Textos sobre patriotismo brasileiro para refletir e cultivar o seu

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Patriotismo é o sentimento de amor e devoção a pátria, a sua cultura e sua beleza natural.

O patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses, ambições e avarezas particulares.

O patriotismo é ainda um sentimento que, ao lado das leis, sustenta a democracia de uma nação.

⁠Brasileiro precisa aprender a ser patriota também pelo país, e não só em Copa. Falo isso não é de agora, mas há anos!
O Brasil precisa aprender a ganhar o jogo em outros campos que não só estes de gramado verde... Pra quando perdermos uma Copa, não chorarmos de desgosto como alguém que perdeu a única esperança.
Precisamos ser respeitados e admirados lá fora não só pela bola no pé, como também pela força de um povo que luta por sua nação.
O dia em que nosso país evoluir como nação (se é que isso vai acontecer um dia), o futebol não mais será a única alegria do povo, nem tampouco parâmetro de patriotismo... Será apenas o que de fato é para os países de primeiro mundo: nada mais que um entretenimento. Onde eles participam, ganhando ou perdendo agradecem, e vão embora de cabeça erguida; porque o melhor eles fazem dentro do país deles e para o benefício real de todo seu povo.
"Futebol é a coisa mais importante das menos importantes".

O que é ser Patriota

Ser patriota não é só vestir a camisa da Seleção Brasileira, até estrangeiros torcedores usam. Patriota é muito mais que isso. É saber cantar os Hinos Nacional, da Bandeira e da Independência; sentir-se honrado de ser brasileiro. Tem que conhecer a história e respeitar as leis que regem sua terra; arriscar sua vida em caso de guerra; ter misericórdia dos patrícios menos favorecidos e lutar para que mudanças em algumas Leis sejam efetuadas já que as atuais estão ultrapassadas: não punem e beneficiam políticos corruptos, bandoleiros e criminalistas que enriquecem descaradamente. Deve batalhar pela melhoria de saúde, educação, habitação, transporte e outros. Ser patriota é ser solidário sem egoísmo e desprovido da vontade de sempre querer levar vantagem.

E... Olhando o Brasil de hoje sente-se necessidade de maior patriotismo, a partir dos governantes e políticos, prosseguindo nos que possuem maiores parcelas de poder e decisão e desembocando no povo e suas comunidades. Não basta ao país desenvolvimento econômico, seria muito pouco. O aumento do bolo nem sempre significa participação dos convivas. A renda per capita pode ser ilusão matemática, por se dividir a totalidade da renda por número de habitantes, sem avaliar sua distribuição. Constata-se, em nosso país, que uns poucos possuem demais, enquanto uma parcela significativa não tem sequer o indispensável para satisfazer as suas necessidades básicas.
Só se constrói um país quando o povo participa da sua história. Não qualquer história de partilha, bem-estar e solidariedade. Um país não se conta apenas pelo censo de habitantes, mas pela comunidade de pessoas, que usufruem dos benefícios sociais, em igualdade de condições. Não bastam os princípios de uma constituição para promover um povo, mas sim o registro de que as leis incidem nas situações existenciais de cada cidadão.
O país não está acabado, precisamos trabalhar na sua contínua construção. Um país só encontra solidez quando assenta seus pilares em valores. O primeiro grande pilar é o estabelecimento da ética na vida dos indivíduos e da nação. Sem ética, não existe política alicerçada na preocupação pela coletividade. Outro pilar é o exercício da cidadania. Um país só será grande se seu povo for respeitado em seus direitos básicos, tornando-o protagonista da história. Mais um pilar é indispensável:realizar acertadas escolhas políticas. Os candidatos devem ser examinados pela lente ética para dar-se conta das propostas que assumem, a fim de não envergonharem depois a nação por suas omissões ou atitudes de corrupção. Deve-se detectar se eles possuem verdadeiro espírito público e apresentam programas bem elaborados e realistas, captando as necessidades da população, sem se atrelarem interesses de grupos ou vantagens pessoais. O voto é a grande arma democrática do povo. Mas um voto ético, livre, democrático e decisório. As eleições são teste de maturidade política do povo. A conscienciosa escolha de candidatos ao poder executivo, legislativo da Nação, dos Estados e dos Municípios pode possibilitar grandes melhorias para a vida do povo. Não se pode desperdiçar hora tão histórica! O momento do voto é hora de grande decisão!

O homem comum brasileiro nestes tempos de pouco amor a pátria amada Brasil é convidado a ser um cidadão cívico todos os dias nos diversos lugares que passa. Deve exaltar que ama este lugar e por isto aqui vive, que o que é publico tem dono sim, pertence a todos nos ao nosso povo brasileiro e que fazemos parte das mudanças necessárias para tornar nossa terra o melhor lugar do mundo para viver.

Levante dos guetos da hipocrisia patriota brasileira.
Enquanto a população se preocupar em culpar apenas um governo, sem ter a capacidade de identificar os erros de todo o sistema ao seu redor, erros nos bairros, cidades, estados e na segurança pública
que se perpetuam por séculos, não vai mudar a nada, só vai contribuir para que todos os erros se perpetuem em governos diferentes. Derrubam um hoje, levantam outro bem pior amanhã.
Querem mudar quem está no topo, e fecham os olhos para os erros dos que estão ao seu lado e na parte de baixo.
Essa é a forma mais suja de se limpar um país.
São contra a corrupção e alimentam corruptos e assassinos que matam e exterminam a sua população!
Patriotismo verdadeiro é o que ama seu povo, patriota que idolatra bandeira e dinheiro não é patriota, e sim um louco, insano.
Pra existir pátria tem que existir o povo!

A essência do fato de nosso país ser tão negativo e não se desenvolver como deveria está baseada no seguinte: faltam patriotas! Patriotas pela nossa política! Pelo nosso futebol! Pela nossa solidariedade! Pelo amor ao próximo! Por menos críticas e mais atitudes! Faltam pessoas que digam: Eu amo meu país e lutarei por ele até o fim!

Confira também:

⁠A ignorância, a prepotência e a intolerância perderam força frente ao povo brasileiro. Hoje repousarei, com a certeza de que dias melhores estão por vir.
O verde e amarelo representa paz, serenidade, humanidade, valores e bons princípios.
Em breve, o povo brasileiro voltará a sorrir... Tenham uma boa noite!

PALAVRAS À JUVENTUDE
O patriotismo, praticamente, consiste, sobretudo, no trabalho.
Conhecer da natureza quanto seja mister, adorar com discernimento a Deus, e governar com acerto a vida, sobejamente compensa as maiores canseiras do entendimento, desde as porfias da escola até as meditações do gabinete.
Por distintos, porém, que vos logreis fazer entre todos, ainda que o mundo vos enrame a fronte de coroas, e o nome se vos grave entre o dos privilegiados na fama, não seja nenhum de vós confiado na sua suficiência, nem da sua glória se envaideça. Porque só há uma glória verdadeiramente digna deste nome: é a de ser bom; e essa não conhece a soberba, nem a fatuidade. Depois, a ciência é grande, mas os cientes, na infinidade do seu número, são pequeninos, como pequeninos são, contemplados do espaço, os maiores acidentes da superfície terrestre.
Mocidade vaidosa não chegará jamais à virilidade útil. Onde os meninos camparem de doutores, os doutores não passarão de meninos. A mais formosa das idades ninguém porá em dúvida que seja a dos moços: todas as graças a enfloram e coroam. Mas de todas se despiu, em sendo presunçosa.
Sede, meus caros amiguinhos, tais quais o verdor florescente de vossos anos o exige: afervorados, entusiastas, intrépidos, cheios das aspirações do futuro e inimigos dos abusos do presente. Mas não vos reputeis o sal da terra.
Habituai-vos a obedecer, para aprender a mandar. Costumai-vos a ouvir, para alcançar a entender. Não delireis nos vossos triunfos. Para não arrefecerdes, imaginai que podeis vir a saber tudo; para não presumirdes, refleti que, por muito que souberdes, mui pouco tereis chegado a saber.
Sede, sobretudo, tenazes, quando o objeto almejado se vos furtar na obscuridade avara do ignoto. Profundai a escavação, incansáveis como o mineiro no garimpo. De um movimento para outro, no filão resistente se descobrirá, talvez, por entre a ganga, o metal precioso".

⁠Bandeira

O patriotismo e civilidade arraigado pelo amor e a disciplina, outrora esquecido pelos filhos varonis, vêm se mostrando agora de forma simbólica através do manto verde e amarelo como ambíguo partido de um só lado. E todos que amam o Brasil sabem que o manto é verde, amarelo, azul e branco Tem sua origem. Não seja obtuso nem cego, a origem diz de onde somos!

Inserida por jefferson_monteiro

Momento que se acende o patriotismo, o amor à pátria. Reforça-se o valor da nação que vai além de território e população, se enxerga as raízes da história, um resgate a herança cultural e política; o amor ã um país. Antes de se perguntar o que a pátria faz por ti, reflita, o que tens feito por ela. A prosperidade da nação depende da sua. 7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

A própria falta de patriotismo mostra como é ruim viver no Brasil. Nos EUA você vê bandeiras americanas na frente das casas. Ninguém aqui teria gosto de botar a bandeira brasileira na frente de casa. Simplesmente porque não somos uma nação de um povo patriota. Os brasileiros em uma boa parte não conhecem ou não têm orgulho da própria história do país. E o país não dá nada à sua nação para que os motive a ter orgulho de sua terra natal.

Inserida por TiagoAmaral

⁠Quando um povo não é patriota, o dinheiro compra as opiniões, compra as ideologias, corrompe os bons costumes e acaba com a democracia!
Entendeu por que o sistema de educação no Brasil parou de ensinar patriotismo?

Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devoção à pátria e ao seu povo.

Dualidade Unida

⁠Nasci na Alemanha, num pedaço de terra que acolhe e cuida. Filho de pais portugueses, trago comigo as raízes profundas de uma pátria distante. Sim, amo dois países. Um foi mãe, outro é pai. E assim, cresci entre dois mundos, onde o patriotismo não se anula, mas se completa, como as estações que se sucedem, cada uma com a sua beleza.

O melhor de ambas as culturas marcou a minha educação, tal como o sol e a lua marcam o dia e a noite. Da Alemanha, aprendi a ordem e a disciplina, o respeito pelo tempo e pelo espaço. De Portugal, recebi a alma poética, a saudade que me abraça e a simplicidade das coisas.

Guardo ambos no meu coração, sem conflito, sem divisão. São como duas árvores que crescem lado a lado, as suas raízes entrelaçadas, as suas folhas tocando-se ao vento. E assim, sou inteiro, sou completo, porque levo comigo a essência de dois lugares que me formaram e me fazem ser quem sou.

⁠Minha reflexão para o momento que estamos vivendo...

Em quem acreditar?
A quem pedir ajuda?
Com quem falar sobre o que almejamos?
O que dizer às minhas filhas, ao meu neto?
Quais exemplos de honradez deverei dar?
Irei optar em me tornar mero marginal? Afinal de conta esses são mais valorizados do que os honestos!
Deverei me orgulhar de ter servido o nosso "Glorioso Exército" e desejar que nossos filhos e netos sigam a carreira militar?
Deverei sentir vergonha de um dia ter valorizado a Família, Deus, Pátria e a tão sonhada Liberdade?
Deverei esconder de todos que um dia fui reconhecido como Tal entre os Amados Irmãos?

Enfim, me pergunto em quem confiar?
Na justiça corrompida?
Nos políticos corruptos?
Na polícia brasileira?
Nos "amigos traidores de pátria"?
Nos Irmãos que apoiam e aplaudem os ímpios, os corruptos, os criminosos e riem de mim quando digo que sou contra o Socialismo?

Nem sei se um dia terei orgulho em continuar falando que um dia participei do Exército Brasileiro, do quadro da Polícia Civil estadual, que sou patriota, que sou brasileiro, que fui um obreiro útil e dedicado!

Me emociono ao cantar "NÓS SOMOS DA PÁTRIA A GUARDA, FIÉIS SOLDADOS POR ELA AMADOS...
...PORÉM SE A PÁTRIA AMADA FOR UM DIA ULTRAJADA, LUTAREMOS SEM TEMOR..."

Nessa canção dizemos "e quando a nação querida frente ao inimigo correr perigo, Se dermos por ela a vida..."

O Brasil não está de frente ao inimigo, e sim criou brasileiros que são seus verdadeiros inimigos e agora sim a nação corre perigo!

Ainda teremos alguma esperança? Nossas orações a Deus serão atendidas? O povo injustiçado será finalmente recompensado?
Muitas são as dúvidas...

Vamos, enquanto podemos, dedicar os nossos anseios as nossas angústias a Deus, pois nele podemos confiar. JUSTIÇA DIVINA!

Inserida por ajmesquita

É mais importante para mim, como cidadão, saber para onde o Brasil está indo, qual o caminho que estamos seguindo, do que pequenos detalhes de uma fala aqui, outra fala aqui. Eu não estou preocupado com esses detalhes. Estou preocupado com o rumo que o Brasil está indo. Qual a possibilidade, o que estamos fazendo de saneamento para reduzir 6 mil mortes por ano de crianças que morrem por falta de saneamento? Isso para mim é importante. Agora, se alguém falou A ou B, se "tuitou" alguma coisa, pra mim, me desculpem, isso pra mim não é importante. Eu quero saber de resultado.

Inserida por Lgbrandao90

Bonitinho ter orgulho em cantar o hino no dia de jogos do Brasil, mas bonito mesmo é fazer diariamente o que é certo através de atos de amor ao próximo e principalmente lutar contra o que é errado, não corromper nem aceitar ser corrompido, pois o que fazemos no presente é o que constrói o nosso futuro!!!

É natural que em momentos como esse, em que as nações se unem em torno de um objetivo único, o patriotismo se revela como uma corrente que une uma grande família. O importante e, sobretudo, o mais sensato é apoiar essa corrente poderosa e lapidar com sabedoria as arestas cortantes que nos reprimem fora dos grandes eventos. Por fim, melhor do que ter um ponto de vista é ser a vista de um ponto ou ser um ponto de vista.

Inserida por adricarp

Quando eu era menino antes de começar as partidas de futebol, lembro, era executado o hino nacional e todos, automaticamente, levantavam hirtos, solenes, mudos, respeitosos. Uma vez teve um que não levantou e foi uma chuvarada de bagaço de laranja sob o grito uníssono de COMUNISTA!!! Não quero aqui discutir essa ou aquela ideologia, citei só pra ilustrar, não me entendam mal, não tenho preferência partidárias, voto só em candidatos. Não sei se isso, essa historia de cantar o hino, ocorria devido ao regime militar da época, não gosto de chamar de ditadura, ditadura qualquer época pode haver. Havia uma certa pureza, talvez, que fomos perdendo.

Inserida por Fg7r85

⁠Os brasileiros estão se levantando. Uns pregam a paz, outros a guerra. Mas aí precisamos de uma política que una o liberalismo econômico inteligente, o desenvolvimento humano, o respeito ao Planeta Terra em todas as manifestações de Deus e total transparência pública. Isso ainda está um pouco distante. Voltarei em 150 anos para fazer a auditoria pública nas contas brasileiras e nos projetos políticos. E tentar entender a tal da União de seu povo e representantes para que sejamos verdadeiramente respeitados e tenhamos a possibilidade de que todos desenvolvam autoconhecimento. E vivam dentro dos planos da Criação.

Inserida por Todeschi

REFLEXÕES DE UM PATRIOTA CANSADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

... Quando faço descaso das promessas de um político, há sempre alguém que me fale para dar um pouco mais de crédito ao ser humano. Tudo bem; eu concordo; e mesmo que pareça o contrário, acredito no ser humano. Mas veja bem: o ser humano.

... Se quem não deve não teme, o meu temor da justiça está devidamente justificado. Confesso que devo. Devo e temo. Minha culpa é de nascença. Nunca tive recursos para pagar em espécie o preço da inocência, do indulto nem da razão, nas eventuais questões de justiça.

... A saudade que tenho da ditadura, da qual não tenho qualquer saudade, se resume à ilusão que outrora tive de como seria, especificamente, a nossa democracia.

... Honestidade política é termo redundante. O ser humano tem que optar entre ser honesto ou político.

... Imprensa não dá notícias... vende-as. E para vender notícias, é preciso manipular os fatos até adequá-los à clientela mais vantajosa e rentável.

... A polícia está dividida entre aqueles policiais que apenas prendem, aqueles que prendem e depois aprendem com os que prendem, e os que não prendem, porque já nasceram sabendo mais do que aqueles a quem deveriam prender.

Inserida por demetriosena

Bom dia, meus bons amigos!
Queridos brasileiros, vamos nos unir! Continuemos patriotas!
A democracia deve prevalecer!
O Brasil é um só. Chega de rotular quem pensa diferente de você de riquinho, filhinho de papai, coxinha ou de pobre e ignorante. Chega dessa rivalidade ricos X pobres, nordestinos X sulistas, brancos X negros.
Somos todos iguais! Digamos não a essa esteriotipação, a esse separatismo criado pelos partidos políticos pra ganhar voto e disseminar o ódio.
O Brasil está dividido, precisamos nos unir novamente. Vamos vestir a camisa do nosso país e não a de partidos políticos. Não vamos transformar a nossa cidadania em uma disputa pessoal.
Não vamos desistir do Brasil!

Inserida por MelaniaLudwig

Ocasionalmente o político tem a necessidade de ser patriota, que dura apenas o tempo necessário para fazer campanha eleitoral, é um motivo de vaidade e orgulho na arte de persuadir o povo, e esse extremo de imoralidade não julga, não condena e nem tão pouco o levará ao calvário...
Este é o mais eficiente método democrático de ser levado ao poder!!!

Inserida por dimatioli

⁠Eu não sou Patriota, o meu País não merece uma gota do meu sangue. Enquanto tivermos políticos corruptos, STF a facção criminosa, Desempregos, Saúde precária, Educação infame, Salário mínimo de miséria, desordem e sem progresso. Esse país jamais será um país da independência.
Por isso minha pátria e bandeira é somente o Reino de Deus

Inserida por pastorgerdaltoyomasu

⁠Os verdadeiros traidores do Brasil são aqueles que escolheram idolatrar e defender políticos.
Colocaram o bem-estar do ídolo político e político de estimação como uma prioridade acima do bem-estar do Brasil, traíram sua pátria, seus compatriotas, seus familiares, suas famílias e a si próprios.
Tudo para proteger políticos quando deveriam cobrar. Agora devem aceitar o fato de que são traidores, na verdade, e não patriotas que lutam pelo bem do Brasil.

Inserida por Cl4ud10Z

Ser patriota não significa priorizar o serviço prestado ao governo acima de tudo. Ser patriota significa saber quando proteger seu país, saber quando proteger sua Constituição, saber quando proteger seus compatriotas das violações e invasões de adversários. E esses adversários não precisam ser outros países.

Inserida por pensador
Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.