Texto Narciso

Cerca de 98 texto Narciso

⁠O que é perfeito nem sempre agrada a outras visões, o que é imperfeito faz o Narciso somente achar belo, o que se reflete adiante, quando estando só na frente do seu espelho. Normalidade é uma ilusão, porque o que é normal para o predador é o caos para a caça.
O conceito de caos & ordem no universo é outra insanidade. Perfeição e imperfeição, o bem e mal e certo e errado. O bem para uns pode ser o mal para outros, assim com o certo para uns, errado para outros e vice versa.

Inserida por Marc7Carl6Rod9

⁠VERSOS ANTI-NARCISO

Demétrio Sena - Magé

O amor a mim mesmo não comete arroubo,
não sou louco por mim como ditam os coachs
nem há roubo do chão aos meus pés embebidos
da quimera na qual não precise de alguém...
Todo mundo é um mundo que me faz completo,
mesmo quando alguém frustra uma expectativa,
um afeto estendido em qualquer atitude
ou olhar que os meus olhos consigam fluir...
Meu amor não é tralha que se atice fora
na lixeira do espelho do meu próprio ego;
falo grego a quem fala desse amor tão fútil...
Nunca tive loucura pelo meu umbigo,
paixão cega por tudo que me diz respeito;
se me caso comigo é pra não ser feliz...
... ... ...

#respeiteautorias É lei

Inserida por demetriosena

⁠A vida continua a pulsar, o mundo, as coisas, o tempo, tudo continua a mover-se como antes.

Essa pulsão chamada "vida" é a nossa mais absoluta motivação de existência. E isso não pode parar. O que muda talvez (por necessidade ou por acomodação) são as nossas rotinas. E isso, às vezes, é inevitável.Mas mofar, entrar num processo de decomposição, isso nunca!

*texto exclusivo a página @eusoumesmofoda

Inserida por apollonarciso

⁠A inveja? Bom penso assim sobre tal: Pense em varias pessoas dentro da agua, uma mais invejosa que a outra, uma puxando a outra para o fundo da agua, fazendo a pessoa ficar mais distante de sair, mas basta você parar de invejar os outros e sair de perto de pessoas que ti afundam, fazendo isso ganhe o seu, faça o seu, nade pra cima e saia da agua...

Inserida por NarcisoFernandes

Na espúria vida através do feed
E na vacuidade das relações através dos comentários.
A sociedade embebedou a alma de vazio e cultivou afetos inexistentes através dos likes.
Esqueceu que likes, não constituem afeto, independente do algoritmo.

Algoritmo do hedonismo contínuo, incessante busca por deleite, a fim de evadir da solidão.
Numa realidade que tudo conecta, mas nada solidifica.
Gradualmente aniquila a capacidade de desfrutar, sentir e viver aquilo que é real

Seriam os “likes” o feitiço de auto contemplação como com Narciso?

Vaidosos na busca por validação, perdem o fôlego em suas timelines, e a percepção sobre si mesmo, com seus mosaicos de alegria, avesso a vida real, a vida sem filtro.

São Narcisos

Ao contemplar seu reflexo no mundo:
Embaçado, distorcido.
Seus traços já não são imundos:
Alterados, induzidos.
O lixo que preenche o fundo:
Entulho, informativo.
O líquido que paira no cubo:
Colorido, chamativo.

E assim ele definha, pois...

As cores que tanto te chamam:
Cubos, líquidos.
Os entulhos que te informam:
Lixo, profundo.
Que induzem aquilo que alteram:
Seus traços, imundos.
Por embaçar o que distorceram:
Seu reflexo, no mundo.

Inserida por eusousalvi

A fogueira das vaidades, em todos os âmbitos, na qual vivemos, era para ser um dos aprendizados durante essa pandemia. Dessa lição, muitos mataram a aula. Parecia uma queda de braço, mas era para ser uma parceira em torno de um bem comum. Virou uma disputa de egos, da qual não há vencedores.
O que será de nós?
Se andarmos de maos dadas, tivermos coração bom e retidão de caráter, sim, teremos salvação.
O segredo é não sermos um Narciso.

Inserida por LuciaOFe

⁠Reflexo
Autossuficiente, independente, resiliente,
Forte, corajoso, destemido, soberano.

Quanto mais virtudes, mais me sinto contente,

Perspicaz, sagaz, quem sabe, inteligente.

Porém, mesmo ao me mostrar assim,
Há espinhos que me rasgam por dentro.
Dúvidas, incertezas, um questionar sem fim,
Sou eu tão forte, ou me faço um alento?

Quem sabe, talvez acreditem no que não posso,

A imagem transmitida é relevante, sem fraca massa.
Escondo os vícios, evitando o remorso,
Porém é a dor do não ser que me devassa.

No entanto, ao repetir, fortaleço a mentira,
Ela ganha vida, torna-se minha companhia.
Refletindo-me, encontro na água minha verdade,
Busco, no próprio reflexo, minha utopia.

Inserida por nazyvitoria

Não é que o mundo esteja caminhando para o fim, mais as pessoas tendem a crer que o fim de tudo seria a melhor opção e desistem de lutar por qualquer tipo de mudança, e o tempo passa, pessoas se vão e outras chegam... e isso nunca muda.... entenda que você pode fazer a diferença, e que o principio da mudança parte de dentro de você e não dos outros....

⁠Se eu ti oferecesse 10 reais você aceitaria, se eu pisasse nele, você aceitaria, por quê? Simplesmente continua tendo valor, então por quê depois de ti humilharem e dizerem coisas ruins sobre você você fica triste? Você não perdeu seu valor, só perde o'que e seu se você aceitar que perdeu, nunca se der por vencido.

Inserida por NarcisoFernandes

Ai você percebe que o tempo ta passando e certas atitudes suas que você até gosta não são mais aceitas pelas pessoas.... O que eu digo sobre isso é, irmão só mude se você quiser, se as pessoas não gostam de como você é não ligue, nunca ninguém irá conseguir agradar todo mundo, e outra, é muito mais fácil gostarem de ti pelo que vc é do que pelo que você finge ser... Mais uma dica, nunca mude sua essência se ela te faz bem, mas se quiser melhorar faça.

Inserida por narciso7

É que as vezes é mais fácil crer que o problema são os outros, e que o problema é com os outros. Tentar enxergar seus defeitos e ir alem deles é muito difícil, e de difícil já me basta a vida certo?. Errado, se a vida tá difícil pode ter certeza que a unica pessoa que pode fazer algo para melhorar isso é você, então ergue a cabeça, almeje sempre o horizonte mais com cuidado onde pisa, e se prepare a vida foi feita pra ser vivida!

Inserida por narciso7

O anti-narciso talvez seja o mais perverso dos humanos, pois nele há o sociopata reverso, que é o cidadão comum discretamente oculto em meio à multidão de ovelhas, que dissimulam e induzem os previsíveis atos dos seus pretensiosos líderes.... Estes por serem mais vaidosos correm os riscos mais altos, e entregam mesmo que temporariamente o produto desejo, às essas ovelhas que oras aplaudem seus interlocutores, ora os apedreja..... 💀

Inserida por apabranches

Confesso que me amo, longe de ser “Narciso”, mas sim por ser capaz de ver alguém feliz e me sentir feliz, como chorar e sentir a tristeza que meu semelhante passa. Por sentir prazer nos olhos semiabertos de um sorriso, por ser capaz de sentir dor exatamente na parte do corpo pelo que o outro padece. Por ser sensível e ter a capacidade de ter tanta empatia. É este “dom” (se posso chamar assim) que me faz especial, pois, essa capacidade de percepção e sensibilidade é que me possibilita exercer algo espetacular, que é relevar e ignorar tanta mesquinhes e inveja de quem, adverso de mim, NÃO SE AMA!!!

Inserida por rcfonseca

O grande desafio não é analisar o rosto de Narciso redesenhado nas novas tecnologias de comunicação. Devemos ir mais longe e buscar a análise de porque precisamos sempre da imagem de Narciso no espaço comunicacional e na vida, porque o ser humano busca sempre atingir o inatingível, até para que possamos, dessa maneira, analisar os reflexos políticos vistos neste estudo.

Inserida por cristiane_neder

⁠Tudo que "NARCISO" não compreende, desconhece, não aceita, acha feio, absurdo ... Apenas sua imagem refletida na Fonte das Vaidades, o encanta, o inebria, o preenche totalmente. A beleza do seu mero físico, que enrruga, envelhece, fenece, basta, é suficiente, para si mesmo; o mito que ele criou o alimenta materialmente, sustenta espiritualmente.

Inserida por servamara

Contemplanto o mundo bidimensional projetado por uma tela autoluminescente, enquanto Édipo e Electra retardam o amadurecimento de crianças, os meios de comunicação nos isolam em nossos habitáculos, nossos conflitos internos conduzem à Narciso, mas como admirar um reflexo turvo de um mecanismo que nos torna deuses ao acompanhar o mundo na palma de nossas mãos? Isolamento compartilhado, discursões escritas, mas sem literatura. Em uma divindade prevista por Michelangelo, nascia Adão, ao toque do indicador. Não vejo os meus, apenas aos meus, os observo por uma janela de projeção da realidade na pseudo segurança de meu habitat, opino, esbravejo, elogio e condecoro mas não as vivo plenamente. Palavras caladas pela racionalidade são agora resumidas em uma fria mistura de cimento e pedra.

⁠As novas gerações vivem superficialmente em um projeto esfumaçado sem definição, no aguarde da aceitação e validação de tudo que os cercam. Em sua grande maioria vivem a borda, acumulando filmagens, exercitando a capacidade de rebanho, pelas formas estéticas pré determinadas, com um nocivo e profundo complexo narcisista e egoísta que não permitem nem a existência natural de si mesmo e impreterivelmente de qualquer outro.

Inserida por ricardovbarradas