Texto de Amizade de Amiga
A amizade é um compromisso que será testado nas áreas mais vulnerávais da vida, um compromisso que irá força a tomada de decisões muito difícies. É um compromisso que exige que você lide com sua combiça, sua avareza, seu orgulho, seu poder, seu desejo de controlar, seu gênio, sua paciência e cada área que possa fazer com que o outro se sinta inferior. O que importa é manter em mente que juntos podemos ser mais fortes e que nossa historia é como uma flor que precisa ser regada para que não morra.
Hoje acordei com vontade de escrever algo sobre amor, a vida ou até mesmo sobre amizade. Porém não consegui falar sobre o amor, pois acho que não sou digno de tentar descrever tal sentimento, cujo o qual, não tem se mostrado na sua verdadeira essência. Não consegui falar sobre a vida, pois atualmente ela se apresenta em sua forma mais incerta. Amizade? sim, sobre esse tema, eu só tenho a agradecer, tenho poucas amizades, mas são suficientes para me tirar de qualquer “buraco”. Venho descobrindo isso...
Olá meus amigos. Hoje nos primeiros minutos, após acordar, comecei a pensar em amizade e em relacionamentos de uma maneira geral. Comecei a refletir o quanto esperamos que o(s) outro(s) possam está disponíveis sempre para as nossas necessidades, porém quando não atendemos o(s) outro(s), sempre queremos ser compreendidos. Exemplo: Quando precisamos de alguém ou temos alguma situação que seja para o nosso benefício e a coisa não sai como queríamos, ficamos indignados ou com chateados com as pessoas, que muitas vezes nem eram sabedoras de nossas expectativas. Quando o processo é contrario, quando é a nossa oportunidade de ajudar, mas por algum motivo não podemos ou simplesmente não estamos afim de fazer, ficamos com o mesmo sentimento, em ver que a(s) outra(s) pessoas ficaram indiferentes. Relacionamento, de uma maneira geral, deve ser lidado com habilidade, mas com muita verdade, para que não seja uma dramaturgia teatral. Aqui especificamente estou observando a minha visão sobre amizades. Vocês já devem ter visto ou sabem que a justiça é denominada como "cega". A justiça é cega porque ela prega a imparcialidade, ao mesmo tempo que prega o principio da inocência, onde todo indivíduo é inocente até que se prove o contrário. Nós, humanamente falando, fazemos o oposto. O nosso principio é da condenação antecipada, do julgamento sem provas ou argumentos que deem base ou sustentem a acusação ou as acusações que, diga-se de passagem, introjetamos na situação. Vivemos construindo "monstros frustrados" na vida dos outros, quando na verdade o "monstro frustrado" vive em nós. Muitos desentendimentos podem ser evitados se nos colocarmos no lugar do outro, antes de qualquer julgamento condenatório. "Ser amigo" não é falar "pelas costas" para denegrir, "ser amigo" é até falar nos bastidores do outro, mas para que seja uma estratégia de ajuda e não de condenação... "ser amigo" é dizer a verdade, mesmo que doa, mas que seja dita com amor, com cuidado e dizendo a outra pessoa que mesmo que ela tenha que escutar "aquela verdade" e que esta " verdade" doa, mesmo assim o ombro estará estendido para dá apoio, na felicidade ou na dor, mesmo no erro, para que o outro consiga apoio pra sair daquela situação. Amigo não empurra o outro pro abismo e tira aquela selfie com o outro pendurado no precipício, amigo de verdade pedi a Deus força para segurar e puxar o amigo do abismo. Ouvi ou li, em algum lugar, que "irmão a gente tem e amigos a gente escolhe". A Bíblia fala no livro de Provérbios 17: 17: " Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão." Encerro minha reflexão com as palavras do admirável cientista Albert Einstein: "Pode ser que um dia não mais existamos. Mas, se ainda sobrar amizade, nasceremos de novo um para o outro."
"Existe bondade? Desde que eu seja um ser humano bom, sim. Existe amizade? Desde que eu seja um amigo, sim. Existe caridade? Desde que eu pratique uma boa ação, sim. Existe fidelidade? Desde que eu seja fiel, sim. Existe amor? Desde que o sinta (e o compartilhe), sim! Tudo depende de mim, em primeiro lugar, para existir! Não preciso esperar do outro uma iniciativa para que algo torne-se real para mim. Meu sentir, meu agir e minha disposição são, por si só, fatores determinantes que farão toda diferença. Se você quer ver o mundo girar mais bonito, mais verdadeiro, comece pelo seu próprio mundo interior. Ele é capaz de criar e oferecer um lugar seguro com tudo aquilo que você tanto deseja!"
"Tem amizade bonita que a gente ganha da vida, amizade acolhedora, amizade feliz. Não importa de onde veio, qual o endereço. Amizade que ganha lugar cativo no coração da gente. Não precisa necessariamente de toque, mas de palavras que abraçam e acariciam à alma. Não precisa ter presença 24 horas, pois sabe-se que pode contar a hora que precisar. Não tem um tempo determinado para que a amizade se inicie, já que o amor não se define por calendário. A sintonia, por muitas vezes, é imediata como num reencontro, mas em outras a vida vai se encarregando de juntar as peças como de um quebra-cabeça, e assim uma união de lindas e profundas histórias é estabelecida. Seja como for, é sempre a forma perfeita que Deus planejou. O voto desse belíssimo presente chamado amizade é renovado a cada gesto, procura, doçura e cuidado e mantido por toda - e além da - eternidade."
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos , já dizia Sócrates. A esses podemos chamar de amigos. Todavia, conhecidos, colegas, e até amigos virtuais, esses não querem desenvolver nada, fazendo parecer indignos aqueles que realmente são dignos. Esses são só "amigos", mas nem isso, pois ao primeiro sinal se comprazem em juntar-se à matilha quando querem exterminar alguém, uma vida, uma ideia. Em se não conseguindo na primeira, segue cioso sua vítima para dar o próximo bote. Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos, mas esse processo é lento, pois à primeira revelação, podem se dissolver os laços, mas pelo menos nisso há lealdade. Outrossim, "amigos" agem como em um morde-assopra, doando sua parte de veneno homeopaticamente. Rindo contigo hoje, te massacrando uma ideia amanhã. Bem se percebe que não desenvolveram qualidades para a dignidade. Ou nem quiseram. Nunca vão querer.
Um dia, a algum tempo atrás, eu tinha uma visão de amizade que ia ao limite do ter e do poder, do quanto eu podia dar e o quanto eu poderia esperar, porém mesmo não tendo tudo que gostaria de ter, nunca deixei um amigo na mão, como uma obrigação interior, nunca me senti bem ao ver um amigo estendendo a mão pedindo ajuda e mesmo na impotência do não poder sempre preferi estender as mãos o tanto que pude, nunca por obrigação, ou porque não queria ouvir mazelas a meu respeito, pois palavras nunca fizeram meu caráter, sou homem o suficiente para assumir minhas responsabilidades, e se errei com um amigo sempre preferi assumir os erros e deixar para que ele decida entre partir ou me dar mais uma chance, aprendi que um amigo nem sempre é um pai, uma mãe ou um irmão, que não é secreto, mas é preciso descobrir, procurar onde ele se deixa encontrar, aprendi nessa vida de vários tombos e desilusões que as vezes um amigo nem sempre é aquele que está junto o tempo todo, mas pode ser também, dependendo das circunstâncias, que um título é um título, e nada vai mudar se eu não decidir ser diferente, que quando alguém disser que pela idade ninguém muda, então posso ir contra essa tese de normais, pois estou ficando velho e mudando a cada instante talvez por isso seja considerado louco pelos que não querem entender, a mudança vem do esforço interno de um ser em movimento, que sabe seu lugar no mundo, e não acha que o mundo gira em torno de si, quem sabe nossos amigos mais leais são os nossos amigos secretos de cada dia, aqueles que nos encontram na rua e nos cumprimentam, aqueles que nos ajudam sem nunca sequer ter nos conhecido, aqueles que sorriem pra gente sem nunca ter nos visto antes, aqueles que dizem para nós que não irão nos abandonar e no limite da sua espontaneidade choram junto conosco, pois reconhecem o peso de uma lágrima, quem será que nunca teve um amigo secreto assim?, Quem sabe estamos tão atordoados com nossa guerra interior, tentando suportar a própria imagem destorcida no espelho, pensando onde encontrar esse amigo, eu posso dizer com toda franqueza de uma vida em busca do meu amigo secreto, encontrei-o na minha pior situação, na pobreza do meu eu encontrei-me e percebi que posso ser ainda melhor se for meu amigo antes de ser amigo, que as coisas começam a clarear mesmo quando tudo o que eu pensava ser real, só era real para os outros, que a minha realidade eu carrego dentro de mim, e ninguém pode tirar de mim, a não ser que eu seja fraco o suficiente para aceitar dos outros o que eu não quero pra mim, hoje sei o que quero, e se eu mudar, será para o meu bem, não para o gosto de quem quiser.
Um post então sobre amizade: quisera ser seu homem. Todavia, ainda que irracional, a paixão aconteceu. É, diferenças de idade. Alguém já disse que a paixão é ciumenta e exigente; digo mais, ela é também egoísta, assimiladora de decepções e cheia de altos e baixos. Na oportunidade de um arrefecimento, te dominaria conseguindo transformá-la em amor constante. Depois, graças ao bom senso que recupero a cada ano de vida, sublimei esse amor, agora ternura, bem-querer e admiração profunda. Sofrido de um amor já ido, por paradoxo, vivificou na saudade, oco revoltado e de mal com o mundo, faltando a crença em alguma coisa para justificar e alentar a vida tediosa. Foi então, que a expressão do seu rosto, da meiguice do seu sorriso, a inteligência e mais a atração do seu olhar falante, converteram-me. Passei, por isso, a praticar uma espécie de culto, surgindo, então, a fé inabalável que nela deposito. Hoje, no claustro das dúvidas, passei a venerar sua imagem distante, vivo a orar pelo seu contínuo sucesso e recebo a graça de continuar nossa amizade.
A quem determinamos amar? Será que amor é algo que se dá a qualquer um? Será que à amizade se dá a qualquer um? Será? Vivemos em um mundo onde somos rodeados de tantos será. Mas por que de todos esses será? Será que é por que sempre ficamos em duvida do que fazer ou fala? Por que será que temos tanto medo de dizer para quanto gostamos de alguém? Será que é medo de não ser amado! Por que será que é tão difícil dizer um amigo um simples "Eu te amo"! Será que é medo de ser mas um amigo falso? Bom sem sombra de duvidas que os "será" não estão em nossas vidas por acaso ele tem uma finalidade! De nós precaver de algumas situações desagradáveis. Mas não viva sua vida em prol do será, muitas das vezes é melhor deixa o será em segundo plano e simplesmente viver.
Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito e confiança... Ferir uma amizade custa caro, nem sempre poderá ser retomada como antes. Pagamos com nosso sangue para proporcionar momentos únicos mesmo não podendo estar ali por algum motivo, só para transmitir aquela positividade. Onde no final das contas não recebemos o mesmo valor que damos. Acabamos nos perguntando o que foi feito de errado depois de tudo que foi proporcionado?
Doar-se a outra pessoa, seja um relacionamento de amor ou amizade não te dá nenhuma garantia. E sinceramente não espere muito em troca, aliás, não faça disso uma cobrança por você ter feito o seu melhor e se ache no direito de cobrar o outro pelas mesmas atitudes suas, até porque elas não virão. Se as receber, sinta-se grato. Se não.. você já sabia que isso poderia acontecer. No entanto, preste atenção em quem esta concentrado seus esforços, pode ser que as mesmas atitudes não aconteçam, mas é em vão estar do lado daqueles que nenhuma tem.
Entendo a amizade como um sopro que me ajuda a respirar mais leve; como uma medida que equilibra o peso dos meus dias; como a solidariedade que me faz ser altruísta e ainda como a sorte que está ao meu lado sempre. Amizade é combustível para tocar o barco pra frente e nostalgia para o retrô. É ter em você um pouquinho do outro, doando para esse outro um pouquinho de si. Amizade é fruto do sagrado. Amizade é de DEUS!
É fantástico quando se gosta realmente de alguém! A nossa amizade concentra-se à volta dessa pessoa e na sua ausência é o que mais se deseja. A sua imagem invade o nosso cérebro, a sua maneira de ser transmite-nos tranquilidade e o desejo de estar junto para olhar olhos nos olhos, tocar na sua pele, sentir o seu cheiro, é enternecedor. Será que isto é amor?
Não queira a amizade nem o "amor"de pessoas que se aproximam de você pelo que tens, observe as atitudes e ações, deem a elas a oportunidade de revelarem as suas verdadeiras faces, se afaste daquilo que te põe para baixo e te decepciona, abra mão das regalias e veja que na vida precisamos de muito menos para vivermos do que se imagina, busque companhias alegres e verdadeiras, faça o bem, queira bem, e ame o que realmente importa e te faz feliz !!!!!!!
O segredo para um casamento feliz e duradouro é o casal nunca deixar a amizade e o companheirismo se perderem no tempo e na rotina. Devemos estar sempre juntos e viver as alegrias da vida sempre juntos como quando éramos namorados. A amizade deve andar de mãos dadas com o amor e o desejo. Um casal deve sempre manter o hábito de conversar, de fazer as orações sempre juntos, um deve ouvir o outro. A pior solidão é aquela em que se vive mesmo estando acompanhada. Dificilmente alguém me vê sozinha por ai, salvo em casos de extrema necessidade como trabalho e estudo, estou sempre de braço dado com minha outra metade, não somos mais dois, agora somos uma só carne.
Uma amizade quando é verdadeira dura a vida inteira, mesmo que os amigos não estejam ao nosso lado durante toda a vida. Amigos de verdade são irmãos de alma, que nasceram em famílias diferentes mas com propósitos comuns. E sempre que menciono 'amigos de verdade' quero dizer: amigos leais e não bajuladores. É bem provável que um amigo leal não concorde contigo na íntegra, irá revisar os rascunhos, analisar os escritos e duvidar das letras. E lhe dará um 'puxão de orelha' para tentar te colocar no caminho mais correto. O bajulador te aplaudirá sempre e elogiará suas atitudes erradas, mas no menor deslize seu irá te trair sem dó, nem piedade. Amizade verdadeira não é dependência, não necessita se ver ou conversar diariamente, isso é submissão. Amizade é carinho, é respeito, é cuidar do amigo mesmo estando à quilômetros de distância. Alguém uma vez disse: 'para estar perto não precisa estar junto, basta morar do lado de dentro do coração.' e eu concordo com essa afirmação. Acredito que a proximidade afetiva é muito mais importante que a física, porque quem está distante já possui morada fixa no coração. Amigos de verdade passam meses, até anos sem se falar, mas quando se reencontram é como se nunca estivessem separados, pois os laços que os unem é bem mais forte que qualquer separação de tempo e espaço. Reconhece um verdadeiro amigo através da serenidade das palavras e da ousadia dos gestos.
Poucos são os que se podem orgulhar e alegrar por, na sua vida, possuírem uma amizade verdadeira e de tantos anos quanto as que possuo . Por todos esses anos, e pelo inestimável sentimento que recebo de todos , eu te agradeço de coração, meu amigo e minha amiga...e as novas amizades apenas posso prometer a mesma dedicação.
Quando lhe conheci comecei a sentir a vida, a entender realmente o sentido da amizade do amor e da felicidade,pois nada melhor doque um amor recíproco, verdadeiro e lindo, ela possui um sorriso que é capaz de parar guerras,curar magoas, florir os campos, dar luz ao mundo, seu olhar que brilha e ilumina minha alma, claro que a pior ocasião e quando ficamos tristonhos um com o outro, ela é marrenta, marrenta que dominei com meu amor,com meu carinho e amizade, por mais que eu tente eu nunca consiguirei ficar triste por muito tempo com ela, pois o amor nao nos da tempo de ficar triste o amor, só quer o bem o aconchego o lado bom das pessoas, eu lhe amo talia,lhe amo mais que o proprio amor, e quero te amar por toda eternidade, por toda minha vida
Seu jeito de ser me conquistou, de uma forma a qual não sei explicar. Nossa amizade nem lembro como começou, nem quero saber quando e como vai terminar; espero que não tenha um fim, mas que venhamos conservar essa nossa amizade, não só porque você é especial para mim, mas por que te amo de verdade.
As pessoas hoje em dia estão cada vez mais difíceis de se confiar,de ter uma amizade verdadeira,aconselho a tomar cuidado com determinadas amizades,pois as vezes(nem sempre),essa pessoa pode fazer algo que você jamais poderia esperar e te surpreender de uma forma que vai te fazer ficar sentido(a),mas assim como qualquer coisa,isso passa,pois esse tipo de pessoa não tem caráter,não é justa,te critica,faz tudo e você não sabe,mas esse tipo de pessoa já tem um destino selado,no futuro ela terá o que merece!Esse tipo de pessoa aconselho a você a não ter por perto nem por um centésimo de segundo a mais.O que tenho para dizer é "Cuidado com as pessoas que você considera amigas,pois nem sempre elas te consideram de mesma forma",falsidade existe em todos os lugares,por isso cuidado"