Texto para Refletir
Quarentena e as flores
A quarentena nos permite refletir sobre a felicidade que temos com a família, com o trabalho e nas pequenas coisas. Talvez a saudade esteja doendo mais do que a incerteza, mas quem sabe vamos aprender a olhar melhor as flores que tivemos, as que temos e sonhar com as que ainda teremos em nosso jardim.
Sexta feira 13... 13 Linhas para refletir.
1. Que essa sexta-feira seja repleta de boas notícias, gargalhadas, sorrisos, beijos e abraços.
2. Não deixem que mude quem você é e não deixem que coloquem um rótulo na sua vida;
3. Só porque "aquele" alguém não te ama como você quer, não significa que exista um alguém que não te ame de verdade... aguarde!
4. Um verdadeiro amigo é quem te pega pela mão nas horas difíceis, te toca o coração e a alma.
5. A pior forma de sentir falta de alguém é estar sentado a seu lado e ser invisível aos olhos de deste.
6. Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estiveres triste, porque nunca se sabe quem pode se apaixonar por teu sorriso. E a felicidade atrai e transborda...
7. Pode ser que você seja somente + uma pessoa para o mundo, mas seja a melhor pessoa para aqueles que te querem bem.
8. Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passar o tempo contigo. Delete.
9. Talvez você conheça muita gente errada... aprenda com os erros dela. Ao conhecer a pessoa certa, compartilhe a vida e seja grato.
10. Não chores porque um momento terminou, sorria porque aconteceu e vc vivenciou esse presente.
11. Sempre haverá gente que te machuque. Delete da sua vida e deixe que Deus faça o resto.
12. Aprenda com a vida e seja uma pessoa melhor a cada dia.
13. Ouça seu sexto sentido... Não se precipite e não se esforce tanto, as melhores coisas acontecem quando menos esperamos.
Ótima sexta-feira 13 😽
Vamos refletir sobre a real - as relações estão praticamente limitadas às mensagens no Whatsapp. Membros mais antigos das famílias reclamam que não se reúnem mais. Faz tempo que ninguém têm tempo sequer para sentar à mesa com os seus, no jantar. Muitos idosos não recebem a visita dos seus filhos por semanas, muitos pais separados ficam, tranquilamente, um tempo maior do que o decretado pela justiça para visitarem os seus filhos e agora, que devemos, efetivamente, nos manter afastados percebo um desejo súbito em algumas pessoas de visitarem seus entes queridos. O quê a sensação da perda não provoca, né?! Ou será só um bom motivo para driblar o isolamento obrigatório?
Será que esta pandemia e a necessidade de reclusão irão servir de alerta para mudarmos este quadro permanente de prioridade na convivência virtual?
Sendo assim
Não custa refletir que
Uma grande maioria cometeu recentemente a barbaridade de vincular uma criatura perturbada a uma espécie de messias
Chegaram ao disparate de associar o mesmo a uma profecia como uma espécie de Salvador da Pátria
Um exemplo a ser seguido sem ao menos terem pesquisado e estudado sobre os atos passados da vida do mesmo
Domingo de Ramos...
Início da semana Santa. Domingo que nos faz refletir sobre o amor de Cristo por nós...
Jesus nos amou até as últimas consequências. Que seu exemplo nos ilumine a amar ao próximo como ele nos amou.
Que seja um domingo abençoado, de paz. Que seja um domingo que renove nossa fé e esperança em Cristo, na certeza de que dias melhores virão.
(...) é oportuno refletir sobre a educação enquanto fetichismo contemporâneo. Para o trabalhador a educação escolar transformou-se no ‘passaporte’ para o mundo do trabalho e, quanto melhor a instituição de ensino (normalmente privada), maior é a garantia de realização profissional. Nesta mesma linha de pensamento, da mesma forma com que a educação teria se transformado num fetiche, os estudantes formados para o mercado de trabalho transformaram-se em objetos para o capital. Desta forma, o pensamento marxista sobre ‘fetichismo da mercadoria’ e ‘coisificação do operário’ estaria numa versão atualizada para o século XXI em que se presencia a o ‘fetichismo da educação’ e a ‘coisificação do trabalhador’.
Janiara de Lima Medeiros (2020)
Os humanos geralmente não pensam, não param para analisar, fazer uma pausa, refletir, vivem como máquina e robôs programados, programados a que? Qual o intuito de um robô, qual o destino final, e quem programou o mesmo?
Pois que se levarmos em consideração o fato de os mesmos não tenham autonomia do pensamento, quem está ditando os fatores externos que estão levando os mesmos a este atos repetitivos e contínuos?
Claro os mesmos acreditam serem os donos de suas capacidades intelectuais, mas porque os humanos fazem o que fazem? Por que repetem gradativamente os erros de seus antepassados ou da sociedade em que vivem? Seria apenas coincidência o fator de costumes serem passados apenas com contato mais próximo, ou apenas porque aquilo que faz parte da rotina de um indivíduo a mente acata como correto sem fazer as devidas análises, ou pelo ego exagerado e necessidade de serem melhorem uns que outros?
Não podemos enumerar de forma definitiva estes fatores, pois como todos estão em constante movimento e transformação, reagem de acordo com externo, isto nos leva de fato a seguinte conclusão: humanos na grande maioria se comportam como robôs fornecendo aqueles que os programaram o resultado devido, depois todos serão descartados diante da inutilidade humana.
Rapidinhas para refletir
Água com açúcar não cura câncer
Colo demais dificulta o aprender a caminhar
Adotar a hipocrisia é o caminho mais curto para reunir um milhão de amigos
O pobre é a fonte de riqueza do rico
A ignorância de um povo é a fonte do saber dos seus líderes
A fome em uma nação ajuda a alimentar as contas bancárias dos seus políticos
Se alimenta melhor quem não morde a isca do marketing
Refletir
Buscando com sabedoria o discernimento Espiritual e Moral em nosso íntimo os Verdadeiros Valores... Então devemos nos aprimorar como ser humano... Só assim passaremos por uma espécie de morte para nos regenerarmos ou simplesmente Renascermos sob a luz do conhecimento...
:.E assim eh.:
🔺 V.I.T.R.I.O.L. 🔺
.............🔺..............
Ir.'. Marcos Dantas
A função de alguns textos é trazer inquietações, no sentido de fazer refletir, de despertar o desejo de mudar, ainda dá tempo, sempre dá, não importa a idade.
Toda mudança positiva gera algum nível de felicidade, gera uma satisfação pessoal. Não leve as leituras da vida para o lado negativo, busque aprender. E analise o que precisa ser mudado em sua vida e em você. Todos temos o poder da escolha e a força necessária para as mudanças.
Josy Maria
O ciclo
Sento-me fora de casa a admirar os céus
Que me faz refletir
Perco-me no infinito das estrelas
Que me levam à paz interior
Ouço o misterioso e curioso som da noite
Que se perde ao som da cidade
Sinto o verde aroma das plantas
Que me trazem a vida
Mas esse pouco tempo chega ao fim
E a triste realidade me vem à tona
Triste poucos momentos, mas mais intensos do que os felizes...
Os dias se passam, as noites chegam, sento-me fora de casa...
Quando alguém especial se vai, nós começos a refletir mais sobre o que poderíamos ter feito por essa pessoa. Mas já é tarde demais, pois arrependimento não traz ninguém de volta.
Eu me sinto tão mal por não ter dado a atenção que você merecia. Talvez o motivo pelo qual eu me sempre me senti tão sozinha, é porque eu procurava afeto nas pessoas erradas.
Eu não consigo me perdoar por não ter estado presente na sua vida quanto mais você precisou. Eu não consigo me perdoar por todas as vezes em que corri atrás de quem nunca me deu valor, e por ter deixado de lado quem sempre me valorizou.
Olá! Tudo bem? Mais um dia na existência, hoje gostaria de refletir com você a respeito do porque estamos aqui! Vamos lá?
Ninguém sabe , de fato, o porque estamos aqui, nós damos um sentido para nossas vidas a partir das nossas crenças do que é mais importante ser realizado durante a trajetória aqui na terra e no sistema vida, dentro dessa existência! Mas afinal, qual é o propósito?
Eu imagino que o propósito é passar nessa "prova" para ir para um lugar melhor após terminar nossa jornada aqui, então o propósito aqui é apenas sobreviver da melhor forma possível até que nós sejamos salvos pelo Criador dessa existência, durante a nossa jornada por aqui nesses ares, nós devemos aprender e moldar um belo caráter para que não façamos coisas ruins aos nossos irmãos que dividem essa existência conosco, temos de procurar dar o nosso melhor para o mundo e fazer a diferença de nossa maneira, acredito que contribuir com o mundo em que vivemos e fazer a diferença na vida das pessoas aqui na terra seria um dos propósitos mais viáveis para explicar o porque nós estamos aqui, quem sabe, talvez esse seja realmente o verdadeiro propósito, não sejamos mais um, sejamos diferenciados e teremos de mostrar ao mundo o propósito que nós adotamos...
Se você já cometeu um ato de bondade com o próximo, você já sentiu o quão bom é o sentimento, você tem a certeza que aquilo é divino, então, talvez a união da nossa espécie em prol de ajudarmos uns aos outros seja o objetivo principal da existência, visto que, quando não estivermos mais aqui, nossas boas ações serão lembradas por aqueles que por aqui ficarão!
Também temos um propósito aqui na terra, assim como as árvores que se reproduzem com seus frutos que caem na terra fértil e prolifera sua espécie, nós, seres humanos temos um propósito importante, nos resproduzir e garantir que nossa criação prossiga na existência de forma positiva, e assim, nós iremos passar nosso DNA para frente, para novas gerações! Esse é um propósito incrível e milagroso, a magia da criação!!
ALGUNS PONTOS PARA REFLETIR
Em se tratando de Literatura,
1 – não existe livro “chato” ou “agradável”, existe livro bem ou mal escrito;
2 – não existe livro “fácil” ou “difícil”, existe leitor preguiçoso ou interessado;
3 – assim como o escritor, além do talento, deve saber escrever, também o leitor deve saber ler e compreender;
4 – não é o livro que deve vir ao leitor para agradá-lo ou a ele se adaptar (exceto os livros comerciais), mas é o leitor quem deve mergulhar em todas as camadas do texto para analisar, interpretar e avaliar; ao fim do processo pode gostar ou não, mas isso é outro assunto;
4.1 – isso, normalmente, exige esforço, pesquisa, informações diversas – enfim, exige trabalho. Com o tempo, entretanto, desenvolvemos o “faro”, a intuição, vamos acumulando informações das várias leituras. Adquirimos, assim, experiência literária, e qualquer leitura torna-se menos trabalhosa; e apuramos nosso gosto estético, desenvolve nossa sensibilidade,tornamo-nos leitores mais exigentes em relação ao que determinada obra pode oferecer e nos oferece;
5 - um livro tem seu valor em si mesmo, intrínseco, e também um valor (que pode ser maior ou menor) quando inserido na tradição literária, onde interage com outros livros, anteriores e posteriores, e podemos compará-lo e avaliar outras peculiaridades, como inovação, invenção, maestria, impacto social, etc;
6 – o valor literário de um livro nunca pode ser avaliado pelo sucesso ou fracasso junto ao público leitor (salvo, novamente, os livros comerciais); nem pelos elogios da crítica, os quais também devem ser avaliados; muito menos pela moda social ou acadêmica;
7 – critérios para interpretação e avaliação de uma obra são fornecidos por disciplinas específicas, como Estética e Teoria Literária – porém, não raro, com o concurso de outras afins, como História, Sociologia, Psicologia, Economia, etc;
8 – “Crítica” é um termo que não implica juízo de valor (criticar não significa descer a lenha), não é negativo nem pejorativo; é um termo neutro. “Crítica” é uma atividade que se exerce e implica num processo de várias etapas: leitura, análise, interpretação e avaliação – esta, pode ser elogiosa, laudatória, ou restritiva, e, mesmo, negativa;
8.1 – portanto, quando faço a crítica de um livro nunca tenho em vista o leitor deste livro; esta variável não entra no processo; quem está no palco é o texto e nele está o foco; se, ao final, eu concluir pela avaliação negativa do livro criticado, isso não implica que eu menospreze e considere sem valor os leitores que gostem dele.
Humildemente, a título de sugestão a quem interessar possa, indico alguns livros que me ajudaram a chegar a estas conclusões (não te-lo-ia conseguido sozinho, por mim mesmo): “Literatura e Sociedade”, de Antonio Candido; “Sociologia do Romance”, de Lucien Goldman; “História Concisa da Literatura Brasileira”, de Alfredo Bosi; “Presença da Literatura Brasileira”, Antonio Candido e José Aderaldo Castello; “Para Uma Teoria da Produção Literária”, de Pierre Macheray; “Teoria da Literatura: Uma Introdução”, de Terry Eagleton, Teorias da Arte”, de Arnold Hauser, “O Inconsciente Político”, de Fredric Jameson, “Teoria do Romance”, de Giorgy Lukács...e paro por aqui. (estes, voltados essencialmente para a prosa, a narrativa; para a poesia há outros...e outros , ainda, para o teatro!)
UM ABRAÇO A TODOS.
Eduardo Meksenas
Refletir sobre o reflexo
Olhei para o espelho e refleti sobre aquele que vi
Pensamentos bons e ruins surgiam
Mas nada do que fosse bom me agradava
Refleti sobre aquele no reflexo
Percebi que não conhecia aquele a quem eu achava conhecer
Quem era aquele? - eu pensei
Lembrei de tudo aquilo que fez que não deveria ter feito
O que fez aquele no espelho a fazer o que fez?
Refletindo sobre isso, percebi que nada pudesse explicar tal ação
Muita coisa aquele do reflexo fez sem refletir
Refletia sua imagem, mas não refletia seus pensamentos
Como poderia ser se tivesse feito depois de refletir?
Não pude saber, pois o que fez já estava feito
Refleti sobre o que seria de agora em diante
Olhando aquele do espelho, vi que estava confuso
Pois não tem como saber o futuro
Resolvi refletir mais sobre aquele reflexo
E percebi que há tempos teve muitas reflexões
Todas elas que levavam a pensamentos vazios
Imaginava tudo, mas não pensava em nada
Quantas coisas refleti e quantas não pensei?
Aquele do espelho me olhava e eu olhava para ele
Refleti sobre aquele do reflexo e pensei:
O que será que ele pensa de mim?
Para saber isso tinha que refletir e saber o que eu penso daquele do reflexo
Pensei em tudo que pudesse me deixar feliz
Mas a cada coisa feliz uma triste aparecia
Não conseguia ficar feliz, pois coisas tristes eu via
Apesar de muitas coisas tristes que eu achava
Não era o suficiente para me entristecer
Pois as coisas tristes eram sucumbidas pelas coisas felizes
Tudo isso refleti sobre aquele do reflexo para saber o que eu penso dele
E assim descobrir o que ele pensa sobre mim
Enquanto eu refletia, mais eu pensava
E enquanto eu pensava mais eu imaginava
Imaginava o impossível e o improvável
Mas nada que fosse real
Refleti mais um pouco
E percebi que estava refletindo sobre um pensamento que veio de uma reflexão
E tudo o que eu estava fazendo era refletir sobre uma reflexão de um reflexo
PARA O AMOR QUE ESTÁ POR VIR
Quando a rotina do dia a dia cessa, eu costumo refletir. Essa noite me peguei pensando sobre o sentir, sobre o se doar. Não sei se sentir tanto, se entregar tanto seja algo certo em uma atualidade de amores frágeis, mas isso me proporciona viver intensamente cada minuto, cada dia como se fosse o último, enxergar num abraço o alívio e paz, sentir a paixão pulsar em um beijo. Toda essa intensidade me faz muito feliz.
Hoje, depois de alguns tropeços e joelhos ralados, eu aprendi a esperar. Não aquela espera inerte, vegetativa e utópica, que se vive em busca de uma mensagem da paixão platônica ou a volta de pessoas especiais que já se foram. Mas aquela espera pelo tempo certo, pelo momento ideal em que
a vida me trará bons momentos e estampará em meu rosto toda a felicidade que mereço.
E está aí uma forma de felicidade. Esperar da melhor forma. Acordar de bem com a vida, caminhar e ver o mundo, se divertir e dormir satisfeito sabendo que pra tudo tem uma hora. É comum que exista momentos em que recordamos da dor, que as lágrimas desçam, mas isso também faz parte do
tempo, do aprendizado, de todo o ciclo emocional humano. Nesses momentos é importante acreditar que a felicidade vem, que o amor existe, que nada está perdido.
Ao amor que está por vir, saiba que acredito que o tempo trará todas as qualidades e defeitos necessários para proporcionar felicidade. Sigo esperando, mesmo sem esperar tanto.
Se você analisar a fundo, parar e refletir uma das coisas mais incríveis do mundo sem dúvidas é existir, não parece um assunto tão profundo ou tão importante assim, mas cada segundo que vivo aqui é o bem mais valioso que existe pra mim.
Mesmo com toda a maldade que existe, mesmo com toda a dificuldade ou os momentos tristes, a inveja, a inimizade, ainda assim escolheria a vida, pois com ela não tem nada parecida e ninguém vai refutar essa verdade.
Por tanto seja você a fazer o bem, quem vai dar o primeiro passo, pois na vida ajudar alguém ou oferecer um abraço é o que realmente nos mantém, dá sentido e tira o cansaço, o individualismo tá matando a sociedade, e a levando ao colapso!
01/04/2021
Trabalho, o que podemos refletir, sobre ação
que muitos precisam, muitos necessitam, mas muitos
tambem querem, mais fazem por que precisam do que ganham
quando fazem (DINHEIRO).
Está ai, mais um paradoxo, dinheiro é o item que muitos
necessitam, mais infelizmente poucos tem.
e normalmente quem tem não ajuda aqueles
que necessita mais.
Nesse mundo exite muitas pessoas podres
e sem coração, que ao ver um individuo na rua passando
necessidade, somente passa e ainda fingi que não viu
nada, mais deus está de-olho, em todos nós
somente ele sabe, que está salvo, e quem se salvará do inferno.
Inferno! esse local que todos não acreditam
mais todos, tem medo de ir para la, nem imaginam
que o inferno é onde extamente estamos
isso mesmo que voce pensou, o inferno é a propria terra.
E pode se tornar ainda pior dependendo das escolhas que
voce faça.
Para você refletir: Não precisamos fazer postagens exageradas e/ou escandalosas no face, ou em outra mídia social para percebermos que somos bonitos(as), importantes ou que temos algum valor.
Receber elogios, reconhecimento, carinho, amor e respeito das pessoas é ótimo, mas,
lembre-se que você e eu já somos valiosos, importantes e somos reconhecidos por Deus.
Às vezes acontecem algo em nossa vida, que nos leva a refletir sobre nos mesmos. Cada acontecimento que vivemos devemos aprender, ser for bom devemos agradecer, se for ruim devemos agradecer assim mesmo, pois tudo na vida serve como aprendizado.
Reflita sobre você mesmo, reflita sobre suas atitudes e seus pensamentos, reflita se você acha que está certo ou errado, e quando refletir lembre-se de agradecer a Deus por refletir e aprender com os erros alheios do destino.
Lailison Douglas.
- Relacionados
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases de Sócrates para refletir e inspirar
- 38 frases sobre respeito para inspirar e refletir
- Pensamentos de Natal para refletir e celebrar esta época de luz
- Textos para Refletir
- Frases para refletir
- Frases engraçadas para refletir e filosofar com bom humor