Texto Aprendi
Faz pouco tempo que aprendi a confiar no tempo, cansei de ansiar desesperadamente por resultados imediatos, sentei e apreciei os instantes do presente. Plantei a semente e resolvi rega-lá ao invés de pressiona-lá.
Também guardei meus objetivos na caixa secreta, compartilhei pequenos detalhes, há muita satisfação em ser somente para si.
Instintos
Com o tempo aprendi que basta um simples ponto(.)ou uma( , ) para distinguir o emocional de uma pessoa, nem preciso de identificação.... trabalhando ao lado de muitos, convivendo com muitos....aprendi a conhecer os instintos, muitas vezes ao ponto, de ser um instinto animal,brutal....mas muitas vzs, aprendi também que só se conhece realmente uma pessoa, depois de uma discussão, de não se dizer amém a tudo.
Um mal resolvido pode por a perder, a fantasia que poderia ter dado certo cai.
Só nessa altura se pode avaliar o seu verdadeiro comportamento....enganador caráter.
É nos pequenos gestos que muitas pessoas passam a ser pontuadas, do lado bom ou lado ruim....e é tão simples assim.
"Quero dar tempo ao tempo, mas foi culpa do tempo que dele me perdi e aprendi. Vontade tive de conhece-lo, mas como tu disse-me deveras vezes, sou grandiosamente paciente, mas perdoe-me acabei me perdendo de minha melhor qualidade, da qual nos uniu em nosso inicio com tamanha divindade, da mais pura que um dia pude conhecer. Tu ensinasse-me a amar, a amar-te de uma forma indescritível até por mim, seu escritor."
- John. (07/06/2016)
Uma personalidade parcial
Aprendi a conviver bem, a respeitar os outros, a não me levar pelas aparências. Eu não usava aliança no dedo, apesar de me sentir casada por inteira. Ali ou acolá a inveja rondava, eram alfinetadas de todas as ordens de quem acreditava que eu fingia felicidade.
Segundo os plantonistas eu precisava de um pouco de vida social e ainda de tratamento psicológico por ter conquistado muitas coisas com facilidade, na opinião de muitos o meu jeito caloroso era apenas artificial.
O mundo é maldoso, julgador, preconceituoso, nem sempre eu dava de ombros, muitas vezes me incomodava saber que na opinião das pessoas eu ter casado com um executivo lindo de morrer não estava ao meu alcance, inalcançável ainda mais era ele me amar e sermos felizes.
A vida tomou os rumos de tudo o tempo todo, sofri por amor como qualquer pessoa, escolhi errado, até que me senti elogiada e amada, eu sei que é perigoso negligenciar um casamento com sucesso financeiro e posição social, mas na minha opinião amar e ser amada é sempre fácil.
Sou radicalmente contra o aborto, ele também, optamos por não ter filhos, ainda sou fértil biologicamente, mas minha cabeça entrou na menopausa há pelo menos cinco anos.
Choramos juntos quando a nossa relação precisa aliviar a tensão, não somos adeptos ao ciúme e podem falar que é falta de amor que não estamos nem aí. As mais variadas situações pelas quais passamos conseguimos resolver de forma que ambos ficássemos satisfeitos
Estou aprendendo alguma coisa todos os dias, apoio, deixar pra lá o que os outros dizem, acalmar o coração, declarações mútuas de amor romântico, fraterno, familiar, individual, humanitário...
Ele me conheceu e gostou de mim assim, ele sobreviveu aos meus defeitos, eu era dura em relação a mim mesma, ele me fez entender a preciosidade que era o meu ser como um todo. Estar com ele é evaporar as horas.
Chego em casa com um ou outro presentinho, é fácil agradar quem te trata bem todos os dias, ele nunca teve vergonha de mim por estar acima do peso, eu nunca duvidei da minha capacidade de amar, ele sempre enxergou os seus defeitos e não os meus.
Ele é predominantemente mais bonito, mais educado, charmoso, boa conversa. Ele é sempre meu ponto de partida para qualquer debate, ele não se importa se eu falo alto, eu jamais desistirei dele.
O amor é distorcido, os ensinamentos que nos passam é que eu preciso merecer, falta autoconfiança de que as coisas vão dar certo, ao seu lado nunca tive a sensação de vazio que me atormentava em outras relações.
Apesar da decepção rotineira de ambos, continuamos a nos amar infinitamente, apesar dos erros somos parcialmente em favor do outro, a afinidade que nos une é eterna.
Não somos de compras, achamos dignos viver a vida sem excessos, não hesitamos em apontar os erros para que a nossa relação não venha a ser um faz de conta, onde eu finjo que não me atinjo pelas imperfeições do outro, ou ainda, que finjo ser feliz.
Nosso amar não se trata apenas de uma questão emocional, é escolha, é decisão, é entrar na estrada para nunca mais voltar, é não conseguir se libertar por puro sentimento agradável. Não seguimos posturas defensivas nem a tendência de se justificar culpando o outro, acho que nosso amor é um progresso científico.
Alguns têm pena de mim, tentam me maltratar com discurso de deslealdade, que a reação dele em ser maravilhoso é fruto de infidelidade, radicalizam que duas pessoas não possam se amar de verdade.
Hoje preciso de coisas que não precisava antes, hoje preciso de bens não compráveis, preciso de planos, de estar aberta em mim mesma, de não ser egoísta. A rotina me equilibra, as fortes emoções me encantam, tenho vontade de ser boa para o mundo porque o mundo foi bom para mim, não que tudo seja perfeito, mas conseguimos controlar todos os obstáculos.
Eu sou alguém
Que não duvida de nada
Porém,
ao longo desta longa Estrada
Aprendi
Que não existem certezas
Nem Neste e nem Noutro Universo
Pois mesmo este Imenso Infinito
Pode nem ter sido escrito ainda
De Sorte
Que eu não duvido da morte
Mas creio somente em vida
E duvido
de todo mundo que diz
Que duvida
Portanto
Minha dúvida mais acertada
Por enquanto
É aquela que diz
Que Neste Universo
Antes que haja certeza
da existência
desta vida
Não há que se duvidar
de nada
Cresci em meio a omissões. Algumas inocentes, outras um pouco necessárias. Desde que nasci aprendi que de certa forma devemos esconder os problemas da sociedade, trancados e guardados dentro da alma. E que ignorância daqueles que me ensinaram isso, mal sabem que ao trancafiar e deixar o nó na garganta, e dentro da alma, o tumor da angústia só crescia.
Então eu cresci em meio à omissões. E me acostumei a esconder e me esconder dentro do quarto, apenas desabafando coisas da alma numa folha digital, onde meus dedos ficam dormentes de tanto que há aqui dentro. Ninguém sabe dos meus medos, anseios, angústias e tristezas que carrego aqui no peito. Ninguém sabe a rotina dura que engole a minha alma. Ninguém sabe da minha vida. Se não Deus! Mas também pouco importa. As pessoas também tem lá seus problemas, e eu respeito. Até tento ajudar, confesso. Guardo meus fantasmas pra tentar aliviar a dor alheia. Tenho essa mania de me importar e sofrer demais. Mas tem dia que é difícil oferecer o ombro amigo, pois sinto que o meu já se encontra dolorido demais de tanto carregar essa minha dor nas costas. O fardo anda pesado, e eu não posso reclamar.
Certo dia permitir-me chorar, deitar ao chão frio e tomar uma dose daqueles remédios pra adormecer a dor da alma. No escuro ninguém me veria. O peito doeu. Dói. Assusta. Adormeci. Acordei com a sensação de ter sido esquecida. Lavei o rosto e saí pela rua. Topei com um conhecido, e ele por educação perguntou: “Olá, tudo bem?” E eu com um sorriso que já tanto ensaiei em frente ao espelho, respondi: “Tudo sim, e com você?”
SEM VOCÊ
Foi com você que eu aprendi oque era o amor, oque era gostar de alguém, com você eu aprendi a força de um "fica mais um pouco"
Com você eu aprendi oque é um deixa pra mais tarde, com você eu aprendi oque é um fim de semana com animação
Com você eu aprendi novos pensamentos, foi com você que eu mudei meu ponto de vista sobre várias coisas e foi com você que eu aprendi oque é um adeus
Foi sem você que eu aprendi oque é saudade, foi sem você que eu aprendi a dor que de se perder alguém, sem você eu aprendi como é um fim de semana pensando em alguém que eu deixei escapar, alguém que eu deixei ir para muito longe, tão longe que eu não consigo estender meu braço e segurar sua mão, sem você eu parei para pensar sobre o sentido das brigas, sobre o sentindo de ter de mandado embora e foi sem você que eu aprendi a pedi "desculpas, posso voltar ?"
Foi quando você voltou que eu aprendi que meus dias de guerra viraram dias de paz, foi depois que você voltou que minha primavera ganhou bem mais cores, foi depois que você voltou que as folhas do meu outono caíram mais devagar, foi quando você voltou que meu inverno ficou mais quente por baixo das cobertas, foi depois que você voltou que o sol do meu verão brilhou bem mais forte, foi depois que você voltou que eu percebi que sua voz acabara de mudar, que seu jeito e personalidade tomam forma final e que seu novo namorado está te esperando e eu estou conversando com você
Foi depois que você voltou que eu parei pra pensar melhor, foi depois que você voltou que eu me senti completamente vazio e sem nada por completo, foi depois que você voltou que eu percebi que brincar com corpos é mais divertido do que brincar com corações, foi depois que você voltou que minha respiração parou de ser ofegante.
E foi depois que você foi embora pela segunda vez que eu percebi o quanto de minha vida que eu te entreguei e foi depois que você foi embora pela segunda vez que eu me senti inteiro.
Então pense que fiz esse poema para te trazer de volto, mas para te lembrar o quanto eu te amava.
Uma das coisas que aprendi nessa minha vida, é não ter medo de pensar com os que pensam diferente, visto que o importante, não é a gente fazer os outros engolirem o que acreditamos mas provocarmos reflexão e sermos provocados a reflexão...
Deus não fica zangado quando discordamos ou quando não aceitamos certos pensamentos... Ele quer ver a gente pensando e discernindo em profundo amor... Pra dizer a verdade, acho que Deus ri muito de nós e dos nossos pensamentos...
Aprendi o valor do abraço na época mais dolorosa da minha vida.
O abraço não curou meus males, mas permitiu que eu dividisse minha dor.
Hoje, através dele, divido meu amor pelo próximo.
Sempre que puder, abrace seus amigos, seus irmãos, seus filhos ou simplesmente quem você sente que precisa de você e da sua energia.
Se o beijo aproxima os lábios, o abraço aproxima os corações.
"O melhor lugar do mundo realmente é dentro de um abraço".
Dez coisas que aprendi com Clarice, linda, Lispector:
1) Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.
2) O que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano.
3) O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.
4) A palavra é nosso domínio sobre o mundo.
5) É inútil procurar encurtar caminho e querer começar já sabendo que a voz diz pouco, já começando por ser despessoal. Pois existe a trajetória, e a trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes.
6) Saudade é como um pouco de fome: só passa quando se come a presença.
7) Amar os outros é a única salvação individual: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.
8) Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir.
9) Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
10) Sempre conservar uma aspa à esquerda e à direita de mim.
Boneca de Pano
Nos cabelos de lã amarela
Trás no rosto um sorriso lindíssimo,
E aprendi que cada uma das bonecas que faço
para ela é apenas uma costureira e amiga.
Sentada numa cadeira velha
Ana conversa comigo
Não entendo que ela fala...
E ri de mim quando eu falo!
Boneca linda e amiga
Quem dera se todas as lembranças
de criança guardaram pouco a pouco
na memória foi com o tempo...
E faço um montão de lembrança
Como uma pedra preciosa
guardado na memória
Mas essa vida é um mistério
ontem fomos criança
hoje somos adultos
amanhã seremos velhos
mas nunca deixaremos
A nossa velha infância passa.
Hoje vocês podem me chamar de fraco podem me chamar de precipitado, mas uma coisa aprendi, nunca vou ser feliz. Vivo correndo atrás de felicidade mas sempre bato de frente com dor e mais dor. Mas agora desistir de correr atrás, pois como falava o grande poeta Tim Maia, " Se o mundo inteiro me pudesse ouvir tenho tanto pra contar, dizer que aprendi. E na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer enquanto outro rir. "
Mas não quer que desistir de viver, vou viver sim, mas sem muitas expectativas, pois eu nasci pra sofrer, não que eu tenha medo do futuro e sim porque quero apenas viver.
Dez coisas que aprendi com o poetinha camarada, Vinicius de Moraes:
1) A coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais.
2) Ando onde há espaço: – Meu tempo é quando.
3) Que seja infinito em quanto dure.
4) A vida só se dá pra quem se deu.
5) A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.
6) Críticos são sujeitos que têm mau hálito no pensamento.
7) Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu.
8) A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.
9) Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém.
10) Amar é querer estar perto, se longe; e mais perto, se perto.
“Deixando-o achar que pessoas agem de acordo com o que recebe. Aprendi depois de muitos anos que o máximo que posso exigir de uma pessoa é o respeito. Aprendi a Conviver com minhas ausências, lembranças, menos com a saudade. Essa ainda tenho que aprender a tragar. Uma vez ou outra ela resolve aparecer para deixar as minhas noites mais melancólicas e minhas manhãs melodrámaticas. Também aprendi que a coisa mais valiosa é o Amor que se possa ter e sentir. Ele é algo que pra ser conquistado-valorado. Exirge um esforço, dedicação, paciência e compreensão. E é recompensado e se não for?... não cobre, nem pede, tampouco implore."
—By Coelhinha
“Aprendi que pra algumas pessoas você da mais do que recebe dela.
Mais não tem problemas, ao menos sou feliz por saber que vou me doando e nesta doação eu completei alguém mais do que ela me completou. Errei muito, aprendi em dobro. Mais é melhor se sentir sempre cheia do que ser vazia! Prefiro ajudar que ter que pedir ajuda."
—By Coelhinha
Acho que aprendi a amar! A vida me ensinou a valorizar cada detalhe, afeto e carinho. Talvez, muitas das coisas que eu passei se devam a isso, por não ter sabido valorizar!
A cada dia que passa me dou conta de que sou assim, pequenina, e que tenho muito pra aprender.
Quero ter plena certeza de que escolhi as pessoas certas para crescerem comigo em aprendizado e sabedoria.
Não quero mais me enganar, apenas seguir sem olhar para trás, esquecer de tudo que me trouxe dor e partir feliz.
Mais Amei Você
Eu ainda não aprendi o que é amar
Incendiando tudo ao meu redor
Incendiando minha vida
E eu só, observando o seu jeito de me olhar
O ar que me falta
Que me esgota toda vez que você chega
Pior é saber que esse amor não vale a pena
E me sufoco com meus próprios pensamentos
Mas na esperança de um dia te encontrar...
Da noite pro dia
Nem sabia que seria a ultima vez que a via
Da noite pro dia
Ela sorria e me garantia que nos encontraríamos um dia
Da noite pro dia
Deixei de acreditar que um dia você me amaria
Da noite pro dia...
E assim tudo fazia sentindo de pernas pro ar
De repente tudo parece se colocar no lugar
Mas olhando aquela foto de tempos atrás
Percebo que você poderia ter feito mais
Porém, mesmo assim nunca vou te esquecer
Mas amei você...
Pode agradecer...
Aprendi com o tempo, que tudo tem seu tempo, que o tempo é precioso, e que ele rege todo o universo. Aprendi com o tempo, que o que não foi hoje, poderá ser amanhã, e que se não foi como o planejado, será surpreendentemente melhor.
Aprendi com o tempo, que resignar-se não é ser submisso, mas é ter sabedoria. Aprendi também, que não há professor melhor que ele, pois um ano a mais ou um ano a menos, aprovados ou não, todos nós iremos aprender, ele (O Tempo) é patrono, até mesmo da Criação.
"Aprendi a amar você"
Aprendi a conhecer você, caminhando passo a passos ao seu lado...
Assim como os pássaros conhecem seus ninhos e voam rumo
ao infinito.
Aprendi como é lindo o brilho das estrelas...
Que respeita a claridade da lua que, com seu brilho intenso ilumina toda a terra...
Sabendo que, como ela só existe uma única no mundo.
Aprendi a esperar você...
Assim como o mar espera as as ondas para de se debater...
É e o vento as transforma em espumas suaves formando se lindas dunas na areia.
Aprendi a entender você...
Assim como a planície entendem as nuvens e pede chuva para os seus campos florescer.
Aprendi a amar você...
Assim como os pássaros amam a liberdade e contempla a natureza.
Como os rios amam as águas...
Como o céu ama as estrelas.
O mar ama as ondas...
Como verde ama as campinas.
Como terra ama a chuva...
Como as aves que ama as gotas de orvalhos.
Aprendi a amar você com o mais puro e sublime amor.
Nunca Aprendi a ExistirTenho as opiniões desmentidas, as crenças mais diversas - É que nunca penso nem falo nem ajo... Pensa, fala, age por mim sempre um sonho qualquer meu em que me encarno no momento.
Vem a fala e falo-eu-outro. De meu, só sinto uma incapacidade enorme, um vácuo imenso, uma incompetência ante tudo o que é a vida. Não sei os gestos a acto nenhum real.
Nunca aprendi a existir.
Fernando Pessoa, 'Inéditos'