Texto de Despedida do Trabalho
Dignidade não se compra, a gente tem!
Dignidade não é ter trabalho: é trabalhar
certo & com responsabilidade!
Dignidade não é dinheiro, mas é
valorizar o que tem e o que pode Comprar!
Dignidade é Amar e Respeitar o outro!
Dignidade é uma pessoa que tem Deus!
Dignidade é uma pessoa que não passa por cima dos
outros & Respeita o que é seu & o que não é seu!
No muro perto do meu trabalho tem a seguinte frase " Você é feliz ou finge ser?" e pensando sobre o assunto, analisando profundamente minha trajetória até aqui, cheguei a seguinte conclusão:
Eu fui feliz, houve uma época há muito tempo, que fui feliz, mas hoje, não sei mais o que é esse sentimento.
Tenho pequenos flashes de felicidade, principalmente quando estou com minha filha, ela me dá a dose diária de felicidade que mantém de pé.
Eu trabalho há mais ou menos 2,0km de distância da minha casa. Por esta razão, todas as manhãs eu vou até lá caminhando. Hoje, em especial acordei um pouco preocupada em como chegaria ao escritório, pois a chuva e o vento estavam fortes, e meu guarda chuva está com um pedaço quebrado, super vulnerável ao vento. Orei ao Senhor pedindo que cessasse a chuva para que eu não me molhasse. Na hora de sair , ainda não havia parado de chover,porém ela estava mais calma e o vento mais fraco. Meu guarda chuva aguentou inteiro eu cheguei no meu trabalho completamente seca.
Durante o percurso Deus falou algo tão simples, mas tão forte ao meu coração, e eu preciso compartilhar:
" Nem sempre o Senhor cessa a chuva quando pedimos,mas todas as vezes Ele nos garante que, se tivermos fé e arriscarmos sair mesmo assim, Ele nos levará seguros e secos ao nosso destino"!
Qual é a "chuva " que você tem enfrentado?
CORRIDA DE 100 METROS
Por que achamos que nosso trabalho é melhor e mais suado de que os outros?
Que impressão é essa que nos coloca acima dos outros?
Por que então nos sentimos tão especial ao realizar um trabalho, mesmo que seja o mais simples possível?
Será o trabalho ou vaidade?
A vaidade ultrapassa o trabalho numa corrida de 100 metros.
Viva
Voltei ao trabalho, porque em cada
canto tu estavas.
No pensamento eras viva,tão viva
como quando te deixei.
No teu perfume, calor dos teus lábios,
na maciez de tua pele, a paz encontrei.
Paz, que se sente, quando se beija uma
criança.
As tuas mãos, eu as sinto pelo meu corpo
todo, tuas unhas arteiras, tu as passas
em meu peito.
Te sinto até agora, inteira em mim embora
poucas horas fazem que me despedi, e já
tenho vontade de voltar, ficar para não
mais sair de perto de ti.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U B E
TRABALHO. UMA BÊNÇÃO!
Quando saio para trabalhar, penso no que me espera.
Um desafio ou um rotina?
Uma oportunidade ou exploração?
Uma alegria ou uma tristeza?
Uma cooperação ou uma competição?
Uma novidade ou uma mesmice?
Um ganho ou uma perda?
Um crescimento ou um atraso?
Se o que te espera está na segunda opção, não espere, corra.
MALTRATADO NO TRABALHO
Leia: 1 Pedro 2:18-25
Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso ( v.19 ).
Examine: - Deuteronômio 24:14-15
- Romanos 12:14, 17-21
- 1 Pedro 3:13-17
Considere: Se estivesse no lugar de Lai Meng, o que você faria ? Por quê ? Por que é tão difícil praticar o que Pedro diz neste texto ?
Lai Meng, contador sênior numa empresa há 25 anos, recentemente, foi transferido de setor e forçado a aceitar um corte de salário. Seu chefe havia contratado um substituto que receberia metade do salário. Se pedisse demissão, Lai Meng perderia os anos de plano de saúde e benefícios financeiros, uma estratégia que o seu inescrupuloso chefe tinha planejado. Quais palavras de ânimo você daria a Lai Meng ?
O livro de 1 Pedro 2:18-25 nos ajuda a lidar com situações em que os seguidores de Cristo são tratados injustamente por seus empregadores. No tempo em que o apóstolo escreveu essas palavras, estima-se que havia algo como 60 milhões de escravos no mundo. Pedro, porém, escreveu a todos os trabalhadores - usando o termo oiketai ou empregados ( v.18 ). Esta definição inclui os assalariados. Felizmente não há mais tantos escravos hoje, mas muitas pessoas ainda sofrem exploração econômica.
Seja o chefe " gentil " ou " cruel ", Pedro nos diz para sermos " obedientes aos [ ... ] patrões ... " (v.18 ). " Se você suportarem sofrimentos injustos ... " ele escreveu, " ... Deus os abençoará por causa disso " ( 1 Pedro 2:19-20 ) apóstolo Paulo alerta os empregadores antiéticos dizendo que eles também têm um Senhor a quem deverão prestar contas ( Colossenses 4:1 ).
Ao lidar com o sofrimento injusto no trabalho, devemos seguir os passos de Jesus ( 1 Pedro 2:21 ). Ao ser maltratado , Ele...
- não pecou ( v.22 )
- não revelou nem fez ameaças ( v.23 )
- entregou o Seu caso nas mãos de Seu Pai, que sempre julga retamente ( v.23 )
- carregou sobre si os nossos pecados, para que vivamos para a justiça ( v.24 ).
Podemos suportar os maus-tratos sabendo que Jesus está conosco - cuidando e protegendo-nos como Pastor e Protetor ( v.25 ). - K. T. Sim
É no suor que se reflete o cansaço de quem consegue seus objetivos através de trabalho honesto e digno.
Crescer através do suor alheio, é se submeter ao fedor catinguento do sovaco que impregna o ambiente onde as pessoas de bem em momentos adequados, usam suas boas fragrâncias, adquiridas através do próprio suor.
O suor do trabalhador honesto não fede exala o aroma da Dignidade!
O dez mais satisfatório da minha vida, não apenas por ser o meu trabalho de conclusão de curso, não pela nota em si, pois tenho consciência que currículo extenso não define bons profissionais, de tal modo nota alta não define bom aluno(a). Queria muito alcançar a nota máxima no meu trabalho de conclusão por ser a área que pretendo me profissionalizar (AgroAmbiental), segundo porque meu artigo tinha um significado carregado de muitas emoções pra mim, pois fiz dedicado e em memória aos meus avôs: Patrício Pinheiro Calazans e Natanael Ribeiro de Araújo, meus maiores exemplos de produtores rurais e homens do campo. Quem muito me incentivou e inspirou através de suas histórias e exemplos a amar o campo e despertar o interesse por questões rurais, por consequência a escrever meu artigo. Como eu queria poder ler e apresentar meu projeto a eles, meu desejo era que eles me vissem crescer profissionalmente em defesa das suas lutas, os dilemas enfrentados pelos produtores rurais, realidade desconhecida por tantos. Infelizmente não estão aqui, felizmente serão eternos em meu coração. A eles, grandes exemplos de caráter, trabalho, perseverança, minhas melhores lembranças do campo, as raízes do meu coração e eternas flores do meu jardim. Aos meus heróis da infância, a quem eu sempre terei orgulho de dizer: “Sou neta do seu Sula; meu nome é uma homenagem ao Vô Patrício. ”
Meus avôs construíram um legado, marcaram minha história e gravaram lembranças eternas no meu coração.
Eles são exatamente o que eu quero construir na minha carreira profissional e para sociedade a qual estou inserida.
Eu comecei a construir o legado (história) pela qual quero ser lembrada quando partir.
Que comece o jogo, estou pronta para os próximos desafios.
Segunda Feira
Precisando sentir, a vida continua.
Segundo dia, ao trabalho primeiro.
O domingo passou faceiro, na rua.
Sem ninguém perceber, tão ligeiro.
Com malas prontas, uma alma leve.
Olhando a semana, que descortina.
Noites virão, em descansos breves.
Intercaladas aos dias, dessa rotina.
A sensação, meio desatenta, ainda.
Permitindo um acordar, para poesia.
Lá fora, um dia depressa, logo finda.
E da noite, um abraço, com maestria.
Eu penso em ti, em todos os dias.
E pela noite, o encontro num sonho.
Imagem cortada, e restando alegria.
Em simples versos, que componho.
Segunda feira, bem devagar, vem.
Dando passagem, também irmana.
Muitas páginas uma semana têm.
Roda girando, juntando a semana.
AVENTUREIROS DE PRIMEIRA VIAGEM
Jean, Diretor Financeiro na empresa onde eu trabalho, que também é um aventureiro nato, tem como passa tempo preferido observar e fotografar insetos, mas só aqueles que possuem antenas na extremidade da cabeça.
Quando dispõe de tempo livre, ele aproveita para viajar pelo mundo, acampando em florestas ele vai ampliando sua coleção.
Até aí, tudo bem, mas durante algum tempo ele “cismou” que seria interessante que a equipe da Área Financeira da empresa participasse com ele de uma destas expedições.
Até aí, tudo bem também, acontece que eu fazia parte desta equipe, junto com o Luis e o Chico.
Não demorou muito e nós acabamos aceitando sua proposta, afinal seria uma ótima oportunidade para demonstrar que somos aptos a aceitar desafios, sem contar que seria bom para sairmos da rotina daquela vida de escritório, transito, enfim...
O local escolhido para a aventura foi a Cidade onde eu resido, chamada de Embu-Guaçu, situada no interior de São Paulo, que em Tupi Guarani, significa cobra grande, por causa do rio que corta sinuosamente a Cidade.
Trata-se de uma cidade pequena,com aproximadamente 63 mil habitantes e tem 100% do seu território inserido em Área de Proteção de Mananciais.
Voltando á nossa aventura, nos preparamos, na medida do possível, para passar uma noite na Mata Atlântica.
A proposta era caminhar aproximadamente 5 horas, até atingir o topo mais alto da floresta, montar acampamento e torcer para tudo dar certo.
O dia tão esperado finalmente chegou. O Jean, que era praticamente um profissional, apareceu devidamente trajado para uma expedição, dando-nos a impressão que ficaríamos uns dois meses na Mata, isso assustou um pouco, mas preferimos considerar que ele só estava sendo prevenido.
Sua mochila, com a estampa de camuflagem do exército contrastava com a minha, que era preta e tinha uma estampa do desenho animado do Piu-Piu. Foi o que eu consegui improvisar, e olha que deu trabalho para convencer meu filho de 6 anos de que eu traria a mochila de volta sem nenhum arranhão.
Subimos mata adentro, revezando goles de água e Whisky, que de acordo com o Jean, nos manteria aquecidos e hidratados.
Paramos diversas vezes para admirar árvores, pedras, cipós, nascentes de água potável, o que nos animava a manter a caminhada rumo ao nosso destino, digamos, incerto.
Com toda sua experiência, o Jean deixava marcas pelos caminhos por onde passávamos, amarrando fitas nas árvores,isso nos tranquilizou, nosso caminho de volta estava garantido.
Algumas vezes nos assustamos com barulhos de animais ou aves que se também se assustavam conosco, depois do susto reinava a admiração por tão belas criaturas que a natureza gentilmente estava nos oferecendo, tudo ali, ao alcance das nossas vistas, e, espantosamente, de graça.
Tirando o cansaço, que na verdade era apenas os sintomas da nossa vida sedentária, Eu, o Luis e o Chico estávamos apreciando a caminhada e as belezas da natureza.
Depois de muitos escorregões, tombos, e arranhões, chegamos finalmente ao ponto mais alto da Floresta.
O Jean, tirou de sua mochila, alguns apetrechos, que para nós pareciam mais com objetos utilizados por astronautas da NASA, e que foram de grande valia para passarmos a noite.
Cada um montou sua rede nas arvores, e fizemos uma espécie de quadrado, onde todos conseguiam ver todos,isso dava uma certa sensação de segurança, mentira, ficamos com medo do mesmo jeito.
O Jean deu para cada um de nós, um papel alumínio, do tamanho de um lençol e, pasmem, esquentou mais que um edredom.
O Jean também teve a magnífica idéia de esticar uma linha de nylon, com vários sininhos pendurados nela, assim, se algum bicho se aproximasse, ficaríamos alerta.
Achamos uma ótima idéia, até começar a ventar. Já estava escuro, e descobrimos que no meio da Mata fechada não se consegue enxergar a mão diante dos olhos, é um breu.
Com o vento tocando o tempo todo nos sinos, acendíamos nossas lanternas sem parar, parecia mais um grupo de ufologistas tentando se comunicar com OVNI’s.
Felizmente o vento deu uma trégua, e conseguimos dormir, em meio de alguns sons de pernilongos e grilos.
Até que lá pelas tantas da madrugada, o Chico começa a gritar desesperadamente e repetidamente, que estava cego. Quase que instantaneamente nós acendemos nossas lanternas em sua direção,e após alguns segundos, ele se acalmou. Dias depois ficamos sabendo que ele costumava dormir na sua casa, com a luz do abajur acessa.
O dia clareou, e pela primeira vez tivemos um misto de alívio misturado com uma sensação de que o simples fato de acordar com vida, por si só, era um motivo de comemoração.
Descemos a Mata bem animados, curtimos muito mais a floresta, como se fosse um agradecimento pela proteção que a Mãe Natureza havia nos dado durante aquela noite.
Aprendemos que, apesar de assustadora, à primeira vista, o mundo lá fora é bem mais perigoso.
Depois desta aventura, que ficou registrada em nossas memórias e em algumas fotografias, participamos de outras aventuras, só que desta vez, não mais como aventureiros de primeira viagem, mas sim, como apreciadores da natureza.
Cotidiano
"Rejuvenesce os dias
Para que as semanas sejam nova
Trabalho além da força
Esforço vem além do que faço
Acordo vivo!. Sobrevivo e durmo.
Disposto desperto levanto espero
Os dias serenos
A tarde sossego
noite sem medo, do amanhã q me espera.
Me espelho no hoje
As coisas simples alivia
A carga do dia, escutando um simples*
Robson Gomes
MULHERES MADURAS CARENTES
Nesses dois anos que trabalho com o Movimento Top Loba tenho percebido uma carência enorme na grande maioria das mulheres maduras. Independente se são casadas ou solteiras, gordas ou magras, bonitas ou lindas, vaidosas ou singelas, extrovertidas ou reservadas... a carência existe!
Não estou falando da falta de dinheiro, estou falando da falta de alegria, afeto, atenção, amizade, carinho... A insatisfação é a grande vilã da história.
A passagem dos 40 anos, deixa a mensagem de que já vivemos metade da expectativa de vida, e se ainda não conseguimos realizar sonhos e alcançar objetivos, isso nos frustra. E é aí que mora o perigo! Se você se deixar levar por essa sensação de derrota e perder o vigor, você não terá mais autoconfiança para continuar sua caminhada com toda a garra que precisa. Por isso se fala tanto em empoderamento feminino. Precisamos retomar os nossos sonhos e acreditar que podemos sim alcancá-los!
Comece hoje um novo projeto, preencha sua insatisfação com algo que te de prazer, saia da rotina, mude seus conceitos, pare de inventar pretextos para permanecer onde está! Quando alguém morre ou quando ficamos doentes, não bagunça tudo? Mas depois não fica tudo bem? Então! Não tenha medo de mexer no "certo", porque o "errado" pode ser o que te faz feliz.
Mude sua energia! Se hoje muita coisa ruim está acontecendo na sua vida, é a sua insatisfação consigo mesma que está causando isso! Autopiedade é a forma mais explícita de carência! Você só precisa voltar a ter aquele entusiasmo da juventude para reencontrar o prazer de viver!
Venha para o Movimento Top Loba!
EPA!
silêncio não é paz à beça
anjo da guarda tira asa
trabalho (doze) - relógio que pesa
vento que abre a porta
tiro que não se ouve
conversa-trem que descarrila
saudade que sempre urge
ligação que não se completa
Mercúrio: dono dos sopros
Oxalá retrógrado
meu afeto não tem
pressa
O TRABALHO E SUAS VERTENTES
Entre os diversos trabalhos que o ser humano empreende na existência, dois merecem a nossa atenção:
1. O trabalho necessário ao nosso instinto de sobrevivência, pois como seres humanos frágeis, necessitamos de alimento, agasalho, abrigo, etc.
2. O outro trabalho é o que busca incessantemente a elevação do nível de consciência. Por indolência, muitos poucos se envolvem com tal trabalho.
Porém entre ambos, é o segundo que dá o verdadeiro sentido a vida, que nos projeta às dimensões mais elevadas, e nos conecta com os mistérios mais profundos da nossa existência.
Não devemos passar pela vida, preocupados somente com o trabalho do instinto de sobrevivência, pois com certeza, passaremos por essa breve vida sem conhecer outras dimensões sublimes da vida.
Não estou dizendo que devemos desprezar o trabalho do nosso instinto de sobrevivência, mas colocá-lo no seu devido lugar. O ser humano não é só o instinto de sobrevivência, mas é possuidor de intuição, sensibilidade, e pode através da percepção e do trabalho pela elevação da consciência acessar outros mundos mais sutis e elevados.
A vida que é empreendida apenas na dimensão do instinto de sobrevivência é pobre, limitada, unidimensional, mas quando é acompanhada pelo trabalho incessante da elevação da consciência se torna enriquecedora, não tem fronteiras, e é multidimensional.
O trabalho precisa ser entendido de maneira abrangente, integral, e nas suas inter-relações. Caso contrário, passaremos pela existência conhecendo apenas uma pequenina dimensão da grandeza infinita da vida.
O trabalho do professor deve servir de ponte para o aprendizado do aluno, afinal o professor possui também suas experiências práticas da vida que este aluno está sendo inserido, é impossível dar uma aula ou ter qualquer tipo de processo educativo sem também expor sua opinião, porém é dever do professor deixar que o aluno tome por si mesmo e chegue a escolhas próprias, a grande problemática é que o professor ele deve permitir que o aluno construa sua opinião, baseada em arquétipos, modelos de uma sociedade real, ninguém pode negar o direito de optar, a opção é individual , talvez possa coibir a sua expressão, mas não sua opinião, a opinião é formado pelo individuo a partir de suas relações sensíveis não apenas com o professor, mas também de seus familiares, amigos e sociedade, o que podemos então fazer para melhorar este processo é ensinar o aluno a separar sua opinião de um espaço da associação ele participa, tendo em vista que sua opinião deve ser ou não preservada, a partir de escolhas individuais.
Veja pra tudo há uma finalidade, a compressão da educação de maneira sedimentada, não o torna eficiente , discursos como tal matéria ser melhor ou não que outra é extremamente subjetiva, por que o aluno deve aprender português enquanto estuda história, e dentro do quadro de estudo compreender a geografia da história do quadro, havendo muitas vezes a necessidade de desenvolver cálculos matemáticos , a questão não é a matéria que está sendo estudada, mas o contexto que essa matéria está inserida, veja bem , na educação não podemos obrigar ninguém a aprender nada, mas podemos contextualizar o processo educativo para que haja o interesse e a necessidade da interação de todas as matérias.
Todo universo está em função de tempo, mas o tempo está em função de que?
A única certeza de tempo que possuímos é que ele uma variável, como toda variável relativa, então tempo está em função de possibilidades, a construção da educação a mesmo modo se dá em função do tempo, há relatividade entre a velocidade em função de tempo no processo de educação de um determinado espaço, e a própria pessoa no contexto educativo, a própria cognição e as experiências empíricas, pondo-se na necessidade do conhecimento, e o enfrentamento de novas possibilidades, assim para cada aluno existe milhares de possibilidades e universos diferentes no processo de aprendizagem, cabe à o educador , mediar o melhor caminho para o desenvolvimento do aluno, a partir do qual o mesmo possa desenvolver a melhor forma de aprendizado.
O amor é agir
Pela dor de sentir
Por nossas minorias
Que todos somos dia
De trabalho e folia
Tristeza e alegria
Um chorava um sorria
O amor já jazia
Cheguei demos nossas mãos
Tocou o meu coração
Senti as suas batidas
Encontramos novas saídas
Entendemos um ao outro
Vivemos a verdade
E se ela for dolorosa
É só aprendizado
Você é claridade
É luz
Amor de sons
E de toques
Perdidos em varios tons
As vezes mais escuros
Outras vezes mais claro
Rendido em um mundo
Onde as cores são pecados
Pros olhos do errado
Da falta de amor
Que se entrega em meios
Onde tem devaneios
Vida de receios
E se encontram perdidos
E se o amor nao for visto
Deixaremos ele à vista
Em capas de revista
Com cores tribalistas
Sempre contra racista
Acendo o meu beck
Que queima de amor
E quem plantou paz
Sempre plante mais
E sera colhedor.
O trabalho é interpretado como uma "obrigação", quando este não desperta prazer ou se distancia totalmente dos interesses pessoais dos profissionais.
Você será muito mais feliz, sem sombra de dúvidas, se se dedicar a fazer aquilo que gosta. Desta forma, a probabilidade de alcançar o sucesso profissional e a satisfação pessoal é quase certa!
Não se preocupe tanto em falar sobre o seu trabalho; tenha a prioridade em mostrar o que você faz. A grande diferença entre produzir sucesso e somente falar sobre ele está na atitude.
Pessoas que fizeram a diferença mostraram a sua obra. Faça o seu melhor e mostre.
Acredite: esse é o caminho do melhor que você espera.
A depressão de alguns pessoas as vezes é um romance um amor não correspondido muito trabalho entre outros tais como álcool, e drogas mas o que mas prejudica algumas pessoas e a depressão por horas ter dinheiro horas nao talo. Dinheiro o mesmo que te traz poder,festas,amigos felicidade, mais quando essa faze boa passa vão se embora todos esses...
Dinheiro faz de todos nós escravos triste mais dura realidade!
- Relacionados
- Mensagem de despedida do colega de trabalho por aposentadoria
- 57 mensagens de despedida para colega de trabalho com carinho
- Mensagem de despedida por aposentadoria
- Frases para amigos de trabalho que revelam gratidão e reconhecimento
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte