Texto de reflexão
Minha preocupação é pensar e fazer a seguinte reflexão: se as
novas tecnologias não estão somente a serviço de supervisionar essa face
narcisista de Primeiro Mundo, de nações desenvolvidas para encobrir os
desfalques que o Primeiro Mundo dá nos demais países, embora sempre
respondendo com uma aparência de perfeição subcontrolada aos demais
países, proporcionada para reforçar esse aspecto de felicidade imediata para falsificar a realidade próxima
Filosofia não é para criança. Filosofia é uma atividade de reflexão que pressupõe a aquisição de um grande volume de informações. A filosofia começa realmente quando você tem o domínio de várias ciências, o domínio das artes, da religião, da história, etc. Na hora em que você quer formar uma noção de conjunto e quer encontrar o fundamento da cultura, aí sim surge a questão filosófica propriamente dita. Eu sinceramente não acredito em ensino de filosofia para criança. O que eles fazem é ensinar discussão ou fazer pregação política e chamam a isso de filosofia. Pergunto eu: havia crianças no grupo de Sócrates? Não. Eram homens maduros, homens casados, pais de família, pessoas importantes.
A formação da inteligência humana passa por várias etapas que não podem ser trocadas. Uma criança até uns sete, oito anos vive de imaginação, vive num mundo fantástico. [...] Então a educação da imaginação e do sentimento vem primeiro. Essa educação da imaginação e do sentimento é feita sobretudo por dois elementos, a arte e a religião. Então, se fosse possível, eu centraria a educação das crianças até uma certa idade nessas duas coisas.
A medida em que se forma o seu mundo imaginativo e sentimental você começa a fazer escolhas, e nessa hora você percebe que as suas escolhas divergem das escolhas das outras pessoas. Portanto você começa a discutir com as pessoas. Nesse momento você entra na idéia da participação na sociedade. Aí começa a educação social e política, mas só para quem já tem aquela base de sentimento e imaginação.
Depois que você já está participando da sociedade e tem aquele senso da polis, da organização, da sua responsabilidade social, etc; chega um dia em que você vê tantas opiniões circulando que você fica confuso no meio delas e daí você se pergunta: 'Peraí, mas de todas as opiniões qual é a verdadeiramente certa?'. É só neste momento que pode entrar a filosofia. Quando você conhece o conjunto das opiniões em circulação. Aristóteles já dizia que a investigação de qualquer assunto na filosofia começa com você colecionando as opiniões predominantes e das pessoas que sabem as opiniões dos sábios. [...] Então o ensino da filosofia deveria começar entre os dezoito e vinte anos, quando a pessoa já tem idéia das correntes de opinião que existem na sociedade, quando ela conhece opiniões alheias e conhece tantas que já começa a ficar confusa. Nesta hora entra a filosofia.
Filosofia é uma atividade de reflexão. Reflexão é uma digestão. Se você faz a digestão sem ter comida você ganha uma úlcera. A reflexão sem matéria prima e sem conhecimento positivo da religião, da ciência, da história, etc., é o mesmo que digerir o vazio. Assim se cria a mentalidade de um discutidor bobo, pois a coisa mais fácil do mundo é você contestar as coisas e fazer perguntas.
Mesmo que estejamos em silêncio, existe o Tempo da Reflexão.
Pensamentos e corações adornados de sentimentos.
No caminho que se escolhe, quem ama te acolhe, e de mãos dadas podemos caminhar.
Feito laços de ternura, entrelaçam vidas, empatia e não desilusão.
Carregados pelo Tempo, meu respeito e devoção...
Quero envolver-te em meus braços e com amor beijar-lhe as mãos.
Porque Só o tempo é capaz de ajudar e entender um grande Amor...
Reflexão do dia:
Você parou para pensar em quantas pessoas gostariam de estar em seu lugar? De ter a oportunidade que você tem? Já parou para pensar que perdendo o que tem pode piorar ainda mais o que você acha que está ruim? Não perca a oportunidade dada. Corra! Mexa-se! Ergue-se! e faça dessa oportunidade o seu melhor!, mostrando aos outros e para si mesmo que você pode, você quer e você consegue.
REFLEXÃO 👇
{...} Se nos preocupássemos tanto em colocar Sinceridade nas nossas açôes, e em melhorar o nosso Carácter {Comportamento} da mesma forma que nos empenhamos em busca do Conhecimento...
In shaa Allaah, o nosso Conhecimento teria um Impácto positivo nas nossas vidas e na Sociedade em Geral!
Mas, a arrogância, a ostentação e comportamento sujo, dominam tanto que, cegamente, acabamos por transmitir uma péssima imagem relativamente ao Conhecimento que estamos a adquirir!
...E por fim, ao invés das pessoas se aproximarem para aprenderem, acabamos mais uma vez, por afastar as pessoas daquilo que poderia ser um Bem maior para elas...
Tudo por causa da nossa Arrogância, Ostentação e comportamento Sujo!
Será que já paramos para pensar;
-Se fôssemos Humildes e tivéssemos Bom Carácter!...
Quantas pessoas beneficiariam!
Tinha muito à dizer, mas prefiro parar por aqui!
Que Allaah tenha Misericórdia de Nós, e faça com que esta Publicação sirva de exortação e Lição para Mim e para todos em Geral!
Reflexão sobre "Adolescência"👇
...Sinceramente, esse Mundo supostamente "Civilizado", precisa de uma Civilização!
Porque, é absurdo ver jovens de 14 a 17 anos de idade namorando e tirando gravidez...Enquanto são considerados "Adolescentes"!
O que é Adolescência?
Como disse o irmão
[que Allaah o preserve]:👇
👉 Adolescência: é um termo ocidental, destinado a encontrar uma desculpa para a estupidez dos jovens.
Que Allaah tenha misericórdia de nós!
--------___-------___-------___-------___------
I
Quando o inesperado já não nos surpreende.
Quando a perplexidade resulta em reflexão.
Quando momentos soam como melodias a serem letradas.
Quando não há mais gargalhadas nem choro.
Quando o tempo dá mais tempo.
II
É tempo de auscultarmos a língua dos Anjos
III
Aequo animo¹
Ad augusta per angusta
Refletindo e partilhando essa reflexão com os meus irmãos.
O Amor de Deus por nós é um amor misericordioso, um amor compassivo e gratuito. Ele toma a iniciativa de nos amar nos dando seu filho único para ser crucificado por nossos pecados.
Um coisa é clara para nós, a essência de Deus é o "Amor", mais qual seria a nossa essência ?. Acredito que Deus ama a todos de forma incondicional, mas será que nós o amamos também ? Essa é uma pergunta que deveríamos fazer todos os dias.
Amar a Deus vai além de irmos a igreja ou prestarmos culto a ele, amar a Deus implica em uma renuncia, e a vivência de seu senhorio sobre nossas vidas, dizemos ser de Deus mas é sempre a nossa vontade que prevalece, sempre será os nossos caprichos em primeiro lugar, mas aí lhe pergunto, que amor é esse ? , Amor que não existe um comprometimento, que não nos submete a uma mudança não é amor. Vemos pessoas em nossos dias prejudicando as outras pessoas, fofocando , contam mentiras, se mordem como animais na tentativa de serem melhores, se revestem de uma autoridade que não lhes foi dada. Amar a Deus é morrer para si mesmo para e outros conheçam esse Jesus que conhecemos, mas muitas vezes no queremos brilhar mais que Jesus.
Essa é uma reflexão que devemos fazer todos os dias, tenho amado a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo ? Vivemos em um tempo que não podemos ser hipócritas, não podemos nos revestir de uma falsa humildade.
Deus quer a nossa salvação !!!
Pense em cada linha, em cada Palavra.
Marcelo - Sorocaba SP
É MELHOR SER OVELHA...
REFLEXÃO
“Num passado recente, em nossa congregação, Jesus salvava mais, as almas perdidas, do que agora. O que está acontecendo?” Continuamente ouvimos esse questionamento no meio da irmandade evangélica.
Provavelmente isso aconteça por as ovelhas não cumprirem bem seus verdadeiros papéis de “gerar ovelhas”. Sim, ovelhas geram ovelhas. É assim que a igreja cristã se formou em todo mundo e, em Campos Belos não foi diferente.
Um poeta diz numa letra de sua composição que “as igrejas antigamente eram cheias/ ultimamente, estão vazias/”... Isso é real, pelo fato do amor de muitos ter esfriado. Daí a razão de ser dessa realidade.
“Os templos estão cheios de crentes vazios”. Comentam.
Se não temos atributos divinos para julgar, como mensurar então, os níveis espirituais das pessoas?
Havendo um desconforme, na vida de alguém precisando ser repensado e corrigido, o templo ainda é um dos ambientes mais propícios para Deus falar conosco e nos orientar. Por meio dos seus vasos de honra.
Na casa de Deus, as ovelhas conhecem a voz do Sumo Pastor, e vão remoer aquele alimento espiritual e digeri-lo. Para então decidirem sobre o norte espiritual para suas vidas.
Estando no templo já é interessante: uma hora poderão chegar ao pleno conhecimento da verdade.
O momento em que vivemos com tantas crises, em todos os seguimentos da vida, nos preocupa sim, mas não desanimemos, com os acontecimentos desoladores do presente.
Viver como ovelhas de Cristo nos conforta bastante porque sabemos que Ele, está no comando de nossas vidas.
Ainda há muita gente séria servindo ao Senhor com um coração reto e temente, por todos os lugares. Como as areias do mar e as estrelas do firmamento.
Um profeta achava que estava sozinho em seu ofício de servir a Deus, ledo engano: ainda havia milhares de servidores fieis ao Pai, que o homem de Deus não sabia.
Devemos pensar bastante para não sermos injustos em nossos posicionamentos.
O melhor lugar do mundo ainda é no templo; para crentes, “cheios” ou “vazios” como queiram. Lá, poderão ouvir a voz do Bom Pastor e terem suas vidas modificadas pelo poder transformador do Evangelho.
Tomar decisões mais adequadas para as nossas vidas é tudo de bom que precisamos. Pois não é qualquer rumo que nos direciona ao reino dos Céus.
O comungar ou estar juntos de pessoas com os mesmos ideais, fé e crença, faz parte de um aprendizado e crescimento contínuo que só nos engrandece.
Nosso Redentor sabe o que fazemos e o que necessitamos; conhece nossas necessidades e, só deseja o melhor para as nossas vidas.
Ele nos chama pelo nome com sua “voz” de amor. E é difícil não atendermos seu chamamento.
“Quando Ele falava o nosso coração ardiam”... Disseram os discípulos que iam para Emaús. Continua acontecendo isso.
É bom estarmos unidos e reunidos na presença do Pai continuamente; para que possamos resistir nos dias maus; encontrando também forças uns com os outros, para a luta. E a possibilidade de nos dispersarmos é pouca. Juntos, seremos mais fortes.
Não preocupemo-nos, se não vermos os templos cheios de pessoas “santas”, e Jesus salvando todos os dias. Caminhos largos existem e atraem multidões de adeptos para si. O que nos cabe como ovelhas do Senhor é ajudar outras ovelhas desgarradas a encontrar a “Porta” do aprisco...
Jesus é à porta segura desse aprisco. Somente essa Porta pode nos proteger das setas malignas e nos separar das trevas. Essa porta “separa” as ovelhas dos cabritos. Se o mundo vos odiar, saibam o porquê disso: “fostes separados”. Agora é ovelha. Não vivendo mais como eles e nem fazendo mais o que eles fazem. É normal que nos rejeitem.
Quanto a Jesus salvar mais ou menos... Está cada vez mais difícil mesmo os pecadores se chegarem a Cristo.
Dizem que antigamente um crente ganhava dez almas pra Jesus; agora, é preciso dez crentes pra ganhar uma alma.
Mas ainda que seja assim continuemos em nossas atividades de falar desse grande amor Salvador de Cristo.
Nossa obrigação como cristão na Terra, é convidar os pecadores ao arrependimento. A "tempo e fora de tempo". Como Jesus fez e nos recomenda em sua Palavra, a fazer também.
Essa obrigação, que fora imposta ao apóstolo Paulo, é extensiva a nós também e continuará valendo, enquanto Cristo não voltar.
Ser ovelha de Jesus ainda é a melhor coisa.
“Quem ganha uma alma sábio é”...
(10.07.18)
Reflexão
A verdadeira motivação para conquistarmos o impossível, é acreditamos em nós mesmo, é acreditar na capacidade que Deus nos deu. Quando nos sentimos incapazes, é por que desconhecemos nossas capacidades e nossas limitações. Se queremos vencer, não podemos limitar nosso espaço e nossa capacidade.
Reflexão...
Nunca cobre amor e sorrisos de ninguém! Apenas sorria...
Não julgue a vida do outro, apenas dê seu ombro para essa alma se acalmar.
Pare de depositar tantas expectativas nos outros; se não for recíproco, melhor você silenciar.
Porém tudo que for pra ser seu hora ou outra vai chegar.
O segredo é dar calma na alma, que tudo irá te alcançar!
Reflexão!
Não permita que o medo seja mais forte que seus sonhos. Erros faz parte do ser humano porém devem ser reconhecidos e não repetidos. Sucesso não é para todos é todos podem alcançar o sucesso desejado. E que a felicidade está nas coisas mais simples e proximo de vocês. Semeando sempre o bem nascerá uma geração saudável. Não Pense? Seja parte desse grande ser humano que é você! Autor Martins Gnezio.
Que neste dia façamos uma reflexão sobre qual culto (adoração) temos confiado nossas esperanças; atinente, Jesus respondeu: "Está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto” Lc 4:8
No contexto geral sempre que nos referimos a "ídolos" é uma imagem literal de estátuas, rituais e qualquer visão "divina" que não seja Deus, o único Deus. Porém, essa é uma visão segmentária, perceptível e as quais são fáceis identificarmos. Timothy Keller, “no livro Deuses Falsos” diz "[...] ao passo que a adoração tradicional de ídolos continua a acontecer em muitos lugares no mundo, a adoração de ídolos interior, dentro do coração é universal. Através do Profeta Ezequiel, Deus diz: "Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si." Ez 14:3a
Devemos ter em mente que, em qualquer circunstância, qualquer coisa que ocupe o primeiro lugar em nossas vidas, seja ela boa ou má, é idolatria. Muitas vezes pecamos por colocar confiança demais na segurança de um emprego, por gastar horas com alguma coisa que nos tira o tempo que poderíamos ter com Deus, por apego a coisas materiais, por ter mais amor por alguém ou a uma determinada coisa, ou a nós mesmos, mais do que o amor que deveríamos ter por Deus.
Enfim, vigiemos e façamos como o salmista: "Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho" Sl 119:37.
Que nossos olhos sempre estejam voltados para os caminhos de Deus. Amem.
Reflexão
Silêncios existem com várias nuances, aquele silêncio profundo que antecede a primeira nota de um grande concerto por exemplo, à partir dele seguem os vibratos, os bemóis, as sincopadas notas que se enveredam alegres e soltas compondo melodias que impulsionam, que ilustram nossos sonhos e que nos colocam em êxtase frente a catarse dos nossos anseios e ilusões.
Esse silêncio dá a esperança para suportá-lo e a recompensa merecida por acreditar nele.
Há outros silêncios que nos confortam, aquele que se faz presente no parto das luas cheias, ou aquele que assiste o sol quando se põe nas tardes de inverno, mas não há silêncio que acolha e que traduza os sentimentos mais que o silêncio de olhares que se encontram.
SE NÃ0 FOSSE O ESCRITOR!...
REFLEXÃO
Há muitas histórias por aí precisando ser contadas. E, sentimentos, emoções... para serem revelados.
Reflexões, para provocar o pensamento,o senso crítico.
Ensinos a serem repassados e perpetuados por meio das mais variadas didáticas, disponibilizadas em plataformas diversas.
Romances,poesias, memórias, contos, crônicas, artigos científicos... ensaios. Que poderemos lançar mão para o nosso proveito.
Mas, somente alguém com o domínio da matéria e da escrita, pôde (ou pode)se empenhar nas lides de tais produções destes produtos. ..
Faltam ainda as próprias artes e os detentores dos mais variados talentos, serem mais estimulados, difundidos... e valorizados.
Infelizmente, muitos pensadores não foram (ou não vão) adiante por falta de oportunidade ou por não buscarem uma devida projeção.
Outros, sobreviveram(ou sobrevivem)na inércia com seus dotes belíssimos, estagnados.
Não despertam ou estimulam, suas virtudes artísticas ou laborais; engavetam seus trabalhos já produzidos, da escrita, e tantos outros, que compõem o arcabouço cultural de um indivíduo e de uma nação.
Um fato:
Se não fossem os escritores do tempo bíblico para escreverem os maravilhosos textos de ensinamentos, morais e sociais;
das regras de fé e crenças, contidos no livro Santo dos cristãos - e noutros livros, esta cultura e saberes fundamentais da humanidade se perderiam no tempo e no espaço;
e uma gama de essencialidades para as nossas vidas,material e espiritual, não seriam possíveis ter chegado e permanecido conosco até hoje.
Pensemos um pouco: o que seria se, seres iluminados de toda sorte de conhecimentos seculares, não disponibilizassem suas iluminuras a nós, em suas publicações.
Se tais homens das letras, estudiosos, pesquisadores e doutores.. retivessem para si seus patrimônios intelectuais não os revelando ao mundo, nada do que usufruímos no presente, seria possível.
Portanto, é necessário que as pessoas que cultivam seu dotes somente para si, permitam seu afloramento e saiam do anonimato; se dediquem mais e mais naquilo que são habilidosos, e que lhes darão melhor prazer.Compartilhe essa dádiva com o seu próximo.
Que seus trabalhos apareçam para serem vistos, apreciados e consumidos. E, suas lides artísticas, sejam cultivadas com regularidade e paixão. Sem interrupção.
Que nossas ideias, anseios, conflitos, conhecimentos e artes, sejam registrados, produzidos e expostos aos olhos de todos.
Não guardando conosco o que Deus nos deu, para serem repartido.
Não seria interessante retermos unicamente para nós o que poderá beneficiar a muitos.
Seremos com certeza, eternizados no bem, se repartimos com quem não tem, o tudo de bom, que tivermos.
Se a nossa graça for escrever,... façamos com denodo; publiquemos e deixemos ao alcance do grande público, servindo lhe como fontes de saberes socioculturais.
Que o conhecimento não fique apenas na oralidade pois, se não houver o cuidado de um registro formal, se perderá.
Contando com a educação sempre; pois não chegaremos a um desenvolvimento humano ainda mais promissor ignorando sua lógica.
Os escritores têm no deixado seus legados de pôr no papel o que de mais relevante acontece ao seu redor, ao longo do tempo.
Seja qual for o seguimento de sua aptidão; não perca a oportunidade para deixar sua marca no mundo! Mostrando seu valor.
Se não fosse o escritor!...
(05.08.15
Reflexão:
Precisamos de dinheiro para viver, festas, e até da uma abelha para comer.
Mas além de tudo, dessa vida não levamos nada de material.
Nem carro, nem roupas, muito menos um real. Dela da vida deixamos apenas uma história. Ruim ou pode ser ótima.
Agora.... escreva o seu livro 😉
Reviver o passado ou imaginar o que viveremos no futuro.
O passado é reflexão, são lembranças, memórias, nostalgia, está distante, encerrado.
O futuro é esperança, imaginação, horizonte, são sonhos.
O passado já foi e o futuro nunca será. Porque tudo só acontece neste instante. Precisamos viver o presente. Intensamente. Agora.
Ligue para saber como ela está. Agora. Porque o medo? Convide-a para sair. Agora. Porque o receio? Peça desculpas. Agora. Porque adiar? Faça aquele carinho inesperado. Agora. Porque esperar? Diga como ela é linda e especial para você. Agora. Porque depois?Diga eu te amo. Agora. Não deixe para amanhã!
Reflexão sobre amor verdadeiro
Sobre um amor verdadeiro
Vocês no sofá, ela no seu colo
Você faz carinho
Ela responde com os olhos
Você canta baixinho
Olhos fechados
Boca entreaberta
Respiração que harmoniza
Serenidade no ar
Ela dormiu
Você se emociona
Um fenômeno da natureza
Pensa em uma poesia
Até que da beleza da emoção
Por dentro começa a chorar
REFLEXÃO
Era oito da noite, tempo de calor, deitado na
cama ouvindo o som maravilhoso da chuva, na
luz de vela eu vou escrevendo, sim, vou
escrevendo poesias refletindo no nosso grande
Mestre, o Messias.
Nesta mesma noite foi chamado para ajudar
levantar um senhor e dar ralhetes a um menor. Á
quêm pensa que sou o dono dessa terra, digo
sempre para eles que sou apenas o Ernesto
Ferra.
Já lá se vão trinta minutos a chuva cessou, o
barulho terminou mas a reflexão continou. Na
casa ao lado do meu quarto ouvia gritos da
vizinha por causa do parto, foi então que a
minha namorada veio, com a ideia de dar um
passeio, mas disse pra ela que sentia no corpo
muitas dores, mas não queria deixar-lhe triste,
então, dei-lhe flores.
Ela chama-se Gracinda e sem querer me gabar
ela é uma mulher linda, parece uma menina
divina.
Fiquei todo babado quando disse baixinho no
meus ouvidos: só sua, vamos pela rua ver a lua.
Apenas um momento de reflexão;
Um momento triste pensei em ti,
e isso me deu prologados momentos de
felicidades. A amargura definitivamente se encerrou e um belo momento de resplandor ficou.
Amores platônicos são meio irônicos, confunde faz de você estar perdido em um labirinto sem saída, porém todo labirinto se você olhar para trás vai encontrar uma saída.....