Texto para uma Pessoa Especial
A MULHER
Em tempo clássico o universo trouxe um nascimento de uma pessoa com suas raridades. Uma pessoa de um dom idiossincrásico como talento peculiar e caráter indescritível. Uma pessoa que olha com perspicácia sobre as situações do mundo complexo. Uma pessoa que ameniza a dialética das palavras, das cores, dos humanos e, sobretudo da vida. Uma pessoa que ouve as pronúncias, mas não se replica imediatamente. Pois ela dá uma volta, pensa com o quê, no quê, para quê, de como vai discernir dessas pronúncias que possam soar com liberdade e leveza. Essa pessoa está no artigo definido e substantivo feminino: a mulher...
Ando tão sozinho hoje quanto andava antes, pois a pessoa que segue em frente de verdade não sou eu.
No fundo, bem lá no fundo eu não sou toda essa força que rompe barreiras, que acumula superações e que vai eliminando os prováveis impossíveis.
Eu não sou está torrente de aguá que inunda fraquezas, eu não sou!
Sou um lago calmo deslumbrado pelas coisas que não sou.
Eu sei muito bem o que não sou, também sei que se não fosse o que penso que não sou eu nada seria.
Enide Santos 21-12-16
Infeliz e maldito seja todo aquele e aquela egoísta pessoa que me rouba da minha feliz, justa e perfeita insanidade sem ter a verdadeira possibilidade de me dar os eficazes meios de algumas mentiras e curtas confusas possibilidades para que viva pelo menos por algum tempo, feliz.
A torpe felicidade incomoda à muita gente mas a feliz loucura incomoda muito mais.
Se você,
espera algo grande de uma pessoa pequena,
espera algo profundo de uma pessoa vazia,
espera algo feliz de uma pessoa triste,
espera algo de luz de uma pessoa que vive nas trevas,
espera amor de uma pessoa que só tem ódio e rancor,
espera gratidão de uma pessoa ingrata,
espera protagonismo de uma pessoa que nasceu para ser coadjuvante,
espera atitude de uma pessoa que vive à margem,
Sinto ser o mensageiro das más notícias, mas vai continuar esperando, para sempre.
Sonho
Éramos três no meu sonho, a terceira pessoa eu não consigo lembrar ,mas a segunda era seguramente você.
Eu discorria calmamente sobre as preocupações que tinha com a vida, com a família, com nossa cidade e com os rumos desastrosos que o Brasil tomou, iludido por pessoas normais que se tornaram bandidos, inebriados que foram pelo poder.
Você parecia comungar com os meus pensamentos, e teria até concordado com a minha ideia de nos chamarmos atenção cada vez que fossemos reclamar mais uma vez de alguma dessas coisas que embruteceram a natureza humana, envenenando o planeta e tornando mais difícil a vida.
Concordamos que cada um de nós ao seu tempo e na nossa idade, já havíamos gasto tempo suficiente tentando fazer com que as coisas andassem nos trilhos, que todos colaborassem como e com o que pudessem para o bem comum.
Perdemos nosso precioso tempo, fomos reconhecido por poucos e ironizados pela maioria.
Daria para contar nos dedos os prazeres que sentimos com as conquistas e encher umas caixas com os dissabores.
Escrevo essas linhas para pedir que você não esqueça de me alertar sempre que eu for reclamar de alguma coisa.
Farei o mesmo, e se você descobrir quem era a terceira pessoa no sonho me diga, para eu não pensar que estivemos sozinhos nesse sonho e nessa batalha perdida
No acaso a vida nos abençoa com aquela pessoa exclusiva. Que a cumplicidade nos cativa, e que especial se torna a felicidade. Presente de Deus na sua bondade, de pai, que nos dá a chance de conhecer; nos dá está especial convivência, para que possamos entender o valor da partilha...do amor... do abraço... e aí neste laço poder afirmar:
- você é meu amigo!
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Cerrado goiano
Sobre o Natal de ontem
Pois é já passou, foi quase como ontem. Se o Natal fosse uma pessoa, eu diria que é uma personalidade interessante. É muito aguardado o ano todo, chega de mansinho, embrulhado em presentes. Promessas. Troca de gentilezas e favores. O tal do Senhor Natal é um ser que senta à nossa mesa e nos convida a reflexionar. Tem quem queira mostrar ao visitante ilustre sua casa. Olha:
- Tenho arvore montada.
- Tenho luzes. Comida, peito de peru.
- Tenho família seu Natal.
- Olha lá meu pai sentado na sua cadeira de balanço...
- Tenho filhos.
- Tenho Netos!
- Temos mesa farta.
- Música dançante.
- Convidados chegando.
- Tenho tudo que preciso.
E o Senhor Natal é um homem esperançoso. Polido que é, evita criticar. Pois tem a alma livre. Agigantada - Desapegada ao modismo e ao afoitamento das pessoas apressadas em não se desdizerem.
- Tem tudo, realmente...
Só não tem o tempo e nem vontade de manter tudo o ano todo.
Ei, pessoa: PSIU!
Chegou a hora de parar tudo e respirar bem fundo. Hora de depositar toda confiança em Deus e firmar os pés no chão. Hora de ter cuidado com as pessoas que se aproximam de você. Hora de ficar esperta e mudar quase tudo:
A maneira de encarar as pessoas, a maneira de receber pessoas aparentemente bondosas, a maneira de achar que os problemas serão facilmente resolvidos no ano que se inicia.
Nunca esqueça: Por mais fragilizada que você se encontre, lembre-se que você é uma pedra, não um barranco. Pedra cai com o desmoronamento do barranco, mas continua pedra. O barranco é frágil e se deteriora, a pedra não.
Nunca se sinta fraca, mesmo diante de tantas tempestades. Tempestades sempre existirão, mas passam. As pedras ficam, mudam de posição, mas nunca deixarão de ser pedras, firmes, fortes e duradouras.
Que no ano que se inicia, você não esmoreça e fique como pedra, daquelas que serão utilizadas como alicerce para sustentar tudo que der e vier.
Que você continue PEDRA para aguentar o tranco e uma flor para distribuir amor, paz e beleza para as pessoas, como você sempre fez.
Agora uma dica: saia lá fora e escolha uma pedra, não importa o tamanho. Coloque-a num lugar especial da sua casa. Olhe bem para ela e diga: "BEM EU".
Acredita que o namoro é a principal porta para conhecer a pessoa antes de um casamento, ou acha que só irá conhecer a pessoa depois do casamento?
Como dizia o nosso amigo Iceman, a época de namoro é o período mais desonesto da vida das pessoas, pois no namoro as pessoas nunca se mostram como são na realidade, elas apenas dissimulam e se mostram em sua melhor roupagem. Casamento sempre implicará em risco, por isso antes de tomar uma decisão seu senso crítico precisa estar muito ajustado, ter a capacidade de analisar as ações dela, como ela trata a família (especialmente o pai), quais são as reais expectativas dela para o futuro, se ela comete ou não pequenos deslizes morais, e etc. Poucos conseguem esse senso crítico pois durante o namoro perdem tempo estando apaixonados e se preocupando com bobagens de romantismo, relativizando os erros da namorada e fazendo vistas grossas. E o preço cobrado pela negligência do homem apaixonado será alto. Sempre é.
"Oi?"
"Certo. Vamos supor que uma pessoa estivesse alterada, nervosa, histérica. Você não a daria um bom tapa na cara?"
"Sim"
"Pois bem, quando tomo chá de gengibre com williamsii, é como se eu ouvisse essa impaciência irritada. Sei que há insensatez emocional em seu estado de consciência mais puro, mas a insensibilidade a arrasta para fora."
"Isso soa insólito. Arrasa princípios elementares da autoconsciência."
"Ninguém pediu para tirar os espinhos do cactos, pediu?"
"Francamente? O mundo que há nunca será colônia do próprio eu. Invejo pessoas que conseguem colocar a culpa de tudo em todos."
"DEIXE EM PAZ OS MALDITOS ESPINHOS!"
Loucura?
Sabe o que é loucura? Loucura é uma pessoa lhe dar todos os motivos de que não quer você e mesmo assim ainda querê-la. Loucura é tentar dormir todas as noites sabendo que essa pessoa está bem sem você e que não fazes mais parte da vida dela. Loucura é tentar imaginar essa pessoa com outra, porque pra você ela ainda é sua. Loucura é permanecer amigo dessa pessoa sabendo que nunca mais irá beijá-la e fazer coisas que apenas amigos não podem fazer. É loucura gostar de quem não gosta da gente, de quem simplesmente decidiu se afastar de você e que para ela já não importa mais te ter do lado porque para ela você é só mais um agora que faz parte do passado dela. É loucura saber que essa pessoa agora está dormindo tranquilamente e você aí ainda pensando que ela pensa em você, quando já tem a certeza que não, mas se dá o benefício da dúvida. É loucura eu escrever esse texto em segunda pessoa tentando enganar minha pessoa para lidar com a dor da minha perca, afinal, talvez nada disso seja loucura, e sim, o fruto dessa saudade que é apenas um conflito entre razão e emoção, um conflito em que a razão está certa, mas quando o assunto é ela, a emoção sempre fala mais alto.
Essa pessoa que você arranjou , foi um band-aid, pra tapar suas feridas ... Um passatempo, até vc conseguir suportar viver sem mim.
Um corpo pra saciar suas necessidades...
Agora talvez, já é algo na sua vida... Uma grande ilusão...Um grande erro, difícil de consertar...
E eu só lamento.
Lamento por você ter se perdido...
Lamento por eu ter te perdido...
Lamento por nós... Pelo tempo perdido, apesar de nada ter sido em vão ....
Lamento por saber que amor não é como a paixão...(...)
Reflexão diária 11/01/2017
Carrego comigo todos os problemas que qualquer pessoa tem diariamente, problemas normais da vida, não problemas que procuro, porém isso não é o suficiente para manter longe das tempestades diárias da vida, agora minha fé sempre aponta meus passos para um abrigo seguro nos momentos difíceis.
Amor e suas imperfeições; "Sei que não sou uma
pessoa perfeita, e na
verdade que é perfeito?
Sei que por um longo
tempo te procurei mais
não te encontrei, talvez
pelo fato de procurar
em caminhos estreitos
um amor perfeito. Dessa
forma sozinho novamente
fiquei, é pouco comum falar
"sozinho", para alguém que
tem uma longa caminhada.
E jamais tentar buscar algo tão
perfeito, cujo o verdadeiro conceito
é ser feliz e com respeito".
Frequentar meramente à uma Igreja evangélica,quer dizer que a pessoa é gentil,educada e respeitosa. Conheço Católicos,Budistas, Espíritas(Doutrina Espírita)(Candomblé e Umbanda) educados,honestos,trabalhadores e verdadeiros quanto à sua Fé!
Educação e respeito é coisa que levamos para nossa vida,incluindo o caráter que não se compra,nem se vende,simplesmente aprendemos a ser assim.Sinto pena de pessoas assim,trezentos anos dentro de uma igreja e até hoje não aprenderam que o Jesus que ela professa crer era uma pessoa de valor!
CUIDADO
Se todos os dias você tem vontade de ouvir, falar, ver a mesma pessoa CUIDADO, você pode estar apaixonada...
Se você beija alguém que já amou e não tem o mesmo sabor, as mesmas cores, o mesmo frio na barriga, PRESTE ATENÇÃO, talvez a sua paixão mudou de direção e é hora de traçar novas rotas...
Mas se ao chegar em casa e mal se lembrar do que aconteceu, QUE PENA, foi somente perca de tempo....
A paixão as vezes é como as águas de um rio, que passa sempre pelo mesmo trajeto, mas nunca da mesma forma.
Um dia mais calma, outro dia agitada, sempre imprevisível, sempre inconstante, sempre inusitada, sempre necessária.....
Não se apega!
De verdade, você não é do tipo de pessoa que fica bem ao se decepcionar...e "pouca coisa" r capaz de deixar teu coração em pedaços. Os teus pensamentos, tuas neuras buscam, acham o que, sabe não gostar ver e já começa o sofrer. E sofre ...sofre...mas não é por falta de aviso!
As pessoas sempre irão envolver-se com outras..entenda: isso faz parte, é o ciclo da vida... E não é porque a pessoa é maravilhosamente legal que vc irá prenden-la e achar que ela não terá olhos para outra pessoa. Pois terá sim, então vamos nos preparar?! Prepara_te oh meu coração. Eu prefiro não amar. Porque sou muito intensa do amor ao sofrimento. Sofro por não amar, por amar e ao deixar de amar.
Pensamento do dia 25/01/2017
Ontem conversando com uma pessoa de extrema sabedoria, partilhamos sobre vazios, ao final chegamos a uma conclusão muito interessante que na verdade todos nós temos vazios a preencher, porém em nosso ego interior quem sabe por medo, insegurança até desleixo, lá no fundo não temos é coragem e determinação para aceita-los, e os preencher, então preferimos fugir e omiti-los e continuarmos com a sensação que sempre nos está faltando alguma coisa.
Essência de um relacionamento
A grande questão não é o que admiramos ou buscamos em uma pessoa, mas sim o que a pessoa tem a oferecer para que ganhe a nossa admiração, a admiração se conquista pelo que realmente somos, pela essência que exalamos... Não é algo que temos que procurar nos outros, mas sim algo atraente que nos cative… e nos faça ficar…
Amar é sentir que a aquela pessoa tira o melhor de você,
Coloca sua consciência no lugar,talvez ajude a encontrar um caminho melhor.
O pensamento é tomado por algum resquício de memórias com essa pessoa,sem ela você se sente vazio.
O amor não é um remédio mas sim a cura.
Acaba com seu tédio e diminui as horas.
Um momento com a pessoa amada vale mais que um mês.
Sem leis,por ele se arrisque mais de uma vez.