Texto
Este texto é uma resposta à Rosmary Carlos, amiga de anos e anos, companheira
de realizações, hoje fonte de inspirações. Uma amizade é um tesouro indestrutível.
Ela postou este texto do F. Pessoa, e me pergunta se é verdade...
"O poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que
deveras sente" . Respondo que talvez..
Ou, talvez...
O poeta, por ser poeta, seja adepto ao fingimento
Fingindo, até mesmo, ser poeta...
Fingindo a dor, fingindo a ausência, fingindo a alegria...
A alegria pela existência, a alegria pela presença
A alegria pela alegria, simplesmente...
Entretanto, há que se pensar
Quem o tempo todo finge, o tempo todo será
Será alegre, será presente, será dor, será amor
Será encontro, e desencontro, será paz e será guerra
Será pergunta e será resposta, será ida e será volta
Será partida e será chegada, será tudo e será nada
Compreensão e incompreensão, som e silêncio, ..
Será abraço e será saudade, descaso e amizade
Será fogo ardendo no peito, e calmaria à beira- mar
Será aconchego a dois, e será egoísmo depois...
E depois de tudo, será nada
Como uma música inacabada
À espera da melodia...
Será um renascer no dia a dia
E um morrer a cada noite, à espera da noite final
Talvez o poeta seja, mesmo, fingimento
E fingindo mundo afora, vida adentro
Consiga ser feliz, sendo infeliz
Consiga ser amor, em meio a tanto desamor
Consiga ser afeto, em meio a tantos desafetos
E consiga alegrar, embora sinta tristeza
Consiga ser a mão amiga, entre tantas mãos vazias
Afinal, ser poeta é ser único...
E únicos são os tantos e quantos papéis da vida
Da vida de um poeta.
...
ma Palavra de Deus para sua vida... é uma leitura rápida e vc não vai morrer de ler um texto de 3 minutinhos... Deus quer falar com vc!! Deus abençoe sua vida.
Eu estava a pouco lendo uma mensagem de uma irmã falando sobre deserto... E eu estava questionando este momento na minha vida.... Pois estar no deserto não é uma vida de alegrias. Deserto é um lugar onde a chuva é um evento raro. Por conta disso, a baixa umidade associada ao calor extremo fazem com que a vida humana, bem como a da maioria dos animais se torne árida e difícil.
Algumas vezes passamos por situações em nossas vidas que se assemelham ao deserto. A aridez começa a tomar conta de tudo ao nosso redor, causando um sofrimento que parece ser interminável, pois não conseguimos ver, diante de nós, nem sinal da chuva de Deus.
Todos nós passamos por vários desertos ao longo de nossas vidas. Na infância, na adolescência, na juventude etc. A passagem pelo deserto é algo recorrente e, quase sempre, inesperada. Isso faz com que nos perguntemos o porquê de passarmos por tantas dificuldades.
Por mais estranho e difícil que pareça, a passagem por um deserto indica a chegada de grandes bênçãos de Deus para nós. Em todas as situações Deus está com você!! Todo deserto passa. Aliás!!! Todo mundo diz isso e é um saco ouvir milhares de vezes e se encontrar na mesma situação, acredite eu sei. Mas,é verdade, ISSO PASSA!
Basta olharmos a bíblia e veremos que, antes de receber uma grande bênção os servos de Deus sempre tinham que atravessar um grande deserto. Por exemplo, os hebreus tiveram que atravessar o deserto do Sinai para alcançar a terra prometida: Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia, vieram ao deserto do Sinai. Ex 19:1.
Elias, após desmascarar os 400 profetas de Jezabel também se enveredou pelo deserto: E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; 1 Rs 19:4. Até o próprio Jesus esteve no deserto por 40 dias jejuando e orando: Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; Mt 4:1-2.
Perceba, portanto, que o deserto é um lugar de tratamento, fortalecimento e crescimento espiritual.
Por exemplo, é no deserto que Deus trata nosso orgulho, pois na dificuldade percebemos que não somos autossuficientes e precisamos de Deus e de nossos irmãos. É no deserto que Deus trata a nossa cobiça, pois percebemos que os bens mais essenciais da vida não podem ser comprados. No deserto aprendemos a ter mais compaixão pelo próximo, pois sentimos na pele como é doloroso passar por alguns obstáculos. E tantas outros conhecimentos nos são acrescentados em meio ao deserto.
O deserto é, portanto, uma providência divina para tratar nosso eu interior, fazendo com que nos tornemos pessoas melhores e capacitadas para lidar com todas as bênçãos que Deus quer nos entregar.
Passar pela aridez do deserto é cansativo, difícil, dolorido. Mas a recompensa é e sempre será um ser humano melhor, que sabe batalhar, que sabe superar seus próprios limites.
Então, se você está passando por um deserto nesse momento, tenha calma. Confie no Senhor e se esforce para aprender tudo aquilo que Ele quer te ensinar, pois quanto mais rápido aprender, mais rápido sairá do deserto. E sabe o que é melhor em tudo isso? Que após sair do deserto, Deus entregará grandes presentes em tuas mãos.
Deserto, então, além de local de aprendizado, é local de agradecer e glorificar a Deus.
Estranho? Nem tanto. Se depois de ler esse texto você achar que ainda está vivo, ótimo!
Caso contrário, é bom repensar se ainda existe algum sopro de vida aí dentro. Vou contar como tudo aconteceu.
A minha primeira parcela de morte aconteceu quando acreditei que existiam vidas mais importantes e preciosas do que a minha. O mais estranho é que eu chamava isso de humildade. Nunca pensei na possibilidade do auto abandono.
Morri mais um pouquinho no dia em que acreditei em vida ideal, estável, segura e confortável.
Passei a não saber lidar com as mudanças. Elas me aterrorizavam.
Depois vieram outras mortes. Recordo-me que comecei a perder gotículas de vida diária, desde que passei a consultar os meus medos ao invés do meu coração. Daí em diante comecei a agonizar mais rápido e a ser possuída por uma sucessão de pequenas mortes.
Morri no dia em que meus lábios disseram, não. Enquanto o meu coração gritava, sim! Morri no dia em que abandonei um projeto pela metade por pura falta de disciplina. Morri no dia em que me entreguei à preguiça. No dia em que decidir ser ignorante, bulímica, cruel, egoísta e desumana comigo mesma. Você pensa que não decide essas coisas? Lamento. Decide sim! Sempre que você troca uma vida saudável por vícios, gulodice, sedentarismo, drogas e alienação intelectual, emocional, espiritual, cultural ou financeira, você está fazendo uma escolha entre viver e morrer.
Morri no dia em que decidi ficar em um relacionamento ruim, apenas para não ficar só. Mais tarde percebi que troquei afeto por comodismo e amor por amargura. Morri outra vez, no dia em que abri mão dos meus sonhos por um suposto amor. Confundi relacionamento com posse e ciúme com zelo.
Morri no dia em que acreditei na crítica de pessoas cruéis. A pior delas? Eu mesma. Morri no dia em que me tornei escrava das minhas indecisões. No dia em que prestei mais atenção às minhas rugas do que aos meus sorrisos. Morri no dia que invejei , fofoquei e difamei. Sequer percebi o quanto havia me tornado uma vampira da felicidade alheia. Morri no dia que acreditei que preço era mais importante do que valor. Morri no dia em que me tornei competitiva e fiquei cega para a beleza da singularidade humana.
Morri no dia em que troquei o hoje pelo amanhã. Quer saber o mais estranho? O amanhã não chegou. Ficou vazio… Sem história, música ou cor. Não morri de causas naturais. Fui assassinada todos os dias. As razões desses abandonos foram uma sucessão de desculpas e equívocos. Mas ainda assim foram decisões.
O mais irônico de tudo isso?
As pessoas que vivem bem não tem medo da morte real.
As que vivem mal é que padecem desse sofrimento, embora já estejam mortas. É dessas que me despeço.
Assinado,
A Coragem
CARECA DE SAUDADE
Há pouco esmero nesse texto. Há pouco ele cresceu. Crespos, lisos, ondulados: tantos são os caminhos para a saudade. Trançados em raiz, espetados, penteados em et ceteras. E, mesmo em caminhos calvos, é algo que cresce, aumenta, cai. Tal vez, saudade. Cabelo, talvez. Arrepia e embaraça. Saudade é capaz conceber sentimentos de arrepiar e embaraçar qualquer sensatez. Há quem peleje ao pentear os fios desse tempo com o credo latente de que a saudade irá passar. Esforços em vão. Cabelo se corta, saudade também. Saudade logo cresce. O cabelo? Também!
Ei menina, é bem você mesmo, você que ta lendo esse texto agora, tenho certeza, que você já se olhou no espelho e disse pra si mesma: "eu sou feliz? Eu realmente sou feliz?".
Você que já sofreu tanto, que já teve o coração partido,você sabe o significado da palavra felicidade?
É você mesmo, você que fechou seu coração pra novos amores por medo de sofrer, você que jurou pra si mesma nunca mais deixar alguém conhecer você de verdade.
E se eu te falasse, que certos sentimentos nós não conseguimos controlar,você se sente preparada pra abrir seu coração mais uma vez e arriscar ser feliz?"Ou prefere deixar a felicidade escapar, e quem sabe mais tarde se arrepender por isso?
Até que um dia, você que sempre usou uma máscara de sem sentimentos, encontra alguém que realmente te entende, e tá disposto a assumir qualquer responsabilidade pra ter você com ele, e pra ajudar você também sente algo por ele. Mas como você é uma pessoa, que não joga os pés pelas mãos sem pensar, resolve esperar.
Agora eu quero te perguntar uma coisa menina, o que você prefere, enfrentar todos os seus problemas sozinha, ou ter alguém que vai ta do teu lado, independente do problema? Eu sei que você quer alguém pra te ajudar a resolver seus problemas, e se você falar que não você está mentindo, por que continuar se enganando? Você já amou um dia, você sabe o quanto é bom amar e ser amado, então por que não se dá uma chance? Por que não se permite amar novamente, você que tem essa pose de brava, no fundo so quer alguém que te de carinho, que brigue com você quando você fazê cagada, mas que de aquele sorriso que você tanto gosta quando estiverem bem, que quando você estiver sem chão, ele vai te carregar no colo, que esquece do mundo quando está com você. Faça da sua felicidade a felicidade dele também.
Ei menina,você quer ser feliz?
A uma só palavra em um texto de 20 linhas.
A um lápis branco em meio dos lápis que escreve os seus poemas.
Existe sempre uma flor no túmulo do meu amor.
Sempre existe um amor a morrer de amor..
Lutei, chorei, cantei, escrevi, amei... Palavras que se tornam textos.
Em minha boca falei o seu nome, em meus sonhos, seu nome era meu sobrenome.
Mais tenho, porque tenho que me alegra em qualquer lugar
Pois eu sei, vou lutar por um amor melhor.
A Sociedade.
Texto baseado em sociologia do nosso tempo ,desde os primórdios dos primeiros anos das revoluções industriais , onde o mundo começava a se organizar em sociedades , é a partir daí que o mundo virou um caos e uma loucura só.
E um tal de corre-corre pra cá e pra lá,uma aglomeração de pessoas em todos os lugares, as pessoas trabalhando muito e mal param para se cumprimentarem umas as outras.
Mas falando a verdade ninguém conhece ninguém, e a maioria não tem empatia com as outras, é um mundo de solitários ,tristeza e amarguras.
Todos pisam em cima dos outros e tudo piora com essas, classes sociais, por que querem ver quem tem mais , quem pode mais ou resumindo quem adquiri mais poder.
Em minha modesta opinião tudo isso está passando dos limites, está uma loucura essa nossa sociedade....
PERDOA-ME Parte 2) ( texto e vídeo de autoria de Márcio Souza)
Às vezes, inconsciente, ferimos as pessoas a quem nos amamos. A forma possível de se redimir é ser sensato e ter a coragem de pedir perdão, pelo inconsequente erro cometido, com toda a sinceridade da alma e do sentimento que brota do fundo do coração.
Márcio Souza
Escrever e ler.
Ler bem não é para qualquer um.
Ler um texto é em parte interpretar as palavras do autor.
Mas isso não significa que você pode entender o que quiser, nem reduzir ou aumentar o alcance das palavras.
Algumas pessoas desconhecendo o objetivo da mensagem, porque estão pouco atentas ou porque têm ideia formada a respeito de determinado assunto, sentem-se contrariadas e até mesmo ofendidas, com direito de discordar, de achar que falta alguma coisa no texto ou que o autor deveria ter chegado a uma outra conclusão.
Escrever é exteriorizar pensamentos e sentimentos objetivos. Quando essas informações chegam ao leitor atento, encontram centenas e milhares de experiências próprias que interagem, concordam, discordam e produzem reações só dele.
O resultado dessa sinapse complexa é uma conclusão do leitor, não podendo contemplar, dessa forma, o que o leitor acha que estava escrito, o que não estava escrito ou o que quem escreveu nunca pretendeu escrever.
Hoje vou fazer um texto sobre a vida, o quão ela se parece um jogo.
Quando compramos um jogo oque acontece ?. Primeiro tem o tutorial ( A palavra tutorial é derivada da palavra tutor visto que o seu objectivo é ensinar. ) Quando Nascemos nossos pais nos ensina, falar, andar e etc..
2. Passo : Vamos pra 1º Fase oque encontramos na primeira fase ?
Não e nada difícil, tudo fácil sem nenhum problema .
assim somos quando criança não temos nenhuma responsabilidade, tudo vem fácil sem problema algum e sem preocupações .
3. Passo : A descoberta do jogo e a Evolucão : você vai descobrindo como e o jogo, aprendendo novas coisas, aprimorando os conhecimentos, concretizando objetivos e tudo mais.
Assim somos na adolescência, descobrimos novos hábitos, novos costumes, criamos personalidade, conhecemos novas coisa, criamos planos e concretizamos algum deles e etc..
4. Passo : Obstáculos, amadurecimento e exp, os primeiros restarts, dificuldades entre outros montões de empecilhos :
Nessa parte fica tudo um pouco mais difícil, já sabemos como fazer e oque fazer, criamos um objetivo agora precisamos chegar nele, só que como todo jogo e difícil iremos "Morrer e Renascer" e assim já saberemos oque fazer da próxima vez. Mesmo evoluindo ainda a Alguns "Inimigos" mais fortes do que agente e sempre vai ter. Enquanto achamos que somos os melhores, já nasceram muitos melhores do que nós.
Assim e na vida real quando viramos jovens, Traçamos uma meta ou um sonho a realizar, só que na vida real "Quebramos a cara" também e temos que tentar novamente, com mais garra, força e fé. mais mesmo focado vamos cair de novo. encontraremos todo tipo de pessoas nesse mundo, algumas tentaram te humilhar, dizer que você não consegui, que você não e capaz , só por que elas não conseguiram dirão pra você que não conseguira também, mais erga a cabeça e tente de novo por que Deus e contigo, uma coisa que na vida real e temos algo grandioso conosco, Deus.
5. Passo : Final........................ do jogo! e da sua vida
ainda a uma muitas coisas
4 coisas que te recomendo pra terminar bem
Deus, Amor, Fé, Família.
Escrevi este texto em 1977 quando estava na 7ª série, foi publicado em 2001.
Todo dia, quando ia para a escola, passava na casa de uma colega para irmos juntos.
Ela tinha os olhos grandes e tristes.
Até que um dia, notei que os olhos dela estavam mais tristes que normalmente.
Então pensei: Se eu der um beijo nela, será que ela ficará mais feliz?
Não hesitei; beijei-a no rosto!
Deu um clarão e eu nunca mais a vi.
Até que num dia chuvoso, quando passava por uma poça d’água, vi uma sapinha de calça jeans e tênis.
Dei dois passos e parei. Sapo não usa calça jeans. Muito menos tênis...
Voltei e olhei. Eram aqueles mesmos olhos grandes e tristes.
Pensei então: Será que é como um conto de Fadas?
De novo, não hesitei, me abaixei, peguei ela na mão para beijá-la...
Mas ela beijou primeiro.
E depois do clarão. te digo uma coisa: Aqueles olhos não são mais tristes
e acho o maior barato ficar coachando na beira das poças.
Mas não me acostumo a ficar pulando de lá pra cá e daqui pra lá o dia inteiro.
"Com texto"
Eu.
Você.
Nós dois.
Cadê?
Sonho.
Lágrima.
Poema.
Página.
Dia.
Noite.
Alma.
Açoite.
Café.
Chá.
Cama.
Sofá.
Luz.
Sol.
Coberta.
Lençol.
Mar.
Rio.
Quente.
Frio.
Sorrisos.
Abraços.
Pés.
Descalços.
Música.
Arte.
Cinema.
Marte.
Mente.
Confusa.
Legião.
Cazuza.
Cigarro.
Isqueiro.
Ultimo.
Primeiro.
Diferente.
Igual.
Começo.
Final.
Nunca irei te esquecer Ariano Suassuna.
Com texto de Larissa Paz:
- Soube de Ariano...lamento pela parte de ti que se foi,mas fico feliz pois realizou parte do seu sonho,conhece-lo pessoalmente...
E você não precisava de ligações familiares com ele,vocês são diretamente ligados pelo simples fato de serem quem são. Aceite,você é pra muitos parte do que ele é e sempre será,para você.
Uma vez,quando eu estava triste e não conseguia parar de chorar pois havia descoberto que meu avô se encontrava no CTI e não teria muitos dias de vida,um sábio homem me disse "Seja tudo aquilo que ele lhe ensinou,tudo aquilo que ele foi. Não deixe o que ele lhe ensinou acabar, e então, ele será eterno..."
Você eterniza Ariano!
Projeções Invasivas
Se eu tivesse que escrever um texto sobre você, falaria do seu jeito peculiar,
das suas loucuras inebriantes
, dos seus atos de liberdade pensada
, do seu senso crítico compreensivo
,da forma que você mergulha nas emoções perdendo o juízo de forma pensada, por escolha, maquinando as consequências que você já tem em toda a sua ideia formalizada, apenas não se importando por conhecer varias das possibilidades de acontecimentos e o seu comportamento juntamente com a sua consciência perante todas as formas de decepções.
Eu falaria também do seu lado impensado o seu lado explosivo, aquele que você pensa que controla com mais facilidade, mas ainda foge do seu próprio senso de controle, ele acaba transparecendo a sua fragilidade e diria que você conhece isso, até mesmo por perceber ,coloca por cima de si uma cobertura de expressões altivas e palavras controversas que por sua concepção se tornam uma forma ilusionista de tirar o foco da sua fraqueza.
Talvez no seu íntimo bem na parte da solidão acomodada e já um tanto aceita lhe entrem as confusões mais profundas, te levando a um grito de ecos que por hora é lançado, mas logo em seguida voltam como repetições, como um sopro que você liberou e puxou novamente para dentro de seus pulmões.
Imagino que por horas você costuma verificar se não há ninguém que te note por perto e começa a abrir e fechar as gavetas dos seus arquivos pessoais, muitas vezes mexendo nos mesmos e nas suas lembranças e opiniões presentes acaba deixando entreabertas as gavetas que por sua ideia mereceriam sempre mais um cadeado ...
Porém mesmo com toda a sua maquiagem pessoal fico na minha hipótese de pensamento percebendo que você admira a própria forma de esconderijo e se agrada fortemente da personalidade que isso te causa.
No “meu” texto falaria das suas característica físicas que se acomodam muito bem com toda essa ideia que crio e recrio de você.
Focaria nos seus sorrisos ,
reclamões, na maioria das vezes só com o canto do lado esquerdo da boca ,
tão pensativos e idealizadores,
que te transparecem tanto.
Ressaltaria os seus tons de voz,
que quase sempre manhosos para bons ouvinte
e em muito dos casos soberbos para invejosos e mal apreciadores.
Acho que também não seria tão repetitivo e clichê falar dos teus olhos,
Todo mundo adora essa parte!,
Mas muito contrário dos comentários comuns e clichês por ai, que os olhos são espelhos d’água, janelas para alma,
Esses seus são muito bem treinados , eles criam uma duplicidade de sentidos exageradamente confusa , demonstram mais a sua inconstância do que a sua alma, mesmo que grande parte da tua alma seja inconstância,
mas não se resume só nisso e nem tão pouco é o que se destaca nela.
Não poderia mesmo deixar de falar das suas loucuras que tanto adoro, pequenas reações que você não percebe e quando vê , já foi ,usa de disfarce um ar pouco tímido fazendo o uso das duas tão queridas palavras de forma irônicamente errada que você adora “MIM DEXA”.
Eu realmente não sei como consigo criar tanto sobre você te conhecendo o mínimo, ignorância minha, pode ser! Eu chamaria de intuição pré formulada, mas interprete e sinta as minhas palavras como quiser , é a minha EVE descrição , e quanto ao que a minha EVE projeção me causa está em outro texto porque se não ficaria grande demais para o meu senso de liberdade e entrega de opiniões.
E é isso! no meu texto eu só falaria a minha opinião que pode não ser mesmo a certa, mas é a forma que eu te idealizei para mim, sim! eu gosto de idealizar tudo por dentro e por fora, adoro mesmo ter as minha projeções invasivas, concorde ou discorde ,goste ou não....
Isabela: Fotos da liberdade!
(Texto dedicado a uma mulher que tem a Educação na alma - Isabela Caliani)
Mas...Que fotos são essas?
- São fotos de uma mulher
Simplesmente mulher...
Que não deixa de ser criança
Como toda mulher é criança...
Uma criança que traz
...E preserva na alma
A beleza da mulher...
São fotos da liberdade feminina
Imagens do feminino
Do sublime, do divino
Que grita e canta, canta e grita
Aos quatro cantos
...E mostra aos quatro cantos!
O encanto do Ser
O encanto do Ser Feminino
O encanto de Ser Livre...
E Bela!
O encanto de cantar a liberdade
De gritar a liberdade
...E viver a liberdade!
Sendo sempre e sempre Bela
Sempre e sempre Isabela!
Passatempo...
(Texto dedicado aos filhos Evandro, André e Renato Martins, às noras Tatiane e Daniela, às netas Júlia, Beatriz, Rafaela e Laura)
Eu não tenh ‘inda setenta, eles passam dos noventa
São mais velhos do que eu, vê se dá pra’acreditar
Ou se devo, eu não sei.
Já viveram muito mais, muito mais já viajaram
Já amaram muito mais, muito mais já se entregaram
Já sofreram outro tanto, mais ainda renunciaram
Eles passam dos noventa, e eu? Não cheguei ‘ind’ aos setenta!
Sei que ando devagar, eles correm, e muito mais
E percorrem mais o mundo, crescem mais, são bem maiores
Vitamina não lhes falta, e se mexem, se aborrecem
E reclamam, e proclamam, s’enrolam, e me enrolam
S’ enganam e me enganam, se descobrem e se amam
Se descobrem e m’ encobrem, s’ enobrecem e m’ esclarecem
É uma pena, sei que é, gostaria de andar junto
Mas são muito, muito e muito, mas são muito mais ligeiros
Não consegui ‘inda os setenta, eles passam dos noventa
E já foram mais além, logo chegam aos cento e tantos
Eu não sei se chego lá, a distância é muito grande
E eu ando devagar, eles não, são bem ligeiros
Com seus passos sete léguas, que, acredito, nem conheçam
Viram mundo, vão a fundo, são teimosos, atrevidos
Sempre‘ sempre decididos.
Com seus gostos descabidos, seus desejos divertidos
Que n‘entendo, eu confesso, mas compreendo, não censuro
Não critico, isso eu juro! Só constato, isso é fato
Que são muito verdadeiros, e deveras lisonjeiros
Mas são muito, muito e muito, são muito mais ligeiros
Eu demoro pros ‘ setenta
Eles logo, logo, logo, chegam fácil aos cento e tantos
Cento e trinta, e quarenta, e quem sabe, aos duzentos
Se acertarem o compasso, e andarem par-i-passo
Não sei não, eu não duvido, irão juntos, de mãos dadas
Conhecer outras paradas, descobrir outras histórias
Com os passos sete léguas, que o que é, já saberão
Mundo afora, vida adentro, sempre unidos, protegidos
Vão ouvir outros poetas, vão cantar outros cantores
Ser felizes, certamente!
Seguirão outras correntes, crescerão ainda mais
E serão bem mais contentes
Pois os frutos, mar adentro, pros’ que andam mais ligeiro
São macios, saborosos, nutritivos, mais gostosos
Não cheguei ‘inda aos setenta, eles passam dos cento e tantos
Sei que quando eu chegar lá, terão ido muito além
Como andam mais ligeiro, passarão fácil, bem fácil
Passarão é dos duzentos, pois são três, eu sou só um
Não cheguei ‘inda aos setenta, e eles foram muito além...
Dentro em pouco, bem pouquinho, terão passado dos cem!
Você deve estar se perguntando agora se esse texto vai ser romântico ou vai lhe ensinar algo, mas esse texto é apenas tudo o que você precisa saber e o que não deveria esquecer.
Foi como hoje, um dia de tarde, normal, ela falou com ele. Estavam em um Restaurante famoso, e como visto apenas pessoas de classe alta frequentavam o Lugar. Ela estava lá, e ele também. Estava sentada em uma das mesas redondas, coberta com um pano vermelho, combinava com seu batom e seus olhos _ Verdes, Azuis, ou apenas claros _ Nos quais ele sempre se confundia, brilhavam intensamente. Ele é um garçom, servindo a mesa onde se encontram o amigo de trabalho mais sua namorada e o namorado dela. Ele não se sentia constrangido, porque ainda não a olhou nos olhos, e ela sabia que ele trabalhava ali. Após servi-los, ele pediu licença e foi direto para a porta dos fundos, tomar um ar e/ou apenas parar para observar o céu, já estava alaranjado, como se a noite estivesse chegando. De repente ela aparece ao lado dele, sem palavras, somente olhou para ela, e ela tomou iniciativa:
- Oi. Disse Ela com uma expressão nervosa.
- Olá, tudo bom?
- Sim, eu vi que tinha saído, então vim falar com você.
- Seu namorado pode sentir sua falta, não quero que ele pense algo de errado sobre mim e você.
- Eu sei, mas olha, eu não ligo.
Ele ficou com Mil duvidas após ela ter dito isso. E então se virou em sua direção e perguntou:
- Do que tem medo agora?
- Medo?
- Sim.
- Como assim?
- Você tem medo de gostar de mim novamente?
- Não é medo, eu só acho que não temos mais nada haver.
- E o que te levou a vir falar comigo?
- Eu queria saber como você estava!
- Se preocupa comigo?
- Sim, mas é isso, somente, não quero tentar de novo.
- Como está tão certa disso, você nem tentou, nem se quer ainda se encontrou comigo de novo.
- E nem quero tentar.
Ele franziu as sobrancelhas e disse:
- Deixa eu te mostrar, que eu posso fazer você sentir tudo aquilo outra vez.
- Mas já faz quatro anos, não tem mais nada haver nós dois!
- É eu sei, quatro anos, mas olha, eu namorei com duas mulheres ao longo desses anos e não tirei você da minha cabeça.
- Duas? Exclamou ela. Em sua face, uma expressão indignada.
- Foram mais que duas! Você tirou sim.
- Não, se eu tivesse tirado, eu não te procuraria sempre.
- Você só me procurava quando estava carente, de vez em quando e pra ser exata, de 3 em 3 meses.
- Sempre quando eu te procurava você me pedia para eu desistir, Sempre! Mas eu nunca desisti de nós dois!
- Não? Ela derramou uma lagrima de seus olhos verde-mel e ele inclinou a cabeça para baixo, como um condenado, e com uma voz trêmula ela Falou:
- Você não está comigo agora, você não estava comigo em minha casa, você não está na mesa comigo agora, você está sempre longe de mim!
- Eu sei. Disse ele silenciosamente.
E com o mesmo ar de arrependimento ele disse:
- Não vou desistir e você sabe disso.
- Não vai rolar.
- Eu espero!
- Nunca deu na verdade.
- Agora pode dar!
- Eu não sou mais uma garota, que acreditava em príncipe e conto de fadas.
Neste momento, ele olhou em seus olhos e disse balançando a cabeça:
- Eu posso não ser mais um príncipe no cavalo branco... Mas não há ninguém melhor para cuidar de você e te fazer feliz.
Eles ficaram se olhando por um bom tempo. Ele percebeu que já estava de noite quando olhou novamente para o céu e então ele disse:
- Vai! Você precisa ir.
- Eu sei... Eu vou.
E então ela estendeu a mão para ele, ele pegou em sua mão e a puxou para abraça-la, um acontecimento que ambos não iriam esquecer nunca, e sabiam disso; Ainda abraçados ele sussurrou no ouvido dela, "Me perdoa por ter te deixado.", ela o largou segurou em suas duas mãos e afirmou:
- Eu Já perdoei, mas não vou esquecer.
E de uma forma conformada ele disse:
- Eu sei disso.
Ela voltou para a mesa onde estava seu atual namorado e os amigos, e Ele continuou do lado de fora olhando para o céu e então o namorado dela pediu a conta, pagou tudo e foram para o carro do lado de fora. No momento em que ela ia embora, o avistou da janela do carro. Ele estava chorando, não tinha ideia de quando ia vê-la de novo, mas ele se lembrou do olhar dela, quando a viu embora pela primeira vez, eram apenas adolescentes e não podiam fazer nada para poderem se ver novamente, pois moravam longe, muito longe um do outro e isso não era uma barreira para o que eles sentiam. Um amor verdadeiro, que ao passar dos anos, insistiu em seus corações, porém, não teriam como ficar juntos e cada um seguiu sua vida. Mas ele sabe que ela o escolheu. Ele sabe que ela é o amor de sua vida e ela nunca deixou de pensar nele, porque nunca sentiu nada igual com outro homem e vice-versa. Um feito para o outro. Vivendo e apanhando do orgulho. Será que valia a pena? Será que por ela estar feliz ele se sentia conformado? Há mais respostas em atitudes que palavras. Eles podiam não mais se ver, mas não iam esquecer e não pensariam em outra coisa além de estarem juntos, porém, ele queria vê-la feliz, e pedia a Deus, todas as noites olhando para o céu, que ele fosse o motivo de sua felicidade.
TEXTO:
Se eu fosse você, continuaria me preservando. Sabe por quê? Porque se entregar ao amor é doloroso. A gente dá a cara pra bater e apanha, sendo recíproco ou não. Até mesmo quando correspondido, a outra pessoa desliza, comete um erro. Quem nunca erra? Me diz. Quem é tão perfeito assim que não provoca uma briga, não sente um ciúme? Acaba, num momento infeliz, falando ou fazendo uma besteira? Quem?
Fica na sua, procura outra pessoa. Esse que tá aí atrás de você? Esquece! Quem desperdiçou uma chance não merece a segunda. principalmente se você ainda sente alguma coisa. Porque ela sabe, e vai continuar agindo do mesmo modo. Quem acredita que o outro mudou é otário. Ninguém muda! Somos todos iguais na essência e nos mantemos os mesmos. Vide ele: egoísta, mau caráter e um bom mentiroso.
Nunca mudará.
Aproveita e apaga o que vocês já passaram. Até as lições. Tanta coisa pra você guardar e vai levar as burradas que foram feitas só pra, lá na frente, lembrar dele? É, porque se você se recordar da situação, vai acabar lembrando dele. Então, arranca tudo de vez. O que foi bom, o que foi ruim e o mais ou menos. Ninguém precisa de coisas mais ou menos ou mornas.
Agora, eu tô falando o que eu faria. Mas, você sabe, conselho se fosse bom, a gente venderia. E eu to falando isso tudo porque eu gosto de você e não quero te ver sofrendo. Continue, cara. Se preserve. Porque o amor – essa coisa nociva que faz a gente dar segundas chances a quem não presta – só serve pra nos fazer quebrar a cara. De novo, de novo e de novo.
Não insista. Preserve-se.
SÓ(NHOS)
É extremamente tácita a relação entre o último texto e esse aqui. No outro falei sobre coragem e nesse venho falar sobre sonhos, duas coisas que dependem de um dos verbos mais importantes da vida: agir.
Sonhos são -ou deveriam ser- intangíveis, mas as vezes por causa da dita coragem, ou melhor, da falta dela, os sonhos e aspirações se esvaem na tentativa de "ganhar a vida". Uma pena que, quase sempre, o espaço de tempo que se perde entre nascer e ganhar a vida, é a própria vida e quando repara, já escapou das suas mãos. Você vira escravo do que tem que fazer, escravo de decisões alheias, e o pior: escravo do que você NUNCA quis ser.
Seguir os sonhos não é vergonha, ser sonhador muitos menos! John Lennon disse que você pode dizer que ele era um sonhador, mas ele não era o único, e não era mesmo!
Porém, só sonhar não é eficaz, o obstáculo entre o sonho e o êxito é um abismo homônimo ao verbo que eu disse ser um dos mais importantes da vida: o agir.
Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
Fernando Pessoa
TEXTO: Um simples gostar
Hoje eu quero paz de espirito e um gostar simples. Daqueles rotineiros e apaziguadores, que a gente possa se pacificar juntos, assim, bem cadente de nós, bem gostoso, bem simples…
Não quero mais consternações, teorias ou joguinhos premeditados, só quero sentar, olhar a paisagem e vagar entre os sorrisos tranquilos e certos, de que ali, existe alguém que talvez não seja a paixão mais louca do mundo, mas que entende a valia da palavra sinceridade e sua influência na felicidade alheia.
Eu não falo de amores modernos e de sentimentos quase que, imensuráveis, mas de um gostar simples, sereno, confiante, leve, brando… Daqueles que se gosta pelo que se é, não pelo o que se tem ou o que se faz. Daqueles erguidos e mantidos pela sinceridade. Daqueles que seguram-se as pontas quando necessário e transformam nós em laços.
Emoções são boas, loucuras também, mas hoje estendo meu direito de querer ser simples. Eu e você, quer mais simples que isso? Não quero muita coisa não, conforto no olhar e compreensão no sorriso já basta. Só quero calmaria, trilhar um caminho fresco e sonhar enquanto passeamos nas veredas da vida.
Então talvez eu tenha cansado de conhecer e desconhecer pessoas. Talvez eu tenha cansado de ter que ficar redescobrindo a confiança nas pessoas que me circulam. Hoje só quero paz, tranquilidade e sorrisos sinceros. Na verdade, quero tudo sincero, é só isso que eu preciso. Você e sua sinceridade, o resto a gente decide amanhã no café da manhã…
- Relacionados
- Mensagens de Reflexão
- Textos Reflexivos
- Frases inteligentes com lições inspiradoras e motivacionais
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar