Teoria
Teoria de amor
Na noite solitário já chorei
Naquela música emocionei
O tom de tua voz lembrei
E vi que assim me apaixonei
Na solidão já fui peão
Da dor eu fui escravidão
Do sorriso apenas irmão
E vi que das falas fiz canção
No medo eu já me perdi
Por um alguém eu já sofri
Tal ligação eu não atendi
E vi que muito tinha por vir
Nas juras prometi eternidade
Me encontrei em falsidade
Dos beijos eu tive saudade
E vi que muito era brevidade
No vasto e pouco eu tentei
Alguns momentos eu odiei
Outros fui magoado e magoei
Amei, fui amado, e não amei...
A teoria da obsessão
Olá, pessoa amável da internet, hoje iremos falar sobre um assunto relevante em nossa sociedade atual. Então sem mais delongas, vamos logo debater sobre esse assunto.
Bom, para começar, eu gostaria de retratar a opinião de um grande filosofo do século XIX, Friedrich Nietzsche. Para Nietzsche, a obsessão seria nossa capacidade de lidar com nossos "monstros interiores". Ok, mas o que seria esses "monstros interiores"?
Monstro interiores seriam a nossa mente e tambem os males de nossa sociedade, assim como a obsessão por algo ou alguém. Dito isso, qual a conclusão que podemos chegar? Com essa pequena explicação de Nietzsche, podemos chegar a conclusão de que nós devemos enfrentar esses monstros, porém para encarar esses monstros nós não podemos deixar que eles corrompam as nossas mentes.
Ok, agora deixando Nietzsche para trás, eu gostaria de convidar você, que está lendo, a me acompanhar na psicanálise de, Sigmund Freud. Para Freud, a obsessão teria outro tipo de nome, que no caso seria a "neurose obsessiva".
Neurose obsessiva, seria caracterizada por algum tipo de momento traumático que não foi esquecido, porém foi armazenado no subconsciente da vítima, e esse momento teria uma certa proteção em relação ao "eu" racional, que nos diz respeito a 4 fatores de analise de uma obsessão: Fonte da obsessão, objeto causador da obsessão, impulso obsessivo e finalidade.
Antes que você comece a se perguntar o que seriam esses 4 fatores, eu irei te explicar. Para começar essa explicação, devemos ter um ponto de partida, e seguindo a linha de raciocínio de Freud, esses fatores começam com a "fonte da obsessão". Que nesse caso seria de onde essa obsessão começa, como por exemplo um momento não esquecido pela vítima ou algum tipo de memoria afetivamente negativa para a mesma. Logo após isso, nos deparamos com o "objeto" causador da obsessão. Nesse caso, esse "objeto" está diretamente relacionado com sua fonte de partida, que como já foi dito, pode ser causado por alguma memoria ou momento. Após esses 2 primeiros fatores, acabamos nos deparando com o "impulso obsessivo". Que pode ser descrito, como a vontade da vitima em querer algo ou alguém, um grande exemplo disso, e um personagem de uma serie americana chamada "YOU", criada em 2018 pela Netflix. O nome desse personagem e Joe Goldberg.
Na serie "YOU", Joe e descrito como um obsessor/psicopata com traumas passados, quando criança Joe via sua mãe sendo constantemente agredida pelo seu pai, até que um dia durante uma luta corporal entre sua mãe e seu pai, Joe em um ato de defesa acaba se deparando com a arma de seu pai, uma pistola do calibre 380 caída no chão, então ele pega a pistola e atira em direção ao seu pai, que acaba sendo atingido no peito, e acaba sangrando ate a morte. Após isso Joe acaba se tornando um psicopata obsessor violento, que usa do amor como justificativa para a violência, Durante a seria podemos ver Joe sendo extremamente obsessivo com, cada mulher que ele acaba se envolvendo.
Agora, voltando para a filosofia. O que Blaise Pascal diria sobre a obsessão? Blaise Pascal diria que as ilusões sustentam o homem como as asas sustentam o pássaro. O filósofo francês acreditava que a razão humana é enganada pela imaginação e por outras "potências enganadoras", o que impede o homem de atingir a verdade.
Agora que eu já te expliquei sobre tudo isso, eu venho me despedir de você leitor ou leitora que acabou de ler isso, bom esse e o meu primeiro texto de 2025, e ele so foi escrito graças a ideia de uma amiga minha chamada Bia, creio que se não fosse a ideia dela, eu teria continuado sem escrever durante mais uns 6 meses. Bom, dito isso eu me despeço de você, e gostaria de desejar um otimo ano para todos.
Ass: Apasoneca
Teoria.
A vida é uma bifurcação sem fim,
Cada caminho leva a outro.
Quando chegares a algum destino,
Não pare,
Comece de novo.
Aproveite o caminho,
Não há pressa.
Cada passo te leva a algo nessa peça.
O futuro se alinha ao presente,
Não o espere chegar,
Viva enquanto caminha.
E, quando menos esperar,
Uma nova bifurcação vai formar,
E só você poderá falar
Se continuará ou se contentará.
Tempo ao Tempo.
Um Trilionésino de Segundo.
Segundo a teoria padrão da expansão da matéria que constitui o cosmos, tendo como ponto de partida o enigmático "big bang", o universo surgiu há 13, 7 bilhões de anos terrestres, conforme consenso atual entre astrônomos, físicos, matemáticos e mais particularmente os cientistas dedicados à cosmologia.
Os pesquisadores descrevem, com base em constatações científicas, a evolução do universo a partir de um trilionésimo de segundo após o "big bang", até a sua configuração atual. Isto mesmo: um zero, vírgula, e onze zeros antes do algarimo um.
Até então, o antes do um trilionésimo de segundo há um intrincado enigma a ser desvendado...imaginem o "antes do antes".
Pois bem, para aqueles que gostam do tema, ou mesmo para os que o dominam, o renomado professor de física e de astronomia Marcelo Gleiser oferece, em seu canal do YouTube, aulas gratuitas, ao vivo, com direito a perguntas e respostas.
Para tentar escapar da gravidade do planeta Terra venho assistindo às aulas do referido mestre...são imperdíveis.
No oceano da teoria da mente fica evidente que o interlocutor tem papel de interceptar qualquer comunicação com a relatividade do limite da informação que cabe dentro da sua existencia.
Para homens de má fé, tudo será manipulação.
Já os homens de boa fé, desenvolvimento, liderança positiva e criação consciente.
No fim, não somos o que falamos, somos apenas cada semente que plantamos, do mesmo solo que colheremos o ser humano que conscientemente habitamos.
A teoria da nossa mente é avessa ao que a sociedade neurotipica entende. Eles só esperam que a gente se adapte ao cardume e siga a rota da alienação sem desvios. Ser neurodivergente é um problema para eles, é um erro não planejado, é como nos tratam. O sistema se molda para punir aqueles que usam sua empatia. O sistema capitalista valoriza quem não tem compaixão, quem é egoísta. Nós resta o isolamento. Será que os agressores entendem o que é sentir paz?
Você se lembra da teoria crítica que Horkheimer e outros intelectuais trataram? Hoje ela vigora em muitas mentes e influencia educação, sociedade...E a teoria da conspiração? Ah, é só teoria? Toda teoria social apresenta proposta de ação e de influência individual e coletiva... Nenhuma teoria é "neutra".
Não devemos achar que podemos aprender com quem só conhece a vida em teoria, mas sim poderemos aprender muito, com quem vivenciou o que ensina.
Numa teoria provada e comprovada por todos, na juventude,
A responsabilidade chega atrasada, vem muito depois da vontade...
A natureza por necessidade de evolução, exige a irrequietude,
Não se pode exigir o tino, discernimento, sensatez ou a seriedade...
A teoria do ensino da apostasia,
é semelhante ao ataque da jiboia:
Primeiro sufoca e depois engole.
🐍🤔
Alternativamente, pelo que estudo, acompanho a teoria do pensamento de Thomas De Quincey , que em seu trabalho intitulado "Rosicrucians and Freemasonry" que propõe que a Maçonaria, tenha aparecido possivelmente como uma conseqüência medieval do rosacrucianismo.
Só vou acreditar na Teoria das Vidas Passadas no dia que eu conhecer um soldadinho raso do Grande Exército de Napoleão ou a coitada da faxineira da empregada da camareira da prima afastada da Princesa Cleópatra do Egito. Enquanto só tiverem celebridades vindo por aqui minha desconfiança é continuamente crescente.
A teoria da cor continuará a ser escrita até o momento que as cores vibrarem e incorporarem luz e som.
Adoro meu lado anti social,fui fundo Na teoria da solitude ,vi que nosso tempo é precioso para gasta-lo com qualquer companhia
Calado muitas coisas são evitadas...mais importante do que saber o que fala é saber com quem se fala
Surfo Karma's e DNA,defensor da teoria do caos me conformo em aceitar aquilo que o universo me proporciona,dentre instabilidades,anseios,desastres e conquistas,nesta linha nada do que se foi seria diferente,e tudo que será se torna imutável,bons ou ruins.
Isso é o que me tormenta e me conforta,outravia que me faz viajar com o barqueiro sem o temor da maresia.