Texto de Conscientização
Pandemia da (covid 19)
O maior desafio além da doença, é encarar o preconceito. Por mais que sejamos assintomáticos ainda ficamos sensíveis pelo medo que nos assusta, e dificilmente encontramos quem nos dêem palavras de ânimo, o que mais ouvimos e vemos são o desprezo das pessoas.Salvo estão os que não precisam se isolar porque sei que não é nada fácil.
AME MAIS, MAGOE MENOS!
Vamos falar de conscientização, outubro Rosa não é só um mês de cor não... É tempo de reflexão;
Se toque para ser cuidar, se cuide... Coisas de quem sabe se amar;
Câncer de mama não tem hora, nem avisa quando irá chegar;
Prevenção é o melhor remédio e o melhor caminho é quem sabe se cuidar;
Por isso outubro Rosa... É um mês para pensar...
Pense que a vida é única e ter atitude para ter tempo de se salvar;
Seremos a Resistência
Nesse mundo cheio de preconceito estamos resistindo
Estamos cada dia mais fortes
Preconceitos?? Exitem sim...
Homofobia;
Racismo;
Machismo;
Gordofobia
...
Entre outros preconceito que há na sociedade
Mas resistimos cada vez com mais maturidade
Não dependemos da sua opinião para nada
Uns vivem com medo, com razão
Porém não deixamos de viver, de existir
Seremos sempre resistência em um mundo de diferença.
Vamos fugir do preconceito?
Vamos viver a felicidade, com o câncer de próstata não é preciso ter medo;
É preciso atitude, é preciso respeito, não é preciso guardar segredo;
Seja homem de verdade
Não é preciso ser perfeito!
Se cuide sem discriminação que a vida é valiosa e se ame de coração;
Pois em algum lugar alguém ama você, seja um familiar ou um amigo que se importa e gostariam de te ver;
Novembro azul é um jeito de lembrar sua responsabilidade...
Diga não ao câncer de próstata, acredite na vida de verdade!
Previnir é melhor que remediar, o toque é constrangedor, mas ainda pode te salvar;
Podemos contar com o exame de sangue PSA...
Toque retal e biópsia da próstata, quem é maluco de recusar?
Quanto antes descobrir mais chance de sobreviver você terá;
Bruxas
Na verdade as bruxas nunca existiram. O que existiu foi preconceito, intolerância e muita ignorância.
Muitas mulheres foram perseguidas, torturadas e condenadas por bruxaria apenas por intrigas, inveja ou desavença.
Mesmo sem nenhuma evidência concreta eram acusadas e os julgamentos baseados em qualquer relato incoerente de um vizinho maldoso, um familiar ou qualquer outra pessoa influente na sociedade eram suficientes para que mulheres fossem jogadas na fogueira e queimadas vivas.
Acreditava-se que bruxas tinham marcas de nascença e um corpo bonito com sardas era suficiente para que um invejoso fizesse a acusação e levasse a mulher a julgamento e à morte. As atrocidades cometidas contra as mulheres acusadas de bruxa foram muitas e os motivos hoje são considerados absurdamente inimagináveis.
O racismo, discriminação e preconceito; provocado pelas consciências doentes, dos que possuem uma visão distorcida do que seria o próprio medíocre mundo ideal, podem provocar feridas que irá doer na alma dos que sofrem os efeitos desses males. Por outro lado, jamais conseguirão apagar ou desmerecer o significado de uma história de superação vivida dia após dia, as conquistas e vitórias, bem como as contribuições alcançadas por meio da ciência, física, medicina, astronomia, arte entre outras. As torturas e humilhações sofridas no passado, refletidas ainda no presente... jamais irão conseguir superar a força e o orgulho de uma raça, que todos os dias como uma fênix precisa ressurgir das cinzas e, seguir persistindo, lutando, contribuindo, amando, sorrindo.....
" Orgulho de ter em minhas veias o sangue africano, nordestino, baiano, negro.”
Há a gaiola, há a vida e a (des)confiança
e há o muro, há a cerca e o preconceito
e há o filho, a família e a aliança
e há a grade, há a profissão e o preceito
e há o relógio, o horário e o acontecimento
e há o estatuto, há a lei e o mandamento
e a regra dizendo é proibido.
E é a vida, é o mundo e é a gaiola
e é a casa, o nome e a vestimenta
e é o imposto, a renda e a ferramenta
e é o orgulho e o coração sem ação.
E era o amor, era a amizade e o medo de magoar
e era o laço e o enlaço e o final sem chegar.
E era a vida, era a vida o mundo e a gaiola
e era a vida e a vida era a gaiola.
Ser cômico, às vezes, também nos ajuda a lutar contra o preconceito, já que da mesma forma pejorativa sempre fomos massacrados e ofendidos pela sociedade. Liberdade é devolver aos covardes a mesma ferramenta que eles utilizavam para nos ofender, mas de forma que a mesma não mais nos ofenda!
#lgbtqia+
Cantei Liberdade
Temos a conscientização que não basta apenas amar, mas vivemos na busca de sermos amados, sermos respeitados, ser aceito (a) do jeitinho que somos, sem tirar e colocar, na realidade buscamos reciprocidade.
Quando você gosta de alguém profundamente você se doa, ao ponto de esquecer de si, onde você não sabe mais definir o que seria certo ou errado, onde muitas vezes você tampa o sol com a peneira para que não ocorra nenhuma ferida dentro de si ou na pessoa que gosta, mas o que não observamos é que, quando estamos nos permitindo passar por essas pequenas situações, estamos permitindo nos auto ferir, mesmo enxergando a verdade, mesmo a outra parte não correspondendo da forma que deveria ser correspondida ou como você espera, muitas vezes você ainda permanece, não pelo fato de não querer machuca-lo, mas pelo fato de não saber se sair e o medo de perder, porque muitas vezes o coração, os sentimentos falam mais alto e no fim você se sente acorrentado.
Ao passar do tempo você começa a se questionar por muitas coisas, você se afasta, tenta pôr as ideias no lugar, você procura se soltar, mas quando tudo começa a ficar bem, a pessoa simplesmente te manda uma mensagem “oi sumida (o)”, e você fica naquela se deixa no vácuo ou responde, no fim você acaba respondendo, e começa tudo de novo, as conquistas baratas, promessas que nunca serão cumpridas, o clássico de tentar conquistar sua família, mas deixa eu te perguntar "Qual é a vossa relação? Qual é a definição? Por que gostar de alguém que não valoriza seus sentimentos, que não valoriza você como pessoa? Por que permanecer onde não cabe toda essa sua intensidade?"
Sei que são perguntas simples, porém difíceis de responder, mas você já imaginou o quanto sua vida poderia melhorar sem essa pessoa, o quanto você é linda (o), não apenas aparência física, mas o interior. Comece a si conhecer, si auto avaliar e coloque na balança se realmente vale a pena você lutar por alguém que simplesmente se desfaz de você, depois de conseguir o que quer ou, porque simplesmente te quer debaixo dos seus pés, quando se sentir necessitado ou queira alguém para descarregar angústias você está lá para suprir suas necessidades.
Chega o momento que você cansa, você começa perceber que gostar ou amar alguém não é o bastante, pois começa abrir mão da suposta felicidade, finalmente você enxerga que aquela relação não tem nenhum futuro, enxerga que não vai existir uma cumplicidade, reciprocidade e o mais importante o respeito que tanto almeja.
Quando você realmente decide olhar para frente, conseguindo se libertar daquilo que lhe consumia, que reprimia, que você chamava de amor, percebe que não era livre dentro daquela relação indefinida e que era infeliz. Com o passar do tempo enxerga que é bem melhor estar só, aproveitando sua própria companhia, o incrível que pareça você se auto conhece, permite conhecer outras pessoas, novos horizontes, e se olha no espelho vendo que está bem, simplesmente olha para o passado e agradece pela experiência, pois se não fosse o tal acontecimento não teria se tornado esse ser forte, cheio (a) de luz, livre, mas por toda via não deseja passar pela situação novamente.
A liberdade começa a falar alto, feridas são curadas, seu espirito fica leve, esses detalhes lhe torna mais atraente, não podemos esquecer que os ex amores sempre voltam para bagunçar o seu futuro, porque eles percebem que realmente perderam o reinado, enxergam que tinham uma joia rara ao lado e não souberam valorizar, no fim você chega à conclusão que sua vida é bem melhor sem certos amores, porque você não é mais aquela pessoa que se contenta com pouco, não é mais aquela pessoa que cai em qualquer cantada barata, não é mais aquela pessoa que quer apenas coisas passageiras, você é aquela pessoa que merece o mundo, aquela que não se deixa abater por atitudes toscas, aquela pessoa que se sente completa com os detalhes, aquela pessoa que ama o muito e não o pouco, aquela pessoa que gosta de pessoas positivas e cheias de virtudes e não de pessoas vazias.
A Conscientização do Amor!
Amor é muito mais do que dizer eu te amo, é saber que não basta apenas algumas mensagens ou declarações, é entender que só terei amor se houver dentro mim, e a partir de aí aceitar que o que eu mereço virá na mesma proporção do que eu ofereço. Se entregar o pouco, então não terá ninguém que me ofereça o muito que eu quero e mereço.
Amor é se conscientizar que para vivermos não precisamos de migalhas, mas sim de abundância.
Que eu seja abundante em amor!
*Cor da felicidade*
Mano na moral racista é um lixo e diferente de melanina, preconceituoso é um defeito.
Eu vejo algumas pessoas do continente africano, no shopping, com a pele escura brilhando como diamante, eu sinto uma atração, uma conexão, um brilho no olhar, meu coração relaxa e minha vontade é de estar perto da pessoa, conversar, tirar foto, apreciar aquela beleza natural, um sorriso verdadeiro.... Um olhar sincero.
Pessoas guerreiras, de cultura, religiosidade, honestidade... Pretos e pretas charmosas, cheirosas, com aquelas roupas coloridas, um brinco de argola, mano a cultura afro eu acho muito massa, admiro, aprecio, fico encantado, apaixonado pelo reflexo de alguém que mesmo vivendo em julgamento, tem um coração bom, educação, respeito diante das diferenças...
Eu sou feliz por ter sangue de negro, sinto orgulhoso de ser descendente de fazer parte da luta de um povo guerreiro... Apenas é difícil manter a paciência, onde o preconceito se mantém em todos os lugares...
E quando eu penso em consciência Negra... Lembro de todos os fatos, os estudos, o capitalismo, que trouxe consigo a intolerância...
A seleção natural, que colocou-se o negro como animal, e assim sobrevive o mais forte... Hitler morreu,mas deixou vários discípulos… Todavia Zumbi, Besouro, Dandara , heróis, esses sim que deveriam ser lembrados e valorizados na nossa trajetória de formação, ao invés de estudarmos o nazismo na história, a descoberta do Brasil na escola, eu só queria entender qual a importância de um adolescente saber que só está vivo hoje pq a Itália mudou de lado, os Estados Unidos entrou na guerra e o clima gelado da Rússia ao lado da ausência de alimentos, impediu às forças Alemãs avançar…Modo sincero, é que desde de cedo, vivemos em uma mentira. E o fato, é que a criança chega no ensino médio com a mente que ser negro é algo negativo.
Por isso, que de 10 brancos no rolé 7 são preconceituosos silenciosos, essa a realidade,e vc pode até negar, mas o olhar com indiferença vai te entregar;Hehehe e Negro estudioso ,com certeza no tema da redação vai arrasar...
Triste em reconhecer q a população "branca" tem esse defeito, todavia pra mim é natural, normal, eu tenho alguns defeitos tbm, assim, ligo foda-se, faço de bobo e me distâncio, fácil de resolver.
O que me deixa revoltada, com raiva, puto, são essas meninas de pele morena, que alisam o cabelo, e pagam de paty branca, loirinha dos olhos azuis, e tira onda com as pretas da favela, simplesmente uma vergonha. Enfim, não vou entrar em detalhe, apenas deixar claro que sou um pretinho top, e pessoas pretas me chama atenção, a cor da minha felicidade, meu coração é rubro negro e tenho prazer mesmo de ser negão...Não me sinto inferior, ao contrário, admiro a minha geração.
Não estamos dando passos na construção de humanos conscientizados.
Estamos rastejando, e aberrativamente a séculos.
Uma vez que só copiamos além do mais do mesmo o pior.
Somos motivados pra motivar a desmotivação futura.
Interpretamos tão somente aquele algo que na vida não é pleno e aí descemos, não evoluímos, é só observar os signos.
Os racistas ou os preconceituosos são pessoas com sérios problemas consigo mesmo que com os outros, pois odeiam tanto a si mesmos e a sua mísera existência, que não conseguem converter esse tamanho ódio crônico no amor próprio, sendo assim, a sua única forma de sobrevivência ao caos interior, é senão odiando e descrimiando o seu próximo;
Pobres e tristes criaturas humanas, estas são!
In, gênese em reconstrução
O grito será ecoado
Sobre a voz da preta
Que luta contra
O preconceito
A discriminação
Na pele a ancestralidade
Grifada em negrito
Pra dar origem
Ao pertencimento
É herança
É liberdade
É vivência
Talvez o mundo
Se esqueça
Mas a resistência
É Negra
Sobre os olhos
Sobre os cabelos
Sobre a vida
Enfim
Saudosas e
Guerreiras
Mulheres pretas
eu chateada
com minha sala de aula
preconceito, injustiça e discriminação
isso não parece com educação
todos nós temos inteligências
tem professores que não tem experiência
trata os alunos com ignorância
na sala de aula ninguém tem preferência
na minha cabeça isso é incompetência
vamos tomar uma providência
odeio ser tratada com discriminação
vou mudar essa situação
temos tenho potencial
quero mais educação
professores preparados pra nos dar mais direção
eu chateada
com minha sala de aula
"Contra as palavras preconceituosas, contra os olhares com asco, contra o desprezo e as brincadeiras ofensivas, erguia-se em mim o sentimento de fraternidade e discretamente pedia a Deus que os abençoassem.
Ao lado do abismo social que eu registrava todos os dias, formava-se um paralelo, um abismo moral: caíam máscaras, revelavam-se as misérias da alma."
Quando um educador se conscientiza que, ser educador é capacitar-se para tornar explícito, claro; é ser dedicação, empenho paciência e persistência, é ser mestre, sabendo cativar e inspirar; educando com a veemência, intensidade, eficácia necessária, nossas crianças e jovens, a tendência de toda sociedade com certeza absoluta é ganhar." Solange Malosto
Ao tecer uma crítica, não insulte e sim conscientize.
Ao conscientizar, não imponha e sim ensine.
Ao advertir, não ameace e sim corrija.
Ao corrigir, não humilhe e sim seja exemplo.
Ao repreender, não recrimine e sim esclareça.
Pra criar hábitos, eduque. Pra acabar com hábitos, eduque.
Ao educar seja gentil e paciente. Pode parecer que no início nada se aprende, no entanto, demonstrar o que se aprendeu pode levar um tempo.
Ao dirigir palavras que afetem a vida do outro, no intuito de fazê-lo melhorar, o mais importante é se colocar em seu lugar, vestindo seus sapatos e sabendo dos seus tempos, limitações e capacidades.
O que para nós parece ser algo fácil, para o outro, pode ser um grande e quase impossível desafio.
"O preconceitolinguístico ocorre quando um falante utiliza-se do saber educacional de uma gramática culta para se sentir superior a outro falante que nãofalade acordo com estas normas."
Julgar essas coisas não nos traz nenhum benfeito. A melhor coisa é alfabetizar o coração independente da gramática.
(Mirla Cecília)
A sensibilidade vinda do afeto se difere da sensibilidade através da conscientização, sem afeto há uma sensibilidade defeituosa ou algo que (não) parte através de um molde interno de suas próprias palavras, quando as palavras são moldadas junto a um rebuliço de sentimentos e significados sempre haverá um porquê em dizer.
A sensibilidade o afeto e a conscientização poderiam dialogar mais entre si, seriam grandes amigos(as) se houvesse uma aproximação.