Texto Filosófico

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⁠⁠HUMILHANDO A BELEZA

Mulher, que é forte e frágil,
um misto de emoção,
sorrindo ou chorando ,
traz vida ao coração.

A mulher é alegria,
é sorriso que encanta,
educada e gentil,
com sua alma de criança.

É balanço e leveza,
sobre um salto agulhado,
humilhando a beleza,
é um grito, assim calado.

Mulher, que da doce alma fragil,
faz saltar o coração,
e com uma pequena lagrima,
acabrunha um valentão.

Que não sabe se sorrir,
se fala alto ou baixo,
despencou se do pedestal,
do poderoso homem macho.

la vai ela pela rua,
carregando a alegria,
no sentimento a alma nua,
conquistando o que queria.

Se me falta adjetivos,
pra dizer o que tu és,
és a beleza da vida,
que o criador revelou,
quando por meio do teu ventre,
neste mundo adentrou.

Autor: Cicero Marcos

Inserida por Ciceromarcos

⁠Estar com você é sonhar acordado
É sentir que ao lado tenho companhia.
Mas a noite passada senti que a lua estava ao meu lado.
Queria abraçá-la,
abraçá-la apertado,
e beija-la, e jamais deixá-la, mas não pude provar o doce sabor de seus lábios, achando talvez…
reprovado, por teu coração já ferido.
Aproveitei-me da chuva, minha aliada que como presente me entregava você em meus braços.
Carreguei-te amor,
À noite, embora nublada, chovia, mas meu coração não sentia a não ser alegria de estar ao seu lado.

Inserida por ciceromiranda

⁠Se eu pudesse voltar o tempo, talvez não estaria aqui. Se eu tivesse faltado aquele dia antes de te conhecer, o pior é que mesmo demorando tanto tempo e vendo que não vinha mais resolvi esperar, uma voz me dizia para esperá, apenas esperá... Parece louco então... Uma mania talvez, a de persistir mesmo quando tudo diz que não. Foi quando à noite caiu e olhei em meu corpo cansado que tinha e a vi chegar, havia esperado ali muitas horas e muitas horas que eu em cada sombra de rosto parecido pensava ser o dela, ainda pensei duas vezes, pode ser outra pessoa, mas essa pessoa sorria, porque primeiro eu via seus cabelos, porque segundo eu via seu rosto e porque terceiro eu via seu corpo. Eu via tudo ali e só faltava ver uma coisa, a sua voz que de tão formosa e gentil ao falar não tive outra escolha a não ser me calar. Até que à voz saia de mim e para um doce espanto ela me reconhecer... Assim começou a minha paixão. A minha paixão se foi como um pássaro achando que podia voar e encontrar abrigo antes da chuva, então a chuva se fez presente se foram longas conversas de amizade e um encontro em uma sala escura em um cinema escuro... E mais uma vez eu só tinha mais certeza, que era ela que eu queria estar ao lado... Era como se ela fosse à única, à única mulher do mundo... O tempo se passou e percebi que esse sentimento era forte demais, o pássaro que achava que tinha asas agora percebeu que estava enganado. Estava querendo alguém incapaz de voar consigo. Estava amando uma parede, um quadro pintado cuja a imagem só desejamos.
Quando percebemos que temos asas e não conseguimos voar, percebemos que nosso lugar pode ser na tristeza. Ninguém vai sentir pena de você se você si encantar pela pessoa errada, que em seu coração pode ser à certa. A certa que certo dia orei a Deus, orei de tal forma se fosse à certa que eu a veja hoje. E não deu outra o pássaro sempre encontra o caminho certo, e foi numa tarde que eu te encontrei outra vez. E foi numa tarde num corredor lotado que vi seu rosto. Eu vi um anjo. Eu vi uma flor quando ela passou por mim. Eu a olhei e perguntei; estar me seguindo? Foi tudo coincidência, eu entrar na mesma loja, no mesmo horário, no mesmo dia e após à dita oração. E também à mesma frieza de sempre, agora pior, porque as mulheres fogem de homens apaixonados. Sempre foi assim, é necessário que um ame e outro se desencante. É porque as mulheres fogem dos homens que a amam e se aproximam dos que não a amam. É a velha mania de sofrer. Após aquele encontro entrei no banheiro e vomitei. Eu não acreditava que a vi. A tristeza me sobreveio e meu orgulho também, não poderia mandar mensagens. E às perguntas me viam, porque eu não a esqueço? Porque não procuro outra e fica todo mundo feliz. O tempo passou bem que tentei, mas a força desse amor só me trazia seu nome ao vento. E o pior como pode o mar viver de saudade.... Como pode ser um mar não correspondido... Certo dia parei sobre um lago e fiquei a olhar... Eu preciso esquecê-la... Mas eu não consigo te esquecer... Porque Deus me fez isso? Tantas ai que me querem e eu aqui morrendo... Todos vivem e só eu morro.
O pior é que isso estar ficando mais louco. Tudo me leva a ela, meus amigos, os lugares, as pessoas e agora até mesmo Deus me leva a ela. Talvez, à força dessa vontade esteja enganada, mas eu não a esqueço. Eu esperaria mais muitos meses, mais um ano, mais dois anos, talvez até vários anos... Porque a força desse sentimento que escondo é sobrenatural... Como posso viver de saudade? E se esse for meu castigo eu o aceitarei, mas eu não posso aceitar morrer.

Inserida por cicerolaurindo

Conheci muitas pessoas que não gostam de si mesmas e tentam superar isso, persuadindo primeiro os outros a pensarem bem delas. Feito isso, elas começam a pensar bem de si próprias. Mas essa é uma falsa solução, isso é submissão à autoridade dos outros. Sua tarefa é aceitar a si mesmo, não encontrar formas de obter aceitação.

A exigência de castidade reforça a veemência e interioridade do instinto religioso, ela torna o culto mais caloroso, mais entusiástico, mais apaixonado. O amor é o estado em que os homens vêem as coisas como elas não são. A força da ilusão está no amor em toda sua potência, assim como a força de adoçar, de transfigurar.

A idolatria que as mulheres têm pelo amor é, no fundo e originalmente, uma invenção da inteligência, na medida em que, através das idealizações do amor, elas aumentam seu poder e se apresentam mais desejáveis aos olhos dos homens. Mas, tendo-se habituado a essa superestimação do amor durante séculos, aconteceu que elas caíram na própria rede e esqueceram tal origem. Hoje elas são mais iludidas que os homens, e por isso sofrem mais com a desilusão que quase inevitavelmente ocorre na vida de toda mulher – desde que ela tenha imaginação e intelecto bastantes para ser iludida e desiludida.

Friedrich Nietzsche
100 aforismos sobre o amor e a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Ninguém quer causar dano a si mesmo, por isso tudo o que é ruim acontece involuntariamente. Pois o homem ruim provoca dano a si mesmo: ele não o faria, caso ele soubesse o que é ruim. Por conseguinte, o homem ruim apenas é ruim por um erro; se o privarmos de seu erro, então o tornamos necessariamente - bom.

É Preciso Aprender a Amar. - Eis o que se sucede conosco na música: primeiro temos que aprender a ouvir uma figura, uma melodia, a detectá-la, distingui-la, isolando-a e demarcando-a como uma vida em si; então é necessário empenho e boa vontade para suportá-la, não obstante sua estranheza, usar de paciência com seu olhar e sua expressão, de brandura com o que nela é singular: - enfim chega o momento em que estamos habituados a ela, em que a esperamos, em que sentimos que ela nos faria falta, se faltasse; e ela continua a exercer sua coação e sua magia, incessantemente, até que nos tornamos seus humildes e extasiados amantes, que nada mais querem do mundo senão ela e novamente ela. - Mas eis que isso não nos sucede apenas na música: foi exatamente assim que aprendemos a amar todas as coisas que agora amamos. Afinal sempre somos recompensados pela nossa boa vontade, nossa paciência equidade, ternura, para com que é estranho, na medida em que a estranheza tira lentamente o véu e se apresenta como uma nova e indizível beleza: - é a sua gratidão por nossa hospitalidade. Também quem ama a si mesmo aprendeu-o por esse caminho: não há outro caminho. Também o amor há que ser aprendido.

Friedrich Nietzsche

Nota: In "A Gaia Ciência", aforismo 334, Friedrich Nietzsche, 2004, p. 221

A igreja cristã não deixou nada intocado com sua podridão, transformou todo valor em não-valor, toda verdade em mentira, toda forma de integridade em vilania de alma. Ainda ousam falar-me de suas "bençãos" humanitárias! Suprimir qualquer forma de miséria ia contra seus interesses mais profundos, ela alimentava-se dos estados de necessidade, criou estados de necessidade para eternizar-se... O verme do pecado por exemplo: somente a igreja enriqueceu a humanidade com esse estado de miséria! "A igualdade das almas perante deus", essa falsidade, esse pretexto para o rancor de todos os pobres de espírito, esse conceito explosivo que se transformou finalmente em revolução, idéia moderna e princípio de declínio de toda organização social é dinamite cristão..."Humanitarismo", bençãos do cristianismo!

Desconsiderando o fato de que eu sou um décadent, sou também o seu contrário. Minha prova para isso é, entre outras coisas, o fato de eu sempre ter escolhido institivamente os meios corretos contra as situações graves: enquanto o decadent costuma escolher sempre os meios prejudiciais a si mesmo.

Uma era de felicidade simplesmente não é possível porque as pessoas querem apenas desejá-la, mas não possuí-la, e cada indivíduo aprende durante os seus bons tempos a de facto rezar por inquietações e desconforto. O destino do homem está projetado para momentos felizes — toda a vida os têm —, mas não para eras felizes. Estas, porém, permanecerão fixadas na imaginação humana como ‘o que está além das montanhas’, como um legado de nossos ancestrais: pois o conceito de uma era de felicidade foi sem dúvida adquirido nos tempos primordiais, a partir da condição em que, depois de um esforço violento na caça e na guerra, o homem se entrega ao repouso, estica os membros e sente as asas do sono roçando a sua pele. Será uma falsa conclusão se, na trilha dessa remota e familiar experiência, o homem imaginar que, após eras inteiras de labor e inquietação, ele poderá usufruir, de modo correspondente, daquela condição de felicidade intensa e prolongada.

Friedrich Nietzsche
Humano, Demasiado Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

É essencial demonstrar a si mesmo que se está destinado à independência e ao mando, porém é preciso que se o faça a tempo. Não se deve afastar a obrigação de fazer estas provas, mas também não se ligar a ninguém, porque toda pessoa é uma prisão. Deve-se saber concentrar-se e conservar-se, o que é a melhor prova de independência.

Leiam os Evangelhos como o livro da sedução usando a moral como recurso: a moral foi coberta com uma capa por essa gentinha, eles conhecem a importância da moral! Através da moral conduz-se a humanidade mais facilmente pelo bico! Na verdade, o que temos aqui é a pretensão da elite disfarçada de modéstia: colocaram definitivamente a "comunidade", os "bons", e os "justos", de um só lado, do lado da "verdade", e o resto, o "mundo", do outro lado... Isso foi a forma mais calamitosa de megalomania que já existiu sobre a Terra: uma pequena multidão disforme de hipócritas e mentirosos começou a monopolizar os conceitos de "Deus", "verdade", "luz", "espírito", "amor", "sabedoria", "vida", como se fossem seus sinônimos, para com isso delimitar o "mundo" com respeito a si; os partidários da nova doutrina, maduros para toda espécie de manicômio, fazem girar os valores em torno de si, como se o cristão fosse o único sentido, o sal, a única e última medida de julgamento para o resto do mundo..."

As mulheres têm a inteligência; os homens, o sentimento e a paixão. Isso não está em contradição com o fato de os homens realizarem muito mais coisas com a sua inteligência: eles têm impulsos mais profundos, mais poderosos; são estes que levam tão longe a sua inteligência, que em si é algo passivo. Não é raro as mulheres secretamente se admirarem da veneração que os homens tributam ao seu sentimento.

Tomadas pelo ódio, as mulheres são mais perigosas que os homens; antes de mais nada porque, uma vez despertado o seu sentimento hostil, não são freadas por nenhuma consideração de justiça, deixando o seu ódio crescer até as últimas consequências; depois porque são exercitadas em descobrir feridas (que todo homem, todo partido tem) e espicaçá-las: no que sua inteligência, aguda como punhal, presta-lhes um ótimo serviço (ao passo que os homens, vendo feridas, tornam-se contidos, são com frequência generosos e conciliadores).

Friedrich Nietzsche
100 aforismos sobre o amor e a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

⁠⁠Quero cada vez mais aprender a ver como belo aquilo que é necessário nas coisas – assim me tornarei um daqueles que fazem belas coisas.Amor fati[amor ao destino]: seja este, doravante, o meu amor! Não quero fazer guerra ao que é feio. Não quero acusar, não quero nem mesmo acusar os acusadores. Que minha única negação seja desviar o olhar! E, tudo somado e em suma: quero ser, algum dia, apenas alguém que diz Sim!

Pode-se prometer atos, mas não sentimentos; pois estes são involuntários. Quem promete a alguém amá-lo sempre, ou sempre odiá-lo ou ser-lhe sempre fiel, promete algo que não está em seu poder; mas ele pode prometer aqueles atos que normalmente são consequências do amor, do ódio, da fidelidade, mas também podem nascer de outros motivos: pois caminhos e motivos diversos conduzem a um ato. A promessa de sempre amar alguém significa, portanto: enquanto eu te amar, demonstrarei com atos o meu amor; se eu não mais te amar, continuarei praticando esses mesmos atos, ainda que por outros motivos: de modo que na cabeça de nossos semelhantes permanece a ilusão de que o amor é imutável e sempre o mesmo. Portanto, prometemos a continuidade da aparência do amor, quando sem cegar a nós mesmos, juramos a alguém amor eterno.

Friedrich Nietzsche
100 aforismos sobre o amor e a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Nós éramos amigos e nos tornamos estranhos um para o outro. Mas está bem que seja assim, e não vamos ocultar e obscurecer isto, como se fosse motivo de vergonha. Somos dois navios que possuem, cada qual, seu objetivo e seu caminho; podemos nos cruzar e celebrar juntos uma festa, como já fizemos – e os bons navios ficaram placidamente no mesmo porto e sob o mesmo sol. Parecendo haver chegado ao seu destino e ter tido um só destino. Mas, então, a todo-poderosa força de nossa missão nos afastou novamente, em direção a mares e quadrantes diversos, e talvez nunca mais nos vejamos de novo – ou talvez nos vejamos, sim, mas sem nos reconhecermos: os diferentes mares e sóis nos modificaram! Que tenhamos de nos tornar estranhos um para o outro é da lei acima de nós: justamente por isso deve-se tornar mais sagrado o pensamento de nossa antiga amizade! Existe provavelmente uma enorme curva invisível, uma órbita estelar em que nossas tão diversas trilhas e metas estejam incluídas como pequenos trajetos – elevemo-nos a esse pensamento! Mas nossa vida é muito breve e nossa vista muito fraca, para podermos ser mais que amigos no sentido dessa elevada possibilidade. – E assim crer em nossa amizade estelar, ainda que tenhamos de ser inimigos na Terra.

Friedrich Nietzsche
In A Gaia Ciência, aforismo 279

As mulheres percebem facilmente quando a alma de um homem já foi tomada; elas desejam ser amadas sem rivais, e censuram nele os objetos de sua ambição, suas atividades políticas, suas ciências e artes, se ele tiver paixão por tais coisas. A menos que ele brilhe por essas coisas – então elas esperam que uma união amorosa com ele realce também seu próprio brilho; neste caso elas incentivam aquele que amam.

Friedrich Nietzsche
100 aforismos sobre o amor e a morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

O amor deseja, o medo evita. Por causa disso não podemos ser amados e reverenciados pela mesma pessoa, não no mesmo período de tempo, pelo menos. Pois quem reverencia reconhece o poder, isto é, o teme: seu estado é de medo-respeito. Mas o amor não reconhece nenhum poder, nada que separe, distinga, sobreponha ou submeta. E, como ele não reverencia, pessoas ávidas de reverência resistem aberta ou secretamente a serem amadas.