Textos sobre a minha vida
Alguém: vocês são namorados?
Ela: ( ele é meu tudo, meu amor, minha vida, meu chão, meu ar, é com ele que eu quero passar uma vida inteira, eu quero ele como o pai dos meus filhos, é ele quem enxuga minhas lagrimas, é dele o melhor conselho, ele me passa segurança, proteção, é ele…) não, somos amigos.
Ele: ( eu queria muito ela na minha vida, ela é tudo o que eu preciso, ela tem as palavras certas na hora certa, ela tem o melhor abraço do mundo, o melhor carinho, a melhor presença, é com ela que eu queria passar minha vida, é ao lado dela… mas tenho medo de estragar nossa amizade.) é, só amigos.
Shakespeare & eu
“Aceito”. Foi essa a palavra que deu início à primeira estrofe de minha vida ao lado de Ana Judite. E, talvez (pensando bem) tenha sido esta mesma palavra que tenha selado meu acordo com a infelicidade.
Era tão jovem, ela! Seus olhos não eram azuis. Muito pelo contrário: eram pretos e arredondados. Olhos de boneca, certamente. No entanto, não foi isso que achei logo que a vi. Da primeira vez, não senti todas aquelas coisas que são ditas como “sintomas de amor”: não senti as pernas tremerem (nem mesmo as mãos); não senti o suor escorrendo desenfreado pelo rosto; meus lábios não ficaram secos e, o mais importante, meu coração não acelerou. Achei-a muito sem graça.
Num outro dia, a vi sentada, em um banquinho da praça chorando lastimavelmente. Aproximei-me.
-Tudo bem?
-Por acaso se chora feito uma louca quando se está tudo bem?
-Realmente, foi uma pergunta sem sentido. É claro que não está bem...
-Que idiotice...
-O que?
-Você! Não sabe nem o que falar.
-Garotinha com personalidade você, hein? Gostei.
Ela então soltou o sorriso mais lindo que já havia visto em toda minha vida e falou:
-“Fortes razões, fazem fortes ações!” Shakespeare!
-Hum... Conheço. Legal, ele.
-Ele morreu há mais de 200 anos.
-Sério? Triste isso, não é?
Conversamos como se o dia tivesse mais de 24 horas.
Daquele dia em diante tivemos vários encontros, a fim de jogarmos conversa fora. Logo fui percebendo que Ana Judite não era “sem sal”- ela tinha o tempero na dosagem certa para minha fórmula do amor perfeito.
Nosso relacionamento teve muitos altos e baixos, mas, ao fim de quatro anos de namoro, finalmente iríamos nos casar. Eu já havia me tornado um verdadeiro perito em Shakespeare e, nas horas que não a via, era ele quem me acompanhava com suas mais que perfeitas tragicomédias.
“Aceito”. Sim, ela aceitou estar comigo na doença e na tristeza, na riqueza e na pobreza... Até que a morte nos separasse. No entanto, uma frase não constava no “contrato”: a de estar comigo na sanidade e na loucura.
Foi como um “click”. Acordei mais cedo do que de costume, pois tive uma daquelas crises de insônia devido ao elevado nível de estresse no trabalho- às vezes até esquecia-me qual a data.
Judite não estava em casa. Então logo cogitei a possibilidade de ter ido à padaria. Espreguicei-me, escovei os dentes e fui até a cozinha. O café-da-manhã estava posto. E na geladeira havia um bilhete que dizia:
“Fui até a casa de minha irmã. Irei ajudá-la a fazer compras. Não demoro.
Beijos, Judi. ♥”
A irmã dela estava grávida; e preocupado fui até sua casa. Caso precisassem do carro, eu estaria lá.
Quem me recebeu foi a própria Laura, com a barriga quase que insustentável.
-Vocês ainda não foram?
-... Para onde?
-Fazer compras.
-Ah! O Mário foi com a Judi. Não estou me sentindo muito bem, sabe?
-Sei. Então, posso entrar?
-Claro. Entre.
Laura jogou-se no sofá e perguntou se eu aceitaria um café. Respondi que sim e me dispus a ir pegá-lo.
Eu havia esquecido onde ficavam as xícaras e fui abrindo todas as portas dos armários. Mas... A dispensa estava lotada!
-Laura, eles irão demorar?- Gritei.
-Acho que sim. Falta muita coisa, sabe? Os armários estão praticamente vazios. O Mário disse que falta até açúcar.
Não faltava. O açúcar estava lá! Não faltava nada.
Não podia ser. Há semanas que a Judite me vinha com reclamações a respeito do cunhado: o chamava de atrevido, insuportável e coisas do gênero. E, de repente, foram juntos fazer compras que não eram necessárias. Senti-me um completo idiota. Só poderiam estar tendo um caso.
Pedi desculpas e disse à Laura que voltaria logo. Despedi-me.
Quando estava na metade do caminho para o supermercado, parei ao sinal. Até que uma mulher veio em direção a meu carro. Era uma das amigas dela.
-Oi Júnior!- disse sorridente- vai rolar o que hoje?
-Como assim?
-Ué! Eu acabei de ver a Judi com um amigo, comprando uma montanha de cervejas!
Fiquei meio sem jeito. E disse irônico:
-Vai rolar o maior espetáculo.
Estava de cabeça quente e resolvi não ir ao trabalho. Fui para casa. Chegando lá, a porta estava aberta. Na cozinha estavam os dois. Rindo, bebendo cerveja. Ela então se virou e fez uma cara de quem parecia ter visto um fantasma.
-Ju... Júnior! Você não trabalharia até tarde, hoje?
-Surpresa?
-Muito- disse, desconfiada.
-Mário, você quer sair daqui, por favor?
-O quê?- disse Mário.
-Eu te disse para sair agora!
-Mas, Júnior, o que está havendo?
-Droga Mário, você deve estar achando que sou burro. Saia agora! Quero falar a sós com ela.
Mário atendeu ao meu pedido.
-Isso é jeito de tratar o meu cunhado; e que eu saiba, seu amigo?
-AMIGO? Amigos por acaso o apunhalam pelas costas?
-Que conversa é essa? O que ele fez?
-Não se faça de desentendida, meu amor!
-É... Eu não acredito amor. Já entendi: você ficou com ciúmes não é? Você realmente acha que eu o escolheria ao invés de você?
-“É comum perder-se o bom por querer-se o melhor”.
-O que aconteceu Júnior? “Algum desgosto prova muito amor, mas muito desgosto revela demasiada falta de espírito!” Lembra? No fundo você sabe que não é nada disso, amor.
Senti-me sem chão. Pode parecer piegas, mas foi exatamente assim que me senti. Como alguém a quem tanto amava pôde me trair de tal forma?
E, num piscar de olhos, minhas mãos estavam manchadas por uma das tintas que dispunha em minha aquarela. Tinta esta, de cor “quente”. Um vermelho sem igual. Mas, não pude compreender porque Judite; minha querida Judi se encontrava caída ao chão, rasgada como que por garras de um grande felino. E muito menos o porquê de estar pintada, abstratamente, com a mesma tinta que lambuzava meus dedos.
Afastei-me de seu corpo a fim de achar pistas. Ao abrir a geladeira pude ver uma caixa e nela havia um bolo acompanhado de um bilhete que dizia:
“O destino é o que embaralha as cartas, mas somos nós que a jogamos...”
Feliz aniversário. Com amor,
Laura, Mário e Judite (sua Judi) ♥”
“Ser ou não ser- eis a questão. Será mais nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz, ou pegar em armas contra o mar de angústias e combatendo-o dar-lhe fim? Morrer; dormir; só isso. E com o sono- dizem- extinguir dores do coração e as mil mazelas naturais a que a carne é sujeita; eis uma consumação ardentemente desejável.”
Um mini-recado-de-amor. Para: O homem de minha vida. Mais conhecido por: PAI.
Sei que essa é somente mais uma data comercial, usada para nos tirar dinheiro com o pretexto de fazermos nosso pai feliz. Mas bem que eu gostaria de me render a esse sistema e lhe comprar um presente daqueles enormes- embora não tenha certeza ainda do que daria. Seria ótimo se ao menos eu pudesse fazer como quando mais nova: lhe comprar um par de meias, fazer-lhe um cartão e dar-lhe um beijo bem forte no rosto.
Tenho consciência de que não somos mais como éramos antes. Tenho plena consciência de que de Sua Princesinha passei para mulher-Independente(assim mesmo: mulher com “m” minúsculo & independente com “i” maiúsculo). Não estou mais perto de você, não lhe dou mais beijinhos no rosto, não lhe peço a benção, não lhe dou meias e cartões. Mas isso foi o tempo e a distância em quilômetros que se encarregaram de fazer (é claro, com uma boa dose de nossa culpa).
Fique sabendo que desde que te vi pela primeira vez te amei. Sempre vou te amar.
Não sinta tanto ciúmes de mim e não se preocupe com meus namoros, com medo de que eu sofra ou lhe esqueça. Porque você é o homem da minha vida e nunca vou te esquecer ou abandonar. Tenho certeza que caso eu tivesse nascido sabendo falar, quando lhe vi na maternidade olhando pro meu rosto eu teria dito “Ah, te amo, tanto, tanto, tanto…” e sorriria com minha boca sem dentes. Nesse caso não é exagero dizer ‘eu te amo’ logo de cara. Não é exagero quando reconhecemos na figura a nossa frente o nosso herói de uma vida inteira.
Não é exagero, pai.
A benção, pai.
Ah, Deus te abençoe também.
Evolua, depois você pode vir tentar "tirar a minha vida", não era isso que você tanto queria?
Hoje está sozinha, porque quer, pois todos e até eu mesma estava disposta
a fazer de tudo para ver sua felicidade.
Você... Usou, abusou, feriu sentimentos, sem se quer pensar nas consequencias.
E hoje, busca culpar "alguém" ou seja, a mim mesma pelas suas perdas.
Não culpe-me, não culpe ninguém, você só plantou e colheu o que quiz. Como diz um ditado: Quem procura acha.
E você colheu o que plantou... Por isso la vai um conselho... Seja justa, fiel as pessoas que ainda confiam em você, seja verdadeira consigo mesma. Não crie um personagem para encenar . Não engane sua própria família, como enganou uma vez.
E para terminar...
Poupe-me da sua falsidade que eu lhe poupo da minha grosseria
Falsidade é inveja e inveja é fruto da sua própria falta de competência!
Você um dia fez parte da minha vida
Não foi um encontro qualquer
Mas uma chegada sentida
Não me refiro ao seu eu mulher
Mas a beleza de uma alma pura
Que fez de dia o mais azul do meu céu
Minhas noites tinham mais estrelas
Que enfeitavam e adoçavam como o mel
Sua voz soava-me como bela canção
Tinha no teclar um pouso de paz
Sinto saudades de ti minha paixão
Lágrimas rolam em saber
Que para você meu amor
Agora tanto faz
Mas eu vejo brotar um sorriso
Em meus lábios que me enche de emoção
Ao lembrar que contigo eu já vi o riso
E que um dia eu já estive dentro
Deste seu lindo coração
Será que eu quero?
Porque não controlo isso que me consome?
Eu acho que minha vida é boa
Talvez esteja um pouco perturbada.
Será que eu quero?
Será que eu quero?
Todos querem que eu seja perfeita
Vivendo como boazinha
Mas para que?
Para ser esquecida?
Será que eu quero?
Será que eu quero?
As pessoas só dão valor quando somos ‘’ruins’’
Aprendemos com a dor
Em vez de aprender com o amor
Mas essa é a vida.
Será que eu quero?
Passaro Azul
Um dia minha vida estava noite, e no meio da escuridão vi a lua amarelada não tinha o mesmo brilho, mais ao seu lado vi uma estrela gigante, quando a vi quis aprender a voar, só para poder chegar até lá , tudo que queria era ficar perto da estrela, isso porque quando a vi já sabia que a amava, mais nem sempre as estrelas são o que parecem, já tinha nascido com asas desde cedo, sabia que podia voar, mais nunca liguei para isso tudo que eu queria era estar sempre com os pés no chão, mais nem sempre o chão eh seguro, imaginem o céu..
Passaro Azul
Um dia minha vida estava noite, e no meio da escuridão vi a lua amarelada não tinha o mesmo brilho, mais ao seu lado vi uma estrela gigante, quando a vi quis aprender a voar, só para poder chegar até lá , tudo que queria era ficar perto da estrela, isso porque quando a vi já sabia que a amava, mais nem sempre as estrelas são o que parecem, já tinha nascido com asas desde cedo, sabia que podia voar, mais nunca liguei para isso tudo que eu queria era estar sempre com os pés no chão, mais nem sempre o chão eh seguro, imaginem o céu..
Voei o mais alto que pude e vi grandes coisas, visitei planetas e estrelas mais o único lugar que retornaria seria na estrela brilhante por quem me apaixonei...
Você é como o sol, tem seu brilho
E me ilumina quando duvidas
Escurecem minha vida.
Aparece todos os dias
E me deixa quando as tardes se vão
Às vezes chega intenso
E me faz querer voar
Me perder nas suas manias
E me ensina sonhar
Em dias estranhos seu brilho se ofusca
Se esconde através do "seu orgulho"
Mas eu sei que você esta sempre aqui
[...]
O que fazer da minha vida?
Se nem comecei á rabiscá-la
O que fazer se nem sei o que fazer?
O que escrever se a tinta da caneta acabou,
e nem escrevi uma letra
Que tema dar á ela?
Se a capa do livro rasgou!
Como desenhar o amor?
Se a folha do caderno amarelou!!
Como te mostrar o amor?
Se você me deixou!!!
Como lutar por ti?
Se você me disse pra desistir!!!
Como terminar o meu livro,
Se nem o meu nome escrevi?
Minha vida
Tranquiliza seu coração
Me encarrego dos teus dias
Confia em mim
Sou a vida que te olha
Te abraça e te respeita
Afasto com carinho os cabelos dos seus olhos
Sou o tempo que te aceito
Do seu jeito,com jeito
Sou amor puro e sincero
Vim viver por você
Estarei sempre junto e jamais esquecerei
De te amar...
Ao amigo Fiel,com amor.
Oh meu Senhor Jesus, luz da minha vida, o meu pão de cada dia, Tu és a voz mansa que me traz conforto quando eu preciso, Tu és que me dá o fôlego de vida, e quem me dá forças pra eu continuar a tão difícil caminhada. Oh Deus, se não fosse a tua grandiosa e infinita misericórdia, e o teu imenso e desmedido amor sobre mim, nada eu seria, nada eu teria. Sem a tua bondade e o teu espírito santo ao qual nos consola,que nos traz a tua paz, alegria, que nos dá força, sabedoria , nos repreende, nos dá paciência e o amor, pois aprendemos na tua palavra que : Ainda que falássemos a língua dos homens e dos anjos, que déssemos toda a nossa fortuna aos pobres, que tivéssemos o dom da profecia, que conhecesse todos os mistérios e toda a ciência. Sem o amor nada adiantaria.Ah Senhor, como sou tão imperfeita diante dos teus olhos, tão suja, mais mesmo assim o Senhor ainda me ama me mostra a todo o tempo o quão és o meu precioso valor a Ti, como o Senhor ouve a minha oração a trabalha a meu favor mesmo eu estando em falta Contigo. Mesmo sendo infiel a Ti, e contra a tua palavra.Oh Senhor,Tu nos perdoa e em nenhum momento nos abandona. O Senhor de todo Israel, como és tão glorioso e poderoso a tua soberania, és eterno e infinito. Como és amor e fogo consumidor, como trabalha a favor dos teus como sempre surpreender um servo teu. Como bom é ter a Ti, como único e suficiente salvador. Obrigada Luz da vida por se fazer presente em mim....
Hoje tenho certeza que você é uma das pessoas mais importantes que já passaram pela minha vida, saiba que não foram poucas.
Tenho meus defeitos, mas pode ter certeza que minhas virtudes superam isso, considero você uma pessoa especial e única.
Não sei de muita coisa, mas sei que preciso de você do meu lado para que possamos ser felizes, chorar, conversar, viver e crescer juntos um ajudando o outro.
Adoro-te!!!
É você ( amor )
Você que me encanta
Você que faz a diferença em minha vida
Você que vem e vai a hora que quer
Que me faz sentir algo que não posso explicar
Que nunca me disse não
Que disse sim sempre que pedi
Cedeu o que não queria
Amou quem não devia
Como uma metáfora
Como um raio
Como o sol
Duvidoso
Devastador
Escaldante
Assim me sinto com você
Quase me esqueçia
Do sentimento amigo que com você caminha
Sentimento esse que se chama FELICIDADE
Por isso se um dia alguém lhe disser que não é feliz
Lembre-se
Essa pessoa não deve ainda ter encontrado o seu caminho para o amor
Mais aconselhe-a o amor vem ele pode demorar mais vem
Também diga que o amor pode passar despercebido
Ou também não ser correspondido
Por isso fique atento
O amor pode passar despercebido
Pode até mesmo ficar esquecido
Pode perder e ganhar como nós
Mais se é amor
Um dia ele volta
Um dia ele surge do nada
Reaparece e faz a diferença.
E quando eu achei que tudo poderia desmoronar, quando eu achei que a minha vida não tinha mais sentido, você apareceu para me trazer alegria.
Você não passa de um sonho, eu sei e você sabe, você é o cara que me domina, que me abraça, que me aconselha, que me envolve em teus braços nos piores momentos e também nos melhores, você sempre esteve lá, você é um anjo? Eu não sei, e não acho que eu queira descobrir, eu gosto de sentir que eu sempre terei você aqui, que mesmo quando eu for uma mulher adulta, você me visitará nos sonhos, pra dizer que sente minha falta, eu não consigo dormir nas noites que não te sinto perto, eu me acostumei a sua presença na minha cabeça, e arrisco dizer que mesmo sendo apenas fruto da minha imaginação, você é o unico garoto que amei de verdade. Torne-se real querido! Deixe-me toca-lo uma vez, para sentir que eu poderei ser feliz um dia, feliz de verdade, sentir que um dia alguém me fará sentir o que só você consegue me fazer sentir, prometa-me que serás sempre meu e eu serei sempre tua, apenas tua, para sempre.
É inevitável não sentir sua falta, a tua voz ronda a minha cabeça durante os dias de sol, e me pego pensando se você apoiaria os meus passos naquele preciso e exato momento, eu creio que um dia ainda nos encontraremos de verdade e seremos felizes para sempre! Obrigada por entrar na minha vida e cuidar sempre dos meus sonhos.
Amor Da Minha Vida, Meu Ouro Branco, Amore D' Mim...
Promete qe sempre irα me αmαr nαs tαrdes de outono?
Promete que nuncα irα me deixαr nos diαs mαis tristes?
Promete que vαi me defender quαndo todos me julgαrem?
Promete que vαi continuαr me αmαndo quαndo ti contαr os meus segredos?
Promete que vαi continuαr me αmαndo quαndo souber dos meus defeitos?
Promete dαr risαdα quαndo eu fαlαr minhαs besteirαs?
Promete que o αntes não é como o αgorα, mαs o αgorα nuncα vαi mudαr?
Promete que no meio de umα discussão bestα, vαi virαr e dαr um belo sorriso?
Promete lembrαr de mim todα vez que α nossα musicα tocαr?
Promete que vαi fαzer ser eterno enquαnto durαr?
Promete, que você vαi me chαmαr de lindo mesmo que eu estejα todo bαgunçαdo só prα me deixαr feliz?
Que vαi fαzer um minuto durαr prα sempre?
Que vαi me fαzer feliz?
Muito?
Promete?
E Promete Tαmbem que, αconteçα o que αcontecer, o qe sentimos vαi ser bem mαis forte? Porque Eu Prometo isso, e muito mααis Te Amo Thamires E Pometo Ki Por Toda Minha Vida Eu Vou Te Amar.
"O MOMENTO E VOCÊ"
Queria tocar-lhe
Mostrar-lhe
O meu mundo
A minha vida
O meu amor por você
Os toques de minha mão
Em sua pele quente
E assim olhar em seus olhos
E em alguns segundos
Poder entrar dentro de ti
Espalhar meu ardor
Em todo seu corpo
Poder sentir seu cheiro
E te libertar do medo
Medo da ilusão
Medo da mentira
E por alguns segundos
Te fazer feliz
Mostrar-lhe o momento
Desfrute do mesmo e de mim
Quero ver seu sorriso prazeroso
E congelar essa imagem dentro de mim
Segundos, minutos eternos
E se não for
Que seja único
Para então sorrir
E que a saudade
Seja algo bom de se recordar.
Soneto a meu filho, José Messias, e para que agracie sempre a minha vida.
Sem programação alguma foste gerado
Dois apaixonados, sem pensar em consequencias
Ainda enamorados, e com muita inocência
Semearam tua vida e ficaste aconchegado.
À boca da noite, quando chegaste, imaculado,
Fizeste desaparecer toda agonia, com veemência
Através D'ele, o Deus da Providência
Que te deu a mim, perfeito e delicado!
Para os outros, és uma criança ainda,
Para mim, o serás por toda vida
Que sejas homem e virtuoso!
Quero estar contigo no lazer e na lida
E nunca, jamais me deixes sem guarida!
Vives! Pois, o Senhor te guarda e te abençoa...
O RIO
O rio que corta minha vida nada mais é que a direção de novos sentidos, novas expectativas, para que eu prossiga sem esperar que outras vias se interliguem a ele me direcionando a outros lugares, me desviando o rumo, o norte-sul do meu caminho. Os sentidos diretos, de caminhos completos guiados por um simples rio que insiste em me guiar pela direção certa, com suas águas puras e cristalinas. Onde eu possa me conter com o frescor de tamanha beleza e tranquilidade. O caminho sem fim de aguas correntes que insistem em me guiar pela claridade de tamanha beleza, de sentido, que o rio corre e leva consigo a impurezas e desperta em minha natureza o que há de mais belo para guiar!
Quando penso sobre a mudança que minha vida tem tomado
Eu sei que é por causa de você que eu recebi muitas bênçãos.
Eu tinha uma casa, mas não privacidade
Não sabia nada sobre meu direito
Quando percebi que você estava lá para mim
Eu chamei por seu nome, você veio
Você fez exatamente o que disse
Por isso eu te amarei para sempre
Você não faltou com sua palavra
Por isso eu te amarei para sempre
Uma promessa é uma promessa
Nos meus olhos.
Não posso dizer que somente pelo compromisso,
A grande coisa que mantém dois corações entrelaçados.
Uma promessa é uma promessa, você não pode negar,
Não tem como.
Conto os dias pra te encontrar
No final de semana,
Em uma esquina da minha vida.
Linda, formosa, loira dourada,
Suada no sol ardente carioca.
Tomo-lhe em minhas mãos,
Encosto meus lábios em ti.
Sinto seu gosto amargo,
Gélido, porém, suave,
Tomando o meu ser.
Meus camaradas também
Desejam-te tanto quanto eu.
Não sou possessivo,
Não me importo em dividi-la.
Pois eles compartilham da
Mesma afeição pela senhorita,
E você é sempre bem vinda conosco.
Faz-nos pensar, rir e contar nossas lamúrias.
Espero que sempre tenhamos sua companhia,
Nos prós e nos revezes,
Nos dias quentes e nos dia frios,
Só dá você, Cerveja.