Texto Aprendi

Cerca de 2178 texto Aprendi

⁠Falta de ausência

Falta de ausência
Calma... desesperadora.

Aprendi a disfarçar.
Chama-se: arte da ausência.
Sobrevivo sem qualquer expectativa.

Levo de costas toda a minha vida.
Não nas costas...
Deixo-a ir sozinha.
Não faço esforço nenhum.
Sigo leve, bela e conformada.

Sou como água.
Insípida.. incolor... inodora.
Estou igualzinha ao pote onde me colocaram agora.

Sim... sou fraca e mentirosa.
Derrotada.
Cansada.

Já fui de suplicar...
Em noite sem estrelas.
Hoje me contento em aceitar.

Me aquieto dos e nos desertos.

Até acredito na mais cretina das promessas.

Só, sigo.

E Sigo, só...

E sem pressa.

Inserida por RosangelaCalza

deixo descabelar. aprendi depois de muita energia desperdiçada. eu era inquieta demais diante de qualquer bagunça, não fazia ideia de como conviver com o caos. tudo precisava estar milimetricamente no lugar. roupa desamassada, cabelo bem penteado. odiava os dias de vento, vê se pode? agora deixa ventar. deixo me virar do avesso, deixo bagunçar — o cabelo, a roupa, a vida toda. sorrio no meio da brisa leve e aprendi sorrir em meio algumas tempestades. a chuva não me assusta mais, mas ainda não gosto de raio e trovão. me percebo cada dia mais dente-de-leão: tão leve, tão me deixo levar. e me levo.


⁠(do livro: A menina que desatava nós)

Inserida por mafeprobst

⁠⁠Aprendi a observar o que se passa na vida : quando necessitei de alimento , somente eu pude comer por mim. Ninguém pode fazê-lo .
Assim , também , ninguém pode comer por você e tão pouco curá-lo.
Existem ações que só depende de nós mesmos, não espere que os outros viva o seu processo . Faça por você!

Inserida por grasielibronzatto

⁠Aprendi que amar também é deixar ir.
Amar é também se alegrar mesmo que você não seja mais motivo de alegria.
Amar também significa deixar voar para longe.
Por amor Deus entregou seu filho, por amor o filho de Deus se entregou por mim. Por amor, se preciso for, você vai largar e se voltar é porque era seu, se não voltar é porque não foi correspondido. Deixar ir também é um gesto de amor.

Inserida por VanderleyAndrade

Entrei no episodio 9 da terceira temporada da vida. Aprendi algumas coisas que foram muito valiosas pra me colocar onde estou hoje. A maioria não custa dinheiro, mas custa tempo, disciplina e coragem.

Aprendi a valorizar minhas conquistas, por menores que sejam, e a não me comparar com ninguém. Entendi que o autoconhecimento é uma jornada contínua, e que cada passo dado em direção a ser a melhor versão de mim mesma é uma vitória.

Descobri que o verdadeiro sucesso vem quando vivo de acordo com meus valores e propósito, e não seguindo as expectativas de outras pessoas.

Este episódio da vida me ensinou que o investimento em mim mesma é o mais valioso que posso fazer. Enfim, 39 anos! Obrigada Deus.

Inserida por daiatsc

⁠༻Espelho Meu, Espelho Meu༺
༺༻
Há muito que aprendi a não confiar a ninguém alegrias ou tristezas, mas por vezes necessito o que sinto de mim tirar… as tiro com um amigo que criei desde muito; o espelho!
Alegria; quero o mundo fazer saber, mas não pode ser. A inveja tem olho gordo e são os mais próximos que a vão tentar arruinar.
Tristezas; estas são as piores pois as guardar me sufocam e até fazem faltar mesmo o ar, mas as falar é sempre pior pois são os mais próximos que quase sempre connosco choram, mas muitos por dentro estão a celebrar.
No espelho fixo o olhar, me observo até a alma meus olhos tocarem, por vezes esta vem à tona em forma de lágrimas outras vezes num suspiro ou grito… depois então, apenas o silêncio e eu.
Curiosamente hoje lhe perguntei: - espelho, espelho meu, quem te ensinou a tudo dizeres sem falares?
Em silêncio me respondeu: - foste tu Mulher, mas eu apenas te reflito com atenção.
Assim aprendi a ouvir o que existe dentro de mim.
•••
Viva sem precisar de ouvidos e bocas alheias para dizer o que só você sabe e pode celebrar ou terminar.
༺༻
Tc.02052024/83

Inserida por Ana_Isabel_Bugalho

⁠A Vida Me Ensinou!

Com aminha mãe eu aprendi a caminhar,
falar, respeitar o próximo, acreditar no
amor e confiar no ser humano.
Na escola eu aprendi a ler, escrever,
somar e multiplicar, aprendi também a
desenhar e um mundo colorido passei
a pintar.
A religião me ensinou amar a Deus sobre
todas as coisas, seguir os mandamentos,
ser fiel aos homens e me faz acreditar que
sempre haveria um anjo ao meu lado para
me proteger.
Mais tarde, muitos desses ensinamentos a
vida corrigiu, quando me mostrou que nem
todo ser humano é confiável, o amor não
traz felicidade, os homens não merecem
fidelidade e anjos não existem, são apenas
ilusão.

Inserida por marlyklippel

Para além dos momentos de medo, incertezas, inseguranças e ansiedade eu aprendi que em tempos modernos a paciência é uma virtude rara.
Adquiri a capacidade de ressignificar pensamentos pessimistas, fortaleci ainda mais a minha resiliência, e com isso aprendi lições de vida valiosíssimas.
Hoje percebo que tudo que passei foi, e tem sido, um período de crescimento orquestrado pelas mãos do Criador, estou no meio de uma preparação grandiosa.
Aos poucos a ficha vai caindo e eu consigo voltar -pausa-, simplesmente floresço, porque mesmo passando pela tempestade eu já consigo vislumbrar o arco-íris e quando chegar lá acredito que ficarei contente, pois terei a certeza que suportei cada segundo da tempestade, e que cada segundo me custou caro, custou-me tudo o que eu tinha.⁠

Inserida por DeborahRoosevelt

⁠Quimeras de um menino do Vale

Aprendi ao longo da vida no Vale do Mucuri que não existe nenhum discurso 100% inocente; há sempre uma carga ideológica em todo o discurso; com maior ou menor intensidade, sempre vai existir um colorido ideológico velado. O que não se pode conceber é a intensidade dessa carga influenciar nas decisões tomadas; com tristeza, e profunda decepção, o que se percebe hoje são decisões tomadas a luz de militâncias emotivas capazes de contaminar a justiça dessas decisões em quaisquer setores da sociedade. Isenção e imparcialidade são conceitos que se perderam no tempo; são valores que ficaram na ternura de outrora; reminiscências que saem do túnel do tempo, provocando saudades, sofrimentos nostálgicos; na atualidade, o interesse do jogo político passou a ser uma tônica na sociedade de alma politizada, de interesses escusos em detrimento da coletividade. Por certo, como consequência de tudo isso, vivemos numa incruenta guerra de vaidades em meio a canhões deflagrando ódio e desamor; uma sociedade tomada pela indústria de rancores e violências gratuitas. Sonhos e quimeras são combustíveis da vida; alimentam a esperança num futuro improvável, invisível, apenas mantém de pé os desejos de realizações num mundo de fantasias e de sentimentos que brotam do âmago visceral para abastecer o corpo de elementos volitivos e sensações de prazer. Somos projetos inacabados rabiscados do passado; cuidar do passado representa uma perspectiva de dias melhores do futuro; cada dia representa um capítulo deste livro chamado vida; e assim, sonhamos por uma sociedade mais justa e equânime, de essência igualitária. Anseia-se por um mundo mais justo, fraterno, sem guerras, sem derramamento de sangue; por que a paz é mais importante que os conflitos armados; a paz é sinônimo de amor; a guerra é manifestação de desprezo e ódio. Nesse processo evolutivo, da inocência à maturidade, várias páginas são escritas, entre quedas e o ato de levantar, sacudir a poeira e aprender com as derrotas; aprende-se desde logo que na vida é melhor renunciar a cargos e funções, puramente fugazes, a viver subjugado e vinculado à esquemas não ortodoxos que arranham os nossos valores inegociáveis. Viver em paz espiritual é sempre melhor que viver momentos de puro deleite, pois é sempre preferível regozijar-se da paz eterna que andar nos holofotes efêmeros da vida.

Inserida por JBP2023

⁠Não procuro mais você porque aprendi a me encontrar, não quero mais me perder com uma atenção voltada para uma busca sem razão, forçando o seu querer, colhendo migalhas de uma paixão, de um amor não correspondido, dentro de uma ilusão criada por mim, a qual já deixou várias vezes o meu coração ferido.

Você ficou em algumas lembranças, em emoções sentidas que não fazem mais sentido devido a certas circunstâncias que tiveram como principais motivos, o seu descaso e a minha insistência insensata, pelo menos, consegui um aprendizado, um despertar na hora exata antes de que o dano fosse agravado.

Não é sensato menosprezar a maturidade que alcancei arduamente, à semelhança de um girassol que foca na luz que clareia os seus dias, o que lhe faz bem, assim, devo focar em coisas sadias, que aqueçam a minha alma, estar com pessoas que contribuem para a minha alegria, mutualidade que não carece ser cobrada.

Claro que não desejo o seu mal, não ficarei alimentando mágoa, espero mesmo que amadureça,mas, agora, que o seu caminho se perca do meu, pois sendo o meu tempo muito valioso, não merece desperdício, antes de "nós", "eu" já existia, pena que tinha esquecido, após uma agonia, um amável livramento divino.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Aprendi...

Aprendi a amar
Aprendi a amar a chuva, os raios
Aprendi a amar os trovões, os relâmpagos
Aprendi a amar os dias cinzentos, os dias brancos

Aprendi a amar
Aprendi a amar a natureza, agora, de forma completa
Logo eu, que um dia amei as estrelas, o sol, a lua, as constelações
O céu azul
Descobri que amar os dias cinzentos também fazem parte de viver
É como dançar feliz em um dia de chuva
Traz paz, amor, conforto ao coração

Arco-íris, flores, amores

Inserida por JacileneArruda

⁠Aprendi a valorizar cada momento de transformação em minha vida. Antes, achava que a minha felicidade dependia das pessoas ao meu redor, mas percebi que estava errada. Agora entendo que a felicidade vem de dentro de mim e é minha responsabilidade cultivá-la.

Coloco meu bem-estar em primeiro lugar, sem depender da aprovação dos outros. Ainda valorizo as conexões com as pessoas, mas sei que a felicidade não pode depender exclusivamente delas. Estou em busca do meu crescimento pessoal, com amor-próprio e gratidão.

As transformações que vivencio são uma dádiva que enriquece minha jornada. Agora assumo o controle da minha felicidade, independentemente das circunstâncias externas.

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Um dia aprendi a Rimar, sem saber a falar. Rimar o que se eu nem sei escrever
Mas rimei, com amor por alguem que me acordou. Acordou porque se nem dormir e nem sei pra omde ir. Ir pra onde? Se nem sei o que restou de onde eu vim. Se é que eu vim de algum lugar. Se é que nem sei saber como fiz pra chegar aqui. Assim eu me lembrei, mas eu ja me esqueci! Esqueci do que lembrei mas eu ja nem sei o que como faz pra chrgar aqui!

Franklin Ap.

Inserida por FranklinAmor

⁠O que nesses dias por aqui aprendi sobre o tempo
Para haver sentido, devemos nos ver de cima
A parte mais superficial, agitada, perene e massiva
Deste planeta e de nós mesmos

As nuvens nos dizem os bons ventos
Que há dias Norte mais que dias Sul
Menos ainda que dias Sul, dias centro
E vez em quando, dias fora do tempo
Mas bons tempos sempre hão de vir
Espero estar por aqui

⁠Vazio
Um sentimento inquietante
Que aprendi em pouco mais de um instante
Acho q estou sozinho
Talvez esse seja o meu caminho
Cuidar das pessoas quando elas precisam
Não por obrigação, talvez por paixão
Pois admito, a solidão é uma virtude
Mas muitos não entendem sua magnitude
Sinto-me sozinho, cansado, vazio...
Vivendo por instantes e por vezes apenas existindo
É fácil esconder, um sorriso no rosto evita grandes alvoroços
Um "tô bem" é melhor que
Explicar oq pra eles não convém
Pensei em deixar este mundo
Mas q exemplo seria se cedesse algo presente no mais profundo
Sentimento...
Mesmo que por um segundo
Enganasse o ser que habita aqui... presente no corpo,alma e nesse menino alegre e sorridente

Inserida por Worry

⁠Hoje sou a melhor versão de mim,
Com maturidade, a vida ensina assim.
Aprendi a valorizar a solitude,
A caminhar com mais plenitude.

O silêncio se tornou meu amigo fiel,
Refletindo minhas verdades ao olhar para o céu,
Na quietude, encontrei meu norte,
A força interna, meu verdadeiro suporte.

O amor próprio, semente preciosa,
Floresceu em mim de forma grandiosa.
Cultivei cada pétala com cuidado,
E hoje sou meu próprio aliado.

As tempestades não me abalam mais,
A serenidade em meu peito jaz.
Compreendi que estar só é libertador,
E que o amor começa no interior.

Hoje celebro cada pequena vitória,
Com gratidão, escrevo minha história.
Sou a melhor versão de quem posso ser,
Com maturidade, aprendi a florescer.

⁠Eu aprendi o que era amor com a minha mãe. E até hoje eu aprendo muito com ela.

As vezes eu tento a desanimar no esforço que ela faz em agradar a todos. Eu sempre falo para ela que é inútil. Mas hoje eu percebi que isso está dentro dela, é algo que ela tem de maior, ela aprendeu a verdadeira caridade! E isso me encanta.

Eu ainda não cheguei nesse estágio de evolução, e como é difícil chegar!

Pq o que ela passou, eu não sei se eu estou disposta a passar. E me pego sempre nesse dilema. O que é Amor sem caridade?

Inserida por Janaina2024

⁠Enquanto caminho para o cemitério.

Aprendi a não perder tempo com coisas que parecem ter grande importância no momento mas terão nenhuma importância no futuro. Aprendi a não colocar sentimentos em tudo o que brilha porque algumas pessoas não tem brilho próprio; algumas pessoas só brilham porque refletem o brilho dos outros.
Aprendi a não ter muita pressa para mudar de fase. Aprendi a aproveitar cada momento; a apreciar cada detalhe de todo ser que respira e também de toda a criação e feitura Divina.
Aprendi que o melhor dia da vida é sempre o Hoje.
Aprendi que serei esquecido mas não posso esquecer.
Aprendi a plantar lembranças para contar com muitas risadas no céu.🤣🤣🤣
Aprendi a relevar o mau humor dos outros que ainda não aprenderam tudo isso que eu já aprendi.
Aprendi que amar é sentir a dor do outro e fazer algo por ele(a) mesmo sem ele(a) saber.
Aprendi quase tudo o que precisamos saber para viver, e aprendi que para viver, não precisamos de quase nada de tudo aquilo que pensamos precisar.
Pena que perdi tanto tempo para aprender essas coisas.
Mas agora, o pouco tempo que me resta para viver, será muito maior e mais bem aproveitado, que todo o tempo desperdiçado enquanto caminho para o cemitério.

(Robson Bezerra Alves)

Inserida por RobsonBAlves

APRENDI

Demétrio Sena - Magé

Decidi que ter tempo é meu conforto;
ver o dia raiar, chegar a tarde,
ao alarde voraz das maritacas
entre os galhos frondosos do jambeiro...
Trabalhar pra viver; não o contrário;
ter afetos presentes, ao alcance,
meu ovário de sonhos sempre fértil
para novos poemas a compor...
Quero ver nos olhares toda luz
que jamais desejei ver numa joia;
fazer jus aos sorrisos que me aguardam...
Aprendi que ter tempo é ser mais gente;
minha mente abraçou meu coração;
eu preciso de todos; não de tudo...
... ... ...

#respeiteautorias É lei



Inserida por demetriosena

⁠O nome dele é Bernardo

O nome dele é Bernardo,
O cara que aprendi a amar,
Não consigo sair do seu lado,
E é nesse lado que eu quero sempre estar .

Data especial foi o seu nascer,
E desde então meu mundo se encheu de luz,
Com você pude muito aprender,
E tal mistério me fascina e seduz.

Obrigado parceiro fiel,
Sou grato a Deus por teu nascer,
Tornou a minha vida doce como o mel,
Suavizou todo o meu sofrer.

Você é simplesmente o cara,
De um amor pleno e especial,
A minha admiração por ti não para,
E isso é tão puro e real.

Você é algo inexplicável,
As tuas atitudes me enchem de esperança,
Você é um ser simplesmente adorável,
Tu fostes a mais bela criança.

Tu és a minha fonte,
Um lago de beleza rara,
Nossas vidas são ligadas por uma ponte,
Vejo isso em uma ideia clara.

O que a você desejar,
Nessa data sublime e cheia de cor,
Se o que sei é somente lhe amar,
E isso é porque lhe tenho muito amor.

Desejo-lhe vida e muito sucesso,
E um oceano de oportunidades,
A sabedoria do tamanho do universo,
E um mundo sem maldades.

Feliz aniversário e muitas alegrias,
Doces,bombons e refrigerantes,
Um mundo encantado cheio de magia,
Projetos valiosos como diamante.

Mais uma vez obrigado,
Tenho uma longa história de encantos,
Vivida com prazer ao teu lado,
E é por isso que eu te amo tanto.

Quantas brincadeiras na madrugada,
Quantos sorrisos saíram do teu ser,
Você topava qualquer parada,
E como isso me crescer.

Hoje sou apenas um velho amigo,
Nessa estrada quase no final,
Procurando motivos ou um abrigo,
Para você se orgulhar desse tal.

Desse tal vovozinho,
Que só soube lhe amar,
Nos encantos do parquinho,
Quero ali sempre estar.

Saudades dessa nossa viagem,
Escrita nas árduas páginas da vida,
Onde fugiamos da forte voragem,
Que podia nos causar feridas.

Saudades? De verdade,
Amor? Apenas um oceano,
Gratidão e lealdade,
Jamais poderei explicar esse amor insano.

Lourival Alves

Inserida por Diariodeumcravo