Texto de Conscientização

Cerca de 1985 texto de Conscientização

FALANDO SOBRE PRECONCEITOS
Marcial Salaverry


Falando em preconceitos, existe um tipo de preconceito que é o mais triste de todos. É aquele praticado contra pessoas portadoras de alguma deficiência, seja de nascença, seja provocada por acidente. Pode-se até considerar que não lhes seja dado um tratamento diferenciado, mas pelo menos devem ter as mesmas oportunidades de sobrevivência que todo e qualquer ser humano merece.
Não podemos conceber que, apenas por não dispor das mesmas condições, sejam rejeitados. E muitas vezes por seus familiares mesmo. Justamente por aqueles que mais deveriam apóia-los, que deveriam oferecer todo auxílio, ajudando-os a vencer na vida apesar da deficiência adquirida, seja ela auditiva, visual, mental, física.
Normalmente a falta de condições normais, poderá provocar bloqueios de personalidade, alguns chegam a se julgar inúteis para a Sociedade, principalmente quando as restrições e o desprezo começam em casa. Se forem tratados como inferiores desde criança, lhes será mais difícil superar os traumas.
O ponto mais importante, é sua aceitação. Apenas isso já é um grande passo. O fato de não serem considerados um estorvo por causa de sua deficiência, mas sentindo-se amados, não por causa, mas apesar da deficiência, já será de grande ajuda. Não se trata de piedade, trata-se de amizade, carinho. O mesmo tratamento dispensado a todos. A mesma atenção.
O que mais lhes dói, é sentir que são discriminados, e até menosprezados, simplesmente porque não estão no parâmetro de “pessoas normais”. Talvez a pior de todas as deficiências seja de quem os trata assim, ou seja, a deficiência espiritual. Todas as outras tem solução.
Para os deficientes auditivos, já existe uma série enorme de recursos que lhes permitem “ouvir” quase tudo. E até melhor que muita gente. E se entendem muito bem. E ninguém reclama porque estão gritando...
Para os visuais, não só Braille deu um jeito, mas hoje até já conseguem escrever ao computador.
Para os mentais, existem diversos tratamentos e muitas oportunidades que já conseguem coloca-los em um bom nível de vida.
Existem deficientes físicos campeões de diversas modalidades esportivas. E são melhores atletas que muitos atletas não deficientes. As Paraolimpiadas estão aí para prova-lo.
Não podemos deixar de falar de um sem número de artistas plásticas que sequer conseguem usar as mãos, no entanto suprem essa dificuldade com sua vontade férrea, usando a boca, os pés para nos brindar com telas maravilhosas.
Agora os infelizes deficientes espirituais não tem jeito. Não se consegue entender o que se passa na cabeça de pessoas capazes de discriminar um filho, um irmão, um amigo, um vizinho, apenas porque não é “normal”, segundo sua mesquinha concepção de vida. Ponham a mão na consciência. Sintam a injustiça que estão praticando. E vamos tratar de salvar suas almas, em seu próprio beneficio.

Inserida por Marcial1Salaverry

Não haverá Guerra,
Haverá Paz.
Não haverá Confrontos,
Haverá Harmonia.
Não haverá Preconceito
Haverá Amor de Varias Maneiras.
Não haverá Bullying nem Racismo,
Haverá Pessoas Admirando Uma as Outra
Mas a um problema,
Para tudo isso ser verdade as pessoas teria q largar seu orgulho, E por isso talvez nunca exista um mundo assim....

Inserida por Jpass11

Falamos tanto em um mundo sem preconceito.

Falamos que somos contra qualquer ato mas, compartilhamos piadas preconceituosas nas redes sociais, espalhando pra todos.

Se eu quero um mundo que tenha mais 'amor', isso tem que partir primeiramente de mim. Seja a mudança que você quer no mundo.

Me pergunto mesmo assim; tem algum método de mudar isso?

Sim!
O Brasil é uma país laico e isso é a coisa mais linda que existe. Aceitar culturas diferente já é um bom começo. Acabar com essa ideia da melhor religião. E apoiar na ideologia da União que pregamos em nossas congregações e terreiros.

#autoral_
Aliçu S. "Seja a mudança" :)

#escreva-se

Inserida por AllissonSanttos

Feliz dia das mulheres à todos os homens, que ainda não se conscientizaram do peso que o machismo tem sobre elas, que falam de rosas no dia 08/03, mas que as presenteia com espinhos nos demais dias. Aos que chamam de frescura o feminismo e de mimimi os direitos iguais que elas defendam há tempos. Aos que agridem com os punhos e também com as palavras no dia a dia ("Ei, psiu! Ô gostosa! Safada!")
Essa data é especialmente para nós, nobres homens! Que a cada dia 08/03 como qualquer outro dia possamos amadurecer um pouquinho mais, e então realmente compreender essa luta!

Inserida por andre_miranda

Caboclo esperto
"Sou caboclo do norte
Sou do interior
Nasci no mato
Por que o preconceito?
És gente fresca
És da grande cidade
Onde tem carros;
onde tem prédios;
Tens falta d"água;
Tens racionamento.
Agora ti conto um segredo,tenho fartura d'água
Tenho rio pra sede saciar;
Tenho rio pra me banhar;
Tenho rio até pra nadar.
Na falta de pão
Tenho rio até pra pescar".

Inserida por MarcyZanini

O preconceito, um sentimento que é plenamente sem justificativa. Em pleno século XXI ainda não se tem um motivo concreto e coerente apresentado para a justificativa deste sentimento que leva as pessoas a julgarem outros por diversos aspectos físicos, sociais e culturais.

No ano de 1948 a 1994, na África do Sul, ocorreu o Apartheid, que foi nada mais que um regime de segregação racial. Neste período foram adotadas mais 300 leis sobre o Apartheid mas uma foi muito difamatória, uma lei aprovou que as raças deveriam viver separadas em áreas urbanas, logo em seguida, outras que leis que diziam que o casamento entre pessoas de raças diferentes era crime, depois, que pessoas de raças diferentes não poderiam ter relações sexuais pois também era crime, placas escritas “ Apenas para brancos〃 viraram algo comum na vida dos sul africanos, até que um homem chamado Nelson Mandela mudou essa realidade no dia 10 de maio de 1994 se tornando o primeiro presidente negro, Nelson Mandela também disse uma frase muito marcante sobre o assunto : “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. 〃

Outra parte da história que estampa a realidade racista na história global foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando o ditador Adolf Hitler se tornou Chanceler da Alemanha e tentou implantar na população a crença da existência de uma raça ariana perfeita, superior as outras, tanto quando se fala de negros, judeus ou homossexuais.
Hitler perseguiu e matou milhões de pessoas por conta de sua conduta, o fato mais marcante da ideologia de Adolf Hitler foi o Holocausto, onde ele fez o maior genocídio da história, foi a cassação de vários tipos de pessoas durante 1942 a 1945 que ocasionou em uma só chacina matou 6 milhões de judeus.

O preconceito é algo que deve ser combatido de frente, um mal que deve ser cortado pela raiz já que fatos mostram que ele está nos perseguindo desde sempre, então temos que achar uma maneira de minimizar ao máximo esse ato deplorável.
No Brasil existem leis que protegem o cidadão contra o racismo, não só no Brasil mas no mundo inteiro, mas essas leis não garantem o fim do racismo ou do preconceito mas só uma leve pena ao infrator.

Então devemos nos lembrar do teste da boneca feito por Kenneth Clark e Mamie Phipps Clark no ano de 1946, onde eles apresentavam duas bonecas, uma branca e uma negra as crianças e fazia perguntas, o teste comprovou que mais de 63% das crianças foram racistas ao responder tais perguntas, o que nos leva a concluir que o racismo está na boca de que fala e contamina quem ouve.

Inserida por BraelFerreira

Toda forma de preconceito é horrível, cruel e sem sentido...
Não aceitar, criticar, desrespeitar, ofender, odiar, menosprezar ou maltratar o outro por causa da sua cor, raça, religião, sexualidade, visão política, situação financeira, deficiências físicas (mentais ou intelectuais), medidas, etc..., é simplesmente patético!
Somos pessoas únicas, apesar de sermos semelhantes e termos muitas coisas em comum uns com os outros... A diversidade é grande e grande também é a nossa necessidade de compreender isto. Ainda não estamos "preparados" para lidar com o diferente.
Na verdade, penso que não deveríamos nos preparar para essas coisas, pois a ideia de preparar-se para algo geralmente está ligada às coisas negativas ou ruins. O ideal seria olharmos uns para os outros e não notarmos as diferenças, nos relacionando apenas pelas igualdades que nos unem.
As crianças, devido à pureza de seus corações, são ótimas em amar o amor genuíno, o amor incondicional. Todos nascemos com este amor... Pena que a gente cresce...
Mas, se tem ao menos uma coisa boa em crescer, é saber que um dia fomos aquela criança que não enxergava a maldade dos crescidos, que sorria e abraçava todo mundo, que após se chatear por uma simples bobeira não perdia tempo em perdoar, perdoava e ia brincar... Aquela criança cresceu, mas ainda está dentro de nós, talvez um pouco perdida... Mas está!
Crianças não se preparam para nada... Elas simplesmente vivem e convivem! E apesar de não podermos voltar a ser crianças, podemos reaprender com elas tudo aquilo que ficou confuso em nós enquanto crescíamos e íamos aprendendo com o mundo a buscar sentido em tudo que não faz sentido.
Não faz sentido ter de falar tudo isso... Não faz sentido ter que procurar um sentido... Crescer não faz sentido!
Por que a gente tem que sofrer tanto para entender que a única coisa que faz todo o sentido na vida é o amor?

Inserida por ketantonio

"Preconceito"


Edificil acreditar que em pleno seculo XXI ainda exista o preconceito que é um farto que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível, os preconceituosos são os que ouvi apenas uma voz, a sua e esquece plenamente da razão e da liberdade, eles querem que todos sejam parecidos, com eles logico, mas o mundo seria sem graça e chato. Se cada pessoa tivesse achasse de escolher seu modo de viver, sem ser criticado, seria um mundo melhor, porém o preconceito caminha nos passos da humanidade.

As pessoas tem medo tem medo de se mostrar como são realmente, suas diferenças e tudo porque sabemos que o preço que se paga por ser diferente é o julgamento, porém nunca é muito tarde para abandonar nossas diferenças e começar aceitar os outro do jeito que elas são.

Inserida por rii45

Preconceito

No preconceito se constitui muita ignorância,
Ao ouvi-lo se busca renunciar toda liberdade.
Nossas verdades têm amparo nas estâncias,
Do comportamento individual com autoridade.

O grande fardo é querer confundir a cor da pele,
Numa comparação do caráter e do bom costume.
Fazendo do homem o ser mais maléfico de todos,
Os animais existentes na terra, fruto da burrice!

Nunca é muito tarde para nós abandonarmos,
O preconceito que causa sofrimento às pessoas.
Seja ele de pele ou de comportamento mesmo,
Isso dará a todos o direito merecido de resposta.

A minoria que clama quer ser vista como todos,
No caminhar da vida, simples e livres cidadãos.

Inserida por 81024673

Eu me pergunto o porquê do preconceito
Seja de raça, cultura ou crença
É algo que não serve de nada
Nem tampouco nos acrescenta

Além de nos causar dor
Guardamos assim tanto rancor
Levamos essa dor ao mundo
E carregamos no peito esse sentimento imundo

Um sentimento tão ruim no peito
O coração do homem que inventou
Por que não abusar do respeito
E assim demonstrarmos o amor

Temos tão pouco tempo
E muitas são os que sofrem com isso
Então sai do teu acento
E deixa de lado teu egoísmo

Preconceito pra quê?
Somos todos de carne e osso
Então vamos na paz viver
E por mais amor no mundo, eu torço

Inserida por rayssamoreira

Emagreça os seus preconceitos
Há 06 anos, bolei por conta própria uma dieta pra mim, que me tirou do corpo quase 40 quilos. Nada de muito específico, mas deu certo!
Por conta disso, respondi uma enxurrada de perguntas, em que posso definir em três principais e repetitivas:
- Podia comer de tudo?
- Tinha que fazer exercício?
- Em quanto tempo?
Eu soube ali, que estava acabando de conhecer a segunda parte onde o “serumaninho” gosta mais de estar na vida: descobrindo ATALHOS.
Logicamente, antes é a ZONA DE CONFORTO - seu habitat preferido.
Nossa espécie atual é apaixonada por fabricar felicidade. Tomar pílulas para esconder tristeza e paga o valor que for para estar inserida na sociedade.
Eu rodei muito tempo para encontrar algo que adequasse ao meu estilo de trabalho em duas jornadas e vida pessoal. Como não sou fã de doces, comigo funcionou bem. Mas, havia uma série de pessoas com diversas particularidades de gostos, vontades, preguiças e disposições que variavam do zero a mil em poucas horas.
Então não deu certo para elas, e por fim, fiquei na minha e toquei minha vida, sem tá passando formulas e nem nada. Até porque há quem se considere gordo, muito, gordo, cheio, cheinho, fofinha e precisando perder só “três quilos”.
De verdade mesmo, ninguém admite nada.
Eu pensei nesse assunto, porque li de um conhecido, um monte de reclamações por conta do Dia da Raça Negra, que não foi lá muito comentada pelos faceboqueanos.
Eu puxei pela história e lembrei que o preconceito é bem mais antigo e não escolhe somente a cor. Mas, também estatura, peso, origem, condição social e uma infinidade de coisas.
Os hebreus que depois viraram judeus, já tinham sido escravizados pelos egípcios, pelo menos três mil anos atrás. Os chineses pelos japoneses. Depois um terço da humanidade pelos romanos, os indianos pelos ingleses, e os judeus pelos alemães com o aval da Itália, Hungria e França.
Não nos esqueçamos, que durante 1880 – 1930 os chineses trabalhavam por comida e água nas construções de ferrovias americanas. Por onde você estude de fato a história da humanidade vai encontrar alguém tentando desumanizar outra raça, outra pessoa.
Ser obeso na nossa época é ter um atestado permanente de “DESLOCADO”. Pois os cinemas, restaurantes, roupas, carros e demais coisas não foram feita para nós. Imagino o dia nacional do Gordo. Deveria ter um também. O bullyng praticado é horroroso e cruel. Segue por toda infância e culmina nas escolhas para namoro das mulheres e rapazes, que afoitos pelo modelo perfeito, dão ombros para quem não tem a forma vigorosa e “gostosa” do padrão atual.
Mas, de minha parte, - tô cagando para quem queira se colocar como vítima! A gente tem de passar por cima ou o rolo compressor do preconceito acaba por atropelar. Por isso fico de saco cheio do ser humano que gosta de atalhos para conquistar suas mudanças pessoais. A gente pega a vida pelo braço e dança ou não dança – não há meio termo. Ficar esperando que alguém diga que você é feio ou bonito, não te leva à lugar algum.
“Tem um rosto lindo”,” se não fosse gorda”,” Meio cheinho, né“. Quando não querem machucar, tentam relativizar as aparências, com suavidades nas colocações.
Não há mocinhos ou mocinhas no filme real da vida. Quando você sai, alguém vai falar de você, mas torça que seja pelo menos para o bem, se tiver sorte. Os pais, amigos e famílias, estão preocupados mais com quem você trás de importante para casa. Ter atitude significa estar consciente do meio ambiente, mas ter posições claras e pensadas, do que quer – como quer ou com quem quer, sem levar uma ou outra opinião baseada em aparências.

Inserida por xandrejp

Preconceito

Porque não olha para o seu umbigo?
Não enxerga um palmo além do nariz.
Não fique triste porque eu lhe digo,
É muito ruim esquadrinhar o infeliz!

A análise de um momento ruim,
Não pode ser determinante na vida.
Pessoas erram e acertam também,
Mas o caráter é maior do que isso.

Não busque sempre o culpado,
Onde se pode tudo consertar...
Ninguém vive errando de fato,
Só para a sua atenção chamar!

Uma frágil queda na infância,
É como uma topada adulta.
As duas lhe jogam para frente,
E sem você querer lhe machucam.

Inserida por 81024673

Tem que ser Forte na conduta Pra Vencer o Preconceito.
Alcançar o sucesso, com humildade E Respeito.
Tenho dom De fazer Rap me chamam De freestyleiro.
Derramo meu suor, Treinando o dia inteiro.
Minha força De Vontade alcança ate o impossível.
Pras barreiras Desse mundo que vem eu fico mais invisível.
Aqui vai um conselho nunca pense Em Desistir.
pois sabemos Que Es Fortes, basta Apenas Persistir.

Inserida por tailan_freitas

Pobre que não gosta de rico é tão preconceituoso quanto rico que não gosta de pobre;
Preto que descrimina o branco, comete injúria racial tanto quanto o branco que não gosta do preto;
Mulher que se acha superior ao homem é tão machista quanto o homem que acha que a mulher tem de ser submissa a ele;
Mulheres recatadas que julgam mulheres de estilo mais ousado são tão julgadoras quanto as mulheres ousadas que invejam as recatadas;
Protestante que julga católico fala mal das próprias raízes, católico que ofende protestante critica a própria religião;
O "feio" que inveja o "belo" é tão ignorante quanto o belo prepotente, pois não entendeu que beleza é questão de gosto;
O mundo é assim: um pluralismo religioso, ideológico, político, cultural, de raças e opiniões, onde todos precisam de alimento para o seu "EGO", onde as pessoas são dominadas por suas vaidades e esse egocentrismo nos dá a falsa impressão de que o nosso modo de pensar é o certo e descartar a particularidade do nosso próximo. Queremos ditar nossas regras, contudo, por que nossas regras se sobressaem sobre a do outro? Quem somos nós? O que temos feito de melhor para nos considerarmos o padrão ideal? Eu por exemplo, enquanto escrevo este texto acredito que meu modo de pensar é coerente, e ainda que inconsciente, aguardo para que alguém leia e concorde comigo.

ACREDITE, ISSO É DEMOCRÁTICO‼️

A desgraça (retrocesso) acontecerá quando tentarem unificar toda forma de pensamento, nesse instante virá uma falsa paz sobre o mundo, então todos deixarão de pensar.
A diversidade é o que nos torna uma nação bonita, que chato se todos pensassem igual. Ninguém estaria pensando!
Nossas diferenças não precisam ser extintas, a diversidade não é o problema da humanidade, nossos conceitos não precisam ser reformulados, somos o que somos e nenhum grupo social deve ser desrespeitado.
A MINHA LIBERDADE termina onde começa o direito do meu irmão.

Inserida por patricia_pinheiro_3

Pobre que não gosta de rico é tão preconceituoso quanto rico que não gosta de pobre;
Preto que discrimina o branco, comete injúria racial tanto quanto o branco que não gosta do preto;
Mulher que se acha superior ao homem é tão machista quanto o homem que acha que a mulher tem de ser submissa a ele;
Mulheres recatadas que julgam mulheres de estilo mais ousado são tão julgadoras quanto as mulheres ousadas que invejam as recatadas;
Protestante que julga católico fala mal das próprias raízes, católico que ofende protestante critica a própria religião;
O "feio" que inveja o "belo" é tão ignorante quanto o belo prepotente, pois não entendeu que beleza é questão de gosto;
O mundo é assim: um pluralismo religioso, ideológico, político, cultural, de raças e opiniões, onde todos precisam de alimento para o seu "EGO", onde as pessoas são dominadas por suas vaidades e esse egocentrismo nos dá a falsa impressão de que o nosso modo de pensar é o certo e descartar a particularidade do nosso próximo. Queremos ditar nossas regras, contudo, por que nossas regras se sobressaem sobre a do outro? Quem somos nós? O que temos feito de melhor para nos considerarmos o padrão ideal? Eu por exemplo, enquanto escrevo este texto acredito que meu modo de pensar é coerente, e ainda que inconsciente, aguardo para que alguém leia e concorde comigo.

ACREDITE, ISSO É DEMOCRÁTICO ‼️

A desgraça (retrocesso) acontecerá quando tentarem unificar toda forma de pensamento, nesse instante virá uma falsa paz sobre o mundo, então todos deixarão de pensar.
A diversidade é o que nos torna uma nação bonita, que chato se todos pensassem igual. Ninguém estaria pensando!
Nossas diferenças não precisam ser extintas, a diversidade não é o problema da humanidade, nossos conceitos não precisam ser reformulados, somos o que somos e nenhum grupo social deve ser desrespeitado.
A MINHA LIBERDADE termina onde começa o direito do meu irmão.

Inserida por Patricia_Pinheiro_

O preconceito anticatólico está tão profundamente arraigado na mídia, no sistema educacional e em grandes faixas da opinião pública, que qualquer autor católico, só pelo fato de sê-lo, já é considerado "a priori" suspeito de parcialidade quando tenta desmantelar, mesmo com base em sólida documentação, algum mito anticatólico consagrado. Só autores não-católicos têm alguma chance de ser ouvidos quanto a esse ponto. Felizmente, eles são muitos hoje em dia. Três, que recomendo especialmente, são:
Rodney Stark, "Bearing False Witness: Debunking Centuries of Anti-Catholic History", Daniel Dalin, "The Myth of the Hitler's Pope", e Henry Kamen, "The Spanish Inquisition". (texto de Olavo de Carvalho- publicado a meia noite horário Brasilia.. Olavo fez essa publicação direto do seu FB em Richmond - EUA

Inserida por joseaquino777

Os argumentos não se circunscrevem apenas à exposição dos seus particulares preconceitos, vestidos com novas-velhas roupagens mas sim, deverão ser entendidos como um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou um conjunto de dados favoráveis a uma determinada conclusão.
25 de abril de 2007

Inserida por LuisRibaesMonteiro

"Somos vítimas, mas também vitimamos.
Não estamos fora dos preconceitos do mundo.
Costumamos habitar a indesejada guarita de onde vigiamos a vida.
Protegidos, lançamos nossos olhos curiosos sobre os que se aproximam, sobre os que se destacam, e instintivamente preparamos reações, opiniões.

O desafio é não apontar as armas, mas permitir que a aproximação nos permita uma visão aprimorada.
No aparente inimigo pode estar um amigo em potencial.
Regra simples, mas aprendizado duro."

Inserida por ryvia

Preconceitos sempre atrapalham quaisquer julgamentos,
e devemos evitá-los...
Osculos e amplexos,
Marcial

PRECONCEITOS SEMPRE ATRAPALHAM A VIDA
Marcial Salaverry

Certamente, preconceitos só atrapalham a vida, e se existe um assunto que muita gente tem preconceitos para abordar, é justamente o que fala sobre preconceitos, pois ninguém admite que os tenha, mas é muito difícil encontrar alguém que não tenha, de verdade, um certo pré julgamento a respeito de certos assuntos. E este é um deles. Abordemo-lo despreconceituosamente, portanto.

Meu amigo L'Inconnu enviou-me uma mensagem, que dá um toque interessante sobre o tema:
"Se julgares as pessoas não terás tempo para amá-las"

Com certeza é uma grande verdade. Muitas vezes, movidos seja por algum preconceito, seja por um instinto natural de auto defesa, mantemos distância de determinadas pessoas, sem que saibamos explicar o porque dessa atitude. Muitas vezes, o fazemos devido ao aspecto físico, ou pela cor de sua pele, ou porque não se veste adequadamente, ou simplesmente "porque sim"...

Enfim, apresentamos interiormente uma série de justificativas, e não permitimos qualquer aproximação, mas muitas vezes, nos enganamos redondamente, pois nem sempre o aspecto exterior revela como é seu interior. E uma pessoa feia fisicamente, de aspecto não muito agradável, pode ser alguém muito lindo interiormente, e por a termos julgado antecipadamente, não nos demos a oportunidade de mais uma amizade... Perdemos a chance de amá-la.

Quem não se lembra dos hippies? Não gostavam de banho, ouviam músicas que não agradavam a muita gente, viviam em comunidades fechadas, e assim, havia um enorme
preconceito contra eles. Eram tidos como marginais. E não era nada disso, eles apenas queriam viver de uma maneira contrária às convenções da época.
Hoje seriam encarados de maneira diferente. Mas havia preconceito de parte a parte. Eles sentiam a maneira como eram encarados pelos demais, e muitas vezes tomavam certas atitudes ditas de protesto, mas que na verdade, eram represália pelos pré julgamentos sofridos.

Contrariamente a certos grupos que existem atualmente, que, como eles, procuram viver "de maneira diferente", os hippies tinham como lema "Paz e Amor, Bicho", ao passo que hoje encontramos alguns grupos que procuram impor sua maneira de vida, pela violência. E não é por aí. Todos temos o direito de viver como queremos, desde que não passemos a agredir quem não pensa como nós. Sigam o exemplo hippie, Paz e Amor...

Poderia gastar laudas e mais laudas falando sobre preconceitos, porque é algo que está dentro de nosso espírito naturalmente seletivo e julgador.
"Quem não é como eu, não pode estar comigo". Quantas vezes já ouvi esta frase, ou algo semelhante... E na verdade, como essa maneira de pensar provoca disputas, polemicas e até guerras, coisas que poderiam ser evitadas com um pouco de tolerancia e bom senso...

Alguns exemplos típicos de preconceitos que levam a situações absurdas e, muitas vezes vexatórias, encontramos diariamente nos noticiários, quando falam sobre acontecimentos entre irlandeses católicos e protestantes, entre árabes e judeus, entre russos e chechenos, entre corinthianos e palmeirenses, entre brancos e negros, sem falar em casos de preconceito racial, de homofobia, e sei mais do que... Ou seja, preconceitos religiosos, esportivos, raciais, algo que chega a ser um autêntico absurdo.

Matar em nome de Deus? Ora, Deus é amor e não morte. Matar porque nasceu do lá ou de cá da fronteira? Mas se não são todos filhos de Deus? Matar porque torce por este ou aquele time? Onde está a liberdade de pensamento? Matar ou se afastar de alguém apenas porque a cor de sua pele é diferente da minha? Ora o sangue que corre em nossas veias é igualzinho... vermelho vivo, e não podemos nos esquecer no fim de tudo, esqueleto não tem cor...

Como se pode inferir, não existe absurdo maior do que tais preconceitos. A alma é uma só, e todos a temos em nosso interior. Não é lícito evitar-se alguém, discriminar pessoas, perseguir a outrem, apenas por questões de preconceito, de qualquer espécie. Onde está a liberdade de pensamento? Onde está o direito de ir e vir? Todos temos direito ao nosso espaço, desde que respeitemos o direito alheio. Todos temos direito às nossas idéias, desde que respeitemos as dos outros. E como saber se estamos diante de uma pessoa de bem se, agindo preconceituosamente a afastarmos de nosso convívio, ou pior, a perseguirmos.
Quantas pessoas capazes foram recusadas em empregos apenas pelo seu aspecto exterior, não condizente com o pré julgamento dos empregadores.

Sem procurar despertar preconceitos de qualquer espécie, desejo a todos, sem exceção, que tenham UM LINDO DIA, e que possamos repeti-lo sempre, chova ou faça sol, pois não devemos ter preconceito contra este ou aquele tempo...

Inserida por Marcial1Salaverry

PRECONCEITO
Notei também a forma que algumas pessoas se colocam em relação a raça e cor de pele ao se referirem as questões religiosas das culturas afro. Por esse motivo vou externar a minha opinião a respeito.
Nós brasileiros vivemos desde o império, sofrendo as consequências de uma administração de desigualdade onde alguns tem muito e outros definham na miséria, Na verdade no Brasil, o negro que tiver poder financeiro é branco, e branco duro é escravo também.
Creio eu que maior preconceito é o social, negro, branco, índio se não tiver dinheiro ta é F....
Não quero com isso deixar de observar as condições em que os negros chegaram nesta terra, muito menos a forma absurda do tratamento recebido ate a "pseuda pós libertação", porque o direito de ir e vir, a fraternidade e respeito pelo ser humano é muito mais que obrigação.
Espero que num breve futuro o Brasil mulato que o poeta Martinho Ferreira da Vila sonhou se torne realidade e que possamos nos unir independente de raça,cor ou credo religioso no objetivo melhorar as condições sócio politica educacional e cultural do nosso povo.
Por que tenho a percepção de que o que eu discrimino hoje, poderá ser meu filho amanhã.
Quantas pessoas são descriminadas porque casaram com alguém de outra raça. que os pais não concordaram que isso acontecesse. Melhor sera que os pais, amem os novos membros da família e que incluam todos os que vierem.
O porque do preconceito com aqueles de outras raças, credos e religiões?
Acredito que fraternidade e a bondade, e amar o próximo, sem odiar as pessoas que professam outra fé.

Inserida por OsvaldinhoBabao