Ser atleta...
Ser atleta é como paixão de adolescente.
Uma vontade incontrolável e avassaladora de querer estar junto, grudado, como se fosse possível viver num só corpo. Nada mais importa, só aquilo nos alegra e nos dá vida! Sonhar acordado, sentir os pés decolarem do chão, voar e fazer acrobacias, sem medo de errar, sem medo de cair. Sentir prazer com a saudade e com a dor, e ainda esperar ansioso que outro dia comece para que sintamos tudo novamente. Quando se sente isso pela primeira vez, parece que a eternidade está logo ali, é palpável.
Eis que surgem os primeiros beijos, as primeiras vitórias, potencializando ainda mais essa paixão. Mas como nada é perfeito, surgem também as primeiras brigas, assim como as primeiras derrotas, machucando a alma, tornando tudo escuro, dando a sensação de que agora é esse sentimento que será eterno e que outro amor ou outra oportunidade de vitória jamais voltarão a aparecer.
A técnica do esporte se aprende com exaustiva repetição, da mesma forma que a vivência diária entre dois amantes, que ao longo do tempo se tornam parceiros e se conhecem num olhar, num gesto ou até mesmo no silêncio. Os gênios do esporte também têm essa relação com a bola, com a raquete e com as pistas, é amor.
A força mental do jogo se desenvolve nas vitórias e nas derrotas, como se as idas e vindas do amor, as brigas e os acertos, tivessem o poder de expandir um novo horizonte em nossas mentes, nos fazendo amadurecer e enxergar que quanto mais aprendemos, mais distantes ficamos do ponto que julgávamos ser ideal.
Para o atleta, o físico (corpo) é o instrumento de trabalho, a coisa mais preciosa da sua vida, e precisa, assim como o ser amado, de cuidados diários como carinho, atenção, alimento e paciência, pois reconhece que é ali, naquela pessoa (corpo), que estão depositadas suas esperanças de felicidade (mesmo que digam que não se deve ser assim, poucos conseguiram evitar esse sentimento). Sem ela, não haveria ar, não haveria pernas para caminhar ou forças pra sobreviver.
Tanto no amor quanto no esporte, as desilusões são inevitáveis, os prazeres também. Para ambos, existem riscos, dos mais diversos. A profundidade que alcançaremos em qualquer um deles está diretamente relacionada ao tamanho dos riscos que estamos dispostos a correr.
Não há ninguém nesse mundo que jamais se deparou com as difíceis dúvidas: devo tirá-la para uma dança? Será que ligo pra ela agora? É a hora de beijá-la? Chuto ou passo? Direita ou esquerda? Exploro o bloqueio ou desço a mão na bola?
Na verdade, não se pode pensar muito, os concorrentes estão soltos pelo salão, assim como pelos gramados e pelas quadras. Deve-se agir, instinto, desejo e paixão, andando lado a lado com o medo, com a vergonha e a decepção. As chances de dar certo são grandes se você está preparado e disposto a entrar nesse caldeirão.
Nos dias atuais, o atleta é um dos grandes exemplos de vida. Pois ele é criticado, sofre pressão, humilhação, perde competição, mas não desiste do seu sonho. Ele cresce naquilo que muitos acham difícil.
A vida de atleta exige um compromisso com a disciplina, com o treinamento e com a superação. Para quem está de fora, só as medalhas importam. Mas, para nós, vai muito além dos resultados nas competições.
É um estilo de vida que nos ensina lições valiosas. É sobre acordar cedo, enfrentar desafios, cuidar do corpo e, principalmente, da mente. Ser atleta é uma jornada de sacrifício, que molda o caráter e constrói campeões.
Quando o atleta compreende que o maior adversário que precisa enfrentar e superar é a si mesmo, os seus melhores resultados começam a se manifestar.
A palavra "persistência" é como um mantra na vida de um atleta. É uma caminhada que envolve emoções intensas e desafios diários. Ao decidir seguir essa estrada, é preciso se preparar para enfrentar barreiras de todas as formas e tipos. É um teste que vai muito além do físico: exige uma imensa força mental.
As críticas surgem de todos os lados, tornando-se uma companheira constante. Talvez por isso, a parte mais difícil seja desenvolver a capacidade de domar as emoções nos momentos importantes. A ansiedade antes de uma competição, a pressão para superar recordes pessoais e as expectativas daqueles que torcem pelo seu sucesso.
Um atleta deve aprender a entender suas próprias limitações e, nessa jornada, o treinamento deve ser contínuo, com ou sem motivação. É preciso encontrar força interior para superar as derrotas, com a determinação de retornar ainda mais forte. Cada obstáculo, por mais desafiador que pareça, contém uma oportunidade de crescimento.
Ao enfrentar as adversidades, um atleta não só melhora as suas habilidades no esporte, mas também se entende como pessoa, cheia de erros e acertos. Por tudo isso, a persistência não é apenas uma palavra, é a essência da vida de um atleta, que transforma não apenas o corpo, mas também a alma.
Um ser chamado atleta
Um dos textos sempre lidos por várias pessoas usa o termo "posso todas as coisas naquele que me fortalece".
Um texto lindo, temos que estar preparados para chegar até lá, essa frase não foi escrita por acaso, tem que ter vibração, tem que ter coragem e o fruto final de seus defeitos e qualidades é o seu limite.
O tempo em que você se prepara é importantíssimo para o seu crescimento, ninguém chega a algum lugar sem sacrifício, sem luta e sem preparo a cada dia, vocês podem observar um atleta quando chega ao pódio, muitos acham que foi fácil, mas muitos não reconhecem o quanto ele se preparou, o quanto ele deixou de comer coisas que não podia comer, deixou a sua família, deixou os seus amigos, tudo isso para chegar ao pódio.
Um atleta quando quer alguma coisa ele luta com todas as forças e vai até ela, não tem limites, sem luta, não há sofrimento, sem luta não há dor, sem luta não há limites.
Nós temos um limite, mas esse limite não é dele, esse limite é nosso.
Seja seu próprio administrador de seus problemas, seja honesto com seu medo, o caminho pode ser estreito, mas sem luta ninguém pode vencer nada.
Ser um atleta não é só suor e glória. Há obstáculos difíceis pelo caminho. Além de estar em boa forma física, é preciso ter determinação, disciplina, responsabilidade e, acima de tudo, uma paixão ardente pelo esporte que escolheu.
A persistência é a cola que mantém tudo unido. Um atleta, principalmente em início de carreira, não tem muito estímulo além da própria vontade de vencer. É preciso ter sabedoria para conciliar estudo, família, trabalho e uma rotina puxada de treinos. Tudo isso sem qualquer ajuda financeira, somando os gastos extras a cada competição, como transporte, hospedagem, alimentação. É uma batalha diária.
Um atleta precisa, antes de tudo, aprender a treinar a mente para lidar com a pressão, a cobrança, para vencer as dores do corpo, o cansaço, a indisciplina. Tem que ter paixão e coragem. Ser atleta exige grandeza!
Nem sempre é o atleta mais talentoso, rápido e preparado física e tecnicamente que apresenta melhores resultados, mas o que aprendeu a controlar o seu medo, ansiedade e pânico, principalmente durante uma competição.
O atleta que luta, vence, comemora ostensivamente, humilhando o adversário, é forte, porém imaturo. Sentirá muita dor na derrota. O atleta que luta, vence, comemora discretamente e sabe por que venceu e não humilha o adversário, é vigoroso, mas está no início da maturidade. Sentirá frustração na derrota. O atleta que luta, vence, sabe por que venceu e o outro perdeu, comemora abraçando o adversário, é poderoso e atingiu a maturidade. Quando perder, entenderá por que foi derrotado. O atleta que luta, sabe que vence e suspende a luta antes de humilhar o adversário, é sábio. Quando perder, não se sentirá derrotado, pois entenderá que era tempo de perder para si mesmo.
Agradecimento aos atletas
Queremos expressar a nossa gratidão e registrar o quanto vocês nos inspiram por meio da dedicação incansável, da paixão pelo esporte e da busca constante pela excelência.
Cada vez que vocês cruzam a linha de chegada ou enfrentam desafios, nossos corações se enchem de alegria e admiração. Vocês são mais do que simples atletas, são heróis que nos lembram o significado da palavra força. Continuem brilhando, trazendo glória ao esporte e inspirando o mundo inteiro. Vocês são modelos de determinação! Sonhem sempre mais alto!
Veja também: