Texto de Despedida do Trabalho
Viver o momento
O que quer que sua mão encontre, faça com sua força; porque não há trabalho. . . ou sabedoria no túmulo. - Eclesiastes 9:10
Apenas algumas semanas antes de receber uma herança de US $ 1,5 milhão, um operário australiano de 43 anos morreu quando um muro caiu sobre ele. Testemunhas disseram que o operador da retroescavadeira se abrigou de um vento forte quando uma parede de tijolos desabou sobre ele.
Este pode ser o tipo de desgraça inoportuna que levou Salomão a se perguntar sobre a futilidade da vida (Ec 9: 2). Ele sabia que enfrentamos a incerteza ao longo de nossas vidas (v.12), e que a segurança parece impossível de acontecer. Ele descobriu que o desejo de ter as coisas é logo substituído pelo medo de perdê-las. Então ele concluiu que, se formos sábios, viveremos pelo momento.
No entanto, viver apenas no momento não foi a resolução final de Salomão para o seu dilema. Eventualmente, ele percebeu que há apenas uma base sólida para viver com a incerteza. Depois de enfrentar seus próprios pecados e distrações, ele concluiu: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos” (12:13). Essa é a única maneira sábia de viver o momento - percebendo que Deus dará valor eterno ou perda a tudo que estamos fazendo ou pensando agora (v.14).
A vida é incerta, mas o julgamento de Deus é certo. Então, viva o momento - mas sempre com a eternidade à vista. Dessa forma, você honrará o Senhor em tudo que fizer.
O que vem do homem nunca durará?
Está aqui hoje, amanhã passado;
O que vem de Deus será sempre
o mesmo por toda a eternidade! - Spencer
A eternidade está no momento - aproveite! Mart DeHaan
Fé no trabalho
Não amemos em palavra ou em língua, mas em ação e em verdade. - 1 João 3:18
Os cristãos às vezes cantam as seguintes palavras:
Este mundo não é meu lar,
estou apenas passando.
Isso significa que nós, que estamos indo para o céu, não devemos nos preocupar com o mundo atual? Não. Não podemos orar como Jesus nos instruiu: “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (Mt 6:10), e seja indiferente às necessidades e males de nosso planeta. Pelo contrário, devemos estar ansiosos para cumprir o conselho de Paulo: “Como temos oportunidade, façamos bem a todos” (Gl 6:10).
O historiador britânico Paul Johnson aponta que nossos antepassados espirituais da Inglaterra do século XIX lutaram contra a escravidão, a pobreza, o vício e o analfabetismo por causa de sua devoção a Deus. Ele escreveu: “Os vitorianos de mentalidade generosa, que assumiram grandes riscos expressando publicamente sua preocupação pelos pobres, não fingiram que sabiam tudo sobre o problema ou propuseram soluções específicas.” A dinâmica de sua preocupação, afirma Johnson, era sua sólida Crença em deus.
Somos salvos pela graça através da fé (Efésios 2: 8), mas nossa fé é produzir “boas obras” (v.10). Vamos seguir o exemplo desses cristãos vitorianos. E que possamos ser como Cristo ", que andou fazendo bem" (Atos 10:38).
Então deixe nossos lábios e vidas expressarem
O santo evangelho que professamos;
Que nossas obras e virtudes brilhem,
para provar a doutrina toda divina. —Watts
Uma fé viva é uma fé operante.
Vernon Grounds
Parte da tripulação
O trabalho efetivo pelo qual cada parte faz sua parte causa o crescimento do corpo. - Efésios 4:16
Você já assistiu uma equipe de pit em ação em uma corrida de carros? Tive a oportunidade de estar na área dos boxes durante uma corrida e fiquei impressionado.
Em menos tempo do que a maioria de nós coloca o cinto de segurança e ajusta o espelho, a tripulação trocou quatro pneus, encheu o tanque de gasolina, lavou o pára-brisa, deu uma bebida ao motorista e fez ajustes vitais no carro. Isso acontece de forma rápida e eficiente, porque cada membro da equipe conhece seu trabalho e faz o certo.
Falando em um serviço de capela antes da corrida, o capelão Max Helton disse aos pilotos e suas tripulações: “Imagine todas as pessoas que são necessárias para uma corrida. E se todos eles quisessem dirigir? Seria o caos. ”É o mesmo com a tripulação. Se todos quisessem trocar os pneus e ninguém quisesse encher o tanque de gasolina, o carro não teria uma viagem muito longa.
Da mesma forma, no corpo de Cristo, todos nós temos sido equipados com habilidades diferentes para fazer determinadas tarefas (Efésios 4: 7-16). Não podemos todos ser pastores ou professores. Alguns de nós precisam “trocar os pneus” e “lavar o pára-brisa”. E cada trabalho é tão importante quanto o outro.
Para o corpo de Cristo cumprir seu propósito, cada um de nós precisa se concentrar em nossa parte e fazer o melhor que pudermos.
Deus constrói Sua igreja e a torna forte
Usando você e eu;
E se todos nós fizermos a nossa parte,
O mundo o amor de Cristo verá. —Sesper
O trabalho em equipe divide o esforço e multiplica o efeito.
Dave Branon
Fortalecido pelo trabalho
"Seja forte ... e trabalhe; pois estou contigo", diz o Senhor. - Ageu 2: 4
Tive o privilégio de passar um tempo com um grupo de líderes da igreja em uma conferência de pastores. Logo tornou-se evidente que as exigências acidentadas do pastorado e as expectativas idealistas de algumas congregações estavam prejudicando esses servos fiéis do Senhor. Alguns foram queimados e emocionalmente exaustos. Outros faziam perguntas difíceis sobre as principais responsabilidades de um pastor e como encontrar tempo para tudo.
Alguns foram enfatizados pelos membros do “cão de guarda” de sua igreja - você sabe, o tipo que assiste cada pequeno movimento e deixa você saber se você está um pouco fora de sintonia. Outros pastores se perguntaram como saber quando é hora de sair.
Em uma reunião, o diretor da conferência trouxe uma mensagem encorajadora do livro de Ageu. Ele lembrou a esses trabalhadores fiéis na igreja das palavras de Ageu do Senhor a Zorobabel, o líder do projeto de reconstrução do templo: “Sê forte” (2: 4), “eu estou contigo” (v.4), “ Eu te abençoarei ”(v.19) e“ eu te escolhi ”(v.23).
Estas palavras do Senhor devem encorajar todos os que estão cansados na obra de Deus. Se você está estressado e exausto, lembre-se de que Deus está com você e Ele irá fortalecê-lo para o trabalho que Ele chamou você para fazer.
Deus dá a Seus servos esta promessa:
"Eu nunca te deixarei em paz;
E quando você ficar fraco em sua luta,
Minha força prevalecerá - não a sua própria." - Hess
A obra de Deus feita do modo de Deus nunca faltará ao suprimento de Deus. David C. Egner
É verdade, só mora eu e ela, e isso me faz tao bem,
Toda noite ao chegar do trabalho a gente deita no chão, nos damos as mãos e conversamos como se não houvesse o amanhã.
Sem duvida alguma, o melhor momento do meu dia é estar com ela.
Já passei noites acordado admirando a beleza dela...a boca o nariz, chego a conclusão que sou o homem mais feliz! Pois tenho tudo aquilo que nas minha orações nunca soube pedir, mas sempre quis.
Ela me entende, é engraçada, sorridente, um pouco ciumenta e bastante carente.
Ah...eu a amo demais!
Nossa casa só tem um banheiro e é do lado de fora, a sala também é cozinha e temos um quarto, onde todas as noites a gente namora.
Casinha? Pra mim é uma mansão; é onde guardo minha maior riqueza, a minha força, a minha fraqueza.
E é nela que escrevemos a nossa história.
Ela faz o melhor arroz com feijão.
É a melhor companhia do "busão", sua única exigência é ficar na janela, aí ela dá aquele grande sorriso, em ter seu pedido atendido, e eu fico logo todo exibido,em ter a melhor mulher do mundo comigo.
Se pensamos em ter filhos? Sim, com certeza! Mas tem alguns sonhos dela que desejo realizar; Viajar, sei lá, pra algum lugar onde consigamos ver todas as estrelas do céu, ter tipo uma segunda lua de mel.
Poder voar, conhecer, experimentar .
Ah... ela merece isso, como ela merece.
Na verdade, merece muito mais...
Pra ser sincero, eu não preciso de muito pra ser feliz, eu só preciso dela, e a minha missão é fazer dela, A mais feliz!
(Vinícius de Morais JUSTINO)
A Definição do Meu Trabalho
Busco o canto das coisas quietas
perdidas no silêncio da memória.
E ali, construo um novo canto
o verde musgo das montanhas
onde sonhos redondos outra vez se multiplicam
e as flores sem dono tomam conta do espaço,
colonizando a beira dos caminhos
pontilhando tudo com mil cores.
Busco o azul das dimensões,
a liberdade do vôo
a maciez do algodão transformado
em nuvens quase transparentes
como transparente é sonho daqueles
que habitam meus castelos suspensos.
Busco o simples, o puro, a alegria do dia-a-dia.
Tento resgatar o tempo das pipas e balões,
quando era permitido ser livre e ser criança.
Tento resgatar a paisagem e o homem primitivo
Teimosamente encravados num canto qualquer da utopia,
e para eles invento um novo espaço
sem barreiras ou limite, onde tudo é possível,
até mesmo a magia.
A magia da cor e sobre tudo do AMOR.
BEM VINDO AO LAR
Sai do trabalho e como de praxe me desloquei diretamente para casa, mas não é como os outros dias, hoje foi pior, por varias coisas que decorreram durante todo o dia, por varias coisas que aconteceram você se sente sem vontade, sem animo, bem vindo ao lar, mas que lar?! quem é o lar?! existe um?
as vezes a gente se pega pensando e desejando sentir-se bem em um local, mas são tão poucos os locais nos quais nos sentimos bem, nos sentimos amados, as vezes não sentimos isso nem mesmo dentro de nossa própria casa. novamente digo "BEM VINDO AO LAR" mas não me sinto bem vindo, não me sinto em casa.
continuando, cheguei ao local que chamo de lar, na verdade um local onde como e tomo banho, durmo mas sem vontade nenhuma, as vezes qualquer lugar é melhor que esse lugar.
seja bem vindo a dor e ao sofrimento, devia ser assim que tínhamos que ser recebidos nas localidades, devíamos conhecer totalmente a dor antes de entrar em alguns lugares, deveríamos sofrer mais para que um dia saibamos o que realmente é a felicidade, o lar não é mais uma felicidade, está quase como um peso, algo difícil de suportar.
cheguei e adentrei a casa, como de costume fui diretamente ao meu quarto onde tive uma grande e desagradável surpresa, nada estava como deixei, algumas coisas quebradas e muitas bagunças foi o que encontrei, e por motivos adversos e aleatorios fiquei mais mal do que eu já estava, não estava me sentindo bem.
fingir estar bem é uma coisa muito ruim, cansa você fingir que está bem a todo momento, a cada instante você está sorrindo para que ninguém perceba sua verdadeira face, viver em um local onde você não é você próprio, um lugar onde não a animo para nada e nem força, um lugar onde você já tentou tirar sua própria vida e pensa constantemente mas por algumas pessoas você não faz isso, você não deseja o sofrimento de algumas pessoas mas não liga mais para o seu próprio sentimento, você só não quer estar ali, só quer sair e fugir, encontrar um canto para gritar e chorar, um canto que você possa realmente chamar de lar.
Trabalho é trabalho , de ambos os lados , patrão e empregado, o que difere é tratamentos em comum, passamos boa parte de nossas vidas , patrão e empregado dentro da empresa (sem romantismo), quem vai trabalhar é porque precisa e quem empreende é porque precisa também, todos precisamos de algo e de alguém.
Quando não existir namoro (romantismo) de ambas as partes , é como um casamento, quem trai e quem é traído , ambos são prejudicados.
Leis trabalhistas a parte, se não existir humanidade (romantismo) entre as partes, alguém sempre vai sair perdendo.
Fique atento às mudanças que ocorrem ao seu redor, dentro de você, no seu trabalho, na sua vida como um todo. É preciso estar atento, para acompanhar e realinhar seus caminhos. Não vá perder o horário do "trem" da sua vida. Algumas viagens têm tícket só de ida.
Pense nisso!
Seja Feliz
Não há relacionamento perfeito ou trabalho que se dê por satisfeito
Vida financeira de um único jeito...
Somente você e o seu próprio mundo, onde você próprio se analisa, muda, transforma, absorve, explora, estuda, evolui;
O seu comportamento dirá qual caminho percorrer...
Se estará no caminho certo ou um labirinto para se perder!
O seu dissernimento escreverá a sua história do início ao fim, seja ela como for;
Portanto, experiências contam de forma real para que o seu ponto de vista seja analítico para marcar o ponto alfa...
As mudanças acontecerão da forma que você fará para com a vida, pois a vida é um reflexo de você!
O que você faz de bom volta com bondade e se faz de mal, volta com maldade...
Escolha a caminho que te satisfaça!
Dois lados do trabalho
O Senhor recompense seu trabalho e uma recompensa completa será dada pelo Senhor Deus de Israel. - Rute 2:12
Ruth estava enfrentando sérios problemas. Seu marido havia morrido e ela chegara a uma terra estrangeira com sua sogra viúva.
Muitas mulheres se encontram em situações semelhantes hoje em dia. Por várias razões, eles devem cuidar de uma família sem a ajuda de um marido.
Então, o que Ruth fez? Ela foi trabalhar. Não foi fascinante nem fácil. Ela andou pelos campos de cevada, pegando grãos que os ceifeiros deixavam para trás. E ela conheceu o proprietário de terras, Boaz, que se tornaria seu marido.
É claro que nem todas as histórias de pessoas que trabalham duro acabam também. No entanto, o que aconteceu com Ruth aponta dois princípios importantes. Primeiro, Deus quer que sejamos compassivos. As necessidades de Rute e Noemi foram atendidas porque os proprietários seguiram as instruções de Deus de deixar grãos em excesso nos campos para os pobres e as viúvas (Dt 24: 19-22).
Segundo, o Senhor recompensa aqueles que trabalham (Gn 1: 28-30; 2:15; Provérbios 22:29; 2 Tessalonicenses 3: 10-12). Neste caso, Ruth recebeu uma bênção especial do Senhor (Ruth 2:12).
Tanto os trabalhadores como aqueles que estão em posição de autoridade têm obrigações uns com os outros e com o Senhor. Não importa qual seja a nossa situação, precisamos seguir princípios divinos. Qualquer outra abordagem ao trabalho de parto não funciona.
O trabalho do homem pode fazer dele um escravo
e levá-lo a uma sepultura prematura;
Mas se for feito para o Senhor,
Sua obra lhe trará uma grande recompensa. —DJD
A vida funciona melhor quando fazemos. Dave Branon
Faça do seu trabalho o lugar onde você nunca precisará trabalhar, encontre amigos e dívida experiências, aprenda todos os dias e com todos os lugares do Brasil e do mundo e depois irá notar que o mais importante não é onde isso tudo te levou e sim toda jornada que voce viveu.
Pedro silvestre
Pai
Você recebeu uma missão valiosa aos olhos de Deus, ele te concedeu uma vida, um trabalho árduo, mas cheio de amor.
Você se pergunta como pode um ser humano tão pequeno gerar um amor tão grande dentro do coração?
A essência do amor não precisa correr nas veias, ela está gravada na alma e você só quer cuidar, dar carinho, educar, amar sem limite.
Pai, quando você se dá conta sua semente germinou, está crescendo rápido, mas como? Você não pode guardar no bolso, mas quer.
Mas você guardou o som das gargalhadas, os sorrisos, o cheirinho do cabelo, o dia em que ouviu papai pela primeira vez, o primeiro dia de escola, as brincadeiras, as broncas, os ensinamentos. Chega a marejar os olhos.
Pai sua missão nunca acaba, eles vão ficar mais velhos, vão criar suas próprias famílias, te darão netos. Você será o sábio, o conselheiro, um exemplo de vida e amor.
Vão se reunir na sua casa e comemorar muitas datas especiais, mas essa será uma das mais importantes, feliz dia dos pais!
Segunda Feira
Precisando sentir, a vida continua.
Segundo dia, ao trabalho primeiro.
O domingo passou faceiro, na rua.
Sem ninguém perceber, tão ligeiro.
Com malas prontas, uma alma leve.
Olhando a semana, que descortina.
Noites virão, em descansos breves.
Intercaladas aos dias, dessa rotina.
A sensação, meio desatenta, ainda.
Permitindo um acordar, para poesia.
Lá fora, um dia depressa, logo finda.
E da noite, um abraço, com maestria.
Eu penso em ti, em todos os dias.
E pela noite, o encontro num sonho.
Imagem cortada, e restando alegria.
Em simples versos, que componho.
Segunda feira, bem devagar, vem.
Dando passagem, também irmana.
Muitas páginas uma semana têm.
Roda girando, juntando a semana.
AVENTUREIROS DE PRIMEIRA VIAGEM
Jean, Diretor Financeiro na empresa onde eu trabalho, que também é um aventureiro nato, tem como passa tempo preferido observar e fotografar insetos, mas só aqueles que possuem antenas na extremidade da cabeça.
Quando dispõe de tempo livre, ele aproveita para viajar pelo mundo, acampando em florestas ele vai ampliando sua coleção.
Até aí, tudo bem, mas durante algum tempo ele “cismou” que seria interessante que a equipe da Área Financeira da empresa participasse com ele de uma destas expedições.
Até aí, tudo bem também, acontece que eu fazia parte desta equipe, junto com o Luis e o Chico.
Não demorou muito e nós acabamos aceitando sua proposta, afinal seria uma ótima oportunidade para demonstrar que somos aptos a aceitar desafios, sem contar que seria bom para sairmos da rotina daquela vida de escritório, transito, enfim...
O local escolhido para a aventura foi a Cidade onde eu resido, chamada de Embu-Guaçu, situada no interior de São Paulo, que em Tupi Guarani, significa cobra grande, por causa do rio que corta sinuosamente a Cidade.
Trata-se de uma cidade pequena,com aproximadamente 63 mil habitantes e tem 100% do seu território inserido em Área de Proteção de Mananciais.
Voltando á nossa aventura, nos preparamos, na medida do possível, para passar uma noite na Mata Atlântica.
A proposta era caminhar aproximadamente 5 horas, até atingir o topo mais alto da floresta, montar acampamento e torcer para tudo dar certo.
O dia tão esperado finalmente chegou. O Jean, que era praticamente um profissional, apareceu devidamente trajado para uma expedição, dando-nos a impressão que ficaríamos uns dois meses na Mata, isso assustou um pouco, mas preferimos considerar que ele só estava sendo prevenido.
Sua mochila, com a estampa de camuflagem do exército contrastava com a minha, que era preta e tinha uma estampa do desenho animado do Piu-Piu. Foi o que eu consegui improvisar, e olha que deu trabalho para convencer meu filho de 6 anos de que eu traria a mochila de volta sem nenhum arranhão.
Subimos mata adentro, revezando goles de água e Whisky, que de acordo com o Jean, nos manteria aquecidos e hidratados.
Paramos diversas vezes para admirar árvores, pedras, cipós, nascentes de água potável, o que nos animava a manter a caminhada rumo ao nosso destino, digamos, incerto.
Com toda sua experiência, o Jean deixava marcas pelos caminhos por onde passávamos, amarrando fitas nas árvores,isso nos tranquilizou, nosso caminho de volta estava garantido.
Algumas vezes nos assustamos com barulhos de animais ou aves que se também se assustavam conosco, depois do susto reinava a admiração por tão belas criaturas que a natureza gentilmente estava nos oferecendo, tudo ali, ao alcance das nossas vistas, e, espantosamente, de graça.
Tirando o cansaço, que na verdade era apenas os sintomas da nossa vida sedentária, Eu, o Luis e o Chico estávamos apreciando a caminhada e as belezas da natureza.
Depois de muitos escorregões, tombos, e arranhões, chegamos finalmente ao ponto mais alto da Floresta.
O Jean, tirou de sua mochila, alguns apetrechos, que para nós pareciam mais com objetos utilizados por astronautas da NASA, e que foram de grande valia para passarmos a noite.
Cada um montou sua rede nas arvores, e fizemos uma espécie de quadrado, onde todos conseguiam ver todos,isso dava uma certa sensação de segurança, mentira, ficamos com medo do mesmo jeito.
O Jean deu para cada um de nós, um papel alumínio, do tamanho de um lençol e, pasmem, esquentou mais que um edredom.
O Jean também teve a magnífica idéia de esticar uma linha de nylon, com vários sininhos pendurados nela, assim, se algum bicho se aproximasse, ficaríamos alerta.
Achamos uma ótima idéia, até começar a ventar. Já estava escuro, e descobrimos que no meio da Mata fechada não se consegue enxergar a mão diante dos olhos, é um breu.
Com o vento tocando o tempo todo nos sinos, acendíamos nossas lanternas sem parar, parecia mais um grupo de ufologistas tentando se comunicar com OVNI’s.
Felizmente o vento deu uma trégua, e conseguimos dormir, em meio de alguns sons de pernilongos e grilos.
Até que lá pelas tantas da madrugada, o Chico começa a gritar desesperadamente e repetidamente, que estava cego. Quase que instantaneamente nós acendemos nossas lanternas em sua direção,e após alguns segundos, ele se acalmou. Dias depois ficamos sabendo que ele costumava dormir na sua casa, com a luz do abajur acessa.
O dia clareou, e pela primeira vez tivemos um misto de alívio misturado com uma sensação de que o simples fato de acordar com vida, por si só, era um motivo de comemoração.
Descemos a Mata bem animados, curtimos muito mais a floresta, como se fosse um agradecimento pela proteção que a Mãe Natureza havia nos dado durante aquela noite.
Aprendemos que, apesar de assustadora, à primeira vista, o mundo lá fora é bem mais perigoso.
Depois desta aventura, que ficou registrada em nossas memórias e em algumas fotografias, participamos de outras aventuras, só que desta vez, não mais como aventureiros de primeira viagem, mas sim, como apreciadores da natureza.
Cotidiano
"Rejuvenesce os dias
Para que as semanas sejam nova
Trabalho além da força
Esforço vem além do que faço
Acordo vivo!. Sobrevivo e durmo.
Disposto desperto levanto espero
Os dias serenos
A tarde sossego
noite sem medo, do amanhã q me espera.
Me espelho no hoje
As coisas simples alivia
A carga do dia, escutando um simples*
Robson Gomes
MULHERES MADURAS CARENTES
Nesses dois anos que trabalho com o Movimento Top Loba tenho percebido uma carência enorme na grande maioria das mulheres maduras. Independente se são casadas ou solteiras, gordas ou magras, bonitas ou lindas, vaidosas ou singelas, extrovertidas ou reservadas... a carência existe!
Não estou falando da falta de dinheiro, estou falando da falta de alegria, afeto, atenção, amizade, carinho... A insatisfação é a grande vilã da história.
A passagem dos 40 anos, deixa a mensagem de que já vivemos metade da expectativa de vida, e se ainda não conseguimos realizar sonhos e alcançar objetivos, isso nos frustra. E é aí que mora o perigo! Se você se deixar levar por essa sensação de derrota e perder o vigor, você não terá mais autoconfiança para continuar sua caminhada com toda a garra que precisa. Por isso se fala tanto em empoderamento feminino. Precisamos retomar os nossos sonhos e acreditar que podemos sim alcancá-los!
Comece hoje um novo projeto, preencha sua insatisfação com algo que te de prazer, saia da rotina, mude seus conceitos, pare de inventar pretextos para permanecer onde está! Quando alguém morre ou quando ficamos doentes, não bagunça tudo? Mas depois não fica tudo bem? Então! Não tenha medo de mexer no "certo", porque o "errado" pode ser o que te faz feliz.
Mude sua energia! Se hoje muita coisa ruim está acontecendo na sua vida, é a sua insatisfação consigo mesma que está causando isso! Autopiedade é a forma mais explícita de carência! Você só precisa voltar a ter aquele entusiasmo da juventude para reencontrar o prazer de viver!
Venha para o Movimento Top Loba!
EPA!
silêncio não é paz à beça
anjo da guarda tira asa
trabalho (doze) - relógio que pesa
vento que abre a porta
tiro que não se ouve
conversa-trem que descarrila
saudade que sempre urge
ligação que não se completa
Mercúrio: dono dos sopros
Oxalá retrógrado
meu afeto não tem
pressa
O TRABALHO E SUAS VERTENTES
Entre os diversos trabalhos que o ser humano empreende na existência, dois merecem a nossa atenção:
1. O trabalho necessário ao nosso instinto de sobrevivência, pois como seres humanos frágeis, necessitamos de alimento, agasalho, abrigo, etc.
2. O outro trabalho é o que busca incessantemente a elevação do nível de consciência. Por indolência, muitos poucos se envolvem com tal trabalho.
Porém entre ambos, é o segundo que dá o verdadeiro sentido a vida, que nos projeta às dimensões mais elevadas, e nos conecta com os mistérios mais profundos da nossa existência.
Não devemos passar pela vida, preocupados somente com o trabalho do instinto de sobrevivência, pois com certeza, passaremos por essa breve vida sem conhecer outras dimensões sublimes da vida.
Não estou dizendo que devemos desprezar o trabalho do nosso instinto de sobrevivência, mas colocá-lo no seu devido lugar. O ser humano não é só o instinto de sobrevivência, mas é possuidor de intuição, sensibilidade, e pode através da percepção e do trabalho pela elevação da consciência acessar outros mundos mais sutis e elevados.
A vida que é empreendida apenas na dimensão do instinto de sobrevivência é pobre, limitada, unidimensional, mas quando é acompanhada pelo trabalho incessante da elevação da consciência se torna enriquecedora, não tem fronteiras, e é multidimensional.
O trabalho precisa ser entendido de maneira abrangente, integral, e nas suas inter-relações. Caso contrário, passaremos pela existência conhecendo apenas uma pequenina dimensão da grandeza infinita da vida.
O trabalho do professor deve servir de ponte para o aprendizado do aluno, afinal o professor possui também suas experiências práticas da vida que este aluno está sendo inserido, é impossível dar uma aula ou ter qualquer tipo de processo educativo sem também expor sua opinião, porém é dever do professor deixar que o aluno tome por si mesmo e chegue a escolhas próprias, a grande problemática é que o professor ele deve permitir que o aluno construa sua opinião, baseada em arquétipos, modelos de uma sociedade real, ninguém pode negar o direito de optar, a opção é individual , talvez possa coibir a sua expressão, mas não sua opinião, a opinião é formado pelo individuo a partir de suas relações sensíveis não apenas com o professor, mas também de seus familiares, amigos e sociedade, o que podemos então fazer para melhorar este processo é ensinar o aluno a separar sua opinião de um espaço da associação ele participa, tendo em vista que sua opinião deve ser ou não preservada, a partir de escolhas individuais.
Veja pra tudo há uma finalidade, a compressão da educação de maneira sedimentada, não o torna eficiente , discursos como tal matéria ser melhor ou não que outra é extremamente subjetiva, por que o aluno deve aprender português enquanto estuda história, e dentro do quadro de estudo compreender a geografia da história do quadro, havendo muitas vezes a necessidade de desenvolver cálculos matemáticos , a questão não é a matéria que está sendo estudada, mas o contexto que essa matéria está inserida, veja bem , na educação não podemos obrigar ninguém a aprender nada, mas podemos contextualizar o processo educativo para que haja o interesse e a necessidade da interação de todas as matérias.
Todo universo está em função de tempo, mas o tempo está em função de que?
A única certeza de tempo que possuímos é que ele uma variável, como toda variável relativa, então tempo está em função de possibilidades, a construção da educação a mesmo modo se dá em função do tempo, há relatividade entre a velocidade em função de tempo no processo de educação de um determinado espaço, e a própria pessoa no contexto educativo, a própria cognição e as experiências empíricas, pondo-se na necessidade do conhecimento, e o enfrentamento de novas possibilidades, assim para cada aluno existe milhares de possibilidades e universos diferentes no processo de aprendizagem, cabe à o educador , mediar o melhor caminho para o desenvolvimento do aluno, a partir do qual o mesmo possa desenvolver a melhor forma de aprendizado.
- Relacionados
- Poemas de despedida de colega de trabalho
- 57 mensagens de despedida para colega de trabalho com carinho
- Mensagem de despedida do colega de trabalho por aposentadoria
- Agradecimento e Despedida do Trabalho
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte