Texto de Amizade de Amiga
Ana Pet
Quando eu tinha 5 anos de idade eu tinha uma melhor amiga, o nome dela era Ana, não ! não era uma Aninha uma menina de idade próxima. Ela tinha 74 anos, era nascida na antiga Iugoslávia, era recheada de histórias, tinha vindo nova, toda vez que contava sobre sua infância seus olhos enchiam de lágrimas, guardava as lembranças empacotadas, falava muito do seu primeiro namorado um tal de Paulo, e ela conseguia relatar com tanta maestria o primeiro beijo que dava agonia pela sinestesia que ela conseguia descrever. Eu chegava 12:20 todos os dias da escola, deixava minha mochila e descia para o apartamento 21, isso todos os dias. Ela sempre me questionava sobre como tinha sido na escola, uma vez discutimos por que ela havia feito salada de tomate e cortou em rodelas e eu era acostumado a comer picado, como fazia minha vó, ela me obrigou a comer. Foi a unica vez que aquela leveza que eu era acostumado a ser inexistiu.
Ela brincava de boneco, eu imitava cenas de filme de luta, ela sorria e entrava no meu mundo e falava que eu lutava muito, na época morava a exatas duas quadras de onde eu atualmente moro. Hoje aos 26 anos a vida se encarregou de me afastar da Ana, hoje literalmente hoje passei em frente ao edifício Flávia - confesso - escorregou uma lágrima ao imaginar que provavelmente ela não esta mais nessa vida e ela nem me viu crescer e ela repetia sempre e lembro da entonação da sua voz dizendo: - "Junior você vai ter um futuro lindo"
E é isso toda minha infância empacotada e guardava ás sete chaves na minha memória e no meu coração.
As vezes gosto de pegar e reabrir esse baú. E quase um ritual que faço e acabo voltando no tempo.
E sabe, as vezes sinto saudade de como eu era.
Um sonhador que acreditava que sabia voar.
Por que no fundo eu era inocente, e talvez bem lá no fundo, eu ainda seja
Minha amiga eu lhe digo
Do fundo do coração
Em tudo que falaste
Acredito que tenhas razão
Eu sou aqui do sudeste
São Paulo é meu torrão
Não sou contra nordestino
Não discuto religião
O que aconteceu domingo
Não foi uma divisão
Foi gente de bem votando
E impondo a posição
O nordeste elegeu Dilma
E eu não vou nem discutir
Eu votei em Aécio
Não canso de repetir
Mas, antes de terminar
Me diga uma coisa minha filha...
O nordeste elegeu Dilma
Por conta do bolsa família?
By Sérgio Luis
Hoje encontrei uma antiga amiga, e por um instante foi como voltar no tempo.
Mas foi penas por um instante, logo voltei, e percebi de fato que as pessoas podem até mudar radicalmente, e se isso é bom, eu já não sei, só sei que as memórias prevalecem mesmo depois da mais triste mudança de CARÁTER.
Eu sempre fui amiga…
Amiga mesmo, de verdade. Sou fiel as minhas amizades, por elas eu deixo as minhas dores de lado pra cuidar das suas! Mas não se engane, porque se você não souber valorizar tudo o que eu te ofereci, você perdeu uma amizade que era pra vida toda, não volto atrás, posso perdoar, sim, mas jamais vou esquecer o que me fez sofrer!
“Quantas vezes a alma amiga percebia a fadiga que procurava não me mostrar.
Atendia o meu apelo e com o mesmo zelo me oferecia as mãos. Porque não te entregava ao descanso, oferecendo o coração manso, batendo a melodia da paz, tímida, continuava... e quando o trabalho acabava rogava desculpa que te devia, porém com carinho me respondia;
O que fazer Dolores, se vivemos em tempo de dores e precisamos nos amar.
Pense então porque repousar se o sol a cada dia nos apresenta a luz da alegria, da vida que prossegue, fazendo com que reconheço o bem e não maltrato a ninguém.
Se me vejo ainda ao espelho a imagem me conduz ao dever de trabalhar com Jesus, e sempre que possas visite esse amigo, conto contigo para unirmos em oração atendendo no caminho a cada irmão, reconhecendo a dor de cada mãe sofrendo a saudade do filho distante, juntos poderíamos auxiliar corações errantes, no que Deus nos permite agora.
Dolores, o corpo é outra escola, em que se pode imaginar a direção da alma aflita.
Roguemos a Jesus que não nos permita o descanso sem razão, beijo lhe as mãos com alegria e espero em outro dia viver encontro tão feliz e cada raiz que mantém nossos corações de pé, possa segurar o crescimento da fé que nos sustentara e a vontade do descanso passara.
E quem sabe quando, mas um dia diremos sem falha, tal qual Jesus eu trabalho , meu pai trabalha.”
Em certos momentos é preferível guardar a tristeza no silêncio da alma, amiga e protetora nos mostra generosamente que a tormenta passa, o sol volta a brilhar e que a água da tempestade gera mananciais inesgotáveis de amor, paz, luz, ensinando-nos a compreender e aprimorar nossos mais puros sentimentos.
Luiz Machado
AMIGA
você e meus braços quando não consigo pegar nada
você e meus olhos quando não consigo enxergar
você e minha conselheira nos momentos de grandes tristeza e dor
você e meu cofre de tristeza depósito em você toda minha dor e ela se torna mais leve
porisso agradeço a Deus e a força do destino por colocar você no meu caminho.
Ri do riso
???
da amiga
Cantei o verso
Já escrito
Declinei o verbo
Qual?
Amar...
Passado
Presente
Se tiver sorte
Futuro
Sou ré?
Só matei a tristeza
Senhor
Salvei a alegria
Afoguei a maldade
Senhor
Salvei a bondade
Absolvida pela verdade?
Felicidade!
Voarei!
Passarinhei!
E a sinceridade?
Na inocência da criança!
Suave
Intensa
Antônimos?
Sim
Não é o fim
Sol e lua
Tanta beleza
E a criatura
Reza
Pela riqueza
Quanta pobreza
É a vida,
Perfeita
Inquieta
Pouco importa
Viva
Pra vida.
Hoje uma amiga me disse: "Prefiro ficar magoada do que magoar as pessoas!"
Fiquei com aquela frase na cabeça, pois é uma frase terna, de gente doce...e eu senti que azedei!
Já passou meu tempo de aceitar que me magoem, sei lá, já deixei muita pomba sem vergonha cagar na minha cabeça. Acho que isso me tornou mais atenta, mais disposta a me defender da mira de coisas que vão me chatear, entende?
Se magoar for falar umas verdades ou não engolir sapo nem levar desaforo pra casa, prefiro magoar!
Claro que evito isso à todo custo,mas tem gente que procura, que cutuca, que pede pra gente soltar o veneno...e a gente solta... eu solto! Minha tolerância pra gente que pensa que pode falar o que quer pra mim é zero!
Cansei de ir dormir chateada, revoltada comigo mesma por ter engolido as palavras que deveria ter botado pra fora. Cansei de deixar pra lá, pois no fundo a gente nunca esquece, e isso faz um mal danado (pra gente!) .
Tem gente que magoa as pessoas por maldade, por inveja, gente ruim por natureza, por falta de caráter, e dessas eu me defendo! Comigo o buraco é mais embaixo, e eu demorei pra aprender, viu?
Então eu resolvi fazer a minha própria frase: " Prefiro magoar do que deixar que me magoem!"
Tem quem vá questionar este meu pensamento, mas isso a gente só aprende depois de perceber que a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo, é se defender. Sempre!
"MAMÃE-LIMÃO"
"Eu sou amiga de poucos, mas muito bons. Isto é uma coisa que vai nos ocorrendo com o passar do tempo. Quando se é mais jovem, a quantidade parece ser algo indispensável, pois, só assim, temos a prova de que somos realmente queridos e felizes. Tolice.
O mais interessante é que amigos nos trazem novas famílias. Sim. Porque a gente não é só amigo de Luiza... mas, de sua mãe, seu pai, seus irmãos, daquela prima dela, que vem para a nossa cidade nas férias de fim de ano, e por aí vai. Quando a gente se dá conta, termina por achar que é mais ‘da família’ que aquele tio que só aparece nas festas de aniversário. Enfim...
Foi nessa de quase ser ‘da família’, que conheci tia Dulce - mãe de uma das minhas melhores amigas, a Camila. Desde o primeiro dia, Mila me disse: ‘essa é minha mãe, a ‘mamãe-limão’. Eu achei engraçado, sorri com ela, mas não cheguei a perguntar o porquê daquele apelido.
Seguimos pro quarto... músicas, histórias, fotos. Aquela velha rotina de sábado e, sem dar conta, já chegava lá chamando a tia Dulce de ‘mamãe-limão’. Era tão natural, que, às vezes, tinha que me esforçar para lembrar o seu nome verdadeiro.
Os anos passaram. Certa noite, já adulta e com a cabeça cheia de pendências a resolver, liguei para Mila, mas quem atendeu foi sua mãe. Sabe quando a gente está tão ‘inflado’ com os problemas do dia a dia, que só quer um pedacinho de atenção e se esborrar num ombro que se mostre amigo? O dia era esse. Mas, contive a agonia e perguntei por Mila. Ao notar a minha pequena decepção por saber que ela havia saído e esquecido o celular em casa, tia Dulce perguntou se podia me ajudar em algo.
Essas coisas são feito manteiga no pão quente: deslizam.
Então, acabei por desabafar toda a angústia que me tomava naquele momento. Falei do quanto estava frustrada, cansada e desapontada, com a vida, comigo mesma, com o tempo, com as pessoas. Ela foi ouvindo tudo, quietinha, sem nada dizer. Eu chorei, engoli o choro, chorei de novo. Só silêncio. Mas, aquele silêncio que soa compreensivo, sabe? Então, finalmente, ela se pronunciou: “querida, permita-me dizer algo. Se eu pudesse lhe trazer para dentro de mim, dentro do que sou hoje, seria a melhor fórmula para lhe mostrar o quanto esta aflição que sente é passageira. Como, infelizmente, isto não é possível, cabe, a mim, apenas dizer que tenha calma. Há coisas na vida pela qual temos que passar. Ainda que pareçam, de certa forma, injustas, são necessárias. Ao fim, seremos produto de todas as nossas experiências. Mas, é preciso saber pelo que sofrer. Lembre-se de que há sofrimentos inevitáveis. A gente se acostuma com as complicações da vida de uma forma tão cega, que nem sempre percebe que cria ciclos de autossofrimento. Mas, tudo bem. É tudo humano. Acalente seu coração. Respire e deixe que as coisas aconteçam no tempo que têm de acontecer. Lá na frente, tudo será história para contar. Tudo se resolve, de uma forma ou de outra’.
Senti, naquelas palavras, um calor tão grande. Elas tomaram meu corpo, fazendo as lágrimas secarem e o coração acalmar. Tomaram meu espírito, e senti paz e leveza. Agradeci e desliguei.
No outro dia, Mila me ligou. Tia Dulce não chegou a comentar sobre o conteúdo da nossa conversa; apenas, deu o recado sobre a minha ligação. Desta vez, não quis deixar passar a oportunidade. Perguntei o motivo do apelido. Ela riu, e disse: ‘achou que é porque mamãe é ‘azeda’, chata ou coisa parecida?’. Eu disse: ‘até pensei isto, por anos, mas não sei se estou certa. Ontem mesmo, ela me falou coisas tão incríveis ao telefone. Aí, lembrei de como a chama. Fiquei confusa’.
Então, ela concluiu: ‘mamãe-limão é uma espécie de incentivo diário, que ela mesma criou. Nunca lhe disse; você nunca havia perguntado... mas, minha mãe tem sérios problemas de saúde... luta contra um câncer há anos, que insiste em ir e vir. São dores e medos que batem à porta dela todos os dias. Ela faz tratamentos e mais tratamentos, que nem sempre surtem o efeito que se pretende, mas, no fim, acaba reagindo bem. Nem sempre é fácil. Há dias em que a tristeza bate, que a dor aumenta, e ela não pode fazer nada com isto, a não ser ter paciência e mais paciência. Acabou, então, criando um hábito, que mais parece um ritual mesmo: em dias assim, levanta da cama, com muito esforço, vai até a cozinha, corta uns limões e faz uma limonada. Ela acredita que, enquanto tiver forças para fazer de um limão, que é tão azedo e quase intragável, uma limonada, tudo poderá. Assim, renova as suas forças e acredita, com mais fé, no dia seguinte’.
O silêncio tomou conta.
Mila me perguntou, tentando me distrair: ‘mas, me fala, o que houve ontem?’. Eu respondi: ‘hum... posso ligar daqui a pouquinho para você?’. Ela: ‘claro, espero!’.
Desliguei.
E fui fazer a minha limonada”.
Poesia com minha amiga Chuva
Chuva mora
Chuva demora
Para cair
E decair.
A casa é o lar
Onde se decide morar
As gotas que caem
As ilusões farrem.
Na lama o melhor é rolar
Tudo é bom no desenrolar
Se você parar
O brilho, irá reparar.
A água de libertação
Alaga de paz a tua escuridão
O novo rio, bom para nadar
Nos pensamentos mergulhar.
Água senti o toque
A água senti o retoque
E percebe que amor
É o contrário de desamor.
A água para lembrar
Como é bom se molhar.
Faz a purificação
Tira ideias de destruição.
Chuva vem para mostrar
Que o amor é para demostrar
O amor vai encontrar
E aí irá se reencontrar.
Título: Tem ex!
Ex é para sempre!
Tem ex que marca
Tem ex que hora é amiga hora inimiga
Tem ex que fica
Tem ex que tira chinfra
Tem ex que é eterna
Tem ex que é presente
Tem ex que é atual
Tem ex que é freguês
Tem ex que fala outra língua, não português
Tem ex que você vigia
Tem ex que arrepia
Tem ex que vai tarde, mais volta logo
Tem ex que não se esquece
Tem ex que se arrepende
Tem ex que é re-ex
Tem ex que vale um talvez
Tem ex que você lembra na escassez
Tem ex que vale por três
Tem ex que merece outra vez.
Mas ex de verdade, tem notoriedade
Nunca se esquece, fica para eternidade.
Tem ex!
Autor: Nélio Joaquim
FELIZ NATAL, AMIGA!
Noite na qual nossos corações estarão aquecidos pela comemoração do nascimento do menino Jesus.
Que este dia e muitos outros sejam muito especiais.
Tenha um Natal e um ano repleto de alegria, amor, paz e tudo o que você desejar, e que seus sonhos se realizem... e lembre-se de que nada é impossível, e sim tudo é possível.
Que o espírito de Natal tome conta do seu coração e todos os bons fluidos despertem paz, amor, sucesso, enfim tudo que um ser humano luta por toda sua vida para conquistar...
Sabe por que eu acredito que nada é impossível?
Porque eu encontrei uma amiga que nunca ninguém encontrou e nem encontrará igual a você.
Você é única! Feliz Natal!
SORRIA AMIGA.
Não! Não fique assim!
Eu lhe peço por favor.
Coloque em sua tristeza um fim,
E lance fora, a sua dor.
Nem tudo é como a gente quer,
Mas tudo é como deve ser..
Acredite nisso se puder,
E você irá se surpreender.
A gente pensa que pode tudo,
E que tudo tem que ser como a gente pensa,
E aí é que está toda a diferença.
Tudo acontece na hora oportuna,
E bem mais do que a gente queria,
Por isso amiga, não chore, sorria!
CARTA A UMA BOA AMIGA
"As palavras só chegam ao coração quando saem do coração." - Sólon.
Dessa forma, sitar versos bonitos diante da sutileza das emoções que por você carrego, seria uma tentativa frustrada e controversa de agregar sentidos a esse carinho e admiração que tenho por ti. Por isso, busco no espelho da simplicidade de nossa amizade fundar os valores que tanto desejo ver refletidos em todos os dias da minha vida. E talvez um dia para além dos dias, quando já não estivermos mais próximos um do outro ou nem tão ligados como devera ser, que possamos ao menos parar pra relembrar com destreza dos momentos de nossa convivência, consolada pela ternura das lembranças das coisas que hoje ainda estamos a construir.
Mas, de pessoas especiais a gente não cobra presença, cobra saudade. E como diz o poeta, "saudade é a solidão acompanhada", por isso te digo: - nunca se sinta sozinha, pois como todas as outras pessoas que também gostam de você... Eu estou com você pra te apoiar, pra te motivar, pra te consolar, para poder te proporcionar algum bem...
Bom, ficar sem falar contigo me faz muita falta. Não me deixe apenas com a sua ausência, eu preciso da sua companhia.
Tudo bem com você ?.
Assim espero,
sabe amiga te considero,
é vero.
Sabe amiga,
seu jeito vejo, sinto,
num andar durante o dia,
numa corrida,
num compromisso,
sabe que ah considero
mesmo na distancia amiga.
Sabe amiga,
tenho saudade de você,
queria te vê,
jeito mania sua de sê,
sabe ah considero,
neste momento choro por você,
pela sua amizade acredite,
perceba, sinta,
escrevo não pra ela,
sim pra você.
Benedito Basílio
Aproveito lhe escrevo,
boa noite tudo bem com você ?,
espero que tenha be passado,
sabe amiga !longe mesmo,
gostaria ver seu sorriso.
Aquele marcou,
meus olhares à presenciava,
mesmo atenção não dava,
pois coração meu falava,
no silêncio, falando
com outras amigas e amigos
sua apreciação ela notava.
Pois bem ,
muitas (os)
te querem bem,
e Eu também,
mas sei tenho
consciência
não sou nada ninguém .
Pra acabar poema longo não ficar,
tenho certeza hora vai chegar,
ele " DEUS" fez nossas diferenças ano novo começar,
lhe escrevo motivado por distante te observar.
Benedito Basílio
Mulher... Amiga... Amor...
Todo homem precisa de um barco com o nome da amiga, de uma sala de estar com um piano branco.
Todo homem precisa de um cadillac vermelho, de um violão velho
Tu és o sorriso no rosto, o brilho no olhar, a canção da vida.
És tudo que um homem precisa, és tudo o que eu preciso
Mulher, Amiga, Amor, a melhor das melhores.
Mãe amiga, não expõe filho mas preserva sua imagem, não divulga seu sofrimento pois tem como dever ser seu porto seguro, não mostra sua fraqueza expondo assim seus maiores defeitos, pois pior que o mundo deixar de acreditar em você, é o filho ter vergonha por não poder confiar um momento dele contigo.
Amor se demonstra não sensacionalisa.
Não temo esse tipo de gente que sorri, dá beijo no rosto, se faz de amiga enquanto na verdade faz de tudo para te destruir. Não temo porque o mal não prevalece,porque a inveja é sentimento mesquinho, porque essa gente é infeliz, tão infeliz não consegue carregar a verdade dentro de si.
Helenice Augusta Da Cunha
“Mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados” (cf. Provérbios 2:22)