Texto Filosófico

Cerca de 1098 texto Filosófico

..Como foi bom não ter ficado "em casa", "sob seu teto", como um delicado e embotado inútil! Ele estava fora de si, não há dúvida! Que felicidade mesmo no cansaço, na velha doença, nas recaídas do convalescente! Como lhe agrada estar quieto a sofrer, tecer paciência, jazer a sol!

Inserida por pandavonteesedois

Vede, pois esses supérfluos! Roubam as obras dos inventores e os tesouros dos sábios; chamam a civilização a seu latrocínio, e tudo para eles são doenças e contratempo. Vede, pois, esses supérfluos. Estão sempre doentes; expelem a bílis, e a isso chamam periódicos. Devoram-se e nem sequer se podem dirigir.

Inserida por davissonsm

Se alguma vez descobri céus tranqüilos sobre mim voando com minhas próprias asas em meus próprio céu; se nadei, brincando em profundos lagos de luz e se minha liberdade conquistou uma sabedoria de ave, mas assim fala a sabedoria de ave: "Olha! Não é alto nem baixo! Lança-te em volta, para diante, para trás, leve como és! Canta! Não fales mais!

Inserida por nuit

Quem quer que tu sejas, amado estranho, a quem eu encontro aqui pela primeira vez, aproveita esta hora feliz e a quietude que nos rodeia e acima de nós, e deixa-me dizer-te algo do pensamento que subitamente surgiu diante de mim como uma estrela que fracamente lançaria raios sobre ti e sobre cada um, como convém à natureza da luz. – Companheiro! Toda a sua vida, como uma ampulheta, sempre será revertida e se esgotará novamente - um longo minuto transcorrerá até que todas as condições das quais você evoluiu retornem na roda do processo cósmico. E então você encontrará toda dor e todo prazer, todo amigo e todo inimigo, toda esperança e todo erro, toda folha de grama e todo raio de sol mais uma vez, e todo o tecido das coisas que compõem sua vida. Esse anel em que você é apenas um grão brilhará novamente para sempre. E em todos esses ciclos da vida humana, haverá uma hora em que, pela primeira vez, um homem, e então muitos, perceberão o poderoso pensamento da eterna recorrência de todas as coisas: – e para a humanidade, essa é sempre a hora do Meio-dia.

Inserida por pandavonteesedois

Queres marchar, meu irmão, à solidão? Queres buscar o caminho que leva a ti mesmo? Detém-te um pouco e escuta-me. “Aquele que busca, facilmente se perde a si mesmo. Todo ir-se à solidão é culpa”: assim fala o rebanho. E tu formaste parte do rebanho durante muito tempo. A voz do rebanho continuará ressonando dentro de ti. E quando disseres “eu já não tenho a mesma consciência que vós”, isso será um lamento e uma dor.

Inserida por Nonsense

“O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas, que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas, e obrigatórias: as verdades são ilusões, das quais se esqueceu que o são, metáforas que se tornaram gastas e sem força sensível, moedas que perderam sua efígie e agora só entram em consideração como metal, não mais como moedas

Inserida por FabioSilvaDN

vou dizer qual é o pensamento que deve tornar-se a razão, a garantia e a doçura de toda a minha vida! É aprender cada vez mais a ver o belo na necessidade das coisas: é assim que serei sempre daqueles que tornam as coisas belas. Amor fati: seja esse de agora em diante o meu amor. Não quero fazer guerra ao feio. Não quero acusar nem mesmo os acusadores. Desviarei o meu olhar, será essa, de ora em diante, a minha única negação! E, numa palavra final, não quero, a partir de hoje, ser outra coisa senão um afirmador.

Inserida por FabioSilvaDN

✿•¨•ઇઉ•¨`•✿
A base do verdadeiro conhecimento está na frase
- O que sei é que nada sei. [Sócrates]
Busque reforço em todos os meios
possíveis, mas nunca os aceite como
verdade absoluta, pois tudo nessa vida
é mutável.
♥•ઇઉ•¨`•✿✿•¨`•ઇઉ•¨`•✿✿•¨`•ઇઉ•¨`•✿✿•¨`•ઇઉ♥
________________________ Paulo Ursaia

"Eduquem-se as crianças e não será necessário castigar os homens" - Sócrates
"Seja a mudança que quer ver no mundo" - M. Gandhi
" Não espere por líderes, faça você mesmo, sozinho, pessoa por pessoa." - Madre Teresa De Calcutá
"Amai-vos uns aos outros, tal como eu vos amei." - Jesus Cristo

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses.” (Sócrates)




Cada indivíduo que passa pela sua jornada aqui na Terra tem a própria missão a cumprir. Através do autoconhecimento, essa jornada pode se tornar uma experiência muito mais sublime, porque quando você sabe quem é, o que quer e para onde vai, as portas se abrem para um caminho mais iluminado.

Apesar de o autoconhecimento ser extremamente necessário para qualquer pessoa ter a própria identidade e saber o que quer da vida, muitos ainda não conseguem se conhecer profundamente, lá na essência da alma.

Assim surgem vários transtornos que atrasam muito o processo de desenvolvimento pessoal. Ansiedade, medo, fuga, depressão, estagnação, tristeza são alguns dos transtornos mais comuns nas pessoas hoje em dia.

Em tempos de conexão com redes sociais e muitas informações das mídias, as pessoas esquecem de olhar para dentro e passam a maior parte dos seus dias literalmente cuidando da vida dos outros. Com tanta informação e tecnologia, o verdadeiro progresso é dar um passo rumo à simplicidade e voltar seu olhar para suas raízes.

O único caminho para a sua evolução é conhecer seu ser divino e se conectar ao que é realmente verdadeiro: sua energia, seu amor, sua gratidão, seu altruísmo.

Se não eu, quem? Se não agora, quando?
O primeiro passo para você mudar sua vida e descobrir seu caminho nesse mundão é entrar em um processo mágico e transformador, simples e complexo: conheça-te!

Autoconhecimento: a eterna busca por si mesmo
Praticar o autoconhecimento significa trabalhar para estar consciente. Consciente de quem você é, na sua essência. Consciente de onde você está (qual seu papel no mundo?) e por qual razão. Consciente do porquê de as coisas acontecerem ao seu redor, como elas acontecem e como você reage a isso. O resultado pode ser transformador, de verdade!

Você faz melhor suas escolhas, tira proveito de diversas situações, mesmo as mais difíceis. Assim você começa a escolher melhor as pessoas que estão ao seu lado e aprende a dar importância ao que realmente é relevante, com isso ganha tempo e qualidade de vida.

Pratique seu autoconhecimento:
A palavra fundamental nesse processo é: porque.

Quando você se pergunta o porquê das coisas e busca sinceramente as respostas, você pode descobrir coisas fantásticas sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.

Questione-se sempre, reflita sobre as respostas e escreva sobre elas, esse é o primeiro passo.

Conheça seu “eu”, sua essência divina
Existem algumas perguntas fundamentais para você se fazer:

O que o faz feliz? Pense nas coisas que mexem com seu coração, trazem brilho aos seus olhos, faz você sorrir, sem nem perceber.

Qual sua motivação todos os dias, ao acordar? O que o faz levantar da cama com ânimo e alegria? O que o motiva: seu trabalho? Sua família? Amigos? Viagens?

Como você reage a situações que não lhe agradam? Você geralmente chora? Grita? Fica sem dormir? Desabafa? Guarda para si?

Quais são seus pontos fortes e fracos? Todo mundo tem qualidades e defeitos, virtudes e não virtudes. Você sabe quais são os seus?

Que marca você quer deixar no mundo? Qual seu propósito de vida? Por quais ações suas você gostaria de ser lembrado?

Quem você admira? Por quê? Quais pessoas são inspirações para você e qual o motivo de o serem? Geralmente, é um bom ponto de partida para você se guiar por modelos que você gostaria de seguir.

Quais são seus valores? Você precisa saber o que realmente lhe importa, quais são os principais valores morais em que você acredita. A ética e a moral são uma linha tênue para a boa convivência com os outros e com você mesmo.

Quais são suas crenças? No que você acredita? Você tem fé? Está conectado com o divino? Sabe usar sua energia de forma positiva?

Religião significa “religare”, ligar-se a forças superiores.

Independentemente de religião, pense no que você realmente acredita, sem dogmas ou velhas crenças ensinadas por terceiros.

Faça um diário do “eu”:
Muitas vezes, essas perguntas não vêm com respostas imediatas, é justamente por isso que você precisa fazê-las, porque são o treino do autoconhecimento. E é legal você escrever em um diário essas perguntas e suas respostas. Com o tempo, faça as mesmas perguntas novamente, é bem provável que as respostas sejam diferentes, pois você está em constante transformação, e isso é ótimo!

No diário, você também pode escrever:

Como foi seu dia e como foram seus sentimentos.
Quais foram seus pensamentos.
Como você tratou as pessoas ao seu redor.
Você prestou atenção e esteve desperto para as coisas que aconteceram diante dos seus olhos? Quais sons, cheiros, luzes, informações você teve?
E o que tudo isso lhe ensinou nesse dia? Quais novas questões apareceram?
Escrever em um diário não é coisa de adolescente, não, pode ser muito mais promissor do que você imagina! O diário é o espelho da sua alma, documentado.

O caminho para autoconhecimento
Dica 1: faça um filme da sua vida

Faça um filme (mental ou materializado) sobre sua vida. Você pode apenas imaginar, escrever, juntar fotos…, mas pense em todos os momentos da sua vida, desde a infância até o presente.

Quais foram as situações que mais o marcaram?
Quem foram as pessoas mais importantes em algum momento da sua vida que o fizeram bem e ajudaram de alguma maneira?
Quais os personagens que sempre estiveram e sempre estarão ao seu lado?
E os vilões? Houve alguém que lhe fez algum mal, que o machucou ou magoou de alguma forma? Os vilões sempre são fundamentais no processo de desenvolvimento da trama.
Enfim, no filme da sua vida, com certeza há momentos de comédia, drama, suspense, esses momentos são mais importantes do que você pensa, porque suas experiências de vida formaram quem você é hoje!

O maior papel do professor talvez seja o de orientação; afinal, como dizia Sócrates, as pessoas são capazes de aprenderem por si mesmas...

Entretanto, por mais que o professor se dedique integralmente ao processo de ensino, nem sempre o aluno consegue alcançar resultados satisfatórios. O dedicado professor que assume parte da culpa, por resultados aquém do esperado, demonstra compreender que seu real compromisso é com o aprendizado do aluno. Assim, motivar, compreender as limitações e, muitas vezes, os traumas dos alunos são papéis igualmente importantes...

Sócrates, o perigo do poder

Indagava
sobre o viver.
Instigava
o conhecer.
Acusado
de subverter
do povo
o modo de proceder.
Considerado uma ameça
pelo poder.
Uma escolha
teve que fazer:
o não filosofar
ou deixar de viver,
a morte foi o suceder.
Autoenvenenamento.
Seus ideais
morreu defendendo.
E eternizaram-no
no tempo.

Inserida por DanielBrito41

Segundo Sócrates, a essência do homem é ser mál...
Se olharmos ao nosso redor vê.os a maldade do homem nos pequenos gestos, nas pequenas atitudes, vemos a maldade em uma pessoa que nega uma moeda a um morador de rua, pelo simples fato que ele pode ser ou não um usuário de Drogas, vemos a maldade no transito, a onde os homens apressados e atrasados para seus compromissos, chinga, atropela, briga, não para na faixa para o pedestre passar, vemos a maldade nos patrões que esnobam seus funcionários pelos simples fatos deles serem subordinados, vemos a maldade nas autoridades por serem autoridades, mas o pior disso é que vemos a maldade nos amigos, onde já não podemos dizer que temos um amigo, aqueles inseparáveis, os amigos de hoje é de momentos, é de instantes de fazes, quando precisam procuram um ao outro mais quando não precisam, quando estão rodeados de outros companheiros já não tem o melhor amigo, esquecem um do outro, o dinheiro fala mais auto, o status financeiros e sócias, muda as personalidades... É se Sócrates tivesse vivo hoje, ele iria ver que conceteza a essência do homem é sem mal...

Inserida por ThiagoStorone

QUAL O SALÁRIO DE UM PASTOR?
VAMOS APRENDER COM O MESMO MÉTODO UTILIZADO POR SÓCRATES? OU SEJA, PERGUNTANDO? Vejamos: vamos supor que os senhores e senhoras estivessem fazendo uma prova de interpretação de texto. O que responderiam ao término da leitura da seguinte passagem Bíblica? Lucas: 10. 1. Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2. E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 3. Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos. 4. Não leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa. 6. E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós. 7. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. - Bíblia JFA Offline. As perguntas serão as seguintes: 1) O divulgador da BOAS NOVAS deverão acumular bens materiais ? 2) Qual o salário admitido para os divulgadores das BOAS NOVAS? Se você acertar é porque sua mente está em consonância com a de Jesus Cristo. Já que o texto são palavras de JESUS. Boa sorte nas respostas. Amém.
RESPOSTA: O suficiente para manter-se vivo. Ou seja, é a sua subsistência.

Inserida por Edmundobotelho

Não procures ser como albert Einstein, nem procures pensar como o Sócrates, mesmo que eles tenham sido um fenômeno. Lembre-se, que diferente deles, você pode vir á ser uma “catástrofe”.
Pois o mundo não dá luz á gênios, mas tarna-os.
Intérprete e entenda, após isso, comece a formar a inspiração do próximo século...

Inserida por AuxilioNunes

⁠Verdadeiros bens…

Tal como a nós bem disse: o nosso Sócrates;
Quando referiu os só, bens verdadeiros;
Acredito em seus ditos, por certeiros;
Tal como, que um dia existiu, Hipócrates!

Cuidemos por tal, todo o em nós havido;
No nosso, exterior e interior;
Pra vermos se de facto, há lá valor;
Que valha a pena em tais, ser protegido.

Por isso, tu que cá tens muitos bens;
Atenta em ti, cá todo o envaidecer;
Natural, que te podem transmitir!...

Não vá eles tão te irem iludir;
Que no tal ter, te façam esquecer!
Que só irás levar: os que em ti tens.

Com prudência;

Inserida por manuel_santos_1

Fundamentos da vida

Sócrates, um dia disse,
Que da vida eu nada sei,
Um sábio atrás predisse,
Que se eu der,receberei.

A vida é um monte de ilusões,
Onde a mente humana insiste em viajar,
Sofremos inúmeras decepções,
Pelo simples fato de amar.

Amar coisas,bichos e gente,
Reservas de amor que nos deixam saudades,
Saudade que fragiliza uma mente,
Mente que foge de uma realidade.

Como eu queria e gostaria ,
De viver o passado novamente,
Só assim eu me prepararia,
Para esse futuro tão decadente.

Futuro de muita dor,
Com duras saudades infinitas,
Só por causa desse puro amor,
Que tanto e para o qual,meu coração grita.

Amor,um sentimento às vezes egoísta,
Que pode nos fazer bem e mal,
Se não o controlamos o perdemos de vista,
E sem tal controle, perde -se o sal.

Viver um dia de cada vez,
Talvez este seja o grande segredo,
Fugir desse marasmo da insensatez,
Antes que o mesmo decrete o meu degredo.

Lourival Alves

Inserida por Diariodeumcravo

Me siga no Instagram; @antoniopedro.6

Vida de Sócrates

Nascido em Atenas
Um dos grandes pensadores
No ano de 470 antes Cristo
Lutando contra os senhores.
Lutou contra injustiça
E também contra horrores

Ele foi considerado
Pelos seus contemporâneos
Sábio e inteligente
Por saber mais que outros humanos

Cantador de pensamentos
Por gostar de buscar
Sempre indo além
Do que Atenas podia lhe dar.

Ainda ensinava o povo
Como sair a buscar
Buscar por sabedoria
De tudo a nos rodear.

Conhecido como fundador
Da filosofia ocidental
Acabou sendo encantado pelo seu antecessor
Anaxágoras um grupo filósofo
A qual seus conhecimento a
Sócrates influenciou.

Inserida por antonio_pedro_sdm

Para Sócrates, o mal é fruto da ausência de sabedoria.
Nos dias de hoje, diria que o mal é fruto da ignorância do ser.
A falta de consciência e a ignorância, são as responsáveis pelo desvio de conduta e caráter do homem.
Não me referindo aos ignorantes comuns, pois esses se orgulham de ter a ignorância dita.
Me refiro apenas aos que detêm o saber ou possuem o acesso a ele, e não têm a capacidade do entendimento .

Inserida por EdmilsonSilveira

Quando Sócrates disse humildemente:
"Sei que nada sei", tentava mostrar-se
aberto à ideia de que ninguém é dono
da verdade, e que há diferentes
pontos de vista para os mesmos acontecimentos.
Essa consciência faz muita falta nos momentos atuais
onde cada um orgulhosamente se acha o detentor
de uma única verdade absoluta e porta-se
como um semi-deus...talvez se pensássemos isso,
de quando em vez, estaríamos mais aptos a perceber
o quão pouco sabemos.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin