Texto Filosófico
Nietzsche e Dionísio;
O êxtase do estado dionisíaco, com sua aniquilação das usuais barreiras e limites da existência, contém, enquanto dura, um elemento letárgico no qual imerge toda vivência pessoal do passado. Assim se separam um do outro, através desse abismo do esquecimento, o mundo da realidade cotidiana e o da dionisíaca”.
Nietzsche e Apolo;
Mas tampouco deve faltar à imagem de Apolo aquela linha delicada que a imagem onírica não pode ultrapassar, a fim de não atuar de um modo patológico, pois do contrário a aparência nos enganaria como realidade grosseira: isto é, aquela limitação mensurada, aquela liberdade em face das emoções mais selvagens, aquela sapiente tranquilidade do deus plasmador. Seu olho deve ser ‘solar’, em conformidade com a sua origem; mesmo quando mira colérico e mal-humorado, paira sobre ele a consagração da bela aparência”.
Condições sobre o amor
Existe um poema do filosofo Nietzsche que o mesmo retrata com Zaratustra as variáveis do amor. Desta maneira, pretensioso que sou, misturei as idéias de Nietzsche com as minhas, fazendo assim uma viagem sem volta!!!!
Zaratustra, porém, olhava para o povo...
O homem é uma corda, atada entre o animal e o além do homem...
Perigosa travessia, perigoso caminho...
O que é grande no homem, é que ele é uma ponte e não tem fim: o que pode ser amado no homem, é que ele é um passar e um sucumbir...
Amo aqueles que não sabem viver a não ser como os que sucumbem, pois são os que atravessam.
Amo os de grande desprezo, porque são os de grande respeito ,e dardos da aspiração pela outra margem....
Amo aqueles cuja finalidade é reconhecer o abismo entre o amor e a felicidade...
E mesmo sucumbindo, sua herança será reconhecida por toda eternidade...
Amo aquele, que pela dificuldade não se calam...
Amo aqueles, que pelo conhecimento não se acomodam...
Amo aqueles que não procuram atrás das estrelas uma razão para sucumbir e serem sacrificados: mas que se sacrificam á terra ,para que a terra se torne além do homem.
Amo aqueles que vivem para conhecer e querem conhecer para que um dia o além do homem viva. E assim que ele sucumbir.
Amo aqueles que através da dedicação e do conhecimento jamais se acomodaram...
Criando desta maneira suas idéias...ideais...para outras gerações...
Amo aqueles que não reserva uma gota de espírito para si,mas quer ser inteiro o espírito de sua virtude:assim ele passa como espírito sobre a ponte.
Amo aqueles o significado de sua existência foi arquitetado pelo conhecimento conduzindo além do homem a sabedoria e sagacidade de ser livre...
Amo aqueles que lança á frente de seus atos palavras de ouro e sempre cumpre ainda mais do que promete : pois que ele sucumbir
Amo aqueles cuja literatura foi a base do seu despertar.
Criando em sua alma a liberdade de reconhecer o belo em si...
Amo aquele que é de espírito livre e coração livre: assim que ele sua cabeça é apenas vísceras de seu coração,mas seu coração o leva a sucumbir..
Amo todos aqueles que são como gotas pesadas caindo uma a uma da nuvem escura que pendem sobre os homens : eles anunciam que o relâmpago vem,e vão ao fundo como anunciadores.
Vede, eu sou um anunciador do relâmpago, e uma gota pesada nuvem:mas esse se chama além do homem.
Finalizando amo todos aqueles que dedicaram sua existência para servir,
Compartilhar e principalmente Amar como convém um pastor idílico a cuidar
Da mais bela flor....a semear nos corações o mais belo poema que retrate o amor aliado com liberdade.
Pois estes sim serão capazes de avaliarem suas vidas!!!
Nihael
Pseudônimo do poeta Márcio Galli
site: garganta da serpente
RESUMO DO LIVRO NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS
Nietzsche para estressados é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy para nos auxiliar nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento do filósofo mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.
Cada capítulo é iniciado por um aforismo do grande mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto.
O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma inovadora de superar as dificuldades. Conheça algumas de suas frases marcantes:
? O que não nos mata nos fortalece
? O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes
? Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa
? O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte
? Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida
? Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas
? Quem deseja aprender a voar, deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se aprende a voar voando
****
Neste mundo de incertezas e aflições, as ideias dos grandes filósofos podem funcionar como uma verdadeira terapia. Muitas vezes são eles os únicos capazes de responder a nossos questionamentos mais profundos. Veja como as máximas de Nietzsche nos ajudam a alcançar o bem-estar.
SOBRE MEU FARO PARA AS VIRTUDES CRIATIVAS
Reconheci Kafka, Nietzsche, Goethe,
quando os vi à primeira vista.
Não foi necessário apresentação,
para Saramago e Camus.
Já Dostoieveski e Tolstoi
estes, por exemplo, me foram apresentados
por Machado de Assis, aliás,
Machado me apresentou também
Voltaire, Honoré de Balzac,
Vitor Hugo e Stendhal.
Assim ainda mantenho meu faro
para bons escritores e poetas, contudo,
lendo sobre alguns outros,
por quem tenho real interesse
percebi que suas histórias são semelhantes
quanto ao sofrimento, ao talento e criatividade.
Para se tornar grande, penso, que é preciso
trilhar caminhos tortuosos e espinhosos,
pois acredito, que assim como a ostra,
na vida, o artista não produz pérolas
sem muita dor, estudo da sua própria situação
e muita paciência...
Aplicação Quantitativa
Hoje, fico mudo quando se trata de Nietzsche. Se fosse pretensioso, daria como título geral ao que faço, genealogia da moral. Nietzsche é aquele que ofereceu como alvo essencial, digamos ao discurso filosófico, a relação de poder.
A presença de Nietzsche é cada vez mais importante. Mas me cansa a atenção que lhe é dada para fazer sobre ele os mesmos comentários que se fez ou que se fará sobre Hegel ou Stéphane Mallarmé . Quanto a mim, os autores que gosto, eu os utilizo. O único sinal de reconhecimento que se pode ter para com um pensamento como o de Nietzsche, é precisamente utilizá-lo, deformá-lo, fazê-lo ranger, gritar. Que os comentadores digam se se é ou não fiel, isto não tem o menor interesse, pelo menos para mim.
Pinochet e Nietzsche
As ideologias dominantes são as ideologias das classes dominantes. Quem fica sofrendo por falta do bem comum, são idiotas para proteção e expansão do capital predatório implantado por Pinochet. Nietzsche, retoma este tema na suaGenealogia da Moral; o rebanho é conduzido pelo pastor. O rebanho não questiona o pastor, na verdade, ele nem mesmo sabe sobre o que o pastor fala, apenas segue o caminho previamente traçado por este. Nietzsche a chamará de moral do rebanho. Obviamente, o ponto trabalhado por ele não é a maioridade e sim a moralidade. Enfim, pela formação fenomenológica existencial já sabe às direções da massa. Sabia que seria neutralizado esforços da esquerda chilena depois de terem primeiramente embrutecido seu gado doméstico e preservado cuidadosamente essas tranquilas criaturas a fim de não ousarem dar um passo fora do carrinho para aprender a andar, no qual as encerraram, mostram-lhes, em seguida, o perigo que as ameaça se tentarem andar sozinha.
Para Nietzsche, usar máscaras para disfarçar quem somos é comum, estaria ligado a personalidade do indivíduo. E de certa forma, creio que assim é. Para Kierkegaard, "quanto mais bem enigmágtica for suas máscaras, mais chances de sucesso você terá".
Eu, todavia, penso que a respeito de ser bem sucedido na existência, naquilo lhe me parece bem comum fazendo uso das máscaras, durante boa parte de minha caminhada, afirmo que além de ser viciosa, ela exigirá de você cada vez mais uma melhor performace para melhor se adaptar ao papel social. E quanto mais sincera for a pessoa disposta a este modo de viver, mais dramática será a saga para se adaptar ao mundo de ilusão cujo fim é um caminho de morte, morte do ser. Ser quem se é!
Oh, Nietzsche, filósofo tão sublime,
Nosso tempo ainda se curva a tua mente.
Teus pensamentos nos levam a um limite,
Ao ideal do super-homem, tão potente.
Pois o homem é um ser demasiado humano,
Limitado por crenças e valores.
O espírito livre, contudo, é soberano,
Encontrando a verdade em seus próprios amores.
Não há quem possa compreender,
A grandiosidade que está em nossas almas.
O caminho a seguir é se desprender,
E alcançar o ápice de nossas jornadas.
Sejamos então mais fortes a cada dia,
Que nasça em nós o melhor como guia.
Escreveu Nietzsche:
"A serpente que não muda de pele, perece. Assim também os espíritos que não mudam de opinião, deixam de ser espíritos"
Trilhe pelos jardins dos seus pensamentos e mude o que for necessário; assuma com coragem o que se é e celebre com amor a existência!
"Cristo"
Jesus leu Nietzsche
Se chocou
Andou de skate
Se ralou
Lembrou de Chorão...
Riu
Deu a volta ao mundo
Girou, girou, girou
Voltou pro mesmo lugar
E se questionou
"-Por que existe o amor?"
Minto, minto
Na verdade ele se perguntou
Se voltaria a ser feliz algum dia
Sobre a ressurreição de Deus
Nietzsche tinha cirúrgica e profeticamente dito que "Deus está morto e as Igrejas, viraram como que o mausoléu de Deus". E acrescento que, os fiéis que se encontram ali dentro, hoje, são apenas seus decompostos restos mortais! Espécies de fragmentos em contínuo estado de PUTREFAÇÃO! E Deus, como uma existência-Inexistência entrópica, suprimindo-se num estado de deterioração progressiva termodinâmica, limitando radicalmente a eficácia de Sua atuação. Eia, olhemos ao nosso redor e contemplemos as sombras, do que um dia foi luz na Terra!!! Pois tais sombras, são bem perceptíveis em tudo para o qual, lançamos o golpe de olhar. O Deus morto é uma existência vazia de sentidos, egoísmos descabidos, um coletivo que se reúne para dar valor a coisas vãs. O caos da depressão e da opressão excessivos. A desordem de uma mentalidade mediocremente fétida! Quanto a mim, mínguam-se a esperança de um Deus que possa ressuscitar! Sim! Pois esperei a grandiosa ressurreição de Deus, é hoje estou MORTO igual a Ele.
Às 07h19 in 12.07.2024
Deus morreu
Já questionava meu mestre
Nietzsche
Deus morreu no momento que a ignorância elevou o egoísmo ao trono da avareza e a soberba nutriu o narcisismo hipócrita
Então Matamos Deus
Em nossas mentes e corações
Para que não haja contra nós uma verdade justa que nos aponte nossos crimes e maldades
Deus morreu
No dia em que nos tornamos nosso próprio Deus nos submetendo aos nossos vícios e paixões a qualquer custo
E determinamos que morrerá todos os dias em nosso lugar
Agora Deus está morto e sem Deus não a culpa nem pecado nem lei que nos condene somos o poder
Assim Deus está morto
E com Deus
Morreu o amor
A justiça
A liberdade
A felicidade
E a esperança
Por fim a vida
Quem realmente está morto?
Assim falou Zaratustra
A Gaia ciência
Friedrich Nietzsche
"Um certo filósofo chamado Nietzsche, disse: "Torna-te quem tu és." Aquilo que temos, é o que temos dentro de nós mesmos; o que nos faz ser alguma coisa; mas pra sermos exteriormente aquilo que está num nosso interior; requer sabemos que sendo outras coisas naquilo que não somos interiomente; com certeza não levará a nada. Mas aquele que resolve desenvolver o que se é por dentro, dá maneira que e não outrora, será reconhecido e obterá êxito dos seus feitos, tornando-se aquilo que és, não em algo que não se encaixe e seja."
"O que vem primeiro não é aquilo que queremos ser; mas o que somos."
O tolo do Nietzsche diz que as máximas,
que ele usou exaustivamente,
são uma forma decadente de ensinar.
Segundo ele, toda máxima deve ser invertida,
para se achar o sentido, se é que
há algum sentido nos provérbios.
Concordo com ele:
"O Medo é o pai da moralidade."
Esta deve ser lida assim:
"O Medo não é o pai de moralidade,
a moral é uma invenção do medo."
Evan do Carmo
De acordo com Nietzsche há sempre alguma loucura no amor, mas há sempre um pouco de razão na loucura.
Emoção e razão, teriam realmente algo em comum?
Já perceberam que a maioria de nós não conseguimos lidar com essa comunhão?
Alguns estão profundamente apaixonados, enquanto outros racionais demais; é como se fosse necessário fazer uma escolha radical e isolada, talvez, pelo simples fato que atribuíram ao amor o sinônimo de sofrimento e a razão o de egocêntrico.
No final, nem um lado vence e feliz aquele que conseguiu andar de mãos dadas com a razão e a emoção!
A resposta que tanto você procura? Está no sentimento que você anula e outras na razão que você não escuta.
A história do ovo e do bacon fala sobre envolvimento e comprometimento. Quando você come o bacon, o porco está comprometido, já que ele é o próprio. O ovo, você come e o envolvimento da galinha é de menos. Que por sua vez aproveitará o tempo livre para ciscar o chão e continuará a procurar minhocas.
Quanto mais poderosa uma pessoa se autodenomina, maior é a capacidade de indignar-se – sempre com extrema violência – diante de fatos que são corriqueiros.
Tudo para essa pessoa tende a ser interpretado como um ultraje, porque ela acredita estar acima do bem e do mal, imune a julgamentos éticos e morais, e protegida contra quaisquer reveses.
Já apunhalou seu escravo hoje porque ele respingou vinho tinto em sua roupa limpa enquanto ele lhe servia?
Já açoitou sua serva porque a mulher teve a “audácia” de lhe recusar favores sexuais imundos?
E com que direito a sua empáfia e soberba lhe tornaram um ser humano tão monstruoso, tão vergonhosamente covarde, digno de asco e de desprezo?
Derrota.
Talvez sempre me falta ciscos
Pois tenho medo de correr riscos
Desde o momento de soltar meus sentimentos
Para não me envolver cem por cento
Então nem sou 8 ou 80
Estou na casa dos 40
Acho justo me equilibrar
Mesmo correndo o risco de desaproximar
Me falta tudo
Principalmente ações que fazem de pessoas
Heróicas
Não vilãs
Talvez eu seja uma pessoa que não concorde com tudo
Neste mundo
Sêneca, meu conhecido
Queria correr o risco de amar e não ser correspondida
Correr o risco de defender meus sonhos em meio a multidão
Com minhas mãos vazias
E ainda me arriscar a perder pessoas de vista
Correr o risco de confiar
Sabendo que um dia eu posso ser traída
Correr o risco de tentar mesmo sabendo que eu vou errar
Talvez não seja livre ainda
Pois só quem corre riscos
Tem sua vida liberta
Mas por um triz
Eu não corro o risco
De largar tudo
E viver como você realmente diz
O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que se têm. Portanto, a diversidade de nossas opiniões não decorre de uns serem mais razoáveis que os outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por diversas vias e não considerarmos as mesmas coisas.