Texto de Despedida do Trabalho
Imperioso
Um homem trabalha de forma árduo muitos anos de sua vida num trabalho simples e de bastidores de um segmento sicial. Porém de grande importância para a comunidade. Um dia ele comete um erro talvez pelo cansaço ou autoconfiança. Então é esquecido anos de trabalho árduo e é depreciado de forma cruel por "colegas e amigos" de trabalho. Seus superiores imediatamente chama-o em uma sala fechada e sentado atrás de uma mesa de forma imperiosa dar-lhe uma "lição de vida". No entanto, não dar-lhe chance de diálogo.
O outro lado da moeda
Aquele jovem entrou trabalhar em um trabalho modesto. Fazia sua obrigação com dedicação. Por muitos anos trabalhou, estudou. Com a evolução de seu conhecimento procurou a direção de onde trabalhava para pedir uma chance profissional. Então ouviu do diretor de forma imperativo - não o vejo exercendo essa profição em que formou-se. O ciddão lembrou-se de que dedicou anos aos estudos e trabalho, mas esqueceu de bajular o poder.
O Moço da Esquina
Eram seis e meia da manhã, ele estava se aprontando para o trabalho quando de repente escutou lá de fora algo que lhe chamou atenção. Ainda não dedilhou aquelas palavras como deveria e até como desejaria, mas algo em seu mundo parou e andou rapidamente, ele tentara acompanhar, mas de nada adiantava seu sentimento de perda e ganho. Trabalhou introspecto querendo ainda ter o pouco de nada ter. Queria ter o dom, a beleza que jurava estar na casa do vizinho. Ele queria mudar até o dia em que percebeu que não se entenderia de forma alguma. E continuou a viver com o peso silente de existir. Ainda não me contou o que aconteceu, ainda não sei o que havia escutado. Mas ele queria mudar o mundo e de tanto tentar acabou sendo modificado pelo mundo, mas não sobreviveu a tal e voltou a fazer do desentendimento seu fiel companheiro.
Hoje é o dia mais feliz da minha vida.
Graças a Deus, estou com saúde, tenho um trabalho, um lar, uma família.
Tenho pessoas que me amam do jeito que sou.
Tenho pessoas que se simpatizam comigo de graça.
Obrigada por tudo.
A partir do hoje, eu tenho total controle sobre meus pensamentos, que são somente positivos.
Eu com meus pensamentos e toda a força do universo, atraio para mim, todo o bem possível e com ele a realização e concretização dos meus desejos.
Obrigada Meu Deus Senhor, por me manter calma, e não me deixar cair em maus pensamentos, nem desanimar diante das dificuldades.
Obrigada pela força que me sustenta a cada dia quando levanto da minha cama e das energias positivas que me rodam e me vibram.
Obrigada por tudo!!!
Me ajude a aceitar todos os desafios a mim impostos.
Me de a serenidade necessária para aceitar tudo e todos que me deixam contrariada.
Obrigada pelo lar, pela comida, pelo trabalho, pelo lazer, pelos amigos.
Obrigada Meu Deus por eu estar viva e pela oportunidade que me é dada!
Tamy Gomes.
2007
Se ele suspende por momentos o trabalho que se impusera, ela torna-se de novo dominadora, invade-o, devora-o, destrói ou desfigura a sua obra; dir-se-ia que acolhe com impaciência as obras-primas da imaginação.
Que importam à ronda das estações, ao curso dos astros, dos rios e dos ventos, o Parténon, São Pedro de Roma e tantas outras maravilhas da arte? Um tremor de terra ou a lava de um vulcão reduzem-nos a nada; os pássaros farão os seus ninhos nas suas ruínas; os animais selvagens irão buscar os ossos dos construtores aos seus túmulos entreabertos. Mas o próprio homem, quando se entrega ao instinto selvagem que está no fundo da sua natureza, não se alia ele aos outros elementos para destruir as suas mais belas obras?
"Ocupar o tempo"
Não ocupe o tempo só por ocupar...
Tente um trabalho, mesmo que insignificante, mas que te dê prazer.
Tente ocupar a mente de alguém como sendo uma pessoa necessária, e não como a única opção.
Tente ocupar as horas desperdiçadas com o vazio do existir; com pensamentos altruístas. Tente ser a felicidade de quem deseja ser feliz.
Tente ocupar teus olhos com lágrimas de satisfação e não de solidão ou decepção.
Tente ocupar teus braços não só com abraços de pessoas conhecidas, mas de almas carentes.
Tente ocupar teu tempo antes que ele ocupe toda a tua vida num piscar de olhos.
Tente ocupar o espaço conquistado deixando tua marca; como personalidade, caráter, ações, sem demagogia para que sejas lembrada por muitos que passaram por tua vida e não apenas como um número em registro e sendo medíocre.
Tente ocupar o tempo com menos perguntas e mais respostas ou ações."
Senhor.
Tem piedade de todos aqueles que no trabalho.!
Trabalhem como se estivessem no inferno.
Que a Tua Palavra seja a luz nos seus caminhos..
A razão das suas vidas.
Que queiram estar sempre disponíveis para Ti.!
Eu preciso sentir-te o dia todo.
E olhar para Ti para não me perder!
Eis-me aqui…Senhor.
Gosto de observar as colegas numa viagem a trabalho e vejo que somos todas iguais. É interessante ver todas aquelas mulheres bem vestidas com suas pastas e notebooks saindo do hotel para mais um dia de reunião. Todas bem preparadas, com títulos acadêmicos e uma carreira. Profissionais da Educação prontas para mais uma formação, em busca da melhoria da qualidade do ensino no estado de SP. Todas prontas para discutir teorias, metodologias, práticas educacionais mas que não começam o seu dia sem antes ligarem para as suas casas, seus maridos e filhos pra ver se está tudo certo. Se dormiram todos bem, se comeram, se as crianças foram para a escola e se a casa está em ordem. É engraçado ver como todas aquelas profissionais se desmancham falando com seus filhos por telefone e como as despedidas se prolongam até o último segundo antes de desligarem seus celulares porque a reunião vai começar. Começam o trabalho e ao mesmo tempo em que participam das discussões e fazem suas anotações, desviam seu pensamento olhando para os relógios, lembrando que precisam ligar pra casa mais uma vez pra saber se as crianças voltaram bem da escola, se almoçaram direitinho e que não podem esquecer das lições de casa. Só depois de terem certeza de que tudo está bem em casa é que elas saem para almoçar em algum restaurante e comem rapidinho na esperança de que dê tempo ainda de comprar um presentinho para os filhos antes de recomeçarem o trabalho. No fim da tarde, a caminho do hotel, aproveitam mais uma vez para procurar presentinhos porque é quase impossível comprar na hora do almoço. Passam muito tempo procurando algo que realmente signifique "Pensei em vc o tempo todo" e o tempo fica curto demais!
À noite, antes de dormirem naquele hotel frio e sem graça, sem ouvirem as vozes ou sentirem o cheiro de casa e sem poderem colocar seus filhos na cama, ligam para casa novamente tentando fazer com que aquele "boa noite" por telefone leve à família o carinho de um beijo cheio de saudades.
Tentam dormir rapidamente para que as preocupações e até aquela culpa por estarem longe desapareçam logo mas não sem antes pedirem a Deus em oração que proteja suas famílias.
Enfim, somos profissionais, competentes, encontramos nosso espaço no mercado de trabalho, mas com toda a evolução da mulher na sociedade, lá no fundo, nossa essência continua sendo a mesma: somos donas de casa, esposas e mães. Nascemos para cuidar e para proteger. Não há como sermos boas profissionais sem antes sermos o que Deus planejou para nós; sem antes sermos simplesmente mulheres.
Não me leve a mal, mas não espere eu parar meu trabalho, minhas
vaidades, minhas tarefas, minhas compras, minhas risadas, minhas
músicas, pra tentar entender do "porque" você me critica,
não me leve a mal, é que minha vida é tão completa de coisas boas
e de pessoas maravilhosas, que qualquer resquício de raiva alheia
se transforma em fragmentos imperceptíveis, insignificante mesmo!! ♥
A gente vive cercado de esperas todos os dias, o dia todo. É o horário de ir embora do trabalho, o fim de semana, o telefonema no dia seguinte, o amor. A gente espera diariamente pelo amor. Como se magicamente, o homem ou a mulher da nossa vida fosse acordar um dia pela manhã e miraculosamente se dar conta de que não pode mais viver sem a gente. Seria só uma questão de tempo pra bagunça na vida da gente se ajeitar e o coração se aquietar.
E toda vez é sempre diferente. Não importa quantas vezes nosso coração foi partido, não importa quantos desencontros ocorreram, não importa quantas vezes você já esteve aí nessa mesma posição, de espera e descompasso ansiando por uma reviravolta inesperada do destino, a gente sempre acha que amor é uma questão puramente de tempo. E o roteiro parece mudar apenas de protagonistas: se conhecem, se gostam, se amam, se limitam já no primeiro beijo – comigo, você só pode chegar até aqui. Aí a gente ajeita o banquinho da vida, coloca bem pertinho de uma janela bem movimentada, que é pra ficar observando a vida acontecendo lá fora e se senta. Senta e observa um milhão de possibilidade de felicidade passando pela janela trancada pelo cadeado mais poderoso que existe: o livre arbítrio. E o que antes era uma espera, vira um desespero.
A dura verdade é que amor acontece, amor não se espera.
Não importa se você é a pessoa ideal, se os momentos que vocês dividem são únicos, se você o faz rir e ele te faz dormir com os olhos cheios alegria, não importa se vocês seriam imbatíveis juntos – se não aconteceu, se a sementinha do amor não floresceu é porque não era pra ser. Simples assim. Amor cresce sim com os dias, com as horas compartilhadas, com as conversas intermináveis, as viagens, o pôr do sol na praia, o tempo de fato é um poderoso criador e o querer uma arisca criatura. Só que ele vem por si só. Ele vem de você ser você, ele (a) ser ele (a), e você juntos conseguirem ser um “nós” tão incrível que é impossível imaginar esse inteiro como duas metades separadas. Mas amor não é barganha, e talvez essa seja a frase que eu nunca vá me esquecer pelo resto da minha vida. Você não dá o melhor de si em troca de ser amado pelo outro. O amor acontece “apesar de”. Tudo bem, você é legal, simpático (a), agradável, tenta ser o melhor companheiro (a) do mundo, mas o amor vem justamente no sentido oposto. Ele vem trazendo uma xícara de chá quente quando você está insuportável de TPM na sua casa. Ele vem com um silêncio amparado de um abraço naquele dia que qualquer ponto torto é motivo de briga. Ele vem com as próprias pernas, e pra ser verdadeiro, tem que vir trilhando seu caminho assim, cheio de autonomia. Não dá pra forçar o coração do outro a bater pela gente, muito menos dá pra sentar no banquinho beirando a janela esperando que a mágica aconteça. Viver sim, apesar do amor.
Melhor que escolher o amor é deixar o amor escolher a gente, sem esperas. Senão a vida da gente vira quase um romance, mas com o tempo. Um relacionamento cheio de esperas, de vírgulas, de reticências num conto breve que na verdade deveria ser um “felizes para sempre”. Tudo é amanhã, depois, ano que vem, daqui 6 meses. Tem sempre a tal viagem, a tal distância, a tal fase da vida em que a regra é curtir sem compromisso. Tem o tal do limite, aquele que te impede e impede o outro de seguir em frente quando o assunto é o amor. Ironicamente ou não, nossas vontades e as do tempo quase nunca coincidem. Se a gente quer sair brincando pelo jardim, o tempo quer esperar um dia mais ensolarado; se queremos passear de mãos dadas no parque, o tempo quer sapatos melhores para fazer a caminhada. A gente vê o mundo de um jeito, o tempo vê de outro.
A gente tem um dom incrível que na maioria das vezes não é utilizado da melhor maneira possível. É o dom da escolha. Escolher continuar a caminhada ao invés de sentar no banquinho da vida aumenta consideravelmente as chances de o amor encontrar a gente e vice versa. Seja esperando que o príncipe encantado suba pela janela, seja estagnado (a) numa relação sem futuro por puro medo da sua própria companhia, não espere.
Repito: amor não é barganha! Amor é amor, e só. De graça, de mansinho, preguiçoso, livre como todo relacionamento deveria ser. Livre arbítrio amparado pela liberdade de ser, estar e permanecer, que só se constrói sem pressa nenhuma.
Hoje é segunda
Dia de chegar do trabalho e descalçar o sapato
Dia de ouvir uma boa música, acender um cigarrinho
Desligar a TV, abrir as cortinas, preparar um suco de limão
Hoje é segunda, meus amigos
Dia de abrir aquela latinha gelada
Que sobrou do final de semana
Afinal, é segunda
Mas pode ter terceira, quarta, o que você quiser
Segunda é dia de ouvir um sambinha bom
De pensar na vida ou não pensar em nada
De colocar os pés, o pensamento e a alma pra cima
Já que amanhã é outro dia
Aliás, é terça, e depois quarta, quinta
Mas só por hoje, só hoje, meus amigos
Vale a pena viver assim, levemente
Por que é segunda
E até segunda ordem “ninguém me manda”...
Melhor amizade é aquela,um trabalho de esforço e sinceridade em espaço privado entre eles e seus publicos que voce consegue se comunicar de maneira intima e profunda com poucas expressões sem interferir na privacidade e sua liberdade de conhecer seus limites como uma mãe poder dizer millhoes de coisas para seu filho mas sua expressão diz tudo e cala tudo e como uma pai pode ser manhoso de varias formas polidas mas seu cuidado em sua postura diz tudo e cala tudo.
Best friendship is that a work effort and sincerity in private space between them and their public that you can communicate so intimate and deep with a few sentences without interfering with the privacy and freedom of knowing your limits as a mother can say Millions of things for his son but his expression says it all and shut everything and as a parent can be tricky in many ways but its polished carefully in his posture says it all and shut everything.
Mejor amistad es que un esfuerzo de trabajo y la sinceridad en el espacio privado entre ellos y su público que puede comunicarse tan íntima y profunda con un par de frases sin interferir con la privacidad y la libertad de conocer sus límites como una madre puede decir Millones de cosas para su hijo, pero su expresión lo dice todo y cerraron todo y como padre puede ser difícil en muchos aspectos, pero su pulido cuidadosamente en su posición lo dice todo y cerrar todo.
FELIZ DIA DO TRABALHO
Hoje comemoramos o DIA DO TRABALHO, ou pelo menos é o que dizem para ser feito. Deveria ser um dia de celebração, para festejar direitos e uma consciência de que somos realmente valorizados em nossas profissões.
Mas vejo que para atingir um nível aceitável de leis e de normas que verdadeiramente proteja e de garantias a um trabalhador, ainda faltam algumas, senão muitas atitudes para afirmar que realmente temos um dia do trabalhador. Todas as classes de trabalhadores almejam e tem anseio por mais justiça e direitos.
Não basta apenas um dia de comemoração, há muito porque se lutar ainda para realmente todas as classes terem seus direitos aplicados em seu benefício.
Ocorreram várias conquistas, como:
A legislação trabalhista dos trabalhadores rurais, nos anos 60 e finalmente a inserção crescente no mercado de trabalho das mulheres que por sua vez sempre foram marginalizadas com relação ao trabalho.
Mas também podemos observar que ainda há muito pelo que se fazer. Mulheres ainda ganham menos que os homens, a também a relação de preconceito muitas vezes velada com relação à cor da pele, ou seja, pessoas tidas como brancas tem ganhos maiores que os tidos como negros.
É comum também aparecer denúncias de trabalhadores que vivem em regime de escravidão e sem qualquer direito trabalhista.
Outra questão se refere ao trabalho infantil e muitas vezes desumano.
Uma questão também de grandes preocupações e sofrimento é o fator previdenciário, que por muitas razões dificulta a aposentadoria, e este trabalhador ainda sofre com mais esta carga em sua vida profissional, sendo que após prestar uma vida de dedicação há sua profissão não consegue seu merecido descanso.
Na verdade, o que podemos constatar é que para realmente comemorarmos um dia do trabalho verdadeiro é preciso que seja dado ao trabalhador a qualificação necessária, sendo que sem isto este trabalhador não atinge uma boa condição de trabalho e remuneração.
Nesta linha de raciocínio vemos que a consciência deste trabalhador quanto aos seus direitos e obrigações deve ser muito bem trabalhada, sejam com palestras, cursos técnicos a nível federal, estadual e municipal, incentiva e motivação para que se qualifiquem cada vez mais em suas funções, remuneração digna com sua função, respeito à pessoa humana.
E também não podendo esquecer que não é só de qualificação técnica que se faz um bom trabalhador, mas sim esta qualificação associada a uma formação mais direcionada para o ser humano, sendo que com estes atributos ele desenvolve uma noção de censo crítico e por que não dizer, de cidadania. O que o faz ter noção de seus direitos e obrigações e lutar por melhorias e mais conquistas para sua classe de trabalho.
Sou DE TEATRO e por vezes troco as saídas por ENSAIOS; o estilo pelo TRABALHO a qualquer hora, a qualquer dia , noites de festa por um ESPETÁCULO; roupa de marca por FIGURINOS e não me importa nada de tudo o que deixei, porque o AMOR e a satisfação de fazer uma EXCELENTE APRESENTAÇÃO vale mais que TUDO e, sei que os verdadeiros amigos entendem! Vamos ver quantos ATORES E DIRETORES ORGULHOSOS colam isto no seu mural, porque...
TEATRO NÃO É UM HOBBY, É A MINHA VIDA!
Para quem não sabe, trabalho em um hospital, e para os funcionários, são fornecida as principais refeições.
E as vezes, nessas refeições, encontramos:caroços na abobora ou chuchu é cozido com aquele broto que tem no meio... noutros dias a comida tá com pouco sal ...ou a *panqueca *não cai redonda...
Enfim, acabo concluindo que a comida *nesses dias*, foi feita sem carinho, sem atenção, por obrigação mesmo,
problemas de uma cozinha própria e não terceirizada ...
*Mas isso não é sempre*, tem alguns dias na semana que a comida está excelente ...bem temperada, com um cheiro bom, um cardápio diferente, enfim, outra cara.
Isso se dá, por que cada dia é um cozinheiro diferente, portanto, no dia de um determinado cozinheiro, todo mundo sabe que ele esteve por ali, por que sempre tem um toque a mais em seus pratos.
A minha pergunta é: O que faz que cozinheiros com mesmo salário, mesma carga horária, mesmo local de serviço, mesmo material ser tão diferente no atendimento?
Dai conclui que deve ser por *paixão*! Paixão pelo que faz, carinho, cuidado.
Gente que faz a diferença, sabe?! E mesmo sem recurso, mostra a boa vontade.
É claro que um dia a gente pode achar um caroço na abobora por acidente ou um legume cozido as pressas...não sou intransigente ! Mas, pelo menos pra mim, são pessoas assim, como esse cozinheiro que o mundo sente falta, que
não são medidas pelo salário que ganham ou pelo grau de instrução. Pessoas que brilha com luz própria..
Essas criaturas podem ser cozinheiros, arquitetos, engenheiros e garis ...
Gente que mostrando o seu melhor, sempre deixam algo bom por onde passam.
Esse é só um exemplo de que como pequenas luzes podem fazer diferença, e são essas pequenas diferenças e gentilezas que mudam o nosso dia.
*Acho que esse tipo de gente assim, é que agrada a Deus!*
Hoje em uma discussão saudável com pessoas do meu trabalho conversávamos sobre o amor, casamento, relacionamentos e afins, e eu contextualizando, dei minha singela opinião.
Por um tempo houve uma falsa expectativa criada pelo próprio homem, que o casamento era um mar de rosas, onde havia um príncipe encantado e uma princesa a ser salva. Ai descobriu-se que não é bem assim o casamento ele tem que ter estrutura para aguentar os desafetos e contratempos de ambos e saibam isso vai acontecer.
Não há um ser compatível com outro, todos somos incompatíveis por isso a necessidade de se adaptar um ao outro. Por isso não sai dizendo que o casamento é uma instituição falida, ele depende de nós para dar certo, infelizmente pessoas despreparadas para este momento único e eterno não se preparam suficientemente para isso.
Vejo um mundo com pessoas sem compromisso sem responsabilidades uns para com os outros, tirando a verdadeira essência daquilo que o próprio Deus criou ... O que Deus uniu não separe o homem...pois deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e ambos serão uma só carne...Eis que esta é agora ossos dos teus ossos e carne da tua carne...
Ah esta tal criatividade, de onde vem?
Alguém falou ao apreciar um trabalho que ele “era bonito e original…só que o original não era tão bonito e o bonito não era tão original”
Semana passada em São Paulo, fotografei um mendigo que vestia, no mínimo umas quatro calças, sendo que a que estava por cima das outras três, não o deixava articular as pernas. Assim fez algumas dezenas de cortes simétricos do joelho até a bainha da calça que abriu a peça e deram mobilidade. Provavelmente será observada por muitas pessoas e, quem sabe até por um designer de moda que ao notar tal criatividade “mendigüeira”a transformará em moda. Tal criatividade, agora assinada, alcançará sucesso e será publicada em revistas, TV, programas de modas, comentada nos bastidores de desfiles e por fim substituída por uma outra grande ideia de um mendigo a procura de uma maneira de vestir 4 ou 5 camisas.
Com a cara do sertão
Ao sol, o trabalho dia-a-dia,
A vida como de um ermitão,
Testa marcada toda em fatias.
Insolação no rosto, calos nas mãos,
Nada de mordomias.
Garantindo, com isso, o pão:
A fome que se irradia.
Na Xerófila verde do sertão,
O solo clamando chia,
Restos em decomposição
De uma vida sem harmonia,
Exagero que não é pouco,
Semelhança em sintonia.
Terra rachada como é o rosto,
Identidade de um povo,
No sofrimento um do outro,
A real face nordestina.
As coisas devem acontecer naturalmente
Você deve se unir ao trabalho
Com pessoas que vão te trazer algum benefício
E, ao mesmo tempo, você traz benefícios para essas pessoas
Deve haver certa harmonia entre todos
E quando não há
Procure um lugar melhor de se trabalhar
Não se deixe abalar
Se você é vítima de pensamentos destrutivos
Você acabará se corrompendo com eles
Fuja enquanto é tempo
Você não é obrigado a ficar ao lado de pessoas invejosas...
O TRABALHO DO DEUS TRIÚNO E DA IGREJA
Primeiro de maio é o Dia do Trabalhador,
Que me faz lembrar do Deus Criador.
Sendo Triúno, trabalham juntos, não é centralizador,
Um lindo universo criou, que proclama seu poder e amor!
Falando de Si e do Pai, Jesus Cristo afirmou:
"Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também".
Se Deus trabalha, trabalho é coisa boa,
Errado, meu amigo, é viver atoa!
Podemos nos perguntar: Qual o trabalho de Deus?
Deus, em santo amor, cria, sustenta e a tudo governa;
Não cai uma folha no chão sem sua permissão;
A História humana dirigirá até sua completa consumação.
O maior trabalho de Deus é a obra da Salvação.
Seu Único e Amado Filho, encarnado, à terra enviou,
O qual por três anos, por todo lugar o Evangelho pregou,
Mas foi na cruz que sua Obra Maior por nós realizou:
Jesus, substituto nosso se fez;
Nossos pecados sobre si tomou,
Nosso castigo em nosso lugar sofreu,
E a Justiça Divina por completo satisfez!
Sepultado, por três dias no túmulo ficou,
Mas ao terceiro dia, com glória ressurgiu;
Quarenta dias na terra ainda ficou,
E a fé dos Seus discípulos solidificou!
Mas o trabalho de Jesus Cristo nisto não parou:
Ainda na terra, o Consolador, enviar, prometeu;
Assunto aos céus e, à direita do Pai, exaltado,
Noite e dia, junto ao Pai, por nós tem clamado!
Dias depois, por ocasião da festa de Pentecostes,
A promessa do envio do Consolador cumpriu:
Aos Seus discípulos com o Espírito Santo batizou,
Com Poder capacitou, pro Evangelho pregar em todo lugar!
Igreja, desperta! É tempo de Trabalhar e trabalhar!
Crente, desperta! É tempo do Evangelho anunciar!
Que neste Dia do Trabalhador, lembremos do nosso Senhor,
Que na Sua seara nos mandou trabalhar enquanto a noite não chegar!
Para finalizar, uma coisa importante quero lembrar:
Deus é um Justo Patrão, e ao trabalhador fiel recompensará.
Daí Paulo, o maior dos Apóstolos, nos exortar:
Sedes firmes, constantes e sempre abundantes na Obra do Senhor!
- Relacionados
- Mensagem de despedida do colega de trabalho por aposentadoria
- 57 mensagens de despedida para colega de trabalho com carinho
- Mensagem de despedida por aposentadoria
- Frases para amigos de trabalho que revelam gratidão e reconhecimento
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte