Texto de reflexão

Cerca de 8579 texto reflexão Texto de

Coisificamos.
Impossível negar as influências digitais no nosso dia a dia.
Usamos redes sociais para buscar socialização. Usamos GPS para buscar uma localização. Usamos aplicativos para fazer compras e até alimentos dos mais variados.
Que é um imenso avanço, isso é inegável. Que a internet uniu e encurtou o mundo, isso é fato.
Mas, será que estamos preparados para tanta modernidade? Ora, a preguiça é amiga do progresso, mas, até que ponto isso pode nos ser bom em termos relacionais.
Recentemente em uma de minhas viagens, senti que estava perdendo mais tempo tentando registrar uma foto ou uma self, ao invés de parar, olhar e admirar o quadro que se apresentava.
Ora, a melhor memória é aquela que nos traz sentimentos vindos do coração. E, não conseguiremos sentir isso, através de uma tela digital.
Imagine um momento em que teu ente querido está fazendo algo importante, e você está ali, filmando, vendo ele através de uma tela, estando ele a sua frente.
O momento se replicará através do visor, mas, nunca mais se repetirá, ou seja, você não conseguirá ter o mesmo sentimento ou emoção, como se estivesse olhando ao invés de filmando.
Quando você filma, a situação se torna impessoal. Você se concentra no equilíbrio da câmera, no ângulo, na iluminação, no foco e em todas variáveis possíveis, e esquece de ligar seu coração.
E quando fazemos uma self? Nossa que coisa interessante. Caras, bocas, gestos, roupas, expressão de felicidade, esforço, realização. Queremos mostrar que estamos em uma frequência diferente, queremos nos empoderar através de uma autoafirmação e que se possível seja reconhecida por todas as pessoas de minha rede, de meu ciclo social. Quero elogios. Cuidado isso pode virar algo patológico, pode beirar a carência afetiva, será como se você quisesse que suas qualidades fossem evidenciadas para ser melhor reconhecido. Isso é perigoso é doentio.
Sou contra as redes sociais, não. Sou apenas um observador do comportamento social ante as redes sociais. Tiro fotos, self, me socializo. Mas, entendi a muito, que a melhor foto é aquela registrada pelos olhos e guardadas no coração. Que a melhor conversa, é ouvir a voz e ler o olhar estando frente a frente com as pessoas.
Que a melhor curtida é o abraço sincero.
Que a melhor expressão é a visão de um sorriso.
E que o tocar e melhor que teclar.
Pense nisso.
Paz e luz.

Inserida por Massako

Faça do seu trabalho o lugar onde você nunca precisará trabalhar, encontre amigos e dívida experiências, aprenda todos os dias e com todos os lugares do Brasil e do mundo e depois irá notar que o mais importante não é onde isso tudo te levou e sim toda jornada que voce viveu.

Pedro silvestre

Inserida por Peehsilvestre

Tudo é fácil, nada é fácil.
Como um ser vivente, você é uma maravilha da criação. Você é capaz de realizar obras magníficas, de fazer coisas inimagináveis.
Você como ser vivente , é dotado de inteligência, perspicácia, sentimentos, força, e vários outros atributos, que são inerentes espécie humana.
Tecnicamente, poderíamos ser capazes de construir um paraíso na terra. Temos condições de acabar com a miséria e a fome do mundo. Temos condições de dar e ter uma vida melhor no meio em que vivemos.
Porém o homem, apesar de todo esse privilégio que possui, não consegue sair do ovo. E choca-se.
É fato que pessoas possuem habilidades distintas, umas mais, outras menos, mas, possuem.
É fato que vaca não dá leite. Você tem que tirar.
E fato que nada será fácil, quando se fala em construir um mundo melhor e com menos desigualdades.
E isso acontece, porque você tem que doar parte de si, para a construção deste mundo. E não raras vezes, você não quer fazer esse sacrifício.
Tudo é fácil, quando caminhamos juntos em busca de um ideal comum.
Nada é fácil, quando os ideais apresentados, não condizem com as nossas vontades interiores.
Este conflito leva somente há uma conclusão: Enquanto não largarmos nossas próprias vontades e paixões em prol do bem viver comum, tudo se manterá como está, ou seja, em desequilíbrio.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

Mundos paralelos ou complementares?

Garota chão.
Garota raiz.
Que observa.
Que silencia.
Pensa, pensa e pensa,
dúvida, dúvida e dúvida.
Guarda o mundo dentro de si,
numa fortaleza impenetrável.

Garoto céu.
Garoto ar.
Que fala.
Que cria.
Age, age e age,
acredita, acredita e acredita.
Pode você ser capaz,
de desvendar esse âmbito
de natureza indecifrável?

Inserida por CamilaFiorentini

Instruções para dar corda ao relógio

Lá no fundo está a morte, mas não tenha medo. Segure o relógio com uma mão, pegue com dois dedos o pino da corda, puxe-o suavemente. Agora abre-se outro prazo, as árvores soltam suas folhas, os barcos correm regata, o tempo como um leque vai-se enchendo de si mesmo e dele brotam o ar, as brisas da terra, a sombra de uma mulher, o perfume do pão. Que mais quer, que mais quer? Amarre-o depressa ao seu pulso, deixe-o bater em liberdade, imite-o anelante. O medo enferruja as âncoras, cada coisa que pôde ser alcançada e foi esquecida começa a corroer as veias do relógio, gangrenando o frio sangue de seus pequenos rubis. E lá no fundo está a morte se não corremos, e chegamos antes e compreendemos que já não tem importância.

Inserida por pensador

Seu cabelo diferente chama atenção,
Só não mais que seu jeito doce,
Adoraria segurar na sua mão,
Mesmo que isso pareça precoce.

Seu jeito tímido é aparente,
Percebo ao lhe cativar,
Seus olhos são transparentes,
Os sentimentos teus posso enxergar.

Talvez seja hora de partir,
Ou fingir que não houve nada,
Num momento futuro rir,
Dessa nossa história engraçada.

Me distancio mais a cada segundo,
Não queria que fosse assim,
Volto ou não para o meu submundo?
Pois é, ele existe dentro mim.

Essa é uma tempestade interna,
Tempestades acabam,
Meus sentimentos estão na caverna,
Assim como Platão e seus pensamentos estavam.

Lhe peço perdão por minha impaciência,
Ainda mais pela minha confusão,
Sei que não posso fazer exigências,
Já que viver próximo a ti é apenas uma ilusão.

Inserida por Rodrigo82711065

Pessoas são pessoas.
Muitas vezes não conseguimos enxergar o óbvio que está a nossa frente.
Ora, pessoas são pessoas e todas possuem vidas próprias, logo, não podemos querer que as pessoas sejam, para nós, um adendo de nossas vontades.
Queremos que as pessoas atendam nossas vontades dentro de nosso tempo, espaço e necessidades. Isto, pode não acontecer e, não acontecendo, ficamos frustrados com aquela pessoa.
Se entendermos que cada pessoa tem seu espaço e vida, inclusive nós, veremos que esse conflito diminuirá. Daremos e teremos espaço para respirar e acredito, as relações ficarão mais leves.
É muito comum, principalmente em relacionamentos, pessoas se doarem além de suas próprias expectativas. Se dobram buscando agradar o outro, e esquecem de si mesmo. Acabam se sacrificando em prol do outro e, em razão disso, começam a cobrar uma postura da outra pessoa na mesma proporção e, não havendo o retorno esperado, começa aí a frustração.
Entenda, você tem sua vida, suas necessidades, suas vontades. A outra pessoa, também.
Assim, por uma questão de equilíbrio, não invada ou permita a invasão em sua vida.
Imagine que você queira sair com amigos, em qualquer dia da semana. Existe a partir deste momento um planejamento, que exigirá o aceite, dentro da possibilidade de cada pessoa convidada. Muitas vezes essa pessoa, não poderá lhe atender naquele momento, mas, isto não quer dizer que ela não se importa, quer dizer somente, que naquele momento ela tem outras prioridades e devemos respeitá-las.
Relacionar não é tarefa fácil. Entender que o bom relacionamento começa com o entendimento de si mesmo é também tarefa difícil.
Assim, seja leve com as pessoas que estão à sua volta. Afinal, pessoas, são pessoas.
Ilumine seu dia.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

Temos defeitos, mas, temos conserto.
Carregamos na nossa bagagem da vida vários defeitos que poderão e farão nossa caminhada ficar mais pesada e nossa evolução mais lenta.
Carregamos ódio, rancor, inveja, ambição, mentiras, enfim...Vários sentimentos que só causarão discórdia e mau estar.
Estes sentimentos que carregamos, e muitas vezes nutrimos são gerados pelas nossas frustrações e medos diversos.
Somos seres competitivos, lutamos pela vida, e usamos todos os ardis necessários para conseguirmos nossos objetivos, como somos seres competitivos, logo, eu disputo o meu espaço com meu semelhante.
Se eu começar a olhar meu semelhante como rival e, começar a fazer comparativos, rapidamente os sentimentos ruins surgirão.
Somos bombardeados pelos padrões existentes, e esta invasão cria parâmetros, e estes insatisfação. Nunca estamos satisfeitos. Se gordo, quero ser magro. Se pobre, quero ser rico. Se alto, quero ser baixo.
Nunca nos satisfazemos por completo.
Sempre falo que a solução está na aceitação de suas fraquezas e desenvolvimento de suas potencialidades. Assim, comece a consertar o que em você está quebrado.
Se quer ficar em melhor situação, trabalhe para isso. Se quer emagrecer ou engordar, trabalhe para isso. Mas, entenda que seus objetivos devem ser mensurados mais pelo trabalho do que pelo sucesso. Assim evitará se frustrar.
Consertar a si, não é tarefa fácil, porém é ainda mais difícil, admitir que está quebrado.
Ilumine seu dia.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

DEUS ABENÇOE SUA FAMÍLIA.
"Que Deus una família que estão separadas. Que traga o marido de volta à casa e transformado em Cristo. Que restituie filhos que estão no mundo dos ímpios e que traga aos braços do pequeno paraíso que é seu lar onde mora o amor.
RESTITUE E EDIFIQUE SENHOR...aquilo que o Senhor construiu, uniu não será derrubado, destruído e separado pelo inimigo. Amém."

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

Hoje você provavelmente já se olhou no espelho
Mas conseguiu exgergar mais que seu reflexo?
Consegiu enxergar o mundo de um jeito peculiar
De um jeito que lhe deixe perplexo?

Ou então assustado
Com o tanto de coisas que há e você nem nota
Voce sente a tranca trancar quando fecha a porta?

E o seu amigo que coversaste hoje
Lembra da cor de sua roupa?
Voce sente a comida te saciar quando a coloca na boca?

Eu também não, por isso lhe direi algo diferente
Voce hoje não se olhou no espelho
Voce olhou um corpo
Que não estava no momento presente

E então sinta ao seu entorno
Toda a energia
Consegue se lembrar
Do título dessa poesia?

Pois me ponho a meditar
Mas antes comerei uma maça
Para manter a consciência que irei desperar


E que maçã deliciosa
Com seu gosto fico encantado
Enquanto aprecio a maçã
Sou, de mim mesmo,
Observador e observado.

Inserida por MauroKunzApetz

Subitamente confuso

"Tenho tanta coisa pra dizer, tantas coisas que não são muitas tampouco inúteis, mas não encontro palavras, palavras essas que não me encontram - desencontradas são as mesmas que eu disse anteriormente - a mente desfaz o que eu quero expressar. O 'Tudo' se torna um tanto nada e o 'Nada' se torna o quanto tudo. A verdade é tão pequena nessa massa de mentiras. A mentira e a verdade são irmãs siamesas que foram separadas mas criadas juntas. O que eu quero dizer com isso? Não sei. Não sei se omito a verdade ou a escondo, não sei se escrevo verdadeiras mentiras ou mentiras verdadeiras. Estou sem ação. Porém, acredito que essas mesmas palavras escritas são só um conjunto de letras - escritas ou proferidas - são só palavras vagas se não vierem juntas de um sentimento ou de atitudes. Confuso? Confuso estou comigo mesmo, as palavras surgem e somem subitamente, aproveito um descuido da mente, resta-me uma ou duas palavras, não consigo mais e paro... Continuo querendo dizer algo, mas o 'Nada' me vem com tudo e tudo me escapa. Contudo, tudo isso falo mas não me declaro e nem sei mais o que dizer, não estou sendo sucintamente claro, indubitavelmente confuso. A equação das variáveis não expressa matematicamente a minha mente. Mente? A minha não mente, não pra mim mesmo, mas agora..."
Agora...
Não tenho mais nada a declarar.
Fui claro?

Inserida por glauberlimadesouza

Diálogo com a Vida

Sente-se, vamos
conversar seriamente,

Em todo tempo que
Estivemos juntos,
Tivemos mais perdas
Do que ganho.

Eu a decepcionei por não
Despontar como grande
Entre os homens.

Por outro lado,
Todos os dias padeço
Decepções com você.

Como se não bastasse,
Vejo você fazer o mesmo
A outros, por vezes, males
Maiores que os meus,
Não suporto mais,
Enfim, siga sem mim.

Inserida por HERBERTSOUTO

"Verdade dura hei de declarar,
E não é pra um só não,
Falo a todo um povo,
Ao povo desfavorecido.

Pra vocês que desejam habitar
Onde a sociedade já chama de lar,
que tem em punho o sonho
De num lugar desses morar, chamar de lar,
E dizer;
- É MEU!
Pode esquecer, nem vem,
nem tenta, não vai dar.

Volte aos bolsos este sonho empunhado,
isso só vai acontecer, se por um
Milagre Deus conceder.

Do contrário, se assim não acontecer,
Procure lugares a ermo, ali se estabeleça,
E reze pra não ser tirado a base de grito
E paulada por um punhado do teu próprio
Povo, fardado, a favor do estado."

Inserida por HERBERTSOUTO

REALIDADE

Enquanto viajava nas letras
Dos grandes poetas, fui bruscamente
Puxado pela realidade.

Porque tens que ser tão dura
E sisuda?

É para ti que despertamos todos os dias,
E quando já não mais suportamos,
Fechamos os olhos e caímos como mortos,
Ou ao menos como quem deseja a morte.

Todos os dias estamos juntos a ti,
Ainda assim não te apieda de nós?

Quão cruel, terrível e tirana és,
Tirando-me o único alento que me faz
Mergulhar no mar de encanto... e vens me tirar?!
Cruel, terrível e tirana!

Inserida por HERBERTSOUTO

R E A L I D A D E

Não há ser mais mesquinho que a realidade.

Tudo que é palpável é dela,
E ainda assim, ela tira o que temos!

Tira nossas posses, ainda que poucas,
São nossos!
Ela se faz indiferente, simplesmente;
Arranca!

Cruel, terrível e tirana.

Ela vai além,
Ela capta o que nos alenta,
E nos tira também.

Cruel, terrível e tirana.

Inserida por HERBERTSOUTO

JULGAMENTO

Após avaliação superficial,
No entanto, constante,
Tornei ré, julgada e culpada a vida,
Por me ter feito o que fizera.

Hoje, reanalisando o caso, encontrei
Falhas no processo, nas acusações
Mais precisamente.

O que me levou a reabrir esse inquérito,
Foi a experiência.

Juiz a cinco lustros, aprendi
Durante a carreira a dar mais
Relevância a cada caso e rever alguns
Que já foram encerrados.

Após reavaliar a sentença da vida,
Declaro-a inocente com as mais altas
E sinceras desculpas por este injusto
Julgamento, vida, você está livre.

Inserida por HERBERTSOUTO

MARCAS

Marcas,
Elas nos acompanham em
Toda nossa trajetória.

Muitas delas, suplicamos por
Esquecê-las, outras, lembramos
Saudosa e amavelmente.

Não sei se o tamanho
De uma marca se dá
Por suplantar outra.

Ou se a suplantada é que
Era realmente grande ao
ponto de esvair-se para
uma marca que ela julga
ser ainda maior tomar
o seu lugar.

Inserida por HERBERTSOUTO

ENGANO

Fui enganado, desde cedo,
Acredite que fantasmas existiam,
Me convenceram do contrário, aceitei.

Hoje, tenho certeza que eles existem,
No entanto, fui enganado novamente,
Pois, eles não são como eu imaginava.

Eles são memórias,
Isso os tornam mais assustadores,
Não há como fugir.

Onde quer que formos,
Eles nos acompanham.

São eximíeis em suspense,
Parece que se foram...
E logo nos surpreendem,
ou melhor, nos assombram.

Inserida por HERBERTSOUTO

“A poesia nasceu no momento
Em que um homem escrevia
A fim de aliviar sua agonia.

Não funcionou,
Ela aumentou!

Cada vez que relia,
A dor do registro,
Mais aumentava sua agonia,
Agora, somada de dor.

E quanto mais agonia e dor sentia,
Ele mais se embrenhava em fantasia,
Nascendo assim a tão amada poesia.”

Inserida por HERBERTSOUTO

PRIVILÉGIO

Sobre o privilégio,
posso dizer que, é relativo,
É relativo a quem vê, a quem o tem, e como ele é visto.

Há, quem tenha privilégio pela posição em que esta,
Há o privilégio conquistado meritoriamente,
Há o privilégio de usufruir do que outros conquistaram antes de nós,
Esse geralmente se refere a bens ou posses,
Mas há também o privilégio de conhecermos pessoas que nos fazem perceber o mundo por uma perspectiva diferente.

Perspectiva essa que muitos outros se quer cogitaram!

Me refiro a todos os aspectos da vida,
Mas, nesse momento faço menção a grandes mestres que tivemos no decorrer da vida, esses;
- Ensinará, sentirá e viverá sua arte de modo que nos inspirou.

Sejamos metalinguísticos agora; tive uma professora de língua portuguesa
Que aspirava o romantismo à poesia, graças a esse privilégio,
Tenho hoje uma perspectiva diferente sobre a poesia e os poetas.

Graças ao privilégio de a ter como mentora
não me envergonho nem um pouco de transcrever
o que sinto, de modo tal, que as vezes até parece poesia.

Inserida por HERBERTSOUTO