Texto Épico

Cerca de 1446 texto Épico épico

Ser mulher é ter a alma nobre, que sempre acaricia,
mesmo tendo os olhos marejados de lágrimas
pelo sofrimento... Ser mulher é saber compreender
sempre...
Mulher tem que ser guerreira, mas, no dia a dia,
criar poesias, lutar por um mundo mais justo, aprender
a levar susto, quando a vida lhe surpreende, com
mágoas, angústias e tristezas, sem surtar...
Assumir que não é bonita vinte e quatro horas
por dia, pois, há dias em que temos a cara de noite
mal dormida, cara de mal agradecida, além de muitas
outras... Mas, há dia em que temos a cara de noite
bem dormida e bem vivida...
Um feliz dia da mulher, para todas as mulheres brasileiras!

Que nobre missão Deus tem convocado a você para exercer.
Missão que requer coragem, dignidade e muita determinação.
Missão em que se luta pelo bem coletivo e que põe a sua vida em risco pelo bem de uma nação.
Nesta "batalha" diária tenha certeza de que você não é apenas uma andorinha, mas sim! Você foi escolhido a dedo, vocacionado (por Deus) e tem sido preparado para exercer este bem a nossa sociedade, a nossa nação.. e por que não dizer, ao mundo?

O hoje. Ah! O hoje! Às vezes me pego em juízo sobre isso.
Certo dia, cheguei à nobre conclusão de que "o hoje" nada mais é que um presente de Deus. Um presente dado sem que te peçam nada em troca. Aliás, somente a você cabe a postura exata frente a este presente.
O hoje é como disseram um dia, é a materialização do começo, do recomeço, do refazer-se, do início, dos reinícios! Se o tempo é um cenário preparado para nos inserirmos, façamos do hoje a nossa melhor interpretação. Um show para nós mesmos recheado de aplausos vindo da nossa consciência.
Não cabem freios inúteis no hoje. Não cabem as paradas desnecessárias que obstacularizam a felicidade sem qualquer razão plausível. Não cabe a normose parva que te leva a uma adaptação às coisas inúteis. Só a verdadeira felicidade é útil ao homem.
Não economize beijos, abraços apertados, palavras de carinho, solidariedade pura e simples, novas possibilidades, novos encontros. Só chegaremos ao nosso âmago, à nossa essência através das relações humanas e as relações humanas nas suas diversas searas, é a mais pura forma de atrito. Então, ATRITE-SE! Ame, se entregue às paixões, saia da zona de conforto da monotonia paralisante, da mediocridade absurda que vem do medo.
Foque suas preocupações no hoje! O que passou virou história e o futuro é uma incógnita sediada na vontade de Deus. Destarte, VIVA, brinque, chore e se decepcione (se for o caso).
A única coisa que te fará humano é o sentir. Então faça do seu hoje um turbilhão de sentimentos. E quando a cabeça desocupar das coisas que te foram inúteis, só se arrependerá do beijo que não deu, do abraço que nunca abraçou, do amor que não foi seu.

Saber perdoar

Saber perdoar
É uma atitude nobre e real
Saber perdoar
E andar no amor sem igual.

Na esperança de encontrar a pessoa
Que você deixou para traz
Naquela hora de frio e medo
E não saber como se faz.

Mas perdoar a pessoa amada
Tirando a angústia e dor
A ansiedade da vida
Ao encontrae este amor.

A hora de perdoar nunca para
E é uma verdadeira lição.
Quando você não perdoa.
Quem sofre é o seu coração.

Para tudo na vida tem remédio
É só você procurar,
E para um coração feriado
É somente saber perdoar.

CARTA AOS PAIS


Meu irmão.

Evocamos as homenagens que lhe são tributadas, pela nobre missão que o Senhor da Vida lhe concedeu, na condição de pai na Terra, venho ao encontro de seu coração, a fim de que possamos, juntos, refletir acerca de alguns elementos que muitas vezes, são deixados lado, por variados motivos.

Você sabe que ser pai no mundo é honrosa oportunidade com que Deus brinda o homem, com que abençoa a masculinidade, homenageando a sua função co-criadora, ao lado da mulher que se fez mãe pelos vínculos carnais.

Assim, meu irmão-pai, torna-se necessária a sua atenção para os episódios mais estridentes que acontecem nos momentos que passam, na conjuntura social.


Ouve-se falar dos tormentos dos vícios, do tóxico em particular, solapando as energias jovens, começando a destroçar a criança, ainda nas primeiras experiências infantis, enleando até mesmo os seus filhos na volúpia viciosa, e tantas vezes você não se interessa e , por isso , nada vê.

É verdade que você se encontra preocupado com a manutenção doméstica. É valido que você se torne o eixo em torno do qual giram preocupações. É compreensível que esteja cansado, ao voltar dos sucessos cotidianos da profissão.

Porém papai, não deponha sobre os ombros da companheira-mãe a responsabilidade de, sozinha, conduzir o lar, educar a prole, acompanhar os passos dos pequenos e dos mocinhos, fazendo-se presente onde se torne preciso. Você pode e necessita, meu amigo, na condição de genitor, participar desse luminoso esforço, que é o de conduzir ao Criador as almas que lhe foram apresentadas na função de filhos.

Quantas vezes você tem mirado nos olhos dos seus filhos para sentir-lhes as realidades intimas, pelas “janelas da alma”?

Quantas vezes você tem renunciado a um lazer para que esteja com eles, nos compromissos escolares em que se faça importante a sua pessoa, numa ou noutra atividade social, a fim de que se sintam apoiados por sua presença a dar-lhes segurança?

Quantas vezes você tem dialogado com seus filhos, ouvindo-lhes as opiniões sobre a vida, as pessoas, os fatos cooperando no esclarecimento de equívocos e fazendo recolocações devidas, auxiliando-os a caminhar pelas vias do discernimento?

Quantas vezes visitou, você mesmo, os ambientes, os redutos, nos quais vivem e se agitam seus filhos, a fim de conhecer onde estão comumente, com quem estão e o que fazem, demonstrando interesse pelo acerto deles na vida?

Quantas vezes chamou-lhes a atenção, com carinho e energia, ao vê-los bandear-se para caminhos obscuros, induzidos pela propaganda tendenciosa do mal ou pelas opiniões de quem se lhe apresenta como liderança da moda?

Quantas vezes você conseguiu conversar, sem gritar; orientar, sem imposição descabida; corrigir, sem agressão, para que eles adquirissem o senso do equilíbrio das proporções e da tranqüila disciplina?

Pense, meu irmão, pense seriamente, desarmado emocionalmente, para verificar se não terá tido ou se não tem participação nos equívocos em que os filhos se lançam por ignorância ou desamparo, por falta de sua assistência...

Se, muito bem, que você ama seus filhos. Entretanto , o amor, sendo a virtude por excelência, deve ser vigilante e perspicaz, para que , em seu nome, a insensatez e assombra não se estabeleçam.


Hoje, quando tantos filhos sofrem a carência da presença dos pais, Vigie-se para não trocar por presentes matérias a atenção que lhes deve, de modo a conquistá-los. Ainda que tenha coisas para dar, de-as, mas oferte-se a eles. Sorria com eles, corra com eles, ajude-os em pequenos serviços, em singelos deveres escolares. Ouça-lhes as historias simples do dia-a-dia, vividas com colegas e amigos. Dê valor às suas dificuldades, sem exageros prejudiciais, contudo. Pergunte-lhes, ao tornando-se, assim, amigo-confidente, para que seja aceito como conselho.

Mas, não se olvide de que todas as suas orientações, palavras e ensinos se esboroarão, ruirão por terra, se você apenas quiser ensinar, sem que viva, nobremente, os ensinos que ministra.

Reflita, pai querido, que seus rebentos lhe conduzirão a mensagem de vida aonde quer que forem, impregnados que estarão por tudo quanto lhes houver oferecido.

Não se esqueça, ainda, papai, que você não está a sós, com sua companheira, para o conduzimento dos filhos. Contam vocês com a assistência e com a participação dos nobres Emissários do Bem, que se fizerem seus Anjos Quardiães, e que têm interesse em recambiá-los a Deus, valendo-se da sua disposição de pai e mãe na Terra.

Não diga que se torna difícil a lide, por lhe faltar o burilamento da cultura escolar. Para orientarmo-nos pelo bem, pelo caminho correto, junto aos nossos afetos, não temos necessidade de diploma, mas, sim, de bom senso e maturidade, aliados a uma profunda confiança em Deus.

Repito-lhe que os Espíritos Avalistas da sua família acompanharão as suas lutas e dificuldades, limitações e empenhos , suprindo onde seja necessário, a fim que você consiga avançar , cooperando com o Criador de modo efetivo, e mais afetivo, alcandorando-se com os seus educadores bem formados.


Ao abraçá-los por sua coragem e por seu amor, junto aos filhos amados, auguramos-lhes verdadeiros progressos, na marcha para a real felicidade, após a sua missão devidamente atendida.

Vereda Familiar
J. Raul Teixeira

Surrealismo


Como as belas pinceladas feitas em cores de um pincel de pelagem nobre,
Saída das mãos do artista plebeu, que a mente espírito à fora,
Desenhando um você que traz seu aperfeiçoar interiorano do amante previdente,
Dentro de uma certeza do ter...
Desenhando em cores a perfeição de sua visão única do bem querer...
Acentuando seu carmim, em um enrugar formado pela perfeição da felicitada,
Harmonia provocante de um amor verdadeiro...
Abrilhantando o vivido castanho lacrimejado de um olhar puro,
Trazido pelo desposar,
Na noite clara de um dia perfeito do antes nada,
Marcando palmo a palmo do leve tocar no aveludar de uma pele tornada ardente,
Pela excitação, esperada dentre as primas veras contada pelo infinito esperar, de um calendário arcaico jamais contado no ontem...
Parando o poderoso tempo,
Para o iniciar de uma historia,
Escrita apenas em letras de um pensar daquele que momentaneamente se torna, no mais metafórico poeta das noites futuras a dentro,
Onde o formar de seu próprio livro de amor,
Jamais findaram suas paginas,
A cada acordar dos novos dias,
Voltando sempre no pensar de um sonhar de cada deitar...
Suplicando o pousar do caloroso sol para que sempre seu novo capitulo, possa ser desenhados em cifras de um coração,
Pautado pelo verdadeiro
Formar de palavras do não esquecer,
Monalisando assim
Sua futura valorosa face dentro do sempre...
Deixando apenas o abstratismo para o explicar dos outros...

Isto é Amor

O verdadeiro amor
É um sentimento nobre
Que desabrocha
Que explode
Que renasce
Que nos deixa apaixonar
Que no faz revigorar
De todo sentimento negativo
Que nos deixa atordoado
Por não saber se seremos amados
Mas esta duvida continuara
Pois de nada saberei
Se não fores lutar
Pela paixão daquela mulher
Que me deixou no altar

15 de outubro, o calendário sinaliza que é Dia do Professor! Essa missão tão nobre e tão digna (sem desmerecer tantas outras) mas tão espinhosa, difícil, e no atual contexto muito desvalorizada! Ao professor não lhe é concedido o devido Respeito nem os devidos Direitos. Hoje, mais do que nunca é muito fácil "cortar-se" direitos dos professores. Direitos adquiridos ao longo de mais de dez anos são extintos com um simples ato de governantes que se julgam "semideuses"! Os discursos utilizados em "Campanhas eleitorais" viram fumaça, evaporam quando determinadas autoridades assumem o poder.

Ao professor cabe as cobranças da família e da sociedade no tocante à educação dos filhos, e a culpa pela educação de baixa ou de má qualidade que é oferecida à maioria dos estudantes deste país...
Mas, e aos filhos-alunos que saciam ou pelo menos deveriam saciar sua fome e sede de saber, de conhecimento, nessa fonte que é e será sempre o professor, o orientador e facilitador da aprendizagem daqueles que querem realmente aprender. A eles não se cobra, não se exige que respeite os professores e a escola em sua totalidade ou se são cobrados, se acham no direito de não obedecer a seus pais e responsáveis. A esses, temos a impressão que não se cobra nada! Apenas lhes garantem direitos!!!...

Penso que diante das atuais circunstâncias, cabe a toda sociedade direcionar um novo olhar, um novo jeito de ver, de enxergar além de nossas retinas cansadas e habituadas a olhar sempre as mesmas coisas. Talvez, esta seja a hora de examinarmos nossos discursos repetitivos, e as nossas práticas (também repetitivas), o nosso papel como profissionais, como família, Autoridades, enfim toda sociedade. Quem sabe, incorporando novas atitudes e demonstrando nosso compromisso com a educação teremos a educação que queremos para nossos filhos, nossos netos e todos os filhos do Brasil que dependem das escolas públicas para poder sonhar e buscar um futuro diferente daquele que seu pais tiveram!

Foi-se o tempo em que o professor ou diretor repreendia ou chamava atenção do aluno sem se preocupar com a questão da segurança. Pedir com educação, com delicadeza para o aluno entrar na sala de aula ou pedir que ele não atrapalhe as aulas, muitas vezes é entendido de forma equivocada, errada, é como se o professor ou diretor estivesse ali "cometendo um crime" contra tais alunos. Isso é muito grave, e tem gerado muitas discussões desagradáveis entre escola, aluno e familiares, e até ameaças à integridade física desses profissionais. Temos mesmo que lamentar que as coisas tenham chegado a esse ponto ou nível absurdo!

Ser professor na atual sociedade onde muitos papéis estão invertidos, é ser "sofressor" como fala um colega de profissão. Significa pagar um preço bastante alto no que diz respeito à saúde, à integridade física e à própria qualidade de vida. Longe de nós pensarmos que estamos vivendo a era da decadência na educação! Ou será que estamos???... Uma verdade vista por todos nós é que há dias vivemos a chamada inversão de valores. As famílias já não conseguem mais repassar para seus filhos os valores morais, sociais e, espirituais (nesses nem se fala) para seus filhos. O que mais me entristece é saber que pais e mães tem medo de falar com os filhos, de repreendê-los, de dá um conselho. Nesses casos, os pais agem ou melhor não agem, eles se "refugiam" na pele de "filhos"! Que tristeza e que vergonha!!!

Se eu digo que te quero,
é porque te quero, pura e simplesmente.
Não há nada de nobre nem de sublime nisto.

É coisa de macho,
coisa de bicho.
Tão somente instinto de alguém
que te vê, sim, como mulher,
mas que te deseja, sobretudo, como fêmea.
Então se eu digo que te quero,
é apenas isto que eu pretendo dizer e nada mais.

Se será apenas uma aventura,
se será efêmero,
se será inesquecível,
ou se será pra sempre,
isto só a vida é que poderá responder.

De minha parte,
eu só quero mesmo te possuir,
te dominar,
fazer-te minha,
e fazer-me teu...

SOMOS DIFERENTES

Te vejo homem
Me vejo mulher
Te vejo um nobre
Me vejo um qualquer

Me vejo amigo
Te vejo inimigo
Te vejo achado
Me vejo perdido

Me vejo falando
Te vejo calado
Me vejo amando
Te vejo amado

Me vejo chorando
Te vejo sorrindo
Me vejo andando
Te vejo partindo

Somos diferentes!!

A nossa amizade é...
O mais nobre sentimento, seu lugar está junto ao amor. A amizade quando verdadeira é tão nobre quanto o ar que respiramos, é a raríssima flor que nasce num solo árido e, depois, sem nenhuma recompensa, oferece a singularidade de seu perfume.
E a amizade, quando verdadeira, não se limita a fronteiras.

⁠Quão nobre são os anseios daqueles que proclamam as cruzadas modernas, mesmo que não saibam o significado histórico, mesmo que degradem a legislação, mesmo que usem o jargão " Deus quer" ou "A vontade de Deus", para mascarar suas práticas egoístas e mesquinhas. Quão nobre são os insanos em suas loucuras, buscando a própria glória, usurpando o que é direito exclusivo de Deus.
Thiago Silva Oliveira (1986 a)

🍃♡ Bom diaaa! Seja forte para que ninguém te vença. Seja nobre, para que ninguém te humilhe. Seja humilde, para que ninguém te ofenda. E continue sendo quem tu és, para que ninguém te esqueça. A vida é muito curta para levantar de manhã com sentimentos ruins. Ame as pessoas que te tratam bem, e ore por aquelas que tentam te fazer o mal e siga em frente...
*Um dia abençoado*
“Não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.” *I João 3, 18*♡🍃

A vida dos seres humanos.
As pessoas deixaram de ser pessoas, não se ver mas alegria nobre e sincera no olhar de cada um .
As pessoas deixaram de ser importante é bondosos pra viver em um mundo fútil e assustador,como podem perceber a vida das pessoas não e como antes obs:as famílias e sociedade,as pessoas deixaram de acredita em seus objetivos e seus sonhos para viver livres e rico de liberdade.

⁠A sós com vc!!
Ficar a sós com voce , é atrair o sentimento mais nobre e requintado , o amor na exssência.
É o convite a alegria, ao encanto, a paz, ao charme destilado em cada olhar.
É a certeza dos desejos mais leves e profundos da alma.
É a realização de todos os anseios
É o explodir dos melhores sentimentos, emoções e sensações
É mergulhar na alegria de estar viva , plena.
É purificação ,é terâpia, é liberdade, é atividade frenética em movimento , é revolução, é o puro e o cristalino.
É sorriso espalhado pelo ar, destilando purpurinas de diferentes formas e cores, e exalando frescor de hortelã.
É um xodó mesclado de sentimentos
É a certeza que a alma está excessivamente comprometida.
Simone Verçosa

⁠Te amei mais que tudo
Te amo mais que tudo
Minha nobre Rapunzel
Tivera os encantos da sereia
Bem mais doce que o mel.
Ariel já não fostes
Pois tomaria seu papel.
Seu sorriso lindo e puro
Transcende mar e céu.
Mais elegante que princesa
Jeito linda de sereia
Seu amor é mais profundo
Que as águas de Veneza.
Minha Bela adormecida
Te amarei pra toda vida
Foi nosso beijo de amor
Fez surgir nossa família

⁠Não há erro em amar.
Ainda que seja o ser menos nobre, digno, honrado, propício e relevante da Terra.
Não, não há erro em amar sem ser amado, sem a devida reciprocidade.
Também não é errado amar quem te objetifica, humilha, zomba, fere e quase te mata.
De modo algum, é errado amar quem te odeia.
Errado, sempre, é não amar.

⁠Bom dia

Viver para o bem dos outros é a perspectiva mais nobre da vida.

Isso nos permite encontrar felicidade ao existir para o benefício da humanidade, contribuindo para o bem do mundo, nossa nação, sociedade, família, cônjuge e filhos.

Que o seu dia seja inspirado pela valorização da fé, esperança, amizade e respeito!

⁠⁠⁠O amor, é um sentimento tão nobre, e importante, nascido em Deus, foi compartilhado com toda humanidade.

Para que todos nós além de aprender a amar!
Saber que o sofrimento não é antagônico ao amor.

Por que Cristo amou o mundo de tal maneira, que em sacrifício, carregou o sofrimento da humanidade na morte de cruz.

Para que o amor dado a nós, seja poderoso o suficiente, para florescer em terras mortas no coração.

E trazer esperança em nossa alma.

Nobre arcanjo não me deixe assim:
Triste pelos cantos a chorar.
Sei que teu estado é igual ao meu sem fim,
Essa vida não pode morrer,
Nosso amor não pode acabar.

Posso ganhar o mundo sofrendo,
Mas longe de ti minha vida não tem sentido.
Procuro em todos os lugares mesmo querendo,
E encontro a tua imagem e fico dividido.

Posso enxugar vossas lágrimas derramadas.
E a mim podes me consolar.
Gostaria de estar ao teu lado nas doces madrugadas.
É tão bom poder sentir o teu viver e sonhar.

Escrevemos juntos uma história,
Que não pode ser apagada.
É a melhor história do mundo,
Portanto decida de coração a nossa jornada.

Sou poeta sei mesmo que sou.
Escrevi essas palavras de coração mesmo na dor,
Mas enfim seja o que deus decidir o que for,
Decidas com a razão e que sobreviva nosso eterno amor.

Inserida por SamuelRanner