Texto Momentos
Com certeza, felicidade, é coisa que existe,
ou será apenas existem momentos felizes na vida...
Da felicidade temos muita necessidade...
Mas, como encontrá-la?
Osculos e amplexos,
Marcial
SABENDO VIVER OS MOMENTOS FELIZES
Marcial Salaverry
Certamente felicidade é um tema que sempre desperta controvérsias, pois muito se fala sobre ela, e o que parece ser mais lógico, é chegar à constatação que felicidade total é mera utopia, pois o que realmente existe são momentos felizes que temos na vida, os quais devem ser muito bem vividos e aproveitados, pois poderão ser apenas momentos passageiros. Assim, vivamo-los bem quando os tivermos.
Apenas resta entender quando estamos vivendo esses momentos felizes. Acredito que podemos nos considerar felizes quando estamos nos sentindo bem, seja de saúde, seja emocionalmente, ou quando nada estamos sofrendo, bem como quando não estamos fazendo mal a ninguém, enfim, quando estamos vivendo autenticamente, quando não estamos vivendo uma mentira, pois entendo que para conquistar a felicidade, devemos ter coragem para renunciar a situações que falsamente nos são apresentadas como boas. Devemos saber perder algumas possíveis vantagens, se com isso ganharmos tranquilidade e paz de espírito, pois é tendo paz de espírito, que estaremos perto de conseguir chegar ao estado de felicidade.
Se tivermos problemas pela frente, deles não deveremos fugir, mas sim enfrentá-los, e, pelo menos procurar vencê-los. Isso será sinal de amadurecimento.
Temos que amadurecer, para saber distinguir os caminhos que temos pela frente, e saber discernir qual deles será o melhor a seguir.
É necessário sabermos controlar nossos naturais impulsos, que por vezes nos levam a agir irrefletidamente, causando situações que poderão nos afastar do caminho da felicidade.
Meu amigo L’Inconnu nos brindou com uma mensagem que mostra bem esse caminho:
"...A forma de amadurecer é viver. Viver é seguir impulsos até perceber, ou intuir a tendência de equilíbrio que está em sua raiz. A pessoa é impelida para a aventura, como forma de se machucar para saber se poderá se levantar e aprender a andar..."
Isso vem demonstrar que o caminho para a felicidade pode não ser fácil, eis que certamente dependerá de nossa intuição, e de nossa capacidade de percepção do que temos pela frente, para finalmente encontrar o rumo, sem perder o prumo...
Quantas vezes somos alertados, por alguem, ou por algo que se insinua em nosso pensamento, de que estamos em caminho errado. Tendo o discernimento de fazer a opção correta, evitaremos aborrecimentos. Como sabê-lo? Temos que saber usar o livre arbítrio, e saber entender nossas intuições.
Temos que saber entender o momento de recuar, de mudar uma idéia, uma situação. Muitas vezes confundimos prudência e bom senso com covardia e, apenas para não passar por covardes, deixamo-nos levar por certos impulsos irrefletidos.
Muitas pessoas se iniciam em certos vícios, apenas por não saber dizer não em certas situações, e deixar-se levar por impulsos errados, ou conselhos daqueles que se dizem ser amigos. Mesmo tendo consciência de que aquilo irá prejudicar sua vida, entram de cabeça e se iniciam em vícios perigosos. Apenas por não saber renunciar a um possível prazer, ou a dizer não a certos "conselhos", simplesmente estragam sua vida, e afastam-se do caminho da felicidade.
Para vencer, não podemos temer uma eventual derrota. Temos que saber enfrentar as situações à medida que elas se apresentam, da mesma maneira que soubermos festejar as vitórias, devemos entender eventuais derrotas, sabendo superar o mau momento.
Assim, sabendo contabilizar vitórias e derrotas, erros e acertos, vamos caminhando para nosso amadurecimento espiritual, e uma vez conseguido, poderemos nos considerar felizes, pois soubemos aceitar as vitórias, e superar as derrotas, soubemos renunciar nos momentos adequados, e principalmente, soubemos trilhar um caminho limpo, sem procurar o mal de ninguém, muito menos o nosso. Soubemos chegar a nosso destino por méritos nossos, sem para isso prejudicar ninguém.
Essa é a verdadeira Paz Espiritual, condição primordial para a obtenção da tão sonhada felicidade.
Fácil obtê-la, não? Por que será que tantos ainda insistem em usar da violência, insistem em procurar obter suas vitórias, prejudicando os outros, atropelando todos que estiverem em seu caminho, ao invés de "pedir licença", e ir adiante pelo método mais difícil, mas mais correto? Por que muitos se deixam levar pela vaidade, pelo orgulho, numa irrefletida tentativa de mostrar-se superior? Não precisamos provar para ninguém que somos os melhores. Temos apenas que esperar o reconhecimento de nossas qualidades.
Eis a felicidade possível: compreender que construir a vida é renunciar a pedaços de felicidade para não renunciar ao sonho da felicidade. Saber renunciar a pedaços de falsa felicidade, obtida artificialmente, é realmente o melhor caminho para consegui-la em sua plenitude.
Não devemos querer apenas ganhar, saibamos perder também. Não devemos temer recuar, pois por vezes esta é a melhor estratégia.
E, principalmente, devemos trilhar nosso caminho, sem atropelar ninguém, apenas nos defendendo se alguém tentar nos atropelar.
Discernimento, prudência, bom senso, respeito, são as palavras mágicas que nos poderão conduzir para a tal da felicidade.
Com essa idéia, tenhamos todos UM LINDO DIA, lembrando que desonestidade e corrupção trazem uma falsa felicidade, pois um dia, a casa cai, e a punição chega, de uma forma ou de outra...
Sempre estaremos sujeitos a acontecimentos que poderão
nos causar decepção, tristeza e revolta...
O que fazer para superar esses momentos de crise?
Osculos e amplexos,
Marcial
COMO SUPERAR MOMENTOS DE CRISE
Marcial Salaverry
Muitas vezes são as chamadas "Coisas da Vida", mas com toda a certeza, estamos sujeitos, em nossa vida a sofrer grandes decepções, que podem ou não abalar nossas estruturas, sendo que algumas podem ter sido provocadas por sonhos não concretizados, que é algo que sempre deixa uma certa frustração em nosso íntimo, uma vez que aquele sonho tão acalentado, que tanto pode ser uma promoção no emprego que não saiu, como aquela viagem que apenas ficou nos projetos, ou mesmo aquele encontro que gorou, coisas que, se irrealizadas, sempre irão causar algum abalo, algo que certamente nos deixará "balançados".
Existem outras decepções, provocadas por pessoas em quem confiávamos e que por um motivo ou outro falham conosco, e tomam atitudes que provocam revolta em nosso íntimo, sendo algo que podemos considerar uma traição, e nesse caso, os motivos são vários. Pode ser aquele irmão que recusou uma ajuda pedida, pode ser uma traição conjugal, pode ser aquele amigo que falhou, pode ser aquela pessoa que nos quer prejudicar, pode até mesmo ser aquele chefe que nos recusou aquela promoção, ou pior ainda, aquele colega que quer "puxar nosso tapete", para ficar com nossa vaga...
Evidentemente, qualquer um desses motivos nos leva a pensar em revide, em responder violência com violência. Só que não é por aí, esta não será a atitude certa. A ponderação sempre é a melhor arma para mostrar que não estamos mortos, e que o ocorrido não nos derrubou. A propósito, recebi de uma amiga um pensamento de autoria de L'Inconnu, que calha bem a propósito:
"Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo."
Sem duvida, é uma grande verdade. L'Inconnu merece aplausos...
Guardar mágoa ou deixar-se dominar pelo rancor, é o pior que se pode fazer, pois só faz mal para o espírito, e impede que se aproveite a vida em sua plenitude, por causa do desejo de arquitetar planos de vingança, que nunca levam a nada. A não ser ao prazer mesquinho da haver prejudicado alguém.
Sequer se pode reivindicar a "glória" pela façanha praticada, pois ninguém em sã consciência, poderá aplaudir atitudes como essa, salvo se for alguem de mau caráter.
A melhor atitude é esquecer o que houve, e continuar vivendo. Com certeza, mágoas sempre provocam um arrefecimento na amizade. Ninguém é tão santo a ponto de esquecer completamente o que houve, algo que, convenhamos é muito difícil mesmo. Sempre ficará aquele ressentimento em nosso interior, e o que se deve fazer é "desconectar" essa pessoa de nossos sentimentos, deletá-la de nossa vida, pois guardar mágoas ou rancores, é algo que só faz mal ao espírito, ao nosso "eu" interior, que é com quem devemos sempre viver bem.
Sempre devemos estar prontos a dar uma palavra de consolo, a dedicar algum carinho até mesmo a quem nos magoou, se porventura soubermos que essa pessoa está com problemas. Por que nos regozijarmos com problemas alheios?
Outro dia, uma pessoa disse estar feliz pelo fato de saber que seu irmão, que o havia prejudicado na partilha da herança paterna, estava com câncer, pois assim, teria de gastar no tratamento o dinheiro que lhe roubara. Sinceramente fiquei com pena dessa pessoa, pois alegrar-se com a desgraça alheia, é um sentimento muito mesquinho.
Penso que a melhor maneira de viver, é seguir outro sábio conselho do mesmo autor daquele citado acima:
"A vida é curta demais e boa demais pra você perder tempo, tentando causar mal a alguem..."
Na verdade, devemos nos preocupar em viver nossa vida, aproveitando da melhor maneira possível o tempo que temos para isso. Se pudermos ajudar alguém, será algo maravilhoso com certeza, mas se nada pudermos fazer para ajudar, procuremos indicar alguém que possa. Se nada pudermos fazer com esse intuito, paciência, pelo menos procuramos mostrar boa vontade. Qualquer coisa, menos tentar prejudicar alguém... É algo muito mesquinho.
E com essa idéia, vamos sempre procurar ter UM LINDO DIA, algo que certamente sempre será benéfico para alguém, e principalmente para nossa alma...
" Mais um dia, mais uma noite se passou, foram tantos minutos, tantas horas, mas essa dor ainda me dói, me sufoca, me machuca de uma maneira que eu nao sei explicar. Queria apenas ter paz dentro do meu coração, mas nem isso eu tô conseguindo ter ultimamente. Eu ainda continuo sem chão, eu ainda continuo tentando apenas mas eu sei que isso é pouco, mas no momento é o que eu to conseguindo fazer. Posso parecer forte por fora, mas por dentro eu estou tão fraco.
Pode parecer bobagem tudo o que falo mas no momento é a mais pura verdade dos meus sentimentos que eu não consigo mais controlar.
Como eu gostaria de poder voltar no passado e fazer muitas coisas e ter aproveitado mais os momentos ao seu lado. Sim, confesso que estou com saudades!
Apenas mais um desabafo. "
São os momentos que definem, como conduzir cada situação duradoura para nossa vida.
Mais ainda há quem prefere conviver apenas de momentos.
Abdicando da finalidade deles
Lembre-se
Há momento de rir e Chorar,
Falar e se calar,
Agir e se aquietar,
Parar e prosseguir.
Há momentos até de recuar durante uma guerra.
Mais, nao existe melhor momento do que poder desfrutar de cada escolha certa da nossa vida
Porque o momento em que pensamos, que deveriamos ter tentado e não o fizemos, esse sim, vamos carregar para sempre até o momento que a morte vem nos visitar.
Aquele olhar
Passam os dias, e nós vivemos outros momentos,
e nunca pelo nosso pensamento passam fases
diferentes , de repente a mente voltas dá,
e traz à nossa frente aquela lembrança aquele
olhar.
Olhar que um dia vimos e que é dificil não
lembrar.
Pelos dias novas emoções são vividas,caminhos
outros são trilhados, e a paz dentro de nós
agora mora.
Pelas manhãs , depois de um descanso olhos abertos,
sorrisos, aquele olhar a nós, do nada volta.
O olhar do amor que nunca morre, amor que em nossa
retina fica e dali nunca sairá.
A esse olhar vontade da, de não o deixar de ver.
Olhar de amor.
Pensando bem, é bom com ele conviver.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U B E
Há momentos em nossas vidas que a vontade de desistir, jogar tudo pro alto e partir sem rumo é imensa. Nesses instantes, é fundamental que criemos uma oportunidade de parar e refletir, criteriosamente, nos motivos que nos trouxeram até aqui. Quais eram os seus almejos no início de tudo isso?
Considerando estes fatores, se torna fácil pesar em uma balança qual decisão te levará à uma situação mais benéfica.
. Momentos
Os dias foram feitos para se divertir
Apesar de estarmos tão chateado
Devemos nos destrair
Para não darmos aos levados
A idéia de permitir
Que estamos ligados
Ao modo automático de agir
Um dia...
Teremos medo do tempo
não agora
Somente quando for o momento
Somente quando for a hora
Veremos que é só um acabamento
O final de toda historia
Automaticamente
Estamos sendo movido
Por quem exatamente?!
Por nossa mente eu acredito .
Teremos que ser mais prestativo
Precisamos de incentivo
Pra nos manter sempre ativo
A vida e so momentos
Nao podemos nos perder
Por sentimentos de arrependimento
Nada vale a pena a nao ser viver
Com intensidade para que o procedimente
Nao seja alterado no final
De um começo de um bem bom ou um mal .
Sempre ouvi falar que as coisas mais importantes da vida eram as lembranças.. E hoje vejo que é um fato, como lembrar bons momentos pode nos fazer bem, alimentar a alma.
Meu dia estava ruim, chato, me sentindo a pior das pessoas, então deitei-me naquele sofá, onde bons momentos vivemos. E as lembranças começaram a passar na minha cabeça como um filme, e aos poucos meu humor foi mudando, pude lembrar de detalhes, dos carinhos que trocamos, de coisas que falamos.
Meu dia mudou, eu lembrei que um dia eu fui o seu querer, e que eu mesmo sem saber como dizer, também quis.. E isso me faz bem, essas lembranças fazem parte do que sou, do que me tornei e do quanto ainda posso melhorar pelo simples fato de não ter medo de te amar.
Meu Céu
No céu do meu pensamento,
és a estrela que mais se destaca
tens um brilho diferente, mexes com
a gente.
Te mostras linda em todos os momentos.
Pena é, não seres presente junto a mim.
No coração te trago duas vezes, uma
como estrela, e em outra como um sonho
de amor sem fim.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista.(Aclac)
Membro Honorário da A.L.B / São José do Rio Preto
Membro Honorário da A.L.B / Votuporanga
Membro da U.B.E
O grande barato de viver é que cada grupo cria sua filosofia, acredita e até mesmo da a vida por ela!
E ninguém encontra nada que tenha efeito imediato, tudo é em doses em fragmentos e demanda espera...
A vida vai fluindo envolta no tempo, te faz crescer envelhecer e morrer
E tudo que te sobra é o aqui agora! Que você nunca observa, por estar sempre esperando o momento seguinte.
Sinto saudades de momentos e lugares que eu nunca vi...
Sinto saudades de tudo que um dia foi meu e partiu...
Sinto saudades de tudo que um dia meu será e também partirá...
Sinto saudades de você que onde quer que esteja, espero que leia esse recado...
Pois eu... estarei sempre a tua espera, eternamente.
Cada momento é impar
Quando duas almas
se entrelaçam...
É bem provável que seja
no mundo magico do inconsciente...
Ou de um momento que ficou lá no tempo...
Nem sempre nesse real viver estaremos
Mas colados seremos pelo laço que não se desfaz
não importando para onde
a real estrada nos leve...
Só sei que entre nós sempre haverá
esse enlaçar de nós dois.
Eu sempre fui uma garota sonhadora, sempre imaginei o melhor para o meu futuro, mas às vezes bate um sentimento estranho na gente como se tudo fosse dar errado em questão de pouco tempo.
Na vida há desafios em todas as nossas "estações", quero dizer, às vezes tudo da certo, o que sonhamos se realiza, o que esperávamos acontecer acontece, tudo tão lindo como a primavera.
Mas de repente, tudo começa a desequilibrar. Algo da errado, algo não sai como o esperado, alguma situação se vira contra você e tudo pra você desmorona, como as folhas caídas do outono, trazendo uma mudança na sua estação da qual você não esperava.
Nesse momento você se coloca numa situação da qual não deveria estar, nós temos o costume de quando as coisas saem erradas querer desistir, achar que não foi o suficiente, que poderíamos ter feito mais, mas não fizemos.
Uma mistura de sentimentos te fazem cair numa tristeza profunda, você se sente insuficiente, inútil e você não quer mais insistir em algo que na sua cabeça você tem certeza que não vai conseguir lidar, você se sente vazio, sem rumo, sem cor e sem calor, assim como o inverno.
Agora nesse momento, é a hora de você acordar e enxergar que se você não se levantar, ninguém mais vai se levantar por você, é a hora de entender que nem tudo sai como o esperado, entender que se Deus quis te mostrar desse jeito é porquê tinha que ser desse jeito, você não é insuficiente, você não é inútil, você só está abalado. A partir do momento em que você se levantar e falar que vai dar certo, ninguém vai te convencer o contrário, você é o dono dos seus comandos. Você acorda, se levanta, vive sem recusar o que a vida te proporciona, e só se fortalece nos seus erros e nos seus acertos, tudo depende apenas de você, e você tem o potencial, você pode ser tudo o que quiser, você é quem faz as coisas florescerem ao seu redor, você aprende a trazer o seu verão.
Dessa forma, fazendo com que as estações da sua vida, não sejam apenas estações, fazendo com que sejam cada vez que passam na sua vida uma morada de sentimentos e momentos do qual se tornam o seu aprendizado.
Vagos momentos
Vagos são os meus pensamentos neste momento, ganhando vida própria, eles recorrem a um cenário incrível retratando uma tarde de um passado muito distante e com direito a nota musical de fundo e imagens quase que reais desse saudoso tempo.
A sensação é quase surreal e muito intensa, rica em detalhes e apertos no coração; as vezes parece que o nosso subconsciente transborda em verdades emotivas e nos faz pensar que podemos controlar por alguns minutos o tempo, o que da uma nova chance de vivermos loucamente situações, dias, lugares, saudades e pessoas amadas.
A música continua tocando bem no fundo da minha mente, mas as imagens já estão saindo de cena como em um filme com final triste, que vontade de ficar só mais um pouco de olhos fechados revivendo aquela lembrança gostosa. Voltar a realidade, as vezes é tão doloroso e misterioso.
Todo momento que passo com você, é um momento único e especial. Não quero fechar meus olhos e nem mesmo pisca-los, pois já sentiria sua falta na fração de segundos que passou. Eu não quero pegar no sono, pois sentiria angustia se não sonhasse com você. Porque mesmo quando eu sonho com você, o sonho mais doce não vai ser suficiente para suprir a saudade que sinto.
Te amo a cada dia mais e mais…
Há momentos em que falar não é a melhor forma de se fazer entendido.
Muitas vezes há no silêncio muito mais compreensão do que no falar mil palavras.
O grande problema é que para se compreender o que há no silêncio requer atenção, e poucos estão dispostos a dedicar esse ato tão importante ao próximo.
Lembre-se
Quando as brigas virarem rotina, lembre-se do frio na barriga que sentia prestes ao me encontrar.
Quando a paciência se esgotar com frequência, lembre-se de quando fechava os olhos pra sentir meu abraço e apenas relaxar nos meus braços.
Quando a boca estiver prestes a enunciar algo que possa me ferir, lembre-se de antes, quando soltava um sorrisinho durante o beijo.
Quando me fizer chorar, lembre-se de quando era você que enxugava minhas lágrimas.
Lembre-se do arrepio, do frio na barriga, da ansiedade.
Tente tirar isso do passado e trazer para o presente e tente se lembrar do que o fez se apaixonar por mim.
Momentos Eternos
Momentos eternos são formados por pequenos instantes que são passageiros, mas que nos marcam para sempre. São como lindas cortinas de retalhos que usamos para enfeitar a sala de casa. Vamos costurando um pedaço ao outro com fios fortes de sentimentos inquebráveis, até que tudo fique lindamente sincronizado, colorido e encantador. Assim, vamos formando nossas lindas lembranças eternas, com pequenos momentos passageiros, mas inesquecíveis.
Já passei por tantos momentos
Já chorei vendo fotos e ouvindo musica
Já cheirei a sua fronha antes de dormir
Já liguei só para ouvir sua voz
Jã olhei no relógio que vc me deu só pra lembrar que esteve em suas mãos
Já me apaixonei um milhão de vezes pelo seu sorriso
Já pensei que fosse morrer de saudade
Já chorei por você como menino
Já contornei seu corpo com as pontas dos dedos
E tive medo de perder a hora pra te ver
Já pulei e gritei de tanta felicidade ao saber que vc me ama
Já vivo do seu amor e fiz muitas juras eternas...
Já te abracei para te proteger
Já dei risadas quando não podia
Fiz musica pra vc cantar
Já fiz dos seus amigos meus amigos eternos
Já te amei mais que a mim mesmo
Hoje eu tenho você e Deus pode descansar dos meus pedidos.
Já ouvi você cantar pra mim....
E quando ouso sua voz meus pesadelos vão em bora
Meus medos evaporam, minha alma sossega e se acalma
Quando ouso sua voz meu coração para pra te ouvir
O tempo ao meu redor fica mais lento
Quando você canta a vida entra dentro de mim
A Paz me inunda eu me transformo em paixão
Sua voz é meu alento, sua voz acalma meu coração
Mesmo que janeiro passe e traga outro consigo,
Vou olhar pra você e te amar de janeiro a janeiro até o mundo acabar.......
OIET
Não importa o quão frio e tempestuoso pode ser o momento, mantenha sempre sua cabeça erguida pra superar todos os obstáculos e momentos difíceis, seja você sempre, vença e nunca mude seu temperamento e sua personalidade por esses momentos, sejamos sempre honrados e agradecidos por tudo que vivemos, no final, percebemos que aquilo que superamos na verdade foi só mais um aprendizado pra dar cada vez mais valor a tudo que vier em nossas vidas.
E quando tudo passar, só temos que agradecer, essa foi a melhor tempestade que passei.
- Relacionados
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- 71 frases de viagens inesquecíveis para quem ama desbravar o mundo
- Momentos Únicos
- 53 mensagens de boa viagem para quem está com as malas prontas
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Momentos Felizes
- 71 frases de fotografia que inspiram momentos únicos 📸