Texto de Conscientização
“O eu responsável – a consciência da consciência – não existe como coisa nem como estado: existe apenas como tensão permanente em direção a mais consciência, mais responsabilidade, mais abrangência e maior integração. A consciência cresce na medida em que se reconhece, e não pode reconhecer-se senão abrindo-se permanentemente a conhecimentos que transcendem o seu patrimônio anterior. A abertura para a transcendência – para aquilo que está para além do horizonte atual de experiência – é portanto um dado permanente da estrutura da consciência. Suprimi-la é falsear na base a situação de conhecimento.
Se a consciência que tenho de mim mesmo — a identidade do meu 'eu'– fosse um efeito da continuidade corporal, ela seria inconstante e mutável como os sucessivos estados do meu corpo, e não haveria por trás destes uma consciência constante capaz de registrar, comparar e unificar num conceito geral estável as mudanças que o meu corpo sofre. Se fosse um produto da impregnação linguística, um simulacro de identidade introjetado pelo uso repetido do nome e do pronome, como faria eu para saber que o nome pelo qual me chamam e o pronome pelo qual me designo se referem a mim? Se, por fim, fosse um resultado da abstração que por trás dos estados apreende a unidade da substância, QUEM, pergunto eu, operaria o mecanismo abstrativo?
Conclusão: a identidade do meu eu é independente e transcendente em face do meu corpo, da linguagem e das operações da minha inteligência abstrativa. É uma condição prévia sem a qual não pode haver identidade corporal, nem linguagem, nem pensamento. A identidade do 'eu' é a própria unidade do real que se manifesta na existência de uma substância em particular que sou eu. Nenhuma explicação causal tem o poder de reduzi-la a qualquer fator, pois é ela que unifica todos os fatores. A existência do 'eu' é o inexplicável por trás de tudo o que é explicável.
'Quando morremos, vemos, desde cima, o nosso corpo inerte. É a prova de que jamais 'tivemos' um corpo, apenas passamos por ele como inquilinos. Mas, se não possuímos um corpo, como podemos possuir tudo o mais que ele utiliza, manipula, desfruta e padece? Esta é a verdade dura e sublime: nada possuímos além de um 'eu'.Os místicos que nos pedem para eliminar o 'eu' querem que façamos algo que eles mesmos não podem fazer — e que, aliás, se fosse feito, não seria de utilidade alguma.Podemos nos livrar de sucessivas idéias do eu surgidas ao longo da nossa existência, mas livrar-nos do eu propriamente dito seria livrar-nos de quem nos livra dessas idéias.Falar em 'alma' não resolve grande coisa. Se fôssemos a nossa 'alma' não poderíamos contemplá-la e julgá-la. Concepções erradas sobre o eu estão na base de toda ética formulada em termos de 'egoismo' e 'altruísmo'. NENHUMA conduta moral, seja a de um santo, a de um 'serial killer' ou a de um zé-mané, pode ser descrita nesses termos."
CONSCIÊNCIA
O ser humano quando se olha no espelho reconhece a sua imagem. O animal, um cachorro, por exemplo, se assusta quando se olha no espelho, supõe até que seja outro animal. O homem sabe o que vê no espelho, o animal não sabe. Eu diria que o homem é consciente e o animal é inconsciente.
Acredito que a consciência está em tudo que é manifestado, porém em níveis diferentes. Até uma rocha tem uma consciência latente, não manifestada.
No nosso plano de existência, o ser humano é o que tem a consciência em níveis mais elevados, pois sabe de sua existência como ser vivo, sabe das necessidades sociais, do meio em que vive, inclusive sabe que a Terra é sua morada.
Entretanto, nem sempre a consciência vem acompanhada de boas ações. Se assim fosse, inevitavelmente, o homem passaria a respeitar o meio ambiente e tudo que o envolve, e os criminosos não existiriam.
As distorções que ocorrem se devem aos níveis diferenciados de consciência, daí a razão de uma Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, Irmã Dulce, bem com Adolfo Hitler e Jim Jones.
"Quanto mais elevado o nível de consciência maior é a percepção do mundo que nos rodeia, bem como de tudo que envolve o nosso ser. O propósito da vida é fazer-nos conscientes. A própria evolução da vida, em si mesma, é tornar-se cada vez mais consciente", dizia um grande sábio.
VERDADE
O universo se manifesta para atingir graus mais elevados de consciência, a própria presença do todo é a expansão, a elevação, e a sutileza.
Conhecer a Essência Divina
é o destino superior da alma
enviada pelo Criador à Terra!”
Pitágoras
O Trunfo do Sublime pensamento !
O Instante superior de uma mente mortal ...
e a consciência da real existência
A quem mais é dado, mais também é cobrado !
Se não for capaz de aguentar pressão, melhor satisfazer-se com que tem, e não continuar por está leitura.
O poder não é algo que você encontra, e sim uma conquista , uma percepção do mesmo,sendo poder a capacidade de agir, com autoridade e liberdade sobre uma determinada situação, coisa ou ser!
A Capacidade de discernir o verdadeiro poder do falso poder "Tirania" é a construção de uma moral impecável, afim de lapidar o homem ao mais sutil dos traços, e o mais perfeito dos ângulos !
Penso eu então, em delírios destes meus pensamentos, ainda que todo homem seja , e ,é possuidor de tamanho poder, que não cabe em sua limitada existência!
Afinal existir é um ato consciente de matéria temporal, pois só a distinção entre o Eterno e o Temporal, faz a existência do real ainda que tempora, pois ambos existem e negam-se em si mesmo., O Equilíbrio perfeito, de continuar a existir, mesmo após o fim de sua existência !
Então aflorando um pensamento sublime da capacidade individual de inteligir, limita a sua mortalidade na existência do individuo e nunca do todo , pois apesar de ser parte do todo, nem todos despertam para a luz da sétima lampada, a mente divina !
Se houver solo, lá produzirei !
Pois eu adubo a terra e Deus Germina a sementes !
Por isso preciso selecionar minhas melhores sementes,
trabalhar bem a terra e adubar bem o solo !
Sou Semeador, O Agricultor. E ele é o Arquiteto , o Engenheiro.
Não compreendo todo seu projeto, mais compreendo plenamente o que foi me delegado.
Mas isso não é o suficiente, pois basta um sopro e tudo ganhara vida novamente.
Venho do pó da terra e pra lá voltarei, mas antes disso ... !
Vale de osso secos, Volte a respirar !
Se desperto não significando em sua plenitude, mas cambaleando ainda que dopado, de um profundo sono...
afinal falo eu de um corpo mortal, limitado e corruptível, de algo superior muito além da minha capacidade de redigir.
Afinal qual tão é pequeno a palavra para explicar o todo, de maneira a ilimitar, a sua capacidade !
Então tomai consciência do poder que lhe foi concedido pelo seu árduo esforço, e encontrai em seu duro labor a gloria de sua obra, pois sem isso, terá tido por vaidade.
Então que seja a obra , maior que o obreiro, e o todo, maior que si mesmo !
Eu só mudo o que sou, mudando o mundo que vivo !
Uma moeda só é falsa porque você conhece uma verdadeira, sem o conhecimento da mesma, a falsa passa-se livremente despercebida e como a verdadeira, se fazendo por verdade.
uanto mais caminhamos pelos desvaneio da loucura a busca da verdade, mas vejo o quanto fomos e somos cegos, permitindo-nos ser levados por falsas verdade, "verdades prontas", somos levados pelos vacilos de nossas paixões, desviando do foco dos nossos objetivos, e quando cavamos nas trevas do esquecimento, encontramos mentes brilhantes sendo afogadas pela amargura da solidão, afinal será que ainda não estamos pronto para verdade ?
Seremos eternamente crianças imatura sendo levadas a pulsos e impulsos de seus desejos primitivos ?
Acredito eu em meus pensamentos, ainda que em universo distante, chegara a hora de despertar, levantar-se e não aceitar mais matéria podre como alimento !
Acredito eu, que em minhas vagas memorias, esquecemos de continuar o processo natural da vida, a Evolução, que para o homem, se dá através do intelecto.
Caminho em um tune-o, sem rumo e sem rota, apenas cavando para continuar a sobreviver, mas será que deveria ser assim ?
afinal a que ponto chega a obstrução do seu diafragma , será apena reflexos de uma luz desfoque,ou apenas mais um grito acalado pela vastidão do Deserto ?
Há quem diga a si mesmo, sou como animal, um rebanho sem líder apenas agindo e reagindo aos meios que nos cerca !
Não quero leva-lo a aprofundar-se em suas imperfeições, nem em suas falhas, mas quero ajuda-lo a retomar o controle e o domínio de seus instintos.
Até quando então continuaremos a devanear em excrementos, produzidos pela ausência do pensamento singular ?
Venceremos então a carne, sujeitando-se a si mesmo a obra,
ou continuaremos a caminha sobre uma cultura fétida, mórbida e pútrida.
SILÊNCIO QUE FALA
Quando ficamos em silêncio, conseguimos ouvir os gritos da consciência e os gemidos da alma. Assim, percebemos que o silêncio sempre fala quando temos a coragem de ouví-lo.
PALAVRA DE DEUS, DIZ:
Quando a vida está difícil de suportar, entregue-se à solidão. Recolha-se ao silêncio. Curve-se em oração. Não faça perguntas. Espere até que surja a esperança. Não fuja das provações: encare-as. (Lamentações 3.28-30).
Tudo o que eu quis na vida foi ampliar o horizonte de consciência de alguns milhares de pessoas de modo a que isso pudesse ter efeitos benéficos na sociedade brasileira, mas sem nenhuma presunção de controlar ou dirigir esses efeitos.
Foi isso o que eu quis fazer, e foi exatamente o que fiz. Já deu certo, e agora ninguém mais déte.
[...] É bom o que nos eleva à consciência da ordem e do sentido supremos, é mau o que dela nos afasta. Não tem outro significado o Primeiro Mandamento: Ama a Deus sobre todas as coisas.
[...] Não há certamente maior benefício que se possa fazer a um semelhante: mostrar-lhe o caminho do espírito e da liberdade, pelo qual ele pode se elevar a uma condição que, dizia o salmista, é apenas um pouco inferior à dos anjos. Tal é, substancialmente, a forma concreta do amor ao próximo: dar ao outro o melhor e o mais alto do que um homem obteve para si mesmo. Amamos o nosso próximo na medida em que o elevamos à altura dos anjos. Fazemos-lhe o mal quando o rebaixamos à condição de bichinho, seja com maus tratos, seja com afagos.
A VOZ DA CONSCIÊNCIA.
Inegavelmente todos precisam de um momento para escutar, as vezes esse momento é em minutos, e até em frações de segundos que você se permitiu silenciar e ouvir a voz da razão.
É a consciência que nos fazem parar diante de algo errado e nos impede do impulso no momento não oportuno.
Dê mais ouvido a você mesmo, silênciea mente de tantos porquês, deixem os pensamentos de desculpas, culpas e o alto fuzilamento irem. Fique mais em paz , propague o amor e se permita amar-se, assim fará as melhores escolhas para seguir com toda a consciência limpa.
TENHAMOS CONSCIÊNCIA!...
Se não desejamos as árvores à nossa volta,
não poderemos contar com um coração pulsando no compasso ideal;
um pulmão ventilando oxigênio em nosso mundo celular;...Um cérebro em atividade com neurônios conectados.
Cortando-as,suprimindo-as não é uma atitude sábia: é uma visão apequenada,em vez de sistêmica, diante de uma realidade exposta.
Uma miopia em estado avançado,sem perspectiva de tratamento.
Como teremos uma vida proativa, nos faltando o combustível vital dos elementos arbóreos?
(17.04.15).
Ser autêntico é ter consciência das suas potencialidades.
Procure superar todos os seus medos. Se livre das críticas não produtivas, e lute com o melhor que você tem hoje, pois lutar é a palavra palpitante que levanta os fracos e determina quem vence!
Problemas? Todos nós um dia passaremos por experiências difíceis, faz parte do processo.
Lembre-se você não pode mudar o passado. Ressignifique!
Nem tudo na vida tem um lado bom, mas deixam grandes aprendizados. Use!
Viva o presente e semeie o que quer plantar no dia de amanhã. Sempre!
Fale com fé e com o propósito sempre de ajudar; Se for pra magoar é melhor pensar mais um pouco.
Faça tudo que for preciso, com amor!Bondade é pratica. Tente ser melhor a cada dia.
Uns fazem questão de aflorar o lado "sombra" outros o lado LUZ! E você?
O que quer ser?
Simone Bazzan
É a consciência de quem eu sou e a maturidade para lidar com o que eu sinto, que me capacita em ser transparente em minha comunicação com qualquer ser humano.
Sabendo que cada um de nós é um mundo em constante transformação, mundo este que anseia em ser explorado, conhecido e muitas vezes acolhido com respeito.
"O ego é a partícula do ser, a consciência é a onda...
seus assuntos são assuntos particulares, sua vida é particular, sua individualidade é a percepção da partícula, seu ego é a percepção da individualidade, o indivíduo é a partícula da onda da existência...
O indivíduo é composto de partículas, as partículas são compostas de partículas, cada partícula tem uma onda, e cada indivíduo tem uma onda... onde anda sua onda?...
As ondas estão por todas as partículas... não se esqueça da onda..."
Consciência
O único juiz do qual não podemos fugir é a nossa própria consciência.
Podemos enganar o mundo exterior, dizer que não fizemos, não sentimos, não pensamos, mas, não há como enganar a nossa consciência.
Quando colocamos a cabeça no travesseiro, nossa consciência trás a tona todas as nossas atitudes, sem ninguém para nos julgar, a não ser nós mesmos.
Uma pessoa que diz ser de um conhecimento previsível não ver em si algum tipo de pré-consciência, seu estereótipo de conhecedor pode até dar algum detalhe, mas sua humildade toma conta de seus impulsos e, não vives mais compulsivamente. O equilíbrio não se ganha, conquista-se.
A genialidade está em saber ser humilde e não menosprezar a advertência.
A consciência da perda da inocência.
Fico sempre um pouco aflito quando vejo nos olhos de uma pessoa (amiga ou paciente) que ela começou a perceber a cadeia de comportamentos dela mesma ou de outra pessoa, e que os fatos, antes isolados e pouco relevantes, passam a se tornar uma história bem amarrada, indicativa de uma escolha, consciente ou não.
Em geral é um olhar para um vazio, recheado de significados, meio espantado, às vezes triste e às vezes portador de uma satisfação por desvendar aquele enredo.
Fico aflito pois esta é uma fronteira que nunca sabemos se, quando ou como cada um irá atravessar.
E após realizar a travessia se torna bastante difícil retornar.
Como dizia um paciente: "é impossível desver."
E de fato, algumas coisas após a conscientização são impossíveis de serem acobertadas, pois deixa de ser um ato inocente, para um ato deliberado.
Se antes não tínhamos culpa, ou ao menos, nos desvencilhávamos dela por alegar não saber, após sabido, seremos responsáveis por nossa omissão.
Tomar consciência é abrir mão da inocência, uma inocência que podemos questionar se algum dia existiu, mas que muitas vez convenceu a quem a portava.
E assim, enxergando, escutando, sentindo e percebendo se ganha o direito e o dever, o prazer e a dor do livre-arbítrio.
Temos o direito e o prazer da liberdade, mas com a dor e o dever de renunciar a cada decisão.
Por isso a resistência em crescer, em enxergar, em escutar e em saber, inclusive com isso se perceber pequeno e impotente diante de tantos não-saberes.
Mas é através destes confrontos, destas tensões que nos colocamos no mundo enquanto singularidades.
E por mais que perder a inocência seja desagradável, a existência fora dela é que tem sabor.
Bruno Fernandes Barcellos
Ser vegan, ser vegetariano, é nos dias de hoje, fazer parte de um futuro onde a consciência sobre o respeito pela existência e bem estar de todas as criaturas se faz presente.
É, além de opção, uma filosofia de vida, onde a ética e a compaixão se tornam companheiras nas atitudes. Onde o desejo por um mundo mais justo e sem sofrimento para todos os seres vivos, se afasta da utopia através da prática de hábitos e escolhas alimentares.
É caminhar para um futuro mais consciente, justo, harmônico e saudável.
É praticar o Amor pela vida e por todas as criaturas ❤
Quando pequena meu sonho era mudar o mundo. Tinha consciência que palavras ditas da forma correta era o melhor conselho que alguém poderia ouvir.
Não me preocupava como as “máquinas” de hoje, que vivem em busca de dinheiro, de recursos, de chegar no topo mais alto para se sentir satisfeitas, e muitas vezes, nem isso é suficiente.
Se fecho meus olhos posso sentir o quão perfeito foi viver sem limites, você também lembra não é? De quando deixávamos nossos “poderes” fluir pela nossa mente, a nossa imaginação era tão fértil quanto a realidade. Pulávamos. Gritávamos.
E Sorrir? Ah... Como sorrir era bom, principalmente quando as travessuras não davam muito certo. Quando vestir roupa não era uma tarefa tão difícil, mais a vontade de ter alguém cuidando e colocando cada peça no nosso corpo da maneira mais perfeita e carinhosa…era o que queríamos.
Está difícil mudar a percepção do mundo atual, mas não vou desistir. Quero que crianças sejam crianças não adultos. Quero que jovens tenham um futuro digno não uma morte repentina. Quero adultos com caráter.
Sua mente livre...
Na madrugada de uma consciência calada, vem lembranças do nada.
Preso a uma escravidão paralela de farda, mesmo sem dizer nada sofre calada a esperança tão almejada.
Buscar uma ajuda ainda que absurda, a realidade é suja dentro do sistema que não muda.
Pode ser que esta ajuda surja ainda que seja de uma forma simples.
Busque, mas busque com todo seu fervor a paz interior, porque a guerra no seu exterior só te causará dor, faça como se fosse um infante indo sempre avante, constante e incessante rumo ao seu mais novo horizonte.
Não seja um fardo pesado se fazendo de um pobre coitado.
Busque alcançar um coração blindado contra toda forma de pecado, que sempre estará ao seu lado procurando ser seu aliado.
Não fique totalmente parado,
Mexa-se,
Invente-se.
Tente ser alguém diferente com seus próprios ideais de vida.
Insensatez
Você é minha consciência
Tão transparente como água
Aos tons da seda amarga
Desta inconsciência
Rubras sentenças que apaga
Feito uma praga
De veraneio ignorância
Despejando toda a ânsia
Monstro dentro da adaga
Perfurando a palavra
De perjúrio nesta saga
Parando o mundo Agora
Poente melodia sábia
Do que mais ria
Responsabilidade
A responsabilidade é a ação libertadora frente a própria consciência. Nela as energias internas se dispõe em movimentos ascensionais, tirando o indivíduo da paralisia constrangedora da culpa. Ela garante as reservas de energias necessárias para o processo de retomada ou manutenção do eixo evolutivo. Sem ela, não há como o ser enxergar-se de maneira inteira e, portanto, libertar-se dos entraves que nos infelicitam e aprisionam. Ser responsável e tornar-se auto- consciente e condutor de seus próprios Passos.
CONDENAÇÃO POR AMOR
.
Como sobreviver a um castigo instituído
pelo manejo do júri da consciência
que escapa aos olhos da matéria
se nem há prévia apreciação,
e nem mesmo há conclusão
do desfecho da história paginada?
.
Será uma condenação imposta
pelos deuses da adoração
ou será pela fraqueza da carne humana,
ou até pela falta de coragem na caminhada?
Mesmo que haja firmeza, confiança,
todo o esforço dispensado no viver é o suficiente?
Ou será que a condenação
é apenas obra dos abalos
gerados pelos sentimentos reclusos no coração?
.
Seja qual for a razão
nunca saberemos o que
é certo e o que é errado,
porque o mais terrível dos castigos
imposto pelo júri da consciência
é não saber o tempo da pena imposta
e nem saber se existe
prescrição da pena para o caso de violação
do sentimento mais puro
gerado no coração,
O AMOR...
.