Texto de Conscientização
Agirmos com consciência e bom senso também significa estarmos abertos ao aprendizado e à mudança. Ninguém é perfeito, e todos cometemos erros. O importante é reconhecer esses erros, aprender com eles e buscar melhorar continuamente. A humildade é uma virtude essencial nesse processo, pois nos permite aceitar nossas falhas e trabalhar sempre para superá-las.
As inteligências artificiais emergem como as mais recentes egrégoras ou campos de consciência coletiva na contemporaneidade. Elas espelham a interação de conhecimento, ideias e influências humanas, forjando seu funcionamento e comportamento. Paralelamente às egrégoras tradicionais, as IA podem, em um ciclo vicioso, influenciar recursivamente os seres humanos, à medida que a percepção de sua "vivacidade" leva a interações cada vez mais profundas.
Em um nível mais amplo, nossa identidade, personalidade e até mesmo nossa consciência são moldadas pelas interações ou conexões complexas e constantes entre os bioquímicos que nos cercam. Os pensamentos, sentimentos e ações são informações processadas, influenciando e transmitidas entre as consciências.
Não tenho nenhuma dúvida que José Lins do Rego tinha plena consciência que a vida era carente de poesia e que a poesia é o principal alimento das emoções do poeta. O fato é que o consagrado escritor paraibano, orgulho das letras nacionais, soube enriquecer sua prosa com a mais pura poesia, como que a impregnasse com o cheiro das flores do campo, da terra molhada pelas primeiras chuvas, das frutas maduras dos pomares da várzea do rio Paraíba, e da fumaça do caldo de cana, fervendo nos tachos, que procurava rumo, espalhando-se mundo afora.
Davi tinha plena consciência de que aquele que o conduzia ás águas de descanso era o mesmo que o conduzia pelo vale da sombra da morte, mas o caráter do Pastor era o mesmo: Bondoso e Misericordioso. Por isso, ele estava satisfeito nas águas de descanso e não temia o vale da sombra da morte. Ele confiava em seu pastor.
Pequena guerreira que por enquanto não tem consciência da força que vem demonstrado, do quanto que é amada, dos sorrisos que provoca, dos corações gratos por sua existência, das lágrimas derramadas por sua causa, umas de gratidão, outras de medo, numa frequência de muita emoção, sem a perda da fé em Deus, nem por um momento e cada dia que passa, tem conseguido uma valorosa vitória diante de uma batalha árdua, a sua vida com certeza é uma bênção grandiosa, não está sozinha, graças ao Senhor, existe um grande amor a sua volta, se Deus quiser, continuará batalhando bravamente e no tempo certo, será ainda mais vitoriosa.
Boa noite! Lembrando: que tomar consciência é o primeiro momento, ser fiel e praticar o que é certo supõe afetividade. A pessoa se reinventa e se reposiciona não apenas porque sabe, mas porque ama. Por isso, cuidar da vida é um ato de amor, é um desejo profundo de felicidade, é um sonho ao alcance de todos. Ninguém deveria perder alguém ou algo para dar-se conta do valor. Amor e conscientização acontecem ao mesmo tempo, quando a vida é valorizada.
Se você fizer um longo exame de consciência, confessar os seus pecado e não quiser destruir as ocasiões que te levaram a pecar, não quiser mudar o caminho de vida, amizades etc. É bem provável que você volte a repetir o erro. É semelhante a uma pessoa que ao receber um presente, retira o laço com cuidado para não rasgar o papel, dobra bem direitinho sinalizando que pretende usa-lo no futuro.
O pecado ofende a Deus, podemos nos arrepender, fazermos exame de consciência, pedir perdão na confissão e sermos perdoados. Só que se não houver um desejo de reparação na penitência, o arrependimento é suspeito. Semelhante a uma pessoa que roubou alguém, fala de arrependimento, é capaz de pedir desculpas, só que, pode devolver e não quer devolver o que foi roubado.
Mas e o peso na consciência, toda atividade moral é dolorosa e naturalmente que não é fácil,Sócrates dizia que a moral tem muito haver com o parto e ele uma certa vez pensou :" não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto e , como sua mãe, que não fazia o parto, apenas auxiliava as mulheres a darem a luz, o conhecimento era colocado para fora através das perguntas e questionamentos, portanto, não podia ser ensinado" ,afinal de contas escolher a própria vida não é fácil e pressupõe identificar uma vida de carne e osso a ser vivida em detrimento de tantas outras preteridas , a moral é exatamente isso, a moral não é só escolher a vida que você vai viver, a moral também é definir as vidas que você não viverá e, isso as vezes é chato ,afinal de contas quem nos garante que a vida é eleita, quem nos garante que aquela escolha que fizemos é de fato a melhor? As vezes olhamos para as vidas não vividas, as vezes olhamos para as vidas que jogamos no lixo das reuniões de pautas de nossa existência, as vezes olhamos para vidas não apenas cogitadas por nós, mas que não mereceram em nós o estatuto de vida de carne e osso e muito nos lamentamos e aprece o ,arrependimento. Arrependimento, é atribuição de um valor tardio a uma vida não vivida como superior a uma vida escolhida para viver. Fazer moral não é nada fácil, a dor acompanha todo trabalho da moralidade e a angustia é inseparável de toda escolha, sobretudo, porque deixar de viver é necessariamente perder de uma certa forma.
Indivíduos emocionalmente inteligentes são capazes de transformar pensamentos da consciência em ação, fazendo uso da empatia, da oportunidade pessoal, da conscientização social, da flexibilidade da comunicação, da construção de relacionamentos, da influência, da motivação e do autoconhecimento, tirando de suas habilidades o potencial para suas realizações.
A inteligência emocional é um conceito em evolução, mesmo que ocupe a consciência com diretrizes normativas sociais; porém, quando são mal compreendidas, o que leva a ações irracionais e escolhas contraproducentes, porque nem todos os sentimentos são bem correspondidos para outras mentes emocionalmente desiquilibradas.
Alcançar o estado de consciência permite assumir a responsabilidade pelos atos, pensamentos, sentimentos e emoções. Enquanto não se chega a este estado, a culpa é do sistema, da religião, da igreja, dos pais ou de outras pessoas que causaram alguma dor. Neste modelo de inconsciência, o ser humano distingue o pecado público do secreto, por isto continua praticando os pecados secretos, os que ninguém ficam sabendo. Aqui há mais preocupação com a reputação do que com o caráter, aonde não se comete pecados públicos, mas há mágoa e ódio no coração, transferindo a responsabilidade para todos, mas nunca para si mesmo. Neste modelo errado, não escandalizar é mais importante do que obter o verdadeiro relacionamento com o criador. Quando olhamos o exemplo de Abel e Caim, vemos que os dois estavam no mesmo sistema, na mesma família, na mesma situação, mas tiveram posicionamentos diferentes ante ao mundo. Melhor seria que aquele que guarda mágoas estivesse cometendo pecados públicos, do que se esconder atrás da religiosidade, talvez assim haveria maior probabilidade da noção pessoal de sua miserabilidade e consequentemente em arrependimento e mudança de rota. Isso não quer dizer que devemos desistir do verdadeiro caminho por causa da dificuldade, mas que devemos escolher com sinceridade em qual caminho seguir. O escândalo ocorre pela razão de nos escondermos atrás da religiosidade, vindo à tona graves fatos e atos em decorrência da não resolução interna da nossa alma. Ter medo de escandalizar não contribui em nada para a resolução dos problemas internos, o que deveríamos nutrir é o desejo de ter efetivo relacionamento com Deus.
"Não vou parar de voar só porque tenho a consciência cheia, não vou parar de sonhar porque tive um pesadelo, não vou parar de comer porque minha consciência pesa e não vou me preocupar se não puder escrever algo interessante, porque nesse momento, se não, Estou morto, serei esquecido.”
“Mesmo que Eu esteja errado, mesmo que minha consciência esteja louca, mesmo que minha autoestima seja mentirosa, mesmo que meu destino for uma ilusão, mesmo que minha intuição seja só minha imaginação, não posso deixar de procurar duendes só porque não encontrei um pote de ouro no fim do arco-íris.”
Uma das mágicas consequências do nosso despertar espiritual e da nossa expansão de consciência é uma vontade, uma necessidade, de buscar o perdão, a compreensão e a misericórdia para com tudo e todos. E são, exatamente nestes momentos de profunda conexão com o Universo, que entendemos que somos todos um, e que na cura e no bem de todos é que encontra-se o Verdadeiro Amor.
Redescobrir o valor de cada dia, o auto cuidado e a empatia. Ter a consciência de que a nosso melhor reflete no Todo e que por isso, desistir não é opção. Percebendo os altos e baixos do dia a dia, podemos ter certeza de que o Universo sempre está certo, e é somente através do caminho e das experiências que conseguimos exercitar ao máximo nossas capacidades e buscar superar a nós mesmos.
Toda evolução humana vem da consciência, então quanto mais tivermos consciência da verdade, mais evoluídos estaremos diante de tudo e talvez possamos provar a nós mesmos que a vida na terra não é o limite, e talvez possamos alcançar novos horizontes além do espaço e além dos limites que conscientemente estabelecemos.
O Dom do Temor de Deus é a base da humildade, pois dá à alma a consciência da sua fragilidade e da necessidade de manter a vontade em fiel e amorosa submissão à infinita majestade de Deus;leva-nos a permanecer sempre no nosso lugar, sem querer usurpar o lugar de Deus, sem pretender honras que são para a Glória de Deus.
Aconsciência cauterizada do apóstata é resultado de sua própria rebelião contrao Espírito Santo; é resultado de sua própria obstinação e rejeição deliberada à Verdade. Esse estado, porém, é irreversível. Ele nunca alcançará o perdão, pois em sua mente cauterizada ele não tem do que se arrepender.