Texto Filosófico

Cerca de 1136 texto Filosófico

⁠Você só é livre quando faz o que não quer! Essa frase de Immanuel Kant nos convida a uma jornada de reflexão profunda sobre a essência da verdadeira liberdade. A liberdade não está simplesmente em seguir nossos desejos imediatos, mas sim em resistir a eles quando entram em conflito com a razão e a moralidade. É ao agir de acordo com princípios universais e racionais, superando nossas inclinações pessoais, que alcançamos uma liberdade autêntica. Libertemo-nos das amarras dos desejos efêmeros e abracemos a coragem de agir em conformidade com a razão e a vontade moral. Assim, seremos verdadeiramente livres, desfrutando de uma existência plena e significativa. A liberdade está ao nosso alcance, quando nos tornamos senhores de nossas escolhas, transcendo o desejo imediato e abraçando a nobreza de agir em consonância com a razão.

Inserida por williansfiori

⁠"Se não posso conhecer 'a coisa em si' [como disse Kant], eu também não posso conhecer o 'eu' em mim. [...] Se eu só posso conhecer as coisas como 'fenômenos', também só posso me conhecer a mim mesmo como 'fenômeno'. [Desse modo], em que medida um 'fenômeno' pode ser sujeito, e com que direito você diz que um simples 'fenômeno' tem uma estrutura de percepção universalmente válida? Se é um 'fenômeno', só se conhece empiricamente. E tudo o que [Kant] fez para analisar a sua estrutura de percepção, também seria fenomênico. [...] Em suma, o universo de Kant está todo errado, é tudo fantasia, é tudo besteira, e é melhor esquecer."

Inserida por LEandRO_ALissON

Aquele que provoca o caos político nacional, não pode ser premiado por se achar acima da Lei, antes de invocar a ilegalidade de certos atos, há que se incansavelmente avaliar a ação que deu sua origem, não podemos sob crivo da legalidade, encobrir o crime e a sua extensão, sob pena de ferir irreparavelmente não a lei, mas, a vontade da nação, pois, aquele que usa o poder e a Lei para esconder suas arbitrariedades, não pode invoca-la em sua defesa.
(Sócrates Di Lima)

EM SÍNTESE.

Os políticos brasileiros conseguiram a façanha de sermos(Brasil) os piores em credibilidade mundial, novo rebaixamento mostra a capacidade do governo brasileiro de ser incompetente e em fracassar em tudo e tudo por conta de um partido e sua corrupção avassaladora, onde, quem pode mais, rouba mais e que se dane a nação.
Aqui a justiça e tão demorada que faz dos corruptos uma regra de praxe nas suas atividades inimputáveis.

A gente só vai pra frente
se no presente usar o passado
como meta para continuar
vivendo novas experiências,
na vida,
não se deve acumular bagagens,
mas, tão somente,
experiências leves e saudáveis.
As experiências nunca pesam em demasia,
pelo contrário,
Jamais devemos usar os fracassos amorosos
como experiência,
mas, motivação para não fracassar novamente.
(Sócrates Di Lima)

Inserida por SocratesDiLima

Há estrelas que brilham,
Outras ofuscam,
As que brilham,
tem almas nobres,
são humildes,
simples...
Inteligentes,
interessantes.
As que ofuscam,
quem ser grandes,
mas, são frágeis,
quase opacas,
Cobertas por nuvens cinzas.
A estrela que brilha,
Não precisa de pedestal,
Nem ser central,
Exigentes de tantos olhos...
Não se fazem únicas,
mas, se destaca entre as demais...
É como uma mulher bela,
Que sua beleza se exterioriza,
No que belo se tem por dentro.
Ela é de dentro para fora,
Enquanto as outras,
Tentam levar para dentro,
O que não consegue ter por fora...
No seu mais íntimo desejo,
Ser humilde,
grandiosa ao mesmo tempo.
Não tenho olhos para estrelismos...
Aquelas que se acham únicas,
Superiores...
Acima do bem, e do mal,
Do belo e do feio,
Do amor e da dor...
Essas....
morrem silenciosas,
na escuridão das minhas noites,
E eu as apago do meu céu.

Inserida por SocratesDiLima

No Brasil,
o poder politico faz o individuo ganancioso se tornar refém da sua ambição,
e não medir esforços para alcançar seus fins,
contudo, a justiça que poderia por fim aos ditos atos de improbidades, se envolve de tal forma pelos vínculos jurídicos entre ela e o poder, que se torna refém da sua integral incapacidade de julgar o bem e separar o joio do trigo.
O poder politico manda e os dependentes dele obedecem.
(Sócrates Di Lima)

Inserida por SocratesDiLima

DROGAS...

Quem abre as portas da sua vida para o uso da droga,
seja qual for, é tão fraco, tão incompetente,
tão insignificante,
que sua vida não vale absolutamente nada,
por isso,
nenhuma importância tem a vida para ele,
nem mesmo a família e quem o ama.
Mas,
somente aquele que se dá a chance de recuperar sua auto estima e dar valor á sua vida,
consegue reverter a situação e não pecar mais.
(Sócrates Di Lima)

Inserida por SocratesDiLima

A Separação quebra votos sagrados.
Na maioria das vezes,
é como arrancar uma rosa de caule espinhoso,
com as mãos com espinho, fere, sangra,
provoca raiva, mas, passa,
pois, se o amanhã não curar a ferida,
pelo menos ameniza
enquanto sua cicatriz não chega.
Apesar da dor,
separar faz-se necessário,
quando as vidas ,
não mais é compartilhada a dois,
e um novo amar pode emergir
no dobrar das esquinas da vida,
ou em algum lugar distante dos nossos olhos,
mas, eventualmente presente em nosso coração,
O importante é viver e amar sempre.
(Sócrates Di Lima)

Inserida por SocratesDiLima

Mulher, tua alma fala pelos teus olhos
e os seus desejos pelos teus lábios,
mas, no seu corpo a poesia delineada e bela,
faz de ti uma intensa mulher,
que entre a razão e a emoção,
tua identidade está escrita na tua imaginação,
assim,
entender-te
é ouvir-te no silêncio do teu coração.
Sábio é o homem que ao te conquistar com louvor,
recebe em troca o teu mais intenso amor.
(Sócrates Di Lima)

Inserida por SocratesDiLima

Por que Jesus ainda não voltou?
Em minha opinião:
1° Deus é cumpridor de suas promessas, sua palavra jamais passará
2° Ele tem seus objetivos , e busca trazer luz aos homens ,sua palavra mostra suas promessas, e mostra o caminho correto aos homens, mostra informações que vai confrontar os seus erros ,(Mateus 7:24-29), e falar seu novo caminho,

Temos vivido tempos difíceis, tempos que assustam a todos, pois não sabemos a medida que irá se expandir essa situações, só a projeções, mas em (Mateus 24:7-8) Jesus já havia dito sobre tais sinais então não é pra se preocupar, a menos que você não esteja ou não conheça Ele , mas hoje Ele te chama, chama e chama, sabe nos que somos cristãos temos erros tanto quanto vocês, e as vezes somos até piores , mas estamos errados quando julgamos como juízes e não abraçamos como irmão quando erramos, não quero ser juiz quero ser irmão,mas eu como você precisamos nos consertar , e não te chamo pra ser um cristão, te chamo pra ser filho de Deus através de Jesus, creio que alguns irão ler e falar " eu acredito em Deus e Ele é meu pai,mas (Gálatas 3:26) diz que somos filhos mediante a Jesus. Deus buscar o arrependimento de coração, Deus te chama e te quer como filho , conheça-o ,chame-o de pai , Terá momentos que é difícil e ter momentos alegre.Vivo pensando em dias de paz , de amor, infelizmente será cada dia mais difícil os nossos dias , as pessoas estão levando as coisas na brincadeira, levando Deus de forma debochada e eu já errei, e não quero erra mais nesse ponto, quero muito um dia me encontrar com Ele , não quero me expor de quem sou ,pois aqui só são as palavras e a minha vida eu também preciso mudar , preciso ser mais compreensível, mais amoroso, muitos não tem acreditado nEle, e outros tem agido de forma que tudo pode , mas não esquecendo que nem tudo convém, logo precisamos entender Sua palavra, muitos males grandes existem por não conhecermos a palavra de Deus. Muitos vão dá razões a outras situações, será? Grato sou todos dias por existir , mas o dia que eu for eu serei grato por ir , e por ter estado aqui, não viva de qualquer forma, viva no caminho do Senhor..

Ass: Socrates Paulino Medeiros

3° Jesus te ama. Jesus olha seu coração, e sabe o que está pensando, viva o melhor e faça seu melhor , serás tu um testemunho. Essa é a verdadeira inspiração pra outros.

Inserida por Socrates

Garantir cada qual a sua própria felicidade é um dever (pelo menos indireto), pois na ausência de contentamento com sua própria situação, aquele que é molestado por muitos cuidados sem ter satisfeitas as suas necessidades poderia facilmente ser uma vítima da tentação de infringir seus deveres.

Immanuel Kant
Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Martin Claret, 2004.

⁠Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca às leis morais a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.

Immanuel Kant
Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Inserida por sara_alves_3

A Propósito da Clareza

Quando se escreve é não somente para ser compreendido, mas também para não o ser. Um livro não fica diminuído pelo facto de um indivíduo qualquer o achar obscuro: esta obscuridade entrava talvez nas intenções do autor, não queria ser compreendido por qualquer bicho careta. Qualquer espírito um pouco distinto, qualquer gosto um pouco elevado escolhe os seus auditores; ao escolhê-los fecha a porta aos outros. As regras delicadas de um estilo nascem todas daí; são feitas para afastar, para manter a distância, para condenar o «acesso» de uma obra; para impedir alguns de compreender, e para abrir o ouvido aos outros, os tímpanos que nos são parentes.

Friedrich Nietzsche
In "A Gaia Ciência"

"É necessário dizer quem consideramos nossos adversários: os teólogos e tudo que tem sangue teológico correndo em suas veias — essa é toda a nossa filosofia... Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta:
(O Anticristo)

Ao Deus Desconhecido

Antes de prosseguir no meu caminho
E lançar o meu olhar para frente
Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
Na direção de quem eu fujo.
A Ti, das profundezas do meu coração,
Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.

Sobre esses altares está gravada em fogo
Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
Eu sou teu, embora até o presente
Me tenha associado aos sacrílegos.
Eu sou teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
Mesmo querendo fugir
Sinto-me forçado a servir-Te.

Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido!
Tu que que me penetras a alma
E qual turbilhão invades minha vida.
Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
Quero Te conhecer e a Ti servir.

⁠Primeiro equívoco de Deus: o homem não achou divertidos os animais – dominou sobre eles, nem sequer quis ser «animal». Deus criou, então, a mulher. E, efectivamente, cessou o tédio, mas também ainda muitas outras coisas! A mulher foi o segundo erro de Deus. «A mulher é, por essência, uma serpente, Eva». Todo o sacerdote sabe isto; «pela mulher vem todo o mal ao mundo» – também isto o sabe todo o sacerdote. «Logo, a ciência também vem dela»...
Foi só pela mulher que o homem aprendeu a saborear a árvore do conhecimento. Que aconteceu? Um pânico de morte se apoderou do Deus antigo. O próprio homem tornara-se o seu maior erro, ele criara um rival, a ciência iguala a Deus: se o homem se torna científico, é o fim dos sacerdotes e dos deuses!

O anticristo

O grau de inflamabilidade moral é desconhecido. - do fato de termos tido ou não certas visões ou impressões abaladoras, por exemplo, um pai injustamente condenado, morto ou martirizado, uma mulher infiel, um cruel ataque inimigo, depende que as nossas paixões atinjam a incandescência e dirijam ou não a nossa vida inteira.
Ninguém sabe a que podem levar os acontecimentos, a compaixão, a indignação, ninguém conhece o seu grau de inflamabilidade. Pequenas circunstâncias miseráveis tonam miserável; geralmente não é a qualidade, mas a quantidade das vivências que termina o homem baixo ou elevado, no bem e no mal

Af. 72

A justiça premiadora- Quem compreendeu plenamente a teoria da completa irresponsabilidade já não pode incluir a chamada justiça punitiva e premiadora no conceito de justiça; se esta consiste em dar a cada um o que é seu. Pois aquele que é punido não merece a punição: é apenas usado como meio para desencorajar futuramente certas ações; também aquele que é premiado não merece o prêmio: ele não podia agir de outro modo, o prêmio tem apenas o sentido, portanto, de um encorajamento para ele para os outros, a fim de proporcionar um motivo para ações futuras: o louvor é dirigido àquele que corre na pista, não aquele que atingiu a meta. Nem o castigo nem o prêmio são algo devido a uma pessoa como seu são lhe dados por razões de utilidade, sem que ela possa reinvidicá-los justamente. Deve-se dizer que "o sábio não premia porque se agiu bem", tal como já se disse que "o sábio não castiga porque se agiu mal, mas para que não se aja mal".
Se desaparecessem o castigo e o prêmio, acabariam os motivos mais fortes que nos afastam de certas ações e nos impelem a outras; o interesse dos homens requer a permanência dos dois; e na medida em que o castigo e o prêmio, a censura eo louvor afetam sensivelmente a vaidade, o mesmo interesse requer também a permanência da vaidade.

Aforismo 105

O caráter imutável. - Que o caráter seja imutável não é uma verdade no sentido estrito; esta frase estimada significa apenas que durante a breve duração da vida de um homem, o smotivos que sobre ele atuam não arranham com profundidade suficiente para destruir os traços impressos por milhares de anos.
Se imaginássemos um homem de oitenta mil anos, nele teríamos um caráter absolutamente mutável: de modo que dele se desenvolveria um grande número de indivíduos diversos, um aós o outro. A brevidade da vida humana leva muitas afirmações erradas sobre as características do homem.