Texto Aprendi

Cerca de 2213 texto Aprendi

⁠O que eu aprendi com meu pai

Aprendi que devemos fazer o bem sem esperar algo em troca.
Ele tinha um grande coração, tão grande que não cabia no peito.
Era alegre, divertido e sempre esteve ao meu lado quando precisei.
Gostaria de ter passado mais tempo ao seu lado, para aprender ainda mais com ele.
Eu realmente achei que o senhor voltaria para nós, mas, infelizmente, Deus tinha outros planos.
Ficava imaginando as histórias que o senhor contaria às pessoas quando voltasse:
"Eu não morro, tenho sete vidas."
"Eu caí, machuquei a cabeça, mas estava bem. Eles que me obrigaram a ir ao hospital, e ainda fui andando."
Meu pai, o pirata, o ninja, o homem de aço... o melhor pai do mundo!

Se eu vivesse mil vezes, nessas mil vezes adoraria ter o senhor como meu pai.

Te amo, pai, infinitamente, e o senhor sempre vai estar na minha mente e no meu peito.
Olhe por mim aí de cima. Te amo!

Inserida por JesuelAndrade

Algumas lições que aprendi em 2019 foram:

1. "Feito é melhor que perfeito." Muitas vezes ficamos postergando iniciar algo para fazer "bem feito". Amigo(a), simplesmente faça!! Depois vamos ajustando. Nunca nos sentiremos totalmente preparados. Logo, dar o pontapé inicial é crucial para dar o passo seguinte.

2. "Não espere por ninguém." Eu tinha o péssimo hábito de não começar algo esperando que um(a) amigo(a) ou parente engajasse no meu projeto ou desse aquele apoio moral. A maioria das pessoas não tem iniciativa ou diz que "tamojunto" sem estar. Muito cuidado! Isso pode ser uma âncora que lhe impeça de sair do lugar.

3. "A vida passa rápido." Não seja espectador(a) da própria vida. Tem gente que passa a vida toda e não sai do lugar e vive pedindo um milagre. Seja o milagre! Tome as rédeas da sua vida. Mudanças exigem coragem, novas posturas e atitudes. Quem se arrisca a tentar mudar, tem mais chances de errar, mas também tem mais chances de acertar do que aquele(a) que nunca tenta.

Mude a cabeça. Tenha força de vontade em querer mudar. Não adianta querer novos resultados se faz as mesmas coisas durante toda a sua vida. Resultados diferentes, exigem atitudes diferentes.

Julho, 2019.

Inserida por rodrigochung

Eu não guardo mágoa, ódio ou raiva de ninguém, tampouco desejo o mal a alguém. Aprendi com as adversidades pelas quais passei e, com elas, adquiri experiência para me tornar uma pessoa melhor. Hoje, busco sempre me colocar no lugar do outro, independentemente de credo, raça, gênero ou classe social.
"Sejamos pacientes, humildes e dispostos a aprender, pois a vida é breve, um sopro... e num instante, já foi!"

Inserida por Itamaratyap

⁠☀️ Bom dia! ☀️

Tenho muito pra contar, dizer o que aprendi… A vida é uma jornada de crescimento, onde cada dia traz novas lições e oportunidades. ✨

Que possamos ter sempre um motivo para sonhar, acreditar e seguir em frente, pois é na fé que encontramos força, e em Deus, a certeza de que tudo tem um propósito. 🙏

Que o dia de hoje seja repleto de esperança, conquistas e gratidão! Siga com confiança, pois Deus está no controle. ✨💛

Vamos juntos transformar sonhos em realidade? 🌿✨

Inserida por MDP007

Muito do que aprendi está escrito aqui, no livro da minha vida.

Aprendi com minha mãe que não sou todo mundo e a ficar em silêncio quando necessário. Aprendi a ser mãe como ela, a ter educação e a agradecer por isso.

Aprendi com a Cora Coralina a fazer doces (como brigadeiro) e a escrever poemas.

Aprendi com a Clarice Lispector que sou companhia, mas também posso ser solidão. Que sou tranquilidade e inconstância, pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono. E também a guardar minha dor no bolso e a cuidar das amizades, dos familiares e dos parentes quando for necessário.

Aprendi com a Frida Kahlo a cerrar as sobrancelhas quando algo não me agrada ou quando me sinto mais feliz do que imaginava.

Aprendi com a Cecília Meireles a escrever sobre a lua e suas fases, assim como sobre as minhas fases, boas e ruins.

Aprendi com a Rachel de Queiroz a gostar de cada detalhe de mim, sem me preocupar para que os outros gostem.

Aprendi com a Lígia Fagundes Teles a ficar sozinha, pois tenho a necessidade de me libertar de tudo e todos.

Aprendi com a Adélia Prado que não tenho tempo a perder, pois ser feliz me consome. Caso contrário, ou eu “viro doida, ou santa”.

Aprendi com a Hilda Hilst a escrever, a falar, a sentir e a recitar o amor.

Aprendi com a Carolina Maria de Jesus que temos um quarto de despejo dentro de nós, onde jogamos tudo, inclusive o amor que nos falta.

Aprendi com a Ana Maria Machado que devemos escrever, aprender a falar e lidar com a criança interior, principalmente com aquelas pessoas que esquecem de crescer e amadurecer.

Aprendi com a Lya Luft que podemos ser mais irmão, mais amigo, mais filho, mais pai ou mãe, mais humano, mais simples e mais desejoso de fazer os outros felizes.

Aprendi com a Martha Medeiros a brincar seriamente de “faz de conta”.

Aprendi com o Fernando Pessoa, meu xará, que “o que chega, chega sempre por alguma razão”. Tenho certeza de que todos que chegaram até mim foram por causa da minha própria maravilhosidade e da minha linda pessoa. Agradeço por fazerem parte da minha vida, e se alguém partiu, foi porque “tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível”.

Também aprendi muito com Machado de Assis, Carlos Drummond, Mário e Oswald de Andrade, José de Alencar, Castro Alves e outros escritores que li na infância e adolescência. Eles ajudaram na construção do meu saber e do meu ser, tornando-me mais humana e menos ignorante.

Aprendo até hoje com meus pais, irmãos, filhos, parentes, amigos e até inimigos o ato de pedir perdão, me retratar, me desculpar e amar incondicionalmente, independentemente dos defeitos e erros.

E aprendo demais com Chico Xavier, Allan Kardec, Paulo de Tarso, Lucas e toda a Espiritualidade Amiga que se faz presente em minha vida. Principalmente com Jesus, o nosso Mestre, que me ensina a ser eu mesma, a aceitar minha condição de espírito inacabado e imperfeito, mas que posso e devo ser melhor a cada dia da minha existência, ora humana, ora espiritual.

Gratidão!

Inserida por fernanda_de_paula_1

Lição da Cozinha

Observando minha mãe enquanto cozinhava, aprendi algo muito importante.

Para chegar no tempero certo, ela nunca coloca uma única quantidade de sal. Ela vai colocando pitadinhas, até encontrar o ponto ideal.

Ao refletir sobre essa experiência, percebi uma comparação com a vida. O diabo não lança suas armadilhas de uma vez; ele coloca uma pitadinha de cada vez no coração da pessoa. Uma vaidade aqui, um sentimento ali, um pensamento acolá. No final, seu objetivo é claro: desviar a pessoa dos bons caminhos.

E se você se deixar levar, pensando que um pouquinho não tem problema, lembre-se: é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Inserida por GABRIELBRANDAO

Da minha mãe aprendi que nunca é tarde,
que sempre se pode começar novamente.
Agora mesmo podes dizer "basta" aos hábitos
que te destroem, às coisas que te prendem
ao cartão de crédito, às notícias que te
envenenam desde a manhã, aos que
querem dirigir tua vida pelo caminho
perdido.

Inserida por Matumbi

⁠Eu aprendi o que era amor com a minha mãe. E até hoje eu aprendo muito com ela.

Às vezes eu tento a desanimar no esforço que ela faz em agradar a todos. Eu sempre falo para ela que é inútil. Mas hoje eu percebi que isso está dentro dela, é algo que ela tem de maior, ela aprendeu a verdadeira caridade! E isso me encanta.

Eu ainda não cheguei nesse estágio de evolução, e como é difícil chegar!

Porque o que ela passou, eu não sei se eu estou disposta a passar. E me pego sempre nesse dilema. O que é amor sem caridade?

Inserida por Janaina2024

Olhar de mundo

No olhar de minha mãe aprendi a vida,
A dor, a sabedoria e o valor.
Olhar, verbo ou objeto, na verdade,
Abstrato.
Podendo ser ele,
Observador,
Repressor,
Admirador...
Olhar de cobiça, de audácia, de esperança;
Muitas vezes, conforme o mundo:
De medo, incerteza, de dúvida, de pânico.
Olhares, isto, aquilo, aquele.
Olhar sobre tal coisa
Olhar também é percepção,
Compreensão, entendimento.
Não olhar também ocupa espaço...
Não olhar a fome, a dor, a amargura,
A indecências, a futilidade, a ignorância.
Olhar por olhar as coisas feitas dos outros,
Também consta na lista.
Olhar ficando a mente:
Na caridade,
Na fé,
Na esperança,
No crescimento
São olhares humanos.
Olhar para si: o mais difícil dos olhares!
Pois para tanto, olhar para dentro requer amor externo,
Perdão verdadeiro,
Compreensão sincera e,
Percepção certa.
Olhar, mirar, analisar,
Repensar, demonstrar, remodelar e,
Novamente
Olhar...

Inserida por chicogeografia

Roupa suja se lava em casa. Aprendi isso com minha mãe: o que acontecia dentro de casa deveria ficar ali, coisas que só cabiam à nossa família saber. Cresci com esse ensinamento e sou assim até hoje. Nunca gostei de falar demais ou de ficar de "mimimi" por aí. Nunca foi o meu forte lamentar minha vida aos quatro ventos para buscar aprovação ou piedade de alguns. Nunca me identifiquei com multidões. Sempre me preservei, sempre fui na minha, e sempre procurei ter Deus como meu melhor amigo e confidente.

Certas situações acontecem com a gente não porque a vida é difícil ou as pessoas são ruins, mas sim porque nossa boca é nervosa e acaba revelando o nosso coração a quem não merecia conhecê-lo. Algumas coisas não dão certo porque confiamos demais nossos segredos e sonhos a quem, na verdade, não sorri conosco. Nem todos são merecedores da nossa confiança. Nem todos merecem nos conhecer tão profundamente, nem todos precisam saber o que há dentro da nossa casa — falo do coração, da alma, dos sentimentos, dos sonhos. Nem todos querem o nosso bem. Alguns torcem por nós, outros torcem contra.

Inserida por Ceciliasfalsin

Dentro ⁠do Outro Lado


Aprendi mais que ensinei.
Algumas vezes caí,
Outras tropecei...

Em tantas, chorei e achei
Que era pouco
(o que sabia)

Uma lição em cada aula dada,
Em cada olhar atento,
No fim de cada jornada,
No auge da isostasia...

Quando olho para trás,
Sinto que foi tudo a contento.
Um pouco menos, um pouco mais.

Uma vida em desperdício
Aos que fizeram parte:
Minha gratidão e sentimento.

Inserida por samuelfortes

Conversando com o diabo
Diabos! Aprendi a lidar com o diabo, caminhei com ele pelas avenidas largas, e em meio às multidões. Em uma conversa franca com o diabo sentado às escadarias fúnebres e tenebrosas me compadeci, pelas injustiças que se cometem com um serzinho que Deus criou e delegou alguns pequenos poderes e uma cara feia franzina. Magrelo, peludo, orelhudo, barbicha, cabelo escasso, corcunda olhou-me com ar de tristeza, pediu-me que confiasse em conversar tranquilamente sobre uma possível alienação diabólica para o caminho de volta para o inferno lugar em que vivia sozinho esperando que tão logo acontecesse o fim de tudo. Em primeiro plano poderia ter levado um susto e já pulado fora da conversa. Logo o diabo foi me avisando sobre uma transcendência a qual Deus lhe confiou uma proteção que o tornaria majoritário sobre os humanos.
Indagou o Diabo: - Por que seria eu um ser intocável no imaginário da pequenez humana? Alguém me viu atrás de uma cortina obscura? Não espera que eu salte sobre as pessoas com um garfo afiado querendo assar gente no inferno! Bem, tudo bem! Eu sou mesmo um temível diabo, Deus me criou assim e também criou um irmão chamado Cristo, meu irmão mais novo, coitado esse sim é um sofredor, até morreu por causas nunca muito santificadas, mas o que humanos sabem é que toda a maldade praticada pelos seres humanos é atribuída a mim.
Pobre diabo aquele que se põem culpas, injustiçado, mal sobra uma donzela na varanda em noite de lua cheia, já sem nenhum encanto, uma ou outra vez uma moça expulsa do paraíso. O diabo segue fiel a Deus, ao deus dará. Na profundeza da caverna do diabo existem homens que lhe faltam talvez o conhecimento e não sejam capazes de discernir a obediência da liberdade, onde não se produz nenhuma crítica, esses homens são seres alienados aos processos religiosos para dar vida ao diabo. Diabo! Sou tão você!

Inserida por amaurivalim

⁠Aprendi que amar também é deixar ir.
Amar é também se alegrar mesmo que você não seja mais motivo de alegria.
Amar também significa deixar voar para longe.
Por amor Deus entregou seu filho, por amor o filho de Deus se entregou por mim. Por amor, se preciso for, você vai largar e se voltar é porque era seu, se não voltar é porque não foi correspondido. Deixar ir também é um gesto de amor.

Inserida por VanderleyAndrade

Enfrentar dificuldades:

Diante dos obstáculos, aprendi a desviar.

Diante das pedras aprendi a construir um muro para me proteger.

Ao me deparar com obstáculos, aprendi a olhar onde pisei.

Diante da guerra, aprendi a trazer a paz.

Diante do choro, aprendi a sorrir.

Diante da tristeza, aprendi a ser feliz.

Quando caio, aprendo a me levantar.

Só há uma coisa que não quero aprender.

desistir!⁠

Inserida por VanderleyAndrade

Aprendi com os erros que não errar é melhor
com os amigos que nem todos são sinceros
com o trabalho que fazer o que gosta é o que te faz feliz
comigo mesma: Achar a saída pra não se perder.
Aprendi a não me magoar, menos ainda guardar mágoas
aprendi a lutar e me defender muito bem do mal !
Só não aprendi a derrubar ninguém para alcançar vitórias.
Luto, venço sem precisar que meu adversário esteja no
chão.
Vencer é encarar o vencido de pé, olho no olho !

Inserida por LeoniaTeixeira

Aprendi...
Aprendi que errar faz parte de nós humanos, que concertá-los sempre há tempo, que perdoar faz um bem danado ao coração. Aprendi, que ninguém é feliz sozinho, que a felicidade anda sempre de mãos dadas com um montão de gente. Aprendi que amar é o antídoto para grandes males, que no amor se encontra o verdadeiro sentido da vida. Aprendi que ninguém é perfeito, que as imperfeições são próprias de nós ser, que em cada um, falta um pedaço. Aprendi que as lágrimas são águas que banham as tristezas, lavam a alma...que sorrir é remédio sem contra indicação: alivia as dores, acalma !
Aprendi, que a indiferença magoa, judia...ninguém merece não ser notado.
Aprendi, que as vezes o silêncio é a única porta de saída, de entrada...que nem tudo pode ser dito, pode ser falado. Aprendi que a idade é amiga da sabedoria, da maturidade. Aprendi que o tempo trás de volta e te dar em dobro, o que você deu.
Aprendi, que não tem essa de amor proibido, de paixão impossível...o amor é de todos em igualdade, por direito. Aprendi que alguém pode está do meu lado, mas não quer dizer que me pertence. Aprendi que ninguém é dono do outro, cada um tem sua individualidade, cada um é dono de si. Aprendi que Deus nos deu dois caminhos, duas estradas...a nós compete a escolha, somos livre !
Aprendi que somos livres para viver bem ou mal, depende do caminho, da estrada que se segue. Aprendi, que a vida não perdoa, que para tudo tem troco !

Inserida por LeoniaTeixeira

⁠¨Nasci nas dependência de uma igreja, aprendi ensinamentos religiosos, minha educação tem fundamentos religiosos e a sociedade em que vivo tem conceitos religiosos.
Não tenho emprego, não tenho família, vivo sozinho e a culpa é só minha.
O que foi que eu fiz até agora ou o que fizeram realmente comigo?¨

Inserida por MarcosTatsuoAIHARA

Aprendi a não brigar comigo mesma, aprendi a aceitar essa mulher incrível que me tornei, e às vezes nem eu mesma acredito em quem me tornei.
Não é conta bancária, não é aparência, é uma coisa em mim que eu amo.
Uma força que surge, uma luz que brilha, uma vontade de sorrir mesmo no meio da tempestade.
De verdade não sou eu...
É meu melhor amigo, vive em mim, chama Espírito Santo, Ele é delicado e eu aprendi que preciso fazer movimentos delicados, para continuar sentindo Ele em mim.
Ele, que durante a minha vida me moldou, me fortaleceu cuidou e cuida de mim...
Ah, como eu amo.

Inserida por Marieci

Só pensando: eu aprendi na escola que a gente se levanta quando a diretora entra na sala; eu aprendi que é feio o preconceito; eu aprendi a escutar os mais velhos e que, se é pra frente que se anda, aprendi que sem retrovisor o motorista não segue em frente.
Mesmo sabendo disso eu errei inúmeras vezes.
Hoje, a isso tudo, dou o nome de respeito.
Mas eu sou uma pessoa de sorte:
Tive bons professores.

Inserida por Waninharaujo

⁠Antes do ódio aprendi o perdão
O ódio ninguém ensina
Ele nasce da ingratidão
Até com todo ensinamento
Do "é dando que se recebe"
Que fala em doar
sem nunca cobrar pelo feito
Quando o que falta é respeito
É difícil o que possa abrandar
A dor que nasce
no lado esquerdo do peito
Como o vento que dá e que passa
Assim também acontece com a gente
Dor que brota não cria raiz
Não é uma boa semente

Inserida por Waninharaujo