Texto em versos
Não Concordo
Como comentei ontem à noite, se eu dou um texto de Kant, maior nome da filosofia do início contemporâneo, para um aluno de 18 anos e ele lerá 3 páginas e dirá, não concordo.
No mais tardar, digo a ele que se ler mais 30 anos Kant em alemão, você talvez entenda. Para não concordar, serão necessários mais 30 anos e as chances de você não concordar serão pequenas, ou seja, eles possuem a opinião sobretudo. Essa dissolução da ideia de autoridade é uma ideia muito contemporânea. Quando criança, se levava o exame médico lacrado ao médico e o mesmo abria como se fosse um oráculo, tinha uma reação bovina. Atualmente, na contemporaneidade, o exame já chega marcado pelo doutor Google. Assim sendo, meu clínico geral e amigo, brinca comigo quando digo " estou com o HDL alto" e o mesmo me faz a pergunta: E o que me recomenda nestes casos?
Texto: Efêmeros (Um lugar vazio)
Parte I
- Como pode um lugar vazio doer tanto?
Meus pedaços, em pedaços, já não tenho mais traços, no reflexo apenas o que sinto, e, o que sinto não é bom, choro apenas em silêncio, apenas suspiros, sem som, toda essa multidão me exilando em mim mesmo, tudo tão barulhento, sinto-me preso.
Desfarelo aqui dicções,
neste texto em contrapé,
pra plantar em dois talhões
os da boa e os da má-fé.
I
Ao abrir a minha mão,
saltam letras trepidantes,
as mesmas letras que antes
amanhei com o coração…
pula o Z, todo gingão,
com as suas zorações;
rima fome com cifrões,
mete alhos por bugalhos,
e aqui nestes trabalhos
desfarelo aqui dições…
II
Entretanto, o calmo H
junta dez letras, ou mais;
faz caretas às vogais,
cultivando o seu maná…
diz ser fã do que não há,
é um fã do que não é,
como um vento de maré
duvidosa e bailarina,
apregoa o que imagina,
neste texto em contrapé…
III
Encruzado, bem selecto,
diz-me o X, bem divertido,
quase junto ao meu ouvido,
novidades do alfabeto…
E, então, num tom secreto,
denuncia as inflexões
aplicadas nos chavões
inventados a preceito,
que me dão imenso jeito
pra plantar em dois talhões…
IV
Meto algumas consoantes
no alfobre da direita,
mas a esquerda não aceita
gatafunhos circundantes;
planto versos abundantes
com estâncias de banzé;
curto a letras, e até
meto água nas carreiras,
onde cabem nessas leiras
os da boa e os da má-fé.
[AS ESCRITAS DO TEXTO URBANO - a Cidade como texto]
A aplicabilidade da metáfora da “escrita” à cidade pode incorporar, certamente, diversos sentidos. Existe por exemplo a escrita produzida pelo desenho das ruas, monumentos e habitações - em duas palavras: a escrita arquitetônica de uma cidade. Trata-se de uma escrita sincrônica, que nos fala daqueles que a habitam, e também de uma escrita diacrônica, que nos permite decifrar a “história” da cidade que é lida através dos seus ambientes e da sua materialidade. A cidade em permanente transformação, em muitos casos, vai dispondo e superpondo temporalidades, ao permitir que habitações mais antigas convivam com as mais modernas . Em outros casos, a cidade parece promover um desfile de sucessivas temporalidades, quando deslocamos nossa leitura através de bairros que vão passando de uma materialidade herdada de tempos antigos a uma materialidade mais moderna, nos bairros onde predominam as construções recentes.
É também importante notar que os próprios habitantes reelaboram a escrita de sua cidade permanentemente. Por vezes imperceptível na passagem de um dia a outro, este deslocamento da escrita urbana deixa-se registrar e entrever na longa duração. Os prédios que em uma época eram continentes da riqueza e símbolos do poder, podem passar nesta longa duração a continentes da pobreza e a símbolos da marginalidade. Os casarões do século XIX, que eram habitações de ricos, degeneram-se ou deterioram-se em cortiços, passando a abrigar dezenas de famílias mal acomodadas e a configurar espaço habitacionais marginalizados. Nesta passagem marcada pela deterioração do rico palacete em cortiço miserável, deprecia-se também a imagem externa do bairro e o seu valor imobiliário, de modo que o espaço que um dia configurou uma “área nobre” passa em tempos posteriores a configurar uma zona marginalizada do ponto de vista imobiliário.
Este ‘deslocamento social do espaço’ também acaba por se constituir em uma forma de escrita que pode ser decifrada. As motivações para este deslocamento podem ser lidas pelo historiador: a história da deterioração de um bairro pode revelar a mudança de um eixo econômico ou cultural, uma reorientação no tecido urbano que tornou periférico o que foi um dia central ou um ponto de passagem importante. Ou, ao contrário, pode ocorrer o inverso: um bairro antes periférico ou secundarizado no tecido funcional urbano torna-se, subitamente, valorizado pela construção de um centro cultural, pela instalação de uma fábrica, por uma mudança propícia no eixo viário, pela abertura de uma estação de metrô, ou por diversos fatos de redefinição urbana. .Enfim, de múltiplas maneiras o próprio espaço e a materialidade de uma cidade se convertem em narradores da sua história.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. Cidade e História. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, p.42-43]
[A CIDADE COMO TEXTO]
Entre as diversas metáforas operacionais que favorecem a compreensão da cidade a partir de novos ângulos, uma imagem que permitiu uma renovação radical nos estudos dos fenômenos urbanos foi a da “cidade como texto”. Esta imagem ergue-se sobre a contribuição dos estudos semióticos para a compreensão do fenômeno urbano, sobretudo a partir do século XX. Segundo esta perspectiva, a cidade pode ser também encarada como um ‘texto’, e o seu leitor privilegiado seria o habitante (ou o visitante) que se desloca através da cidade - seja nas suas atividades cotidianas para o caso do habitante já estabelecido, seja nas atividades excepcionais, para o caso dos turistas e também do habitante que se desloca para um espaço que lhe é pouco habitual no interior de sua própria cidade. Em seu deslocamento, e em sua assimilação da paisagem urbana através de um olhar específico, este citadino estaria permanentemente sintonizado com um gesto de decifrar a cidade, como um leitor que decifra um texto ou uma escrita.
[trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. Cidade e História. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, p.40].
[O CAMINHANTE E O TEXTO URBANO]
Ao caminhar pela cidade, cada pedestre apropria-se de um sistema topográfico (de maneira análoga ao modo como um locutor apropria-se da língua que irá utilizar), e ao mesmo tempo realiza este sistema topográfico em uma trajetória específica (como o falante que, ao enunciar a palavra, realiza sonoramente a língua). Por fim, ao caminhar em um universo urbano onde muitos outros caminham, o pedestre insere-se em uma rede de discursos - em um sistema polifônico de enunciados, partilhado por diversas vozes que interagem entre si (como se dá com os locutores que se colocam em uma rede de comunicações, tendo-se na mais simples ‘conversa’ um dos exemplos mais evidentes).
Enfim, se existe um sistema urbano - com a sua materialidade e com as suas formas, com as suas possibilidades e os seus interditos, com as suas avenidas e muros, com os seus espaços de comunicação e os seus recantos de segregação, com os seus códigos de trânsito - existem também os modos de usar este sistema. A metáfora linguística do universo urbano aqui se sofistica: existe a língua a ser decifrada (o texto ou o contexto urbano), mas existe também o modo como os falantes (os pedestres e habitantes urbanos) utilizam e atualizam esta língua, inclusive criando dentro deste mesmo sistema de língua as suas comunidades linguísticas particulares (dentro da cidade existem inúmeros guetos, inúmeros saberes, inúmeras maneiras de circular na cidade e de se apropriar dos vários objetos urbanos que são partilhadas por grupos distintos de indivíduos)
]trecho extraído de BARROS, José D'Assunção. Cidade e História. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, p.43-44 ].
É incrível como apenas uma linha de texto de uma mulher pode transmitir tanto significado. É uma pena que muitas vezes os homens não consigam entender a verdadeira linguagem ideal para uma mulher brasileira mais romântica. A chave para entender a verdadeira essência dessa mulher está em conectar-se com a sua profunda emoção, pois é com ela que ela se comunica melhor.
É realmente uma pena que apenas algumas pessoas apreciem o formato do queixo de uma mulher. O queixo de uma mulher tem muito a dizer sobre ela, seja em termos de personalidade ou aparência. Algumas mulheres têm um queixo forte e anguloso, enquanto outras têm um queixo mais suave e arredondado. O queixo de uma mulher pode ser uma característica única e marcante, que ajuda a definir sua beleza individual. Seja qual for o formato, admirar o queixo de uma mulher é um sinal de reconhecimento do seu carisma e beleza.
O Brasil que desejo acontecer!
(Texto atualizado em 11/10/2022.)
É evidente que no Brasil tem muita gente sendo roubada, enganada por maus políticos/picaretas, por pessoas mau caráter, (mau caráter pode ser qualquer pessoa que se desvia dos seus princípios morais) e até pela justiça, onde existem muitas cobras, raposas, que por não agirem com prudência, ou seja, com ética, imparcialidade, prejudicam o Brasil.
Contudo, por sermos um país à esperança, solidário e muito religioso, (respeito ao livre arbítrio e ao poder de escolhas), há uma boa parte da população, neste caso, talvez a maioria, que ainda acredita nos bons políticos, na regeneração do caráter de pessoas e de profissionais, na dita banda boa da justiça, nos bons líderes religiosos e nas obedientes, mas atentas ovelhas, quanto à propagação das respectivas doutrinas religiosas.
Ora, diante disso é possível também acreditar mais no Brasil. Por quê não num novo tempo? Um tempo de gente mais pensante, sábia, sóbria, tolerante, resistente, amável, gentil, crítica, instruída, questionadora e mais educada! Ou seria apostar num Brasil com distribuição igual de tudo aquilo que é nosso? Nossos direitos! Nossa renda! Nossa riqueza! Um Brasil mais partilhado, justo, sem preconceito, sem racismo, com igualdade e mais fraterno.
E se o povo, as lideranças ou outras autoridades fossem realmente submissos a Deus e às leis e as boas intenções conspirassem? E se fosse um país sem tanta hipocrisia e com menos idólatras ou bajuladores? Talvez seria um país mais saudável e com maior e melhor visibilidade? E se as verbas públicas chegassem inteiras aos estados e aos municípios do jeito que são aprovadas no Congresso Nacional e fossem investidas à melhoria das comunidades e das pessoas? E se todas essas ações acontecesse com transparência, bons modos e com respeito também às individualidades, inclusive estrangeiros, naturalizados, aposentados, abrigos, bolsistas, comunidades tradicionais e trabalhadores que recebem o mínimo de salário para viver? Estes grupos, como tantos outros que compõem essa grande nação, enseja por mais assistência, alegria, felicidade, cultura e espaços culturais, assim como mais esportes e muito mais atenção aos portadores de necessidades especiais, aos enfermos, aos idosos e aos mais necessitados dos suados direitos constituídos.
Assim sendo, talvez o Brasil poderia ser ainda um país com a melhor ciência e educação entre todas as nações? Quiçá, uma educação mais humana, respeitando, obviamente a opinião tradicional/tecnológica/competitiva de cidadãos, especialistas, educandos e educadores, com melhores salários para estes? Ou poderia ser um Brasil mais competitivo, com um salário com mais poder de compra? Que fosse também um Brasil mais industrializado, porém com mais oportunidades e melhores políticas para os pequenos produtores rurais, pequenos empreendedores. Um Brasil que mostrasse mais firmeza e pluralidade nas políticas fiscais, pois tudo isso coopera com a economia e oxigena a “massa”, as empresas e o próprio sistema financeiro.
Um Brasil que anseio também e muitos brasileiros sonham e lutam por isso, talvez seja aquele Brasil que possa cuidar mais da sua gente, sobretudo das suas crianças, desde a gestação, passando pela infância e suas fases até a fase adulta, à preocupação de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente! Um Brasil que cumpra o Estatuto da Juventude! O Estatuto do Idoso! Um Brasil que cumpra o Código Penal, que cumpra as leis, principalmente a trabalhista! Um Brasil que cumpra a Constituição! Um Brasil que faça um Judiciário com meritocracia! Um Brasil que abrace e proteja nossa biodiversidade, nossa Amazônia, nossos biomas! Nosso meio ambiente!!! Um Brasil que faça reforma agrária! Um Brasil que proteja, respeite e não mate os índios! Um Brasil que proteja, respeite e não mate os negros! Um Brasil que proteja, respeite e não mate os jovens! Um Brasil que proteja, respeite e não mate as mulheres! Um Brasil que proteja, respeite e não mate as famílias! Que não mate ninguém! Um Brasil que não morra ninguém pela violência urbana/campo/civil ou através da violência policial! Um Brasil com mais segurança pública e com menos segurança privada. Um Brasil com mais recursos, cuidado e bons salários para todos que cuidam da segurança pública ou da segurança privada.
Idem, um Brasil que a maioria da população também deseja vê-lo, é um Brasil que invista mais dinheiro nas políticas de saúde, com melhores salários para seus profissionais, para que estes passem a cuidar com mais tranquilidade de seus cidadãos. Um Brasil responsável e sem exagero de agrotóxico nos alimentos! Um Brasil que sonhamos, é um país que seja capaz de gerenciar e se comprometer com a nossa saúde alimentar, e isso deve começar desde o preparo com as sementes das culturas e seus desenvolvimentos nas lavouras, passando por uma nova dieta que deve começar na família e nas escolas, mudando inclusive o comportamento alimentar das crianças, pois os infantes de hoje são os adultos e os idosos do amanhã, porque do jeito que está o momento da sociedade desse país, o futuro que queremos que seja, poderá se tornar um país ainda mais triste e absurdamente imensurável de pessoas cancerígenas, obesas, depressivas, indiferentes, atônitas, estranhas, loucas, doentes...
Então, o Brasil que necessitamos é um país que imponha regras sinceras e rígidas nas comunicações, que tenham poucas caras hipnotizadas nas tvs e mais caras com olhos bem abertos para cumprir seus deveres e reivindicar seus direitos, bem como estarem acordados para verem o que se passa no mundo, nas artes e nos livros. Um Brasil que seja mais leitor, intelectual, protagonista, honesto, cumpridor de deveres e garantidor do contraditório e do direito ao exercício da cidadania do seu povo, sobretudo menos corrupto, no entanto, mais democrático, próspero...
Enfim, que o Brasil seja aquele país transparente, capaz de devolver nossos impostos através das realizações, promovendo direitos e liberdade individual, coletiva e financeira! Que o Brasil seja aquele país que nos conceda abrigo e abrigue aqueles que sente frio, que não tem teto! Que amamente aqueles que tem fome, que não tem pão e nem terra! (Decreto que nenhum brasileiro passe mais fome ou fique sem lar! Nem morra sem cultivar no seu próprio pedaço de terra!). Que o Brasil seja aquele país com igualdades! Que o Brasil seja aquela “...pátria amada Brasil...” e de “...um povo heróico e retumbante...” Que seja um país de ordem! Que seja um país do desenvolvimento e do progresso! Que seja um país de inclusão! Que seja um país garantidor de direitos! Que seja um país de oportunidades! Que seja um país de superação! Que seja um Brasil de todos! Um Brasil independente! Uma Pátria Soberana!
Sei que esse texto poderá não ter nenhuma curtida, ou posso ser criticada e tals, mas não consigo entender...
O mundo um caos, pessoas morrendo (guerra, doenças, catástrofes) e muitos festejando carnaval
É tempo de se unirmos em oração e interceder pelas vidas que estão sucumbindo
Raquel quem é tu pra querer falar isso ou querer dar lição de moral? Sei que não sou nenhuma líder espiritual e muito menos religiosa, mas o que posso fazer estou fazendo, creio em Deus e estou intercedendo intensamente, porque vem coisa pior por aí
Quem é sensível já está sentindo
Eu conto
Cá na minha poesia eu conto contos
Eu conto nas entrelinhas desencontros
Nos sub textos a ficção de reencontros
Eu conto várias buscas de encontros
Conto as dores sem ter descontos
Eu conto os devaneios e confrontos
Faustos atos, reticências e pontos
Os sonhos em forma a serem prontos
Tricotados no amor em prespontos
Cá só não conto segredos de contrapontos
Particulares, os que deixam tontos
Estes só a mim mesmo... Eu conto!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
11'04", 11 de junho, 2012
Rio de Janeiro
Texto: Gn 1:26 parte A
(...) "imagem" refere-se à representação ou reflexo peculiar de algo, enquanto "semelhança" diz respeito à congruência ou afinidade em essência e caráter. Em contextos bíblicos, ambos os termos indicam como o ser humano retrata atributos de Deus; no entanto, "imagem" tende a se referir mais à forma ou estrutura, isto é, à destreza humana de raciocinar, criar e ter domínio sobre a natureza. Já "semelhança" é a condição de santidade, que pode ser vista na prática de virtudes como a benevolência, a equidade e a misericórdia (...).
ESCASSEZ DE CONSCIÊNCIA: (alusiva ao dia das águas)
Permitam-me encetar o texto com uma alusiva a um dos grandes "monstros sagrados" da Musica Popular Brasileira (MPB), que já na década de 1980, encantava o mundo interpretando uma das mais sugestivas letras de nossa musica contemporânea. O garboso Guilherme Arantes, gracioso cantor e compositor paulista, ganhador do segundo lugar do Festival Shell da MPB em 1981, com a música de sua autoria PLANETA ÁGUA. Alçando o Top 10 nas paradas brasileira, sendo uma das canções mais preferidas do público, sempre lembrada ao se tratar da preservação das águas. Talvez inspirando a data comemorativa ao dia mundial das águas, que em 21 de fevereiro 1993, foi oficialmente declarado e comemorado no Brasil para vinte e dois de março.
Porem, o que tem a ver musica com tais comemorações? Talvez não tenha, aparentemente, contudo, a abordagem ao assunto é apenas para nos reportarmos ao exercício da cidadania na educação da preservação do meio ambiente, na conscientização do uso racional de bens não permanentes, como a água. Há época, já existente na consciência destes poetas, conforme mostram suas obras. Talvez um prenúncio da história. Fato é que, 22 de março é alusivo ao dia internacional das águas. Uma das maiores riquezas naturais ou a maior que o planeta terra nos presenteou, e irracionalmente, o homem tem maculado essa verdadeira fonte de vida, usando-a de maneira incoerente, de todas as formas possíveis e imaginarias. Devastando as matas ciliares, provocando o assoreamento de rios e mananciais, consumindo-a indiscriminadamente e irresponsavelmente. A água é talvez, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana desde seus primórdios, passando pela agricultura e indústria. Bem como, seculares valores culturais e religiosos em nossa sociedade. E sem duvidas, notadamente essencial, seja na essência vital dos seres vivos animais ou vegetais, e até mesmo como fator de produção de bens de consumo.
Estudos científicos determinam que 70% do nosso planeta são constituídos de água, desses, 3% são águas doce e, desses 3%, 98% são subterrâneas, significa dizer que a maioria da água potável existente no universo é mínima diante da quantidade total apropriada para o consumo humano.
Sabemos que na sociedade atual, a busca exacerbada pelo conforto resulta quase que indispensavelmente de um aumento considerável da necessidade de água.
E se não nos conscientizarmos de que devemos, sim, incontestavelmente, nos adequarmos ao bom uso desse bem tão precioso, num futuro próximo, iremos nos deparar com a maior catástrofe natural da história da humanidade. A falta de água consumível. Se não nos imbuirmos em educar as futuras gerações contra esse iminente mal, enfrentaremos conflitos entre nações por um bem que é de todos nós. E que, até o presente, não enxergamos o perigo em nossa frente; quando lavamos nossos veículos abusivamente ou lavando calçadas desnecessariamente, esses, entre outros, são pequenos gestos que poderão se transformar em gigantescos problemas.
No entanto, é de bom alvitre lembrar, que diante de tudo isso, aqueles que deveriam desenvolver políticas públicas de convivência com o problema, transformam-no numa indústria de captação de sufrágios.
Todavia, nesse dia alusivo à água, vamos irmanarmo-nos no intuito de respeitar, admirar e amar aquele que inspirou o titulo dessa matéria. O meu, o seu, o nosso: PLANETA ÁGUA e suas riquezas naturais.
O QUE É POLÍTICA?
O texto em apreço, fomenta apresentar alguns dos teóricos que se debruçaram com afinco a expressar o conceito de política com os quais vocês irão dialoga doravante. Em uma perspectiva do ponto de vista científico e do senso comum.
O conceito de política abordado pelo “senso comum”, propõe de maneira equivocada por assim dizer, uma política desinteressante, como algo corruptível e não aconselhável ao “cidadão de bem”, improprio aos jovens, especialmente, estudantes que devem unicamente estarem em sala de aula pois política não é lugar para estudantes. Em citação a Marilena Chauí em sua obra “Paradoxos da Política”.
De certo, uma vez perguntado acerca do assunto, as respostas são quase que unânimes respondidas com adjetivos depreciativos tais como: “Ah! Política é coisa de corrupto, é um meio de comercio, não é para cidadão de bem, não nos diz respeito e Etc.
Se abordada e discutida de forma racional, vai nos reivindicar uma leitura muito mais sadia e empolgante. Do ponto de vista teórico/racional, o conceito de política consiste em dizer que: Grosso modo a política surgiu e se desenvolveu quando da necessidade de representação do “homem” que vive em sociedade. Seu significado vem do grego “Politéia”, usada para referir-se à “polis”, cidade ou estado.
Porém, sugere a história que foram gregos e romanos os criadores da política. E destaca que o filosofo Aristóteles foi bastante ativo nesta forma de pensamento. Em uma de suas obras, “A política”, expressa a relação de poder e autoridade entre civilizações, suas relações interpessoais e a necessidade de um mediador à essas relações.
A política nasce em sua essência para representar os interesses de uma dada sociedade, e em um dado momento em que isso se faz necessário a fim de encontrar-se uma harmonia e coesão de seus “indivíduos”.
É, pois, uma atividade que surgiu da vida em coletividade e está diretamente ligada ao convívio social e os direitos de seus atores sociais. Surgiu para evitar os conflitos sociais e para garantir que cada ator social pudesse expressar suas ideias, pensamentos e diferenças.
No entanto, é de bom senso dizer que já convivemos com esse pensamento desde o medievo, quando já se a praticava, mesmo que inconscientemente entre as populações tribais e suas relações interpessoais e suas lutas em defesas territoriais.
Não obstante, podemos encontrar também essa premissa na obra “O príncipe de Maquiavel”, a quem podemos chamar de pai da Política moderna e seu conceito de política estatal. “Na qual o autor determina que o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder”. E essa conquista só seria possível realizar-se com participação. E especialmente, dos jovens enquanto promissores agentes desse pensamento na luta pela resistências diuturna.
Doravante podemos enxergá-la como uma “ciência política”, área de pensamento que objetiva estudar os modelos de organização e funcionamento estatal.
Por conseguinte, não podemos esquecer que essa nova forma de pensamento tenha ganhado ênfase e institucionalidade ainda no sec. XIX, com os contratualistas: Hobbes, Lock e Rousseau. Quando passaram a compreender que o indivíduo em seu estado de natureza carece de uma mediação em sua relação “homem” natureza, a fim de evitar o conflito social e uma inevitável e sangrenta guerra pela sobrevivência em sua relação social.
No entanto, demanda pelo “pacto social”, momento em que se consolida a política enquanto instituição e mediador entre sociedade e estado. Concomitantemente, o núcleo do texto em discussão, consiste nas seguintes indagações: que relação pleiteamos enquanto educadores entre os jovens e a política em um contexto de governo e movimentos sociais? Porque eles não debatem política? Não se interessam ou são excluídos?
Todas essas interrogações se farão meras especulações, pura ilação ante o contexto sócio-político contemporâneo em que o “campus político” e seus “habitus” permeiam-se por excluir os jovens da seara política, com a pífia e arcaica dedução que são ainda imaturos e preservam comportamento “rebelde”. Discurso de atores político que reflete o pensamento de considerável parcela da sociedade plural.
A construção do texto, busca interagir com os jovens alunos, acerca de um maior entendimento e reflexão sobre um assunto vital na relação individuo sociedade. No entanto esse discurso que jovem não gosta de política, nos remete a fazer uma sensata relação de causa e efeito com o intuito de buscar respostas coerente e pertinentes a nossa realidade atual.
Todavia, entendo que a jovialidade e o pensamento crítico-reflexivo desses potenciais atores, só traria reflexos positivos e otimistas ao campo político-social. E para uma evolução racional de uma democracia saudável.
Mas, é certo dizer que não podemos declinar de cuidados para que não sejamos meros espectadores da metástase da corrupção e do projeto neoliberal que oferece riscos não só a hegemonia estatal, como ao salutar crescimento da democracia, para que ela não se torne uma tirania. Como bem disse o estadista Alexis Tocqueville em sua obra “A Democracia na América”.
E que essa política seja implementada com mais robustez à educação no país, especialmente, no tocante ao ensino médio e fundamental. É cintilante a dificuldade que sofrem os jovens que migram do ensino médio ao ensino superior dado a delgada preparação para a transição.
Por essa razão não é difícil vislumbramos jovens induzidos às ruas por uma causa alheia a seu pleno conhecimento. Por tanto, é de nossa inteira responsabilidade a cobrança de nossos direitos elementares, prerrogativas nossas contidas no art. 5º da CF, no que concerne a participação dos jovens na vida política ativa de sua sociedade. Especialmente, os jovens ruralistas que dispensam um maior engajamento aos movimentos sociais, haja vista possuírem menor acesso aos mecanismos pós-modernos.
E no contexto político atual, se tratando de país, essa máxima perde eficácia e macula sua essência ante os eventos de corrupção, quebra de decoro e escassez de políticas públicas que venham favorecer as minorias.
Portanto, podemos entender, que o conceito de política consiste em dizer seja um conjunto sistemático de ações, direitos e deveres que envolvem os campos socais e seus atores, e refere-se a uma ação que todos os indivíduos realizam quando se relacionam com o “poder”, do ponto de vista científico é aquilo que é público (coisa pública). Ainda que no contexto atual, e em razões do desvirtuamento de seus fins praticado pelos profissionais da política, essa propositura se divide em meros atores e espectadores.
Em suma, sinto a necessidade de conclusão com a seguinte propositura: “Nada é mais pobre e politicamente incorreto que uma sociedade em que seus jovens são analfabetos políticos por exclusão”.
Nicola Vital
GENOCÍDIO X ETNOCÍDIO (Discurso Oficial)
O texto em discussão, menciona a luta dos povos indígenas brasileiro acerca de seus direitos à terra e sua exploração. Manutenção de sua cultura e suas etnias. E propõe o declínio de quinhentos anos de segregação e execração àqueles atores sociais.
No entanto, não podemos ignorar que desde o Brasil colônia esta luta vem se perpetuando até a atualidade, para ser mais preciso, desde meados do século XVIII, momento em que se acirra e assume um caráter legalista por parte do Estado Monárquico através de leis forjadas para atender os interesses da classe dominante de então.
E diante desse contexto, os povos indígenas sempre foram submetidos a um patamar de submissão, exploração e cerceamento de direitos, pior, relegados ao abandono pelas autoridades e pela própria sociedade não indígena que por sua vez, apoiados em um discurso separatista e sectário, reivindicavam que os índios não deviam exercer nenhum poder de propriedade sobre as terras as quais, lhes pertenciam por natureza, alegando que eles não mais se identificavam como “puros”. Não obstante eram preguiçosos e ladrões, o que autorizava o sistema governamental em um processo de expropriação distribuí-la com os povos não indígenas e membros da coroa.
Todavia, somente através das ações do CIMI (Conselho indigenista missionário), aqueles sujeitos passam a galgar apoio em defesa de seus direitos elementares e, na busca de consolidação de seu perfil identitário. Uma vez que tudo fluía em antagonia à sua afirmação enquanto povos indígenas através de leis legitimadoras dessa barbárie. Era sob a égide desse discurso imposto pelo coroa que aqueles povos eram submetidos à toda sorte de desumanidade e cerceamento de direitos.
Muitas foram as lutas deflagradas contra o discurso oficial que também refletia na sociedade daquele contexto histórico a fim de subtrair suas terras, conquista natural e legitima daqueles atores, uma vez que os próprios, ali existiam bem antes daqueles que os colonizavam.
Sobretudo, é de bom alvitre dizer que toda essa saga de luta e resistência teve seu ápice de crueldade durante os famigerados anos de chumbo no apogeu dos governos autoritários do regime militar dos anos de 1964, em que esses povos foram brutalmente excluídos de seu habitat.
É permissível dizer quase extintos, para dar vazão ao capitalismo e interesses das mineradoras estrangeiras, latifundiários, grileiros e a agroindústria.
Momento em que essas entidades de apoio àqueles povos são fortemente perseguidas e dizimadas para favorecer outras de cunho oficial e caráter repressivo.
Concomitantemente, com o advento da constituição federal de 1988, em seu art. 231, capitulo VIII da “ordem social” uma demanda da sociedade civil organizada e rechaçada veementemente pela classe dominante através de seus representantes no congresso nacional, consegue, ainda que de modo “goela a baixo”, inserir no texto da carta direitos avançados em defesa dos indígenas, mesmo não estando a contento do que mereciam aqueles “indivíduos”, haja vista serem os mesmos, subjetivos, e que não os agracia em sua plenitude. Conforme propõe o texto da CF em seu artigo 231. Vejamos o que reflete o mencionado.
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
§ 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
§ 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
§ 4º As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.
§ 5º É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
§ 6º São nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse público da União, segundo o que dispuser lei complementar, não gerando a nulidade e a extinção direito a indenização ou a ações contra a União, salvo, na forma da lei, quanto às benfeitorias derivadas da ocupação de boa-fé.
Em suma, é plausível falar que esse discurso oficial perpassa as fronteiras do tempo e espaço, e se consubstancia na atualidade apresentando-se com moderna indumentária. Mas com o mesmo propósito de aniquilar essas etnias apresentando um modelo de dominação ainda mais pernicioso, configurado em uma associação entre o genocídio e o etnocídio perpetrado explicitamente e chancelado pelo aparelho estatal, no afã de mortificar a jovem democracia conquistada à duras penas em nosso país.
Deixando cintilante a existência de uma utopia quando se fala em “Emancipação Indígena” por assim dizer. Ante o que já fora mostrado acima no texto constitucional expresso.
ABORTO INDUZIDO, EXECRAÇÃO À VIDA HUMANA:
Devo encetar esse texto, abordando um assunto bastante polêmico desde sua essência em face de se tratar da concepção da vida humana, concessão de Deus, que tem sido banalizada de maneira inescrupulosa nos quadrantes do universo. Em se falando da vida. Bem sabemos que os governantes e setores da sociedade intelectual mundial, têm voltado suas atenções para um assunto de grande relevância e, que divide opiniões do público em geral, encontrando certa resistência junto às facções religiosas. Que é a famigerada legalização do aborto sem critérios. Provocado de forma Domestica, Química ou Cirúrgica. O que na minha ótica não se desvincula do crime de infanticídio que antes de ser previsto no código penal brasileiro fere de morte os princípios divinos e, que os defensores tentam rotular com uma terminologia evasiva ou confusa, ofuscando o assassinato, com o jargão “Interrupção Voluntária da Gravidez” ou “Direito de Decidir”. Decidir Sobre a vida de outrem, é incoerente e inconsequente.
Se partirmos do pressuposto que Jesus Cristo houvesse sido abortado, o que seriamos hoje? Ou talvez você não gozasse do conforto e comodidade de uma viagem aérea se Santos Dumont não tivesse sido concebido. Quem sabe você não estivesse agora lendo esse texto se o britânico Edward Jenner tivesse o direito de nascer suprimido pela insensatez daqueles que sem nenhum motivo plausível abomina a vida humana. Ou talvez não pudesse sequer mensurar os nossos prejuízos sem a existência de Carlos Chagas, Vital Brazil, Osvaldo Cruz e, outros personagens que ajudaram a escrever a boa história da humanidade. É certo que você está a si perguntar, e os tiranos? Qual Adolfo Hitler, Jack o estripador e outros gênios do mal que também tiveram o direito à vida? Todavia, aplicando-se o princípio do – IN DUBIO PRÓ RÉU é melhor absolver mil culpados que condenar um inocente.
Pensar que existem seres humanos contra a concepção da vida, o direito de nascer, é bestial e contraditório. Sendo assim, por que viemos ao mundo? Será que teus pais queriam frustrar-se do teu abraço? De participar do teu processo de crescimento e aprendizado? Por que não fazes uma autocrítica e te pergunta se escolherias ter sido abortado? Ah! É certo que não.
Só para reflexão daqueles que defendem a legalização de tão bárbaro crime, Poderíamos ainda está convivendo com o Apartheid na África se não estivesse existido Nelson Mandela. O que seria dos pobres excluídos de Madre Tereza de Calcutá? E como seria hoje o cristianismo sem ter existido o papa pop? Sem dúvidas, seriamos tristes sem a alegria e irreverência do baiano Carlinhos Brow. Outros viram, se sua arrogância não obstaculizar.
Ora! Será que não estaríamos interrompendo o nascimento do descobridor da cura de doenças mortíferas que assolam a humanidade? Ou quiçá, aquele que traria a paz ao mundo. Claro é conveniente aos governos e intelectuais, massificarem campanhas contra a vida, pois é bem mais barato induzir o aborto que honrar suas obrigações durante toda a vida do cidadão.
Deus nos agraciou com a vida, e não o direito a ceifa-la. Contudo o homem diante de todo seu egoísmo e insanamente, pensa em governar algo que não pertence ao seu vil e pretensioso reino.
Neste momento, ao perfazer o texto, me deleito com as afáveis melodias de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Clara Nunes, Elis Regina, e outros nomes da música, da literatura, da arte como um todo e Etc, que ajudaram a escrever a história do Brasil e do mundo.
Editado
Faltou a maior parte do texto.
Expandindo a percepção
Abra bem os seus olhos, percepção
Deixando as sensações do ser
Entender e compreender
Tudo o que se passa diante de você.
Olhos internos, bem abertos
Porque o que vemos literalmente
Muitas vezes nos enganam
Pela falta dessa energia
Iluminada
Nosso terceiro olho
Sintonia fina
Da consciência do universo
Metaverso
Em nós...
Infelizmente, muitas traições...
E quem se alinha com essa energia
Do bem e do amor
Consegue anteceder
Perceber e ver, claramente
O que está se manifestando
Entorno de nós
Para sugar a nossa energia...
Então, se abra para essa experiência
Se entregando para o amor universal
Isso é presença espiritual
Não é aparência
É entendimento
Da essência humana
Da nossa raça
Da consciência universal
Para que as "Faces" do mal
Jamais nos engane, iluda: prejudique...
Para mandarmos livres
Libertos
É com muita paz no coração
Abraços
Felicidades
Paz no coração
@miranda.tato
Grato pelo olho que nos toca
Perfeição, gratidão
Gislaine Nascimento
Grato pelo olhar espiritual
Mateus Miranda
Valeu pela tatoo na essência
Um texto profundo e reflexivo sobre a Bíblia e seu significado!
"A Bíblia: Manual de Instruções para Todas as Fases da Nossa Vida
A Bíblia é o único livro que contém o propósito e os planos de Deus para nós, seus filhos. Ela relata histórias vividas por humanos, incluindo nosso Grande Mestre, Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus enviado à terra para a glória do Pai e para a continuidade do nosso bem maior: a vida.
Todos os livros da Bíblia são ensinamentos verdadeiros para seguirmos e alcançarmos a vida eterna. Alguns ensinamentos são valiosos em todos os tempos, destacando-se o amor a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a si mesmo, a caridade, a consciência transparente e a construção de um caminho menos espinhoso para o nosso próprio bem.
Ensinar e pregar o Evangelho é crer em Deus. É na Bíblia que encontraremos todos os motivos, razões e porquês da nossa existência.
O Propósito de Deus não deve ser desviado. No entanto, ao longo dos séculos, a interpretação humana contradiz o verdadeiro sentido da Palavra de Deus.
Infelizmente, o uso indevido do Evangelho gerou fanatismo fatal em todas as gerações, impondo poder, dinheiro, etnia e posição social. Isso separou as pessoas e causou discórdia nas religiões, desamor e separações.
O distanciamento por classes, opção sexual, raça, cargo profissional e outros fatores fortalece e dilacera as almas, proliferando o distanciamento de Deus.
Mas, quando bem interpretado, o Evangelho ganha força e poder para transformar o caminho, buscando felicidade plena com Deus. A Bíblia é a base do princípio, meio e fim.
É preciso anunciar a palavra de Deus sem a ideia de construir riquezas materiais aqui na terra, com a mesma verdade que foi escrita.
Um texto que reflete sobre a importância da Bíblia e do Evangelho em nossas vidas!
Texto inspirador e reflexivo!
"Ainda somos os mesmos, apenas mudam os nomes,
Os personagens continuam, as histórias se repetem.
Na Bíblia, encontramos exemplos:
Judas, que traiu Jesus;
Eva, que desobedeceu Deus e manipulou Adão;
Dalila, que enganou Sansão;
Caim, que matou Abel.
O mal se multiplica em todas as gerações,
Com a prática da mesma história,
Acometida em vidas passadas.
A luta do bem contra o mal,
Começou no princípio da criação do mundo.
O mal feito virou história,
E não pode ser desfeito.
No entanto, somos, em maioria,
Em busca do bem,
Construindo pontes do amor,
Para não repetir os mesmos erros.
A evolução é gradual,
E não regride.
Um dia, almejamos alcançar,
A confiança de Deus,
Aqui e em outros mundos.
A fé é constante,
Para liberar o espírito opressor,
Que nos leva a cometer barbaridades.
A caridade e o amor de Jesus Cristo,
Resplandecem todos os dias,
No universo,
Para que sejamos melhores,
E felizes,
Em comunhão com nosso irmão de jornada.
Sei que o paraíso existe,
Dentro de nós,
Nos lares,
E no coração de todos.
Somos herdeiros da graça de Deus,
Para sermos a luz no mundo."
Essa reflexão nos lembra de:
- Aprender com as histórias passadas
- Buscar o bem
- Cultivar a fé
- Ser a luz no mundo.
Um texto definindo o hoje
“Não, eu não sou apaixonável. Não faço o modelo preferido dos outros, não sou a mais desejada e muito menos a escolhida da maioria. Não agrado a todos e também não costumo me esforçar para isso. Sou um ser estranho, desastrada ao extremo e dez vezes mais complicada. Admiro os poucos que se adaptam ao meu jeito. Não sou fácil, hora tô de bem, hora tô emburrada. Mas se você fizer uma forcinha vai conseguir tirar um sorriso, e até mesmo um cafuné meu.”
É dificil conviver com a distância , eu amar você e não poder te ter por perto , sonhar com você e acorda no meio do sonho e vê que tudo não passo de imaginação , eu queria poder levar café na nossa cama de manhã , te acorda com um beijo meu sussurando no seu ouvido o quanto te amo , eu queria passear de tarde com você , no parque , queria poder te beijar o dia todo , sentir seu cheiro , e você deichar seu cheiro em mim , queria fazer do seu colo meu travesseiro , do seu abraço meu coberto , queria poder sorrir com você , te chamar de meu bobo , meu gordo , meu idiota , queria fazer cossegas em você para te irritar , e ver suas garganhadas , queria poder ver um filme com você nos dias chuvossos , sentados no sofá , um filme romântico , pipocas , eu apenas queria você ao meu lado , eu te fazendo rir , e você me fazendo rir , queria poder reclamar a você que você esta puxando coberto de mim denoite na cama , queria poder fazer ciumes para você , para você ficar bravinho e depois eu dizer mil vezes que eu amo você meu bobo , queria poder segurar sua mão quando você estivesse com medo , e dizer que eu estou ao seu lado , queria poder dormi de conchinha com você , queria poder sair de mãos dadas na rua com você e todo mundo ver , queria poder queria poder subir no cristo redentor e gritar bem auto para mundo todo ouvir , que é você que eu amo , você que eu quero , você que sempre vou querer , te amarei para sempre , distância pode imperdir um toque , mas nunca um amor verdadeiro.