Texto de Reflexão de Amor
É a pior morte, a do amor. Porque a morte de uma pessoa é o fim estabilizado, é o retorno para o nada, uma definição que ninguém questiona. A morte de um amor, ao contrário, é viva. O rompimento mantém todos respirando: eu, você, a dor, a saudade, a mágoa, o desprezo - tudo segue. E ao mesmo tempo não existe mais o que existia antes.
Norman Mailer certa vez escreveu: “As pessoas procuram o amor como solução para todos os seus problemas, quando na verdade o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas.” É isso aí. Primeiro aprenda a administrar seus conflitos e tristezas, aceite suas oscilações de humor, busque a serenidade, fortaleça sua auto-estima e ampare-se em si próprio, sem se valer de bengalas emocionais. Aí sim, feito o dever de casa, seu prêmio estará a caminho.
O amor é covarde, nos ilude até nos fazer acreditar que ele é verdadeiro. Depois, quando ele de repente se cansa, nos deixa sofrendo. E como recompensa, ele nos presenteia com um novo amor, que a princípio nos engana com uma felicidade temporária... até ele se cansar de novo. E assim vai nos levando, sempre com falsas esperanças de felicidade. Nos deixando cada vez mais frágeis, mais iludidas. Mas o coração da gente é bobo, hipócrita, cego, imaturo... e está sempre disposto a amar novamente, mesmo sabendo que corre o risco de sofrer, mais uma vez.
Amar e Ser Amado
A vida é uma constante seqüência de escolhas, algumas quase sem importância no rumo do futuro. E outras que irão mudar a vida pra sempre.
Impossível saber qual é a escolha certa 100% das vezes, mas é possível saber qual escolha não queremos para nós.
Afinal até que ponto vale a pena lutar por aquilo que se quer. Não sob o ponto de vista da perseverança. E sim do tempo perdido, desperdiçado em um batalha da qual o objetivo é utópico.
Isso é muito perceptível no amor. Todo mundo “sabe” que quando se ama de verdade, tudo deve ser feito em nome deste. Uma vez que tudo vale a pena por um grande e verdadeiro amor.
Diz-se que o amor não é um sentimento em que se troca, e sim de se doar. Dar sem pensar em receber, pelo simples fato de ver a outra pessoa feliz. E isso acontece.
Porém esqueceu-se de mencionar que o ser humano nasce e morre sozinho. É um ser por natureza egoísta. E como tal, necessita de um retorno, um reconhecendo do seu sentimento.
E isso muitas vezes é impossível, e aí vem uma questão.
O verdadeiro amor é real quando acontece sozinho, incompleto?
Onde existe a relação, do ser que ama de verdade e do ser que é verdadeiramente amado. Ao invés de o ser que ama e é amado verdadeiramente.
O que então deve ser feito, amar incondicionalmente, mesmo sem a certeza de que, presente ou futuramente, esse sentimento não possua retorno. Ou lutar para expurgar um sentimento que é oferecido a quem não o valoriza.
Não se vem a esse mundo para amar, vem-se para ser feliz. E a forma mais simples e perfeita para isso é amando e sendo amado. Uma relação completa e não algo fracionado ou ínfimo escondido muitas vezes por frases clichês de...As pessoas nunca amam da mesma maneira e intensidade.
Baboseira.
Aspectos de personalidade perfeita, e outras dezenas de adjetivos é algo fundamental.
Mas sentir-se amado pela pessoa que se dedica este forte sentimento é essencial.
Ninguém quer ser meio feliz, meio apaixonado, meio amante, meio especial. O ser humano que por completo, viver a intensidade desse sentimento importante, especial e único.
Sentir a pessoa se doar, preocupar-se, lutar seja pouco de vez em quando ou muito diariamente. Isso tudo para sentir a sensação de ser amado. Uma certeza singular de que alguém perde o sono por você, e que sua presença é algo tão especial que faz com que muitas vezes respirações sejam perdidas.
Enfim, após saber-se tudo isso. Vem o mais difícil de tudo. Tomar a atitude de tirar da sua vida uma das pessoas mais especiais para você. E resistir ao terremoto de saudade que irá bagunçar os pensamentos. E não perder a consciência que o mais importante para você é ser feliz..
CANSEI DE SER BOBA
“Declare guerra a quem finge te amar, declare guerra
A vida anda ruim na aldeia
Chega de passar
A mão na cabeça de quem te sacaneia...”
De uns tempos pra cá, muita coisa mudou. Terminei um namoro. Deletei um monte de gente da minha vida. Tudo sem um pingo de remorso. Quem me conhece, sabe que eu nunca fui assim. Sempre dei segundas, terceiras e décimas chances pra todo mundo. Sempre compreendi os erros alheios. Chorei e sofri junto. E passei a mão na cabeça de quem fingia querer o meu bem. Estou mentindo?
A verdade é que, se me analisarem hoje, eu virei outra pessoa. Sou quase a mesma de sempre, mas sinto que não sou mais boazinha. Minha tolerância acabou, minha intuição fareja à distância uma cabecinha ruim. Não aceito mais ser amiga de stalkers, de gente mal-resolvida e que me ferra pelas costas. Não tenho raiva de ninguém, mas minha prioridade agora é uma só: eu. Podem me chamar de egoísta, eu aceito. Mas chega uma hora na vida que a gente tem que parar de ser boa com os outros e ser boa – primeiramente - com a gente. Fiquei amarga? Não mesmo. Agora eu sou prática. Vacilou? A porta está aberta, meu bem. Sem dó nem piedade.
Outro dia uma amiga me disse uma frase que prometi não esquecer: quando o “ajudar ao outro” começa a te prejudicar, chegou a hora de parar. OK. Me desculpem, então, os que larguei à deriva. Salve-se quem puder! (Não é esse o clima?).
É, gente, infelizmente, tudo tem seu limite. A gente nunca vai ajudar alguém que (de alguma maneira) quer te prejudicar. É a mesma coisa que salvar quem está afogando. Se bobear, um abraço. Em um minuto, os dois estarão lá no fundo...
Acho que deveria ser instituído com amigos igual fazemos com namorado. Uma coisa do tipo: querida, vamos terminar... Acho muito digno. E até saudável. Afinal, se quase nada é eterno, quem disse que amizades não podem chegar ao fim?
Eu sempre fui boazinha, admito. Mas... EU FUI. Agora, acreditem ou não, não sou mais. E não vou tolerar ninguém que me faça ter sentimentos que não sejam incríveis. É uma questão de respeito com a minha própria vida. E comigo mesma. Não quero. Não posso. Não vou. E, se insistir, eu vou botar pra quebrar, despejar cada palavra dura, doa a quem doer. Estão com medo? (Eu estaria). Cansei de cobranças, chantagens emocionais, meu coração antes mole ficou forte, imaginem só! 4 séries de 8 durante anos e anos.... (Me entendem?).
Então pra você que acha que eu sou a mesma boba de sempre (que escuta, releva e põe panos quentes), um aviso: tome cuidado comigo. Porque agora que eu sei o que me é caro, não vou mais deixar barato.
- "Eu me comprometo a ajudá-lo a amar a vida, a sempre abraçá-lo com ternura, e ter a paciência que o amor exige. Para falar quando palavras forem necessárias, e compartilhar o silêncio quando não forem. E viver no calor do seu coração, e sempre chamar de lar."
- "Eu me comprometo a amá-la seriamente, em todas suas formas. Agora e para sempre. Prometo que nunca vou esquecer que esse é um amor para toda a vida. E sempre sabendo na parte mais profunda da minha alma, que não importa que desafios venham a nos separar, sempre encontraremos um caminho de volta para o outro."
Ironia
Como é irônica a vida
Como é entranho viver
Tive que novamente amar
Para um antigo amor esquecer
Busquei refugio em outro alguém
E depois de você
Já não vejo mais ninguém...
Você surgiu e me encantou
Seu sorriso doce e angelical
Em pouco tempo me enfeitiçou
Seu jeito irreverente e meio moleque
Fez de você alguém especial
De quem ninguém nunca se esquece
Você me fez sentir um amor sincero e puro
Ao seu lado, sinto que o mundo é um lugar seguro.
Você é minha fortaleza
Seu amor é minha maior riqueza
Você é real, você é meu amado.
Por voe senti um amor inesperado
Não posso mais negar
Não tem como deixar de ser
Jamais poderei viver
Sem ao meu lado ter você
A melhor arte da vida é o que fazemos por nós mesmos , amar-se a si mesmo exige muito talento, valorizar-se exige muito sentimento, e gostar-se exige muita confiança. Ninguém por mais que diga "eu te amo", te fará feliz se você não acredita que és capaz de ser . Dedicar-se a alguém que pouco importa com você seria o mesmo que se atirar em um abismo escuro sem possibilidades de enxergar o verdadeiro caminho que te leve a felicidade . O que alimenta o amor e te faz conquistar um coração que te ame, não é sua beleza física,seu sorriso, ou seus bens, isto são complementos, pois a maior conquista esta na sua auto estima...Ame se e só assim
poderá amar alguém
Sonhei você
cada dia de minha vida
Imaginei seu rosto,
sua voz e seu sorriso.
Seu jeito de amar
e confiar no amor
Nada mais importa.
Tristezas,
angústias,
tudo se dissipou
quando você chegou.
E você é muito mais
do que sonhei.
Tem a beleza
que a felicidade traz,
tem a alegria
de quem confia na vida,
tem a certeza
de quem acredita em Deus.
Os coração tempos de espera
não importam,
importa que você chegou
dando vida a minha vida
paz a minha alma
e AMOR ao meu coração.
NÃO FIQUE TRISTE Não fique triste,se alguém não soube lhe amar...
São coisas da vida,
em suas eternas armadilhas,
pois nem sempre podemos
amar a quem queremos...
Levante a cabeça,
aquiete seu coração,
pois você tem razão...
é prá frente que se anda,
e se no coração não se comanda,
temos que saber sair dessa armadilha,
e assim a vida será uma maravilha...
Não se prenda a uma tristeza,
pois a vida é uma beleza...
Certamente minha querida
outro alguém surgirá em sua vida,
que possa lhe amar
como você merece ser amada...
De uma forma tão apaixonada,
que se alguém não lhe correspondeu,
logo será uma sombra que no passado se perdeu...
E em sua felicidade,
não sentirá sequer uma leve saudade...Tenha um excelente fds e fica com Deus blz. Fuiiiii
Louco Sonhador
É a vida, é a vontade, é o desejo, é a solidão;
É a loucura de amar que invade o coração...
Queria ter o poder de te fazer acreditar;
Que ainda existe pessoas dispostas a amar...
Queria estar nos teus braços acordar;
Matar o desejo que invade meu pensar...
Loucuras de alguem que luta por sonhar;
Num desejo tão profundo que é do teu lado estar...
Se queres amar a vida, eu preferiria dizer, se queres apreciá-la lucidamente, não te esqueças que morrer faz parte dela. Aceitar a morte -a sua, a dos próximos- é a única maneira de ser fiel à vida até o fim.
Mortais e amantes de mortais: é o que somos e o que nos dilacera. Mas essa dilaceração que nos faz homens ou mulheres, também é o que dá a vida o seu preço mais elevado.
Se não morrêssemos, se nossa existência não se destacasse assim contra o fundo tão escuro da morte, seria a vida tão preciosa, rara, perturbadora? “Um pensamento insuficientemente constante sobre a morte, escrevia Gide, “nunca deu valor suficiente ao mais ínfimo instante de vida.”
Portanto é preciso pensar a morte para amar melhor a vida -em todo caso, para amá-la como ela é: frágil e passageira- para apreciá-la melhor, para vivê-la melhor, o que é uma justificação suficiente para este capítulo.
- É possível amar mais de uma vez em minha vida? - perguntei ao sábio.
- Obviamente - respondeu - O amor é infinito, o corpo foi feito para amar. É difícil muitas vezes aceitar isso...
- Por que? Pois o amor é egoísta, insatisfeito e carente? - Insisti.
- Não - retrucou suavemente - O ser humano é egoísta, insatisfeito e carente. Mas quando se há amor, todas as barreiras são quebradas... Basta haver reciprocidade no sentimento...
- Mas como eu saberei se ele realmente me ama como diz?
- Bem... Ninguém tem o poder de ler mentes, desvendar sentimentos, olhar por outros olhos... Mas quando se ama, se sente... se confia... ninguém nunca saberá, mas se seu coração estiver feliz, siga em frente... você está com ciúmes... porque você tem medo de perdê-lo...
Simplesmente me calei... fechei os olhos e pude sentir... aquele rosto me veio em mente e só tinha vontade de olhar aqueles olhos. E nisso percebi, que independente do que ele sentia, eu o amava, e faria de tudo para que isso durasse para sempre...
É necessário amar… Quem não ama na vida?
Amar o sol e a lua errante! amar estrelas,
Ou amar alguém que possa em sua alma contê-las,
Cintilantes de luz, numa seara florida!
Amar os astros ou na terra as flores… Vê-las
Desabrochando numa ilusão renascida…
Como um branco jardim, dar-lhes na alma guarida,
E todo, todo o nosso amor para aquecê-las…
Ou amar os poentes de ouro, ou o luar que morre breve,
Ou tudo quanto é som, ou tudo quanto é aroma…
As mortalhas do céu, os sudários de neve!
Amar a aurora, amar os flóreos rosicleres,
E tudo quanto é belo e o sentido nos doma!
Mas, antes disso, amar as crianças e as mulheres…
Talvez, quando eu achar que não preciso mais de ti, tu venhas me amar
Talvez, quando a vida me mostrar o caminho certo a seguir, tu venhas parar pra me olhar
Talvez, quando o mundo girar tanto que eu ficarei cansada de esperar por ti, tu venhas pensar em mim
Talvez, quando os dias passarem tanto que eu vá embora pra sempre, tu venhas me pedir pra ficar
Talvez, quando um amor novo me chegue ao coração, tu venhas perceber que me ama
Talvez, quando eu deixar de fazer tudo o que tu quer, tu venhas perceber que precisa de mim
Talvez, quando na chuva tu estiveres sozinho na chuva e com frio, tu venhas perceber que precisa do meu calor pra te aquecer.
Porque é assim que estou hoje:Sozinha na chuva e com frio.Enquanto tu te divertes com tuas ilusões, eu fico aqui, a te esperar.Mas cuidado, no dia que tu perceberes que de mim precisa, TALVEZ seja tarde demais.
Haverei de te amar a vida inteira
Haverei de te amar a vida inteira.
Mesmo unilateral o bem querer,
é forma diferente de se ter,
sem nada se exigir da companheira.
Haverei de te amar a vida inteira,
(não precisa aceitar, basta saber),
pois amor que faz bem e dá prazer
a gente vive de qualquer maneira.
Eu viverei de sonhos e utopias,
realizando as minhas fantasias,
tornando cada qual mais verdadeira.
Eu te farei presente em meus instantes.
Supondo que seremos sempre amantes,
haverei de te amar a vida inteira.
Pai Oxóssi.
Que a sua humildade me ensine amar as coisas simples da vida.
E que eu nunca queira a mais do que mereço e nem menos do que tenho de direito.
Que as dificuldades lançadas em meus caminhos me traga conhecimentos e sabedorias, me ensinando a ser uma pessoa melhor.
Que sua flecha seja certeira, revelando a falsidade e o maldizer por trás de um sorriso, e a inveja, e palavras de maldições que chegam até mim em formas de abraços.
Que eu carregue sempre comigo a sua honestidade e tua verdade, e que elas sejam meu passaporte para uma vida digna e de respeito, me tornando merecedora das coisas boas reservadas para mim durante minha caminhada evolutiva.
Senhor soberano, traga prosperidade em todas as áreas de minha vida, e que as coisas boas não cheguem somente a mim, que ela possa alcançar também o meu irmão.
Que assim seja!
Okê Arô Meu Pai Odé!
Caminhar com segurança!
Viver, amar, sonhar, sorrir e se entregar, a vida é a mais bela de todas as obras, a natureza é como uma mãe ou irmã mais velha e o nosso querer esbarra muitas vezes nas condições impostas por ela, existe o livre arbítrio e a necessidade de caminhar sempre adiante, como uma missão que muitas vezes tem propósitos contrários aos interesses alheios, apenas cabe a cada um ter noção e consciência de onde quer chegar.
Viver é preciso, assim como se torna necessária a saga de ser feliz, mediante o caminho escolhido entramos em conflito com as mais importantes bases da nossa sobrevivência pessoal, nossa família, amigos e até nossa própria consciência.
Amar é um dom que o ser humano traz consigo, amamos absolutamente tudo nessa vida e muitas vezes sem querer negamos o amor a quem realmente necessita, cabe a cada um de nós termos a disposição para sacrificar algo que realmente ame para fazer feliz quem precisa desse amor, não se engane, pois nesse imenso mundo em que vivemos estamos fadados a viver com a mais intensa necessidade, é como se estivéssemos todos presos por um único cordão umbilical.
Sonhar não é difícil, duro mesmo é realizar os sonhos e segurar a ansiedade em ser feliz diante de tantos descaminhos, tantas desilusões, desde pequenos venhamos tendo surpresas nessa vida, todos nós temos nossos problemas, vivemos dentro do mesmo ambiente, respiramos do mesmo ar, e desfrutamos da mesma paisagem, mas choramos por motivos tão distantes que algumas vezes pensamos não pertencer ao mesmo mundo dos demais e inevitavelmente vem aquela pergunta; por que eu?
De qualquer forma é necessário sorrir, nosso sorriso nos traz a certeza que o amanhecer vai ser diferente e tudo pode mudar, é como pedir para a vida sorrir com a gente numa certeza que damos a Deus de acreditar no seu poder, na sua misericórdia, a condição que um pai jamais quer ver seu filho sofrendo, mesmo que a irmã mais velha jogue-o à sua própria sorte.
Tão somente é necessário nos entregar, talvez seja essa a saída para toda essa sede de vida, uma entrega de todo o coração faz toda a diferença, pois está no coração do ser humano a mais intensa forma de sinceridade, no entanto nem todos os têm a mesma essência e não cabe a Deus modificar absolutamente nada, ele apenas nos ensina como caminhar de uma forma segura, segurando sua mão.
TEMPO
Temos tempo para tudo na vida;
Tempo para amar,
Tempo para rir,
Tempo para ser feliz,
Tempo para viajar.
Tempo para passear,
Tempo para descansar,
Tempo para dormir.
Em resumo tempo para viver,
Até temos;
Tempo para chorar,
Tempo para ser infelizes,
Tempo para adoecer,
E tempo para outras coisas tristes.
No fim disto tudo ainda arranjamos,
Tempo para morrer.
Ama,ri,chora, mas vive o tempo que a vida te dá.
ESPERA
Vem minha vida
Tão linda no seu andar
Me faz companhia
E deixa eu te amar.
Só quero saber
Se posso contar
Se tento esquecer
Ou se dá pra tentar
Vem logo comigo
Que a noite tá indo
E já não consigo mais esperar
Logo estarei adormecendo
Mas ainda assim querendo
Nos meus sonhos te encontrar
Rodivaldo Brito em 25.11.2018