Teto

Cerca de 524 frases e pensamentos: Teto

⁠Sob a luz da lua
o menino sonha que
é rei no chão da rua.

Inserida por raelbrasilis

⁠"Mansão na Terra, sem teto no Céu."

Inserida por DAmico

O segredo da união entre duas pessoas não está em apenas compartilhar do mesmo teto, os mesmos interesses e a mesma cama, mas sim, a mesma conta bancária.

Passei o dia todo deitado na minha cama, admirando o teto, pensando e pensando, procrastinação absoluta. Eu tinha coisas para fazer, precisava fazer compras, pegar documentos que vivo perdendo, achar meias novas, e alguma banalidade que me deixasse feliz, tipo essas canecas com desenhos de dinossauro. Eu tinha problemas pra resolver, pessoas para me dizer o quão ruim seus dias foram, sabendo que eu entendo muito bem de dias ruins. Eu precisava ver gente fingindo que gosta de mim. Saber até aonde as coisas vão é algo engraçado pra mim, a futilidade me diverte, mas ultimamente estou de férias dessa rotina. Não me incomode por enquanto, esqueça tudo o que eu disse, preciso estar sozinho por um tempo. Me desculpe se parecer egoísta, às vezes é necessário se ausentar. Quero tempo pra mim mesmo, um tempo pra perder tempo na velocidade que eu quiser, preciso relaxar e me sentir bem, ler algo novo, ver um filme que eu já vi mas perdi algum detalhe, quero escutar as músicas de antigamente. Sem contra-tempos dessa vez. Preciso ajeitar as meias e beber boas canecas de café com dinossauros me olhando. Dormir uma noite inteira. A tristeza impede de sentir o que eu sou de verdade, estou sempre me deixando de lado pra trazer pro meu lado gente que nunca percebeu o que eu faço. É como se eu tivesse tinta no bolso, mas escrevesse minha vida raspando os dedos numa parede de pedra.

- Último pedido -
No dia em que eu estiver deitado na madeira com o rosto virado para o teto e os pés gelados, não derrame lágrimas em mim.
Quando meu coração parar de cavalgar no peito, lembre-se que era só um cavalo cansado.
Se das minhas veias o sangue parar de pulsar, não tente me acordar.
E quando tudo estiver em silêncio, compreenda que o barulho me incomodava.
Caso me ame, não me coroe com flores.
Não me torne rei da escolha que fiz.
Brinque com as memórias e as gargalhadas que escondiam a tristeza que sorrindo eu carregava.

No funeral,
Quando meu rosto
Estiver para o teto do caixão…

Por favor, não jogue flores em mim.
Jogue todo o amor que você economizou
Quando eu estava vivo.

Do livro “Poesias que escrevi com fome”.

Michelangelo pintou o teto da capela Sistina.
Picasso pintou Guernica.
Leonardo Da Vinci pintou Mona lisa.
Agora...
Quem pintou a arte de viver a dois?

O mais triste de um povo não é os sem-teto, os sem-terra, e sim os sem-caráter que convertem milhões em “sem-esperança”.

O casebre não diferencia do palácio; não... Quando o que o teto abriga é dor, solidão, ingratidão, perda ou falta de amor...

Amar não é dividir o mesmo teto...é morar um no coração do outro...

Desativando acampamento, de coração sem teto!1


..

PENUMBRA

Contemplo
o breu incompleto,
da luz seduzindo teto,
sombras.

Movimentos reflexos
completos,
da luz acesa no teto,
sombras

Luz em riscos de giz
desenhando certo,
no teto,
sombras.

Luz incompleta no teto.
Sombras em movimento.
Penumbra
Eu, meus pensamentos e meus complexos.

Sabe quando você acorda e fica olhando para o teto e pensando na vida? Pensando sobre tudo que você fez; tudo que você conquistou; tudo que você perdeu e tudo que você ganhou?
.... Pois é, me pego, às vezes, acordando assim. Fico repassando o vivido o tempo todo. O meu acidente ocupa o maior espaço na minha cabeça, e me entrego a uma avaliação do quanto eu devo ter mudado depois do meu acidente. Como eu era e pensava antes, e como estou e penso agora? Será que eu mudei mesmo ou amadureci? É difícil não pensar, quando se passa por uma situação dessa. Claro que há mudanças, mas fico me questionando: será que mudei realmente ou apenas acrescentou à minha vida outras características?
.... Ouço o tempo inteiro, gente falando que antes de ser um cadeirante era uma pessoa feliz, e hoje a vida é só tristeza. E pessoas que não são cadeirantes também, reclamando de coisas tão bobas da vida, e que, por conta disso, precisam até de um psicólogo. Eu irei fazer quatro anos de lesão medular no dia 13 de agosto, e, até HOJE, nunca fui à psicóloga. Há quem acredite que se não fosse "gorda", "magra", "loira", "ruiva", "morena", "pobre" e cadeirante, entre outras coisas, com certeza seria mais feliz. Mas será que realmente seria mais feliz, ou apenas idealiza a felicidade de maneira equivocada ou pela transitoriedade do seu estado de espírito? E, por se achar infeliz, coloca limitação em tudo na sua vida.
.... Será que tal pessoa não tem medo de ser FELIZ? Pois para você colocar limitações em sua vida, não precisa estar em uma cadeira de rodas. Conheço muita gente que se limita cada vez mais de viver, com medo de enfrentar o que vem pela frente.
.... No meu caso, as coisas mudaram sim, e muito. No começo achei que minha vida tinha regredido 21 anos, pois em cima de uma cadeira... Não imaginava que poderia namorar, casar, trabalhar, sair, passear, ir à praia; e até ser mãe! Isso tudo veio à tona em minha cabeça e fiquei meio enlouquecida pensando no que seria o meu amanhã.
.... “Será que dessa vez minha vida acabou?”, pensava, será que vou ficar condenada a ser ninguém para sempre?”
.... Antes de tentar, eu mesma me julgara, achando que não conseguiria nada e não seria ninguém. Mas, logo depois, graças a Deus, isso passou e vi que continuava a mesma Vanessa de sempre! Só que agora com algumas moderações. Mas isso não me impedia de continuar pensando em meu futuro.
.... As coisas mudam sim, mas não me sinto infeliz e miserável. Fico enlouquecida com a falta de acesso, transporte público, calçadas sem rampas e falta de respeito com as vagas marcadas. Mas não com a lesão. Não vou sair andando por aí, então vou me irritar e me preocupar com o que posso mudar.
.... Voltando às mudanças. A reação da pessoa e o tempo de resposta de cada um é diferente. Conheci pessoas que em menos de 6 meses já estavam voltando às suas atividades e retomando suas vidas. E conheço outras com anos de lesão que ainda não superaram. Continuam reclamando como se a deficiência fosse maior que a vida.
.... Uma pessoa que já tinha atitude independente e era dona de sua vida, não vai manter a mesma postura depois de uma lesão?
.... Talvez sim, talvez não. Mas acredito que essa postura venha da escolha que fazemos diante de qualquer situação limite; ou lidamos com isso e seguimos em frente da melhor maneira possível, ou vamos ficar remoendo algo que não tem solução, e aí, sim, fica difícil ser feliz. Não é?
.... Pense no que você pode mudar em sua vida, e não no que seria melhor fazer se você fosse diferente. Pois se Deus lhe deu algo, tente fazer proveito de alguma maneira, crie ou procure algo novo. Seja diferente supere o
.... "Você não vai conseguir", que, às vezes, você diz a si mesma. .... Não aceite palavras negativas em suas vidas, diga sempre: "eu posso." ....Com fé e força de vontade você pode ser muito mais do que você imagina. .... Quando a maioria das pessoas me pergunta: "Qual é o seu sonho?" .... Eu respondo: "Não tenho sonhos, tenho metas." .... Faça o mesmo, eu sei que sonhar faz parte das nossas vidas, mas não se prenda a um mundo imaginário,.... corra atrás de um mundo que você pode alcançar. .... - Um abraço para todos os leitores desta coluna. Fiquem com Deus!

Será que mudamos?
Sabe, quando você acorda, fica olhando pro teto e pensando na vida?

Pois é, outro dia eu estava assim, e fiquei divagando sobre o quanto mudei depois da lesão. Como eu era e pensava antes, e como sou agora.
Será que mudei mesmo? Ou apenas amadureci?
Não dá pra pensar que ao se passar por um evento desses, se sai impune. É claro que há uma mudança. Mas será que mudou quem eu era, ou apenas acentuou determinadas características?
Já ouvi muita gente falando que antes da lesão era uma pessoa feliz, e depois ficou triste e deprimido. Acho que não preciso ficar discursando sobre o quanto a vida muda após uma lesão medular. Mas será que a pessoa era realmente tão feliz assim, ou apenas idealiza por se ver numa situação cheia de limitações?


As coisas mudam sim, mas não me sinto infeliz e miserável. Fico enlouquecida com a falta de acesso, transporte público, calçadas sem rampas e falta de respeito com as vagas marcadas. Mas não com a lesão. Talvez sublime isso pelo fato de que é algo irreversível. Não adianta ficar lutando. Não vou sair andando por aí, então vou me irritar e me preocupar com o que posso mudar.

Tempo nublado,céu escuro. Eu vejo seu rosto em formato de nuvens,vejo seu nome desenhado no teto do meu céu.
Fecho os olhos por alguns minutos e tento focar minha mente no que você está pensando,respiro fundo e sinto seu cheiro passar por perto de mim lentamente.O destino e o futuro estão chegando como as nuvens que estão se formando.

Às vezes, tenho vontade de ser Engenheiro Civil por não aguentar ver tanta gente sem teto. Às vezes, tenho vontade de ser Médico por não suportar ver tanta gente morrendo na fila do SUS. Às vezes, tenho vontade de ser Advogado por não aguentar mais esse país sem Lei. E às vezes, menos frequente, tenho vontade de me tornar um irresponsável e ignorar todos os problemas a minha volta.

"E depois de muito resistir, ela cansou. Sentou no sofá olhando para o teto e pensou :
Eu não irei contestar, nem reclamar. Dessa vez não! Já que é amor que seja firme e forte. Que venha com tudo , muito e borboletas no estômago."

Quando está chovendo é que percebemos onde o teto está quebrado.

Esforço e Facilidade

Quando Michelângelo estava pintando o teto da capela Sistina no Vaticano, lhe perguntaram de onde ele tirava tanta inspiração, ele respondeu que só um por cento daquilo era inspiração, os outros 99% eram do seu suor.

Temos o hábito de enxergar as glórias sem que enxerguemos o que está por trás daquilo. Como se tudo não precisasse de esforço para ser realizado.

O trovador é o arquiteto
qual no menor espaço.
Faz dos planetas seu teto,
e dos cometas seu terraço.