farol de esperança e conforto.
A empatia, um atributo intrínseco à natureza humana, representa metaforicamente a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir o que ele sente, compreender suas dores e lutas, sem julgamentos. É uma força motriz que nos impulsiona a estender a mão ao próximo quando ele mais precisa, mesmo quando nossa própria jornada parece nublada.
Ao nos conectarmos com a jornada alheia, somos capazes de oferecer apoio genuíno e afetuoso. Ao invés de ignorar as dores do outro ou simplesmente oferecer soluções prontas, a empatia nos convida a ouvir com atenção, a validar as emoções vivenciadas, e a oferecer o nosso acolhimento ao outro.
Estender a mão ao próximo em caminhos áridos não requer grandiosidade ou gestos monumentais. Muitas vezes, é nas pequenas ações cotidianas que a empatia se revela. Um sorriso sincero, um abraço afetuoso, ou até mesmo uma palavra gentil pode se tornar sementes de esperança e renovação para aqueles que atravessam tempos difíceis.
Além disso, a empatia transcende barreiras e nos leva a enxergar além das aparências. Ela nos recorda que cada pessoa tem sua própria história, suas cicatrizes, seus sonhos, e que mesmo diante do deserto árido, todos merecem ser tratados com empatia e compaixão.
Também é importante lembrar que a empatia não se limita apenas a oferecer ajuda aos outros, mas inclui a habilidade de aceitar ajuda quando somos nós que enfrentamos os caminhos árduos. Permitir-se ser vulnerável e aceitar o apoio dos que genuinamente se importam é um ato de coragem e confiança, fortalecendo ainda mais os laços humanos.
Portanto, cultivemos a empatia em nossas vidas, e deixemos que ela floresça em gestos de compaixão, criando um mundo mais acolhedor e humano para todos nós. Estender a mão ao próximo em caminhos áridos não apenas ilumina a jornada do outro, mas também aquece nossos próprios corações, tornando nossa existência mais significativa e plena.